Mudanças no trânsito da Beira-Mar a partir deste sábado

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que, a partir do próximo sábado, 3 de maio, a avenida Governador Paulo Barreto de Menezes (avenida Beira-Mar) será totalmente interditada no sentido Praia-Centro, no trecho compreendido entre o retorno em frente ao Parque dos Cajueiros e o condomínio Mansão Ville de Paris.

Vista aérea da avenida Beira-Mar em Aracaju
SMTT

A medida ocorre devido ao avanço das obras do Complexo Viário Maria do Carmo Alves, executadas pelo Governo do Estado de Sergipe, e tem como objetivo garantir a segurança viária e o bom andamento dos trabalhos na região.

Com a interdição, os condutores que trafegam no sentido Praia-Centro deverão fazer um desvio à esquerda no retorno em frente ao Parque dos Cajueiros, acessando o lado oposto da avenida, que passará a funcionar em sistema binário (mão dupla) durante o período da obra. A previsão é que essa configuração seja mantida por, pelo menos, um ano.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o coordenador de trânsito da SMTT, Walter Faro, os condutores que precisarem seguir em direção ao Centro da cidade deverão desviar à direita no retorno existente em frente ao condomínio Mansão Ville de Paris, retornando à via de origem.

“Já para os que precisarem se dirigir para a avenida Tancredo Neves, a SMTT abrirá um novo acesso à direita, próximo à baia que permitirá o deslocamento direto para a Tancredo”, explicou Walter Faro.

A SMTT orienta os condutores a redobrar a atenção à nova sinalização e a planejarem seus deslocamentos com antecedência, a fim de evitar transtornos durante o período das intervenções.

Al-Hilal quer Vinicius Jr. e Ancelotti com oferta bilionária ao Real Madrid

A imprensa saudita noticiou na manhã desta sexta-feira (2) que o Al-Hilal já não conta mais com o técnico português Jorge Jesus e prepara uma movimentação ambiciosa no mercado da bola. O clube pretende investir cerca de 800 milhões de euros (aproximadamente R$ 5 bilhões) para tentar convencer o Real Madrid a negociar dois dos seus principais nomes: o atacante Vinicius Jr. e o técnico Carlo Ancelotti.

Carlo Ancelotti dança com Vini Jr
Ancelotti dança com Vini Jr depois de vencer LaLiga em 2022|Real Madrid C.F. 

Segundo os veículos locais, o clube árabe estaria disposto a abrir os cofres para contratar o craque brasileiro, que tem contrato com os merengues até junho de 2027.

Conforme especulado esta semana, Ancelotti deve deixar o Real Madrid em breve, o que tem gerado incertezas inclusive sobre seu futuro à frente da Seleção Brasileira — algo que vinha sendo apontado como certo nos últimos dias.

Jovem Pan Esportes

Jorge Jesus demitido do Al-Hilal e volta a ser especulado na Seleção Brasileira

O treinador português Jorge Jesus foi demitido do Al-Hilal, da Arábia Saudita, após a eliminação do clube na semifinal da Liga dos Campeões da Ásia, na última terça-feira (29). A saída foi divulgada pelo jornal local Arriyadiyah e teria sido oficializada na quinta-feira (1º), embora nenhuma nota oficial tenha sido publicada até o momento.

Técnico português Jorge Jesus
Al-Hilal ⏐ Divulgação

A saída de Jorge Jesus reacende especulações sobre seu nome como possível opção para assumir a Seleção Brasileira, especialmente em meio às incertezas envolvendo Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid, apontado como favorito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Jorge Jesus, que teve uma passagem vitoriosa pelo Flamengo, onde conquistou a Libertadores e o Brasileirão, já foi citado anteriormente como opção para o comando da seleção.

Resta saber se a demissão do técnico atrairá a atenção da CBF, que segue perdida em busca de um nome para liderar a Seleção nas Eliminatórias da Copa de 2026.

TNT Sports Brasil

INMET: CHUVAS atingem Sergipe no final de semana

Chuvas intensas são previstas para a faixa nordeste do estado da Bahia e em todo o estado de Sergipe, neste fim de semana, devido a atuação de um cavado, a circulação marítima e uma frente fria já afastada, no oceano.

O Recôncavo Baiano, que está em atenção, ganha destaque por causa da previsão de elevados acumulados de chuva, com valores que poderão ultrapassar os 100 mm, nas próximas horas. Devido às condições previstas, um aviso de Grande Perigo foi emitido para a região, com vigência até o final desta sexta (2).

Nas últimas 24h (até às 10h desta sexta), foram registrados volumes elevados em algumas localidades do leste baiano: Igrapiuna 121,8mm, 104,6 mm em Simões Filho, 95,4 em Salvador, 71,3 mm em Candeias e 75,2 mm em Camamu.

Final de semana

Durante o final de semana, as chuvas vão se concentrar entre o litoral norte da Bahia e o Estado de Sergipe. Essas áreas estarão em atenção pela possibilidade de volumes significativos de chuva na região, que poderão chegar a 100mm/24h, condição que pode persistir, pelo menos, até a próxima segunda (5).

INMET

Para mais informações, é necessário que a população das áreas afetadas permaneça atenta aos avisos meteorológicos emitidos pelo INMET e aos alertas enviados pela Defesa Civil e demais órgãos competentes de seu estado e município.

Bolsonaro fora da UTI, mas sem previsão de alta

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última quarta-feira (30), mas segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, ainda sem previsão de alta.

Bolsonaro no corredor do Hospital DF Star, em Brasília 02/05/2025
@jairbolsonaro|X (Reprodução)

De acordo com o boletim médico mais recente, o estado de saúde de Bolsonaro é clinicamente estável. A nota divulgada pela equipe médica informa que o ex-presidente “segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa”. Também foi mantida a restrição de visitas.

Bolsonaro passou 18 dias internado na UTI, período durante o qual foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Mulher é presa em Aracaju por matar o próprio filho após discussão por cerveja

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (2), em Aracaju, o mandado de prisão preventiva contra uma mulher investigada por matar o próprio filho.

Sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em Aracaju
Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

O crime aconteceu no último dia 20 de abril, no Bairro Soledade, e teria sido motivado por uma discussão banal relacionada à entrega de um litro de cerveja. A vítima morreu dois dias depois, em 22 de abril.

De acordo com as investigações, após o desentendimento, a suspeita se armou com uma faca e desferiu diversos golpes contra o filho, causando ferimentos graves. O caso foi inicialmente apurado pela 8ª Delegacia Metropolitana e, após a confirmação da morte, passou a ser investigado pelo DHPP.

Testemunhas foram ouvidas, e a polícia teve acesso a um vídeo que registrou o momento da agressão. Com base nas provas reunidas, a prisão preventiva da investigada foi solicitada e cumprida nesta manhã. Ela está à disposição da Justiça.

Defesa Civil de Aracaju alerta para chuvas e raios

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta de chuva fraca à moderada, para as próximas 72 horas. A previsão também indica a possibilidade de ocorrerem raios, trovões e ventos fortes. O alerta foi emitido com base nos dados enviados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Agente da Defesa Civil de Aracaju segurando o celular com menagens de alerta sobre o clima
Semdec

Para chamar a atenção dos moradores, especialmente os que residem em áreas de risco, foi enviada mensagem por meio do serviço de alerta por SMS da Defesa Civil. Mais de 86 mil celulares cadastrados receberam a mensagem pelo 40199.

A gestão tem monitorado a instabilidade climática e mantém equipes em alerta. “Estamos com as equipes de prontidão para atender à população, em casos de emergência. A gente pede que a comunidade adote medidas preventivas e qualquer eventualidade pode entrar em contato conosco pelo 199”, destacou a coordenadora-geral da Defesa Civil Valéria Bispo.

Ainda segundo a coordenadora-geral, serviços preventivos e mitigatórios foram adotados durante os últimos meses. “A Defesa Civil teve o cuidado de preparar a cidade para que ela reaja, de forma mais segura e efetiva, com relação aos transtornos que podem ser causados em decorrência da chuva”, salientou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local que deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível aqui, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.

Chuvas intensas em Sergipe para o fim de semana

O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa a probabilidade de chuvas moderadas a intensas, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas, iniciando na madrugada desta sexta-feira, 2, até o domingo, 4.

Tempo chuvoso em Aracaju
Arthuro Paganini ⏐ ASN

De acordo com as análises meteorológicas, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm/dia e os ventos intensos podem variar de 40 a 60 km/h. As instabilidades são provenientes da aproximação de um sistema frontal, que deve canalizar o fluxo de umidade nos baixos níveis da atmosfera, favorecendo o transporte de nuvens convectivas para Sergipe. Como também, devido ao intenso aquecimento e umidade do oceano Atlântico adjacente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A atmosfera está apresentando umidade e, juntamente com as elevadas temperaturas, provoca grande possibilidade de manutenção e desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical, através da instabilidade termodinâmica”, explica a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana.

A Semac segue monitorando as condições climáticas e reforça que a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o Estado, apresentando riscos em rodovias, de alagamentos, deslizamentos de encostas, de transbordamento de pequenos córregos e riachos, além dos principais rios e lagoas.

VÍDEOVeja previsão atualizada do Climatempo:

Reprodução

Com gol de Joshua, Flamengo derrota Botafogo-PB

Estreia com vitória! No jogo de ida da Terceira Fase da Copa do Brasil, o Flamengo derrotou o Botafogo-PB por 1 a 0 neste feriado de 1º de maio, no estádio Castelão (MA). Em sua primeira aparição na equipe profissional, o garoto Joshua entrou na reta final da segunda etapa e mostrou que tem estrela ao marcar o gol que deu o triunfo para o Mengão nos minutos finais da partida.

Joshua estreou com gol no Flamengo
Gilvan de Souza|CRF

Com o placar, a equipe rubro-negra terá a vantagem do empate no Maracanã para avançar de fase na competição.  

O jogo

Com uma equipe reserva, o Flamengo começou a partida pressionando o Botafogo-PB para tentar o primeiro gol logo no início. A primeira boa chance aconteceu aos nove minutos. Luiz Araújo cobrou escanteio, Plata cabeceou na primeira trave e o goleiro fez a defesa. No lance seguinte, Allan achou bom passe para Michael, que gingou pra cima da defesa e bateu colocado. A bola passou rente ao ângulo esquerdo do goleiro. 

O time rubro-negro controlava totalmente a posse de bola, chegando a bater quase 80%, e trocava passes com facilidade no campo ofensivo. Aos 29’, mais uma boa trama do ataque do Mengão. Luiz Araújo disparou pelo meio e abriu para Michael na esquerda, ele carregou pra dentro e tocou para Bruno Henrique, que bateu de canhota. O goleiro deu rebote, e Luiz Araújo tentou de carrinho, mas a bola foi por cima da meta. 

Reprodução

Aos 35’, Bruno Henrique fez ótima jogada pela direita da área e rolou para o meio. Michael, livre, chegou batendo de primeira e a bola passou raspando a trave. Com muito mais volume de jogo e chances criadas, o Flamengo por muito pouco não vai com a vantagem para o intervalo. 

O Flamengo voltou para o segundo tempo da mesma forma que terminou o primeiro: pressionando o adversário. Aos sete minutos, Plata cruzou na área, a defesa do Botafogo desviou e a bola sobrou para Evertton Araújo cabecear no canto, mas o zagueiro tirou em cima da linha. Outra oportunidade aconteceu aos 16’. Plata rolou para Allan arriscar de fora da área. O goleiro deu rebote, Bruno Henrique tentou finalizar, mas foi travado novamente pelo camisa 1. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Antes dos 30’, o técnico Filipe Luís fez três substituições de uma só vez para tentar melhorar o setor de criação da equipe. Cebolinha, Gerson e Matheus Gonçalves entraram nos lugares de Bruno Henrique, Evertton Araújo e Luiz Araújo. Mais uma chance criada e desperdiçada pelo Rubro-Negro aos 31’. Matheus lançou para Varela, livre na ponta direita, ele cruzou rasteiro na área e Juninho acabou furando na hora de finalizar. 

Na reta final, o jovem Joshua entrou para fazer sua estreia pelos profissionais e mostrou que é iluminado. Ayrton Lucas cruzou para Juninho cabecear, Michael fez grande defesa, e no rebote, Joshua completou para as redes, marcando o gol que deu a vitória ao Mengão. Com o resultado, o Mais Querido jogará com vantagem do empate no Rio de Janeiro para avançar às oitavas da competição. 

VÍDEOVeja os melhores momentos:

Flamengo TV

Flamengo

Matheus Cunha; Varela, João Victor, Danilo e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araujo (Gerson) e Luiz Araújo (Matheus Gonçalves); Michael (Juninho), Plata (Joshua) e Bruno Henrique (Everton Cebolinha).
Técnico: Filipe Luís.

Botafogo-PB

Michael; Erick, Reniê, Marcelo Augusto e Evandro; Gama, JP Iseppe (Igor Maduro) e Guilherme Santos (Camilo); Gabriel Honório (Denilson), Henrique Dourado (Silvinho) e Rodrigo Alves (Rafinha). 
Técnico: Antônio Carlos Zago. 

Agenda da semana

O Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo (4) para enfrentar o Cruzeiro, às 18h30, no Mineirão, pela sétima rodada do Brasileirão. 

Ficha técnica

Botafogo-PB 0x1 Flamengo – Copa do Brasil | Terceira Fase Ida
Local: Estádio Castelão, São Luís (MA)
Data e horário: 01/05/2025 às 20h
Arbitragem: João Vitor Gobi (SP), Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Cartões amarelos: Marcelo Augusto (BOT) e Allan (FLA)
Gol: Joshua (39’2ºT).

Morre aos 84 anos a cantora Nana Caymmi

Morre aos 84 anos a cantora Nana Caymmi
Divulgação

A cantora Nana Caymmi, 84 anos, morreu nesta quinta-feira (1º) no Rio de Janeiro. A morte foi confirmada por seu irmão Danilo Caymmi. Nana estava internada na clínica São José, em Botafogo, zona sul da capital carioca, onde deu entrada em agosto do ano passado para tratar de uma arritmia cardíaca.ebcebc

“É com muito pesar que eu comunico o falecimento da minha irmã, Nana Caymmi. Estamos, lógico, muito chocados e tristes na família, mas ela também passou nove meses de sofrimento em hospital, UTI. Um processo muito doloroso, várias comorbidades”, disse Danilo em vídeo postado nas redes sociais.

Danilo também pediu para que o comunicado sobre o falecimento de Nana fosse difundido aos fãs da cantora no país inteiro.

“O Brasil perde uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que o Brasil já viu, de sentimento, de tudo, enfim”.

Com uma voz diferenciada e estilo inconfundível, Dinahir Tostes Caymmi, ou simplesmente Nana Caymmi, refletia o talento de toda uma família musical: filha do compositor, cantor e violonista Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris. Ela iniciou a carreira artística em 1960.

Ao total, gravou 27 discos, sendo dois deles ao vivo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Logo cedo, conquistou um lugar de destaque no mundo da música, dentro e fora do Brasil. Entre seus sucessos, estão “Só Louco”, “Não se Esqueça de Mim”, “Cais”, “Resposta ao Tempo” e “Ponta de Areia”.

Em 2016, a cantora passou por uma cirurgia de remoção de um tumor na parte externa do estômago, afastando-se dos palcos. Em 2019, gravou um disco com a obra de Tito Madi, e, no ano seguinte, outro com canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Em 2024, voltou a gravar, ao lado do cantor e violonista Renato Braz, uma faixa do disco Canário do Reino, em homenagem a Tim Maia.

Em agosto do mesmo ano, foi internada em um hospital para tratar de uma arritmia cardíaca, onde permaneceu pelos últimos meses.


Com informações da Radioagência Nacional