Banese

Seguindo a orientação da Federação Nacional dos Bancos (Febraban), o último dia de atendimento ao público em 2022 nas agências do Banese será nesta quinta-feira (29). Na sexta-feira (30), os funcionários realizarão expediente interno e as unidades de negócios não abrirão para atendimento ao público.

Nesta data, assim como acontece nos finais de semana e feriados, os clientes poderão utilizar os canais de autoatendimento do Banese, como aplicativo (app)internet banking, caixas eletrônicos e correspondentes bancários.

As faturas e boletos, como água, energia telefone, entre outros, com vencimento neste período poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.

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Cuidado com golpes

Final de ano é, tradicionalmente, um período em que há maior circulação de dinheiro na economia, por isso, os cuidados com segurança devem ser redobrados. Ao usar os caixas eletrônicos, o cliente nunca deve aceitar ajuda de estranhos. Caso precise de orientação, busque um funcionário do banco devidamente identificado nos dias de atendimento ao público.

Já no ambiente virtual, desconfie de mensagens de texto (SMS) com links ou ligações de supostos funcionários do banco pedindo senhas ou códigos de segurança. As instituições financeiras nunca ligam pedindo esses dados. Na dúvida, desligue a ligação e entre em contato com o banco através de seus canais oficiais utilizando outro aparelho telefônico. Se for realizar compras pela internet, utilize o cartão virtual.

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Se for acessar o site do seu banco no computador, dê preferência ao acesso digitando o endereço na barra do navegador ao invés de utilizar mecanismos de buscas, como o Google e outros. 

Em caso de perda ou roubo/furto do celular, é necessário que haja rápida comunicação do fato à instituição financeira onde a vítima possui relacionamento, e às autoridades policiais, além do bloqueio de todos os cartões e acessos aos aplicativos bancários.

Proteja seu smartphone

Confira algumas recomendações para ampliar a proteção dos dados no seu smartphone:

• Configure uma senha ou biometria para acesso ao dispositivo;

• Habilite a função de rastreio do aparelho, pois desta forma é possível apagar, mesmo à distância, os dados do aparelho;

• Ative a função de bloqueio do chip da operadora com o PIN;

• Instale aplicativos somente das lojas oficiais (App Store ou Play Store);

• Tenha o código IMEI do aparelho anotado em casa e use-o em caso de roubo. Para saber qual é o código IMEI do seu telefone, basta digitar no teclado *#06# e o número aparecerá na tela.