Uma força-tarefa envolvendo a Polícia Civil, Polícia Militar e o Procon deflagrou, nesta terça-feira (7), uma operação de fiscalização intensiva em estabelecimentos comerciais de Aracaju. O objetivo é combater a venda de bebidas adulteradas com metanol.

A ação, que terá continuidade durante a semana, foi dividida em duas frentes, atuando nas zonas norte e sul da capital. Neste primeiro momento, segundo a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), não foram encontrados locais com sinais evidentes de venda de produtos adulterados.
O que é verificado
As equipes fiscalizaram distribuidores e supermercados selecionados de forma aleatória. “Inicialmente, pedimos a nota fiscal para saber de onde esse distribuidor comprou, saber da cadeia de consumo, de onde veio”, explicou Tereza Raquel, diretora do Procon Sergipe.
O perito criminal Kleber Willer, diretor do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), informou que amostras de bebidas foram coletadas. “Encontramos alguns destilados abertos, fizemos uma amostragem e essas amostras vão ser analisadas no laboratório para justamente detectar ou não a presença do metanol”, disse.
Como denunciar
As autoridades reforçam a importância da colaboração da população.
- Em caso de flagrante: Acione a Polícia Militar pelo 190.
- Para denúncias gerais: Ligue para o Disque-Denúncia da Polícia Civil no número 181 (o sigilo é garantido).
As denúncias também podem ser feitas presencialmente na sede da Decon, localizada na rua Divina Pastora, nº 1.134, no bairro Getúlio Vargas, das 7h às 18h.
Veja imagens do 1º dia da operação:
Bebida com metanol: Força-tarefa fiscaliza comércios em Aracaju ❯ Ação em distribuidores e supermercados coleta amostras para análise; fiscalização continua 🚨 Saiba mais no NE https://t.co/NmbbYiHskB↗ pic.twitter.com/nw0hp43qKm
— NE Notícias (@nenoticias) October 7, 2025
NE Notícias, da redação

O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.