Igor Santos - EBC

No topo da classificação, o destaque do GP da Áustria, disputado neste domingo (29) em Spielberg, foi a vitória do britânico Lando Norris, da McLaren. No entanto, ao se olhar para os próximos nomes na classificação final da prova, o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, chamou a atenção ao pontuar pela primeira vez em sua ainda breve carreira na Fórmula 1.

Gabriel Bortoleto marca retorno do Brasil ao placar da F1 após sete anos
F1|X (Reprodução)

O piloto paulista, de 20 anos, que largou na oitava colocação, teve um bom desempenho e sustentou a posição ao final das 71 voltas. Com isso, somou seus primeiros quatro pontos após 11 corridas. Ele aparece na 19ª colocação no mundial de pilotos. O Brasil não pontuava em uma prova da categoria desde 2017, no GP de Abu Dhabi, com Felipe Massa.

“Eu sempre soube que era capaz disso. Não estou na Fórmula 1 por acaso. Estou aqui porque um dia quero vencer. Não vou ficar feliz apenas por somar alguns pontos, sabe? Mas claro que é uma conquista”, disse o brasileiro em declaração ao site oficial da F1.

Durante a prova, a estratégia de pit stops de Bortoleto foi segura e permitiu a ele manter a posição sem maiores sustos e até desafiar o veterano Fernando Alonso, da Aston Martin, que conseguiu segurar a sétima posição e suportar a pressão do brasileiro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Norris, da McLaren, largou na pole position e, assim como Bortoleto, manteve a posição na bandeirada final. O companheiro de escuderia, Oscar Piastri, que largou no terceiro lugar, trocou de posições com o cidadão de Mônaco Charles Leclerc, da Ferrari, conquistando o segundo lugar e deixando o adversário em terceiro. Na tabela de classificação do campeonato, Piastri é o líder, com 216 pontos, 15 a mais do que Norris.

A próxima parada do circuito já é no próximo fim de semana (4 a 6 de julho), no GP da Grã Bretanha, disputado em Silverstone.

Como ficou a classificação do GP da Áustria de Fórmula 1

  1. Lando Norris (McLaren)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Charles Leclerc (Ferrari)
  4. Lewis Hamilton (Ferrari)
  5. George Russell (Mercedes)
  6. Liam Lawson (Racing Bulls)
  7. Fernando Alonso (Aston Martin)
  8. Gabriel Bortoleto (Sauber)
  9. Nico Hulkenberg (Sauber)
  10. Esteban Ocon (Haas)
  11. Oliver Bearman (Haas)
  12. Isack Hadjar (Racing Bulls)
  13. Pierre Gasly (Alpine)
  14. Lance Stroll (Aston Martin)
  15. Franco Colapinto (Alpine)
  16. Yuki Tsunoda (Red Bull)