Os dois representantes da Federação Sergipana de Futebol (FSF), entraram em campo nesta tarde pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. O duelo entre Lagarto e Sergipe na competição nacional aconteceu na tarde de sábado (03/05), no estádio Paulo Barreto, em Lagarto.
José Camilo|LFC
Em uma partida muito equilibrada, os gols saíram no segundo tempo. O time colorado venceu por 3 a 0. Aos quatro minutos, Wesley abriu o placar. Em seguida, aos 11 minutos, em cobrança de pênalti, Pedro Maycon ampliou. E Reny Max, também de pênalti, marcou o terceiro aos 49.
Essa foi a primeira vitória do Sergipe, na Série D de 2025. Já o Lagarto amargou a primeira derrota, na competição.
As equipes voltam a campo no próximo fim de semana. Acompanhe os detalhes da 4ª rodada do Grupo A4:
Sábado (10/05)
17h – Sergipe x Asa, Arena Batistão, em Aracaju
17h – Penedense x Lagarto, estádio Alfred Leahy, em Penedo
Governo de Sergipe estende possibilidades de chuva até terça
O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), emitiu neste domingo (4) um novo aviso meteorológico com probabilidade de chuvas moderadas a intensas e possibilidade de trovoadas e descargas elétricas.
Reprodução
De acordo com a análise, a instabilidade termodinâmica no estado pode se estender deste domingo, 4, até a próxima terça-feira, 6. Neste período, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm ou 100 mm/dia, e os ventos intensos podem variar de 40 a 80 km/h, a depender da região.
Na última quinta-feira, 1º, a Semac já havia informado à população sergipana sobre a possibilidade de incidência de fortes chuvas. A Defesa Civil Estadual está com alerta emitido, vigente de 2 a 5 de maio. Até a manhã do último sábado, 3, os pluviômetros registraram municípios com acumulados elevados, como 144mm em Estância e 46mm em São Cristóvão.
A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana, ressaltou que durante o período do aviso, o acumulado pode ultrapassar 250mm em alguns municípios.
“A frente estacionária continua atuando e favorece a chegada de instabilidades termodinâmicas em Sergipe, por conta da canalização do fluxo de umidade nos baixos níveis da atmosfera, facilitando o transporte de nuvens convectivas para o estado. Como também, devido ao intenso aquecimento e umidade do oceano Atlântico adjacente. A atmosfera está apresentando umidade e, juntamente com as elevadas temperaturas, provoca possibilidade de manutenção e desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical”, detalhou.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas segue monitorando as condições, e reforça que a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o estado. Tal cenário gera riscos em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, além dos principais rios e lagoas.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Datena deixa o SBT e assinará com a RedeTV
O apresentador José Luiz Datena deixou o SBT após menos de seis meses. A decisão foi confirmada neste sábado (3) pelo canal de Silvio Santos, que divulgou nota lamentando a forma como o desligamento ocorreu.
José Luiz Datena Band / Divulgação
“O apresentador José Luiz Datena entregou ao SBT um pedido de rescisão contratual, após ser comunicado de que haverá mudanças na grade. Na próxima semana, a emissora apresentaria novos projetos para o âncora, que tomou uma decisão antes mesmo da oficialização. O SBT tem enorme respeito por Datena e deseja a ele sucesso nas próximas jornadas”, diz o comunicado enviado ao F5, da Folha de S.Paulo.
De acordo com a emissora, Datena não chegou a ouvir as novas propostas de programação que estavam sendo preparadas para ele. A decisão foi recebida com lamento nos bastidores do SBT, especialmente pela forma como se deu a saída.
O apresentador deve seguir para a RedeTV, com quem deve assinar contrato nos próximos dias.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Na edição de sexta-feira (2), Datena fez um discurso em tom de despedida, exaltando o canal e a figura de Silvio Santos:
“Sempre foi o meu sonho trabalhar com o Silvio Santos e, agora, com as filhas dele, elas são tão humildes e bacanas, com o mesmo DNA de humildade do Silvio Santos. Eu torço que a Daniela Beyruti [presidente do SBT] faça do SBT cada vez maior. É a emissora que cabe o Brasil aqui dentro”.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Time demite treinador
O Sport Club do Recife comunica, oficialmente, o desligamento do técnico Pepa. Juntamente com ele, deixam o Clube os membros de sua comissão técnica: Samuel Correia, Hugo Silva, Pedro Oliveira e Pedro Azevedo.
O Clube agradece aos profissionais pela dedicação, comprometimento e pelos serviços prestados ao longo do período em que estiveram à frente da equipe, durante o qual o Sport conquistou o título do Campeonato Pernambucano e o acesso para a Série A. Desejamos sucesso a todos na continuidade de suas carreiras.
Fluminense derrota o Sport de virada
O Fluminense venceu o Sport por 2 a 1, neste sábado (03/05), em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Kevin Serna e Everaldo marcaram os gols do Tricolor, que chegou a 13 pontos na tabela de classificação.
A equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho volta a campo na próxima quinta-feira (08/05) para enfrentar o GV San José, pela quarta rodada da Conmebol Sul-Americana. A partida será às 21h30, no Estádio Jesús Bermúdez, na Bolívia.
PRIMEIRO TEMPO
O Fluminense começou a partida tentando impor seu ritmo no campo de ataque. A primeira chegada foi aos cinco minutos, quando Samuel Xavier chutou cruzado e a bola atravessou a área com perigo. Dez minutos depois, após boa troca de passes, Canobbio recebeu de Fuentes e finalizou travado pela defesa. Em uma jogada de contra-ataque, o adversário abriu o placar aos 23 minutos.
O Tricolor dominou o restante do primeiro tempo em busca da virada. Aos 28 minutos, Fuentes cruzou, Arias escorou e Everaldo finalizou para fora. No lance seguinte, PH Ganso achou belo passe para Canobbio, que chutou rasteiro para grande defesa do goleiro. Aos 37, Arias cruzou, Canobbio cabeceou e o goleiro fez nova defesa. Um minuto depois, Fuentes roubou a bola no campo de ataque e tocou para Everaldo arriscar de fora da área por cima do gol.
Insatisfeito com o resultado, o Fluminense continuou criando chances claras de marcar. Aos 42, Fuentes cobrou falta na área, Ignácio resvalou e a bola sobrou para PH Ganso, que cabeceou rente ao travessão. Dois minutos depois, Samuel Xavier bateu escanteio, Ignácio desviou e Arias cabeceou por cima com muito perigo.
SEGUNDO TEMPO
Assim como na primeira etapa, o Fluminense voltou do intervalo disposto a virar a partida. Aos 11 minutos, Kevin Serna invadiu a área pela esquerda e cruzou para Everaldo, que cabeceou para defesa do goleiro. Quatro minutos depois, o Tricolor chegou ao empate. Arias recebeu pela direita, tirou a marcação e cruzou para Kevin Serna cabecear para o fundo do gol.
Embalado pelo gol, o Tricolor seguiu pressionando o adversário. Aos 21 minutos, Kevin Serna recebeu lançamento de Samuel Xavier e tentou driblar o goleiro, que se recuperou na jogada. Aos 39, Lezcano arriscou de fora da área e a bola foi para fora.
O Fluminense se lançou ao ataque nos minutos finais. Aos 47 minutos, após jogada de contra-ataque, Arias cruzou e Everaldo cabeceou para defesa do goleiro. Aos 51 minutos, o Tricolor foi premiado com a virada. Na última jogada da partida, Arias cruzou na cabeça de Everaldo, que testou para dar a vitória ao Time de Guerreiros.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro – 7ª rodada
03/05/2025, 18h30 – Maracanã
Fluminense (2)
Fábio; Samuel Xavier (Guga), Ignácio, Freytes e Gabriel Fuentes; Martinelli (Lezcano), Hércules (Nonato) e PH Ganso (Lima); Canobbio (Kevin Serna), Arias e Everaldo. Técnico: Renato Gaúcho.
Sport (1)
Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús (Dalbert); Christian Rivera, Zé Lucas (Du Queiroz) e Lucas Lima; C. Barletta (Arthur Sousa), Atencio (Lenny Lobato) e Pablo (Carlos Alberto). Técnico: Pepa.
Gols: Kevin Serna (15’ 2T) (FLU); Pablo (23 1’T) (SPT)
Cartões amarelos: Lima (FLU); Atencio, Hereda, Lucas Lima, Caíque França, Carlos Alberto (SPT)
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau
Defesa Civil: chuvas em Aracaju
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil municipal, divulgou na manhã deste sábado, 3 um balanço parcial do período de alerta iniciado na noite de quinta-feira, 01. Nas últimas 6 horas, o acumulado de chuvas chegou a 37 mm no bairro Mosqueiro, com pico de 22 mm em uma hora no Lamarão. O volume total de chuvas registrado no mês até o momento é de 39 mm, ainda abaixo da média histórica de maio, que é de 275 mm.
Defesa Civil|Divulgação
Até às 11h deste sábado, foram registradas apenas duas ocorrências relacionadas às chuvas: um ponto de alagamento e uma solicitação para avaliação de risco estrutural. Não houve registro de vítimas, desabrigados ou desalojados.
O Rio Poxim, que impacta diretamente o bairro Jabotiana, principalmente no Largo da Aparecida, continua sendo monitorado pela Defesa Civil, devido ao risco de transbordamento. A cabeceira do rio Poxim está sendo acompanhada de perto para identificar qualquer impacto na região e tomar medidas preventivas, caso necessário.
Ações preventivas
Por meio do Comitê Operacional de Aracaju (COA), a prefeitura tem executado de forma integrada as ações de enfrentamento às chuvas. Assim que o alerta foi emitido pela Defesa Civil, ainda na quinta-feira, 01, as equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciaram imediatamente a execução do plano de contingência, com foco na prevenção e resposta rápida.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A Emurb intensificou os serviços de limpeza e desobstrução do sistema de drenagem em pontos críticos da cidade, além da recuperação de caixas de drenagem, calçamentos e outras estruturas. As equipes seguem em regime de plantão, com maquinário de prontidão para atender a qualquer eventualidade.
A Emsurb, por sua vez, tem atuado na limpeza de bocas de lobo, valas de drenagem e manutenção de canais nas zonas Norte, Sul e Central. As coordenadorias de limpeza pública, resíduos sólidos, transporte e poda também estão mobilizadas e permanecem disponíveis para atender prontamente qualquer demanda durante o período chuvoso.
A previsão indica tempo nublado, com chuvas de intensidade fraca à moderada até segunda-feira, 05, com retorno à normalidade previsto para as 23h55. O alerta segue vigente e o monitoramento permanece intensificado.
Em caso de emergência, a população deve acionar o número 199.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Edital do Programa Mais Médicos: 3,4 mil vagas disponíveis
O Ministério da Saúde lança nesta sexta-feira (2/05) um novo edital do Programa Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Com um total de 3.174 vagas, 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), fortalecendo a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social. Os médicos interessados poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira (5) até o dia 8 de maio.
Alejandro Zambrana ⏐ MS
“Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e o nosso esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS, que é uma das principais preocupações da nossa gestão. A atuação integrada desses profissionais, pelo prontuário eletrônico e os fluxos que vão reduzir o tempo de espera do paciente, vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os profissionais do programa integram as equipes de Saúde da Família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população. Quando necessário, encaminham os pacientes para consultas com especialistas. As informações são registradas no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), o que permite a integração dos dados do paciente entre a atenção primária e a especializada, incluindo consultas e exames.
Mais Médicos levará assistência médica onde mais precisa
Neste edital, a oferta das vagas do programa considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo Demografia Médica 2025. Lançado na última quarta-feira (30/04), o estudo aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país. A prioridade do Mais Médicos é atender aquelas de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais. As vagas do edital contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).
“Mais uma vez, o Mais Médicos está cumprindo seu papel de prover profissionais para as áreas mais remotas e de maior vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que possibilita ofertas de formação para os médicos, que vão desde a especialização em Medicina de Família e Comunidade até o mestrado e doutorado em Saúde da Família. Isso significa um melhor cuidado para a população e profissionais mais qualificados para a atenção primária à saúde”, destacou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
O Programa Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Com a meta de alcançar 28 mil profissionais, atualmente conta com cerca de 24,9 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios — o que representa 77% do território nacional. Dentre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social. Em dezembro de 2024, o programa alcançou um marco histórico ao registrar o maior número de médicos em atividade nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), com 601 profissionais atuando nessas regiões.
JP News
Cadastro Reserva: agilidade na reposição de vagas
Em março deste ano, o Ministério da Saúde lançou um novo chamamento público para adesão e renovação de vagas por parte dos municípios e do Distrito Federal no programa, com uma importante novidade: a possibilidade de cadastro reserva.
Ao todo, 2.450 municípios e 8 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já haviam preenchido vagas por meio de editais anteriores puderam ingressar no cadastro reserva.
Esse mecanismo oferece flexibilidade e agilidade na reposição de profissionais, permitindo que municípios e DSEIs atendam rapidamente à demanda por médicos assim que a necessidade for identificada.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Atlético-MG encaminha contratação de Dudu
O atacante Dudu, que recentemente rescindiu contrato com o Cruzeiro, está muito próximo de acertar sua ida para o Atlético-MG, segundo informações da imprensa esportiva. O novo vínculo deve ir até dezembro de 2026, com possibilidade de prorrogação até o fim de 2027.
Gustavo Aleixo|Cruzeiro
Com isso, o jogador de 33 anos deve permanecer em Belo Horizonte, trocando de lado na maior rivalidade do futebol mineiro, após quatro meses no clube celeste. A rescisão com o Cruzeiro foi anunciada oficialmente na última sexta-feira (2), quando foi revelado que o atacante receberia R$ 12 milhões pelo fim antecipado do contrato que iria até 2027.
Nem o Atlético-MG nem o estafe do jogador comentam oficialmente sobre a negociação até o momento.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Cemaden prevê chuvas em Sergipe neste sábado
Neste sábado (03), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Região Nordeste: Bahia e Sergipe
Considera-se MODERADO a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Aracaju (SE), devido à previsão de pancadas de chuva isoladas que podem ser de forte intensidade. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de alagamentos urbanos em áreas com drenagem deficiente, enxurradas e inundações de pequenos córregos [imagem abaixo].
Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Salvador (BA), devido à previsão de acumulados significativos de chuva com possibilidade de pancadas moderadas a fortes. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de alagamentos urbanos em áreas com drenagem deficiente, enxurradas, inundações de córregos, lagoas e estuários.
VÍDEO | Previsão atualizada do Climatempo:
Climatempo
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Ferreirinha perde pênalti e São Paulo empata com o Fortaleza
Nesta sexta-feira (02), o São Paulo empatou em 0 a 0 com o Fortaleza, no MorumBIS, em jogo válido pela sétima rodada do Brasileirão.
O primeiro tempo começou bastante movimentado. Durante os 20 minutos iniciais, a partida foi um verdadeiro duelo de ataques, com ambas as equipes jogando com velocidade e colocando pressão nas defesas adversárias. Apostando em jogadas pelas pontas, o Tricolor ofereceu perigo, porém, não conseguiu marcar. Já o time visitante tentava passes rápidos e contra-ataques, mas a defesa são-paulina evitou lances de maior complicação. Apesar das chances, as equipes foram para o intervalo sem gol.
Rubens Chiri|São Paulo FC
Logo no início do segundo tempo, o Tricolor foi ao ataque. Com apenas um minuto de jogo, Lucas Ferreira recebeu grande passe de André Silva e finalizou para a defesa do goleiro. Aos 15, André Silva apareceu novamente com um belo passe em profundidade, dessa vez para Ferreira, que saiu cara a cara com o goleiro e foi derrubado na área, mas o goleiro adversário defendeu a cobrança de pênalti. Enquanto isso, a equipe visitante seguia apostando em contra-ataques, e o sistema defensivo tricolor se mostrou bem postado para bloquear passes e finalizações.
O Tricolor volta a campo na terça-feira (6), para enfrentar o Alianza Lima, no Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru, pela CONMEBOL Libertadores. Já no Brasileiro, o próximo compromisso do São Paulo é o clássico contra o Palmeiras, que está marcado para o domingo (11), às 17h30, na Arena Barueri.
VÍDEO | Veja os melhores momentos:
UOL Esportes
SÃO PAULO 0x0 FORTALEZA
Local: MorumBIS, em São Paulo (SP)
Data: 02/05/2025 (sexta-feira)
Horário: 21h30
SPFC: Rafael; Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Wendell; Alisson, Bobadilla e Alves (Luciano, 19/2); Lucas Ferreira (Ryan, 38/2), Ferreira (Lucas, 19/2) e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía
Cartões amarelos: Lucas Ferreira (43/1), Bobadilla (50/2)
FOR: João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, Gustavo Mancha (David Luiz, 35/2) e Bruno Pacheco; Martínez, Lucas Sasha, Rossetto (Pochettino, 35/2) e Yago Pikachu; Breno Lopes (Marinho, 23/2) e Lucero (Deyverson, 35/2). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Cartões amarelos: João Ricardo (15/2), Gustavo Mancha (27/2)
Público: 39.502
Renda: R$2.015.029,00
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)