Cidades de Sergipe receberão casas

Novas 2.713 moradias do Minha Casa, Minha Vida estão autorizadas a serem contratadas. Elas se dividem entre três modalidades do programa: Rural, Entidades e FAR, esta subsidiada pelo Fundo de Arrendamento Residencial.

A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas, distribuídas por 16 estados do país, possam realizar o sonho da casa própria. 

Moradias do Minha Casa, Minha Vida
Moradias se dividem entre três modalidades do programa: Rural, Entidades e FAR, esta subsidiada pelo Fundo de Arrendamento Residencial – Casa Civil|Divulgação

Minha Casa, Minha Vida – Rural

Das 2.713 novas moradias do programa habitacional, 1.137 delas foram destinadas à modalidade Rural do Minha Casa, Minha Vida. Ela atende agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais, além de prever a possibilidade de o projeto arquitetônico atender às necessidades específicas de cada público atendido. 

A região Nordeste recebeu 467 (417) unidades no total, com 191 para a Bahia, distribuídas entre os municípios de Caetité (25), Cocos (30), Contendas do Sincorá (35), Coribe (20), Filadélfia (31) e Riacho de Santana (50).  

Outros estados que receberão casas são o Maranhão, em Bacabal, com 50, Pernambuco, em São Bento do Una (50), Piauí, em Brasileira (50), Rio Grande do Norte, em São Miguel do Gostoso (50), e Sergipe, nas cidades de Boquim (26) e Riachuelo (50). Ao todo, entre 2023 e 2025, foram selecionadas 174,7 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida para a região Nordeste

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Foram destinadas outras 300 moradias para o Norte, divididas entre Amazonas, Pará e Acre. Foram 50 para cada município beneficiado, sendo eles Anori (AM), Coari (AM), Manacapuru (AM), Santa Luzia do Pará (PA), São Sebastião da Boa Vista (PA) e Bujari (AC). Desde 2023, 57,7 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida foram selecionadas na região Norte. 

Do total de 237 para o Sudeste, a maior parte foi para Minas Gerais, nas regiões de Itaverava (50), Rio Espera (14), Rio Pardo de Minas (50), Senador Cortes (20), Vermelho Novo (50) e Vieiras (37). Também foram contemplados os municípios de Alegre e Muniz Freire, no Espírito Santo, com 5 e 11 moradias, respectivamente. As casas fazem parte do total de 92,7 mil unidades habitacionais selecionadas para a região Sudeste desde a retomada do Minha Casa, Minha Vida.  

No Centro-Oeste, apenas Leopoldo Bulhões, em Goiás, foi beneficiado, com 18 unidades. Já a região Sul foi incluída com casas em todos os estados, separadas entre Londrina (50) e Palmas (40), no Paraná, Itacurubi (5), no Rio Grande do Sul, e Rio Negrinho (20), em Santa Catarina. Para a região, 26 mil unidades habitacionais foram selecionadas desde 2023. 

Minha Casa, Minha Vida – FAR

Na modalidade urbana do Minha Casa, Minha Vida subsidiada pelo FAR, 860 moradias foram destinadas para o Rio Grande do Sul. Serão 500 para a construção do Residencial Novo Cruzeiro 1, em Cruzeiro do Sul; 200 para o Residencial Morada do Taquari, em Arroio do Meio; e 160 para o Empreendimento Habitacional Moradas Ianduí, em São Leopoldo.

Elas integram as 42,6 mil unidades habitacionais selecionadas para a região Sul do país a partir de 2023

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Minha Casa, Minha Vida – Entidades

Na modalidade Entidades, que financia a construção de moradias em áreas urbanas para famílias de baixa renda organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos, 716 novas residências foram autorizadas a serem contratadas. Desde 2023, foram selecionadas 49,4 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida – Entidades por todo o Brasil

Na região Nordeste, 600 residências foram reservadas para a Bahia, nos municípios de Alagoinhas (250 UH’s), Feira de Santana (200 UH’s), Jaguaquara (100 UH’s) e Pintadas (50 UH’s). O município de São João do Cariri, na Paraíba, receberá 50 novas casas. 

No Sul, as cidades de Rio Bom e Perobal, no Paraná, contarão com 50 e 16 novas casas, respectivamente. 

Para mais detalhes, acesse as íntegras das portarias abaixo: 

Portaria MCid Nº 461 – MCMV-FAR 

Portaria MCid Nº 462 – MCMV-Rural 

Portaria MCid Nº 463 – MCMV-Entidades

Portaria MCid Nº 471 – MCMV-Rural

Inscrições para concurso da Conab são prorrogadas

O prazo de inscrições para o concurso da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi prorrogado para o próximo dia 20 deste mês.  O certame, organizado pelo Instituto Consulpam, oferece 403 vagas em âmbito nacional para cargos de nível médio e superior. A remuneração inicial para o cargo de nível médio é de R$ 3.459,87, e para de nível superior é de R$ 8.140,88.

Prédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Conab|Divulgação

O concurso da Conab visa preencher vagas em diferentes regiões do país, contribuindo para a renovação e fortalecimento do quadro de funcionários da Companhia. As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de assistente, que exige nível médio completo ou médio com formação técnica em tecnologia da informação, contabilidade e técnico agrícola; e de analista, que requer nível superior em diversas áreas.

Entre as graduações aceitas estão administração, contabilidade, arquitetura, engenharias (civil, elétrica, mecânica, de alimentos, agrícola e agronômica), nutrição, psicologia, economia, gestão do agronegócio, arquivologia, direito, estatística, jornalismo, marketing, letras, pedagogia e tecnologia da informação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A seleção de novos profissionais para a Conab é parte dos esforços para manter a eficiência nas operações de abastecimento e segurança alimentar e nutricional no Brasil. Os aprovados atuarão em diversas áreas estratégicas da Companhia, desde o planejamento até a execução de políticas públicas relacionadas ao setor agrícola e alimentar.

Para concorrer, os interessados devem se inscrever pelo site. As taxas de participação custam R$ 50 (assistente) e R$ 80 (analista) — o pagamento pode ser feito até 21 de maio. Os candidatos interessados devem acompanhar possíveis atualizações no cronograma através do site oficial do Instituto Consulpam.

Lagarto: Programação do Festival da Mandioca e São João 2025

Lagarto divulgou a programação oficial do Festival da Mandioca e do São João 2025, que movimentarão o município de 24 de maio a 20 de julho. O calendário concentra as principais atrações na Praça do Tanque Grande, de 23 a 29 de junho, com shows nacionais de Luan Santana, Wesley Safadão, Elba Ramalho, João Gomes, Manim Vaqueiro, Matheus & Kauan, Leonardo, Mari Fernandez, Magníficos, Calcinha Preta, dentre outros.

Lagarto: Programação do Festival da Mandioca e São João 2025
Prefeitura de Lagarto|Divulgação

Estão previstas mais de 40 atrações musicais, unindo tradição e grandes nomes da música nacional, consolidando Lagarto como destaque das festas juninas em Sergipe.

Veja os shows principais:

Dia 23: Fabricio Sandes, Samyra Show, João Gomes, Marcelo Balla, Matheus & Kauan e Manim Vaqueiro.

Dia 24: Cassio Jr, Unha Pintada, Rai Saia Rodada, Luan Santana, Leonardo e Matheus Fernandes.

Dia 27: Paulo Santos e Helder Nascimento, Tayrone, Felipe Amorim, Elba Ramalho, Magníficos e Mari Fernandez.

Dia 28: Núzio Medeiros, Rey Vaqueiro, Mikael Santos, Leonne o Nobre, Wesley Safadão e Aline Souza.

Dia 29: Calcinha Preta, Heitor Costa, Bruno Rosa, Marcelo Lacerda e Márcia Fellipe.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Vila do Forró

A Vila do Forró será palco de apresentações culturais e concursos de quadrilhas entre 17 e 25 de junho. A programação junina inicia em 24 de maio, com shows de Juvenal do Forró e Galeguinho Jovem Brasa, além de festas em bairros como a Pega do Mastro (25 de maio, com Bell Marques) e a Alvorada da Silibrina (1º de junho, com Tarcísio do Acordeon).

Cada bairro e povoado terá datas e atrações próprias durante o ciclo junino.

Confira:

7 de junho, na Rua Laranjeiras: Big Love e Luiz Ferraz.

9 de junho, no Forró do Mercado: Lourinho do Acordeon e Foguinho.

13 de junho, na Rua de Riachão: Simone Fernandes e Fogo na Saia.

14 de junho, na Rua São João: Anderson Ferinha e Thaliane.

20 de junho, no Arraiá do Comércio (Rua Laudelino Freire): Eve Sandes.

Em junho e julho, povoados como Brejo, Brasília, Colônia Treze e Jenipapo recebem casamentos caipiras e shows regionais, reforçando as tradições culturais do município.


Com informações da Prefeitura de Lagarto

Ednaldo entra no STF para barrar novas eleições na CBF

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ednaldo Rodrigues pediu nesta sexta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão das eleições convocadas para eleger o novo comandante da entidade.ebcebc

Mais cedo, o vice-presidente e interventor na CBF, Fernando Sarney, anunciou que a confederação elegerá novo presidente em eleições marcadas para o dia 25 deste mês.

Ednaldo Rodrigues, presidente do CBF
Lucas Figueiredo|CBF

Na quinta, Ednaldo foi afastado do cargo por decisão proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Gabriel de Oliveira Zefiro. 

O magistrado levou em consideração a denúncia de falsificação da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, ex-vice-presidente da entidade, no acordo homologado pelo STF para encerrar a briga judicial pelo comando da confederação.

No pedido de suspensão do pleito, a defesa de Edinaldo diz que a Corte marcou para o dia 28 deste mês o julgamento definitivo sobre a legalidade de acordos firmados entre o Ministério Público e entidades esportivas. Segundo os advogados, a decisão terá impacto nas eleições da entidade, e o pleito deve ser suspenso.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A realização de novo pleito apenas três dias antes do julgamento definitivo desta Corte representa, portanto, não apenas afronta à autoridade jurisdicional do Supremo Tribunal Federal, mas sobretudo grave risco de nulidade superveniente, com consequências institucionais irreparáveis” argumentaram os advogados.

O pedido de suspensão das eleições foi encaminhado ao ministro Gilmar Mendes, que também é relator da solicitação de Ednaldo Rodrigues para voltar ao comando da CBF.

O ministro não tem data definida para decidir o caso. 

gilmar mendes mar 2019
Rosinei Coutinho / STF

Acordo

Em fevereiro deste ano, Gilmar Mendes homologou um acordo firmado entre a CBF, cinco dirigentes da entidade e a Federação Mineira de Futebol (FMF) para encerrar a disputa judicial contra a eleição de Ednaldo Rodrigues para presidência da entidade máxima do futebol brasileiro.

Em dezembro de 2023, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu retirar Ednaldo Rodrigues do cargo. Na ocasião, a 21ª Câmara de Direito Privado extinguiu a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público (MP) contra eleições que teriam sido realizadas irregularmente pela CBF em 2017.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante do processo, a entidade máxima do futebol brasileiro aceitou assinar em 2022 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que, entre outras coisas, estabeleceu a realização de uma nova eleição, da qual Ednaldo Rodrigues saiu vencedor.

A decisão de retirar Ednaldo Rodrigues da CBF foi tomada atendendo a um pedido de ex-vice-presidentes da entidade que perderam seus cargos no âmbito do TAC de 2022.

Para o TJ-RJ, o TAC assinado entre o MP e a CBF foi ilegal.

Após a decisão do tribunal, Gilmar Mendes concedeu a liminar para manter Ednaldo Rodrigues no cargo. 

Polícia de Sergipe indicia nove por fraude cibernética contra lotérica em Aracaju

A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), unidade do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), concluiu nesta sexta-feira (16) a investigação que apurou uma fraude cibernética contra uma casa lotérica localizada em Aracaju. Nove pessoas foram indiciadas pelo golpe, que causou um prejuízo estimado em R$ 90 mil.

Agente do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio em Sergipe
Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri)

De acordo com o delegado Érico Xavier, os suspeitos utilizaram perfis falsos em um aplicativo de mensagens para se passar pelo proprietário do estabelecimento e induzir um funcionário a realizar diversos pagamentos indevidos por meio de boletos bancários.

“Com as diligências, a equipe da DRCC identificou nove pessoas envolvidas no esquema criminoso. Todos os investigados foram indiciados. Entre eles estão indivíduos que criaram contas digitais poucos dias antes da fraude, receberam os valores desviados e, em alguns casos, repassaram o dinheiro a terceiros, o que indica a existência de uma associação criminosa estruturada voltada para práticas de estelionato”, detalhou o delegado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A investigação também apontou que o mesmo tipo de golpe foi aplicado contra outras casas lotéricas em diferentes datas e municípios, utilizando o mesmo modus operandi, o que reforça a suspeita de um esquema recorrente.

O delegado alertou ainda que a jurisprudência já reconhece que a pessoa que empresta a conta para o recebimento de dinheiro proveniente de crime responde criminalmente, pois contribui para o ocultamento do produto ilícito. “Portanto, nunca forneça dados bancários, senhas ou acesso a aplicativos de conta a terceiros, sob nenhuma justificativa. O envolvimento, ainda que por negligência, pode resultar em processo criminal, condenação e antecedentes penais”, alertou o delegado Érico Xavier, responsável pelo caso.

A Polícia Civil de Sergipe reforça o compromisso com o combate aos crimes cibernéticos e ressalta a importância do uso seguro e consciente das tecnologias digitais. Informações e denúncias podem ser repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia no telefone 181.

Servidores protestam contra proposta de reajuste salarial em Nossa Senhora do Socorro

Na manhã desta quinta-feira, 15 de maio, centenas de servidores e servidoras municipais de Nossa Senhora do Socorro se reuniram em frente ao Centro Administrativo do município e seguiram em caminhada até a Câmara de Vereadores para protestar contra a proposta de reajuste salarial de apenas 4,2% apresentada pela gestão do prefeito Samuel Carvalho.

Servidores de Socorro vão às ruas contra proposta de reajuste salarial
Bruno Balbino|Fetam

O ato foi organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nossa Senhora do Socorro (Sindsocorro), em conjunto com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas de Sergipe (Sinodonto), Sindicato dos Guardas Municipais do Município de Nossa Senhora do Socorro (Sigms) e o Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), com o apoio da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (Fetam/Se) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE).

A manifestação teve início com falas de representantes sindicais que denunciaram a intransigência da gestão municipal durante a reunião da mesa de negociação realizada na quarta-feira, 14, quando o governo manteve os 4,2% de reajuste sem qualquer disposição para dialogar com a proposta unificada dos sindicatos, que reivindicam 32% de recomposição das perdas salariais acumuladas nos últimos anos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além da indignação com a proposta, os trabalhadores denunciaram a incoerência da atual administração, que, de janeiro até o momento, realizou diversas contratações com altos salários e gratificações que chegam a 100% e, em alguns casos, 200%, direcionadas a um grupo restrito de servidores.

Para a presidente do Sindsocorro, Edijane Silveira, o movimento é legítimo e necessário diante da postura da gestão. “Não aceitaremos calados uma proposta que não respeita o valor do trabalho dos servidores e servidoras de Socorro. O índice apresentado não cobre sequer o aumento no custo de vida, muito menos representa uma reparação pelas perdas históricas que acumulamos. Vamos seguir firmes, lutando por dignidade, respeito e valorização,” expressou.

A presidente da Fetam/Se, Vanessa Ferreira, também reforçou o compromisso da entidade com a luta dos servidores socorrenses.

“A Fetam/Se está ao lado do Sindsocorro e de todas as categorias que lutam por justiça salarial. É inadmissível que uma gestão que gasta com super salários e gratificações ignore o direito legítimo dos servidores a uma recomposição salarial justa. Essa luta é por valorização, por dignidade e por justiça social,” declarou.

Os sindicatos anunciaram que continuarão mobilizados e não descartam novas ações caso a gestão municipal siga sem abrir o diálogo. O movimento unificado demonstra a força e a organização das categorias, que exigem respeito e reconhecimento pelo trabalho essencial prestado diariamente à população de Nossa Senhora do Socorro.


Por Bruno Balbino – FETAM

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

URGENTE! O candidato do presidente da FSF para comandar a CBF

Milton Dantas é o presidente da Federação Sergipana de Futebol. Conhecido como Miltinho, torce pelo Confiança.

Seu candidato a presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é Samir de Araújo Xaud, de 41 anos de idade, e nasceu em Boa Vista, em Roraima. Ele é médico especialista em infectologia e medicina esportiva. Samir é empresário, proprietário de um centro de treinamento que oferece atividades voltadas à vida fitness, saúde e bem-estar.

Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol
FRF|Divulgação

Em janeiro deste ano, Samir, candidato único, foi eleito para substituir o pai, Zeca Xaud, no comando da Federação Roraimense de Futebol (FRF), a partir de 2027. Caso vença a eleição na CBF, Samir não tomará posse na Federação Roraimense.

Milton Dantas está na presidência da FSF desde 2016, no terceiro mandato, tendo já nove anos no cargo. Ele foi vice de Carivaldo Sousa, que presidiu a FSF por 26 anos (1990 a 2016).

Miltinho é um dos 19 presidentes de Federações Estaduais que assinaram um manifesto em defesa da “renovação do futebol brasileiro”, após Ednaldo Rodrigues ser afastado pela Justiça do comando da CBF.

O presidente interino da entidade, Fernando Sarney, já marcou nova eleição.

CBF convoca eleição para presidente da entidade

Sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Lucas Figueiredo|CBF

A CBF convocou nesta sexta-feira, 16, eleição para presidente da entidade para o próximo dia 25.

O edital será publicado neste sábado, 17.

Os candidatos interessados deverão inscrever suas chapas entre domingo e terça-feira da próxima semana.

➥ Veja o documento de convocação

CNN Brasil

Estamos atualizando esta informação. Volte em instantes para mais detalhes.

Inmet alerta para chuvas intensas em Sergipe no fim de semana

As chuvas não darão trégua no litoral da Região Nordeste neste final de semana, com tendência de intensificação em áreas específicas, como o litoral sul de Pernambuco e Alagoas. De acordo com os modelos de previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes de chuva podem ultrapassar os 150 mm em áreas pontuais.

Inmet

Este cenário será ainda mais intenso entre domingo (18) e terça-feira (20), conforme indica um aviso laranja (perigo) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para áreas de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, com acumulados de chuva que podem alcançar os 100 mm.

O litoral da Paraíba também está em atenção para chuvas fortes neste período, com grau de severidade menor, e volumes que podem variar entre 30 mm e 50 mm.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As chuvas volumosas no litoral nordestino têm ocorrido com muita intensidade nos últimos dias devido à atuação de um cavado no litoral da região, combinado com o transporte de umidade do oceano. Os maiores volumes de chuva registrados no país até às 8h desta sexta-feira (16) ocorreram em Natal (RN), com 48,8 mm, e Camaratuba (PB), com 31,4 mm.

A população destas áreas deve ficar atenta e seguir as orientações da Defesa Civil. É fundamental manter-se informada sobre as atualizações das previsões e dos avisos meteorológicos especiais.

Previsão de tempo instável em Sergipe até segunda-feira

O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa a probabilidade de chuvas moderadas a intensas, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas, a partir da madrugada deste sábado, 17, até às 10h da segunda-feira, 19.

Previsão de tempo instável em Sergipe
Climatempo|Reprodução

Durante o período, o acumulado de chuvas pode ultrapassar 50 mm/dia, e os ventos intensos podem variar de 40 a 80 km/h, a depender da região.

Neste mês, o Estado de Sergipe tem passado por uma instabilidade termodinâmica, conforme vem sendo divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente. Inicialmente, ela foi resultado de uma frente estacionária que atuava no estado. No momento, a instabilidade se dá pela atuação das ondas de leste, como também do cavado em baixos e médios níveis da atmosfera, que são o prolongamento de um sistema de baixa pressão atmosférica.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As ondas de leste são um tipo de distúrbio ondulatório, gerados em áreas tropicais e que se formam em baixos níveis da atmosfera. “São responsáveis por episódios de chuvas, especialmente volumosos na costa leste do Nordeste. Elas são caracterizadas por uma grande quantidade de nuvens carregadas, do tipo cumulonimbus, que provocam ventos fortes, chuvas intensas e raios”, ressaltou a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana.

A Semac segue monitorando as condições climáticas e reforça que a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o estado, apresentando riscos em rodovias, de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, além dos principais rios e lagoas.

VÍDEOVeja a previsão atualizada do Climatempo:

Climatempo