Trump volta a aumentar taxa sobre a China

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que vai elevar a taxação das importações da China para 125%, com efeito imediato. Até então, a taxação adicional da China estava em 104%.ebcebc

“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou aumentando a tarifa cobrada da China pelos EUA para 125%. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ​​ou aceitáveis”, informou Trump em uma rede social.

President Trump Speaks at CPAC 2025
The White House

Por outro lado, Trump disse que vai reduzir a taxação de 75 países para 10% por 90 dias, enquanto negocia com os chefes de Estado e governo desses países.

“Com base no fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos EUA para negociar uma solução para os assuntos em discussão, e que esses países não retaliaram de forma alguma os EUA, por minha forte sugestão, autorizei uma PAUSA de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato”, completou o presidente estadunidense.

Guerra comercial

O atual governo dos Estados Unidos iniciou neste ano uma guerra de tarifas que se intensificou no último dia 2 de abril, quando Washington promoveu um tarifaço contra quase todos os parceiros comerciais. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A China retaliou e elevou as tarifas para produtos dos EUA para 84%. Ao mesmo tempo, argumenta que tem capacidade para transformar o tarifaço em oportunidade.  

“A decisão dos EUA de aumentar as tarifas sobre a China é um erro atrás do outro. Ela infringe seriamente os direitos e interesses legítimos da China, prejudica seriamente o sistema de comércio multilateral baseado em regras e tem um impacto severo na estabilidade da ordem econômica global. É um exemplo típico de unilateralismo, protecionismo e intimidação econômica”, afirmou, em nota, o Ministério de Finanças chinês.   

Para analistas consultados pela Agência Brasil, a guerra comercial busca reverter a perda de competitividade da economia estadunidenses nas últimas décadas, em especial, para países asiáticos.

Pedro relacionado pelo Flamengo

Após quase sete meses longe dos gramados, Pedro volta a ser relacionado pelo Flamengo. O atacante está entre os convocados pelo técnico Filipe Luís para o duelo desta noite, às 21h30, contra o Central Córdoba, pela Libertadores.

Retorno de Pedro ao Flamengo
Flamengo|Divulgação

Foram 221 dias de recuperação desde a lesão grave no joelho, ainda em treino com a Seleção Brasileira. Agora, o reencontro com a Nação Rubro-Negra será no palco ideal: o Maracanã.

“O atacante Pedro volta a ser relacionado para uma partida pelo Flamengo”, diz o clube, em nota.

Mesmo começando no banco de reservas, a noite promete ser especial.

O confronto será transmitido pela TV Globo (TV aberta, exceto para São Paulo, Goiás, Tocantins, Paraná e Rio Grande do Sul) e Paramount+ (streaming).

UOL

Com mandado de prisão na Bahia, morre em confronto em Socorro

Uma operação conjunta entre as Polícias Civis de Sergipe e da Bahia resultou na localização de um homem investigado por um latrocínio ocorrido no dia 12 de janeiro deste ano, na região da Jaqueira do Carneiro, em Salvador (BA). A ação, intitulada Última Rota, foi realizada nesta quarta-feira (9), no conjunto Albano Franco, em Nossa Senhora do Socorro.

Viatura do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) de Sergipe
SSP / Divulgação

A operação foi coordenada por equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), da Polícia Civil de Sergipe, além do Departamento Especializado de Investigação Criminal (Deic), por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), da Polícia Civil da Bahia.

De acordo com os policiais, o crime ocorreu quando a vítima, uma mulher de 23 anos, trafegava de motocicleta com o namorado e foi atingida por um disparo de arma de fogo no peito, durante uma tentativa de roubo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O suspeito estava com mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça baiana. No momento do cumprimento da decisão judicial, ele reagiu à abordagem policial e entrou em confronto com as equipes. O investigado foi atingido, socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Durante a ação policial, foi apreendido um revólver calibre .38, municiado com seis cartuchos.

De acordo com as investigações, o outro envolvido no crime foi preso em flagrante no dia 24 de fevereiro deste ano, pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

A Polícia Civil reforça que informações sobre crimes e suspeitos podem ser repassadas através do Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Capacitação gratuita abre 749 vagas para jovens em Sergipe

Jovens sergipanos entre 16 e 25 anos têm oportunidade única de qualificação gratuita com o Coletivo Online, plataforma criada pelo Instituto Coca-Cola em parceria com a Solar Coca-Cola. 

São 749 vagas exclusivas para o estado, com aulas 100% digitais, abordando temas como planejamento de carreira, educação financeira, elaboração de currículo e preparação para entrevistas.

Capacitação gratuita abre 749 vagas para jovens em Sergipe
Coletivo Online|Divulgação

Ao final do curso, os participantes ganham certificado e passam a integrar o banco de talentos da comunidade Coletivo, que conecta jovens com vagas de emprego na região onde vivem.

Faça sua inscrição agora, pelo site [acesse aqui]. 

Não perca essa chance de entrar no mercado de trabalho com mais preparo e visibilidade!

VÍDEOSaiba mais como funciona o coletivo online Coca-Cola:

Solar Coca-Cola

Secretário deixa Prefeitura da Barra

Diego Gonzaga durante apresentação da nova identidade da Prefeitura da Barra dos Coqueiros 16/01/2025
Prefeitura da Barra dos Coqueiros

O secretário de comunicação da prefeitura de Barra dos Coqueiros, Carlos Diego Gonzaga, deixou a pasta.

Vai cuidar de seus projetos profissionais na área que domina com excelência.

Casa pega fogo em condomínio no Robalo; três pessoas são hospitalizadas

Um incêndio foi registrado no início da manhã desta quarta-feira (9) em uma casa localizada em um condomínio no Bairro Robalo, em Aracaju. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram em um dos quartos da casa e rapidamente se espalharam pelos cômodos.

Casa pega fogo em condomínio no Robalo; três pessoas são hospitalizadas
CBMSE

Três pessoas tentaram apagar o fogo antes da chegada dos agentes, mas acabaram inalando fumaça e precisaram de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As vítimas foram encaminhadas ao hospital.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram controlar as chamas, evitando que o fogo atingisse outras residências do condomínio.

Defesa Civil vai verificar se a estrutura da casa foi comprometida, e as causas do incêndio ainda serão investigadas.

Procon e ANP fiscalizam postos na Grande Aracaju após denúncias

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Sergipe), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), deflagrou na manhã desta terça-feira, 8, uma operação de fiscalização em três postos de combustíveis da Grande Aracaju.

A ação teve como objetivo verificar a qualidade e a quantidade do combustível oferecido ao consumidor, além de checar o cumprimento das normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Procon e ANP fiscalizam postos na Grande Aracaju após denúncias
Sejuc|Divulgação

De acordo com o diretor do Procon Estadual, Arthur Santana, a ação é proveniente de denúncias feitas por consumidores, que apontaram irregularidades no fornecimento e nas práticas comerciais desses postos. “A partir dessas denúncias, solicitamos o apoio da ANP para realizar uma fiscalização mais detalhada, especialmente no que diz respeito à qualidade do combustível e ao volume entregue nos bicos abastecedores”, afirmou.

Durante a ação, a equipe da ANP realizou testes rigorosos de qualidade nos combustíveis e também efetuou inspeções nos bicos dispensadores para averiguar se estavam entregando o volume correto. Já os fiscais do Procon Sergipe verificaram questões relacionadas à precificação e práticas relativas à aquisição do produto pelos postos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre os postos fiscalizados, um estabelecimento na zona norte de Aracaju foi autuado por praticar duplicidade de preços, ou seja, o valor exibido na placa não correspondia ao cobrado na bomba. “Diante dessa irregularidade, o estabelecimento foi devidamente notificado e autuado”, afirmou Arthur Santana.

Em relação à qualidade e quantidade dos combustíveis, não foram encontradas irregularidades, como explicou o especialista da ANP, Augusto Reis:

“Os combustíveis testados estavam dentro dos parâmetros exigidos pela legislação e os bicos abastecedores estavam funcionando corretamente.”

Procon Sergipe e a ANP destacaram que a fiscalização continuará em outros postos do estado, com o objetivo de assegurar o cumprimento das normas e proteger os direitos dos consumidores.

PT quer ser vice de Mitidieri

O Partido dos Trabalhadores (PT) começa a movimentar as peças no xadrez político de Sergipe visando as eleições de 2026. Durante entrevista concedida nesta terça-feira, 8, ao radialista Luiz Carlos Focca [veja mais abaixo], o sergipano Márcio Macêdo, secretário-geral da Presidência da República e um dos principais nomes do PT no Estado, voltou a defender com veemência uma aliança entre o partido e o governador Fábio Mitidieri (PSD).

Fábio Mitidieri e Márcio Macêdo
Fábio e Márcio – Foto: Julio Dutra|ASN

Mais do que o apoio político, Márcio Macêdo deixou claro que o PT quer ocupar espaço na majoritária, mirando especificamente a vice-governadoria em uma eventual chapa de reeleição do atual governador.

“Desde o início do mandato de Fábio Mitidieri venho defendendo a importância de uma aliança entre o PT e o governo estadual. Agora é hora de avançarmos e termos também protagonismo na chapa, com a indicação do nome para a vice”, afirmou Márcio Macêdo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A fala do petista acontece dias após o deputado federal Laércio Oliveira (PP) também demonstrar interesse em ser o vice de Mitidieri, acirrando a disputa interna por espaço na base governista.

Nos bastidores, o desejo do PT é visto como um movimento estratégico, não apenas para fortalecer o partido em Sergipe, mas também para ampliar a influência do presidente Lula no Nordeste por meio de alianças estaduais consolidadas.

A disputa pela vaga de vice promete ser um dos capítulos mais disputados na formação da chapa governista para 2026, com o PT entrando oficialmente no jogo.

Por Cláudio Vasconcelos

VÍDEOVeja entrevista com Márcio Macêdo:

Reprodução

Botafogo vence na Libertadores

O Botafogo superou o Carabobo (Venezuela) por 2 a 0, na noite desta terça-feira (8) no estádio Nilton Santos, em sua primeira vitória na atual edição da Copa Libertadores da América.ebcebc

Alvinegro derrota o Carabobo por 2 a 0 no Nilton Santos
Vitor Silva|Botafogo

Com este triunfo, o Alvinegro somou os primeiros três pontos após duas rodadas disputadas. Agora, o próximo compromisso do time de General Severiano na competição será diante do Estudiantes (Argentina), no dia 23 de abril no estádio Jorge Luis Hirschi, em Buenos Aires.

Diante de um adversário claramente inferior tecnicamente o Botafogo foi acumulando oportunidades. Porém, a equipe do técnico Renato Paiva mostrou pouca eficiência para abrir o marcador.

Assim, o primeiro gol do confronto saiu apenas aos 42 minutos do segundo tempo, quando o volante Patrick de Paula cobrou falta de muito longe e contou com um desvio no meio do caminho para superar o goleiro Bruera. Dez minutos depois o atacante Matheus Martins acertou chute cruzado de dentro da área para dar números finais ao marcador.

VÍDEOVeja os melhores momentos:

CONMEBOL

Trump taxa produtos da China em mais de 100%; dólar dispara

O mercado financeiro viveu mais um dia de instabilidade. Após recuperação nas primeiras horas, os ânimos se inverteram assim que o presidente norte-americano, Donald Trump, elevou para 104% as tarifas comerciais para a China. O dólar encostou em R$ 6, e a bolsa caiu novamente, atingindo o menor nível em quase um mês.ebcebc

Trump inclui Brasil em lista de países que "prejudicam os EUA"
The White House|X (Twitter)

O dólar comercial encerrou esta terça-feira (8) vendido a R$ 5,997, com alta de R$ 0,087 (+1,47%). Seguindo a recuperação das bolsas asiáticas e europeias, a cotação iniciou o dia em baixa, chegando a R$ 5,86 nos primeiros minutos de negociação. Com a decisão de Trump, a trajetória mudou a partir das 11h, com a divisa passando o restante do dia ao redor de R$ 6.

Em apenas quatro sessões, a moeda norte-americana subiu cerca de R$ 0,40. A divisa está no maior valor desde 21 de janeiro, quando tinha fechado em R$ 6,03.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A movimentação foi parecida no mercado de ações. Após subir 1,53% às 10h31, o índice Ibovespa, da B3, fechou o dia com queda de 1,32%, aos 123.932 pontos. O indicador está no menor patamar desde 12 de março.

O acirramento entre os governos dos Estados Unidos e da China ocorreu ainda durante a madrugada, quando o país asiático informou que não recuará da sobretaxa de 34% imposta em retaliação ao governo norte-americano [vídeo abaixo]. Na semana passada, os Estados Unidos sobretaxaram produtos de quase todo o planeta.

No fim da manhã, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que os Estados Unidos vão cobrar tarifas de 104% sobre os produtos chineses a partir de quarta-feira (9). Mais um episódio da guerra comercial entre os países, a medida espalhou pânico no mercado global, que teme uma recessão em escala planetária.