Ministro da Previdência pede demissão

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, nesta sexta-feira (2), após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.ebcebc

Em seu lugar, o Palácio do Planalto anunciou ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta. O agora ex-ministro, que é presidente nacional do PDT, anunciou a saída do governo em uma postagem nas redes sociais.

Ex-ministro Carlos Lupi
Carlos Lupi — Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

“Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula. Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador”, escreveu Lupi.

Segundo o Planalto, a exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda nesta sexta em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A troca no comando do Ministério da Previdência ocorre uma semana após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação conjunta que apura um suposto esquema de descontos não autorizados de mensalidades associativas em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

A investigação aponta que as irregularidades começaram em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro, e prosseguiram nos últimos anos.

“Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente. Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta. Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas”, prosseguiu Carlos Lupi.

Reprodução

Mudanças no INSS

O caso já havia resultado na exoneração do então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.

Deputados de oposição protocolaram, na última quarta-feira (30), um requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os sindicatos envolvidos na fraude do INSS. Pressionado pela oposição, Lupi chegou a prestar depoimento durante sessão da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, também da Câmara dos Deputados, realizada na terça-feira (29), mas sua permanência à frente da pasta acabou ficando insustentável.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A PF informou ter reunido indícios da existência de irregularidades em parte dos cerca de R$ 6,3 bilhões que a cobrança das mensalidades associativas movimentou apenas entre 2019 e 2024. Nos dias seguintes, a CGU e o próprio INSS tornaram públicos os resultados de auditorias realizadas desde 2023, que também apontavam inconsistências e problemas relacionados ao tema.

Suspensão e devolução

Logo após a deflagração da operação da PF, o INSS suspendeu todos os descontos oriundos dos acordos com as entidades.

Para reaver o dinheiro retroativo aos anos anteriores, a Advocacia-Geral da União (AGU) montou um grupo para buscar a reparação dos prejuízos. Esse grupo se reuniu na tarde desta sexta, na sede da AGU, envolvendo o próprio advogado-geral da União, Jorge Messias; o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção e o novo presidente do INSS, nomeado há dois dias.

Na última quinta-feira (30), em pronunciamento nacional por ocasião do Dia do Trabalhador, Lula prometeu que os prejudicados serão ressarcidos.

Suspeito de matar ex-cabo do Exército em Aracaju é preso na Bahia

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) elucidou o assassinato de Marcos Antônio Silva Júnior, ex-cabo do Exército Brasileiro, morto a tiros na noite da última segunda-feira, 28, no Bairro Industrial, em Aracaju, e prendeu o suspeito do delito na quarta-feira, 1º, na cidade de Alagoinhas/BA.

Suspeito de matar ex-cabo do Exército em Aracaju é preso na Bahia
Marcos Antônio Silva Júnior|Reprodução

A motivação do crime, segundo as investigações, está ligada a uma tentativa de golpe por meio de um aplicativo de entrega de alimentos, supostamente praticada pelo suspeito.

Após o homicídio, que também deixou outras duas pessoas feridas, o DHPP deu início às diligências e conseguiu identificar o autor dos disparos. O suspeito, que possui uma longa ficha criminal e estava foragido da Justiça da Bahia por um crime de feminicídio, foi localizado e preso em flagrante na cidade de Alagoinhas, no interior da Bahia.

Com ele, foram apreendidos a arma de fogo utilizada no crime e o veículo empregado na fuga. Além da prisão em flagrante pelo porte da arma de fogo, também foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.

As investigações continuam para apurar a possível participação de outros envolvidos no homicídio. A Polícia Civil solicita que qualquer informação relevante seja repassada pelo Disque-Denúncia, número 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Cruzeiro anuncia rescisão com Dudu

O Cruzeiro oficializou nesta sexta-feira (2) a rescisão contratual com o atacante Dudu, de 33 anos, que agora está livre no mercado da bola. O jogador havia chegado ao clube há apenas quatro meses.

Jogador Dudu
Divulgação

“O Cruzeiro informa que chegou a um acordo com o atleta Dudu para a rescisão imediata do vínculo contratual entre o atacante e o clube estrelado”, publicou o time mineiro em suas redes sociais.

Apesar do curto período no clube, Dudu deverá receber cerca de R$ 12 milhões, valor referente ao encerramento do contrato que iria até dezembro de 2027.

Com passagens marcantes por Palmeiras, Grêmio e pelo Al-Duhail, do Catar, Dudu deixa o Cruzeiro sem ter conseguido se firmar na equipe celeste.

Mudanças no trânsito da Beira-Mar a partir deste sábado

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que, a partir do próximo sábado, 3 de maio, a avenida Governador Paulo Barreto de Menezes (avenida Beira-Mar) será totalmente interditada no sentido Praia-Centro, no trecho compreendido entre o retorno em frente ao Parque dos Cajueiros e o condomínio Mansão Ville de Paris.

Vista aérea da avenida Beira-Mar em Aracaju
SMTT

A medida ocorre devido ao avanço das obras do Complexo Viário Maria do Carmo Alves, executadas pelo Governo do Estado de Sergipe, e tem como objetivo garantir a segurança viária e o bom andamento dos trabalhos na região.

Com a interdição, os condutores que trafegam no sentido Praia-Centro deverão fazer um desvio à esquerda no retorno em frente ao Parque dos Cajueiros, acessando o lado oposto da avenida, que passará a funcionar em sistema binário (mão dupla) durante o período da obra. A previsão é que essa configuração seja mantida por, pelo menos, um ano.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o coordenador de trânsito da SMTT, Walter Faro, os condutores que precisarem seguir em direção ao Centro da cidade deverão desviar à direita no retorno existente em frente ao condomínio Mansão Ville de Paris, retornando à via de origem.

“Já para os que precisarem se dirigir para a avenida Tancredo Neves, a SMTT abrirá um novo acesso à direita, próximo à baia que permitirá o deslocamento direto para a Tancredo”, explicou Walter Faro.

A SMTT orienta os condutores a redobrar a atenção à nova sinalização e a planejarem seus deslocamentos com antecedência, a fim de evitar transtornos durante o período das intervenções.

Al-Hilal quer Vinicius Jr. e Ancelotti com oferta bilionária ao Real Madrid

A imprensa saudita noticiou na manhã desta sexta-feira (2) que o Al-Hilal já não conta mais com o técnico português Jorge Jesus e prepara uma movimentação ambiciosa no mercado da bola. O clube pretende investir cerca de 800 milhões de euros (aproximadamente R$ 5 bilhões) para tentar convencer o Real Madrid a negociar dois dos seus principais nomes: o atacante Vinicius Jr. e o técnico Carlo Ancelotti.

Carlo Ancelotti dança com Vini Jr
Ancelotti dança com Vini Jr depois de vencer LaLiga em 2022|Real Madrid C.F. 

Segundo os veículos locais, o clube árabe estaria disposto a abrir os cofres para contratar o craque brasileiro, que tem contrato com os merengues até junho de 2027.

Conforme especulado esta semana, Ancelotti deve deixar o Real Madrid em breve, o que tem gerado incertezas inclusive sobre seu futuro à frente da Seleção Brasileira — algo que vinha sendo apontado como certo nos últimos dias.

Jovem Pan Esportes

Jorge Jesus demitido do Al-Hilal e volta a ser especulado na Seleção Brasileira

O treinador português Jorge Jesus foi demitido do Al-Hilal, da Arábia Saudita, após a eliminação do clube na semifinal da Liga dos Campeões da Ásia, na última terça-feira (29). A saída foi divulgada pelo jornal local Arriyadiyah e teria sido oficializada na quinta-feira (1º), embora nenhuma nota oficial tenha sido publicada até o momento.

Técnico português Jorge Jesus
Al-Hilal ⏐ Divulgação

A saída de Jorge Jesus reacende especulações sobre seu nome como possível opção para assumir a Seleção Brasileira, especialmente em meio às incertezas envolvendo Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid, apontado como favorito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Jorge Jesus, que teve uma passagem vitoriosa pelo Flamengo, onde conquistou a Libertadores e o Brasileirão, já foi citado anteriormente como opção para o comando da seleção.

Resta saber se a demissão do técnico atrairá a atenção da CBF, que segue perdida em busca de um nome para liderar a Seleção nas Eliminatórias da Copa de 2026.

TNT Sports Brasil

INMET: CHUVAS atingem Sergipe no final de semana

Chuvas intensas são previstas para a faixa nordeste do estado da Bahia e em todo o estado de Sergipe, neste fim de semana, devido a atuação de um cavado, a circulação marítima e uma frente fria já afastada, no oceano.

O Recôncavo Baiano, que está em atenção, ganha destaque por causa da previsão de elevados acumulados de chuva, com valores que poderão ultrapassar os 100 mm, nas próximas horas. Devido às condições previstas, um aviso de Grande Perigo foi emitido para a região, com vigência até o final desta sexta (2).

Nas últimas 24h (até às 10h desta sexta), foram registrados volumes elevados em algumas localidades do leste baiano: Igrapiuna 121,8mm, 104,6 mm em Simões Filho, 95,4 em Salvador, 71,3 mm em Candeias e 75,2 mm em Camamu.

Final de semana

Durante o final de semana, as chuvas vão se concentrar entre o litoral norte da Bahia e o Estado de Sergipe. Essas áreas estarão em atenção pela possibilidade de volumes significativos de chuva na região, que poderão chegar a 100mm/24h, condição que pode persistir, pelo menos, até a próxima segunda (5).

INMET

Para mais informações, é necessário que a população das áreas afetadas permaneça atenta aos avisos meteorológicos emitidos pelo INMET e aos alertas enviados pela Defesa Civil e demais órgãos competentes de seu estado e município.

Bolsonaro fora da UTI, mas sem previsão de alta

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última quarta-feira (30), mas segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, ainda sem previsão de alta.

Bolsonaro no corredor do Hospital DF Star, em Brasília 02/05/2025
@jairbolsonaro|X (Reprodução)

De acordo com o boletim médico mais recente, o estado de saúde de Bolsonaro é clinicamente estável. A nota divulgada pela equipe médica informa que o ex-presidente “segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa”. Também foi mantida a restrição de visitas.

Bolsonaro passou 18 dias internado na UTI, período durante o qual foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

Mulher é presa em Aracaju por matar o próprio filho após discussão por cerveja

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (2), em Aracaju, o mandado de prisão preventiva contra uma mulher investigada por matar o próprio filho.

Sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em Aracaju
Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

O crime aconteceu no último dia 20 de abril, no Bairro Soledade, e teria sido motivado por uma discussão banal relacionada à entrega de um litro de cerveja. A vítima morreu dois dias depois, em 22 de abril.

De acordo com as investigações, após o desentendimento, a suspeita se armou com uma faca e desferiu diversos golpes contra o filho, causando ferimentos graves. O caso foi inicialmente apurado pela 8ª Delegacia Metropolitana e, após a confirmação da morte, passou a ser investigado pelo DHPP.

Testemunhas foram ouvidas, e a polícia teve acesso a um vídeo que registrou o momento da agressão. Com base nas provas reunidas, a prisão preventiva da investigada foi solicitada e cumprida nesta manhã. Ela está à disposição da Justiça.

Defesa Civil de Aracaju alerta para chuvas e raios

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta de chuva fraca à moderada, para as próximas 72 horas. A previsão também indica a possibilidade de ocorrerem raios, trovões e ventos fortes. O alerta foi emitido com base nos dados enviados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Agente da Defesa Civil de Aracaju segurando o celular com menagens de alerta sobre o clima
Semdec

Para chamar a atenção dos moradores, especialmente os que residem em áreas de risco, foi enviada mensagem por meio do serviço de alerta por SMS da Defesa Civil. Mais de 86 mil celulares cadastrados receberam a mensagem pelo 40199.

A gestão tem monitorado a instabilidade climática e mantém equipes em alerta. “Estamos com as equipes de prontidão para atender à população, em casos de emergência. A gente pede que a comunidade adote medidas preventivas e qualquer eventualidade pode entrar em contato conosco pelo 199”, destacou a coordenadora-geral da Defesa Civil Valéria Bispo.

Ainda segundo a coordenadora-geral, serviços preventivos e mitigatórios foram adotados durante os últimos meses. “A Defesa Civil teve o cuidado de preparar a cidade para que ela reaja, de forma mais segura e efetiva, com relação aos transtornos que podem ser causados em decorrência da chuva”, salientou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local que deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível aqui, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.