“Quanto mais apanha, mais a mulher gosta”, diz vereador em sessão da Câmara
O vereador de Capela, José Carlos, conhecido como Bebe Água (MDB), gerou indignação ao afirmar em discurso na Câmara que, “quanto mais apanha, mais a mulher gosta do homem”[veja mais abaixo].
A declaração infeliz, feita durante uma comparação entre violência contra mulheres e a dinâmica das relações políticas, arrancou risadas de colegas parlamentares.
“As pessoas que mais maltratam são as que são mais beneficiadas”.
Após a repercussão, José Carlos declarou que vai se retratar na tribuna e pediu desculpas pelo comentário.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Anvisa proíbe venda de 2 marcas de azeite
Depois da proibição da comercialização das marcas de azeite de oliva Alonso e Quintas D´Oliveira na terça-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nova resolução nesta quinta-feira (22) proibindo a comercialização de outras duas marcas do produto: Escarpas das Oliveiras e Almazara.
A medida é resultado de investigações da Anvisa, após denúncia feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
Ministério da Agricultura e Pecuária|Divulgação
Conforme a resolução publicada no Diário Oficial da União, o impedimento da comercialização deve-se à origem desconhecida das duas marcas de azeite.
A decisão também traz que a embaladora dos produtos, a empresa Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda, consta como tendo o CNPJ encerrado junto à Receita Federal desde 8 de novembro de 2023.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em caso de descumprimento da decisão, a venda dos produtos pode representar infração grave, inclusive com a responsabilização dos estabelecimentos que seguirem vendendo essas marcas de azeite.
Além de irregularidades nos padrões de rotulagem, as marcas não tinham licenças na Anvisa ou no Ministério da Saúde. Nos rótulos dos produtos consta apenas o nome da embaladora Oriente Mercantil Importação e Exportação.
A Agência Brasil tentou contato com a embaladora Oriente, mas não localizou os responsáveis pela empresa, e está aberta a manifestações.
UOL
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Cidades de Sergipe sofrem com falta d’água
Nesta quinta-feira (22), municípios de Sergipe enfrentam mais um dia de falta d’água. Estância, Itabaianinha, Campo do Brito e Frei Paulo sofrem com o desabastecimento, em meio a promessas de melhorias da Iguá Sergipe, concessionária que agora ocupa o lugar da Deso.
Brenda Monteiro|Deso
A Iguá informou, em nota, que segue trabalhando para normalizar o abastecimento, mas admite dificuldades em diferentes cidades.
Em Campo do Brito, um rompimento de adutora fez a cidade enfrentar dias de seca; a empresa afirma que o abastecimento está voltando gradativamente e que caminhões-pipa atendem a população;
Em Estância, vazamentos agravados pelas chuvas obrigaram paradas para manutenção, principalmente na região de Cidade Nova;
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Frei Paulo, desde a transição da Deso para a Iguá, opera no sistema de rodízio, à espera de ações para curto prazo;
Em Itabaianinha, a empresa cita que o clima chuvoso impactou na produção e distribuição da água, o que afetou diretamente o abastecimento.
Outras localidades também sofrem com a irregularidade no fornecimento: Nossa Senhora das Dores, Canindé de São Francisco, Areia Branca, Malhador, conjunto Marcos Freire em Nossa Senhora do Socorro, bairro América em Aracaju e Itaporanga d’Ajuda.
Consumidores podem buscar informações junto à Iguá pelo telefone ou WhatsApp 0800 400 4482.
Nova empresa, antigos problemas.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Policial civil de Sergipe é preso após investigação sobre material ilegal
Um policial civil de Sergipe foi preso por armazenamento ilegal de material sensível envolvendo crianças e adolescentes. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (22) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), segundo apuração do G1 Sergipe.
Polícia Civil de Sergipe
Segundo a SSP, a prisão foi resultado de medida cautelar autorizada pela Justiça durante o andamento de um Inquérito Policial instaurado pela própria Corregedoria, a partir de documentação recebida de órgãos externos.
Equipes também cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do suspeito.
O policial permanece à disposição da Justiça enquanto seguem as investigações.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Dupla é presa por extorsão após cobrar por placas perdidas nas chuvas em Aracaju
Após uma denúncia feita por vídeo em rede social, dois homens foram presos por extorsão no bairro Jardins, em Aracaju, no fim da tarde desta quarta-feira (21). A gravação, enviada por um cidadão, mostrava a dupla exigindo R$ 140 para devolver placas de veículos que haviam sido perdidas durante as fortes chuvas dos últimos dias.
Guarda Municipal de Aracaju
A equipe da Ronda da Capital (RONDAC) foi acionada e, ao chegar à Avenida Marieta Leite, flagrou os suspeitos com 14 placas de veículos e uma substância semelhante à maconha.
Ambos foram encaminhados à delegacia plantonista e permanecem à disposição da Justiça.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Prefeito do PL não pode apoiar o PT
Rogério Carvalho (PT) e Valmir de Francisquinho (PL) – reprodução
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), não pode apoiar a reeleição do senador Rogério Carvalho (PT) nas eleições de 2026 enquanto permanecer no partido. PL e PT disputam espaço de poder e, por razões óbvias, alianças entre as legendas são vistas com estranheza.
Em entrevista ao jornalista Narcizo Machado, o senador petista reconheceu a impossibilidade de um acordo formal. “Eu converso com o Valmir, mas obviamente que uma aliança formal entre PT e PL é praticamente impossível”[assista abaixo].
No fim das contas, política é como nuvem: “você olha e ela está de um jeito, olha de novo e ela já mudou”.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
MP cobra a retirada de fiação irregular nos postes de Aracaju
O Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, firmou, em audiência realizada na semana pessada, um Termo de Compromisso com a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) de Aracaju e a Energisa, com o objetivo de regularizar a Rede Integrada de Fibra Óptica do Município de Aracaju (RIMA), instalada de forma irregular na infraestrutura elétrica da capital.
Reprodução
A audiência, convocada pela Promotora de Justiça Euza Missano, contou com a participação de representantes da Energisa, da Seplog e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
O encontro teve como ponto de partida a Notícia de Fato (nº 20250215200000075), instaurada a partir de informações sobre a ocupação irregular da rede de postes por cabos e equipamentos da rede RIMA, fora dos padrões técnicos e legais.
Durante a audiência, o Município de Aracaju e a Energisa firmaram um Termo de Compromisso para regularização da Rede Integrada de Fibra Óptica de Aracaju. O termo prevê a elaboração de um Projeto Técnico, em que a Seplog deverá apresentar à Energisa, no prazo de 30 dias, contendo a localização, descrição e histórico de instalação dos pontos de ocupação da rede nos postes.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
No acordo firmado, o Município de Aracaju também apresentará, em até 12 meses, os cálculos de esforço mecânico dos postes afetados, conforme normas da ANEEL e ANATEL. Após a aprovação técnica do projeto, será firmado o contrato de uso mútuo entre as partes, formalizando a regularização.
Além disso, a Seplog reconheceu a ocupação anterior sem contrato formal e se comprometeu a realizar o pagamento retroativo referente ao uso da infraestrutura, com base em valores atualizados.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Durante o processo de regularização, ficou pactuado que a ocupação da rede RIMA será mantida de forma contínua e ininterrupta, desde que estejam garantidas as condições de segurança e observância das normas técnicas, de forma a evitar prejuízos à prestação dos serviços públicos e ao interesse coletivo.
Em caso de descumprimento do compromisso firmado, poderão ser adotadas medidas administrativas ou judiciais, incluindo a desocupação da infraestrutura elétrica irregularmente utilizada. A vigência do termo é de 12 meses, podendo ser prorrogada mediante acordo entre as partes.
Ministério Público de Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Município sergipano tem emergência reconhecida pelo Governo Federal
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quarta-feira (21), a situação de emergência na cidade sergipana de Monte Alegre de Sergipe, afetada pela seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Defesa Civil|Arquivo
A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) [confira mais detalhes abaixo].
Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Até o momento, Sergipe tem 11 reconhecimentos vigentes, dos quais oito por seca, dois por estiagem e um por chuvas intensas.
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Suspeito de chefiar tráfico morre durante operação da polícia em Sergipe
A Delegacia de Carmópolis deflagrou, na última terça-feira, 20, a Operação “Sucata”, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e a receptação de objetos furtados de órgãos públicos e empresas privadas no município. A operação teve apoio das equipes da Delegacia de Itabaiana e resultou na prisão de três traficantes, além de desarticular um esquema criminoso que envolvia a troca de produtos furtados por entorpecentes.
Material apreendido durante Operação Sucata|Divulgação
A investigação, conduzida pela Delegacia Regional de Carmópolis e coordenada pelo delegado Eurico Nascimento, revelou que traficantes estavam trocando drogas por produtos furtados, como cobre e peças de maquinário de empresa petrolífera, além de materiais provenientes de escolas, praças públicas e órgãos municipais. Os investigados também procuravam ferros velhos clandestinos, que aceitavam esses produtos roubados. O prejuízo à empresa petrolífera é estimado em mais de R$ 1 milhão devido à subtração de peças e equipamentos.
Durante a operação, um dos alvos, identificado como um dos principais líderes do tráfico na região e receptador de objetos furtados, reagiu à abordagem policial. Ele entrou em confronto armado com os agentes e foi alvejado, sendo socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. O suspeito, que já tinha um extenso histórico criminal, incluindo processos por tráfico de drogas, associação ao tráfico, corrupção de menores e receptação qualificada, usava sua filha de 15 anos para revender entorpecentes.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A Polícia Civil apreendeu durante a operação armas de fogo, munições, além de porções de maconha, crack e cocaína, balanças de precisão, celulares e uma série de objetos furtados, como peças automotivas, utensílios domésticos e componentes industriais. A operação também resultou na desarticulação de ferros velhos ilegais, cujos proprietários não possuíam licenças de funcionamento. Com o apoio do poder público municipal, os locais clandestinos foram fechados e os entulhos, que eram foco de larvas de dengue, foram removidos.
O delegado Eurico Nascimento enfatizou a importância da operação. “Ao neutralizar esse elo, atingimos diretamente o funcionamento do esquema. A Operação Sucata representa mais do que prisões — representa a quebra de um ciclo criminoso que vinha alimentando o furto e o tráfico de entorpecentes em Carmópolis”, afirmou.
A Polícia Civil segue com as investigações e informou que novas diligências serão realizadas, inclusive em municípios vizinhos, para desmantelar completamente a rede criminosa. A população pode colaborar repassando informações ou denúncias por meio do Disque-Denúncia, número 181. O sigilo do denunciante é garantido.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Os nomes da Comissão Técnica de Ancelotti no Brasil
Não adiantou o lobby feito por brasileiros para que a comissão técnica da Seleção tivesse a presença de nomes nacionais. Chegou-se até a cogitar o ex-jogador Kaká como um possível integrante da equipe do italiano Carlo Ancelotti, mas a ideia não pegou.
Mohan – Doha Stadium Plus Qatar ⏐ Wikimedia Commons
Ancelotti, agora confirmado como técnico da seleção brasileira, formou sua equipe de trabalho priorizando profissionais europeus de sua confiança. Entre os escolhidos estão Davide Ancelotti, filho do treinador, além de Beniamino Fulco, Francesco Mauri, Simone Montanaro e Paul Clement.
A expectativa é que, após a eleição do novo presidente da CBF, marcada para domingo (25), o dirigente participe oficialmente da apresentação do comandante e de sua comissão técnica à frente da Seleção Canarinho.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: