Morre Manga, um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro

O futebol brasileiro se despede de um dos maiores nomes da sua história. Morreu nesta terça-feira (8), no Rio de Janeiro, Haílton Corrêa de Arruda, o eterno Manga, aos 87 anos. Ele enfrentava um câncer de próstata e estava internado na capital fluminense.

Morre Manga, um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro
Hailton Corrêa de Arruda, o Manga – Foto: Fundo Correio da Manhã|Acervo Arquivo Nacional

Natural do Recife, Manga foi um dos grandes goleiros do futebol mundial. Tornou-se ídolo no Botafogo, clube que defendeu entre 1959 e 1968, sendo peça-chave em duas eras douradas: os bicampeonatos cariocas de 1961/62 e 1967/68. Pela Seleção Brasileira, foi titular na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.

Inconfundível dentro de campo, Manga chamava atenção por jogar sem luvas, alegando que se sentia desconfortável. Seus dedos tortos eram consequência da própria profissão, e, para melhorar a aderência à bola, usava uma mistura de óleo e areia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O goleiro encerrou a carreira no Barcelona de Guayaquil, no Equador, em 1982, aos 45 anos. Curiosamente, o dia 26 de abril, data de seu nascimento, também é celebrado como o Dia do Goleiro — uma justa homenagem a quem tanto dignificou a posição.

Homenagem

Em nota, o Botafogo lamentou o falecimento do seu ídolo. “Manga foi um dos maiores goleiros da história do futebol mundial e defendeu nosso Glorioso de 1959 a 1968, tendo integrado dois dos maiores times da nossa história, os bicampeões cariocas de 61/62 e 67/68”, declarou o clube.

O presidente alvinegro, João Paulo de Magalhães Lins, ofereceu o salão nobre do Estádio de General Severiano para a realização do velório.

Maioria dos brasileiros defende prisão de Bolsonaro, aponta Datafolha

Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta terça-feira (8), revela que 52% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria ser preso pela suposta tentativa de golpe de Estado. Outros 42% são contrários à prisão, enquanto 7% não souberam opinar.

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Tânia Rêgo ⏐ Agência Brasil

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 pessoas com 16 anos ou mais, em 172 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Expectativa sobre eventual prisão divide opiniões

Embora a maioria defenda a prisão do ex-presidente, 52% dos entrevistados afirmam não acreditar que Bolsonaro será, de fato, preso. Outros 41% acham que sim, e 7% não souberam responder.

Percepções regionais e religiosas

A percepção sobre a prisão de Bolsonaro varia de acordo com a região do país. No Nordeste, 59% são favoráveis à detenção. No Sul, 49% acham que ele deve permanecer livre, e 46% são a favor da prisão. Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, houve empate técnico: 47% defendem a prisão e 45% são contra.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre os católicos, 55% apoiam a prisão e 39% se opõem. Entre evangélicos, a tendência se inverte: 54% são contrários à prisão e 38% são favoráveis.

Bolsonaro réu e as consequências legais

O ex-presidente Jair Bolsonaro tornou-se réu em março deste ano, acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cinco crimes relacionados à tentativa de golpe: organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. A soma das penas pode ultrapassar 30 anos de prisão. O julgamento ocorrerá no Supremo Tribunal Federal, provavelmente ainda este ano.

No último domingo (6), Bolsonaro participou de nova manifestação em São Paulo, pedindo anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. No entanto, segundo o Datafolha, 56% dos brasileiros são contra o perdão aos condenados; assista a seguir:

UOL

Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, Threads e no canal do WhatsApp.

“Ouvi vozes”: vândalo é indiciado por ataques a símbolos religiosos em Pirambu

Nesta segunda-feira, 7, a Delegacia de Pirambu divulgou que finalizou a investigação sobre os atos de vandalismoocorridos na madrugada da sexta-feira, 4, na cidade pirambuense. O responsável pelos crimes é um homem de 28 anos, que, encapuzadodestruiu imagens religiosas e danificou a estrutura de uma igreja no município.

Vândalo destrói imagens religiosas e diz que “ouviu vozes”
Redes sociais|Reprodução

O crime ocorreu durante a madrugada, por volta de 1h, momento em que o suspeito começou a quebrar a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, situada em uma praça local, utilizando um martelo. Em seguida, ele também depredou a Igreja Batista de Pirambu e danificou a estátua de uma Bíblia na entrada da cidade.

Além dos danos ao patrimônio, o investigado ameaçou a cunhada e danificou a sua motocicleta. A vítima procurou a delegacia e solicitou medidas protetivas, registrando o fato ocorrido.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O investigado foi interrogado pela Polícia Civil, acompanhado de seu advogado. Durante o depoimento, ele confessou os atos e alegou ter sido influenciado por “vozes”, que o teriam instigado a cometer os crimes.

inquérito policial foi concluído e o homem indiciado pelos crimes de dano simples, dano qualificado e ameaça.

Veja vídeo que foi postado nas redes sociais:

Dólar sobe para R$ 5,91

Em mais um dia turbulento no mercado internacional, o dólar fechou acima de R$ 5,90 e voltou aos valores de fevereiro. A bolsa de valores caiu pela terceira vez seguida e chegou ao menor nível em quase um mês, após as novas ameaças de Donald Trump à China.ebcebc

Dólar Americano
Valter Campanato|Agência Brasil

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (7) vendido a R$ 5,911, com alta de R$ 0,075 (+1,29%). A cotação chegou a cair perto do fim da manhã, quando surgiu uma fake news (notícia falsa) de que o governo de Donald Trump suspenderia por 90 dias a elevação de tarifas comerciais. No entanto, a moeda voltou a subir assim que a Casa Branca desmentiu a notícia.

A moeda norte-americana está no maior valor desde 28 de fevereiro, quando tinha fechado em R$ 5,916. O anúncio de Trump de que pretende impor uma tarifa adicional de 50% aos produtos chineses, caso o país asiático não reverta a sobretaxação de 34%, afetou o mercado global.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O mercado de ações também teve mais um dia de instabilidade. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 125.588 pontos, com queda de 1,31%. Por alguns minutos, o indicador subiu, motivado pela fake news do adiamento do tarifaço pelos Estados Unidos, mas caiu assim que a notícia foi oficialmente desmentida.

A bolsa brasileira está no menor nível desde 12 de março. O indicador acompanhou as bolsas norte-americanas, que também caíram, mas em menor intensidade que nas últimas sessões.

O índice Dow Jones (das empresas industriais) caiu 0,91%. O S&P 500 (das 500 maiores empresas) perdeu 0,23%. O índice Nasdaq (das empresas de tecnologia), o que mais recuou na semana passada, avançou 0,10%.

As bolsas norte-americanas tiveram desempenho melhor que as asiáticas e as europeias. Nesta segunda-feira, a bolsa de Hong Kong caiu 13,22%, e a de Tóquio, 7,83%. Na Europa, a bolsa de Frankfurt perdeu 4,13%, e a de Londres caiu 4,38%.


Com informações da Reuters

Mais um caso envolvendo PM em Sergipe; veja as imagens

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um policial militar, à paisana, agride uma mulher com um tapa no rosto no município de Telha, a 107 quilômetros de Aracaju. O caso foi registrado na noite de domingo (6).

Vídeo mostra policial agredindo mulher com tapa no rosto em Sergipe
Reprodução

As imagens [vídeo abaixo] mostram o policial, vestindo uma camisa azul, discutindo com pessoas após o fim de uma festa. Em certo momento, ele empurra uma das mulheres e, em seguida, caminha até a saída de veículos, onde agride verbalmente outra mulher e, de forma brusca, a atinge com um tapa forte no rosto.

Segundo relatos, o policial exigia que a mulher retirasse a moto que, segundo ele, estaria obstruindo a via. Ela rebateu, afirmando que o veículo do militar era o que estava atrapalhando a passagem. A discussão terminou com a agressão. A vítima registrou boletim de ocorrência.

A PM de Sergipe informou que o militar estava fora de serviço no momento da agressão. Um procedimento investigativo foi instaurado pela Corregedoria da corporação.

Outro caso sob apuração

Este episódio se soma à morte do jovem Wemisson Marcenas dos Santos Júnior, de 22 anos, durante uma abordagem policial em Japaratuba, no último sábado (6). De acordo com a PM, o jovem teria desobedecido a uma ordem de parada e avançado com a motocicleta contra os policiais, o que teria motivado a reação. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Diante da gravidade do caso, o governador determinou o afastamento dos agentes envolvidos até a conclusão da apuração pela Corregedoria.

São Cristóvão abre seleção para mais de 80 vagas educação

A Prefeitura de São Cristóvão iniciou nesta segunda-feira (7) as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) voltado à contratação temporária de profissionais da área da educação. São ofertadas mais de 80 vagas, além de cadastro reserva, para cargos como professor substituto, psicólogo escolar, assistente social, merendeiro e agente de portaria.

Professor em sala de aula
SEED / Arquivo

As inscrições seguem até o dia 11 de abril, e devem ser feitas exclusivamente pelo site da prefeitura (acesse aqui). O edital completo está disponível na mesma página.

A seleção será realizada em fase única, por meio de avaliação de títulos, de caráter classificatório. O processo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Os aprovados irão atuar em unidades de ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município, que atualmente lidera os indicadores educacionais do estado, como o IDEB e o Idese, nos anos iniciais.

Cronograma:

  • Inscrições: 07 a 11/04/2025
  • Resultado provisório: 25/04/2025
  • Recursos: 28 a 29/04/2025
  • Resultado final: 02/05/2025

Prefeitura de Socorro não renova contrato com a Torre

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro anunciou nesta segunda-feira (7) que não irá renovar o contrato com a empresa Torre Empreendimentos, responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana do município. Segundo a gestão, a decisão foi motivada por questões econômicas.

Gari limpando as ruas de Aracaju
Danillo França / Arquivo PMA

De acordo com nota divulgada pela administração municipal, a renovação do contrato, firmado por licitação em 2023, representaria um custo de R$ 64,9 milhões aos cofres públicos — valor considerado acima do praticado no mercado, conforme levantamento da prefeitura.

Mesmo com o encerramento do contrato, também nesta segunda, a prefeitura garantiu a continuidade dos serviços por meio de uma contratação emergencial, cujo processo foi iniciado no último dia 26 de março, com solicitações de orçamento enviadas em 2 de abril. A previsão é que o procedimento seja concluído ainda hoje.

A Secretaria de Serviços Urbanos do município afirma que o serviço de limpeza seguirá normalmente durante a transição.


Com informações da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro

PESQUISA DE PREÇOS: Semana Santa

Com a proximidade da Semana Santa, uma das datas mais aguardadas pelo comércio, os consumidores sergipanos intensificam as compras em busca dos produtos típicos para as celebrações, especialmente para o tradicional almoço de Páscoa.

Para assegurar a transparência nos preços e coibir práticas comerciais indevidas, o Procon Sergipe realizou, entre os dias 1º e 4 de abril, uma pesquisa em 12 supermercados da capital sergipana, com o intuito de orientar o público sobre os valores praticados durante esse período [veja mais abaixo].

Pesquisa de preços de itens da Semana Santa, do Procon Sergipe
Sejuc|Divulgação

Para os consumidores, a pesquisa reforça a importância do planejamento e da comparação de preços. O diretor do Procon/SE, Arthur Santana, destaca o objetivo da iniciativa:

“Nosso intuito é fornecer informações objetivas e atualizadas ao consumidor, especialmente em períodos em que há maior movimentação no comércio. Essa pesquisa ajuda a evitar abusos e garante que as famílias sergipanas possam fazer escolhas conscientes, economizando no orçamento e mantendo a qualidade dos produtos adquiridos”, ressalta.

Entre os produtos pesquisados estão peixes, camarões, vinhos, caixas de chocolate e ovos de Páscoa, itens tradicionalmente mais consumidos neste período. A variação de preços entre os estabelecimentos chega a ser significativa em alguns casos, demonstrando a importância da pesquisa antes da compra.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um dos destaques foi o Ovo de Páscoa Garoto Batom (204g), que apresentou a maior variação percentual entre os itens pesquisados (79%), com preços oscilando entre R$ 47,99 e R$ 85,90, uma diferença de R$ 37,91! Já a caixa de chocolates Lacta (250g) teve variação de 44,23%, custando entre R$ 11,78 e R$ 16,99.

Entre os vinhos, o Quinta do Morgado variou 52,67%, com valores entre R$ 13,69 e R$ 20,90. Já o Casillero del Diablo foi encontrado por valores entre R$ 57,99 e R$ 79,90, diferença de R$ 21,91, representando uma variação de 37,78%!

Pesquisa de preços de itens da Semana Santa, do Procon Sergipe
Sejuc|Divulgação

No grupo dos pescados, que tradicionalmente compõem a mesa dos sergipanos na Sexta-feira Santa, o peixe Tainha (1kg) teve variação de 8,73%, custando entre R$ 22,90 e R$ 24,90. O peixe Bacalhau (600g), outro item bastante procurado, apresentou uma variação de 26,70%, com preços entre R$ 47,90 e R$ 60,69.

O Procon/SE orienta que o consumidor esteja atento não apenas ao preço, mas também ao peso, marca e à validade dos produtos, principalmente chocolates e pescados, que exigem condições adequadas de armazenamento.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Canais de atendimento

O Procon Sergipe realiza atendimentos presenciais, de segunda a sexta-feira, na sede do órgão, em Aracaju, e nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceacs) do Shopping Riomar e Parque Shopping; e, também, nos Ceacs dos municípios de Lagarto, Itabaiana, Simão Dias e Estância. Além disso, os atendimentos estão disponíveis no site e por meio do telefone: (79) 3225-6047. Vale destacar que os serviços ofertados ao consumidor são gratuitos.

Para abrir uma reclamação contra a empresa, o consumidor precisa ter em mãos documento pessoal (RG e CPF), comprovante de residência e algum documento (e-mails, prints, protocolos, comprovantes de pagamento) que comprove a relação de consumo.

Prazo para parcelar débitos de ICMS em Sergipe é ampliado

Um decreto do Governo de Sergipe publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 7, amplia de 12 para 60 meses o prazo para os contribuintes que possuem débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)renegociarem os valores junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A medida busca estimular o processo de regularização fiscal e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias por parte das empresas e pessoas físicas.

Calculadora e dinheiro
Marcello Casal Jr| Agência Brasil

Decreto 1.084, de 4 de abril de 2025, promoveu alterações de alguns dispositivos do Decreto 30.213, de 19 de abril de 2016, que regulamenta o parcelamento de débitos do ICMS e dos decorrentes de compensações financeiras. A nova legislação, além de permitir que todos os tipos do imposto sejam negociados em condições mais favoráveis, estabelece que o prazo de 60 meses passa a ser permanente.

valor mínimo da parcela é R$ 355,80. A única exigência feita para ter acesso ao benefício é que o contribuinte não tenha mais de três parcelamentos em vigência junto à Sefaz.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A ideia é desburocratizar e oferecer mais condições para que os contribuintes possam regularizar suas pendências. Além de facilitar a recuperação de valores aos cofres públicos, essa medida busca permitir que os cidadãos não sejam penalizados pelo descumprimento da legislação tributária, o que gera mais dificuldade para o funcionamento dos seus negócios”, explica a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila.

Outra novidade trazida pelo decreto é em relação ao pagamento das parcelas quando o vencimento coincidir com feriado ou dia sem expediente bancário. A partir de agora, a quitação ficará prorrogada para o dia útil imediatamente seguinte.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO: Concurso do Crea-SE

Crea-SE intensifica Fiscalização na Zona de Expansão de Aracaju
Crea-SE|Divulgação

O Crea-SE segue com inscrições abertas para seu concurso público, oferecendo 8 vagas para cargos efetivos e formação de cadastro reserva. As oportunidades são para profissionais de nível médio e superior, com remuneração de até R$ 8.775,90.

A prova será aplicada em 4 de maio de 2025, em Aracaju (SE). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da banca organizadora [link abaixo], com taxas entre R$ 70,00 e R$ 140,00, conforme o cargo escolhido.

Acesse aqui o edital e faça sua inscrição!