Por unanimidade, mais 6 são considerados réus

Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 2 por trama golpista
Antonio Augusto|STF

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (22) tornar réus seis denunciados do núcleo 2 da trama golpista. São eles:ebcebc

  •    Filipe Martins, que foi assessor de Assuntos Internacionais do então presidente Jair Bolsonaro;
  •    Marcelo Câmara, também ex-assessor de Bolsonaro;
  •    Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal;
  •    Mário Fernandes, general da reserva;
  •    Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça;
  •    Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça.

Com a decisão, os acusados do núcleo passam a responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

O placar de 5 votos a 0 pelo recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi obtido com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Ele foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin.

Durante o julgamento, Alexandre de Moraes apresentou seu voto por tópicos e concordou com as acusações da PGR.

O ministro citou a participação dos denunciados na elaboração da minuta do golpe, documento no qual  justificam a decretação de estado de sítio, a operação de Garantia da Lei e de Ordem (GLO) pelas Forças Armadas, além do plano “Punhal Verde Amarelo” para matar Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e as ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar a circulação de eleitores do Nordeste durante as eleições de 2022.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ações da PRF nas eleições: O ministro concordou com a acusação da PGR e disse que Silvinei Vasques, Marília de Alencar e Fernando de Sousa atuaram para viabilizar as operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar a circulação de eleitores do Nordeste no segundo turno do pleito de 2022.

Segundo o ministro, Marília e Fernando produziram informações sobre os locais onde Bolsonaro obteve baixa votação no primeiro turno das eleições. Com base nas planilhas, a PRF realizou as operações.

Plano Punhal Verde Amarelo: Moraes também citou que o plano foi apreendido com  o general da reserva Mário Fernandes e previa “ações para neutralizar” e matar o próprio ministro, além de Lula e Alckmin. Segundo as investigações, o plano foi impresso no Palácio do Planalto para iniciar as tratativas com Bolsonaro.

“Não há dúvida sobre a violência praticada. Cada um dos denunciados terá toda a ação penal para provar que eles não participaram, mas não é possível negar que houve, no dia 8 de janeiro de 2023, a tentativa de golpe de Estado“, afirmou.

Minuta do golpe: O relator também destacou que Bolsonaro tinha conhecimento da minuta do golpe, que foi apreendida pela Polícia Federal na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

“O próprio réu, Jair Bolsonaro, logo após o recebimento da denúncia por esta turma, em entrevista coletiva, disse que recebeu a minuta do golpe, manuseou e analisou porque iria pensar sobre a decretação de um estado de sítio ou de defesa. O que importa é que não há mais dúvida de que essa minuta passou a mão em mão, chegando ao presidente da República”, disse.

Record News

Próximos passos

Com a abertura do processo criminal, os acusados passam a responder pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A ação penal também marca o início a instrução processual, fase na qual os advogados poderão indicar testemunhas e pedir a produção de novas provas para comprovarem as teses de defesa. Os acusados também serão interrogados ao final dessa fase. Os trabalhos serão conduzidos pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

Após o fim da instrução, o julgamento será marcado e os ministros vão decidir se os acusados serão condenados à prisão ou absolvidos. Não há data definida para o julgamento.

Até o momento, somente as denúncias contra os núcleos 1 e 2 foram julgadas, totalizando 14 réus. No mês passado, por unanimidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados viraram réus. Ainda serão analisadas as denúncias contra os núcleos 3,4 e 5.

Defesas

Durante a primeira parte do julgamento, realizada nesta manhã, os advogados dos denunciados negaram as acusações e qualquer ligação com a trama golpista.

Tarifa do transporte intermunicipal está mais cara em Sergipe

A tarifa do transporte intermunicipal de passageiros em Sergipe foi reajustada em 15,98% e os novos valores já estão valendo a partir desta terça-feira (22), conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia, no centro de Aracaju
Mário Sousa | Arquivo ASN

Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER/SE) justificou o aumento destacando que o sistema não sofria reajuste há três anos. Segundo o órgão, mesmo com o acréscimo, os preços continuam abaixo dos praticados nos estados da Bahia e de Alagoas.

Com o reajuste:

  • passagem mais barata, nas linhas da Grande Aracaju, agora custa R$ 5,20;
  • mais cara chega a R$ 50,50, valor cobrado na linha do Povoado Alagamar, em Pirambu;
  • A linha Riachão do Dantas via Boquim sobe de R$ 23,64 para R$ 27,50;
  • O trajeto Estância via Tobias Barreto passa de R$ 17,53 para R$ 20,40.

Atualmente, cerca de 600 veículos operam em aproximadamente 120 linhas intermunicipais, atendendo os 75 municípios sergipanos.

O reajuste é fruto de um acordo entre os cooperados do setor de transporte e o Governo do Estado.

Tabela 1

Operadoras: Coopertalse, Coopetaju, Vianorte, Coagreste, Transertão, Coopersertão, Coopervan E Coopase.

LINHAS DE REDE SECUNDÁRIASTARIFA ANTERIORTARIFA ATUAL

Estância / Tobias Barreto

R$ 17,53

R$ 20,40

Estância / Tomar do Geru (via Umbaúba)

R$ 13,59

R$ 15,80

Estância / Cristinápolis (via Umbaúba)

R$ 10,69

R$ 12,40

Estância / Umbaúba

R$ 8,58

R$ 10,00

Estância / Indiaroba (via Santa Luzia)

R$ 7,78

R$ 9,00

Estância / Boquim

R$ 6,73

R$ 7,80

Umbaúba / Itabaianinha

R$ 5,80

R$ 6,80

Itabaianinha / Tobias Barreto

R$ 8,58

R$ 10,00

Umbaúba / Boquim (via Arauá)

R$ 8,58

R$ 10,00

Itabaiana / Campo do Brito

R$ 4,75

R$ 5,50

Itabaiana / São Domingos

R$ 5,80

R$ 6,80

Itabaiana / Macambira

R$ 5,80

R$ 6,80

Itabaiana / Pinhão

R$ 10,69

R$ 12,40

Itabaiana / Frei Paulo

R$ 5,80

R$ 6,80

Itabaiana / Alagadiço

R$ 7,78

R$ 9,00

Itabaiana / Carira

R$ 11,74

R$ 13,60

Itabaiana / Pedra Mole

R$ 10,69

R$ 12,40

Itabaiana / Lagarto

R$ 11,74

R$ 13,60

Itabaiana / Nª Senhora das Dores

R$ 13,59

R$ 15,80

Itabaiana / Nª Senhora Aparecida

R$ 9,63

R$ 11,20

Itabaiana / Nª Senhora da Glória

R$ 13,59

R$ 15,80

Itabaiana / São Miguel do Aleixo

R$ 10,69

R$ 12,40

Itabaiana / Monte Alegre

R$ 15,57

R$18,10

Itabaiana / Porto da Folha

R$ 29,31

R$ 34,00

Itabaiana / Canindé do São Francisco

R$ 25,35

R$ 25,40

Itabaiana / Moita Bonita

R$ 4,75

R$ 5,50

Itabaiana / Povoado Canabrava

R$ 7,78

R$ 9,00

Itabaiana / Palmeiras

R$ 7,78

R$ 9,00

Glória / Canindé do São Francisco

R$ 17,55

R$ 20,40

Glória / Porto da Folha

R$ 13,59

R$ 15,80

Glória / Mucambo

R$ 15,57

R$ 18,10

Glória / Carira

R$ 11,74

R$ 13,70

Itabi / Propriá

R$ 13,59

R$ 15,80

Poço Redondo / Propriá

R$ 39,41

R$ 45,70

Escurial / Propriá

R$ 15,57

R$ 18,10

Cumbe / N. Sra. da Glória

R$ 14,00

R$ 16,20

Gararu / N. Sra. da Glória

R$ 17,00

R$ 19,70

Lagarto / Riachão

R$ 6,73

R$ 7,80

Lagarto / Tobias Barreto

R$ 15,57

R$ 18,10

Lagarto / Pedrinhas

R$ 9,63

R$ 11,20

Lagarto / Arauá

R$ 13,59

R$ 15,80

Lagarto / Umbaúba

R$ 17,55

R$ 20,40

Lagarto / Cristinápolis

R$ 21,52

R$ 25,00

Lagarto / Boquim

R$ 11,68

R$ 13,60

Lagarto / Estância

R$ 17,55

R$ 20,40

Lagarto / Itabaiana

R$ 11,74

R$ 13,70

Lagarto / Salgado

R$ 6,73

R$ 7,80

Lagarto / Simão Dias

R$ 6,73

R$ 7,80

Lagarto / Poço Verde

R$ 17,55

R$ 20,40

Cristinápolis / Umbaúba

R$ 5,80

R$ 6,80

Cristinápolis / Arauá

R$ 9,63

R$ 11,20

Cristinápolis / Pedrinhas

R$ 11,74

R$ 13,70

Cristinápolis / Riachão

R$ 17,55

R$ 20,40

Cristinápolis / Lagarto

R$ 21,52

R$ 25,00

Estância / Boquim

R$ 7,78

R$ 9,00

Estância / Lagarto

R$ 15,57

R$ 18,10

Itabaiana / Lagarto

R$ 11,74

R$ 13,70

Poço Verde / Simão Dias

R$ 10,69

R$ 12,40

Poço Verde / Lagarto

R$ 17,55

R$ 20,40

Ribeirópolis / Itabaiana

R$ 6,73

R$ 7,80

Dores / Capela

R$ 6,73

R$ 7,80

Cumbe / Dores

R$ 6,73

R$ 7,80
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Tabela 2

Operadoras: Coopertalse, Coopetaju, Vianorte, Coagreste, Transertão, Coopersertão, Coopervan E Coopase.


LINHAS DE REDE PRINCIPAL E GRANDE ARACAJU

TARIFA ANTERIOR

TARIFA ATUAL

Amparo do São Francisco

R$ 25,75

R$ 29,90

Aquidabã

R$ 21,66

R$ 25,00

Arauá (via Boquim e Estância)

R$ 23,64

R$ 27,50

Areia Branca

R$ 6,99

R$ 8,20

Boquim (via Salgado)

R$ 17,82

R$ 20,70

Brejo Grande (via Barra dos Coqueiros)

R$ 30,63

R$ 35,50

Brejo Grande (via BR – 101)

R$ 18,90

R$ 22,00

Campo do Brito

R$ 12,80

R$ 15,00

Canhoba

R$ 23,64

R$ 27,50

Canindé do São Francisco(- via Itabaiana ou Dores)

R$ 41,32

R$ 48,00

Capela (via Dores ou Povoado Miranda, Pirunga e Santa Clara)

R$ 14,65

R$ 17,00

Carira

R$ 21,66

R$ 25,20

Carmópolis

R$ 12,80

R$ 14,90

Cedro de São João

R$ 19,66

R$ 22,80

Cristinápolis

R$ 23,64

R$ 27,50

Cumbe

R$ 17,68

R$ 20,50

Divina Pastora

R$ 8,84

R$ 10,30

Estância

R$ 17,68

R$ 20,50

Feira Nova

R$ 21,66

R$ 25,20

Frei Paulo

R$ 14,65

R$ 17,00

Gararu (via Itabi, Aquidabã, Propriá)

R$ 34,59

R$ 40,00

General Maynard

R$ 14,65

R$ 17,00

Graccho Cardoso (via Aquidabã)

R$ 25,75

R$ 29,90

Ilha das Flores (via Neópolis)

R$ 28,65

R$ 33,30

Indiaroba

R$ 21,66

R$ 25,20

Itabaiana

R$ 12,14

R$ 14,10

Itabaininha (via Boquim, Estância ou Tobias Barreto)

R$ 23,64

R$ 27,50

Itabi (via Aquidabã)

R$ 27,60

R$ 32,00

Japaratuba (via Barra dos Coqueiros)

R$ 11,88

R$ 13,80

Japaratuba (via BR – 101)

R$ 12,80

R$ 14,90

Japoatã

R$ 18,62

R$ 21,60

Lagarto

R$ 19,53

R$ 22,70

Macambira

R$ 14,65

R$ 17,00

Malhada dos Bois

R$ 18,61

R$ 21,60

Malhador

R$ 10,82

R$ 12,60

Moita Bonita

R$ 14,65

R$ 17,00

Monte Alegre de Sergipe (via Itabaiana)

R$ 30,63

R$ 35,50

Muribeca

R$ 17,68

R$ 20,50

Neópolis

R$ 25,62

R$ 29,70

Nossa Senhora Aparecida (via Moita Bonita)

R$ 17,83

R$ 20,70

Nossa Senhora da Glória (via Dores)

R$ 23,64

R$ 27,50

Nossa Senhora das Dores

R$ 14,65

R$ 17,00

Nossa Senhora de Lourdes

R$ 30,63

R$ 35,50

Pacatuba (via Barra dos Coqueiros)

R$ 25,62

R$ 29,70

Pedra Mole (via Pinhão)

R$ 19,41

R$ 22,50

Pedrinhas (Via Boquim)

R$ 19,53

R$ 22,70

Pinhão

R$ 19,41

R$ 22,50

Pirambu (via BR-101 ou Barra)

R$ 6,86

R$ 8,00

Poço Redondo

R$ 36,57

R$ 42,50

Poço Verde (via Lagarto)

R$ 36,57

R$ 42,50

Porto da Folha (via Monte Alegre, Propriá, São Mateus, Itabaiana, Itabi, Dores)

R$ 39,61

R$ 46,00

Porto da Folha ou Povoado Niterói (via Glória)

R$ 39,61

R$ 46,00

Povoado Alagadiço (Frei Paulo)

R$ 17,83

R$ 20,70

Povoado Alagamar (Pirambu) via Barra dos Coqueiros

R$ 17,68

R$ 50,50

Povoado Brasília (Lagarto)

R$ 14,52

R$ 16,90

Povoado Brejão (Brejo Grande)

R$ 28,65

R$ 33,30

Povoado Flecheira (via Barra dos Coqueiros)

R$ 12,80

R$ 14,90

Povoado Marimbondo (via Barra dos Coqueiros)

R$ 10,82

R$ 12,60

Povoado Porto do Mato (Estância) via Caueira

R$ 17,68

R$ 20,50

Povoado Sapé (via Itaporanga D’Ajuda)

R$ 9,76

R$ 11,40

Povoado Santa Rosa do Ermírio (Poço Redondo)

R$ 39,61

R$ 46,00

Povoado Tapera da Serra (Campo do Brito)

R$ 17,68

R$ 20,50

Povoado Touro (via Barra dos Coqueiros)

R$ 6,86

R$ 8,00

Propriá

R$ 21,66

R$ 25,20

Riachão do Dantas (via Boquim)

R$ 23,64

R$ 27,50

Ribeirópolis (via Itabaiana e Moita Bonita)

R$ 14,66

R$ 17,00

Rosário do Catete

R$ 8,84

R$ 10,30

Salgado

R$ 12,93

R$ 15,00

Santa Luzia do Itanhy (via Povoado Castro)

R$ 19,53

R$ 22,70

Santa Rosa de Lima (via Riachuelo)

R$ 8,84

R$ 10,50

Santana do São Francisco (via Neópolis)

R$ 25,62

R$ 29,70

Santo Amaro das Brotas (via Barra dos Coqueiros)

R$ 7,65

R$ 8,90

Santo Amaro das Brotas (via BR – 101)

R$ 7,65

R$ 9,00

São Domingos

R$ 14,65

R$ 17,00

São Francisco

R$ 21,66

R$ 25,20

São Miguel do Aleixo

R$ 18,62

R$ 21,60

Simão Dias

R$ 25,62

R$ 29,70

Siriri (via Povoado Castanhal)

R$ 10,82

R$ 12,60

Telha

R$ 17,68

R$ 20,50

Tobias Barreto (via Boquim, Estância ou Lagarto)

R$ 30,63

R$ 32,50

Tomar do Geru

R$ 25,62

R$ 29,70

Umbaúba

R$ 21,66

R$ 25,20

Aracaju/Maruim

R$ 5,28

R$6,50

Aracaju/Laranjeiras

R$ 5,28

R$ 6,50

Aracaju/Riachuelo

R$ 5,28

R$ 6,50

Aracaju/Itaporanga D’Ajuda

R$ 5,41

R$ 6,50

São Cristóvão / Aracaju

R$ 4,50

R$ 5,20

Aracaju / Barra dos Coqueiros

R$ 4,50

R$ 5,20

Aracaju / N. Sra. do Socorro

R$ 4,50

R$ 5,20

Morre Policial Civil de Sergipe

A Polícia Civil de Sergipe comunica o falecimento do policial civil Sandro Pimentel Motta, ocorrido na tarde de segunda-feira, 21 de abril de 2025.

Policial civil Sandro Pimentel Motta
Divulgação

Lotado na Delegacia Regional de Estância, Sandro Motta era reconhecido pelo comprometimento com a segurança pública e pela dedicação à instituição ao longo de sua trajetória profissional. Sua partida deixa um vazio entre colegas, amigos e familiares.

O velório está sendo realizado na OSAF Estância, e o sepultamento ocorrerá nesta terça-feira, 22 de abril, às 11h, no Cemitério Cruz Vermelha, em Estância.

O delegado-geral, Thiago Leandro, em nome de toda instituição, presta solidariedade à família, aos amigos e a todos que conviveram com o nosso estimado colega. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que ele deixou como legado.

Bloco de Redes Sociais

Tite recusa Corinthians e faz pausa na carreira

Treinador Tite
Lucas Figueiredo/CBF

O treinador Tite frustrou os planos do Corinthians ao anunciar nesta terça-feira (22) que fará uma pausa na carreira para cuidar da saúde ‘mental e física‘, conforme comunicado publicado por seu filho, Matheus Bachi, nas redes sociais [veja mais abaixo].

As conversas entre o técnico e o clube, que pareciam encaminhar para um desfecho positivo, não avançaram — assim como a negociação com Dorival Júnior, cogitada na semana passada.

O Timão volta à estaca zero na busca por um comandante. Enquanto isso, Orlando Ribeiro segue como técnico interino.

UOL

Funeral do corpo do Papa Francisco será no sábado

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do papa Francisco. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.ebcebc

Corpo do papa Francisco na residência de Santa Marta 21/4/2025
Corpo do papa Francisco na residência de Santa Marta – Foto: Francesco Sforza|Vaticano

Nesta quarta-feira (23), o corpo será trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada no sábado (26), seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.

Traslado

Amanhã, às 9h (horário local), o corpo do papa será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária.

Exéquias e sepultamento

No sábado, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem a Francisco.


Com informações do Vaticano

Morre Ivan Valença, um dos maiores nomes do jornalismo sergipano

Faleceu na noite desta segunda-feira (21), aos 81 anos, o jornalista Ivan Macedo Valença, um dos maiores nomes da imprensa sergipana. Ele estava internado há dois meses em um hospital particular de Aracaju e morreu em decorrência de insuficiência respiratória.

Jornalista Ivan Macêdo Valença
Bienal do Livro de Itabaiana|Arquivo

O velório ocorre no Osaf, localizado na Rua Itaporanga, no Centro da capital. O sepultamento está previsto para as 11h desta terça-feira (22), no Cemitério da Cruz Vermelha.

Ivan era viúvo e não deixa filhos.

Paixão pelo jornalismo e cinema

Ivan Valença começou sua trajetória ainda jovem, como colunista da Gazeta de Sergipe, assinando seus textos sob pseudônimo. Era graduado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe e participou da fundação de importantes veículos de comunicação no estado, como o Jornal da Cidade e o portal Infonet.

No Jornal da Cidade, ficou eternizado com o seu Colunão, onde escrevia editoriais e críticas de cinema — uma de suas grandes paixões. Em 1962, fundou o Clube de Cinema de Sergipe, espaço de efervescência cultural e intelectual.

Ivan também teve passagem pela vida pública, tendo sido secretário de Cultura durante o governo Albano Franco.

Homenagens e despedidas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (Sindijor/SE) lamentou a perda por meio de nota oficial:

“Rogamos para que eles possam encontrar conforto nesse momento em que as palavras se apequenam diante da tristeza, bem como da grandeza deste ícone da comunicação sergipana.”

O governador Fábio Mitidieri também prestou homenagem nas redes sociais, destacando a relevância de Ivan para a cultura e o jornalismo sergipano.

Bloco de Redes Sociais

AVC matou o Papa Francisco

Um boletim médico oficial divulgado nesta segunda-feira (21) pela Santa Sé informa que o papa Francisco foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.

Papa Francisco
Creative Commons

O relatório de óbito é assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano. A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).

O documento também informa que o papa apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

“Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são aquelas indicadas acima”, afirmou Arcangeli no relatório.

A Santa Sé ainda não divulgou detalhes sobre as cerimônias fúnebres nem sobre os próximos passos do Vaticano com relação à sucessão papal.

Grêmio contrata Mano Menezes

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense anuncia acerto com Mano Menezes para o comando técnico da equipe na sequência da temporada. Alçado para o cenário nacional em 2005 pelo Tricolor, Luiz Antônio Venker Menezes esteve à frente do Clube até o final de 2007.

Mano assina contrato até o final de 2025 e traz consigo os auxiliares técnicos Sidnei Lobo e Thiago Kosloski, além do preparador físico Flavio de Oliveira.

Técnico de futebol Mano Menezes
Bruno Haddad / Cruzeiro

Há exatamente 20 anos Mano chegou ao Imortal, no dia 21 de abril de 2005. No final daquele ano, na partida que ficou conhecida como Batalha dos Aflitos, conquistou o título da Série B com sete homens em campo e garantiu o retorno à elite do futebol nacional. No ano seguinte, foi campeão do Gauchão e, no Campeonato Brasileiro, ficou na terceira posição.

Em 2007, com a força da torcida no Estádio Olímpico, alcançou o Bicampeonato Estadual e foi vice-campeão da Libertadores. No final do mesmo ano, com 161 partidas, 84 vitórias, 35 empates e 42 derrotas, o treinador se despediu da equipe.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No futebol nacional, o treinador ostenta três títulos da Copa do Brasil em 2009, pelo Corinthians, e o bicampeonato com o Cruzeiro em 2017 e 2018. Também foi campeão Paulista em 2009 e bicampeão Mineiro em 2018 e 2019.

Mano também foi treinador da Seleção Brasileira, assumindo a Amarelinha após a Copa do Mundo de 2010, até 2012. Como comandante da Seleção conquistou dois Superclássicos das Américas em 2011 e 2012, contra a Argentina, e foi Medalha de Prata nas Olimpíadas de Londres. Além das experiências no futebol gaúcho e brasileiro, o treinador tem passagens no futebol chinês e árabe.

Mano comanda o treino desta terça-feira e será apresentado oficialmente após a atividade.

Divulgação

Ficha técnica

Nome: Luiz Antônio Venker Menezes

Nascimento: 11/06/1962 (62 anos)

Local: Passo do Sobrado / RS

Clubes como treinador: Guarani-VA, 15 de Novembro, Grêmio, Corinthians, Seleção Brasileira, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Shandong/CHN, Cruzeiro, Palmeiras, Bahia, Al Nassr-EAU, Internacional, Corinthians e Fluminense

Títulos: Copa do Brasil 2009 (Corinthians), Copa do Brasil 2017 e 2018 (Cruzeiro), Brasileiro Série B 2005 (Grêmio), Gauchão 2006 e 2007 (Grêmio), Brasileirão Série B 2008 (Corinthians), Paulistão 2009 (Corinthians)

Lula decreta luto oficial pela morte de Francisco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.ebcebc

Presidente Lula e a primeira-dama Janja encontram-se com papa Francisco, no Vaticano – Roma, Itália, 21/06/2023
Ricardo Stuckert|PR

Lula ressaltou que Francisco viveu e propagou valores como o amor, a tolerância e a solidariedade.

“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, disse.

O presidente também destacou a atuação do papa em temas centrais da agenda social e ambiental global. Segundo ele, com simplicidade, coragem e empatia, Francisco levou ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos geradores de injustiças e desigualdades.

“Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.

O presidente lembrou ainda os encontros que teve com o papa, ao lado da primeira-dama Janja da Silva, como momentos de carinho e partilha de ideais comuns. “Pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, disse.

Ao finalizar a nota, o presidente desejou consolo a todos que sofrem com a perda do líder religioso. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu.

Reprodução

Encontros

O presidente Lula e o papa Francisco se encontraram oficialmente em três ocasiões. O primeiro encontro ocorreu em 13 de fevereiro de 2020, no Vaticano. A reunião, de caráter privado, foi realizada na Casa Santa Marta, onde o Papa costuma receber convidados em um ambiente mais reservado e informal. Durante cerca de uma hora, eles conversaram sobre a importância da solidariedade, do combate às desigualdades e da construção de um mundo mais justo e fraterno.

Já eleito, Lula voltou a se reunir com o pontífice em 21 de junho de 2023, também no Vaticano. Na ocasião, além de reafirmarem os laços de amizade, discutiram temas da agenda global, como a promoção da paz, a preservação ambiental e a luta contra a fome e a pobreza. O presidente convidou o papa Francisco para visitar o Brasil, especialmente durante a celebração do Círio de Nazaré, em Belém (PA).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O terceiro encontro aconteceu em 14 de junho de 2024, durante a Cúpula do G7, realizada na região de Apúlia, no sul da Itália. O papa participou pela primeira vez como orador no evento, destacando a necessidade de um uso ético da inteligência artificial e condenando o desenvolvimento de armas autônomas letais. Em uma reunião privada, Lula e Francisco voltaram a discutir temas como o combate à fome, a promoção da paz e a necessidade urgente de reduzir as desigualdades globais

Em fevereiro deste ano, Janja teve um novo encontro com o papa Francisco em meio a uma viagem a Roma para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Durante a reunião, ela agradeceu as orações pela saúde de Lula e compartilhou com o Papa reflexões sobre a situação de mulheres e meninas afetadas pela fome e a pobreza.

Visita ao Brasil

Após sua eleição em 2013, o papa Francisco teve o Brasil como primeiro destino internacional e foi recebido pela então presidenta Dilma Rousseff.

O pontífice esteve na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que reuniu milhões de jovens de todo o mundo.

Durante a visita, o papa visitou a Favela da Varginha, o Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus e celebrou missas para multidões em Copacabana.

Nessa mesma viagem, esteve no Santuário Nacional de Aparecida (SP), onde também reuniu uma multidão de fiéis.

Confiança vence e Itabaiana perde

As equipes do Confiança e Itabaiana entraram em campo neste fim de semana pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. No sábado (19/04), a equipe do tricolor enfrentou fora de casa, o Ypiranga.

Nosso Futebol

No município de Erechim, no Rio Grande do Sul, o Itabaiana acabou perdendo por 3 a 2. Os gols do time sergipano foram de Wendel Júnior e Fabrício. E os atletas Roger, Cristiano e Charles marcaram para o time gaúcho.

E no domingo (20/04), em Aracaju, na arena Batistão, o Confiança recebeu a equipe de Caxias. De virada, o time azulino venceu por 2 a 1. O Caxias saiu na frente com Iago. O gols do dragão foram de Breyner Camilo e Valdir Júnior.

Veja os gols:

TV Dragão

Os clubes sergipanos voltam a campo no próximo fim de semana pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Acompanhe os confortos:

Sábado (26/04)

17h00 – Confiança x Ponte Preta, arena Batistão, em Aracaju

Domingo (27/04)

16h30 – Itabaiana x São Bernardo, estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana