Botafogo ganha do Juventude

Na estreia do uniforme IV, o Botafogo venceu o Juventude por 2 a 0, neste sábado (5), com gols marcados por Igor Jesus e Mateo Ponte, no Estádio Nilton Santos, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Glorioso chegou aos quatro pontos na competição.

Agora, a equipe comandada por Renato Paiva vira a chave para a Libertadores. O próximo compromisso é na terça-feira (8), às 19h (de Brasília), contra o Carabobo-VEN, em casa, pela 2ª rodada da fase de grupos.

FICHA DO JOGO:

Data/horário: 05/04/2025 (sábado), às 21h

Local: Estádio Nilton Santos

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)

Assistente 1: Neuza Inês Back (SP)

Assistente 2: Bruno César Chaves Vieira (PE)

VAR: Diego Pombo Lopez (BA)

Amarelos: Barboza e Gregore (BOTAFOGO); Batalla, Giraldo e Adriano Martins (Juventude)

Vermelhos: –

Gols: Igor Jesus (24’/1ºT) e Mateo Ponte (17’/2ºT) (BOTAFOGO); (Juventude)

BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair, Barboza e Cuiabano (Alex Telles); Gregore (Newton), Marlon Freitas, Patrick de Paula (Santiago Rodríguez) e Savarino; Artur e Igor Jesus (Mastriani). Técnico: Renato Paiva

Juventude: Marcão; Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Alan Ruschel; Giraldo (Nenê), Jadson e Luis Mandaca (Emerson Galeco); Batalla (Giovanny), Petterson (Garcez) e Gabriel Taliari (Matheus Babi). Técnico: Fábio Matias

Emsurb repudia ato contra jornalistas

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) repudia veementemente qualquer forma de intimidação ou desrespeito à atividade jornalística. Deste modo, assim que tomou conhecimento do episódio ocorrido nesta quinta-feira (4), envolvendo os repórteres Anderson Barbosa e Marcos Andrade (ambos da TV Sergipe) e fiscais da empresa, durante o exercício da atividade profissional dos comunicadores, reuniu a coordenação das equipes de fiscalização no sentido de averiguar o ocorrido.

A direção de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb entrou em contato com um dos jornalistas e se colocou à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários reforçando o respeito mútuo entre servidores públicos e profissionais da comunicação.

Os fiscais envolvidos serão convocados para uma reunião de esclarecimento e as devidas providências serão adotadas com responsabilidade e transparência.

A Emsurb reafirma seu compromisso com o interesse público, a ética no serviço municipal e o diálogo respeitoso com toda a sociedade — especialmente com a imprensa, parceira essencial na construção de uma Aracaju mais justa, democrática e bem informada.

Por Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb


Entenda

Os fiscais da Empresa de Serviços Urbanos de Aracaju cercaram a equipe de reportagem e exigiram que algumas palavras fossem citadas durante o trabalho jornalístico. A atitude atrapalhou e constrangeu os profissionais da TV Sergipe, numa clara tentativa de cerceamento às atividades jornalísticas.

Aracaju convoca mais de 200 profissionais da Saúde aprovados no PSS 2023

Como parte do fortalecimento da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Aracaju publicou, na noite da última sexta-feira (4), no Diário Oficial do Município, a convocação de 255 profissionais aprovados no Processo Seletivo Público Simplificado (PSS) 2023. O objetivo é ampliar e qualificar o atendimento prestado à população nas unidades de saúde da capital.

Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju
Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ⏐ AAN

Foram convocados 53 enfermeiros, 97 técnicos de enfermagem, 17 farmacêuticos, 9 cirurgiões-dentistas, 4 auxiliares de saúde bucal, 10 profissionais de Educação Física, 2 fisioterapeutas, 1 terapeuta ocupacional, 4 fonoaudiólogos, 1 psicólogo, 1 oficineiro, 6 profissionais de Redução de Danos, 1 nutricionista e 49 atendentes de estabelecimentos de saúde.

Os candidatos convocados devem comparecer à inspeção de saúde, que será realizada de 7 a 10 de abril de 2025, no Centro Médico do Trabalhador, situado na Rua Bahia, nº 1429, bairro Siqueira Campos. Durante essa etapa, serão feitos a avaliação clínica e os exames laboratoriais: HBSAG, ANTIHBSAG e ANTIHCV.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O não comparecimento dentro do prazo implicará na eliminação do candidato, conforme previsto no edital nº 01/2023.

A entrega da documentação deverá ser feita de 22 a 24 de abril de 2025, por meio da plataforma ajuinteligente.aracaju.se.gov.br, buscando pelo item CONVOCAÇÃO SMS EDITAL Nº 32/2025. A convocação faz parte do cronograma de execução do PSS 2023 e tem como finalidade suprir necessidades identificadas na rede municipal de saúde.

Os profissionais irão atuar em unidades básicas, especializadas e em serviços de atenção específica, conforme a demanda da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A medida visa assegurar a continuidade dos serviços e atender à população com maior eficiência e cobertura.

Mulher morre. PM da Reserva assume os disparos

Uma mulher morreu e duas pessoas ficaram feridas durante uma confusão que aconteceu na Rua Mato Grosso, no Bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e ao chegar ao local informou que encontrou um homem e uma mulher feridos, amparados por outras pessoas.

A PM informou ainda que a mulher morreu no local e o corpo dela foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). Outras duas pessoas ficaram feridas. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

Um militar da reserva se apresentou espontaneamente na Central de Flagrantes, onde registrou um boletim de ocorrência relatando o caso. Após registrar o boletim, ele foi liberado.

O caso será investigado pelo DHPP, que já deu início às diligências para apurar todas as circunstâncias do fato. Testemunhas estão sendo ouvidas e demais elementos probatórios serão reunidos no inquérito policial em andamento.

Concurso do Ibama será aplicado neste domingo em Aracaju

As provas objetivas e a prova discursiva do concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) serão aplicadas neste domingo (6) nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. A banca organizadora é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).ebcebc

Agente do Ibama
Equipe do Ibama durante derramamento de óleo em 2016 – Superintendência do Ibama em Sergipe / Arquivo

Os candidatos concorrem a dois cargos – analista ambiental e analista administrativo. As provas serão à tarde, no horário oficial de Brasília:

  • 12h – abertura dos portões;
  • 13h – fechamento dos portões;
  • 13h30 – início das provas;
  • tempo de aplicação da prova: 4 horas e 30 minutos.

A consulta do local das provas objetivas e discursiva pode ser feita no site do Cebraspe, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

Orientações

O Cebraspe orienta o candidato a verificar o local de prova com antecedência para evitar imprevistos no dia da prova.

O candidato deverá comparecer ao exame com o documento de identidade original, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e o comprovante de inscrição.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Não são considerados documentos de identidade para entrar na sala de aplicação das provas: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante e carteiras funcionais sem valor de identidade.

Outra recomendação é que o candidato não leve nenhum dos seguintes objetos para sala onde fará as provas, sob pena de ser eliminado do concurso:

  • Aparelhos eletrônicos: celulares, tablets, relógios, fones de ouvido, calculadoras;
  • Materiais de escrita: lápis, lapiseira, borracha, marca-texto;
  • Acessórios: chapéus, bonés, gorros, óculos escuros, protetor auricular;
  • Recipientes não transparentes: garrafas de água, embalagens de alimentos;
  • Armas brancas: facas, tesouras, canivetes.

Provas

As provas objetivas do concurso do Ibama são eliminatórias e classificatórias, valendo 120 pontos, distribuídos em 120 questões entre conhecimentos básicos e específicoscomo descrito no edital.

No modelo de provas do Cebraspe, cada questão tem apenas duas opções de resposta: certo (C) ou errado (E).

Se o candidato acertar, marca um ponto e cada erro resulta na perda de um ponto. Caso o candidato marque as duas alternativas ou deixe a questão em branco, a pontuação é nula.

A prova de redação do Ibama deve ter até 30 linhas com tema relacionado aos conhecimentos do cargo de inscrição. A prova discursiva vale até 20 pontos.

Concurso

Ao todo, o processo seletivo oferece 460 vagas para cargos de nível superior, sendo 330 para analista ambiental da carreira de especialista em meio ambiente e outras 130 vagas para analista administrativo, distribuídas para as 27 unidades da federação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 9.994,60 para todos os cargos. Há a possibilidade de receber gratificação de qualificação para curso de especialização (R$ 464), mestrado (R$ 922) ou doutorado (R$ 1.387).

O candidato aprovado poderá ser lotado em qualquer unidade do Ibama, dentro da unidade da federação onde concorreu à vaga, a critério do instituto. 

“A classificação obtida pelo candidato aprovado no concurso não gera para si o direito de escolher a unidade de seu exercício”, detalha o edital.

Nos primeiros 36 meses a partir da entrada no cargo, o candidato não poderá ser removido, a menos que por interesse da administração do Ibama.

André chama Edvaldo de “covarde” e diz que ex-prefeito planta “mentiras”

Durante mais uma edição do programa “Sergipe é Aqui”, promovido pelo Governo do Estado, desta vez no município de São Domingos, o ex-deputado federal André Moura confirmou publicamente sua pré-candidatura ao Senado Federal.

A declaração foi dada em entrevista a veículos de imprensa locais, onde ele oficializou sua posição dentro do agrupamento político liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD).

André chama Edvaldo de "covarde" e diz que ex-prefeito planta "mentiras"
@radialistacleomenezes|Instagram

Segundo André, sua decisão foi amadurecida após conversas com o grupo político e com o próprio governador.

“Sentamos com o governador Fábio, e ele reconheceu o potencial que nós temos e o quanto é importante termos novamente um mandato no Congresso Nacional. Fábio já havia dito que eu era o candidato dele ao Senado, e só faltava o meu ‘sim’. Então, conversando com nosso agrupamento e com amigos, definimos nossa pré-candidatura ao Senado”, declarou.

Cutucadas e alfinetadas

Quando questionado sobre a possibilidade de Alessandro Vieira ser o segundo nome do agrupamento para o Senado, André não economizou na ironia:

“Estamos aqui para falar de coisas boas como o ‘Sergipe é Aqui’, em São Domingos. Não é hora de falar de coisa ruim”, disparou, em claro recado ao senador sergipano.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

André também foi questionado sobre a chance de caminhar politicamente ao lado do ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e respondeu com firmeza [assista ao final desta matéria]:

Eu só caminho ao lado de gente de bem. Todos sabem que, quando estive como deputado e líder do governo, fiz gestos importantes por Aracaju. Na época, o prefeito era Edvaldo Nogueira, e fomos responsáveis por levar um grande volume de recursos para a capital. O próprio Edvaldo reconheceu que, se não fossem essas emendas, ele não teria conseguido realizar as obras do seu primeiro mandato.”

Edvaldo Nogueira e André Moura
Marco Vieira / Arquivo PMA

Apesar disso, Moura fez questão de frisar que o comportamento recente de Edvaldo rompeu a relação de confiança:

“A minha posição é firme, mesmo com o embate sendo duro, e às vezes até covarde da parte dele, plantando fake news, mentiras… algo que é bem característico dele.”

André Moura

Rumo ao Senado

Com a confirmação, André Moura entra oficialmente na corrida pelo Senado em 2026, representando o bloco governista e prometendo resgatar a força de Sergipe no Congresso Nacional. A movimentação já começa a mexer com o tabuleiro político do estado, principalmente por envolver figuras como Edvaldo Nogueira e Alessandro Vieira — alvos diretos das críticas do ex-deputado.

A pré-candidatura de André reforça ainda mais a estratégia do grupo liderado por Fábio Mitidieri de unir nomes de peso para as disputas eleitorais que se aproximam.

VÍDEOVeja as declarações de André:

Dólar tem maior alta em 2 anos

Em um dia agitado em todo o mercado financeiro global, o dólar teve a maior alta diária em pouco mais de dois anos e superou os R$ 5,80, após a China anunciar uma retaliação ao tarifaço do governo de Donald Trump. A bolsa de valores caiu quase 3% e teve o maior recuo em um dia desde dezembro do ano passado.ebcebc

Dólar Americano
Imagem de Gerd Altmann|Pixabay

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (4) vendido a R$ 5,836, com alta de R$ 0,207 (+3,68%). Na máxima da sessão, por volta das 16h20, a cotação chegou a R$ 5,84.

A moeda norte-americana está no maior valor desde 10 de março, quando tinha fechado a R$ 5,85. Essa foi a maior alta diária do dólar desde 10 de novembro de 2022, quando a divisa tinha subido 4,1% em apenas um dia.

O dia também foi turbulento no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 127.256 pontos, com recuo de 2,96%. No menor nível desde 14 de maio, o indicador teve o maior recuo diário desde 18 de dezembro. A bolsa acompanhou o mercado financeiro global.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, as bolsas tiveram a pior semana desde março de 2020, início da pandemia de covid-19.

Os países emergentes que tinham sido poupados da instabilidade no mercado financeiro global na quinta-feira (3) acompanharam o mercado global e tiveram forte turbulência na sexta-feira. O anúncio de que a China retaliará os Estados Unidos com sobretaxas de 34% desencadeou o receio de uma recessão em escala planetária.

Outros dois fatores afetaram fortemente os países emergentes. O primeiro foi a divulgação de que a economia norte-americana criou 228 mil postos de trabalho em março. Apesar de a estatística ainda não refletir os temores de contração na economia norte-americana, o número veio acima das expectativas e mostra que o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) pode adiar o corte de juros da maior economia do planeta.

A queda no preço internacional do petróleo também atingiu os países produtores de commodities (bens primários com cotação internacional). O barril do tipo Brent, usado nas negociações internacionais, fechou em US$ 64, o nível mais baixo desde 2021. Novamente, houve temor de que a demanda nos Estados Unidos caia após o tarifaço de Trump.


Com informações da Reuters

Polícia Federal incinera drogas em Sergipe

Na manhã desta sexta-feira (4), a Polícia Federal em Sergipe incinerou cerca de 1,4 tonelada de entorpecentes apreendidos durante operações e flagrantes realizados pela instituição no estado.

PF incinera mais de 1,4 tonelada de drogas em Sergipe
Polícia Federal de Sergipe

O processo de destruição foi conduzido em uma indústria de cimento localizada no município de Laranjeiras/SE, onde fornos de alta temperatura foram utilizados para garantir a eliminação completa das substâncias ilícitas.

A incineração seguiu rigorosos protocolos de segurança e foi realizada com prévia autorização judicial.

A operação contou com a participação de representantes da Vigilância Sanitária, que acompanharam o procedimento para assegurar o cumprimento das normas aplicáveis.

VÍDEOPF divulgou imagens da ação:

LISTA: Anvisa proíbe suplementos com ora-pro-nóbis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, determina ainda o recolhimento dos produtos.

Sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
Anvisa

Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi adotada porque a planta, de nome científico Pereskia aculeata, não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares.

“Para um ingrediente específico ser autorizado como suplemento alimentar, é necessário que ele passe por uma avaliação de segurança e eficácia”, destacou a agência no comunicado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Isso significa que empresas interessadas em comercializar o produto devem comprovar, de forma científica, que ele é fonte de algum nutriente ou substância de relevância para o corpo humano.

“Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.”

A medida, segundo a Anvisa, não afeta o consumo ou a comercialização da planta fresca, que tem tradição de uso na alimentação, sobretudo nos estados de Goiás e Minas Gerais.

➥ Veja aqui a lista de todos os constituintes autorizados para suplementos alimentares.

VÍDEOAssista à reportagem da CNN Brasil:
CNN Brasil

RESULTADO FINAL: Estágio em Direito no TRT Sergipe

Um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa com o nome 'estágio'
NE Notícias

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo para estágio na área de Direito no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) divulgou nesta sexta-feira, 4/4, o resultado final do processo seletivo, realizado em 23 de março de 2025.

 Acesse aqui:

•  Gabarito Definitivo

 •  Resultado Final Ampla concorrência – Capital 

 •  Resultado Final Ampla concorrência – Varas do Trabalho do Interior

 •  Resultado Final Candidatos Autodeclarados Negros – Capital

 •  Resultado Final Candidatos Autodeclarados Negros – Varas do Trabalho do Interior

 •  Resultado Final Candidatos PCD – Capital 

 •  Resultado Final Candidatos PCD – Varas do Trabalho do Interior