Biden diagnosticado com câncer de próstata “agressivo”
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata, já com metástase óssea.
Joe Biden – Foto: David Lienemann/White House
Segundo comunicado do escritório de Biden, divulgado neste domingo (18), o diagnóstico ocorreu na última sexta-feira (16), após o ex-presidente apresentar sintomas urinários.
A família está discutindo as opções de tratamento junto à equipe médica. Apesar da gravidade, o câncer é sensível a hormônios, o que indica possibilidade de tratamento eficaz.
Biden encerrou seu mandato presidencial em 20 de janeiro, quando Donald Trump assumiu o cargo.
CNN Brasil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Candidato único a presidente da CBF
Samir Xaud, eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol, registrou nesta domingo, 18, sua chapa como única e será o próximo presidente da CBF.
Divulgação
Xaud é acompanhado por oito Vice-Presidentes:
Ednailson Leite Rozenha
Fernando José Macieira Sarney
Flavio Diz Zveiter
Gustavo Dias Henrique
José Ivanildo da Silva
Michelle Ramalho Cardoso
Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul
Rubens Renato Angelotti
O registro da chapa foi subscrito por 25 Federações e 10 Clubes das Séries A e B:
Clubes: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
O prazo para registro de chapas encerra-se no dia 20 de maio.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
EXTRA! Mudanças políticas em Socorro
Inaldo e Carminha|Divulgação
Em Nossa Senhora do Socorro, o ex-prefeito Padre Inaldo (Republicanos) pretende ser candidato, em 2026, a deputado estadual.
A deputada Carminha Paiva (Republicanos) pode não ser candidata a mandato eletivo.
No lado do prefeito, a candidatura pode ser de Júnior, irmão do ex-prefeito Fábio Henrique (UB).
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
INSS alerta para perfil falso no Instagram que aplica golpes em beneficiários
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz o alerta aos beneficiários sobre mais um perfil falso que fala dos descontos de mensalidades associativas. Foi denunciado o perfil @assistencia_inss, na rede social Instagram, que está utilizando de forma indevida o nome, a identidade visual e informações do INSS, principalmente sobre a liberação de reembolso de descontos indevidos.
INSS|Reprodução
O INSS tem alertado que não realiza atendimento por meio de redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp, e tampouco solicita o envio de documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por estes canais de comunicação.
Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais, como o site o gov.br/meuinss, o Aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.
No perfil falso mencionado, há a tentativa de atrair os usuários por meio de postagens espelhadas dos canais oficiais do INSS, que sugerem facilidades para resolver pendências ou acelerar a liberação de valores referentes aos descontos associativos, para a aplicação de golpes.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O problema começa quando, ao clicar nos links ou iniciar uma conversa direta, o cidadão é induzido a fornecer dados sensíveis, como CPF, número do benefício, comprovante de residência e até fotos de documentos. Em muitos casos, esses dados são usados para acessar indevidamente contas vinculadas ao INSS ou até contratar empréstimos consignados em nome das vítimas.
O INSS reitera que apenas os canais oficiais devem ser utilizados para qualquer solicitação, e que o uso indevido de sua marca e identidade visual é crime, passível de punição. O Instituto tem atuado para derrubar páginas e perfis falsos na internet, para assim evitar a ação dos criminosos. A colaboração da sociedade é fundamental para combater esse tipo de golpe, por isso pedimos que denunciem páginas como essas.
Jornal Nacional
Desconfie de mensagens com promessas fáceis. Em caso de dúvidas, busque informações apenas pelos canais do INSS ou demais páginas oficiais do Governo. Sua segurança começa com a informação correta.
*estagiário sob supervisão de Cellayne Brito (Secom-PA) e Marcela Matos (Ascom)
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Vasco vence o Fortaleza em São Januário
Noite de pirataria! O Vasco da Gama recebeu o Fortaleza na noite deste sábado (17), no Caldeirão de São Januário, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Vegetti e um de Nuno Moreira, o Gigante da Colina venceu por 3 a 0. O resultado deixa o Vasco na 10ª colocação com dez pontos somados.
Matheus Lima|Vasco
O próximo duelo pelo Brasileirão será contra o Fluminense, no Maracanã, no dia 24. Mas antes, o Cruzmaltino retoma suas atenções para o duelo de volta da Terceira Fase da Copa do Brasil, contra o Operário Ferroviário, em São Januário, na terça-feira (20), às 19h.
VÍDEO | Veja os melhores momentos:
UOL Esporte
O JOGO:
VASCO DA GAMA 3×0 Fortaleza – Campeonato Brasileiro, 9ª rodada – Estádio São Januário – 17/05/2025 às 18h30
Árbitro: Anderson Daronco (RS) Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS) VAR: Marcio Henrique de Gois (SP) AVAR: Herman Brumel Vani (SP) AVAR2: Bráulio da Silva Machado (SC)
VASCO DA GAMA: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo (Mauricio Lemos), Lucas Piton; Hugo Moura (Mateus Carvalho), Tchê Tchê (Paulinho), Coutinho; Nuno Moreira (Adson), Rayan (Loide Augusto) e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
Fortaleza: João Ricardo; Eros Mancuso (Marinho), Kuscevic, Gustavo Mancha, Gastón Ávila; Matheus Rossetto (Emmanuel Martinez), Lucas Sasha (Fernandez), Pochettino; Yago Pikachu (Deyverson), Breno Lopes (Kervin Andrade) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
O São Paulo venceu o Grêmio por 2 a 1, de virada, no MorumBIS, pela nona rodada do Brasileirão, e chegou a 12 pontos na competição. Os gols são-paulinos foram marcados por Arboleda e André Silva.
Rubens Chiri e Paulo Pinto|Saopaulofc.net
Na etapa inicial da partida, logo no primeiro minuto, André Silva chegou com perigo ao gol gaúcho. Aos 24, Alisson recebeu bom passe de André Silva e finalizou rasteiro, forçando a defesa do goleiro. Aos 33, L. Ferreira e Luciano tabelaram e o camisa 10 arriscou o chute de longe, mas a bola passou por cima do gol. Aos 36, o Grêmio abriu o placar. Aos 42, o São Paulo chegou novamente com Luciano, que, após passe de Enzo, finalizou com perigo para a defesa de Volpi.
Na volta do intervalo, aos 3 minutos, após cobrança de falta de Enzo, Arboleda subiu para cabecear e empatou o jogo no MorumBIS. Aos 32, a arbitragem marcou pênalti para o São Paulo. André Silva bateu e converteu, colocando o Tricolor paulista à frente do marcador, aos 38.
O Tricolor volta a campo contra o Náutico, na terça-feira (20), às 21h30, do Estádio dos Aflitos, em Recife, pelo duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, a próxima partida do São Paulo será com o Mirassol, no sábado (24), às 18h30, no MorumBIS.
GE
SÃO PAULO 2 x 1 GRÊMIO
Local: MorumBIS, em São Paulo (SP)
Data: 17/05/2024 (sábado)
Horário: 21h
SPFC: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Sabino e Enzo; Alisson, Marcos A. (Pablo Maia 8/1 (Lucca 1/2)) e Oscar (Bobadilla 47/2); L. Ferreira (Cédric 42/2), Luciano e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía.
Gols: Arboleda (3/2) e André Silva (38/2).
Cartões amarelos: Pablo Maia (29/1), Luciano (51/1), Oscar (40/2) e Rafael (52/2).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
GRE: Tiago Volpi; João Pedro (Ronald 15/2), Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti (Camilo 15/2), Monsalve e Alysson (Pavón 15/2); Aravena e Braithwaite. Técnico: Sidnei Lobo.
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
Quarto árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Assessor: Sergio Cristiano Nascimento (RJ)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ)
AVAR2: Heber Roberto Lopes (SC)
Observador de VAR: Regildenia de Holanda Moura (RJ)
Quality manager: Maria Victoria Benetti Vargas (RJ)
Delegado Local: Carlos Eduardo R. Guimarães (SP)
Supervisor Federação: Raquel Vieira Nakamura (SP)
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CBF publica edital e marca eleição para presidência
O edital que anuncia o pleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo dia 25 de maio foi publicado neste sábado (17). A eleição foi convocada por Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, nomeado interventor da entidade na quinta-feira (15), quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afastou Ednaldo Rodrigues da presidência.
No comunicado assinado por Sarney e publicado no site da CBF na sexta-feira (16), a eleição definirá, além do novo mandatário, mais oito vice-presidentes, três membros efetivos e outros três suplentes para o Conselho Fiscal da entidade. O mandato será para o quadriênio 2025/2029.
CBF
O registro das chapas, de acordo com o comunicado, será feito deste domingo (18) a terça-feira (20).
Na manhã deste sábado, o atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, informou que concorrerá ao cargo máximo da CBF, sendo o primeiro a confirmar participação no pleito. A nota veiculada nas redes sociais da própria FPF afirma que Reinaldo tem apoio de outras federações, sem detalhar quais, e “um grande número de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro [masculino]”.
Horas depois, a Liga Forte União (LFU), que representa 32 dos times que disputam as duas primeiras divisões nacionais, declarou apoio à candidatura de Reinaldo. A publicação da associação ainda criticou a data escolhida para a eleição (25 de maio cai em um domingo, dia com jogos pelo Brasileirão), por entender que ela impede que os clubes “sejam os legítimos e verdadeiros protagonistas das decisões”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As agremiações que integram a LFU são: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória (Série A), Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova (Série B).
Na quinta-feira, após a Justiça afastar Ednaldo, houve a divulgação de um manifesto, com assinaturas de 19 dos 27 presidentes de federações do país. O documento fala sobre construir “uma candidatura à presidência e vice-presidências da CBF comprometida com um novo ciclo para o futebol brasileiro”.
Não há a citação de um nome específico para concorrer ao pleito. Não assinam o documento as entidades responsáveis pelo futebol nos estados da Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Amapá e Mato Grosso.
As 27 federações e os 40 clubes das duas principais divisões do Brasileirão Masculino participam da eleição. Os sufrágios das instituições estaduais valem mais (peso três), seguidos pelos dos times da Série A (peso dois) e Série B (peso um). Se um candidato obtiver apoio de, ao menos, 23 federações, assegura 69 votos, o que já seria suficiente para garantir a vitória no pleito, mesmo que os demais votantes optem por um mesmo concorrente. Os clubes reclamam do baixo peso que suas escolhas têm na disputa.
Ednaldo Rodrigues estava em Assunção, no Paraguai, participando do 75º Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), quando foi afastado da presidência da CBF. O evento ocorreu na sede da Confederação Sul-Americana da modalidade (Conmebol). Três dias antes, curiosamente, o dirigente anunciou a contratação do italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, da Espanha, como técnico da seleção masculina.
A decisão que tirou Ednaldo da presidência foi publicada na quinta-feira pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, ao considerar nulo o acordo entre CBF e Supremo Tribunal Federal (STF) firmado em fevereiro, que reconheceu como legal a última eleição da entidade, em 2022.
Procurados pela Agência Brasil, Fifa e Conmebol não se pronunciaram sobre a eleição da CBF e o afastamento de Ednaldo.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
MARINHA: Mau tempo em Sergipe até segunda
A presença de um sistema de alta pressão pós-frontal sobre o oceano Atlântico está provocando uma forte ressaca no litoral de Sergipe. A previsão é que sejam registradas ondas de 2,5 metros a 3 metros na direção Sudeste-Leste.
Marinha do Brasil
De acordo com alerta do Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil, o mau tempo no litoral sergipano deve permanecer até a próxima segunda-feira (19).
A faixa crítica ocorre em todo o litoral sergipano, com maior atenção às áreas mais expostas da Grande Aracaju, Estância e Pirambu. A Marinha orienta que as embarcações de pequeno porte evitem a navegação, enquanto os pescadores artesanais e praticantes de esportes náuticos devem suspender atividades no mar.
Em caso de emergência, a orientação é telefonar para a Defesa Civil pelo número 199.
Abrangência regional
O aviso vale também para a costa entre Ilhéus (BA) e Recife (PE), afetando trechos da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Nessas áreas, as mesmas condições de mar agitado podem ocorrer no período ― especialmente em Salvador, Maceió e região metropolitana do Recife.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
MUNICÍPIOS mais beneficiados com repasses da ‘Outorga’ da Deso
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), concluiu o repasse da segunda parcela dos recursos provenientes da concessão parcial dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário. Os valores são destinados aos municípios que integram a Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (Maes) e que já estão com a documentação devidamente protocolada.
Nesta etapa, foram distribuídos R$ 363,2 milhões aos municípios, montante que corresponde a 20% da cota parte destinada às prefeituras por conta do leilão realizado em setembro de 2024.
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Todos os municípios que cumpriram os requisitos estabelecidos pelo Colegiado da Maes tiveram as ordens de pagamento emitidas. Após a emissão, os valores foram processados pela rede bancária e creditados nas contas das prefeituras no mesmo dia. Para aqueles que protocolarem posteriormente, o repasse será efetuado em até 10 dias úteis.
Entre os principais beneficiados nesta fase estão Aracaju, que receberá R$ 105 milhões, seguido por Nossa Senhora do Socorro (R$ 33,3 milhões), Itabaiana (R$ 17,9 milhões), Lagarto (R$ 17,6 milhões) e Estância (R$ 11,8 milhões).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As cidades que contavam com os Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE) têm direito a um valor adicional correspondente à indenização. No caso de São Cristóvão esse valor é de R$ 2,8 milhões, enquanto que Estância e Carmópolis têm direito a R$ 2,2 milhões e R$ 572 mil, respectivamente. No caso dos municípios que judicializaram o processo de concessão ou não entregaram o sistema à Iguá, os valores estão em posse do Estado até que seja realizada a transferência dos sistemas para a concessionária.
De acordo com a legislação vigente — artigo 10, §10, da Lei Complementar nº 176/2009, alterada pela Lei Complementar nº 398/2023 —, os recursos devem ser aplicados em áreas como infraestrutura, projetos ambientalmente sustentáveis e pagamento de precatórios.
Terceira parcela
A terceira e última parcela do repasse, correspondente a 20% dos recursos provenientes da concessão, está prevista para dezembro de 2026, dois anos após a assinatura do contrato. Com isso, o Governo do Estado concluirá a transferência integral dos valores, conforme cronograma pactuado e aprovado pelo Colegiado da Microrregião.
Em dezembro de 2024, o Estado já havia repassado R$ 1,14 bilhão aos municípios, correspondente a 60% da cota parte total destinada às prefeituras.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Sobre a concessão
Os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Maes foram leiloados no dia 4 de setembro, em São Paulo. A concessionária vencedora foi a Iguá Saneamento, que ficará responsável pela administração dos serviços pelos próximos 35 anos, com outorga de R$ 4,5 bilhões.
O objetivo da concessão parcial é a universalização do abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto no território sergipano, como preconiza o Novo Marco do Saneamento, cujo prazo de implementação total vai até 31 de dezembro de 2033. De acordo com a Lei, os entes devem assegurar o atendimento a 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto.
A relação completa dos valores destinados a cada município, bem como a resolução que rege os procedimentos para o repasse, está disponível no site da Sefaz na seção dedicada à Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe ou por meio deste link.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Dia Mundial da Hipertensão: doença afeta 30% dos adultos brasileiros
Celebrado em 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão chama a atenção para os riscos desta doença silenciosa, que afeta órgãos vitais e está entre as principais causas de complicações cardiovasculares. Estudo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), vinculado ao Ministério da Saúde, mostra que pessoas com 60 anos ou mais apresentam maior propensão a desenvolver hipertensão arterial.
Informações da pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgadas em 2023, estimam que cerca de 30% da população adulta brasileira viva com hipertensão. O levantamento revela ainda que a prevalência é maior entre as mulheres nas capitais brasileiras, com 29,3% dos diagnósticos, enquanto os homens correspondem a 26,4%.
@senivpetro ⏐ Freepik
A cardiologista Poliana Requião, docente do Instituto de Educação Médica (Idomed), informa que a prevalência aumenta com a idade e em pessoas acima de 60 anos há entre 50% e 60% de pacientes hipertensos.
“Estima-se que cerca de 50% dos pacientes hipertensos não sabem do diagnóstico. É uma doença silenciosa”.
A data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce em todas as faixas etárias. “Apesar de a incidência da doença aumentar com a idade, isso não impede que jovens — e até mesmo crianças – sejam afetados“, diz a cardiologista.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A hipertensão arterial é caracterizada pelo enrijecimento das paredes das artérias — um processo lento, que na maioria das vezes se desenvolve sem apresentar sintomas até estágios mais avançados da doença. Segundo a cardiologista, diversos fatores podem contribuir para o surgimento do quadro.
“Os principais fatores de risco envolvem a predisposição genética e hábitos de vida inadequados, como alimentação rica em sódio, consumo excessivo de álcool, obesidade e sedentarismo”, afirma.
Trata-se de uma condição sistêmica que pode comprometer diferentes órgãos. No coração, por exemplo, pode provocar aumento do tamanho do órgão (hipertrofia) e, posteriormente, levar ao enfraquecimento da musculatura cardíaca, resultando em insuficiência cardíaca. Além disso, a doença é considerada o principal fator de risco para infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal, que pode evoluir para a necessidade de hemodiálise.
“A hipertensão pode matar. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2017, 388 pessoas morrem por dia no Brasil relacionadas direta ou indiretamente à hipertensão”, afirma Poliana.
Agência Brasil|Arquivo
Apesar de ser, na maioria dos casos, uma doença silenciosa, a hipertensão pode apresentar alguns sinais. “Dor de cabeça, náuseas, tontura, falta de ar, intolerância ao exercício, alterações visuais ou até disfunções eréteis podem surgir como sintomas”, alerta a médica. A especialista ressalta que, justamente por ser assintomática na maioria dos casos, a hipertensão pode passar despercebida por longos períodos, o que dificulta o diagnóstico precoce.
“Se tem antecedente familiar de hipertensão, deve-se redobrar os cuidados”, acrescenta Poliana. A aferição regular da pressão arterial é uma medida simples, mas essencial para levantar suspeitas e permitir a investigação adequada, prevenindo complicações causadas pela pressão elevada ao longo do tempo.
Para evitar complicações mais graves, como infarto, AVC ou insuficiência renal, a médica orienta que os pacientes diagnosticados com hipertensão adotem cuidados contínuos.
“É fundamental manter as mudanças no estilo de vida, fazer visitas ambulatoriais regulares e usar corretamente as medicações prescritas”, diz Priscila.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo a nutricionista e coordenadora de Nutrição e docente da Universidade Estácio de Sá, Anete Mecenas, a dieta Dash (Dietary Approach to Stop Hypertension) é considerada um padrão alimentar saudável, sendo preconizada para o controle da hipertensão arterial, que consiste no adequado consumo de frutas, verduras, legumes, produtos lácteos com baixo teor de gordura, cereais integrais, peixes, aves, castanhas, amêndoas, nozes.
“A dieta também restringe o consumo de carnes vermelhas e processadas, além de sódio e bebidas açucaradas”, afirma a especialistas.
De acordo com a nutricionista, um ensaio clínico avaliou adultos norte-americanos, que evidenciou que o consumo da dieta DASH resultou em aumento na ingestão de nutrientes que podem contribuir para redução da hipertensão, como potássio, magnésio, cálcio, selênio, compostos fenólicos, fibras alimentares.
“A obesidade é uma doença que vem crescendo consideravelmente no país. Atualmente 55% da população brasileira tem excesso de peso. E a hipertensão é uma das comorbidades que estão associadas à obesidade. Normalmente pacientes obesos na faixa de 40- 45 anos também tem hipertensão”, comenta a nutricionista.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: