Bombeiros controlam incêndio em provedor de internet na Atalaia
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (14), equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foram acionadas para conter um incêndio em uma loja de provedor de internet localizada em uma galeria no bairro Atalaia.
CBMSE
A ocorrência foi registrada por volta das 4h50 e exigiu a intervenção direta dos militares, que precisaram arrombar as portas do comércio fechado para evitar que o fogo se alastrasse para os demais estabelecimentos do local.
“Quando chegamos ao local havia muita fumaça. Como era cedo, o estabelecimento ainda estava fechado, e precisamos realizar o procedimento de arrombamento de porta duas vezes, uma para acesso à loja e outra para o compartimento onde estava concentrado o incêndio. Realizamos o combate às chamas, evitando que se propagasse para o outro compartimento onde havia racks de provedores de internet, bem como os estabelecimentos vizinhos”.
tenente Vitor Carvalho, que comandou o atendimento
CBMSE
Investigação das causas
Foram encaminhadas para o local da ocorrência guarnições dos quartéis Central e da Orla da Atalaia. “O local ficou isolado e o responsável pelo comércio foi orientado sobre os procedimentos para solicitação de perícia visando a identificação da causa do incêndio, com prazo de 30 dias para conclusão do laudo”, concluiu o tenente.
Com informações do CBMSE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Sergipe segue em alerta com previsão de acumulado de chuva
Moradores do litoral e do agreste de Sergipe devem ficar atentos até às 23:59 desta terça-feira, 14 de abril. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac) emitiu um alerta para chuvas de intensidade fraca a moderada que podem acumular mais de 50 milímetros nessas regiões, acompanhadas de ventos constantes e aumento da umidade.
Laredo
De acordo com a análise meteorológica da equipe técnica da Semac, a presença de nuvens sobre o território sergipano está associada à atuação de um cavado (um prolongamento de um sistema de baixa pressão atmosférica) localizado sobre o oceano Atlântico.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Somado a isso, o escoamento de ventos sudeste vindos do oceano favorece o aumento da nebulosidade em todo o estado. Na capital, Aracaju, e em diversos pontos do interior, já houve registro de chuvas na manhã de hoje.
Previsão por região e temperaturas
No litoral, agreste e sertão, a possibilidade é de céu parcialmente nublado durante o período. Confira as variações térmicas previstas:
Litoral: entre 23°C e 28°C;
Agreste: entre 20°C e 29°C;
Sertão: entre 22°C e 32°C.
Os ventos devem soprar com intensidade moderada durante o dia, perdendo força apenas na madrugada.
A Semac reforça a importância de atenção redobrada, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos ou deslizamentos.
A recomendação é que a população acompanhe os boletins oficiais e siga as diretrizes da Defesa Civil. A Gerência de Meteorologia segue monitorando o tempo e pode emitir novas atualizações a qualquer momento.
Veja previsão atualizada do Climatempo:
Climatempo NE Notícias, com informações da SEMAC
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
STF barra ICMS extra em Sergipe
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu de forma unânime que o estado de Sergipe está proibido de cobrar o imposto adicional (ICMS) sobre serviços de internet e telefonia.
Divulgação
A taxa, que era repassada ao fundo estadual de combate à pobreza, deixará de ser exigida a partir de 1º de janeiro de 2027.
O entendimento da Corte é que as telecomunicações são serviços essenciais para a população e, por isso, não podem sofrer a mesma tributação aplicada a produtos considerados supérfluos.
Veja na íntegra o posicionamento da Suprema Corte:
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o adicional de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) sobre serviços de telecomunicações destinado ao Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza de Sergipe (FECEP/SE) não poderá ser cobrado a partir de 1º de janeiro de 2027.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7816, relatada pelo ministro Cristiano Zanin, em sessão virtual encerrada em 8/4.
Segundo o relator, a lei estadual que instituiu o adicional era constitucional no momento de sua edição, pois seguia a autorização prevista no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que permite a incidência sobre bens e serviços considerados supérfluos, sem vedação, à época, quanto aos serviços de telecomunicações.
No entanto, o ministro entendeu que a norma estadual teve a eficácia suspensa no ponto em que se tornou incompatível com a legislação federal.
A edição da Lei Complementar federal (LC) 194/2022 passou a classificar telecomunicações como serviços essenciais e indispensáveis, vedando a equiparação a bens supérfluos e a aplicação de alíquotas mais elevadas de ICMS.
Zanin destacou que a superveniência da lei complementar não torna a norma estadual inconstitucional desde a origem, mas apenas afasta sua aplicação futura, conforme previsto na Constituição Federal.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Modulação dos efeitos
Para preservar a segurança jurídica e evitar impacto imediato nas contas públicas, o Plenário modulou os efeitos da decisão, fixando o início da vedação da cobrança para janeiro de 2027. Também foram resguardadas as ações judiciais e os processos administrativos em curso sobre a matéria.
O entendimento segue precedentes do STF em casos semelhantes envolvendo outros estados, nos quais a Corte reconheceu que a definição de essencialidade pela legislação federal impede a incidência do adicional de ICMS sobre serviços de telecomunicações.
Com informações de Jéssica Vasconcelos, STF
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Operação prende 21 por tráfico e lavagem em Sergipe
A Polícia Civil de Sergipe deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação Pergaminho para desmantelar uma forte organização criminosa que atuava com tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro.
SSPSE
A força-tarefa cumpriu 70 ordens judiciais, tanto em Sergipe quanto em outros estados, atingindo desde a liderança da quadrilha até profissionais que ajudavam a acobertar os crimes.
A ação, coordenada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), resultou no bloqueio de bens e na apreensão de material probatório.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As equipes já retornaram ao ponto central da operação, com todos os alvos localizados e mandados de prisão cumpridos.
Durante as buscas, a polícia apreendeu celulares, notebooks, dinheiro em espécie, veículos de luxo, armas de fogo e munições. Também foram realizados bloqueios de contas bancárias e imóveis ligados aos suspeitos.
De acordo com o diretor do Cope, Dermival Eloi, o foco principal foi neutralizar o grupo criminoso que tinha base no conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, mas que já estendia seus braços por toda a região metropolitana, interior sergipano e outras partes do Brasil.
Fuga de liderança
As apurações tiveram início em 12 de dezembro de 2024, quando o líder do grupo ainda estava no sistema prisional sergipano. “No dia 16 de dezembro, ele rompeu a tornozeleira eletrônica e empreendeu fuga, mesmo estando em prisão domiciliar para tratamento de saúde. A partir disso, percebemos o forte poder operacional e logístico da organização criminosa”, explicou o delegado (vídeo mais abaixo.
A fuga movimentou a segurança de diversos estados. “Ele passou por Sergipe, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até ser recapturado no Paraná, a poucos quilômetros da fronteira com o Paraguai, após intenso trabalho de inteligência”, acrescentou Eloi. Hoje, o sujeito segue no sistema penitenciário federal.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao longo do trabalho policial, que durou mais de um ano, foram feitos levantamentos de campo, análises de cartórios e medidas cautelares autorizadas pela 2ª Vara Criminal de Aracaju. A força-tarefa contou ainda com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco).
“Conseguimos identificar 21 integrantes da organização criminosa e cumprir 70 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão, buscas e apreensões de bens, valores e veículos”, detalhou o diretor do Cope.
Médico, advogada e policial
O inquérito revelou uma estrutura altamente organizada e dividida. “Foi possível delinear todo o organograma da organização, com divisão de tarefas entre núcleo de liderança, financeiro, logístico, comunicação e até mesmo apoio externo”, pontuou o delegado.
SSPSE|Divulgação
O que chamou a atenção da polícia foi a participação de profissionais liberais no esquema. “Havia um núcleo com advogada, médico e fisioterapeuta, que fraudavam documentos e laudos para beneficiar integrantes do grupo com medidas judiciais, como prisão domiciliar”, revelou.
Além disso, foi constatada a participação de um agente de segurança.
“Identificamos um policial civil que fornecia informações sigilosas e chegou a organizar escoltas para o líder da organização enquanto ele ainda estava em Sergipe”, afirmou Dermival Eloi.
As identidades dos envolvidos não foram divulgadas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
De acordo com o dossiê da operação, a principal fonte de renda do grupo era o comércio de drogas, que resultava em homicídios e na necessidade de lavar o dinheiro ilícito. O líder assumiu o comando da facção após a morte de seus irmãos em confrontos com a polícia em Sergipe e na Bahia.
As prisões e buscas ocorreram nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Areia Branca e Tobias Barreto (em Sergipe); Salvador, Santo Antônio de Jesus e Irecê (na Bahia); e Catanduvas (no Paraná).
A Operação Pergaminho integra a Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), ligada ao Ministério da Justiça.
Veja as imagens da operação:
Imagens da Polícia Civil NE Notícias, com informações da SSPSE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
PF investiga desvio de R$ 1 milhão em obra de Sergipe
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (14) uma ação para combater o desvio de verbas públicas destinadas à reforma e ampliação de um colégio estadual em Sergipe.
PF em Sergipe
Batizada de Operação Warren, a ofensiva mirou um grupo criminoso suspeito de causar um prejuízo superior a R$ 1 milhão aos cofres federais.
A investigação teve início a partir de uma auditoria técnica realizada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP). O órgão identificou divergências claras entre os valores que já haviam sido pagos e o avanço real da obra.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo as investigações, o grupo fraudava medições e documentos para simular a execução de serviços que não ocorriam na prática. Com a liberação dos pagamentos indevidos, os recursos eram transferidos para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao esquema para ocultar a sua origem ilícita.
Alvos
Para desarticular a quadrilha, a ação mobilizou 16 policiais federais para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Aracaju.
Celulares apreendidos durante operação|Polícia Federal
O esquema contava com a participação de empresários, um servidor público responsável pela fiscalização da obra e “laranjas” (interpostos) utilizados apenas para a movimentação financeira. A PF não revelou a identidade dos envolvidos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, desvio de recursos públicos, fraude na execução de contrato administrativo, corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
NE Notícias, com informações da PF
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Sergipana, formada pela UNIT, presidente do INSS
A sergipana Ana Cristina Viana Silveira foi nomeada como nova presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O anúncio foi feito pelo presidente Lula após a exoneração de Gilberto Waller do cargo.
MPS|Divulgação
Formada em Direito pela Universidade Tiradentes, Ana Cristina construiu toda a sua trajetória profissional dentro do INSS, onde ingressou em 2003 como analista do seguro social. Desde então, acumulou experiências em diversas áreas estratégicas da autarquia.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Antes de assumir a presidência, ela ocupava o cargo de secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social. Ao longo da carreira, também presidiu o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) por quase três anos, período em que se destacou por dobrar a capacidade de análise de recursos.
Com atuação em Aracaju, a nova presidente exerceu funções de gestão importantes, como a gerência da Agência da Previdência Social voltada ao atendimento de demandas judiciais, além de ter atuado na substituição do gerente-executivo do INSS em Sergipe.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Justiça Federal nega ordem para destruir igreja em Sergipe
A Justiça Federal em Sergipe (JFSE) negou, nesta segunda-feira (13), que tenha determinado a destruição da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Praia do Saco, em Estância.
Aristeu Barbosa|Divulgação
Em nota, o órgão esclareceu que a sentença estabelece a desmontagem técnica e a reconstrução do templo em um local seguro, visando protegê-lo da erosão costeira e do avanço do mar.
O posicionamento ocorre após forte repercussão negativa e um protesto realizado pela comunidade local no domingo (12).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os moradores ressaltam que foram pegos de surpresa pela sentença e questionam a medida, alegando que a “capelinha” passou por reformas recentes com autorização judicial.
A Justiça argumenta que a igreja não é tombada pela União, pelo Estado ou pelo Município. Além disso, a instituição afirma que não há provas técnicas de que a construção atual date do século XVI (1575), como defende a tradição local.
Diante do risco geológico, a decisão optou por um procedimento especializado para documentar e mover a estrutura para uma área protegida.
Estado vai recorrer
A Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE) confirmou que vai recorrer da decisão. O governo estadual busca manter a igreja no local atual e informou que já formalizou um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para adotar medidas estruturantes na gestão da área.
O documento aguarda homologação para ser colocado em prática.
NE Notícias, com informações do G1
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Aracaju inicia varrição mecanizada na limpeza urbana
A Prefeitura de Aracaju iniciou a operação de equipamentos de varrição mecanizada na limpeza urbana da capital. A novidade já está em funcionamento e integra as melhorias previstas no novo contrato do município com o consórcio Nova Aracaju, formado pelas empresas Torre e RAMAC.
Emsurb|Divulgação
Nesta primeira fase, a tecnologia está sendo utilizada na limpeza do Parque da Sementeira. A máquina é equipada com quatro baterias recarregáveis, o que garante uma autonomia de seis horas contínuas de trabalho.
O equipamento automatizado funciona com um sistema de escovas rotativas e sucção, recolhendo resíduos sólidos das vias.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A prefeitura planeja expandir o serviço para outros pontos de grande circulação. Embora ainda não haja um prazo definido, o modelo será levado para a Orla da Atalaia, os calçadões do Centro e a região da Praia Formosa.
Gari
A gestão municipal ressalta que as máquinas não substituem o método manual de varrição, mas chegam para complementar o serviço diário. O objetivo é direcionar os profissionais para áreas que exigem mais cuidado.
Segundo Lauro Maia, assessor técnico da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o novo método alcança partículas menores de sujeira e ajuda a reduzir a poeira nas ruas, gerando impactos positivos diretos na saúde pública.
“Evidentemente, há um ganho operacional, porque é possível otimizar equipes, direcionando os trabalhadores da varrição manual para áreas mais sensíveis, como praças, calçadas, feiras e locais de difícil acesso. A mecanização vem para somar esforços, sem abrir mão da importância do trabalho humano”, explicou o assessor.
O que você achou da novidade? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
NE Notícias, com informações da PMA
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Bomba em Canindé: pai de vereadora se alia ao “algoz” da própria filha e revolta eleitores
O cenário político de Canindé de São Francisco acaba de ser sacudido por uma articulação que muitos já classificam como escandalosa, incoerente e revoltante.
Binha do Queijo, pai da vereadora Bianca Carvalho, foi flagrado em clima de amizade, sorrisos e possíveis acordos com ninguém menos que Kaká Andrade, o mesmo que ficou marcado como um dos principais responsáveis pela cassação do mandato da própria filha. Sim, o mesmo.
Reprodução
A cena gerou indignação imediata e uma enxurrada de questionamentos: até onde vai o jogo político? Vale tudo por poder? Até se aliar a quem “derrubou” sua própria filha?
Para boa parte da população, isso ultrapassa qualquer limite de coerência. É visto como um verdadeiro ato de traição política e moral.
E a polêmica ganha ainda mais força quando se relembra um detalhe importante dos bastidores. Na época da cassação, o atual prefeito Machadinho Barbosa teria atuado diretamente na defesa da vereadora, mobilizando esforços e até advogados para reverter a situação e garantir justiça.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Diante disso, cresce o sentimento de revolta entre eleitores. Um apoiador, indignado, resumiu o clima nas ruas: “Isso é muita ingratidão com Machadinho Barbosa. Ele lutou pela vereadora, correu atrás, colocou advogados… e agora o próprio pai dela se alia a quem foi contra ela?!”
A declaração ecoa o sentimento de parte da população, que vê na atual movimentação um desrespeito não apenas político, mas também pessoal.
Kaká Andrade, antes tratado como adversário direto e símbolo de um dos momentos mais duros da trajetória da vereadora, agora surge como aliado em articulações que levantam suspeitas e revoltam o eleitorado.
E o silêncio continua incomodando. Onde está o posicionamento da vereadora diante disso? Ela concorda com essa aliança? Foi consultada ou está sendo engolida por decisões de bastidores?
Nos bastidores, o que se comenta é ainda mais preocupante. Acordos estariam sendo tratados longe dos olhos da população, como se política fosse assunto de mesa de bar e não uma responsabilidade pública. Enquanto isso, o eleitor observa cada detalhe.
Uma coisa é certa: o povo pode até perdoar… mas dificilmente esquece. Canindé vive um momento de tensão política e essa história ainda promete muitos desdobramentos.
Por Artur Mendonça
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.
ICE prende o ex-deputado Alexandre Ramagem nos EUA
O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi preso nesta segunda-feira (13) pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). A prisão foi confirmada pela Polícia Federal.