Anvisa aprova medicamento contra Alzheimer

Doença de Alzheimer
Tumisu / Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Kisunla (donanemabe), indicado para o tratamento de comprometimento cognitivo leve e demência leve associados à doença de Alzheimer. Segundo a entidade, trata-se de um anticorpo monoclonal que se liga a uma proteína chamada beta-amiloide.ebcebc

“Na doença de Alzheimer, aglomerados de proteína beta-amiloide formam placas no cérebro. O donanemabe atua ligando-se a esses aglomerados e reduzindo-os, retardando assim a progressão da doença”, explica a Anvisa.

Ainda de acordo com a agência, o donanemabe foi avaliado em estudo envolvendo 1.736 pacientes com doença de Alzheimer em estágio inicial, que apresentavam comprometimento cognitivo leve, demência leve e evidências de patologia amiloide.

O estudo analisou alterações na cognição e na função cerebral dos pacientes. Eles receberam 700 miligramas (mg) de donanemabe a cada quatro semanas nas três primeiras doses e, em seguida, 1.400 mg a cada quatro semanas (para 860 pacientes) ou placebo (uma infusão simulada para 876 pacientes), por até 72 semanas.

Band Jornalismo

“Na semana 76 do estudo, os pacientes tratados com donanemabe apresentaram progressão clínica menor e estatisticamente significativa na doença de Alzheimer em comparação aos pacientes tratados com placebo”, destacou a Anvisa.

Contraindicação

O uso de donanemabe é contraindicado em pacientes que estejam tomando anticoagulantes, incluindo varfarina, ou que tenham sido diagnosticados com angiopatia amiloide cerebral (AAC) em ressonância magnética antes de iniciar o tratamento. Os riscos nesses pacientes, segundo a agência, são considerados maiores que os benefícios.

Reações

As reações adversas mais comuns listadas pela Anvisa são relacionadas à infusão, que pode causar febre e sintomas semelhantes aos da gripe, além de dores de cabeça.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Como acontece com qualquer medicamento, a Anvisa irá monitorar a segurança e a efetividade do donanemabe sob rigorosa análise. Serão implementadas atividades de minimização de risco para o donanemabe em conformidade com Plano de Minimização de Riscos aprovado.”

Alzheimer

O Ministério da Saúde define a doença de Alzheimer como um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

A doença se instala quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.

Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em regiões do cérebro como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

“A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência nessa população”, detalha o ministério.

No Brasil, centros de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.

“Os cuidados dedicados às pessoas com Alzheimer, porém, devem ocorrer em tempo integral. Cuidadores, enfermeiras, outros profissionais e familiares, mesmo fora do ambiente dos centros de referência, hospitais e clínicas, podem encarregar-se de detalhes relativos à alimentação, ambiente e outros aspectos que podem elevar a qualidade de vida dos pacientes.”

Corinthians tem o SIM de Dorival

A busca do Corinthians por um novo treinador está perto do fim. O clube já recebeu o “sim” de Dorival Júnior, que deve ser o próximo técnico a comandar o time alvinegro.

Treinador Dorival Júnior
Dorival Júnior|CBF

A expectativa é que a assinatura do contrato aconteça ainda esta semana, selando o acordo entre as partes. Dorival já está livre no mercado, após formalizar sua rescisão com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no início do mês — ou seja, não é um impeditivo.

O Timão, que vem sendo comandado interinamente por Orlando Ribeiro, vive a expectativa de oficializar a contratação e iniciar um novo ciclo com o treinador campeão da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022.

Meu Timão

Jovem morre preso às ferragens após grave acidente na avenida Beira Mar, em Aracaju

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) atendeu a um grave acidente automobilístico que resultou em óbito na madrugada desta quarta-feira (23), em Aracaju.

Grave acidente automobilístico mata jovem em Aracaju
CBMSE

A ocorrência aconteceu na avenida Beira Mar, no bairro Farolândia, envolvendo um veículo de passeio e uma picape. O condutor do veículo de passeio, um jovem de 28 anos, ficou preso às ferragens e veio a óbito no local.

Bombeiros dos quartéis Central e da Atalaia fizeram o resgate da vítima.

“Fomos acionados por volta das 2 horas. Fizemos a retirada da porta do veículo para ter acesso à vítima e realizar o resgate. O óbito foi confirmado no local pelo Samu e acionamos o Instituto Médico Legal e a Perícia Criminalística. Como houve vazamento de óleo dos veículos, realizamos também os procedimentos de limpeza da pista para evitar novos acidentes no local. Contamos ainda com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito no atendimento”, afirmou o tenente Bruno Coelho.


Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

Homem é preso com 30 kg de cocaína em Itabaiana durante ação da FICCO

Na manhã desta quarta-feira (23/4), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE), em ação conjunta com o GETAM/PM, realizou a prisão em flagrante de um homem que transportava cerca de 30 quilos de droga em Itabaiana/SE.

Homem é preso com 30 kg de cocaína em Itabaiana durante ação da FICCO
FICCO em Sergipe

O suspeito foi abordado em uma praça do Município e, durante a revista veicular, os policiais localizaram no porta-malas uma caixa com cerca de 30 quilos de cocaína, sendo 20 kg na forma de crack e 10 kg na forma de cloridrato.

Ele foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Aracaju, onde a prisão em flagrante por tráfico de drogas foi formalizada. O veículo utilizado também foi apreendido.

A FICCO/SE é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais e tem como objetivo a integração das forças de segurança em ações de combate ao crime organizado.

Senador de Sergipe acusado de pagar com dinheiro público principal financiador

Segundo apuração do jornalista Paulo Cappelli, publicada no portal Metrópoles, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) tem utilizado verba indenizatória do Senado para pagar, mensalmente, o aluguel de veículos à JB Andrade Locação de Veículos — empresa de propriedade de Milton Andrade, seu ex-candidato a vice na eleição para o Governo de Sergipe em 2022.

Milton Andrade e Alessandro Vieira
Divulgação

Os pagamentos à empresa somam R$ 173 mil desde janeiro de 2023. Ainda de acordo com a reportagem, todos os gastos foram justificados por recibos, mas sem a apresentação de notas fiscais.

Está na coluna de Paulo Cappelli, no Metrópoles:

O senador Alessandro Vieira (MDB) tem usado verba do Senado para contratar regularmente os serviços da JB Andrade Locação de Veículos, empresa que pertence a Milton Arthur Vasconcelos de Andrade, principal doador de sua campanha ao Governo de Sergipe. Na última eleição, em 2022, o político e o empresário formaram uma chapa, ecabeçada Vieira que foi derrotada no 1º turno da disputa eleitoral, com 10,88% dos votos válidos.

Sem conseguir assumir o Executivo estadual, Alessandro Vieira voltou ao Senado. E, sem demora, contratou a empresa do doador eleitoral. De janeiro de 2023 a fevereiro de 2025, as despesas do parlamentar com a locadora somaram R$ 173 mil. Todos os gastos foram justificados por recibos, sem apresentação de notas fiscais. Durante 23 meses, o custo mensal fixo foi de R$ 7,3 mil, sendo R$ 5 mil pelo aluguel recorrente de uma caminhonete Ford Ranger e R$ 2,3 mil por um Volkswagen Gol.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O que diz o senador

Procurado pela coluna, o senador Alessandro Vieira afirmou:

“O aluguel de veículos é feito por cotação de preços e opção pela alternativa mais econômica, logo não existe nenhum conflito de interesse.”


“Recebo com indignação a matéria que coloca em dúvida a contratação de veículos pelo mandato. O autor da matéria foi devidamente informado de que a contratação de aluguel de veículos sempre se deu por cotação ampla de preços e adoção da proposta mais econômica.

Qualquer consulta básica a preços de aluguéis de veículos ou mesmo aos valores pagos por outros parlamentares federais demonstra que o valores pagos pelo mandato são significativamente mais baixos.

Nosso mandato sempre foi pautado na transparência e na economia do dinheiro público e esse contrato é um exemplo prático de que é possível trabalhar gastando pouco e mostrando resultados.”

Alessandro Vieira, senador

Milton Andrade

Advogado e empresário sergipano, foi o principal financiador privado da candidatura de Alessandro Vieira ao governo em 2022, doando R$ 56,8 mil à chapa. Ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju, ele atualmente comanda a Agência Sergipe de Desenvolvimento, órgão estadual voltado à atração de investimentos.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

➥⠀‏‎Leia reportagem na íntegra

Os 5 municípios: desvios também em Sergipe

Mandados de prisão são cumpridos pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo.

A operação conta com a participação de servidores da CGU.

PF e CGU investigam descontos irregulares em benefícios do INSS
Operação Sem Desconto|Polícia Federal

Boletim oficial da PF

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram hoje (23/4) a Operação Sem Desconto, com o objetivo de combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem hoje 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

Reprodução

As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Até o momento, as entidades cobraram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.


NE NOTÍCIAS

Municípios onde acontece a operação:

  • AÇAILÂNDIA – MA
  • CENTRO NOVO DO MARANHÃO – MA
  • BRASÍLIA – DF
  • ALVARES MACHADO -SP
  • BARUERI – SP
  • GUARULHOS – SP
  • PRESIDENTE PRUDENTE – SP
  • RIBEIRÃO PRETO – SP
  • SANTO ANDRÉ – SP
  • SÂO BERNARDO DO CAMPO – SP
  • SÃO PAULO – SP
  • ARAÇUAI – MG
  • DIVINÓPOLIS – MG
  • GOVERNADOR VALADARES – MG
  • JEQUITINHONHA – MG
  • NOVA MODICA – MG
  • SÂO FELIX DE MINAS – MG
  • CAMPO GRANDE – MS
  • FORTALEZA – CE
  • CAUCAIA – CE
  • CURITIBA – PR
  • ITUMBIARA – GO
  • MANACAPURU – AM
  • MOSSORO – RN
  • OURO BRANCO – AL
  • MACEIO – AL
  • RECIFE – PE
  • ARACAJU -SE
  • UMBAÚBA – SE
  • NOSSA SENHORA DO SOCORRO – SE
  • ITANHY – SE
  • INDIAROBA – SE
  • CRISTINÁPOLIS – SE
  • PORTO ALEGRE -RS

Assédio sexual em Sergipe: Dano moral

Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) interpôs Recurso de Revista a ser julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), com o objetivo de reformar a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), que negou o pedido de indenização por dano moral coletivo contra uma instituição bancária, onde foi confirmado um caso de assédio sexual contra uma adolescente aprendiz.

Violência contra a mulher
PIxabay

O caso ocorreu em 2022 e o fato também repercutiu na esfera penal, em decorrência do crime cometido por um gerente do banco contra a vítima. O MPT-SE ajuizou uma Ação Civil Pública onde foi requerido o pagamento de indenização por dano moral coletivo, no valor de R$ 1 milhão, em face do agressor e do banco, diante da comprovada prática de assédio sexual, mas o pedido foi negado pelo TRT/SE, com a justificativa de que o fato “não caracterizaria dano moral coletivo, pois não configuraria lesão a bem jurídico coletivo ou difuso”.

No Recurso de Revista apresentado agora, o procurador Regional do Trabalho Rômulo Barreto argumenta que, em caso semelhante, o dano moral coletivo foi reconhecido pelo TRT da 1ª Região e justifica a necessidade de reforma da decisão por considerar que, além da vítima, a coletividade foi sim afetada pela prática criminosa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O procurador destaca que “o grave crime de assédio sexual ocorrido nas dependências do banco réu em face de uma adolescente aprendiz, tendo como agente infrator um preposto de alto escalão do banco, causa induvidosamente danos a toda a coletividade de trabalhadores e à sociedade como um todo”.

Ainda de acordo com o procurador Rômulo Barreto, “a sociedade tem o interesse de que a dignidade humana e a liberdade sexual – direitos fundamentais do nosso ordenamento jurídico – sejam preservadas e protegidas, sob pena de desequilíbrio da ordem jurídica e grave ofensa ao sistema de direitos consagrado pela Constituição de 1988”.

processo corre em segredo de justiça.

PM/SE: Governo de Sergipe convoca para o TAF

O Governo de Sergipe publicou, nesta terça-feira, 22, no Diário Oficial do Estado, o resultado final da prova discursiva e o Edital de Convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE). A consulta ao Cartão de Confirmação do TAF, contendo local, data e horário de realização do exame, será disponibilizada a partir das 19h da quinta-feira, 24.

Conduzido pela PMSE e pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), o concurso visa ao provimento de 300 vagas para o cargo de soldado combatente, 30 vagas para oficial combatente e cinco vagas para a área da saúde. O certame é executado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon), e as provas objetivas e discursivas, que constituem a primeira fase da seleção, foram aplicadas no último dia 24 de fevereiro.

O exame de aptidão física, que será aplicado aos candidatos habilitados na primeira fase, compreende testes de flexão na barra fixa, abdominal curl-up, flexão de braços, corrida de fundo e natação. Os índices mínimos e tempos máximos são distintos para candidatos masculinos e femininos. Todos os detalhes sobre a realização do TAF estão dispostos no Edital de Convocação, que pode ser acessado nos sites da Sead, da PMSE e do Selecon.

De acordo com o Edital de Convocação, candidatos com deficiência podem solicitar condição especial para a realização do TAF, por e-mail, entre os dias 23 e 24 de abril. Para isso, é necessário informar o tipo de deficiência e o respectivo código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) no laudo a ser enviado para o e-mail [email protected]. No campo ‘Assunto’, o candidato deve digitar “CONDIÇÃO ESPECIAL PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA – TAF” e, no corpo do e-mail, solicitar o tipo de condição especial desejada, conforme os critérios de viabilidade e razoabilidade.

A candidata que, no dia da realização do TAF, apresentar atestado médico que comprove seu estado de gravidez ou puerpério, poderá realizar o teste em nova data, após 120 dias contados a partir do parto ou do fim do período gestacional, de acordo com a conveniência da administração, sem prejuízo de participação nas demais etapas do concurso.

Para ter direito a essa condição, a candidata deverá comparecer na data, local e horário do teste munida de atestado médico original ou cópia autenticada em cartório, no qual deve constar, expressamente, o estado de gravidez e o período gestacional, além da data, assinatura, carimbo e CRM do profissional que o emitiu.

Candidato com idade inferior a 18 anos na data de realização do exame deverá apresentar termo de responsabilidade e autorização para participação do TAF, assinado pelo responsável e reconhecido em cartório por autenticidade ou semelhança, com assinatura eletrônica (gov.br) ou assinatura eletrônica por meio de token.

TAF feminino

No início deste mês, o Governo de Sergipe publicou edital de retificação para flexibilizar o TAF feminino. Com isso, o teste de suspensão na barra fixa para as candidatas aos cargos de soldado e oficial, que inicialmente deveria ser realizado com pegada pronada, poderá ser executado com pegada livre, nos termos da decisão judicial que determinou a modificação.

Concurso PMSE

Ao todo, 47.260 candidatos se inscreveram para concorrer às 335 vagas abertas neste concurso. Além das provas objetiva e discursiva e do TAF, o certame prevê outras três etapas de seleção: Avaliação Psicológica, Pesquisa da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, e Inspeção de Saúde.

Pesquisa mostra que Lula perde para Bolsonaro

Em novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na terça-feira (23), o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece à frente de Lula (PT) nos cenários de segundo turno testados.

Lembrando que, por ora, Bolsonaro está inelegível até 2030.

Pesquisa mostra que Lula perde para Bolsonaro
Paraná Pesquisas|Divulgação

Está na coluna de hoje, 23, de Cláudio Humberto:

O último levantamento do Paraná Pesquisas, instituto que mais acertou resultados na história recente das eleições brasileiras, trouxe registro preocupante para a turma de Lula: há 20 meses que o petista assiste à queda nas intenções de voto e o crescimento do principal adversário, Jair Bolsonaro. Em um cenário com confronto direto, Lula registrou 48% das intenções de voto em agosto de 2023, número que derreteu para 40,4% em abril deste ano. Bolsonaro disparou 7,5%: subiu de 38,5% para 46%.

13 cabalístico

A primeira virada de Bolsonaro sobre Lula ocorreu há 13 meses, em março de 2024. O ex-presidente obteve 41,7%, Lula ficou com 41,6%.

Efeito Sidônio

Até houve virada de votos na gestão de Sidônio Palmeira na Secom de Lula, mas favorável a Bolsonaro, que cresceu 0,3%. Lula perdeu 1,8%.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Michelle cresce

Com nome experimentado há 11 meses, Michelle Bolsonaro também registra crescimento de 40,1% para 45%. Lula desceu de 42% para 41%.

Tarcísio sobe

O governador Tarcísio de Freitas (Rep-SP) é outro que disparou: de 36,6% (maio-2024) para 43,4% (atual). Lula caiu de 41,7% para 40,6%.


A pesquisa ouviu 2.020 eleitores entre os dias 16 e 19 de abril, nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja a pesquisa na íntegra

BandNews FM

Flamengo empata e se complica na Libertadores

O Flamengo emparou sem gols com a LDU (Equador), na noite desta terça-feira (22) no estádio Casa Blanca, nos 2.850 metros da cidade de Quito, e ficou em situação complicada no Grupo C da Copa Libertadores.ebcebc

Arrascaeta no empate do Flamengo com a LDU em 0 a 0
Gilvan de Souza|CRF

Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís ficou na terceira posição da chave com quatro pontos, mesma pontuação do vice-líder Central Córdoba (Argentina), que mede forças com o Deportivo Táchira (Venezuela) na próxima quinta-feira (24). Já a ponta da classificação do Grupo C é ocupada pela LDU.

Sentindo os efeitos da altitude, o Rubro-Negro da Gávea apresentou muitas dificuldades de jogar. Até conseguiu chegar com perigo em algumas oportunidades ao gol defendido pelo goleiro Gonzalo Valle, mas também viu os equatorianos obrigarem o goleiro argentino Rossi a trabalhar. Aos 37 minutos do segundo tempo Estrada chegou a colocar a LDU em vantagem, mas o lance foi anulado por causa de posição de impedimento do atacante.

Agora o Flamengo se concentra no Campeonato Brasileiro, competição na qual enfrenta o Corinthians no próximo domingo (27), a partir das 16h (horário de Brasília) no estádio do Maracanã.

CONMEBOL Libertadores

Inter arranca empate

Quem protagonizou uma jornada de superação foi o Internacional, que, atuando em pleno Beira-Rio, em Porto Alegre, arrancou um empate de 3 a 3 com o Nacional (Uruguai), em jogo válido pelo Grupo F. Coates, Boggio e Millán fizeram os gols do time uruguaio, enquanto Alan Patrick, Fernando e Bernabéi marcaram os do Colorado.

Mesmo com o resultado a equipe comandada pelo técnico Roger Machado permanece na liderança da chave com cinco pontos. Porém, pode ser ultrapassado por Bahia (vice-líder com quatro pontos) e Atlético Nacional (da Colômbia e 3º com três pontos), que medem forças na próxima quinta-feira (24).

Paramount+ Brasil