SERVIDORES: Sergipe divulga calendário de pagamento de 2026

O Governo de Sergipe divulgou nesta sexta-feira, 16, o calendário de pagamento de 2026 para servidores do Poder Executivo Estadual.

Dinheiro sacado do caixa eletrônico
ASN|Arquivo

Assim como em anos anteriores, o pagamento será feito em duas etapas: primeiro recebem aposentados e pensionistas, e os demais servidores no dia seguinte.

O cronograma também contempla a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro, paga no mês de aniversário do servidor. A segunda parcela será quitada em dezembro.

Segundo o governo, a quitação dos salários ao longo do ano deve movimentar mais de R$ 6 bilhões na economia sergipana.

Confira o calendário completo:

Janeiro

29/01 – Aposentados e pensionistas

30/01 – Demais servidores

Fevereiro

26/02 – Aposentados e pensionistas

27/02 – Demais servidores

Março

30/03 – Aposentados e pensionistas

31/03 – Demais servidores

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Abril

29/04 – Aposentados e pensionistas

30/04 – Demais servidores

Maio

28/05 – Aposentados e pensionistas

29/05 – Demais servidores

Junho

25/06 – Aposentados e pensionistas

26/06 – Demais servidores

Julho

30/07 – Aposentados e pensionistas

31/07 – Demais servidores

Agosto

27/08 – Aposentados e pensionistas

28/08 – Demais servidores

Setembro

29/09 – Aposentados e pensionistas

30/09 – Demais servidores

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outubro

29/10 – Aposentados e pensionistas

30/10 – Demais servidores

Novembro

26/11 – Aposentados e pensionistas

27/11 – Demais servidores

Décimo terceiro salário (segunda parcela)

17/12 – Aposentados e pensionistas

18/12 – Demais servidores

Dezembro (salário)

29/12 – Aposentados e pensionistas

30/12 – Demais servidores

Delegada presa suspeita de ligação com facção PCC

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) fez, nesta manhã de sexta-feira (16) a Operação Serpens, para investigar o envolvimento da delegada de polícia Layla Lima Ayub suspeita de ter envolvimento com a facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Delegada presa suspeita de ligação com facção PCC
Redes sociais|Reprodução

Empossada no cargo em dezembro passado, ela está presa.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em São Paulo e Marabá, e dois mandados de prisão temporária.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo informações divulgadas pelo próprio MPSP, a delegada mantinha ligação pessoal e profissional com integrantes do PCC. Ela usava seu cargo de maneira irregular em audiências de custódia de presos da facção criminosa.

Junto do MPSP nesta ação estão também o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Corregedoria-Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo e Gaeco do Pará.

Aracaju: menor dirigia veículo que bateu em van escolar

Um grave acidente provocado por um adolescente bloqueou o trânsito na Avenida Tancredo Neves, entre os bairros Ponto Novo e Jabotiana, na noite dessa quinta-feira, 15.

Aracaju: menor dirigia veículo que bateu em van escolar
Redes sociais|Reprodução

O veículo de passeio conduzido pelo menor seguia em alta velocidade no sentido Rodoviária/Detran quando atravessou o canteiro central e atingiu uma van escolar de frente.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o choque foi tão violento que o carro do adolescente parou a 10 metros do ponto de colisão. A frente da van ficou completamente destruída.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) foram acionados imediatamente para o resgate. O condutor da van ficou preso às ferragens e precisou ser resgatado pelas equipes.

A vítima sofreu fraturas no fêmur, na perna e no pé. Ele foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), onde passou por cirurgia e segue internado.

O adolescente foi apreendido e conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o ato infracional de trânsito.


NE Notícias, da redação

Mulher foge de cárcere e pede ajuda a enfermeiras no Huse

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Civil após uma mulher relatar ter sido vítima de agressões físicas, ameaças e cárcere privado.

Mulher foge de cárcere e pede ajuda a enfermeiras no Huse
Sejuc

O caso veio à tona depois que a vítima conseguiu pedir ajuda a profissionais de enfermagem no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), onde o casal deu entrada.

De acordo com a Polícia Civil, a equipe que fica no Huse foi acionada por profissionais de enfermagem da unidade de saúde, que identificaram uma situação suspeita durante o atendimento a uma paciente.

A mulher apresentava lesões físicas e estava acompanhada pelo companheiro, que demonstrava comportamento excessivamente controlador, impedindo que ela se afastasse dele. Num momento oportuno, a vítima conseguiu sinalizar a uma das enfermeiras que havia sido agredida pelo homem.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante da denúncia, os policiais realizaram a abordagem do suspeito, que se mostrou alterado e resistiu a permitir que a mulher prestasse esclarecimentos de forma reservada.

Durante a condução das partes à delegacia, a vítima relatou que foi agredida no dia 11 de janeiro e mantida em cárcere privado na residência do suspeito desde então. Ela afirmou ainda que só conseguiu sair do local após convencê-lo a levá-la até a unidade de saúde. A mulher apresentava lesões visíveis compatíveis com as agressões relatadas.

Mesmo com os policiais dentro da unidade de saúde, o suspeito voltou a ameaçá-la, repetindo intimidações que já havia feito anteriormente, afirmando que, caso ela denunciasse o ocorrido, alguém poderia morrer. Em uma das ameaças, ele teria dito: “Se eu for preso, vou fazer o pior”.

Diante dos fatos, a prisão em flagrante foi ratificada pela autoridade policial, e foi lavrado o auto de prisão contra o suspeito, que permanece à disposição da Justiça. A vítima recebeu atendimento médico e foi encaminhada para os procedimentos de proteção previstos em lei.


SSP

Enem 2025: Notas liberadas! Saiba como consultar o resultado

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem conferir suas notas. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira, 16 de novembro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Enem
Inep|Divulgação

A edição de 2025 do Enem contou com 4,8 milhões de inscritos, registrando 72% de presença nos dois dias de prova, segundo dados do balanço da aplicação.

As notas individuais estão disponíveis na Página do Participante, onde é possível conferir tanto a nota da redação (que varia de zero a mil pontos) quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para os chamados treineiros, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será publicado em até 60 dias após a divulgação do resultado.

Com os resultados do exame, os participantes poderão concorrer a vagas em instituições de educação superior públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições abertas de 19 a 23 de janeiro; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), no período de 26 a 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A inscrição no Sisu não exige o envio prévio de documentos. No entanto, os selecionados deverão observar os prazos e requisitos, bem como apresentar a documentação solicitada pela instituição de educação superior no momento da matrícula.

Os participantes do Enem 2025 que atendem aos critérios estabelecidos e desejam utilizar o exame para fins de certificação de conclusão do ensino médio devem ficar atentos aos prazos para solicitar o certificado junto às instituições certificadoras, por meio do portal do Inep.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem, é necessário ter indicado essa finalidade no momento da inscrição e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, além de obter, pelo menos, 500 na redação.

Enem

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, do Prouni e do Fies. Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos.

Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse a Página do Participante
Acesse a página de orientações do Enem

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio sobe

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.960 da Mega-Sena..ebcebc

Os números sorteados foram: 03 – 13 – 15 – 16 – 46 – 47

O valor estimado para o próximo sorteio, no sábado (17), é de R$ 41 milhões.

A quina teve 46 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 38.114,61. Outras 3.175 apostas fizeram a quadra e irão ganhar um prêmio de R$ 910,23 cada. 

URGENTE! Moraes decide mandar Bolsonaro para a Papudinha

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quinta-feira (15) a imediata transferência do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro para a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Complexo Penitenciário da Papuda, local mais conhecido como Papudinha.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes – – Foto: Antonio Augusto|TSE

Moraes determinou também que Jair Bolsonaro seja submetido imediatamente a uma junta médica oficial, composta por médicos da Polícia Federal, para avaliação do quadro clínico, das necessidades para o cumprimento da pena e da eventual necessidade de transferência para hospital penitenciário.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O laudo deverá ser apresentado em até dez dias. A defesa e a Procuradoria-Geral da República poderão indicar assistentes técnicos e apresentar quesitos no prazo de 24 horas.

Assistência Médica

Na mesma decisão, o ministro autorizou uma série de medidas relacionadas à saúde e às condições de custódia do ex-presidente. Entre elas, está a assistência médica integral, 24 horas por dia, tanto por profissionais do sistema penitenciário quanto por médicos particulares previamente cadastrados, sem necessidade de comunicação prévia ao Judiciário.

Também foi autorizado o deslocamento imediato para hospitais em casos de urgência, com posterior comunicação ao STF no prazo de até 24 horas. Bolsonaro poderá realizar sessões de fisioterapia nos dias e horários indicados por seus médicos, mediante cadastramento do profissional e comunicação ao juízo responsável.

A defesa foi autorizada ainda a providenciar a entrega diária de alimentação especial, devendo indicar, no prazo de 24 horas, a pessoa responsável. Equipamentos de fisioterapia, como esteira e bicicleta, além da instalação de grades de proteção e barras de apoio nas acomodações, poderão ser instalados a critério da defesa, conforme recomendação médica.

Veja como é a cela na Papudinha:

Cemitério é de irmão de secretário; contrato de Prefeitura

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Especial Cível e Criminal de Nossa Senhora do Socorro, expediu a Recomendação Ministerial nº 08/2025, no âmbito de Inquérito Civil (nº 2025.02.195.00000085), orientando o Município a adotar uma série de providências relacionadas ao Contrato nº 201/2025, firmado com um cemitério privado para execução de serviços funerários.

Complexo funerário Park La Pace, situado no município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe
Divulgação

A Recomendação decorre da apuração de indícios de irregularidades administrativas, incluindo possível conflito de interesses, ausência de estudos técnicos conclusivos e questionamentos quanto à vantajosidade econômica da contratação, cujo valor global ultrapassa R$ 5 milhões.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre os pontos destacados pelo MPSE, está o fato de que o sócio majoritário da empresa contratada é irmão do atual Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, que, anteriormente, integrou o quadro societário do grupo empresarial, circunstância que pode configurar violação às normas que regem a administração pública e à legislação sobre conflito de interesses.

O MPSE também apontou que o contrato foi celebrado antes da conclusão de relatórios ambientais prometidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os quais seriam essenciais para avaliar a real necessidade da contratação.

Além disso, não houve comprovação da execução de obras de adequação e ampliação dos cemitérios municipais, apesar da existência de contrato específico para esse fim, nem a apresentação de ato formal de interdição ou suspensão dos cemitérios, mesmo diante de graves irregularidades sanitárias e estruturais identificadas.

Recomendações

Diante do cenário apurado, o Ministério Público recomendou a rescisão unilateral do Contrato nº 201/2025, com fundamento na Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações); a apresentação de relatório circunstanciado sobre as intervenções realizadas nos cemitérios municipais; a juntada do ato formal de suspensão ou interdição dos cemitérios; e o encaminhamento de documentos que comprovem o cumprimento das recomendações constantes em parecer jurídico prévio à assinatura do contrato.

A recomendação também foi direcionada à Controladoria-Geral do Município, para que intensifique o controle de contratos firmados por dispensa ou inexigibilidade de licitação, especialmente aqueles com valores elevados, e à Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro, para o exercício do controle externo, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

O Município tem o prazo de 30 dias para informar ao MPSE o acatamento das medidas recomendadas, sob pena de adoção das providências administrativas e judiciais cabíveis.


MPSE

Saiba quem ganha R$ 1 milhão em Aracaju

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou, na manhã desta quinta-feira, 15, o segundo sorteio do novo ‘Programa Nota da Gente’. Nesta edição, foram distribuídos seis prêmios: um no valor de R$ 1 milhão, um de R$ 250 mil e quatro de R$ 25 mil, estes últimos destinados a instituições filantrópicas e organizações ligadas à causa animal que desenvolvem projetos sociais em todo o estado.

Nota fiscal sendo puxado da máquina
Sefaz|Divulgação

A premiação de R$ 1 milhão foi para Claudia Silveira, residente em Aracaju. Já o prêmio de R$ 250 mil contemplou Jaqueline Costa, também moradora da capital.

O Externato São Francisco de Assis, o Same Lar de Idosos, a Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa) e o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação (Ipaese), todos de Aracaju, ficaram com os prêmios de R$ 25 mil.

As premiações são livres de impostos e podem ser resgatadas em até um ano.  

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Mais de 150 mil contribuintes sergipanos que se cadastraram no programa e informaram o CPF nas compras, além de 42 instituições, estavam aptos a participar do sorteio.

Criado em 2010 e reformulado em 2023, o Programa Nota da Gente tem como objetivo estimular a cidadania fiscal e tributária em Sergipe, com o intuito de estimular os consumidores a exigirem a emissão da nota fiscal com o CPF em todas as compras, promovendo a conscientização sobre a importância social dos tributos e combatendo a sonegação fiscal.  

Mais de seis milhões de bilhetes

Neste sorteio, foram contabilizadas mais de 6,3 milhões de notas fiscais emitidas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025, com a inclusão do CPF, conforme os critérios estabelecidos pela Sefaz. Cada nota, independente do seu valor, foi convertida em um bilhete.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Sefaz usou como base os resultados da extração da Loteria Federal n° 6032, realizada no último sábado, dia 10 de janeiro, para a realização do sorteio. Os números dos seis prêmios foram enviados para um algoritmo que, a partir deles, gerou números aleatórios correspondentes aos bilhetes do Nota da Gente.  

Próximo sorteio  

O próximo sorteio do Nota da Gente será realizado em junho, com algumas mudanças. Desta vez serão distribuídos um prêmio de R$ 1 milhão, um de R$ 100 mil e outros três de R$ 50 mil para os consumidores.

Já para as instituições, estão previstos seis prêmios, sendo dois no valor de R$ 50 mil e quatro de R$ 25 mil.   

Participarão do sorteio as notas fiscais emitidas a partir de 1º de janeiro. Para concorrer, o consumidor precisa estar cadastrado no site do programa (www.notadagente.se.gov.br) e solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal a cada compra realizada.

Preso homem que furtou Sindicato dos Jornalistas em Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe prendeu em flagrante, na madrugada desta quinta-feira (15), um homem suspeito de furtar parte da estrutura de alumínio de uma janela da sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe, em Aracaju.

Prisão do homem que furtou Sindicato dos Jornalistas em Aracaju
Polícia Civil

Segundo a apuração da polícia, o suspeito foi visto na via pública transportando o material metálico, inclusive por um integrante do próprio sindicato, que acionou a corporação.

Após o acionamento, a equipe da 2ª Delegacia Metropolitana (2ª DM) realizou diligências e localizou o homem no terminal do Centro da capital, onde efetuou a prisão em flagrante [vídeo mais abaixo]. Depois disso, ele foi conduzido à 2ª Delegacia Metropolitana para os procedimentos legais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com a Polícia Civil, o investigado tem 30 anos e possui diversas passagens pelo sistema prisional pelo crime de furto qualificado. A polícia informou ainda que ele já havia sido encaminhado anteriormente à delegacia por portar drogas ilícitas, possivelmente para uso pessoal.

Recorrência de arrombamentos

A vice-presidente do Sindijor-SE, Elisângela Valença, afirmou que a ocorrência desta quinta-feira foi o sétimo arrombamento registrado na sede da entidade. Ela também destacou a atuação rápida após um diretor reconhecer o material furtado e o suspeito ser preso enquanto transportava as esquadrias das janelas.

Segundo a dirigente, o prédio do sindicato está reforçando medidas de segurança com a instalação de câmeras de videomonitoramento e sistema de alarme. Espera-se que os equipamentos auxiliem na vigilância do imóvel e no acionamento imediato das forças de segurança em caso de novas ocorrências.

Veja o momento da prisão:


NE Notícias, com informações da SSPSE