Novo Boletim: Bolsonaro continua na UTI sem previsão de alta

A equipe médica que acompanha o ex-presidente Jair Bolsonaro descartou complicações pós-operatórias ou necessidade de novos procedimentos, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Hospital DF Star. “Apresenta-se estável clinicamente e sem novos picos de elevação da pressão arterial”, diz.ebcebc

Bolsonaro internado no Hospital DF Star, em Brasília
@jairbolsonaro|X

Bolsonaro está internado desde o último dia 13, em Brasília, quando passou por cirurgia no intestino e na parede abdominal. Ontem, o boletim médico informava que o paciente apresentou piora clínica, com elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos.

“Foram tomadas medidas para controle das alterações dos exames laboratoriais do fígado. Ontem, foi submetido a tomografias de tórax e abdômen, que foram compatíveis com uma evolução normal do pós-operatório, descartando complicações ou necessidade de novos procedimentos”, diz o boletim de hoje.

Bolsonaro permanece na unidade de terapia intensiva (UTI), em jejum oral e com pausa temporária da nutrição parenteral. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. “Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, conclui o documento.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O boletim é assinado pelo chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini; pelos cardiologistas Leandro Echenique e Brasil Caiado; pelo coordenador da UTI, Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior; pelo diretor médico do DF Star, Guilherme Meyer, e pelo diretor-geral da instituição, Allisson Barcelos Borges.

Entenda

Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal. O procedimento, de grande porte, teve duração de 12 horas e ocorreu sem intercorrências e sem a necessidade de transfusão de sangue.

A obstrução, de acordo com a equipe medica, era resultante de uma dobra do intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal, e foi desfeita durante o procedimento de liberação dessas aderências. Desde que sofreu uma facada no abdômen durante a campanha eleitoral para a Presidência em 2018, Bolsonaro já passou por diversos procedimentos e internações decorrentes de complicações.

MPE: Retirada de conteúdo no site da PM/SE

Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Copier), obteve resposta positiva da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) quanto à retirada de uma notícia veiculada em 2016 no site oficial da corporação.

Viatura da Polícia Militar de Sergipe
SSP Sergipe

A matéria, que tratava da apreensão de instrumentos sonoros utilizados em um culto de matriz africana no bairro América, foi considerada ofensiva aos povos de terreiro e em desacordo com normas constitucionais que asseguram a liberdade religiosa.

A solicitação foi formalizada pelo Ofício nº 42/2025, assinado pelo Promotor de Justiça Julival Rebouças, que destacou a importância do respeito às tradições religiosas afro-brasileiras. No documento, o MPSE ressaltou que a divulgação da apreensão de atabaques e outros instrumentos sagrados configurava situação vexatória para os praticantes, violando o artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal, além do Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em resposta, o Comando-Geral da PMSE, por meio do Ofício nº 257/2025-GCG, comunicou que a notícia havia sido retirada do portal institucional. A PM reiterou seu compromisso com a ordem pública e com o respeito à diversidade religiosa, reafirmando o caráter laico e isonômico da instituição.

Coordenador da Copier, Julival Rebouças, destacou que a iniciativa reflete o compromisso com a dignidade dos povos tradicionais e o combate à discriminação religiosa. “A retirada da matéria representa mais do que um gesto simbólico. Trata-se de uma medida concreta de valorização da cultura afro-brasileira e de respeito às liberdades fundamentais”, frisou.


Ministério Público de Sergipe

SHOWS: programação do Forró Siri 2025

A prefeitura de Nossa Senhora do Socorro lançou, na manhã desta sexta-feira (25), a programação da 32ª edição do Forró Siri, que chega em 2025 totalmente repaginada.

A festa vai contar com mais de 20 dias de programação, mesclando grandes nomes nacionais e artistas da cidade, com atrações distribuídas em vários pontos do município.

Forró Siri 2025
Divulgação

Serão cerca de 80 atrações no Forró Siri 2025 [veja mais abaixo] como por exemplo Joelma, Danielzinho Jr, Matheus e Kauã, Iguinho e Lulinha, e Calcinha Preta, nomes que prometem esquentar a programação nas quatro localidades contempladas pela festa: Sede, Parque dos Faróis, Jardim e Arena Siri, que volta a receber três dias de shows para fechar a maratona junina.

A grande novidade deste ano são os 15 dias da Vila Siri, que funcionará de 12 a 26 de junho, oferecendo uma programação diária e focada na valorização da cultura socorrense.

O evento terá, segundo a prefeitura, um investimento estimado em R$ 12 milhões.

Confira a programação completa:

31/05
Sede do Município
Ramon e Randinho  
Calcinha Preta
Leonne O Nobre
Tarcísio do Acordeon

07/06
Conjunto Jardim
Geninho Batalha
Jonas Esticado
Unha Pintada
Fogo na Saia

14/06
Parque dos Faróis
Danielzinho Jr
Solange Almeida
Mikael Santos
Nuzio Medeiros

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

ARENA SIRI

27/06
Luanzinho Moraes
Gil Mendes
Iguinho e Lulinha
Adelmario Coelho
Matheus e Kauan

28/06
Raí Saia Rodada
Alceu Valença
Natanzinho Lima
Joelma
Vitor Fernandes  

29/06
Flávio José
Zé Vaqueiro
Márcia Felipe
Luan estilizado
Heitor Costa

Além dos shows e da programação musical, o Forró Siri também contará com o tradicional concurso Garota e Garoto Forró Siri. As inscrições começam na próxima segunda-feira (28) e seguem até 9 de maio, com o resultado final sendo divulgado em 24 de maio.

Datas principais

Abertura oficial: 31 de maio (Sede)
Festas nos bairros: 7 e 14 de junho (Parque dos Faróis e Jardim)
Vila Siri: 12 a 26 de junho
Arena Siri: 27, 28 e 29 de junho


Com informações da Prefeitura de Socorro

IGH assume a gestão da Maternidade Lourdes Nogueira

Nesta quinta-feira, 24, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, anunciou a assinatura do contrato com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), nova organização social responsável pela administração da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. A mudança ocorre após o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), atual gestor da unidade, solicitar a rescisão contratual no final de março.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Débora Leite, o processo de transição já começa imediatamente, com total compromisso da gestão em garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados às gestantes e colaboradores. “Desde o primeiro momento em que recebemos o pedido de rescisão, nosso foco foi assegurar que a assistência não fosse interrompida. Todos os serviços serão mantidos, e a população pode ficar tranquila quanto a isso”, afirmou.

ECONOMIA
Além da continuidade dos atendimentos, o novo contrato representa uma importante economia para os cofres públicos. Com valor mensal de R$ 5,5 milhões (em comparação aos R$ 6,8 milhões pagos anteriormente), a nova parceria com o IGH vai gerar uma redução mensal de R$ 1,3 milhão. Considerando os 32 meses restantes do contrato original, que se encerraria em dezembro de 2027, a economia total ultrapassa os R$ 42 milhões.

Outro ponto destacado pela secretária é a dívida herdada da gestão anterior com o INTS. “Firmamos um acordo para o pagamento de R$ 17,6 milhões referentes à dívida deixada pela administração passada. Já em maio, será paga uma primeira parcela de R$ 8 milhões, seguida de oito parcelas de R$ 1,2 milhão”, explicou Débora.

A prefeita Emília Corrêa lamentou que quase R$ 18 milhões, que poderiam ser investidos em melhorias na rede municipal, estejam sendo destinados ao pagamento de débitos da gestão anterior. “Mesmo diante dessas dificuldades, estamos firmes em nosso compromisso com a saúde da população de Aracaju. Esta é uma conquista importante, e em breve teremos outras boas notícias para compartilhar”, destacou.

O processo emergencial de seleção contou com o interesse de sete instituições, das quais três apresentaram propostas efetivas. O IGH foi selecionado após análise técnica e financeira criteriosa, reforçando o compromisso da atual gestão com a responsabilidade e a eficiência na administração pública.

Sobre o IGH
O Instituto de Gestão e Humanização (IGH) é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu há 15 anos da iniciativa de profissionais especializados na área da saúde, motivados pela necessidade de aprimorar a gestão dos serviços públicos de saúde. Seu foco está na aplicação de práticas modernas de gestão capazes de potencializar os resultados das unidades que administra.

Com sede em Salvador (BA), o IGH atua em diversas regiões do país, sendo responsável pela gestão de importantes equipamentos de saúde, como o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), em Goiás, e a Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, referência em alto risco obstétrico e neonatal. Esta última possui o certificado ONA 3, Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecendo seu compromisso com a segurança do paciente, a melhoria contínua e a excelência na assistência materno-infantil.

Polícia Federal: Vereador do PL afastado de mandato

O vereador de Maceió, Siderlane Mendonça (PL), foi afastado do mandato.

Segundo a Polícia Federal, ele é suspeito de liderar grupo criminoso envolvido em crimes eleitorais e desvio de recursos no estado alagoano.

Veja o que foi publicado pela PF:

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (25/4) a Operação Falácia, para investigar um grupo suspeito de praticar os crimes de corrupção, desvio de dinheiro público, lavagem de dinheiro e crimes eleitorais em Maceió/AL.

Policiais federais cumprem 21 mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Eleitoral de Maceió, nas cidades alagoanas de Maceió e Rio Largo.

Além disso, estão sendo executadas 17 medidas cautelares diversas da prisão, como o afastamento do cargo de um vereador, suspeito de liderar o grupo, e o bloqueio de bens em valores superiores a R$ 200 mil reais.

Outro lado

Siderlane Mendonça publicou vídeo a seguir nas redes sociais e classificou a ação da PF como perseguição, veja:

FRAUDES NO INSS: 6 presos em Sergipe

Seis pessoas ligadas a entidades associativas de Sergipe foram presas preventivamente nesta semana, suspeitas de envolvimento em um esquema de descontos indevidos aplicados em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

FRAUDES NO INSS: 6 presos em Sergipe
Operação Sem Desconto|Polícia Federal

Entre os detidos está o ex-vereador de Umbaúba, Alexsandro Prado, conhecido como Lequinho. Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos carros e computadores na residência do ex-parlamentar. Outras pessoas ligadas a ele também foram presas.

Ao menos 11 entidades associativas com atuação em Sergipe estão sob investigação.

Sem Desconto

A operação, batizada de Sem Desconto, foi deflagrada na última quarta-feira (23) pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Segundo estimativas dos investigadores, os descontos ilegais ocorreram entre 2019 e 2024 e podem ter desviado até R$ 6,3 bilhões. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Sergipe, no Distrito Federal e em outros doze estados.

A repercussão do caso levou à exoneração do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, após pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Continue lendo:


Canindé: Obra de Machadinho

O prefeito Machadinho Barbosa deu mais um passo importante em direção ao cumprimento das promessas feitas durante sua campanha eleitoral. Na manhã desta quarta-feira, o gestor assinou a ordem de serviço para a revitalização da Praça Delmiro de Miranda Brito, um dos principais cartões-postais da cidade, e para a construção do tão aguardado Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), obra que há anos é um sonho da comunidade.

Em uma cerimônia marcada por emoção e discursos de esperança, Machadinho destacou o compromisso de sua gestão com o bem-estar da população. “Essa praça será devolvida ao povo com dignidade, conforto e segurança. E o novo CRAS será um espaço de acolhimento, onde as famílias mais vulneráveis terão acesso a serviços de qualidade e apoio social”, afirmou.

A revitalização da Praça Delmiro de Miranda Brito prevê melhorias estruturais, iluminação moderna, novo paisagismo e espaços de lazer para crianças e idosos. Já o novo CRAS será construído em um local estratégico, com estrutura moderna e profissionais qualificados, visando ampliar a rede de proteção social no município.

Machadinho Barbosa segue consolidando sua gestão com ações concretas que atendem às demandas populares, demonstrando que o governo municipal está alinhado aos anseios da comunidade.

Collor é preso por corrupção

O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira (25) em Maceió. Segundo sua defesa, a prisão ocorreu às 4h, quando o político se deslocava para Brasília.ebcebc

Ex-presidente Collor
Jefferson Rudy / Agência Senado

Ainda de acordo com a defesa de Collor, que também é ex-senador, ele se deslocava para Brasília para o cumprimento espontâneo do mandado de prisão.

Depois da prisão, o ex-presidente foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal em Alagoas.

A prisão de Collor foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após negar recurso da defesa para rever uma condenação, de 2023, a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

G1

Morre atriz de Irmãos Coragem

A atriz Lúcia Alves, 76 anos, morreu nesta quinta-feira (24) no Rio de Janeiro, vítima de complicações de um câncer de pâncreas. Ela estava internada na Casa de Saúde São José, no Humaitá, zona sul do Rio, desde o dia 14 deste mês, após ter apresentado piora no quadro de saúde. A atriz lutava contra a doença há três anos.ebcebc

Morre atriz de Irmãos Coragem
Lúcia Alves em Tropicaliente, 1994 — Foto: Nelson Di Rago|Globo

Biografia

Lúcia Alves iniciou sua carreira artística no cinema, em 1965, com o filme Um ramo para Luíza.

A estreia na televisão foi na extinta TV Tupi, em 1969, com a novela Enquanto Houver Estrelas. Um ano depois, estreou na TV Globo, onde participou da novela Irmãos Coragem, escrita por Janete Clair, ao interpretar a Índia Potira, um dos papéis mais lembrados da carreira.

Em 1975, foi protagonista de Helena, adaptação de Gilberto Braga, baseada no romance homônimo de Machado de Assis. Em 1980, interpretou a Veroca, de Plumas e Paetês, escrita por Cassiano Gabus Mendes.

G1

No cinema, atuou nos filmes Pais QuadradosFilhos AvançadosEstranho Triângulo, de Pedro Camargo, e O Homem da Cabeça de Ouro. Todos na década de 1970.

Lúcia Alves atuou nas novelas Tortura Cruel, e em Lua Cheia, nos anos 1980. Participou ainda do filme Fica Comigo, de Tizuka Yamasaki, e Quase Dois Irmãos, de Lúcia Murat.

Em 2007, integrou o elenco do humorístico Sob Nova Direção, da Rede Globo, e faz uma participação especial no seriado Toma Lá, Dá Cá, na mesma emissora.

Moraes rejeita recurso e manda prender Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor. ebcebc

A medida foi tomada após o ministro negar um recurso da defesa de Collor para rever a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato.

Ex-presidente Collor
Ex-presidente e ex-senador Fernando Collor – Edilson Rodrigues ⏐ Agência Senado

Em 2023, Collor foi condenado pelo STF em um dos processos da Lava Jato. Conforme a condenação, o ex-presidente e ex-senador, como antigo dirigente do PTB,  foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.

Na decisão, Alexandre de Moraes considerou que os recursos protocolados pela defesa de Collor são protelatórios para evitar o fim do processo.

“A manifesta inadmissibilidade dos embargos, conforme a jurisprudência da Corte, revela o caráter meramente protelatório dos infringentes, autorizando a certificação do trânsito em julgado e o imediato cumprimento da decisão condenatória”, decidiu o ministro.

Moraes também solicitou ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, a convocação de uma sessão virtual para referendar sua decisão. O julgamento virtual será realizado nesta sexta-feira (25).

Defesa

Em nota à imprensa, a defesa de Collor disse que recebeu a decisão com “surpresa e preocupação”. Segundo os advogados, o ex-presidente vai se apresentar para iniciar o cumprimento da pena.

“A defesa do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello recebe com surpresa e preocupação a decisão proferida na data de hoje, 24/04/2025, pelo ministro Alexandre de Moraes, que rejeitou, de forma monocrática, o cabível recurso de embargos de infringentes apresentado em face do acórdão do Plenário do Supremo Tribunal Federal, nos autos da AP 1025, e determinou a prisão imediata do ex-presidente”, declarou a defesa.