PF e Interpol prendem suspeito de golpe financeiro em Sergipe

Uma operação integrada entre a Polícia Civil de Sergipe (Depatri), a Polícia Federal e a Interpol resultou na prisão de um homem acusado de estelionato.

Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) da Polícia Civil em Aracaju
Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) da Polícia Civil

O suspeito, que estava foragido nos Estados Unidos, foi interceptado na última terça-feira, 7, ao desembarcar no Aeroporto de Salvador.

Ele é investigado por gerenciar um falso clube de investimentos que lesou vítimas em Sergipe e Pernambuco.

De acordo com a delegada Suirá Paim, as investigações tiveram início em fevereiro de 2025, quando uma das vítimas registrou boletim de ocorrência noticiando a prática de estelionato.

“A partir disso, o inquérito foi instaurado e, com o avanço das diligências, constatamos que o suspeito aliciava as vítimas e as convencia a investir em um suposto clube de investimentos, que ele afirmava ser vinculado a uma empresa renomada, conhecida inclusive em nível nacional”, contextualizou.

No decorrer das investigações, o Depatri verificou que, por cerca de quatro meses, pessoas que se apresentavam como funcionários dessa empresa mantinham contato com as vítimas por meio de aplicativos de mensagens.

“Essas pessoas informavam sobre os investimentos e encaminhavam supostos extratos, aplicações e rendimentos, tudo para dar aparência de credibilidade ao golpe”, detalhou Suirá Paim.

Sergipano ostentava nas redes

Ainda com base nas investigações e na vasta prova documental, conforme destacou a delegada Lauana Guedes, ficou constatado que o investigado utilizava indevidamente dados de uma empresa renomada e de outras do mesmo grupo econômico para aplicar golpes.

“Ele criava falsos perfis em redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Instagram, e se passava por funcionários dessas empresas com o objetivo de obter vantagem patrimonial indevida”, informou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A delegada Suirá Paim explicou ainda que, para atrair e convencer as vítimas, o investigado utilizava as redes sociais, onde ostentava uma vida de luxo, com viagens internacionais, contato com pessoas influentes e bens de alto valor, o que contribuía para reforçar a confiança das vítimas.

“Trata-se de um sergipano, natural do interior do estado, que já esteve nos Estados Unidos e também possui passagem pelo estado da Bahia, informações que foram levantadas ao longo das investigações”, acrescentou.

Diante dos elementos reunidos, a Polícia Civil de Sergipe representou pela prisão preventiva, que foi prontamente deferida pelo Poder Judiciário.

“No entanto, o investigado se evadiu para os Estados Unidos, sendo necessário o apoio da Polícia Federal e da Interpol para sua localização. Com o trabalho integrado, foi possível interceptá-lo no momento em que retornava ao Brasil, sendo preso no Aeroporto de Salvador. Atualmente, ele se encontra preso preventivamente”, evidenciou Lauana Guedes.


NE Notícias, com informações da SSP

Moraes libera julgamento que pode anular delação premiada

Ministro do STF, Alexandre de Moraes
Rosinei Coutinho / STF

A validade de colaborações judiciais com investigados detidos passará pelo escrutínio do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes liberou nesta quarta-feira (8) o processo que debate a criação de limites para as delações.

Moraes, relator do caso, pediu a inclusão do processo na pauta do plenário físico do Supremo.

A ação está em tramitação desde 2021 e foi protocolada pelo PT. O partido defende que a Corte determine a adoção de parâmetros para os acordos de colaboração firmados com investigados.

A legenda defende que a delação assinada com quem está preso deve ser considerada nula. O partido quer garantir que a delação cruzada, quando um acusado delata outro, não seja usada para decretação de medidas cautelares.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A ação também quer garantir liberdade das partes para pactuar as cláusulas dos acordos, conforme limites pré-estabelecidos em lei.

A data do julgamento ainda não foi definida. Caberá ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin, agendar a sessão.

Movimentações no Caso Master

O julgamento ocorre no momento em que o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, e seu cunhado, o empresário Fabiano Zettel, preparam uma proposta de delação premiada.

Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Cesta básica em Aracaju tem elevação

Comprar os itens essenciais de alimentação pesou mais no bolso dos brasileiros no mês de março, com o registro de aumento de preços em todas as capitais do país e no Distrito Federal.

Frutas no supermercado
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, levantamento que é divulgado mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) junto com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a principal elevação ocorreu em Manaus, onde o custo médio variou 7,42%, seguida por Salvador (7,15%), Recife (6,97%), Maceió (6,76%), Belo Horizonte (6,44%) e Aracaju (6,32%).

No acumulado de 2026, todas as capitais registraram alta nos preços da cesta básica, com taxas que oscilaram entre 0,77%, em São Luís, e 10,93%, em Aracaju.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um dos principais responsáveis pelo aumento no custo da cesta no mês passado foi o feijão, que subiu em todas as cidades analisadas. O grão preto, por exemplo, subiu nas capitais do sul do país, além do Rio de Janeiro e Vitória, com percentuais que variaram entre 1,68% (Curitiba) e 7,17% (Florianópolis).

Já o grão carioca, coletado nas demais capitais, variou entre 1,86% (Macapá) e 21,48% (Belém). Segundo a pesquisa, essa alta no feijão ocorreu por causa da restrição da oferta, já que houve dificuldades na colheita.

Também houve aumentos nos preços do tomate, da carne bovina de primeira e do leite integral.

Qual o valor da cesta?

Em março, a capital que apresentou a cesta básica mais cara do país foi São Paulo, com custo médio de R$ R$ 883,94, seguida por Rio de Janeiro (R$ 867,97), Cuiabá (R$ 838,40) e Florianópolis (R$ 824,35).

No Norte e Nordeste do país, onde a composição da cesta é diferente, os menores valores médios foram registrados em Aracaju (R$ 598,45), Porto Velho (R$ 623,42), São Luís (R$ 634,26) e Rio Branco (R$ 641,15).

Com base na cesta mais cara do país, que em março foi a de São Paulo, e levando em consideração a determinação constitucional que estabelece que o salário-mínimo deve ser suficiente para suprir as despesas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, o Dieese estimou que o salário-mínimo em dezembro deveria ser de R$ 7.425,99 ou 4,58 vezes o mínimo atual, estabelecido em R$ 1.621,00.


Com informações de Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil

Belivaldo diz que chapa de Fábio “é coisa de menino”

Em entrevista ao Jornal da Fan na manhã desta quarta-feira (8), o ex-governador Belivaldo Chagas subiu o tom contra o ex-aliado, Fábio Mitidieri.

Ex-governador de Sergipe Belivaldo Chagas, durante entrevista à uma emissora de rádio
Agência Sergipe de Notícias | Arquivo

Belivaldo classificou como “infantil” a decisão de antecipar a chapa majoritária para o pleito de 2026 e revelou que a medida foi tomada sem diálogo com o grupo político.

“Pelo amor de Deus, isso é coisa de menino, coisa infantil. O governador lançou uma chapa sem sequer reunir o campo político dele”, criticou.

Belivaldo Chagas

Segundo Belivaldo, o governador havia assegurado que não tinha pressa para o anúncio.

A declaração ocorre um dia após Mitidieri exonerar Deborah Dias da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, um sinal claro do rompimento político.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Belivaldo pretende apoiar a candidatura do agora ex-prefeito Valmir de Francisquinho ao Governo de Sergipe. Existe, inclusive, a articulação para que sua filha, Priscila Felizola, ocupe a vaga de vice na composição com Valmir.

Entenda

A chapa anunciada por Mitidieri conta com o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) como pré-candidato a vice, além de André Moura (União Brasil) para o Senado. O senador Alessandro Vieira (MDB) chegou a ser anunciado, mas foi retirado do grupo após ataques públicos a Moura.

Fato é que o governador segue sem um nome definido para a segunda vaga ao Senado. Nos bastidores, o nome do senador Rogério Carvalho (PT) é cogitado, porém enfrenta forte resistência tanto da base política quanto do núcleo familiar de Mitidieri.

Assista à entrevista completa com Belivaldo Chagas:


NE Notícias, da redação

DHPP prende suspeito de matar ex-companheira em São Cristóvão

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) elucidou o assassinato de Ângela Fabrícia Santos Brito, de 26 anos, e prendeu o principal suspeito do crime nesta quarta-feira (8).

Ângela Fabrícia, vítima de feminicídio em Sergipe
Reprodução

O homem de 32 anos, que é pai do filho mais novo da vítima, foi localizado no bairro 17 de Março, em Aracaju.

Ângela estava desaparecida desde o final de fevereiro, quando foi vista saindo do Loteamento Várzea Grande, em São Cristóvão. O desaparecimento foi registrado após a mãe buscar informações do seu paradeiro.

Durante as apurações, os policiais identificaram possíveis ligações de um corpo carbonizado, encontrado em um canavial no município de Laranjeiras, apenas dois dias após o desaparecimento. Devido ao estado avançado de degradação, a confirmação da identidade só foi possível através de exames de DNA realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) e pelo Instituto de Criminalística.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a diretora do DHPP, Juliana Alcoforado, a investigação ganhou força quando imagens mostraram Ângela entrando em um veículo Ônix prata. O carro pertencia ao ex-companheiro da vítima, apontado como o autor do crime (vídeo mais abaixo).

Carro lavado e vendido

Mesmo com a tentativa do suspeito de apagar os rastros, a Polícia Científica conseguiu reunir provas cruciais. O coordenador-geral de perícias, Vitor Barros, revelou que o veículo utilizado no crime chegou a ser lavado e vendido a um terceiro dias após o feminicídio.

No entanto, técnicas periciais avançadas detectaram vestígios de sangue no interior do automóvel.

“Todo o material coletado foi devidamente documentado em laudos periciais e encaminhado à Justiça, contribuindo de forma decisiva para o avanço das investigações conduzidas pelo DHPP”, explicou Barros.

O investigado agora permanece à disposição do Poder Judiciário.


NE Notícias, com informações da SSP

Professor de futebol é preso por crime sexual em Itabaiana

A Polícia Civil de Sergipe prendeu, nesta quarta-feira (8), um professor de escolinha de futebol em Itabaiana.

Viatura da Polícia Civil durante operação na cidade de Itabaiana
Divulgação

Ele é investigado pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) por crimes contra a dignidade sexual de um adolescente.

A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do suspeito.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com as investigações, o homem utilizava o pretexto de sua atuação profissional para atrair a vítima, oferecendo falsas promessas de ganhos financeiros e oportunidades em grandes clubes de futebol.

A partir desse artifício, ele aliciava o jovem com o objetivo de satisfazer a própria lascívia, valendo-se da confiança depositada por alunos e familiares.

Apreensões

Durante a operação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos na residência do investigado. Os materiais serão submetidos à perícia técnica e devem contribuir para o avanço das investigações e a instrução do inquérito policial.

A representação pelas medidas cautelares foi deferida pela Comarca de Itabaiana, com base nos elementos de informação reunidos pela unidade especializada.

O investigado, que não teve a identidade revelada, foi encaminhado à delegacia e permanece à disposição do Poder Judiciário, aguardando audiência de custódia.

Denuncie

Este é o segundo registro de prisão envolvendo profissionais de educação no estado em apenas 48 horas. Ontem, um diretor de escola foi detido em Porto da Folha, também sob a acusação de exploração sexual infantil.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (181), para o combate a crimes contra crianças e adolescentes.


NE Notícias, da redação

Carro com 3 pessoas cai em canal na Zona Sul de Aracaju

Um carro com três pessoas capotou e caiu em um canal no bairro 17 de Março, na Zona Sul de Aracaju, na madrugada desta quarta-feira (8).

Carro com 3 pessoas cai em canal na Zona Sul de Aracaju
CBMSE

Apesar da gravidade do acidente, as vítimas conseguiram sair do veículo com a ajuda de moradores e dispensaram atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi acionado para a ocorrência, mas, ao chegar ao endereço, encontrou os ocupantes já fora do automóvel. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi deslocado para o local, porém o grupo se recusou a ser examinado pela equipe de saúde.

As circunstâncias exatas que levaram o veículo a cair no canal ainda não foram detalhadas pela SMTT.

O CBMSE reforça a orientação de que, em situações como esta, a população deve acionar o resgate imediatamente pelo telefone 193.


NE Notícias, da redação

Diagnóstico tira Luís Roberto da Copa e desfalca a Globo

O narrador Luís Roberto, da TV Globo, foi diagnosticado com neoplasia na região cervical e está fora da cobertura da Copa do Mundo de 2026. A condição no pescoço foi descoberta durante a realização de exames de rotina.

Narrador Luís Roberto, da TV Globo
TV Globo|Reprodução

O profissional já está sob cuidados médicos. Em declaração sobre o quadro de saúde, Luís Roberto tranquilizou o público: “Está tudo sob controle”. O foco do narrador agora é a recuperação plena.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A neoplasia cervical é uma alteração celular que pode ser benigna ou maligna. A avaliação exata da gravidade exige acompanhamento especializado, geralmente conduzido com o suporte de exames de imagem e biópsia.

Com quase 40 anos de trajetória na emissora, o narrador recebe suporte integral da direção. A Globo confirmou a ausência do jornalista no torneio, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá, mas ainda não definiu quem assumirá o seu posto na equipe principal de transmissões.


NE Notícias, da redação

Amado Batista na lista de trabalho escravo

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou uma lista de 169 novos empregadores, incluídos no Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão

Trabalhadores resgatados em trabalho análogo à escravidão em Goiás
Trabalhadores resgatados em trabalho análogo à escravidão – TV Anhanguera|Reprodução

A lista é divulgada semestralmente pelo ministério nos meses de abril e outubro, com a finalidade de dar visibilidade às ações de combate ao trabalho escravoAtualmente, a lista subiu para 613 nomes. Isso representa um aumento de 6,28% em relação a atualização anterior.

Entre os nomes incluídos está a montadora chinesa BYD, instalada no complexo fabril em Camaçari, na Bahia, no antigo complexo industrial da Ford. A primeira fábrica de automóveis da marca chinesa no Brasil, com foco na produção de veículos elétricos e híbridos com investimento de R$ 5,5 bilhões foi inaugurada em outubro de 2025.

Autuação

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Fiscalização do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE/BA), realizou, entre dezembro de 2024 e maio de 2025, uma série de diligências fiscais na cidade de Camaçari (BA). 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As ações incluíram inspeções na obra e nos alojamentos de trabalhadores migrantes envolvidos na construção de uma unidade industrial.

Em uma dessas ações, em 19 de dezembro de 2024, foram identificados 471 trabalhadores chineses trazidos de forma irregular ao Brasil, dos quais 163 foram resgatados em condições análogas à escravidão. Nos meses seguintes, a Auditoria Fiscal prosseguiu com a coleta de depoimentos, análise de documentos apresentados pelas empresas envolvidas e outras medidas investigativas.

De acordo com a equipe de inspeção, a investigação concluiu que a montadora chinesa teve responsabilidade direta pela vinda irregular dos 471 trabalhadores chineses ao Brasil, incluindo os 163 resgatados em condições análogas à de escravidão, para atuar nas obras de construção de sua unidade industrial.

Embora a BYD tenha apresentado contratos de prestação de serviços com outras empresas, os auditores-fiscais constataram que, na prática, os trabalhadores estavam subordinados diretamente à montadora. Ficou caracterizada a existência de relação de emprego, conforme os critérios do artigo 3º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os auditores-fiscais também identificaram indícios de fraude às autoridades migratórias brasileiras, promovida pela própria montadora, com o objetivo de viabilizar a entrada dos trabalhadores estrangeiros no país sem o devido registro e em desacordo com a legislação vigente.

Outro auto de infração de grande relevância lavrado durante a fiscalização trata da manutenção de trabalhadores em condições incompatíveis com as normas de proteção ao trabalho, abrangendo situações de trabalho forçado e de redução à condição análoga à escravidão.

Segundo a equipe de fiscalização, a constatação se deu com base na identificação de três elementos principais: trabalho forçado, condições degradantes e jornada exaustiva.

Condições degradantes

Os trabalhadores estavam submetidos a condições de vida e trabalho extremamente precárias. Dormiam em camas sem colchões e não dispunham de armários, sendo obrigados a manter seus pertences misturados a ferramentas de trabalho e alimentos, tanto crus quanto cozidos.

Em um dos alojamentos, havia apenas um banheiro disponível para cada 31 pessoas, o que os obrigava a acordar às 4h da manhã para se preparar para a jornada. As cozinhas funcionavam em ambientes insalubres, com alimentos armazenados próximos a materiais de construção. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Apenas um dos alojamentos contava com um refeitório improvisado, o que levava a maioria dos trabalhadores a fazer suas refeições nas próprias camas. A água consumida era retirada diretamente da torneira, sem qualquer tipo de tratamento.

Jornada exaustiva

A jornada de trabalho imposta era de, no mínimo, 10 horas diárias, sem a concessão regular de folgas. Um trabalhador acidentado relatou que está há 25 dias sem descanso. Durante a fiscalização, foram identificados diversos riscos à saúde e segurança, o que levou ao embargo de escavações profundas e à interdição parcial de um alojamento e de uma serra circular de bancada, devido à ausência de dispositivos de proteção.

Também foi constatada a restrição à liberdade de locomoção: os trabalhadores precisavam de autorização até mesmo para se deslocar ao mercado.

Em janeiro deste ano, a BYD fechou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), no valor de R$ 40 milhões.

Já o caso do cantor e empresário do ramo do agronegócio, Amado Batista teve o nome incluído pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), após fiscalizações de 2024. Ele foi autuado por condições análogas à escravidão, envolvendo 10 trabalhadores no Sítio Esperança e no Sítio Recanto da Mata, com 4 trabalhadores, com jornadas exaustivas e alojamentos precários.

De acordo com a assessoria do artista e empresário, após a fiscalização do MTE em 2024, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), e as obrigações trabalhistas já foram quitadas.

Acidente deixa 4 mortos da mesma família em Sergipe

Uma colisão grave entre dois caminhões e dois carros de passeio resultou na morte de quatro pessoas da mesma família na manhã de segunda-feira (6), no município de Japaratuba.

Acidente deixa 4 mortos da mesma família em Sergipe
CBMSE

O acidente ocorreu na Rodovia Estadual Reinaldo Moura, nas proximidades do povoado Sapucaia. Entre as vítimas fatais, que ficaram presas às ferragens, estava uma bebê de apenas três meses de vida.

O Quartel do Corpo de Bombeiros de Nossa Senhora do Socorro foi acionado para o isolamento da área e o resgate das vítimas. Segundo a tenente Mirian Oliveira, a equipe precisou utilizar técnicas de resgate veicular, como o rebatimento de painel, para realizar o desencarceramento dos corpos.

O óbito das quatro vítimas — dois homens e duas mulheres (incluindo a recém-nascida) — foi constatado no local pelo médico da Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU.

Mobilização das equipes

A operação mobilizou diversos órgãos de segurança e salvamento. O Corpo de Bombeiros enviou guarnições e viaturas especializadas do tipo Auto Busca e Salvamento (ABS) e Auto Bomba Tanque (ABT).

Acidente deixa 4 mortos da mesma família em Sergipe
CBMSE

Além dos bombeiros, atuaram na ocorrência equipes do SAMU, da Polícia Militar e o Instituto Médico Legal (IML), que realizou a remoção dos corpos. As causas que levaram à colisão envolvendo a caçamba, o caminhão e os veículos de passeio ainda serão apuradas.


NE Notícias, com informações do CBMSE