NE Notícias

Mario Sousa / ASN

Próximos à chegada das primeiras doses da Sputnik V ao Brasil, governadores do Nordeste enviaram ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Pedem que o Ministério da Saúde se posicione oficialmente sobre a inclusão da vacina no Plano Nacional de Imunização:

É surpreendente a informação de que que Vossa Excelência declarou que a vacina Sputnik-V não é mais necessária, possuindo o país quantitativo suficiente de vacinas adquiridas.

O ofício é assinado por todos os governadores da região, incluindo o de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD).

Semana passada, o ministro disse que “o Ministério da Saúde não conta, dentro do Programa Nacional de Imunização, com imunizantes que não tenham obtido o aval da Anvisa de maneira definitiva ou de maneira de emergencial, porque entendemos que o número de doses já é o suficiente para imunizar a população brasileira até o final do ano”.

Completam os governadores:

Sem o retardo no processo de autorização e sem as arbitrárias condições restritivas impostas, que não consideram a situação calamitosa vivenciada pelos brasileiros e brasileiras que choram mais de 500mil mortes pela Covid-19, já teríamos vacinado com a Sputnik-V mais de 37 milhões de brasileiros de acordo com o cronograma originalmente pactuado neste mês de julho.