O ex-deputado estadual Raimundo Lima Vieira, conhecido como Mundinho da Comase, teve mandado de prisão decretado no último dia 4 de fevereiro pelo juiz Edno Aldo Ribeiro.
Alese|Arquivo
A decisão ocorreu após trânsito em julgado — sem possibilidade de recurso — de um processo iniciado em 2015, no qual ele é acusado de peculato.
Mundinho foi deputado estadual e esteve envolvido no escândalo de corrupção das subvenções, um dos maiores casos de desvio de recursos públicos investigados em Sergipe. O esquema envolvia irregularidades na destinação de verbas públicas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em 2018, o ex-parlamentar teve os direitos políticos suspensos por 10 anos, em decorrência de condenações relacionadas às investigações sobre corrupção.
Com o trânsito em julgado do processo de peculato, a Justiça determinou agora a expedição do mandado de prisão.
Relembre o caso nesta reportagem de 2018:
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Homem mata três familiares a facadas em Aracaju
Uma tragédia familiar marcou o início da manhã desta terça-feira (10), em Aracaju. Um homem matou três pessoas da própria família com golpes de faca em uma residência na Avenida Euclides Figueiredo, na Zona Norte da capital.
Redes sociais|Reprodução
O suspeito tentou fugir e acabou morto durante a ação policial (foto).
A ocorrência foi registrada na parte superior de uma residência, onde funciona um estabelecimento. A Polícia Militar informou que o suspeito era sobrinho da proprietária do local.
As vítimas são o pai do suspeito, a tia e o esposo da tia.
Aparentemente em surto, o suspeito, identificado como Ruan da Conceição, tentou fugir pelo telhado. Ele foi atingido pelos policiais, não resistiu e morreu.
O trecho da Avenida Euclides Figueiredo segue parcialmente interditado. O caso foi confirmado por reportagem do Jornal da Fan.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Veja jogos e horários das Quartas do Carioca
Madureira x Boavista – sexta-feira (13), às 17h (de Brasília), em Conselheiro Galvão
Vasco x Volta Redonda – sábado (14), às 21h30 (de Brasília), em São Januário
Botafogo x Flamengo – domingo (15), às 17h30 (de Brasília), no Nilton Santos
Fluminense x Bangu – segunda-feira (16), às 18h (de Brasília), no Maracanã
Dólar cai para o menor valor em 21 meses
Num dia de euforia no mercado financeiro, o dólar caiu para o menor nível em 21 meses e fechou abaixo de R$ 5,20. A bolsa de valores teve forte alta e bateu recorde, superando os 186 mil pontos.
Imagem de Gerd Altmann|Pixabay
O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (9) vendido a R$ 5,188, com queda de R$ 0,032 (-0,62%). A cotação caiu durante toda a sessão, chegando a R$ 5,17 por volta das 13h. A partir daí, investidores aproveitaram para comprar moeda barata, mas a moeda não deixou de operar em baixa.
A moeda estadunidense está no menor nível desde 28 de maio de 2024, quando estava em R$ 5,15. A divisa acumula queda de 5,47% em 2026.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O mercado de ações teve um dia de ganhos. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 186.241 pontos, com alta de 1,8%. O indicador foi puxado por ações de bancos, de petroleiras e de mineradoras, setores com maior peso no índice.
A última vez em que o Ibovespa tinha batido recorde foi no último dia 3. A bolsa brasileira sobe 15,69% em 2026.
Recomendação da China
O dólar iniciou o pregão em queda frente ao real, acompanhando o movimento no mercado internacional. Possíveis intervenções para fortalecer o iene japonês e a repercussão de dados recentes da economia dos Estados Unidos contribuíram para a queda.
Os números do mercado de trabalho americano, divulgados na semana passada, vieram abaixo do esperado. Isso aumentou as chances de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central estadunidense) volte a reduzir os juros. Além disso, a vitória eleitoral da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi fez o dólar recuar diante do iene.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O principal fator, no entanto, que pesou no mercado foi a recomendação do governo da China de que bancos privados reduzam a compra de títulos do Tesouro dos Estados Unidos. O país asiático é o maior detentor de papéis estadunidenses e pretende diversificar as reservas internacionais.
Essa combinação de fatores fez o dólar cair e a bolsa subir. A moeda estadunidense também cedeu diante de divisas de outros países emergentes, como o rand sul-africano, o peso mexicano e o peso chileno.
Esse ambiente mais favorável aos mercados emergentes, observado desde o início do ano, tende a persistir e pode continuar a beneficiar o câmbio brasileiro nos próximos meses.
* com informações da Reuters
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CHUVAS EM SERGIPE: Bombeiros resgatam corpos
Na madrugada desta segunda-feira (9), guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) localizaram e resgataram os corpos de dois homens, de 60 e 77 anos, supostamente vítimas de afogamento, após o veículo em que estavam ser arrastado e submerso em um córrego no Povoado Jacaré, em Simão Dias/SE.
CBMSE
De acordo com familiares, o motorista conseguiu escapar pelo vidro da porta e pediu ajuda a moradores locais, que acionaram o Corpo de Bombeiros.
Segundo o sargento Thiago Pacheco, do Grupamento de Lagarto, a vítima que sobreviveu já havia deixado o local antes da chegada das equipes de resgate.
“Ao chegarmos, o nível do córrego já havia diminuído e o veículo estava parcialmente submerso. Acessamos pela porta do passageiro e encontramos as duas vítimas no banco traseiro. O carro era de duas portas, o que provavelmente dificultou a saída. As vítimas foram retiradas e ficaram sob os cuidados da Polícia Militar, que permaneceu no local até a chegada da Criminalística”, informou Pacheco.
Moradores relataram que é comum a população passar de carro pelo local porque o córrego normalmente está seco e que a enxurrada foi consequência das chuvas intensas de domingo. Ainda segundo populares, os ocupantes do veículo podem ter tentado atravessar a área acreditando ser possível, quando a correnteza os arrastou.
CBMSE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
ALERTA: Anvisa cita riscos por uso de canetas emagrecedoras
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta de farmacovigilância para ressaltar os riscos do uso indevido de medicamentos agonistas do receptor GLP‑1 — classe que inclui a dulaglutida, a liraglutida, a semaglutida e a tirzepatida.
Caroline Morais|Ministério da Saúde
Embora o risco já conste nas bulas aprovadas no Brasil, as notificações têm aumentado no cenário internacional e nacional, o que exige reforço das orientações de segurança.
Conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”, esses medicamentos devem ser utilizados exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula e sob prescrição e acompanhamento de profissional habilitado.
O devido monitoramento médico é motivado justamente pelo risco de eventos adversos graves, como pancreatite aguda, que podem incluir formas necrotizantes e fatais.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Apesar do alerta, não houve mudança na relação de risco e eficácia dessas substâncias. Ou seja, os benefícios terapêuticos ainda superam os efeitos adversos, de acordo com as indicações e modos de uso aprovados e constantes da bula.
Recentemente a autoridade reguladora do Reino Unido (MHRA) informou que registrou, entre 2007 e outubro de 2025, 1.296 notificações de pancreatite relacionadas aos usuários desses medicamentos, incluindo 19 óbitos.
No Brasil, de 2020 até 7 de dezembro de 2025, houve o registro de 145 notificações de suspeitas de eventos adversos e seis suspeitas de casos com desfecho de óbito.
Desde então, a prescrição médica passou a ser feita em duas vias, e a venda só pode ocorrer com a retenção da receita na farmácia ou drogaria, assim como acontece com os antibióticos. A validade das receitas é de até 90 dias, a partir da data de emissão.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A decisão teve como objetivo proteger a saúde da população brasileira, visto que foi observado um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas.
A Anvisa destaca que o uso indiscriminado e fora das indicações autorizadas, especialmente para emagrecimento sem necessidade clínica, eleva significativamente o risco de efeitos adversos e dificulta o diagnóstico precoce de complicações graves.
Orientações à população e aos profissionais de saúde
A Agência recomenda que os usuários desses medicamentos procurem atendimento médico imediato, em caso de dor abdominal intensa e persistente, que pode irradiar para as costas e vir acompanhada de náuseas e vômitos — sintomas sugestivos de pancreatite.
Os profissionais de saúde devem interromper o tratamento, ao suspeitar da reação, e não dar prosseguimento, caso o diagnóstico seja confirmado.
Chemist4U|Flickr (CC BY-SA 2.0)
A Anvisa reforça ainda a importância da notificação de eventos adversos no VigiMed, o que contribui para o monitoramento contínuo da segurança desses medicamentos no país, que estão há pouco mais de cinco anos no mercado nacional.
Histórico regulatório
Nos últimos anos, a Anvisa já havia emitido outros alertas relacionados aos agonistas de GLP‑1. Riscos de aspiração durante procedimentos anestésicos (2024) e perda de visão rara associada à semaglutida (2025) foram alguns desses alertas, o que demonstra o monitoramento constante dessa classe terapêutica.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Piloto preso dentro de avião no Brasil
A 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), está nas ruas de São Paulo, com a operação Apertem os Cintos, desde a manhã desta segunda-feira (9), e prendeu, dentro de um avião, no Aeroporto de Congonhas, um piloto suspeito de participar de uma rede de exploração de pornografia infantil e estupro de vulnerável.
TV Globo|Reprodução
Segundo as autoridades, o homem, que tem 60 anos deidade, é suspeito de participar desse grupo há, pelo menos, oito anos.
Uma mulher de 55 anos também foi presa. Ela é suspeita de “vender” ao piloto as netas de 10, 12 e 14 anos. Segundo a polícia, as meninas foram submetidas a graves situações de abuso e exploração sexual.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A operação cumpre oito mandados de busca e apreensão em São Paulo e em Guararema, na região metropolitana da capital, contra quatro investigados, e também duas prisões temporárias, do piloto e da mulher.
A polícia investiga, com 32 homens e 14 viaturas, também os crimes de favorecimento à prostituição, uso de documento falso, stalking, aliciamento de crianças, coação no curso do processo e produção, armazenamento e compartilhamento de pornografia infanto-juvenil.
Veja as imagens da prisão:
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Trump reage em final do Futebol Americano
O Super Bowl, final do campeonato de futebol americano, que aconteceu na noite deste domingo (8), na cidade de Santa Clara (Califórnia), virou uma festa multicultural pró-imigrantes a favor de países latino-americanos e teve forte conteúdo anti-Trump.
@NFL|X (Reprodução)
A partida entre o Seattle Seahawks e o New England Patriots acabou quase sendo um detalhe no meio de todo o evento.
A escolha do cantor porto-riquenho Bad Bunny, que faz muito sucesso no mundo todo atualmente, anunciado há alguns meses, desagradou o presidente Donald Trump, que se manifestou contrário à presença do artista no Super Bowl.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A apresentação de Bunny foi marcada pelo orgulho latino-americano e pelo apoio aos imigrantes que vivem nos Estados Unidos.
Mas o tom crítico à política anti-imigração do atual governo norte-americano começou cedo. Antes do início da partida, a banda Green Day, abertamente anti-trump, se apresentou e tocou alguns de seus maiores hits, incluindo American Idiot.
O vocalista Billie Joel Armstrong não citou nominalmente o presidente americano, como já fez em shows recentes, mas a presença do grupo punk no evento também pode ser considerado um recado a Trump.
Bad Bunny
A apresentação de Bad Bunny, no intervalo da partida, foi histórica, principalmente por causa da política anti-imigração do governo norte-americano e da forte atuação do ICE, polícia que atua contra imigrantes ilegais e que vem cometendo grandes abusos e até mortes.
O artista fez um show totalmente político e multi-cultural, enaltecendo todas as nações latino-americanas e a importância que têm dentro dos EUA.
Bunny não citou diretamente Trump ou o ICE, mas todo o show trouxe o orgulho latino para o centro do Levi’s Stadium.
Com todas as músicas e todas as suas falas em espanhol, o artista foi rodeado por um cenário que reproduzia uma plantação de cana-de-açucar, que já foi uma cultura forte em Porto Rico e ainda é em vários outros da região.
Elementos culturais latinos foram surgindo conforme Bunny se movimentava pelo campo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A cantora Lady Gaga, convidada do astro da noite, surgiu cantando a música Die With a Smile, em inglês mesmo, só que numa versão em ritmo latino.
Ricky Martin, também porto-riquenho, se juntou à festa. Ele cantou a música Lo Que Le Pasó a Hawaii, de Bunny, e que tem como tema a colonização predatória praticada pelos governos americanos.
A reação de Trump foi quase que imediata. Em sua rede social, a Truth Social, o presidente escreveu:
“O show do intervalo do Super Bowl é absolutamente terrível, um dos piores de todos os tempos! Não faz sentido, é uma afronta à Grandeza da América, e não representa nossos padrões de Sucesso, Criatividade ou Excelência. Ninguém entende uma palavra do que esse cara está dizendo, e a dança é nojenta, especialmente para crianças pequenas que estão assistindo por todos os Estados Unidos e no mundo. Este ‘show’ é apenas um ‘tapa na cara’ do nosso País, que estabelece novos padrões e recordes todos os dias, incluindo o melhor mercado de ações na história! Não há nada inspiracional nessa bagunça de show do intervalo, que terá ótimos reviews da mídia de fake news, porque eles não têm ideia do que está acontecendo no MUNDO REAL. E, aliás, a NFL deveria substituir imediatamente essa regra do pontapé inicial. FAÇA A AMÉRICA GRANDE DE NOVO! Presidente Donald J. Trump”.
Já próximo do final de sua apresentação, que durou 13 minutos, os dançarinos entraram portando bandeiras de todos os países do continente.
Bad Bunny aparece segurando uma bola de futebol americano e diz “God Bless, America” e caminha com ela dizendo os nomes de todos os países da região, do Chile ao Canadá, passando por Brasil, Guatemala, Porto Rico e chegando aos Estados Unidos (e não América).
Ao final, Bunny mostra a bola para a câmera com a frase “Juntos somos a América” e diz, em espanhol, “continuamos aqui”.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Receita Federal desmente que suspenderá contas e cartões
É mentira a informação que tem circulado na internet de que a Receita Federal irá suspender contas bancárias e cartões de crédito de contribuintes.
Freepik
Em nota, o órgão informou que “isso simplesmente não existe, nem pode existir no Brasil. A Receita Federal não tem atribuição, instrumentos, nem interesse nessa suposta suspensão, que seria ilegal e inconstitucional”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo a Receita Federal, quem divulga essas notícias falsas ajuda organizações criminosas, que aproveitam a desinformação para aplicar golpes, fazendo-se passar pela Receita e exigindo pagamentos indevidos.
Por fim, a Receita orienta que os cidadãos denunciem sites e veículos de notícias criminosos que mentem e favorecem bandidos.
“Se você sofrer alguma cobrança com ameaça de suspensão de conta ou cartão, denuncie à polícia: é golpe”, informa a nota do órgão.
NE Notícias, da redação
Lula vem a Sergipe nesta semana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença em Sergipe ainda nesta semana. Acompanhado do ministro dos Transportes, Renan Filho, o petista cumpre agenda focada em infraestrutura e no andamento de obras estratégicas para o desenvolvimento do estado.
Divulgação
Segundo informações confirmadas pelo Governo de Sergipe, a visita presidencial tem como prioridade a vistoria das obras de duplicação da BR-101, um gargalo histórico na logística regional.
Além da inspeção, Lula tratará de pautas prioritárias solicitadas pela gestão estadual.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Entre os principais temas na mesa de discussão estão a continuidade do Canal de Xingó, o projeto de duplicação da BR-235 e a construção da ponte que ligará Neópolis (SE) a Penedo (AL), obra aguardada há décadas para impulsionar a economia do Baixo São Francisco.