STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quarta-feira (14) a deputada Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023. Cabe recurso contra a decisão. ebcebc

STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ
Reprodução | Agência Brasil

A condenação pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica foi obtida com os votos do relator do caso, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia. O julgamento virtual começou na sexta-feira (9) e foi finalizado hoje. 

Com a decisão, Zambelli também foi condenada à perda do mandato após o fim de todos os recursos possíveis e o pagamento de R$ 2 milhões em danos morais coletivos, valor que deverá ser dividido com hacker Walter Delgatti, que é réu confesso e que foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão neste mesmo processo

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Delgatti, que confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.

Defesa

Em nota à imprensa após o início do julgamento, a defesa de Carla Zambelli contestou a realização de um julgamento virtual para condenar a deputada. Os advogados também consideraram “absolutamente injusto” que a parlamentar seja condenada “sem provas irrefutáveis”.

Eleições

Carla Zambelli responde a outro processo criminal no STF. Em agosto de 2023, Zambelli virou ré no Supremo pelo episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Até o momento, o Supremo registrou placar de 6 votos a 0 para condenar a parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto. No entanto, um pedido de vista do ministro Nunes Marques adiou a conclusão do julgamento.

O Globo: Contracheques do TJ de Sergipe superam teto do CNJ

Em sua coluna no jornal O Globo publicada em 10 de maio, o jornalista Lauro Jardim revelou que o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) pagou valores acima do limite salarial previsto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a 151 magistrados em abril

O Globo: Contracheques do TJ de Sergipe superam teto do CNJ
O Globo|Reprodução

Segundo a reportagem, “o levantamento tem como base os contracheques dos magistrados”, que estão disponíveis no portal da transparência do Judiciário sergipano.

O jornalista afirma ainda que “o valor excede o ‘teto duplex’ imposto pelo CNJ” e relembra que:

Em março, o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, liberou o pagamento retroativo de penduricalhos a magistrados do Sergipe, com possibilidade de recebimento mensal extra de até R$ 46,3 mil, valor hoje de referência do teto constitucional”.

Isso quer dizer, na prática, que criou-se um “teto exclusivo para os juízes e desembargadores da ordem de R$ 92,6 mil no mês“.

De acordo com ele, “três deles [magistrados] tiveram créditos superiores a R$ 150 mil”.

Até o momento, o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) não se manifestou sobre o assunto.

Leia a coluna na íntegra.

Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União proíbe a comercialização, a distribuição, a fabricação, a manipulação, a propaganda e o uso de todos os lotes do medicamento Metbala, à base de tadalafila, da empresa FB Manipulação Ltda.ebcebc

Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila
Reprodução

Em nota, a agência reguladora informou que a medida foi adotada porque o produto em questão, uma bala do tipo gummy, não tem qualquer tipo de regularização junto à Anvisa.

“Além disso, a empresa identificada não tem autorização da Anvisa para fabricar medicamentos”, completou o comunicado.

proibição, segundo a agência, também se aplica a qualquer pessoa, física ou jurídica, ou veículos de comunicação que comercializem ou divulguem o produto.

“De acordo com a legislação, medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias e precisam estar registrados na agência. O registro é a comprovação de que o produto possui eficácia, segurança e qualidade”, destacou a Anvisa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entenda

No comunicado, a agência reforçou que a tadalafila, indicada para tratar disfunção erétil, é um medicamento sujeito à prescrição médica e que seu uso depende de avaliação clínica sobre condições específicas do paciente.

“Cuidado! A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos. Quem faz a propaganda de produtos irregulares também comete infração sanitária e está sujeito a penalidades, incluindo multas”, concluiu a Anvisa.

Operação mira grupo que fraudou R$ 14 milhões em Sergipe

Em uma operação de grande envergadura, a Polícia Civil do Estado de Sergipe deflagrou, nesta quarta, 14, a Operação Safra 171, voltada à desarticulação de uma associação criminosa responsável por aplicar sofisticados golpes financeiros, com uso de documentos falsos, manipulação psicológica de vítimas e complexas manobras de ocultação patrimonial.

Operação mira grupo que fraudou R$ 14 milhões em Sergipe
Operação Safra 171|Divulgação

O grupo movimentou mais de R$ 14,8 milhões entre junho de 2022 e setembro de 2024. Dois mandados de prisão e oito decisões judiciais de busca e apreensão foram cumpridos nesta operação. A investigação é da Delegacia Regional de Itabaiana.

As apurações, iniciadas após o relato de vítimas lesadas, revelaram a existência de uma associação criminosa altamente articulada, com divisão clara de tarefas e atuação profissionalizada. O golpe consistia na promessa de lucros altos oriundos de investimentos no plantio de milho e em operações fictícias na bolsa de valores. Para conferir credibilidade ao esquema, os autores utilizavam documentos adulterados, conversas ensaiadas e menção indevida a autoridades e figuras públicas.

As vítimas, geralmente pessoas próximas ou indicadas em redes de confiança, eram convencidas a realizar aportes financeiros vultosos, com expectativa de retornos elevados. Contudo, o dinheiro era desviado e reinvestido em benefício pessoal dos criminosos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os investigados apresentavam padrão de vida incompatível com suas rendas formais, mantendo veículos de luxo, imóveis e joias de alto valor. Para ocultar a origem ilícita dos recursos, utilizavam contas bancárias de terceiros, transferências fracionadas via PIX e transações em espécie, caracterizando lavagem de dinheiro.

Cruzamentos de dados bancários e análises técnicas do LAB-LD revelaram uma teia de movimentações suspeitas, com valores pulverizados entre contas de laranjas e usados para aquisição de bens em nome de terceiros.

Mandados

Foram cumpridos 12 mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva, dois de medidas cautelares diversas da prisão, oito de busca e apreensão, além de mandados de sequestro de bens móveis e bloqueio de contas bancárias. As ordens foram expedidas pelo Poder Judiciário com base em robustos elementos informativos.

Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, veículos de alto padrão, contratos, recibos, cartões bancários, extratos e anotações manuscritas.

Operação mira grupo que fraudou R$ 14 milhões em Sergipe
Matheus Cardillo | Operação Safra 171

Também foram recolhidos documentos com indícios de falsificação e mídias eletrônicas. Veículos em nome de terceiros levantam suspeitas de ocultação patrimonial. Todo o material será submetido à análise técnica e pericial para reforçar as provas, identificar novas vítimas e rastrear os valores desviados.

As diligências ocorreram em diversos endereços vinculados aos investigados, em Itabaiana.

Novas investigações

Com o material apreendido, a Polícia Civil espera identificar novas vítimas e expandir o mapeamento patrimonial dos investigados. A análise dos celulares, comprovantes de transferência e documentos poderá revelar outros núcleos operacionais.

A Delegacia Regional de Itabaiana solicita que pessoas lesadas procurem a unidade policial para colaborar com as investigações.

Cooperação institucional

O sucesso da Operação Safra 171 é fruto da integração entre setores da Segurança Pública de Sergipe, com destaque para Dipol e LAB-LD, que auxiliaram na análise dos fluxos financeiros e estrutura do esquema.

A ação é resultado de intensas investigações desenvolvidas pela Divisão de Repressão a Crimes Patrimoniais, com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (DIPOL), do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) e da Secretaria de Segurança Pública.

Segundo o delegado Matheus Cardillo, a operação visa romper a cadeia financeira do crime, assegurar a recuperação de ativos e evitar novos golpes.

Estamos diante de uma associação com alto grau de sofisticação, que se vale de discursos técnicos, falsos vínculos políticos e manipulação emocional. A repressão penal e o confisco de bens são fundamentais para neutralizar essa estrutura”, pontuou.

SERGIPE: Mulher presa por enganar aposentados

Policiais civis da 7ª Delegacia Metropolitana (DM) prenderam, na manhã desta quarta-feira (14), uma mulher de 42 anos investigada por aplicar golpes em aposentados e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), em Aracaju.

7ª Delegacia Metropolitana (DM), em Aracaju
Divulgação

Segundo o delegado Hugo Leonardo, a mulher simulava contratos de empréstimos em nome das vítimas. “Após a liberação dos valores, os recursos eram transferidos via PIX para contas de terceiros e, em seguida, repassados à investigada. Ela também obtinha dados sensíveis das vítimas para executar o esquema fraudulento”, detalhou.

No decorrer da investigação, a equipe policial identificou que a suspeita já havia sido presa outras duas vezes pelo mesmo tipo de crime. “Desta vez, conseguimos o mandado de prisão preventiva após reunir elementos suficientes que comprovam a continuidade das práticas criminosas”, explicou o delegado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A mulher será encaminhada para audiência de custódia. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e possíveis vítimas.

A Polícia Civil solicita que informações e denúncias que possam contribuir com investigações sejam repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

EXTRA! PF cumpre mandado em Sergipe

Nesta quarta-feira, 14/5, a Polícia Federal deflagrou a Operação Proteção Integral II, que visa combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Operação da PF prende 35 suspeitos e cumpre 130 mandados em ação nacional contra crimes de abuso infantil na internet
Proteção Integral II|Polícia Federal

Estão sendo cumpridos, simultaneamente, 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todas as unidades da federação, com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Participaram desse esforço conjunto 467 policiais federais e 156 policiais civis.

Durante cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram realizadas 35 prisões em flagrante.

A operação busca integrar forças policiais federais e estaduais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, visando a identificação e responsabilização de pessoas que armazenam, compartilham, produzem ou vendem esse tipo de material. A ação também reforça o compromisso dos agentes públicos na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Destaca-se ainda a continuidade do trabalho iniciado na Operação Nacional Proteção Integral I, deflagrada em 12/3/2025, demonstrando o esforço ininterrupto da Polícia Federal na proteção das crianças e dos adolescentes.

Somente em 2025 – entre janeiro e abril – a Polícia Federal cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes de cumprimento demonstrando o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos.

Operação da PF prende 35 suspeitos e cumpre 130 mandados em ação nacional contra crimes de abuso infantil na internet
Proteção Integral II|Polícia Federal

A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

NE NOTÍCIAS

Um Mandado de Busca e Apreensão foi cumprido em Nossa Senhora do Socorro.

Deputado de Sergipe diz que não houve intimação do TCU

Nota de Esclarecimento – Diante das recentes notícias e especulações divulgadas por alguns veículos de imprensa, venho a público para esclarecer a verdade:

Informo que nunca houve nenhuma intimação do Tribunal de Contas da União(TCU) direcionada a mim, visto que não há nenhuma investigação neste sentido. O que houve foi uma representação infundada de um parlamentar do PSOL, na qual a unidade técnica do TCU, inclusive, já se manifestou pelo arquivamento. Qualquer informação ao contrário divulgada será devidamente contestada e tratada através dos meios legais cabíveis.

Em relação à missão oficial citada, a mesma foi aprovada pela Câmara dos Deputados e todos os seus gastos estão disponíveis no portal da transparência, sempre com respeito e zelo ao dinheiro público. Repudio veementemente as insinuações mentirosas de que eu havia ido à festas e a um suposto SPA. Esse fato nunca ocorreu, tendo em vista se tratar tão somente do nome de hotel no qual me hospedei.

Esse malabarismo jornalístico para tentar me vincular a algum suposto “escândalo” não é por acaso, mas totalmente intencional. Liderarmos diversas pesquisas para o Senado em 2026 e a divulgação de notícias falsas dessa natureza buscam exclusivamente afetar a nossa trajetória.

Seguimos firmes e fortes, defendendo as nossas bandeiras, e não iremos nos curvar ao desespero dos poderosos, que vão ter que assistir a vitória do povo de bem.

Deputado Rodrigo Valadares

Confira o resultado final do TAF do concurso da PMSE

O Governo de Sergipe publicou o resultado final do Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE). A seleção visa ao provimento de 300 vagas para o cargo de soldado, 30 vagas para oficial e cinco vagas para a área da saúde. Realizado entre os dias 27 e 30 de abril, o TAF constitui a segunda das cinco fases do certame, que é conduzido pela PMSE e Secretaria de Estado da Administração (Sead), e organizado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon). 

Candidatos respondem prova do Concurso da PM de Sergipe
Marcos Rodrigues|ASN

Conforme estabelecido no edital, foram convocados para o TAF os candidatos aprovados nas provas objetivas e discursivas, aplicadas na primeira fase do concurso, em 24 de fevereiro. “O concurso da Polícia Militar está ocorrendo de maneira tranquila e dentro dos prazos estabelecidos, com a realização de várias fases e a participação inicial de mais de 40 mil candidatos, contemplando pautas inclusivas de forma inovadora”, destaca a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes.
 
Ao todo, foram convocados para o TAF cerca de 1.200 candidatos. Para o cargo de soldado, mais de 75% dos candidatos que realizaram o exame foram considerados aptos, índice que chegou a 77% entre os candidatos a oficial e superou os 90% entre os candidatos aos cargos da área da saúde. O resultado de classificação de candidatos aptos ficou acima da média nacional em exames de aptidão física realizados em concursos de carreiras militares. 
 
Em relação à recente demanda judicial sobre o certame, a secretária explica que o Governo de Sergipe ainda não havia sido intimado até o fim da tarde desta terça e ressalta que a ação judicial foi proposta por uma candidata reprovada no TAF.

“O pedido principal da autora na ação não foi a suspensão do concurso, mas sim a sua permanência nas etapas seguintes. Inicialmente, o Poder Judiciário deferiu o pedido subsidiário feito pela demandante, determinando liminarmente a suspensão temporária do certame, mas ainda será ouvido o posicionamento da Selecon e do Governo do Estado, como garantia do contraditório e ampla defesa”, detalha.

De acordo com a Polícia Militar de Sergipe, a continuidade do concurso é fundamental para assegurar os direitos dos candidatos aprovados, nas fases já concluídas, os quais aguardam a realização das próximas etapas. “A Procuradoria-Geral do Estado e o setor jurídico do Instituto Selecon analisarão as alegações apresentadas na ação judicial e tomarão as medidas legais cabíveis para requerer a revogação da liminar concedida”, informa a corporação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Essas providências visam também garantir o interesse público e atender aos cidadãos que aguardam o reforço no quadro de policiais, para o fortalecimento da segurança pública. O governo, por meio das ações em curso, visa garantir a proteção dos direitos de todos os envolvidos, assegurando o cumprimento de seus direitos e a finalização bem-sucedida do concurso”, enfatiza a gestora da Sead. 

Fiscalização do CREF20

Junto à Comissão Organizadora e à banca responsável pela realização do concurso, o Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região – Sergipe (CREF20/SE) fiscalizou a aplicação do TAF, entre os dias 27 e 30 de abril, para atestar a conformidade do exame às exigências legais. 

Durante a ação, o órgão federal constatou o exercício regular da atividade profissional dos avaliadores responsáveis pelos testes. Ao todo, 18 avaliadores foram fiscalizados e, conforme constatado, todos os profissionais de Educação Física estavam devidamente registrados no CREF20/SE, atendendo à exigência legal para atuação nesse tipo de função.

Concurso PMSE

Ao todo, 47.260 candidatos se inscreveram para concorrer às 335 vagas abertas neste concurso. Além das provas objetiva e discursiva e do TAF, o certame prevê outras três etapas de seleção: Avaliação Psicológica, Pesquisa da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, e Inspeção de Saúde.
 
Resultados

Os editais de resultado final do TAF estão disponíveis nos links a seguir:

SOLDADO

OFICIAL

ÁREA DA SAÚDE

Morre aos 98 anos o médium Divaldo Franco

Divaldo Pereira Franco, um dos maiores nomes da doutrina espírita no Brasil e no mundo, morreu aos 98 anos, na noite desta terça-feira (13). A informação foi confirmada pela Mansão do Caminho, obra social fundada por ele em Salvador (BA), que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade.

Morre aos 98 anos o médium Divaldo Franco
Assessoria de Comunicação

“Retornou hoje à Pátria Espiritual, às 21h45, o médium, orador espírita e embaixador da paz no mundo Divaldo Pereira Franco aos 98 anos. Divaldo dedicou sua vida à Causa Espírita e ao amor ao próximo em Salvador e no mundo”, declarou a instituição em nota oficial.

A causa da morte não foi divulgada. O médium tratava um câncer na bexiga, diagnosticado em novembro de 2024. Em fevereiro deste ano, ele relatou que teria recebido orientação espiritual para se preparar para o “desencarne” [publicamos aqui].

divaldo franco espirita
Reprodução

“Eu fui orar e os mentores me disseram que era um problema grave e eu me preparasse psiquicamente para uma possível desencarnação (…) Comecei pela escala do desapego. O que prende o espírito é o apego pelas coisas, pelas pessoas“, afirmou, à época.

O velório será realizado nesta quarta-feira (14), das 9h às 20h, no Ginásio da Mansão do Caminho, em Salvador. O sepultamento ocorrerá na quinta-feira (15), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.

Trajetória espiritual

Nascido em Feira de Santana (BA), em 5 de maio de 1927, Divaldo Franco iniciou suas atividades como palestrante espírita aos 19 anos, em Aracaju, na União Espírita Sergipana. Sua missão se estendeu por mais de 2.500 cidades em 71 países, com mais de 20 mil conferências realizadas ao longo de oito décadas.

Divaldo Franco
Divulgação

Publicou mais de 260 livros, psicografados sob orientação da guia espiritual Joanna de Ângelis, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos. Foi reconhecido mundialmente como um dos maiores divulgadores do espiritismo, sendo também embaixador da paz em diferentes fóruns internacionais.

Nos últimos anos, adotou posicionamentos públicos sobre política, tendo declarado apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o que gerou críticas de parte do movimento espírita, especialmente de setores progressistas.

Morre Mujica aos 89 anos

Morreu nesta terça-feira (13), no Uruguai, o ex-presidente, ex-guerrilheiro e ícone da esquerda latino-americana José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, aos 89 anos. A notícia foi confirmada pelo atual presidente uruguaio e aliado de Pepe, Yamandú Orsi.ebcebc

“Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referência, liderança. Vamos sentir muito sua falta, velho querido! Obrigado por tudo que nos deste e por teu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi.

Pepe Mujica morre aos 89 anos
Casa de América|Creative Commons (Flickr)

“Don” Pepe, que completaria 90 anos no próximo dia 20, havia anunciado, em abril do ano passado, ter recebido diagnóstico de câncer no esôfago. Desde então, passou a ter uma vida mais reclusa, com raras aparições. Ele vivia em uma chácara nos arredores de Montevidéu.

O tumor acabou se espalhando para outras partes do corpo, e Mujica vinha fazendo tratamento paliativo nos últimos tempos, segundo declarou sua esposa, Lucia Topolanksy, ao jornal uruguaio La Diaria. De acordo com ela, o ex-presidente estava em estágio terminal e recebendo conforto por parte da equipe médica. Por causa das condições de saúde, Pepe não chegou a ir votar nas eleições regionais do país, realizadas no último domingo (11).

Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015. Ele era conhecido como “presidente mais pobre do mundo”, por seu estilo de vida simples. Dirigia um fusca dos anos 1970 e doava parte do salário para projetos sociais. Também ficou marcado pelas reflexões políticas com forte teor filosófico.

Defensor da integração dos países latino-americanos e caribenhos, Mujica se tornou referência da esquerda do continente durante uma época em que representantes da esquerda e centro-esquerda assumiram diversos governos da região, como Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia e Brasil.

“Me dediquei a mudar o mundo e não mudei nada, mas me diverti. E gerei muitos amigos e muitos aliados nessa loucura de mudar o mundo para melhorá-lo. E dei sentido à minha vida”, revelou o político em entrevista ao jornal espanhol El País, em novembro de 2024.

Guerrilheiro

Nascido em 1935 em uma família de origem humilde, nos arredores de Montevidéu, Mujica entrou para política ao fundar o Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, grupo guerrilheiro urbano que operou nos anos 1960 e 1970 e enfrentou a ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sua atividade no movimento Tupamaros lhe custou cerca de 14 anos de prisão, tendo sido preso quatro vezes, ferido por seis tiros e escapado da prisão em duas ocasiões. A história da prisão de Mujica, torturado e jogado na solitária por longos anos, foi contada pelo longa-metragem Uma Noite de 12 Anos, dirigido pelo uruguaio Álvaro Brechner.

Em entrevista ao jornalista brasileiro Emir Sader, Mujica revelou que, para suportar a solitária, teve que se relacionar com animais. “Se você pegar uma formiga e colocá-la perto do ouvido, vai ouvi-la gritar. Isso eu aprendi no calabouço. [Também] guardava umas migalhas de pão porque havia uma ratazana que aparecia sempre lá”, contou.

Presidente

Com o fim da ditadura, Mujica foi libertado e participou da criação do Movimento de Participação Popular, que compõe a chamada Frente Ampla, grupo de organizações de esquerda e centro-esquerda que levou Mujica à Presidência da República do pequeno país sul-americano. Antes, foi deputado federal, ministro da Agricultura e senador.

Na Presidência, Pepe Mujica chamou atenção por promover uma legislação considerada progressista com a descriminalização do aborto, a lei do casamento igualitário, que permitiu casais homossexuais adotarem filhos; além da legalização da maconha.

Pepe Mujica morre aos 89 anos
José Cruz|Agência Brasil

Doutor e professor em história na Universidade de Brasília (UnB), Rafael Nascimento destacou que a pobreza no país caiu de 39% em 2004 para 11,5% em 2015. Além disso, houve expansão dos programas de transferência de renda e aumento do salário mínimo, além da distribuição de laptops para estudantes e professores e políticas habitacionais para famílias de baixa renda.

“Mujica é celebrado não apenas por suas realizações políticas, mas por sua ética de vida, por sua simplicidade e por sua luta por justiça social! Ele defende valores como a solidariedade, o respeito à natureza e o consumo consciente, tornando-se uma referência global”, destacou o especialista.

Em 2019, Mujica foi novamente eleito senador, mas renunciou ao cargo em 2020 para evitar o contágio durante a pandemia de covid-19. “Há uma hora de chegar e uma hora de partir na vida”, disse.

Em novembro de 2024, o candidato da Frente Ampla, Yamandú Orsi, venceu a eleição presidencial, marcando a volta da centro-esquerda ao poder no Uruguai após a derrota em 2020. O candidato do grupo de Mujica assumiu o governo em março de 2025.

Integração latino-americana

“Ou nos integramos, ou não somos nada”, costumava dizer Pepe Mujica, que sempre lembrava que a América Latina possui apenas cerca de 7% da população mundial. Para ele, a integração dos países da região é fundamental para o nosso desenvolvimento.

Mujica argumentava que a história da humanidade é definida fora do continente e que apenas a união dos países da região, independentemente se os governos são de direita ou esquerda, seria capaz de interferir nas mudanças impostas de fora.

“[Após as independências], era mais importante comunicar-se com Paris ou Londres do que entre nós. E agora percebemos que, para defender a pouca soberania que nos resta em um mundo cada vez mais global, se não nos unirmos, não existimos. Precisamos, para nosso próprio interesse, de uma política de colaboração entre todos os latino-americanos para multiplicar nossa força no mundo”, afirmou Mujica, em outubro de 2023, quando participou do lançamento da Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos, em Foz do Iguaçu (PR) [vídeo abaixo].

CSA – TUCA

Lula condecora Mujica

No dia 5 de dezembro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi até o sítio de Mujica, no Uruguai, e o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, homenagem dedicada a personalidades estrangeiras.

Para Lula, Mujica foi, entre os presidentes que conheceu, “a pessoa mais extraordinária”. “Essa medalha que eu estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser quem é”, disse Lula, emocionado.

Reprodução