Márcio Macêdo: Tesouraria do PT

Márcio Macêdo (PT), da Secretaria-Geral da Presidência no governo Lula, vive dias de incerteza. Não sabe se fica, não sabe se sai. Na semana passada, a imprensa foi uníssona ao noticiar sua possível saída do cargo para dar lugar a Guilherme Boulos (PSOL-SP), mas, até agora, Lula não moveu uma peça no tabuleiro. Tudo parece como dantes no quartel de Abrantes.

O jornalista Cláudio Humberto, em sua coluna desta terça-feira (20), foi direto ao ponto:

“Não anda boa a coisa para o ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), com vaga prometida na tesouraria do PT, caso perdesse a boquinha. A vaga foi negociada para permanecer com Gleide Andrade.

Márcio Macêdo, Boulos e Lula, no evento de 1º de Maio de 2024, Dia do Trabalhador
Reprodução

Agenda normal

Márcio cumpriu agenda normal nesta segunda (19), reunindo-se com representantes de movimentos sociais. Acontece que a reunião gerou incômodo.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, não faltam críticas: sindicalistas disseram que só souberam da conversa pela imprensa e foram deixados de fora. Miguel Torres, presidente da Força Sindical, soltou o verbo:

“Isto é semelhante a discutir a reforma agrária e não chamar o MST. Deve ter sido um erro de interpretação da assessoria do ministro”.

Como bem disse Cláudio Humberto, não anda boa a coisa para Márcio Macêdo.

MEC proíbe EaD em 5 cursos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, assinou, nesta segunda-feira, 19 de maio, decreto que regulamenta a Nova Política de Educação a Distância (EaD). O objetivo é garantir mais qualidade na oferta de EaD, uma ferramenta estratégica de ampliação e acesso à educação superior em um país como o Brasil.  

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com ministro da Educação, Camilo Santana, para assinatura  do Decreto da Nova Política de Educação a Distância (EaD). Palácio do Planalto, Brasilia - DF. 19/05/2025
Ministro da Educação, Camilo Santana e o Presidente Lula – Foto: Ricardo Stuckert|PR

Para o ministro da Educação, atualmente a EaD ocupa uma posição central no sistema de educação superior no Brasil e merece uma atenção especial do poder público, responsável pela regulação, avaliação e supervisão da educação superior. “Acreditamos que a EaD pode proporcionar ao estudante uma experiência tão rica quanto a dos demais cursos, desde que haja um efetivo compromisso de todos com o processo de ensino e aprendizagem”, defende Santana.  

O decreto aprimora o marco regulatório e lança as bases de uma nova política de EaD, que a qualifica e fortalece. O Governo Federal, em sintonia com a realidade e visão de futuro, reconhece que as ferramentas tecnológicas integram, fazem parte e facilitam o cotidiano, inclusive nos ambientes acadêmicos. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ao criar o modelo semipresencial, o Ministério da Educação (MEC) está diversificando os formatos e ampliando as oportunidades para que os estudantes possam escolher aquele modelo que melhor se encaixa no seu perfil, sem descuidar da qualidade que deve ser garantida em qualquer um deles. 

“O foco é o estudante e a valorização dos professores: a garantia de infraestrutura nos polos, a qualificação do corpo docente, a valorização da interação e a mediação para uma formação rica e integral, independentemente da distância física”, afirma o ministro.  

Principais mudanças

Além de estabelecer novas regras para a educação a distância, a política também trata da oferta de cursos presenciais, cria novo formato de oferta – o semipresencial – e define as atividades online síncronas e síncronas mediadas (aulas interativas a distância em tempo real) como integrantes da EaD. O decreto define os seguintes formatos de oferta:  

  • Presencial: caracterizado pela oferta majoritária de carga horária presencial física, com até 30% no formato EaD.  
  • Semipresencial: composto obrigatoriamente por carga horária de atividades presenciais físicas (estágio, extensão, práticas laboratoriais) e síncronas mediadas, além de carga horária a distância.   
  • EaD: caracterizado pela oferta preponderante de carga horária a distância, com limite mínimo de 20% atividades presenciais e/ou síncronas mediadas, com provas presenciais. 
Mulher fazendo pesquisa no computador
Startup Stock Photos / Pexels

Cursos com oferta vedada

Outra novidade da política é a definição de cursos vedados no formato da educação a distância devido à centralidade de atividades práticas, laboratórios presenciais e estágios. Os cursos de medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia deverão ser ofertados exclusivamente no formato presencial.

Os demais cursos da área de Saúde e as licenciaturas também não poderão ser ofertados a distância, e sim exclusivamente nos formatos presencial ou semipresencial. Estão previstos dois anos de transição para adaptação gradual dos cursos e garantia do direito dos estudantes já matriculados.  

Tipos de atividade – A nova política uniformiza definições como: 
 

  • Atividades presenciais: realizada com a participação física do estudante e do docente em lugar e tempo coincidentes.  
  • Atividades assíncronas: atividade de EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares e tempos diversos.  
  • Atividades síncronas: atividade de EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares diversos e tempo coincidente.  
  • Atividades síncronas mediadas: atividades interativas, com grupo reduzido de estudantes, apoio pedagógico e controle de frequência.  
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outras mudanças

A Nova Política de EaD trata, ainda, da valorização do corpo docente e da mediação pedagógica, com exigência de quantidade de professores compatível com o número de estudantes. Outra novidade é a criação da figura do mediador pedagógico, que deve ter função exclusivamente pedagógica e formação acadêmica compatível com o curso, distinta das atribuições administrativas dos tutores. Além disso, o decreto traz a exigência de pelo menos uma avaliação presencial por unidade curricular, com peso majoritário na composição da nota final, inclusive em cursos EaD

A nova política também estabelece novas exigências para os polos EaD, que deverão ter infraestrutura física e tecnológica adequada aos cursos, além de estrutura mínima com laboratórios e ambientes para estudos.  

G1

Debate

Fruto de amplo diálogo com diferentes setores da sociedade, a Nova Política de EaD contou com uma comissão de especialistas, com larga experiência em educação a distância e em políticas públicas; e reuniões do Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-PARES), que conta com entidades representativas da educação superior. Além disso, também ocorreram 20 visitas técnicas e diálogo com entidades representativas da educação superior, de estudantes e de movimentos sociais em cada etapa

Foram feitas interlocuções com o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bem como as secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), ambas do MEC. 

Para a elaboração da política, também foram realizadas interlocuções com especialistas estrangeiros e participação em eventos internacionais, além de audiências públicas na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. 

➥ Veja a apresentação completa da Nova Política de Educação a Distância (EaD)

GRIPE AVIÁRIA: Governo Federal investiga Sergipe

O Brasil já contabiliza dois casos confirmados de gripe aviária, sendo um em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, também no Rio Grande do Sul.ebcebc

O país investiga ainda seis casos, sendo dois em granjas comerciais do Tocantins e de Santa Catarina. Os demais focos foram registrados em produções domésticas e de subsistência no Mato Grosso, no Ceará, em Sergipe e no Rio Grande do Sul.

galinhas aves gripe aviaria influenza se
Emdagro

Os dados constam no painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, gerido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e foram atualizados nesta segunda-feira (19).

Em conversa com jornalistas, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, avaliou que uma das formas de se reestabelecer a normalidade é manter o rigor na vigilância de casos. 

Todos os fiscais, todos os sistemas estaduais estão alertas a qualquer tipo de suspeita – e a própria população também.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo Fávaro, ao primeiro sintoma de um animal doente, tanto criadores de aves de subsistência no fundo de casa até granjas comerciais devem alertar a pasta, que se encarrega de atualizar o sistema.

“A gente vai lá, investiga. Com transparência e eficiência, bloqueando e investigando esses casos, a gente ganha também credibilidade. Essa é a maior prova de que o sistema está funcionando.”

O ministro ressalta que o sistema brasileiro é tido como o melhor do mundo. “É assim que a gente vai superar esse momento difícil e voltar à normalidade o mais rápido possível”.

Continue lendo:

União Progressista, junção do UB com o PP, deve ser comandada por André, e não por Laércio

A recém-formada federação União Progressista – junção dos partidos União Brasil e PP – deve ser comandada, em Sergipe, pelo ex-deputado André Moura.

Laércio Oliveira e André Moura
Laércio Oliveira e André Moura — Montagem de NE Notícias

O senador Laércio Oliveira (PP) já declarou publicamente que a decisão seria da Executiva Nacional, em Brasília. Não é verdade!

Ele vai perder para André que, diga-se de passagem, sequer tem mandato.

Disputas internas

Composta por 109 deputados e 14 senadores, a aliança criou um superbloco no Congresso, mas também acirrou disputas internas que podem provocar uma debandada de parlamentares.

Juridicamente, os partidos passam a funcionar como um só e devem manter a aliança por, no mínimo, quatro anos.

Tancredo Neves será parcialmente interditada

A partir desta terça-feira, 20, a avenida Tancredo Neves será parcialmente interditada, no período das 9h às 17h, em virtude da obra de recuperação da passarela do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) realizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE).

A conclusão dos serviços está prevista para o dia 6 de junho.

passarela detran tancredo aju
DER-SE

Durante todo o período, a localidade será devidamente sinalizada e terá o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) para garantir a fluidez do trânsito e segurança de todos.

“A interdição será necessária pela continuidade dos serviços de manutenção, conservação e recuperação da passarela metálica nas proximidades do Detran/SE. Inicialmente, a interdição será no sentido da Avenida Beira Mar, na faixa da direita. Em pouco mais de 15 dias, finalizamos a intervenção, garantindo a segurança dos usuários”, afirmou o diretor técnico do DER, Igor Albuquerque.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com o investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, a obra, que foi iniciada em fevereiro deste ano, abrange a substituição de chapas e perfis metálicos danificados; aplicação de prime anticorrosivo, pintura final e acabamento. Com isso, o Governo do Estado de Sergipe e o DER/SE reforçam o compromisso com a mobilidade urbana, e solicitam a compreensão da população durante a intervenção.

Incêndio atinge Centro de Atenção Psicossocial em Aracaju

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) atendeu, na manhã desta segunda-feira (19), a uma ocorrência de incêndio no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado na Rua Distrito Federal, bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

Incêndio atinge Centro de Atenção Psicossocial em Aracaju
CBMSE|Divulgação

Para o atendimento à ocorrência, guarnições do Quartel Central foram encaminhadas ao local. O fogo ficou restrito a um cômodo, onde funcionava o acolhimento masculino, e um funcionário foi atendido pelos socorristas do Corpo de Bombeiros por conta da inalação de fumaça.

“Fomos acionados por volta das 10 horas. O prédio já havia sido evacuado e funcionários fizeram o combate com os preventivos da própria edificação, através de extintores. O local atingido foi o acolhimento masculino e, segundo funcionários, havia pacientes descansando no momento do incêndio. O fogo danificou camas e o forro. Um vigilante, que atuou no combate, inalou fumaça e foi atendido pelos nossos socorristas no local, sendo liberado em seguida. Fizemos o isolamento do cômodo e orientamos os responsáveis sobre os procedimentos para solicitação de perícia para identificação das causas do incêndio”.

afirmou o tenente Ericles Xavier, que comandou o atendimento à ocorrência
Incêndio atinge Centro de Atenção Psicossocial em Aracaju
Vigilante que atuou no combate inalou fumaça e foi atendido|CBMSE

Diário Oficial de Sergipe publica novo cronograma do concurso da PM

O Governo de Sergipe publicou na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 19, o cronograma atualizado do concurso público da Polícia Militar (PMSE).

Polícia Militar de Sergipe
BPTur

Conforme o novo cronograma, a aplicação da Avaliação Psicológica, que constitui a terceira fase da seleção, será realizada no próximo domingo, 25, para os candidatos aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF). A convocação para esta fase do concurso ocorrerá na quarta-feira, 21. Para todos os cargos, o resultado preliminar desta fase será divulgado no dia 4 de junho.

Para a Pesquisa da Conduta Social, Reputação e Idoneidade, quarta e penúltima fase do certame, a convocação ocorrerá nesta terça-feira, 20, e os candidatos convocados terão de 20 a 26 de maio para entregar a documentação requerida, conforme estabelecido no edital de abertura.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após a interposição de recursos cabível em cada fase, ocorrerá em 2 de julho a convocação para pré-matrícula no curso de formação, e no dia 7, a convocação para a Inspeção de Saúde, quinta e última etapa eliminatória do concurso. Todas as datas do cronograma atualizado estão disponíveis também no site do Selecon.

O certame, conduzido pela PMSE e Secretaria de Estado da Administração (Sead), é organizado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon) e visa ao provimento de 300 vagas para o cargo de soldado, 30 vagas para oficial, e cinco vagas para a área da saúde.

Aracaju recebe 19 ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi

A prefeita Emília Corrêa anunciou, na manhã desta segunda-feira (19), a entrega de 19 novos ônibus zero quilômetro da Viação Atalaia, que passam a integrar imediatamente o sistema de transporte coletivo de Aracaju.

Aracaju recebe 19 ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi
Divulgação

Os veículos contam com ar-condicionado, Wi-Fi, carregadores de celular e tecnologia Euro 6, voltada para a redução da emissão de poluentes.

Segundo a gestora, esta é uma novidade importante para os usuários do transporte público:

“Aracaju nunca teve ônibus com ar-condicionado com essa qualidade antes”, afirmou Emília Corrêa.

Doze linhas de ônibus serão beneficiadas com a nova frota:

001 – Augusto Franco / Bugio

004 – Santa Maria / Mercado

005 – Maracaju / D.I.A.

080 – Bugio / Atalaia

100-2 – Circular Shoppings 02

200-1 – Circular Indústria e Comércio 01

401 – Inácio Barbosa / UNIT / D.I.A

405 – 17 de Março / D.I.A. via Marivan

408 – Paraíso do Sul / D.I.A.

410 – Res. Horto Santa Maria / D.I.A. via CIRAS

414 – Marivan / D.I.A.

720 – UNIT / Centro via Jardins

Sergipe investiga caso suspeito de gripe aviária

O Serviço Veterinário Oficial (SVO), do Ministério da Agricultura e Pecuária, está investigando seis casos suspeitos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em granjas comerciais no Brasil.

Um dos focos sob investigação está localizado no município sergipano de Gracho Cardoso, conforme dados atualizados na manhã desta segunda-feira (19).

Sergipe investiga caso suspeito de gripe aviária em granja de Gracho Cardoso
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) |Reprodução

Na última quinta-feira (15), foi confirmado o primeiro caso da doença em uma granja comercial brasileira, na cidade de Montenegro (RS). Desde 2006, o vírus da gripe aviária circula principalmente em países da Ásia, África e no norte da Europa.

O risco de transmissão para humanos é considerado baixo e geralmente restringe-se a tratadores ou profissionais que mantêm contato intenso com aves infectadas. De acordo com o Ministério da Agricultura, o consumo de carne de aves e ovos segue seguro, sem risco para o consumidor final.

Recomenda-se que aves mortas ou com sintomas não sejam manipuladas.

Os principais sintomas em aves incluem sinais respiratórios e neurológicos, dificuldade para respirar, secreção ocular, andar cambaleante, torcicolo, giros em torno do próprio eixo e alta mortalidade súbita.

27 gols marcam rodada do Sergipano SUB-20

O fim de semana foi de conclusão da 7ª rodada do Campeonato Sergipano da SUB-20 da Série A1. Os duelos aconteceram na capital e interior do estado. O destaque que as redes balançaram diversas vezes, ao todo foram 27 gols marcados na rodada.

27 gols marcam rodada do Sergipano SUB-20
@caitanosantosvideose | Reprodução

No sábado, as equipes do América de Propriá e Dorense entraram em campo no estádio Durval Feitosa, em Propriá. O time da casa venceu de goleada por 10 a 0. Os gols do América foram de Dudu (2x), Adson (2x), Fabrício (2x), Fladson, Weverton, Henrique e João Pedro.

No estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana, o tricolor da Serra recebeu a equipe do Falcon. O duelo terminou com vitória do carcará por 3 a 2. Os gols do Falcon foram de Luan (contra), Bechran e Guilherme. E os gols do Itabaiana foram de Hernan Crespo.

93 SPORTS

E no domingo mais dois jogos fecharam a rodada. Pela manhã, o time do Sergipe venceu por 5 a 2, a equipe do Carmópolis, estádio João Cruz, Barra dos Coqueiros. Os gols do time colorado foram de Cebolinha (2x), Luan, Jamisson e João Pedro. Os atletas Guilherme e Edicarlos marcaram para o Carmópolis. E no período da tarde,

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

E concluindo os jogos, a equipe do Barra recebeu o Guarany, estádio João Cruz, Barra dos Coqueiros. Os garotos do galo do sertão venceram por 5 a 0. Os gols do Guarany foram de Reginaldo e Ricardo (4x).

Acompanhe a classificação com o encerramento da 7ª rodada do estadual:

1) Sergipe 18 pontos
2) América de Propriá 16 pontos
3) Falcon 16 pontos
4) Itabaiana 09 pontos
5) Confiança 08 pontos
6) Carmópolis 07 pontos
7) Barra 03 pontos
8) Guarany 03 pontos
9) Dorense 01 ponto

O estadual terá sequência na quarta-feira com os jogos válidos pela 8ª rodada do SUB-20 da Série A1. Confira os confrontos:

Quarta-feira (21/05)

15h – Guarany x Falcon, estádio Caio Feitosa, em Porto da Folha

15h – Dorense x Barra, estádio Ariston Azevedo, em N. Sra. das Dores

15h – Confiança x América de Propriá, estádio Sabino Ribeiro, em Aracaju

15h – Itabaiana x Carmópolis, estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana