Apesar da enorme expectativa e de uma campanha internacional aclamada, o filme brasileiro O Agente Secreto encerrou sua participação na cerimônia do Oscar 2026, na noite deste domingo (15), sem estatuetas.
Wagner Moura e Kleber Mendonça – Foto: Victor Jucá|Divulgação
O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho concorria em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção de Elenco (categoria que estreou nesta edição).
Na categoria Melhor Filme Internacional, o representante brasileiro foi superado pelo norueguês Valor Sentimental (Sentimental Value), dirigido por Joachim Trier.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Na categoria de Melhor Ator, Wagner Moura, que foi ovacionado pela crítica por seu papel como professor Marcelo, viu a estatueta ir para as mãos de Michael B. Jordan, pelo terror gótico Pecadores (Sinners), de Ryan Coogler.
Já em Melhor Direção de Elenco, o troféu ficou com Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, que também levou o prêmio principal de Melhor Filme.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Último boletim médico sobre Jair Bolsonaro
Exames clínicos indicaram neste domingo (15) que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve uma melhora da função renal nas últimas horas. Ainda assim, devido a uma elevação dos marcadores inflamatórios no sangue, os médicos que o atendem decidiram ampliar a dosagem de antibióticos.
Arquivo
Bolsonaro está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Brasília desde a manhã da última sexta-feira (13), tratando de uma broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa
Segundo o boletim médico divulgado esta manhã [veja mais abaixo], seu quadro clínico é estável, mas ainda não há previsão de quando ele poderá deixar a UTI. Além da ampliação da cobertura dos antibióticos, a equipe médica já havia intensificado a fisioterapia respiratória e motora.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ele está detido na Papudinha (prédio no Complexo Penitenciário da Papuda), onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses, por tentativa de golpe de Estado e outros crimes relacionados.
O boletim médico é assinada pelo cirurgião-geral Cláudio Birolini; os cardiologistas Leandro Echenique e Brasil Caiado; o coordenador da UTI Geral, Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior; e pelo diretor-geral do hospital, Allisson B. Barcelos Borges.
Visitas
Em decisão divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início da tarde de sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a presença da esposa do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, no hospital, como acompanhante.
Moraes também autorizou os filhos Jair Renan, Flávio, Carlos, Laura, bem como a enteada, Letícia, a visitarem Jair Bolsonaro durante a internação.
O ministro ainda determinou que a vigilância do ex-presidente seja providenciada pelo Núcleo do Custódia do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. Policiais deverão ficar de prontidão 24 horas, sendo dois na porta do quarto, além de equipes dentro e fora do hospital.
Moraes também proibiu a entrada de computadores, telefones celulares ou quaisquer dispositivos eletrônicos, salvo equipamentos médicos, na unidade onde Bolsonaro está internado.
Veja o boletim médico divulgado na manhã deste domingo (15):
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital DF Star em tratamento de pneumonia bacteriana bilateral decorrente de episódio de broncoaspiração. Evoluiu com estabilidade clínica e melhora da função renal, porém com nova elevação dos marcadores inflamatórios no sangue. Em decorrência destas alterações, houve necessidade de ampliar a cobertura dos antibióticos. Segue com suporte clínico intensivo e com intensificação da fisioterapia respiratória e motora. Não há previsão de alta da UTI neste momento.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Sergipe é o Campeão Estadual
O Club Sportivo Sergipe venceu o Associação Desportiva Confiança por 1 a 0 na tarde deste sábado e conquistou o título do Campeonato Sergipano de 2026. O gol da vitória foi marcado por Paulo Henrique (PH), aos cinco minutos do segundo tempo, garantindo a taça para o Gipão.
Luiz Neto|Club Sportivo Sergipe
A decisão foi bastante disputada. No primeiro jogo da final, as equipes haviam empatado por 1 a 1, deixando o confronto totalmente aberto para o duelo decisivo.
Primeiro tempo equilibrado
Assim como no jogo de ida, o primeiro tempo foi marcado por muitas faltas e poucas chances claras de gol. As duas equipes encontraram dificuldades para criar jogadas ofensivas, e o duelo ficou bastante truncado no meio de campo.
Após a parada para hidratação, a partida ganhou um pouco mais de ritmo. Aos 38 minutos, PH arriscou um chute que passou ao lado do gol. Dois minutos depois, Andrey Dias teve uma boa oportunidade após erro de corte de Valdir Júnior, mas não conseguiu aproveitar.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O Confiança também tentou chegar ao ataque com algumas finalizações, porém sem levar grande perigo ao gol defendido pelo Sergipe.
Gol que decidiu o título
Na volta do intervalo, o técnico Cláudio Caçapa fez mudanças no Confiança tentando melhorar o desempenho da equipe. No entanto, quem marcou foi o Sergipe.
Logo aos cinco minutos do segundo tempo, Andrey Dias fez um excelente passe para a infiltração de PH, que tocou na saída do goleiro e abriu o placar para o time alvirrubro.
Pressão do Confiança
Depois do gol, o Confiança aumentou a pressão em busca do empate. Aos 11 minutos, Renilson quase marcou ao se antecipar na área e cabecear com perigo.
Pouco depois, Sassá teve uma grande oportunidade, mas finalizou em cima do goleiro Filipe Santos. A pressão proletária continuou: aos 22 minutos, Valdir Júnior arriscou um chute colocado e novamente o goleiro do Sergipe fez grande defesa.
Aos 25 minutos, Juliano Fabro quase marcou um gol olímpico, levando perigo direto da cobrança de escanteio.
Expulsão e lance polêmico
Nos minutos finais, a tensão aumentou. Aos 46 minutos, Carioca foi expulso após derrubar Sassá, que partiria livre em direção à área.
Mesmo com um jogador a menos, o Sergipe conseguiu segurar o resultado. No último lance da partida, o Confiança ainda teve uma última chance: a bola foi levantada na área, Wendel tentou ajeitar para Sassá e a bola acabou tocando no braço de Victor Massaia.
Os jogadores do Confiança pediram pênalti, mas após revisão do VAR, a arbitragem decidiu não marcar a penalidade e encerrou a partida logo em seguida.
Festa alvirrubra
Com a vitória por 1 a 0, o Sergipe confirmou o título do Campeonato Sergipano de 2026, encerrando o jejum de conquistas estaduais e impedindo o rival de conquistar o tricampeonato consecutivo. A conquista foi muito comemorada pelos jogadores e pela torcida alvirrubra.
Itnet
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Flamengo vence o Botafogo e sobe na tabela
A supremacia continua! No clássico carioca da sexta rodada do Brasileirão, o Flamengo não encontrou dificuldades para vencer o Botafogo por 3 a 0 neste sábado (14), no Nilton Santos. Samuel Lino, Léo Pereira e Pedro balançaram as redes para o Mengão, que somou 10 pontos e entrou no G4 do campeonato.
Gilvan de Souza|CRF
Um detalhe importante a ser destacado é que o Mais Querido conquistou a 11ª vitória nos últimos 12 jogos disputados no Nilton Santos.
O jogo
O clássico começou com o Flamengo tomando a iniciativa de partir para o ataque, e a primeira boa chegada aconteceu no primeiro minuto. Pedro recebeu na área e chutou cruzado. A bola passou perto da trave. O time rubro-negro trocava passes no campo de ataque e dava poucos espaços para o Botafogo sair jogando.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Até que aos 12′, o Mengão abriu o marcador no Niltão! Varela recebeu lançamento na direita, dividiu com Barboza e a bola sobrou com Samuel Lino, que chutou para o gol, a bola desviou em Bastos, enganou o goleiro e entrou no cantinho: 1 a 0.
Com a vantagem, o Mais Querido seguiu no campo de ataque controlando a posse de bola. Quando o Botafogo descia, encontrava dificuldades para entrar na defesa rubro-negra. Aos 37′, Jorginho deu belo passe para Samuel Lino, que saiu cara a cara com o goleiro, mas chutou cruzado pra fora.
O gols da vitória do Flamengo, por 3×0, diante do Botafogo! 🗣️: XIIIIIIIIIIIIIIIH
Nos acréscimos, o Mengão ampliou o marcador com um belo gol de Léo Pereira. Falta na entrada da área, o zagueiro cobrou com categoria no canto esquerdo do goleiro, que pulou para tentar espalmar, mas a bola entrou na rede: 2 a 0. Antes do intervalo, o árbitro foi rever o lance de um puxão de Alexander Barboza em Pedro no VAR. Como o zagueiro era o último homem, acabou levando o cartão vermelho.
No início da segunda etapa, o Mengão ampliou o marcador! Paquetá deu belo lançamento para Varela na direita, ele cruzou na medida para Pedro completar para as redes: 3 a 0.
Aos nove minutos, Samuel Lino recebeu na esquerda, cortou pra dentro e arriscou o chute. A bola passou tirando tinta da trave. No decorrer do jogo, o Flamengo continuou buscando o ataque para tentar mais gols. Enquanto o Botafogo, com um a menos, adotava uma postura mais recuada e tentava descer no contra-ataque.
Na reta final, Paquetá chutou da entrada da área e o goleiro fez boa defesa para evitar o quarto do Fla. O árbitro deu seis minutos de acréscimos e apitou o fim de jogo com uma excelente vitória rubro-negra no Nilton Santos.
Flamengo
Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira (Vitão) e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Erick Pulgar (Evertton Araujo), Jorginho (Plata) e Lucas Paquetá; Carrascal (Luiz Araújo), Samuel Lino e Pedro.
Técnico: Leonardo Jardim.
Botafogo
Raul; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles; Allan (Ferraresi), Medina, Danilo e Barrera (Mateo Ponte); Matheus Martins (Newton) e Arthur Cabral (Júnior Santos).
Técnico: Martin Anselmi.
Agenda da semana
O Rubro-Negro volta a campo na próxima quinta-feira (19) para enfrentar o Remo, às 20h, no Maracanã, pela sétima rodada do Brasileirão.
Ficha técnica
Botafogo 0x3 Flamengo – Campeonato Brasileiro | 6ª Rodada
Local: Estádio Nilton Santos, RJ
Data e horário: 14/03/2026 às 20h30
Arbitragem: Anderson Daronco (RS), Rafael da Silva Alves (RS) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
Cartões amarelos: Alexander Barboza (BOT), Martin Anselmi (BOT), Erick Pulgar (FLA) e Jorginho (FLA)
Gols: Samuel Lino (12’1°T), Léo Pereira (46’1°T) e Pedro (3’2°T).
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Morre Habermas
A filosofia contemporânea perde uma das vozes mais influentes na defesa do diálogo, da razão e da democracia. O filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas morreu neste sábado (14), aos 96 anos. A morte foi confirmada nas redes sociais da editora Suhrkamp, que citou informações da família do intelectual.
Considerado um dos pensadores mais influentes do século 20 e do início do século 21, Habermas faleceu em sua residência em Starnberg, nos arredores de Munique, na Alemanha. A causa da morte não foi divulgada.
Ao longo de mais de sete décadas de atuação intelectual, o filósofo se destacou por suas reflexões sobre democracia, linguagem e participação política, tornando-se uma referência central no debate público europeu.
Vida e formação
Nascido em 1929 na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, Habermas cresceu durante o período do nazismo, experiência que marcaria profundamente sua obra.
Ainda jovem, vivenciou o fim da Segunda Guerra Mundial e usou o legado do regime nazista como ponto de partida para refletir sobre democracia, memória histórica e responsabilidade política.
Entre 1949 e 1954, estudou filosofia, história, psicologia, literatura alemã e economia em universidades como Universidade de Bonn, Universidade de Göttingen e Universidade de Zurique. Antes de consolidar carreira acadêmica, também atuou como jornalista freelancer.
Escola de Frankfurt
Habermas tornou-se um dos principais representantes da segunda geração da Escola de Frankfurt, corrente de pensamento ligada à Teoria Crítica e marcada pela análise das estruturas sociais e culturais do capitalismo.
Ele foi influenciado por pensadores como Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, que o convidaram a integrar o Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt.
Em 1964, assumiu a cátedra de Filosofia e Sociologia na Universidade de Frankfurt, sucedendo Horkheimer e consolidando sua posição como um dos principais intelectuais da Alemanha do pós-guerra.
Pensamento central
A democracia foi o eixo central da obra de Habermas. Para ele, a legitimidade política não deveria se basear na força ou apenas no mercado, mas no entendimento construído entre cidadãos livres e iguais.
Essa visão ficou particularmente conhecida em sua obra Teoria do Agir Comunicativo, publicada em 1981. Nela, o filósofo desenvolveu a ideia de que a linguagem e o diálogo são instrumentos fundamentais para a construção de consensos e para a organização da vida social.
Outro conceito central de sua filosofia é o de “esfera pública”, entendido como o espaço de debate e deliberação entre sociedade civil e instituições políticas.
Intelectual público
Além da produção acadêmica, Habermas foi uma figura ativa no debate político. Na década de 1980, protagonizou a chamada disputa historiográfica alemã ao contestar tentativas de relativizar os crimes do nazismo.
Em diferentes momentos, também se manifestou sobre temas internacionais. Defensor da integração europeia, criticou déficits democráticos da União Europeia e se posicionou contra políticas econômicas excessivamente austeras durante a crise do euro iniciada em 2009.
Mais recentemente, alertou para os riscos de uma escalada militar da guerra entre Rússia e Ucrânia, defendendo soluções diplomáticas.
Reconhecimento
Ao longo da carreira, Habermas recebeu diversos prêmios e distinções internacionais. Entre eles estão o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão, concedido em 2001, e o Prêmio Kyoto, recebido em 2004.
Sua obra gerou milhares de estudos acadêmicos e influenciou áreas como filosofia, sociologia, ciência política e direito. Para muitos estudiosos, ele ajudou a moldar o debate democrático na Alemanha e em outras partes do mundo.
Mesmo após se aposentar da docência em 1994, o filósofo continuou participando de discussões públicas e publicando livros e ensaios.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
URGENTE! Bolsonaro tem piora
O ex-presidente Jair Bolsonaro teve piora da função renal e aumento nos indicadores inflamatórios, informou neste sábado (14) o Hospital DF Star, em Brasília.
Segundo o último boletim médico, ele continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta.
O hospital informou que, apesar do agravamento dos rins, o ex-presidente está clinicamente estável e mantém o tratamento com antibióticos e hidratação por via endovenosa. Bolsonaro também faz exercícios de fisioterapia respiratória e motora e recebe medidas de prevenção de trombose venosa.
Ele está detido na Papudinha (prédio no Complexo Penitenciário da Papuda), onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses, por tentativa de golpe de Estado e outros crimes relacionados.
A nota é assinada pela equipe médica composta pelo cirurgião-geral Cláudio Birolini; os cardiologistas Leandro Echenique e Brasil Caiado; o Coordenador da UTI Geral, Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior; e pelo diretor-geral do hospital, Allisson B. Barcelos Borges.
Em decisão divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início da tarde de sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a presença da esposa do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, no hospital, como acompanhante.
Moraes também autorizou os filhos Jair Renan, Flávio, Carlos, Laura, bem como a enteada, Letícia, a visitarem Jair Bolsonaro durante a internação.
O ministro ainda determinou que a vigilância do ex-presidente seja providenciada pelo Núcleo do Custódia do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. Policiais deverão ficar de prontidão 24 horas, sendo dois na porta do quarto, além de equipes dentro e fora do hospital.
O ministro também proibiu a entrada de computadores, telefones celulares ou quaisquer dispositivos eletrônicos, salvo equipamentos médicos, na unidade onde Bolsonaro está internado.
Sergipe com tempo seco neste sábado
O Distrito Federal e mais dez estados têm alerta laranja de chuva para este sábado (14). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta começou à 0h e vai até as 23h59m, com chuvas que variam de 30 a 100 milímetros, dependendo da localidade, com rajadas de vento provocadas pela variação brusca de temperatura.
O alerta laranja abrange as seguintes regiões: quase todo o Espírito Santo, centro-norte do estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais (exceto Triângulo Mineiro, extremo sul do estado e Vale do Jequitinhonha), quase todo o estado de Goiás, leste e norte de Mato Grosso, oeste do Tocantins, oeste do Maranhão, quase todo o Pará, todo o Amapá e oeste do Amazonas.
Segundo o Inmet, há previsão de chuva para quase todo o país neste sábado. Apenas o sul do Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e a Bahia, Pernambuco, Sergipe e Paraíba têm tempo seco e ensolarado.
CPTEC
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), onde está instalado o supercomputador Jaci, divulgou a previsão de locais onde as tempestades serão mais severas. No Vale do Paraíba do Sul, na divisa do Espírito Santo e Rio de Janeiro, estão previstos os maiores volumes de chuva, de nível 3, e alerta de tempo severo.
Também há previsões de chuva de nível 3 na Região Metropolitana de Belém, no litoral do Pará, no interior do Maranhão e em áreas do interior do Amazonas. Nessas regiões, no entanto, não está previsto tempo severo.
Governo Federal reconhece emergência em Canindé
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (13), a situação de emergência em 30 cidades afetadas por desastres nos estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:
Foram castigados por fortes chuvas os municípios de Arataca, Cachoeira, Camacan, Medeiros Neto e Nova Ibiá, na Bahia; Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso; Rio Negro, no Mato Grosso do Sul; Argirita, Mato Verde, Padre Paraíso, Pescador, Santa Maria do Salto e Taparuba, em Minas Gerais; Belém e Rio Maria, no Pará; Jucati, em Pernambuco; Bom Jardim, Japeri e Natividade, no Rio de Janeiro; Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul; Imbituba, em Santa Catarina, e Canindé de São Francisco, em Sergipe.
As cidades de Eirunepé e Itamarati, no Amazonas, e Aperibé, no Rio de Janeiro, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de inundações, enquanto estrela, no Rio Grande do Sul, devido a vendaval.
Por outro lado, os municípios de Mogeiro, na Paraíba, e São Francisco de Assis do Piauí, no Piauí, passam por um período de estiagem. Já Óbidos, no Pará, registrou erosão continental/boçorocas, e Dumont, em São Paulo, erosão continental/laminar.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
GOVERNO DE SERGIPE: Não haverá ponto facultativo na segunda
O Governo do Estado informa que, na próxima terça-feira, 17, aniversário de Aracaju, o funcionamento de secretarias e órgãos da administração pública estadual que funcionam na capital será modificado.
Sead
Com a medida, alguns serviços e órgãos funcionarão com horário alterado, com exceção das atividades consideradas essenciais ou de urgência, a exemplo dos serviços de saúde, segurança pública e afins.
No entanto, na segunda-feira, 16, o funcionamento será normal nos equipamentos e órgãos da administração pública estadual.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Confira como fica o funcionamento na terça-feira, 17:
Seasic
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) informa que, em razão do feriado municipal, os serviços de alimentação do Restaurante Popular Padre Pedro e seus espaços de descentralização não terão funcionamento na terça-feira, 17.
Já as unidades do Programa Prato do Povo, no interior do estado, funcionarão normalmente no dia 17.
Saúde
Os equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi), Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) não funcionarão no dia 17, assim como o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
Os serviços essenciais, como hospitais e Samu 192 Sergipe, funcionarão normalmente.
Ipesaúde
Em virtude do feriado, haverá alteração no funcionamento das unidades do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) localizadas em Aracaju, no dia 17.
Durante a terça-feira, apenas os serviços de urgência e emergência permanecerão em funcionamento, garantindo assistência contínua aos beneficiários que necessitarem de atendimento imediato.
O Ipesaúde orienta que os beneficiários se programem antecipadamente para os atendimentos eletivos e reforça que, em situações de urgência, procurem diretamente as unidades que permanecerão em funcionamento.
As unidades do interior do estado não terão alteração no funcionamento.
As unidades de urgência da capital funcionarão normalmente, conforme horários e endereços abaixo:
Serviços de urgência
Serviço de Pronto Atendimento Dr. Willen Alves Correia (SPA) Atendimento: 24 horas Endereço: Avenida Desembargador Maynard, s/n, Bairro Cirurgia
Urgência Odontológica Atendimento: das 7h às 19h Endereço: Praça da Bandeira, nº 373, Bairro Cirurgia
A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) informa que na terça-feira, 17, o funcionamento da Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa Aracaju) será parcial, das 3h às 12h.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ceac
Em virtude do feriado municipal em Aracaju, as unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) não funcionarão no dia 17.
NAT
O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), também não terá atendimento no dia 17 de março.
SSP
Os serviços de urgência e emergência continuarão abertos. Permanecem em funcionamento, 24 horas por dia, os serviços do 190 (Polícia Militar), 181 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros), assim como as delegacias plantonistas espalhadas pela capital e pelo interior.
As demais unidades integrantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) localizadas em Aracaju não funcionarão no feriado.
Detran/SE
Devido ao feriado, não haverá expediente em todas as unidades de atendimento do Detran/SE da capital sergipana na terça-feira, 17.
Banese
Na terça-feira, dia 17, somente as agências localizadas na capital estarão fechadas. Já nos demais municípios, o atendimento será normal, de acordo com o horário de funcionamento.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Reajuste do DIESEL mostra limitações do Brasil
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse que o reajuste do diesel, anunciado pela Petrobras, mostra “graves limitações na estrutura do mercado de abastecimento no Brasil”.
ResoneTIC/Pixabay
A venda de refinarias e a privatização da BR Distribuidora, em 2019, seriam exemplos dessas limitações, segundo a entidade.
A FUP defende que a Petrobras amplie o parque nacional de refino e fortaleça a presença em toda a cadeia do setor, o que inclui distribuição e comercialização.
“Uma Petrobras integrada amplia a segurança do abastecimento, reduz a vulnerabilidade do país às oscilações externas e contribui para maior estabilidade na formação dos preços dos combustíveis no mercado doméstico”, diz trecho da nota.
O diesel A é o vendido nas refinarias, antes de ser misturado a biocombustíveis. Já o diesel B é o comercializado nos postos ao consumidor final, depois de as distribuidoras efetuarem a mistura obrigatória.
A ofensiva dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã completaram duas semanas nesta sexta-feira. Uma das formas de retaliação do Irã é o bloqueio do Estreito de Ormuz, ligação marítima entre os golfos Pérsico e de Omã, ao sul do Irã. Por lá passam 20% da produção mundial de petróleo e gás.
O gargalo na região pressiona a oferta de petróleo no mercado internacional, o que eleva a cotação dos preços. Nesta sexta-feira, o contrato futuro do barril de petróleo Brent, preço de referência, está negociado perto de US$ 100 (equivalente a cerca de R$ 520).
Há duas semanas, a cotação beirava US$ 70. Ou seja, em 15 dias subiu cerca de 40%. O Irã chegou a alertar o mundo para se preparar para o petróleo a US$ 200.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: