JOGOS da Segunda Fase do Sergipão

Em regime de plantão, o Departamento de Competições da Federação Sergipana de Futebol (FSF) divulgou neste sábado (14/02), os detalhes dos confrontos da segunda fase do Campeonato Sergipano da Série A1 de 2026.

Os jogos serão realizados a partir da sexta-feira (20/02) e os confrontos serão finalizados no domingo (22/02). Nesta fase as partidas acontecem em jogo único e quem vencer no tempo normal avança de fase. Em caso de empate, a classificação para a semifinal será decidida nas cobranças de pênaltis.

Acompanhe os detalhes dos confrontos da segunda fase do Sergipão SuperBet:

Sexta-feira (20/02)

20h15: Itabaiana x Falcon, estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana

Sábado (21/02)

16h – Confiança x Guarany, arena Batistão, em Aracaju

Domingo (22/02)

16h – Lagarto x América de Propriá estádio Paulo Barreto, em Lagarto

Posição de Nicole nas Olimpíadas de Inverno

A gaúcha Nicole Silveira atingiu o melhor resultado olímpico da história do Brasil em provas de gelo., a brasileira concluiu a disputa do skeleton nos Jogos de Inverno das cidades italianas de Milão e Cortina na 11ª colocação. São duas posições à frente do que a própria atleta obteve em 2022, na edição de Pequim, na China.ebcebc

No skeleton, os atletas encaram uma pista de gelo a bordo de um trenó individual, de bruços e com a cabeça para frente, após largarem de pé. A velocidade pode superar os 140 quilômetros por hora (km/h). Ao todo, são quatro descidas, sendo duas em um dia e duas em outro. Vence o competidor com a menor somatória de tempo.

Ao todo, Nicole cravou o tempo de 3min51s82, ficando a 42 centésimos de um top-10. Na sexta-feira (13), a primeira descida foi feita em 57s93 e a segunda em 57s85. Neste sábado, a gaúcha inicialmente completou o percurso no gelo em 58s11. Na quarta e última descida, ela repetiu a marca da primeira (57s93).

A medalha de ouro foi para a austríaca Janine Flock, com somatória de 3min49s02. Ela ficou 30 centésimos à frente da alemã Susanne Kreher, campeã mundial em 2023, que levou a prata. Outra competidora da Alemanha, Jacqueline Pfeifer, ficou com o bronze. A belga Kim Meylemans, esposa de Nicole, foi a sexta colocada.

Considerando resultados femininos em gelo e neve, o feito de Nicole fica atrás apenas do nono lugar da carioca Isabel Clark nos Jogos de Turim, na Itália, no snowboard cross, em 2006. Este também era o melhor desempenho do país em uma Olimpíada de Inverno até Lucas Pinheiro Braathen, norueguês de nascimento, que decidiu representar o Brasil de sua mãe, ser ouro na prova do slalom gigante neste sábado.

Nicole, de 30 anos, nasceu em Rio Grande (RS), mas se mudou aos sete anos para Calgary, no Canadá, onde conheceu o skeleton. Além de atleta de alto rendimento, a gaúcha, que chegou a treinar fisiculturismo, atua como enfermeira. Em 2020, em meio à pandemia da covid-19, ela falou à Agência Brasil sobre o dia a dia nos hospitais em que trabalhava à ocasião, um deles infantil.

Shows do Rasgadinho cancelados

Três bandas que tocariam no Rasgadinho cancelaram seus shows.

ArtMania tem medidas judiciais.

Outras cidades convidaram

Brasil encerra Mundial com BRONZE

O Campeonato Mundial de parabadminton terminou neste sábado (14), em Manama, no Bahrein. A participação brasileira chegou ao fim na última sexta-feira (13), com o paranaense Vitor Tavares conquistando a medalha de bronze nas duplas masculinas da classe SH6 (baixa estatura).ebcebc

Vitor atuou ao lado do estadunidense Miles Krajewski. Na semifinal, eles perderam para os chineses Lin Naili e Zeng Qingtao por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/12. Como não há disputa de terceiro lugar, a parceria do brasileiro assegurou o bronze. Mesma cor de medalha que o paranaense obteve na Paralimpíada de Paris, na França, em 2024, mas jogando simples.

Desta vez, Vitor ficou distante da briga por medalhas na chave individual. Ele foi eliminado nas oitavas de final do Mundial. Curiosamente, quem o superou foi Krajewski, parceiro de duplas. O brasileiro realizou oito jogos em Manama, com seis vitórias e duas derrotas.

Ao todo, 14 atletas representaram o país no Mundial, que teve início no último dia 8 de fevereiro. Fora Vitor, os melhores resultados vieram com as mulheres em classes para atletas com deficiências de membros inferiores, mas que andam.

Na disputa de simples da classe SL4, a maranhense Ana Carolina Coutinho e a paranaense Edwarda Oliveira atingiram as quartas de final. Mesma campanha da parceria entre a paulista Mikaela Almeida e a paranaense Kauana Beckenkamp nas duplas das classes SL3-SU5 (inclui atletas com deficiência de membros superiores).

Primeira medalha do Brasil nos Jogos de Inverno

A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O esquiador venceu a prova do slalom gigante nos Jogos de Milão e Cortina.

Lucas Pinheiro conquista 1° ouro para o Brasil em Olimpíada de Inverno
@timebrasil|X (Reprodução)

slalom gigante consiste em duas descidas em um percurso com mastros fincados na neve, as chamadas “portas”, separadas por cerca de 25 metros. O esquiador deve passar entre eles. Vence quem obtiver a menor somatória de tempo.

Nascido em Oslo, capital da Noruega, mas de mãe brasileira, Lucas realizou as descidas em 2min25s, ficando 58 centésimos à frente do suíço Marco Odermatt, que levou a prata. O bronze também foi para um atleta da Suíça, Loic Meillard.

Lucas assumiu a liderança na primeira descida, ao concluir o percurso em 1min13s92. Apesar de fazer apenas o 11º melhor tempo na descida seguinte (1min11s08), a marca foi suficiente para o brasileiro se manter à frente dos suíços Odermatt e Meillard.

Veja como foi a conquista do ouro:

Trajetória

Aos 25 anos, Lucas defendeu a Noruega até 2023, quando anunciou que iria parar de competir. Ele disputou a Olimpíada de Inverno de Pequim, na China, em 2022, como atleta nórdico, mas não completou as provas que participou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em 2024, voltou atrás na ideia de aposentadoria e procurou o Brasil. No ano seguinte, passou a representar a terra natal de sua mãe, conquistando pódios históricos em etapas de Copa do Mundo de esqui alpino, culminando no ouro inédito em Bormio, neste sábado.

Antes de Lucas, o melhor resultado do Brasil em Olimpíadas de Inverno era de Isabel Clark. Nos Jogos de Turim, também na Itália, há 20 anos, a carioca ficou em nono no snowboard cross.

Outro a competir na prova deste sábado foi Giovanni Ongaro. Também filho de mãe brasileira, mas nascido em Clusone, na Itália, ele somou 2min34s15 nas descidas, ficando na 31ª posição.

Brasil nos Jogos

O ouro deste sábado pode ter sido somente a primeira medalha do Brasil em Milão-Cortina.

Na segunda-feira (16), a partir das 6h (horário de Brasília) será a vez do slalom, prova semelhante à versão “gigante”, com a diferença que a distância entre os mastros é menor (cerca de 13 metros).

Além de Lucas e Giovanni, o Brasil será representado pelo carioca Chrisitan Soevik, outro que é filho de pai norueguês e mãe brasileira.

Carnaval 2026: saiba a previsão do tempo para Sergipe

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) divulgou a previsão do tempo para o Carnaval em Sergipe, de 13 a 18 de fevereiro. O período terá calor intenso, nebulosidade variável e chuvas passageiras em todo o estado, sem indicativo de eventos climáticos extremos.

Antigo Farol de Aracaju, localizado no bairro Farolândia
Arthuro Paganini|ASN

De acordo com a análise meteorológica, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Atlântico contribui para a formação de nuvens. Essa condição favorece precipitações fracas a moderadas nos primeiros dias da folia, mas sem instabilidades severas que comprometam as festividades.

Previsão no litoral, agreste e sertão

No litoral sergipano, o céu deve permanecer parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas entre os dias 13 e 14. A partir das datas centrais do Carnaval, a tendência é de tempo mais firme, com sol entre nuvens e pancadas rápidas. As temperaturas variam entre 23 °C e 30 °C.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No agreste, o cenário segue o padrão litorâneo, com melhora gradual das condições do tempo até o fim do feriadão. Os termômetros podem registrar mínimas de 19 °C e alcançar máximas de 32 °C.

Já no sertão, o sol predomina entre nuvens. Após chuvas moderadas na sexta-feira (13), a tendência é de tempo firme no final do período. As temperaturas permanecem elevadas, podendo atingir os 34 °C durante a tarde, com mínimas em torno de 21 °C.

A Gerência de Meteorologia orienta que foliões e turistas reforcem a hidratação e evitem a exposição prolongada ao sol nos horários de pico de calor.

Veja a previsão do Climatempo:


NE Notícias, com informações da SEMAC

VEJA: Sergipe aparece com a menor taxa de homicídios do NE

Sergipe registrou a menor taxa de homicídios da região Nordeste, segundo dados oficiais do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicados pela revista Veja.

Policiais da PM, Civil e Tática de Sergipe
SSP-SE|Divulgação

O estado apresenta um índice de 12,5 mortes por 100 mil habitantes, número inferior à média nacional de 14,8 registrada pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Os dados divulgados no início deste ano confirmam indicadores que já haviam sido apresentados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O secretário da Segurança Pública, João Eloy, atribui o desempenho à integração entre as polícias Civil e Militar e ao fortalecimento das atividades de inteligência. O planejamento estratégico estadual foca no combate ao crime organizado e no monitoramento constante de áreas consideradas críticas.

A gestão estadual destaca que o resultado é amparado por investimentos em perícia oficial e modernização tecnológica das forças de segurança. Operações integradas e o reforço do policiamento ostensivo em pontos estratégicos foram listados como ações centrais para a redução dos índices de criminalidade.


NE Notícias, com informações da SSP/SE

STF julga aposentadoria especial para vigilantes

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se vigilantes tem direito à aposentadoria especial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)A questão será decidida durante julgamento virtual que será encerrado às 23h59. ebcebc

O plenário virtual da Corte julga um recurso do INSS para derrubar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), instância inferior ao Supremo, que reconheceu o benefício. O instituto alega que o serviço de vigilância se enquadra como atividade perigosa, sem exposição aos agentes nocivos, e dá direito somente ao adicional de periculosidade.

Pelos cálculos da autarquia, o reconhecimento do benefício terá custo de R$ 154 bilhões, em 35 anos. 

O caso envolve a discussão sobre as mudanças promovidas pela reforma da Previdência de 2019, que passou a prever que a aposentadoria especial vale nos casos de atividades com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde. Com a entrada em vigor da norma, a periculosidade deixou de ser adotada para concessão do benefício.

Até o momento, o placar do julgamento está 5 votos a 4 contra a aposentadoria especial. Prevalece o voto do ministro Alexandre de Moraes. Segundo o ministro, a periculosidade não é inerente à atividade de vigilância, e a aposentadoria especial por atividade de risco não pode ser estendida aos profissionais. 

“A atividade de vigilante, com ou sem o uso de arma de fogo, não se caracteriza como especial”, disse o ministro.

O voto de Moraes foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli e André Mendonça. 

O relator do caso, Nunes Marques, votou pelo reconhecimento da atividade especial dos vigilantes e entendeu que a atividade traz riscos à integridade física da categoria.

“É possível o reconhecimento da atividade de vigilante como especial, com ou sem o uso de arma de fogo, tendo em vista os prejuízos à saúde mental e os riscos à integridade física do trabalhador, tanto em período anterior quanto posterior à promulgação da Emenda Constitucional n. 103/2019”, afirmou o relator.

O voto do relator foi seguido pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Edson Fachin. 

O último a votar será o ministro Gilmar Mendes. 

TRE-SE cassa mandatos em Porto da Folha e anula em Lagarto

Na última sessão plenária sob a presidência do desembargador Diógenes Barreto, realizada nesta sexta-feira (13), a corte do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe julgou oito processos envolvendo recursos eleitorais, prestações de contas, embargos de declaração e representação por propaganda partidária.

Sessão Plenária do TRE de Sergipe
Divulgação

Entre os julgamentos, dois casos se destacaram pelos impactos no cenário político municipal: os processos referentes aos municípios de Porto da Folha e Lagarto.

Porto da Folha

Por unanimidade, o Tribunal decidiu cassar os mandatos do prefeito e do vice-prefeito eleitos de Porto da Folha, Éverton Lima Góis e Franksaine de Souza Freitas. A Corte reconheceu a prática de abuso no uso dos meios de comunicação social durante a campanha eleitoral de 2024.

De acordo com o relator do caso, o juiz Tiago José Brasileiro Franco, ficou comprovada a divulgação massiva, repetitiva e duradoura de conteúdos ofensivos e desinformativos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo destacou o magistrado, “no caso concreto, há elementos suficientes dos quais se possa inferir que os recorridos tenham abusado do poder ao utilizar indevidamente o meio de comunicação, no caso, a divulgação das matérias por parte do Sr. Washington de Oliveira em suas redes sociais e nos grupos de WhatsApp”.

Embora os candidatos eleitos tenham sido beneficiados pelas publicações, a sanção de inelegibilidade foi aplicada apenas ao jornalista Washington de Oliveira Santos, uma vez que o Tribunal entendeu não haver provas de participação direta dos candidatos nas condutas irregulares.

Com a decisão, Éverton Lima Góis e Franksaine de Souza Freitas devem ser afastados imediatamente dos cargos. O presidente da Câmara Municipal assumirá interinamente o comando do município até a realização de eleições suplementares, que serão convocadas após o trânsito em julgado da decisão.

Assista ao julgamento:

Participaram deste julgamento o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto; a vice-presidente, desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade; os juízes membros Tiago José Brasileiro FrancoAurélio Belém do Espírito Santo e Breno Bergson Santos; e as juízas membros Dauquíria de Melo Ferreira e Brígida Declerc Fink. Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador José Rômulo Silva Almeida.

Lagarto

No julgamento do Recurso Eleitoral nº 0600006-43, o TRE-SE, por unanimidade, anulou a sentença que havia cassado os diplomas do prefeito e da vice-prefeita eleitos de Lagarto, Artur Sérgio de Almeida Reis e Suely Silva Nascimento Menezes.

A relatora do processo, juíza Brígida Declerc Fink, entendeu que a decisão de primeiro grau não apresentou fundamentação suficiente para justificar a cassação dos mandatos e a declaração de inelegibilidade por oito anos.

Segundo a magistrada, a sentença apresentou conclusões genéricas e não analisou de forma detalhada os fatos e as provas que embasaram o reconhecimento de abuso de poder econômico, por meio do uso indevido dos meios de comunicação social.

De acordo com a relatora, em ações que podem resultar na perda de mandato, a Justiça Eleitoral exige fundamentação mais rigorosa, com explicação clara de como cada conduta praticada comprometeu a igualdade de chances entre os candidatos. No caso analisado, a decisão anulada não apresentou essa análise de forma individualizada nem demonstrou, de maneira objetiva, a gravidade das irregularidades.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O voto também destacou que a ausência de fundamentação adequada impede o pleno exercício do direito de defesa e dificulta a análise do caso pela instância superior, o que configura violação ao dever constitucional de motivação das decisões judiciais.

Diante disso, a Corte decidiu, por unanimidade, anular a sentença e devolver o processo ao juízo da 12ª Zona Eleitoral, que deverá proferir nova decisão, desta vez com análise detalhada das provas e dos argumentos apresentados pelas partes.

Os membros não analisaram, neste momento, o mérito da acusação de abuso de poder econômico. O novo julgamento em primeira instância reavaliará os fatos e decidirá se houve ou não irregularidade com gravidade suficiente para aplicação das sanções previstas em lei.

Veja o julgamento:

Participaram deste julgamento o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto; a vice-presidente, desembargadora Simone de Oliveira Fraga (em substituição); os juízes membros Tiago José Brasileiro FrancoLeonardo Souza Santana Almeida (em substituição) e Breno Bergson Santos; e a juíza membro Brígida Declerc Fink. Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador José Rômulo Silva Almeida.


TRE-SE

Oficiais Investigadores de Sergipe parados no Carnaval

A Assembleia Sindical dos oficiais investigadores da Polícia Civil de Sergipe foi encerrada na manhã desta sexta-feira, 13, em frente ao Palácio do Governo, com decisão unânime pela paralisação integral das atividades da categoria durante o Carnaval de 2026. A deliberação também abrange ações ligadas aos eventos do Verão Sergipe.

Oficiais investigadores de Sergipe param no Carnaval
Reprodução

A paralisação foi definida após três dias de debates, iniciados em 11 de fevereiro, com momentos de suspensão e retomada das discussões.

Segundo o presidente do SINPOL/SE, Jean Rezende, a decisão ocorreu de forma “sensata, tranquila e democrática”, diante da avaliação de que não houve avanços concretos nas pautas de valorização profissional.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a assembleia, os oficiais investigadores aprovaram, por unanimidade, que o sindicato protocole novamente um pedido formal de reunião com o governador Fábio Mitidieri. De acordo com a entidade, o protocolo já foi realizado, e a categoria autorizou que a paralisação possa ser revista a qualquer momento, caso haja fato novo, como a confirmação pública de data e horário para um encontro direto com o chefe do Executivo estadual.

Posição do sindicato

Em discurso aos presentes, o presidente do SINPOL/SE afirmou que a categoria permanece aberta ao diálogo e pediu compreensão da sociedade sergipana. Ele ressaltou que, embora o estado figure entre os mais seguros do Nordeste, a Polícia Civil estaria entre as mais desvalorizadas do país, na avaliação do sindicato.

A entidade informou ainda que seguirá mobilizada e se comprometeu a manter tanto a base quanto a população informadas sobre os próximos desdobramentos, enfatizando que a paralisação decorre de uma decisão coletiva e soberana tomada em assembleia.

Nota da SSP

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que os serviços da Polícia Civil seguem funcionando normalmente e não serão prejudicados. O órgão informou que os plantões permanecem ativos e que, para quem se voluntariar a trabalhar no Carnaval, os plantões serão remunerados.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A SSP acrescentou que os plantões ordinários seguem em operação em todo o estado, incluindo a Central de Flagrantes, que funciona 24 horas, o Plantão de Gênero do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) e as Delegacias Regionais.

Veja o vídeo divulgado pelo SINPOL:


NE Notícias, com informações do SINPOL