Gabarito do concurso da Seasic

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) informa que o gabarito preliminar do primeiro concurso público da sua história foi disponibilizado nesta terça-feira, 13. A divulgação marca mais uma etapa importante do certame, que contou com mais de seis mil inscritos e as provas foram aplicadas no último domingo, 11, em Aracaju.

O concurso, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), oferta 90 vagas de nível superior para os cargos de assistente social, engenheiro agrônomo, nutricionista, pedagogo, psicólogo e tradutor e intérprete de Libras.

Gabarito preliminar do concurso público da Seasic
Thiago Santos|ASN

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância do concurso para fortalecer a política de assistência social em Sergipe. “Esse é um marco histórico para a Seasic. Estamos fortalecendo a estrutura da secretaria com profissionais qualificados, o que se refletirá diretamente na qualidade do atendimento à população em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Conforme o edital, os candidatos terão o prazo de dois dias úteis, a partir da divulgação, para interpor recursos quanto às questões objetivas. O resultado final está previsto para ser divulgado no mês de junho.

➥ Os candidatos podem acessar o gabarito por meio do site da banca organizadora.

TCE recebe ofício para fazer auditoria no IPES

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) recebeu um ofício da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) recomendando a realização de auditorias no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipes).

A mesma orientação foi enviada para outras 32 Cortes estaduais e municipais em todo o país.

De olho no dinheiro
Montagem: NE Notícias

As auditorias têm como objetivo investigar a regularidade dos descontos aplicados nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. A recomendação surge após a descoberta de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a Atricon, há indícios de que fraudes semelhantes possam estar ocorrendo em institutos estaduais e municipais.

Até o momento, não há indícios de irregularidades no Ipes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Roubalheira no INSS

De acordo com a Polícia Federal, mais de R$ 6 bilhões podem ter sido cobrados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS em todo o Brasil.

A investigação começou em Sergipe, após uma denúncia feita por uma aposentada de Feira de Santana (BA). Conforme revelou o NE Notícias, o esquema era comandado por empresários sergipanos, que operavam associações envolvidas na aplicação de descontos fraudulentos.

Ao menos 4 milhões de beneficiários foram lesados em todo o país.

O INSS vai disponibilizar, a partir desta quarta-feira (14), um serviço online para que os cidadãos solicitem o reembolso de valores descontados indevidamente.

Deputada sergipana apresenta dossiê com mais de 120 ameaças e mensagens de ódio

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou na segunda-feira (12) novas ameaças que tem recebido nas últimas semanas. Ela apresentou um dossiê com mais de 120 mensagens com conteúdos de ameaça, injúria e discursos de ódio, com teor discriminatório e violento, segundo a própria parlamentar.

Deputada Linda Brasil apresenta dossiê com mais de 120 ameaças e mensagens de ódio
Linda Brasil formaliza denúncia às autoridades|Divulgação

“São mensagens terríveis que violam a dignidade humana, a minha identidade de gênero e o exercício legítimo da minha mandata”, afirmou Linda Brasil.

“Quando me atacam e tentam me deslegitimar, não estão afetando apenas a mim, mas o funcionamento da democracia.”

O material foi entregue à Delegacia de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), Ministério Público Federal (MPF/SE), Ministério Público Estadual (MPE/SE) e Polícia Federal (PF).

Linda Brasil já havia denunciado ameaças de morte e transfobia em outras ocasiões. Ela afirma que continuará buscando todos os meios legais para coibir os crimes.

Ex-zagueiro volta ao Flamengo como auxiliar técnico

O Clube de Regatas do Flamengo oficializou, nesta terça-feira (13), a contratação de Rodrigo Caio como auxiliar técnico da comissão permanente do futebol profissional. Ídolo recente da Nação Rubro-Negra, o ex-zagueiro inicia uma nova etapa da sua carreira no clube, agora fora das quatro linhas, contribuindo diretamente para a preparação e o desenvolvimento da equipe principal, agregando um olhar de quem esteve no campo até pouco tempo.

rodrigo caio fla mai 2025
Flamengo|Divulgação

A chegada de Rodrigo Caio faz parte de um projeto estratégico da Diretoria de Futebol, que busca integrar à comissão técnica profissionais preparados, com identidade rubro-negra e histórico de conquistas com o Manto Sagrado. A presença de um jogador que marcou época no clube tem como objetivo fortalecer a cultura vencedora, parte do DNA do Flamengo.

Entre 2019 e 2023, Rodrigo Caio disputou 152 partidas com a camisa do Flamengo. Durante esse período, conquistou duas edições da Conmebol Libertadores (2019 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2019 e 2020), uma Copa do Brasil (2022), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2020) e três títulos do Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021).

Com espírito de liderança, conhecimento tático e total identificação com o clube, Rodrigo Caio passa a integrar o dia a dia do elenco profissional no Ninho do Urubu. Além de agregar o conhecimento e experiência dos tempos como jogador, ele também traz no currículo a Licença B do Curso de Treinadores da CBF Academy.

FLAZOEIRO

Operação investiga adulteração de combustíveis em Aracaju

Foi deflagrada no início na manhã desta terça-feira (13) a Operação Apostos, que tem como objetivo apurar possíveis adulterações em combustíveis comercializados em postos da capital sergipana. A ação é coordenada pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), os Procons Estadual e Municipal e a Delegacia do Consumidor.

Operação investiga adulteração de combustíveis em Aracaju
Operação Apostos|MPSE

Desta vez, os fiscais contam com o uso de um espectrofotômetro, equipamento que permite identificar alterações na qualidade do combustível no próprio local, sem a necessidade de enviar amostras para análise laboratorial.

Em março deste ano, em outra fase da operação, um posto do bairro Inácio Barbosa foi flagrado com irregularidades e o proprietário foi notificado.

O resultado da operação deve ser divulgado ao longo do dia. As ações de fiscalização buscam coibir práticas lesivas ao consumidor e garantir a segurança e qualidade do combustível vendido em Sergipe.

NE Notícias acompanha os desdobramentos.

INMET: Chuvas em Sergipe até 19 de maio

A previsão para a semana de 12 a 19 de maio indica chuvas volumosas no norte da Região Norte, noroeste do Maranhão e litoral da Região Nordeste, onde os volumes podem ultrapassar os 60 mm.

Chuva em Aracaju
Marcos Rodrigues / ASN

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva irão se concentrar em Roraima, Amapá, norte e oeste do Pará, além do centro-norte do Amazonas, com volumes que podem ultrapassar os 60 mm (tons em laranja e vermelho). Por outro lado, em Tocantins, Acre, Rondônia e sul do Pará, as chuvas não irão ultrapassar os 10 mm.

Na Região Nordeste, a semana começa com chuvas sobre o leste e norte da Região Nordeste. Chuvas acima de 40 mm devem atingir áreas do noroeste do Maranhão, além do litoral dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco (tons em verde e amarelo). Destaque para o litoral da Bahia, onde as chuvas devem ser persistentes ao longo da semana.

INFORMATIVO 17 25
Previsão de chuva (12 a 19 de maio de 2025). Fonte: INMET

Para o restante da região, são previstas chuvas fracas e inferiores a 20 mm (tons em azul) e em algumas localidades pode não haver registro de chuva e redução da umidade relativa do ar, especialmente no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí.

VÍDEOVeja previsão atualizada do Climatempo:

Climatempo

Deputado de Sergipe intimado por viagem a evento de Trump

O deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) foi intimado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para explicar o uso de recursos públicos em uma viagem aos Estados Unidos durante a festa de campanha do agora presidente Donald Trump, em dezembro de 2024.

Parlamentares bolsonaristas são investigados pelo Tribunal de Constas da União por viagem paga com dinheiro público a festa de Donald Trump
TCU|Reprodução

Segundo o Diário do Centro do Mundo (DCM), os gastos com passagens, hospedagem e alimentação somaram pelo menos R$ 47 mil, valor custeado com o dinheiro do contribuinte. A viagem de Valadares ocorreu entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro, com estadia em hotéis e até em um spa na Flórida e em Washington.

Além de Rodrigo, também foram intimados os deputados Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF). O TCU quer saber se houve autorização oficial da Câmara dos Deputados para o deslocamento e qual a relação do evento “Election Night Livestream Watch Party” com o exercício do mandato parlamentar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O tribunal solicita ainda que o gabinete do parlamentar detalhe o cronograma das atividades realizadas durante o período da viagem, incluindo eventos, reuniões e compromissos oficiais.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

Leia nota do deputado Rodrigo Valadares enviada ao DCM:

Informo que nunca houve nenhuma intimação do Tribunal de Contas da União(TCU) direcionada a mim, visto que não há nenhuma investigação neste sentido. O que houve foi uma representação infundada de um parlamentar suplente do PSOL, na qual a unidade técnica do TCU, inclusive, já se manifestou pelo arquivamento. Qualquer informação ao contrário divulgada será devidamente contestada e tratada através dos meios legais cabíveis.

Em relação à missão oficial citada, a mesma foi aprovada pela Câmara dos Deputados e todos os seus gastos estão disponíveis no portal da transparência, sempre com respeito e zelo ao dinheiro público. Repudio veementemente as insinuações mentirosas de que eu havia ido à festas e a um suposto SPA. Esse fato nunca ocorreu, tendo em vista se tratar tão somente do nome de hotel no qual me hospedei.

Esse malabarismo jornalístico para tentar me vincular a algum suposto “escândalo” não é por acaso, mas totalmente intencional. Liderarmos diversas pesquisas para o Senado em 2026 e a divulgação de notícias falsas dessa natureza buscam exclusivamente afetar a nossa trajetória.

E informo ainda que o processo conforme acórdão publicado pelo ministro Walton Rodrigues foi ARQUIVADO!no dia de ontem (14)

Seguimos firmes e fortes, defendendo as nossas bandeiras, e não iremos nos curvar ao desespero dos poderosos, que vão ter que assistir a vitória do povo de bem.

Vice-prefeito de Canindé pode ser candidato a deputado estadual

Em uma recente roda de conversa entre jornalistas na capital sergipana, um nome começou a ganhar destaque nos bastidores da política estadual: o do atual vice-prefeito de Canindé de São Francisco, Joselildo Almeida Pank.

Com uma trajetória consolidada e crescente influência no cenário político do sertão, Pank é apontado como um forte nome para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe em 2026.

Joselildo Almeida Pank e Machadinho
Pank e Machadinho|Divulgação

Com três mandatos como vereador e uma passagem pela presidência da Câmara Municipal, Joselildo Pank também acumula duas eleições vitoriosas como vice-prefeito. Sua habilidade de articulação política ficou ainda mais evidente ao liderar estrategicamente a campanha do atual prefeito Machadinho Barbosa, considerada uma das mais organizadas e vitoriosas da história recente do município.

Além do próprio currículo, Pank ainda soma à sua trajetória o feito de ter ajudado a eleger seu filho Hugo de Pank vereador por duas vezes, reforçando seu capital político e prestígio junto à população.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Hoje, Joselildo Pank é reconhecido por lideranças políticas de todo o estado como uma das principais vozes do sertão sergipano.

Com base sólida em Canindé e influência crescente em outros municípios, sua possível candidatura em 2026 já começa a movimentar bastidores e a despertar o interesse de aliados e observadores da política estadual.

Caso confirme sua pré-candidatura, Pank deve entrar na disputa com um perfil experiente, articulador e profundamente conectado às demandas do interior sergipano.


Com informações da Assessoria de Comunicação

Dólar a R$ 5,68 com anúncio de acordo entre EUA e China

O anúncio de um acordo comercial entre Estados Unidos e China foi recebido de forma mista pelo mercado financeiro. O dólar, que tinha caído nos últimos pregões, subiu, permaneceu abaixo de R$ 5,70. A bolsa de valores abriu em alta, mas não acompanhou o mercado internacional e fechou estável.ebcebc

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (12) vendido a R$ 5,685, com alta de R$ 0,03 (+0,53%). A cotação chegou a superar R$ 5,70 por volta das 15h, mas desacelerou nas horas finais de negociação.

Dólar Americano
Valter Campanato|Agência Brasil

Com o desempenho desta segunda-feira, a moeda norte-americana sobe apenas 0,13% no mês. Em 2025, a divisa cai 8,03%.

O mercado de ações teve um dia mais volátil. O índice Ibovespa, da B3, alternou altas e baixas ao longo do pregão, mas fechou aos 136.563 pontos, com alta de apenas 0,04%. O indicador chegou a subir 0,71% às 10h12, mas desacelerou até encerrar estável.

No fim de semana, os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo tarifário durante as negociações de autoridades em Genebra, na Suíça. O acordo só foi anunciado na madrugada desta segunda-feira no horário de Brasília.

Pelo acordo, os Estados Unidos reduzirão as tarifas extras sobre as importações chinesas de 145% para 30%, enquanto as taxas chinesas sobre as importações norte-americanas recuarão de 125% para 10%. As novas medidas vigorarão por 90 dias.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O anúncio de um acordo fez o dólar subir em todo o planeta. Isso porque investidores abandonaram aplicações em moedas seguras, como euro e iene, para comprarem divisas norte-americanas.

Diferentemente dos últimos dias, as moedas dos países emergentes foram afetadas porque existe a possibilidade de que a China volte a comprar mais commodities (bens primários com cotação internacional) dos Estados Unidos.

No Brasil, a bolsa ficou estável por causa do receio de que a alta do dólar, caso se prolongue por muitos dias, faça o Banco Central (BC) subir a Taxa Selic (juros básicos da economia) em junho para segurar a inflação. Os investidores aguardam a divulgação, nesta terça (13), da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para terem pistas do que o BC fará nos próximos meses.

*Com informações da Reuters

Foragido de Sergipe é preso em Tocantins com documentos falsos

Na manhã desta segunda-feira, 12, policiais civis da 5ª Delegacia de Palmas efetuaram a prisão de um homem de 54 anos — identificado pelas iniciais J.F.S.G., procurado pela Justiça de Sergipe pelos crimes de estelionato e apropriação indébita.

Foragido de Sergipe é preso em Tocantins com documentos falsos
Golpista foi localizado em uma residência na capital – Foto: PCTO|Divulgação

O delegado-chefe da 5ª DP, Gilberto Oliveira, explicou que a captura foi em flagrante, pois, no momento da abordagem, o suspeito apresentou documento de identidade falso. Também foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal de Aracaju.

Denúncia anônima

A prisão foi possível após denúncia anônima que indicou o paradeiro do foragido na região sul de Palmas. Após 15 dias de diligências, os investigadores o localizaram em uma residência no Jardim Aureny IV. Ele foi conduzido à sede da 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Golpes em Palmas

Mesmo em Palmas há apenas quatro meses, o homem já havia cometido golpes em locadoras de veículos e hotéis, acumulando quase R$ 6 mil em prejuízos.

Documentos falsos retirados no Pará

As investigações apontam que os documentos falsos usados pelo suspeito foram retirados no estado do Pará e estavam em uso há pelo menos 18 anos. Agora, ele será recambiado para Sergipe para responder pelos crimes.

O delegado Gilberto ressaltou que a prisão reforça o comprometimento da Polícia Civil do Tocantins com a investigação criminal e a captura de foragidos interestaduais.


Revisão Textual: Vania Machado