Professores de Sergipe paralisarão dia 23

No próximo dia 23 de abril, acontece uma paralisação nacional do magistério, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Professores e professoras de todo o Brasil param suas atividades nas escolas para saírem às ruas contra a privatização, a militarização e a desvalorização profissional.

Professores de Sergipe paralisarão dia 23
Elisângela Valença|Sintese

Em Sergipe, além da paralisação durante todo o dia, o magistério das redes estadual e municipais se concentrará, às 14h, na Praça da Bandeira, em Aracaju, e seguirá em marcha pelas ruas da capital até a Praça Fausto Cardoso. A paralisação e marcha do magistério sergipano cobram: a valorização e o pagamento do piso salarial nacional, a implementação da gestão democrática, garantia de apoio pedagógico nas escolas e garantia do auxílio-internet e do auxílio-tecnológico.

“Nós temos pontos importantes dentro da pauta nacional e um é a questão da mudança na lei do piso. Precisamos estar mobilizados nacionalmente para que não haja prejuízo aos nossos direitos. […] Vamos paralisar durante todo o dia 23 e faremos a marcha unificada em defesa da educação, com concentração às 14 horas, na Praça da Bandeira, em Aracaju”, disse Roberto Silva, presidente do SINTESE.

Audiências com o Governo

O presidente do SINTESE, Roberto Silva, apresentou à categoria informações sobre as negociações com o Governo do Estado. “Nós tivemos uma audiência com o governador e duas audiências técnicas de estudos de impacto financeiro da pauta de reivindicação dos professores em atividade. Teremos um novo encontro no dia 29 de abril, para falar sobre o impacto financeiro com as reivindicações dos aposentados”, disse Roberto.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Há um compromisso já assumido pela equipe do governador que, assim que ele retornar de viagem, será agendada uma nova audiência, entre o final de abril e início de maio, para discutir as propostas efetivas que o governo apresentará ao magistério.” A assembleia decidiu que se chame um novo encontro da categoria tão logo ocorra a audiência com o governador de Sergipe.

Redes municipais

Em comum entre as demandas das redes municipais está a valorização profissional e o pagamento do piso nacional da categoria. “Apenas em 26 municípios conseguimos avançar na negociação do piso. Decidimos aqui intensificar a luta pela atualização do piso salarial”, contou Roberto.

Além disso, os municípios enfrentam um cenário de ataques aos direitos dos professores aposentados, com demissões ocorrendo. “Decidimos cobrar do Tribunal de Contas, que está exigindo essas demissões, para que tudo aconteça sem que haja prejuízo para os professores. […] O que estamos vendo é um grande absurdo, pois está havendo muita injustiça e desrespeito ao professor nesses processos de demissão”, destacou.

“E já que estes professores serão demitidos, que se faça um concurso público, para que estas vagas sejam preenchidas adequadamente, e não com processo seletivo simplificado e contratos temporários, precarizando as relações de trabalho”, acrescentou.

No próximo dia 22 de abril, acontece uma audiência entre o SINTESE e o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE).


Com informações de Elisângela Valença (Sintese)

Serviços estaduais funcionam em regime especial no feriadão

O Governo do Estado de Sergipe divulgou como será o funcionamento dos órgãos estaduais durante o feriado prolongado que se estende de quinta-feira (17) a segunda-feira (21) de abril.

A mudança ocorre devido ao ponto facultativo decretado na quinta-feira (17), por causa da Semana Santa, e pelos feriados nacionais da Sexta-feira da Paixão (18) e do Dia de Tiradentes (21). Serviços essenciais, como saúde e segurança pública, continuam operando normalmente.

Relógio
Pixabay

Veja o que abre e o que fecha:


Ceasa

  • Quinta-feira (17): funcionamento normal, das 3h às 17h;
  • Sexta-feira (18): não funcionará;
  • Sábado (19): funcionamento normal;
  • Segunda-feira (21): horário reduzido, das 3h às 13h.

Saúde

  • Unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que não funcionam nos dias 17, 18 e 21:
  • Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi);
  • Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism);
  • Tratamento Fora de Domicílio (TFD);
  • Banco de Leite Humano Marly Sarney;
  • Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case).
  • Hemose (Centro de Hemoterapia de Sergipe):
  • Quinta (17) e sábado (19): das 7h às 11h;
  • Sexta (18) e segunda (21): fechado;
  • Terça (22): funcionamento regular, das 7h30 às 17h.
  • Hospitais, maternidades e o Samu 192 funcionam normalmente todos os dias.

Ipesaúde

  • Não haverá atendimento nas unidades do Ipesaúde em Aracaju e interior nos dias 17, 18 e 21;
  • Serviços de urgência que funcionarão normalmente:
    • SPA Dr. Willen Alves Correia (24h)
      • Endereço: Av. Desembargador Maynard, s/n, Bairro Cirurgia
    • Urgência Odontológica (7h às 19h)
      • Endereço: Praça da Bandeira, nº 373, Bairro Cirurgia
    • Urgência Pediátrica (24h)
      • Local: Hospital Renascença, Av. Gonçalo Rolemberg Leite, nº 1490
    • Urgência Ortopédica (24h)
      • Local: mesmo endereço da urgência pediátrica
  • As atividades serão retomadas normalmente na terça-feira, 22 de abril

Ceac

  • Todas as unidades do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) na capital e no interior estarão fechadas nos dias 17, 18 e 21, segundo a Secretaria de Estado da Administração (Sead)
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segurança Pública

  • Os serviços de urgência/emergência funcionarão normalmente:
    • Polícia Militar: 190
    • Polícia Civil: 181
    • Corpo de Bombeiros: 193
  • As delegacias plantonistas seguem com funcionamento 24h;
  • Demais unidades da SSP não funcionam durante o ponto facultativo e feriados.

Detran/SE

  • Não haverá expediente nos dias 17, 18 e 21;
  • O atendimento presencial será retomado na terça-feira (22), das 7h às 17h30.

Banese

  • As agências funcionam normalmente até a quinta-feira (17);
  • Não haverá atendimento presencial nos dias 18 e 21;
  • O funcionamento será retomado na terça-feira (22).

Energia vai ficar mais cara em Sergipe

As novas tarifas da concessionária Energisa Sergipe (ESE)  foram aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em reunião de diretoria realizada nesta terça-feira (15/4). A distribuidora fornece energia elétrica para 895 mil unidades consumidoras em Sergipe.

Pessoa segurando boleto com a conta de energia
Energisa / Arquivo

Confira os índices passarão a incidir sobre as contas de energia a partir do dia 22 de abril:

EmpresaConsumidores residenciais B1
ESE6,57%
Baixa tensão em médiaAlta tensão em médiaEfeito médio para o consumidor
6,69%8,10% 7,00%

Os índices foram impactados pelos custos com encargos setoriais, aquisição de energia e gastos com transmissão e componentes financeiros.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Agência autoriza redução nas tarifas da Enel Ceará

Revisão tarifária x Reajuste tarifário

A Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão. O processo de RTP é mais complexo – nele são definidos: (i) o custo eficiente da distribuição (Parcela B); (ii) as metas de qualidade e de perdas de energia; e (iii) os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já o processo de RTA é mais simples e acontece sempre no ano em que não há RTP. Nesse processo, é atualizada a Parcela B pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X).

Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.


Traduzindo: O que já era caro, vai ficar absurdamente caro.

PF indicia Bruno Henrique

Jogador Bruno Henrique
Alexandre Vidal / CRF

A Polícia Federal indiciou o atacante do Flamengo, Bruno Henrique, por envolvimento em um possível esquema de manipulação de apostas esportivas. O jogador é suspeito de ter forçado um cartão amarelo durante uma partida contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro de 2023, com o objetivo de beneficiar apostadores.

A investigação da PF aponta que Bruno teria atuado em conjunto com seu irmão, Wander, com quem trocou mensagens reveladoras sobre o episódio. Prints de conversas entre os dois foram anexados ao relatório policial, e trechos foram revelados pelo portal de notícias GE.

Bruno Henrique disse ao irmão que levaria cartão contra o Santos
Parte da conversa de Bruno Henrique com o irmão – Reprodução

A apuração faz parte de uma operação deflagrada em novembro de 2024, quando os envolvidos no suposto esquema foram alvos de mandados de busca e apreensão. Os celulares apreendidos na ocasião serviram de base para análise e indiciamento do atleta.

Bruno Henrique foi enquadrado no artigo 200 da Lei Geral do Esporte, que trata de fraudes em competições, com pena de dois a seis anos de prisão, além do crime de estelionato, com previsão de reclusão de um a cinco anos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O caso já foi encaminhado ao Ministério Público do Distrito Federal, que decidirá se oferece ou não a denúncia formal contra o jogador.

Em nota oficial, o Flamengo afirmou que “não foi comunicado oficialmente por qualquer autoridade pública acerca dos fatos” noticiados e destacou o compromisso com as regras do esporte. Ainda segundo o clube:

“O Clube tem compromisso com o cumprimento das regras de fair play desportivo, mas defende, por igual, a aplicação do princípio constitucional da presunção de inocência e o devido processo legal, com ênfase no contraditório e na ampla defesa, valores que sustentam o estado democrático de direito.”

BandNews FM

Vasco perde para o Ceará no Brasileirão

Jogador do Ceará
Foto: Gabriel Silva|Ceará SC

O Vasco da Gama perdeu por 2 a 1 para o Ceará na noite desta terça-feira (15), jogando na Arena Castelão, em Fortaleza. A partida foi válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vegetti marcou o gol cruzmaltino, aos 47 do segundo tempo, diminuindo a diferença no placar.

O próximo compromisso do Gigante da Colina pela competição é no sábado (19), às 18h30, diante do Flamengo, pela 5ª rodada. O Vasco mandará a partida no Maracanã.

GE

FICHA TÉCNICA

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas, Lucas Piton; Hugo Moura, Paulinho (Jair), Payet (Alex Teixeira); Garre (Adson), Vegetti e Nuno Moreira (Rayan). Técnico: Fábio Carille.

Ceará: Bruno Ferreira (Fernando Miguel); Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado, Matheus Bahia; Diego, Fernando Sobral, Lucas Mugni (Matheus Araújo); Aylon (Guilherme), Pedro Raul, Galeano. Técnico: Léo Condé.

Cartões amarelos: Paulo Henrique, Paulinho, Hugo Moura, Vegetti; Fabiano Souza, Matheus Bahia e Galeano (CEA).

LIXO EM ARACAJU: Salários em dia

Após paralisação, Renova nega atrasos salariais e afirma que benefícios e carteira assinada estão sendo regularizados gradualmente.

Coleta de lixo em Aracaju
Emsurb

Leia nota a seguir:

A empresa Renova esclarece que os salários de seus colaboradores que atuam na coleta de resíduos na cidade de Aracaju estão rigorosamente em dia.

Informamos, ainda, que as anotações nas Carteiras de Trabalho (CTPS) estão sendo realizadas de forma gradual, estamos empenhado em concluir o mais breve possível.

Com relação aos cartões de benéficos dos colaboradores, comunicamos que o processo de contratação com a operadora já está em fase avançada e logo será expedido o cartão de todos os funcionários. Informamos, também, que isso não impediu de efetuarmos os pagamentos de todos os benefícios.

Com relação ao plano de saúde, afirmamos que estamos em fase avançada de negociação com a operadora.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, o respeito aos nossos colaboradores e a prestação de serviços de qualidade à população de Aracaju.


por empresa Renova

Motorista escolar é preso por estupro de aluna com deficiência em Aracaju

Policiais civis da 7ª Delegacia Metropolitana (7ª DM) prenderam, no final da tarde dessa segunda-feira (14), um homem de 62 anos condenado definitivamente pelo crime de estupro. A ação ocorreu em Aracaju.

Homem algemado
SSP Sergipe

De acordo com as investigações, o crime foi cometido enquanto o homem exercia a função de motorista de transporte escolar. A vítima era uma estudante com deficiência, com quem ele manteve conjunção carnal.

Diante dos fatos, ele foi condenado a nove anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado.

O preso será submetido à audiência de custódia, que avaliará a legalidade da detenção. Após os trâmites legais, ele será encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena.


Polícia Civil de Sergipe

2026: Fábio defende nome para vice de Mitidieri

Durante entrevista ao Jornal da 102, com o radialista Aclecio Prata, o deputado federal Fábio Reis afirmou publicamente seu apoio ao nome de Priscila Felizola para compor a chapa como vice-governadora ao lado de Fábio Mitidieri nas eleições de 2026.

Priscila Felizola e Fábio Mitidieri
@priscilafelizolaoficial|Reprodução

Filha do ex-governador Belivaldo Chagas, Priscila atualmente está à frente do Sebrae em Sergipe, onde vem liderando uma série de mudanças estruturais na atuação da instituição. Sob sua gestão, o Sebrae ampliou significativamente o alcance das chamadas “Salas do Empreendedor”, levando orientação técnica e apoio direto a micro e pequenos empresários em diversos municípios do estado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com dados da própria instituição, mais de 100 mil pessoas foram atendidas nessa nova fase, que inclui parcerias com prefeituras e instituições financeiras para facilitar o acesso ao crédito. Um dos destaques é a oferta de linhas com menos burocracia e sem exigência de garantias, o que tem permitido que muitos empreendedores, antes excluídos do sistema financeiro, consigam impulsionar seus negócios.

Fábio Reis classificou Priscila como “um nome a se considerar” na composição da chapa e ressaltou sua capacidade de diálogo e articulação, especialmente com os municípios. A declaração reforça o movimento de pré-articulação visando a sucessão estadual em 2026.


Por Assessoria Parlamentar

CALENDÁRIO ESTADUAL: Pagamento de abril

O Governo de Sergipe informa que o pagamento dos servidores do Poder Executivo para o mês de abril terá início no dia 29. Entre ativos, aposentados e pensionistas, mais de 75 mil pessoas receberão as respectivas remunerações.

Notas de cinquenta reais
Public Domain Pictures / Pixabay

Os salários serão pagos em duas etapas. Na terça-feira, 29, receberão os aposentados e pensionistas. Na quarta-feira, 30, será a vez dos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. Os valores serão depositados ao longo dos respectivos dias.

Com o cumprimento do calendário de pagamentos, serão R$ 497 milhões injetados na economia do estado. A ação ajuda a aumentar a circulação de recursos dentro do estado, contribuindo para o desenvolvimento local.


Com informações do governo estadual

PF prende em Aracaju; facção criminosa na mira

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) deflagrou, na manhã desta terça-feira (15/4), a Operação KÉFALE, com foco na repressão a uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios.

As ações contra o grupo investigado ocorrem de forma simultânea em Pernambuco e em outros 10 (dez) estados da federação, com apoio das FICCOs locais [veja mais abaixo].

PF prende em Aracaju; facção criminosa na mira
Operação Kéfale|Polícia Federal

As investigações identificaram um esquema estruturado de fornecimento de entorpecentes a partir de rotas internacionais, com distribuição concentrada na região de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, e ramificações na capital e na Região Metropolitana do Recife. As ordens criminosas partiam de lideranças articuladas em diversos Estados do país, com cadeia de comando definida e atuação violenta nas áreas sob domínio do grupo.

Ao todo, estão sendo cumpridos 60 (sessenta) mandados de prisão preventiva e 49 (quarenta e nove) mandados de busca e apreensão, além de medidas assecuratórias em desfavor do grupo investigado, nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Mais de 400 policiais de todas as forças de segurança que integram a FICCO/PE, responsável pela investigação, participam da deflagração da Operação Kéfale.

As medidas judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca/PE, e tem como principal objetivo desarticular a organização criminosa, interrompendo suas atividades ilegais e responsabilizando seus membros pelos crimes praticados, além de robustecer os elementos de prova que já constam dos autos da investigação.

NE NOTÍCIAS

Foram cumpridos dois mandados em Aracaju: um de prisão e um de busca e apreensão.