Suspeito de furtar igrejas é preso no Sertão de Sergipe

Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) realizaram a prisão de um homem suspeito de praticar furtos qualificados por rompimento de obstáculo, nesta quinta-feira (22), no município de Nossa Senhora da Glória, no Sertão de Sergipe.

Suspeito de furtar igrejas é preso no Sertão de Sergipe
PMSE|Divulgação

De acordo com informações das equipes, o suspeito já havia sido filmado anteriormente entrando e saindo de igrejas que foram arrombadas e tiveram objetos furtados nas cidades de Areia Branca e Nossa Senhora da Glória.

Na noite da última quarta-feira (21), o homem foi visto rondando outra igreja na cidade de Canindé de São Francisco. Mas ao chegar ao local indicado, os policiais não localizaram o suspeito.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No entanto, no dia seguinte, com base nas informações recebidas, os militares interceptaram o veículo no qual o suspeito estaria fugido em direção à Nossa Senhora da Glória.

Na abordagem, o suspeito foi flagrado com ferramentas, possivelmente utilizadas para realizar os arrombamentos, e uma quantia em dinheiro, suspostamente oriunda dos furtos.

O homem foi conduzido à Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória para adoção das medidas legais cabíveis ao caso.


PMSE

Saldo de crédito em Sergipe chega a R$ 39,2 bilhões em março

Análise realizada pelo Observatório da Indústria do Sistema FIES, com base nos dados do Banco Central, revelou que o saldo total das operações de crédito em Sergipe totalizou aproximadamente R$ 39,2 bilhões, no mês de março de 2025.

Operações de crédito em Sergipe somaram cerca de R$ 39,2 bilhões, em março
Observatório da Indústria do Sistema FIES

As operações compreendem: empréstimo, financiamento, adiantamento e arrendamento mercantil, concedidas pelas instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN) que atuam no estado.

Em termos comparativos, o volume de crédito concedido apresentou crescimento de 13,1% em relação a março de 2024. Na comparação com fevereiro último, observou-se um decréscimo de 0,1%.

Distribuição do crédito em março/2025

Do total de crédito concedido no mês analisado, R$ 31,1 bilhões foram destinados para pessoas físicas, o que representa um crescimento de 14,8% em comparação com o mesmo mês do ano anterior (março/2024). Esse montante corresponde a 79,5% do total de créditos concedidos em março. Também foi registrado um aumento de 0,4% em relação ao mês imediatamente anterior, fevereiro de 2025.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para as pessoas jurídicas, a tomada de crédito somou cerca de R$ 8,0 bilhões, o que equivale a 20,5% do saldo total. Em termos relativos, observou-se um decréscimo de 1,8%, em comparação com fevereiro último. Já no comparativo com março de 2024, houve crescimento de 7,1%.

Inadimplência em março/2025

A taxa geral de inadimplência das operações de crédito, que compreende os atrasos de pagamentos superiores a noventa dias, alcançou 4,16% dos contratos. Para as pessoas jurídicas, essa taxa ficou em 4,43%, enquanto para pessoas físicas situou-se em 4,09%.

VEREADOR: OAB/SE pede providências ao presidente da Câmara

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) requereu à presidência da Câmara Municipal de Capela, que adote providências para apurar a conduta de um vereador do município, que por meio de falas desrespeitosas durante um pronunciamento oficial na Casa Legislativa, ataca o direito das mulheres e estimula a violência de gênero.

Câmara Municipal de Capela
Câmara Municipal de Capela / Arquivo Deotap

A OAB/SE, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, recebeu a notícia de que, durante a sessão ordinária realizada no dia 20 de maio, o vereador José Carlos Santos Andrade, conhecido como “Bebe Água” em seu pronunciamento oficial, fez a seguinte declaração: “quanto mais apanha, mais a mulher gosta do homem” [assista ao pronunciamento].

A declaração configura uma postura incompatível com o decoro parlamentar e com os princípios fundamentais que regem a atuação dos representantes eleitos pelo povo.

A fala do parlamentar banaliza e estimula a violência doméstica contra a mulher; contraria frontalmente a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006); desrespeita os direitos humanos fundamentais; viola os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana; e afronta as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diante do exposto e considerando que compete ao Poder Legislativo municipal zelar pelo decoro e pela dignidade da instituição, bem como pela conduta ética de seus membros, a OAB/SE encaminhou ofício ao presidente da Câmara, Heitor Robson, pedindo a apuração da conduta do vereador e a adoção das providências necessárias, visando não apenas a responsabilização desse ato, mas também a implementação de políticas que impeçam a repetição de tais declarações no futuro.

Para a vice-presidente da OAB/SE, Edênia Mendonça, a violência contra a mulher constitui grave violação dos direitos humanos e representa um dos mais sérios problemas sociais no país. “Declarações que naturalizem, incentivem ou façam apologia a tal prática são inadmissíveis e a OAB/SE sempre adotará medidas para combater e responsabilizar os autores dessas condutas”, assegurou.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), Laila Leandro de Azevedo, expressou sua preocupação com a naturalização da violência no discurso público e reafirmou que a OAB/SE tomará as medidas cabíveis para garantir que a dignidade humana e os direitos das mulheres sejam sempre respeitados. “Não é admissível que um agente político utilize seu mandado e a Casa Legislativa para proferir palavras que desrespeitam a imagem da mulher ou estimule a violência doméstica”, afirmou.

Continue no NE:

Sefaz fiscaliza 40 empresas por sonegação em Glória

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou nesta quinta-feira, 22, mais uma operação de combate à sonegação e de práticas lesivas aos bons contribuintes. Desta vez a ação teve como foco 40 estabelecimentos do comércio varejista na cidade de Nossa Senhora da Glória, localizada no Alto Sertão Sergipano. A iniciativa contou com a participação de 30 auditores fiscais e teve o apoio de 15 policiais da Companhia de Polícia Fazendária.

Operação apreende maquinetas irregulares e cancela seis empresas no Alto Sertão de Sergipe
SEFAZ|Divulgação

As empresas fiscalizadas foram selecionadas por amostragem a partir do trabalho de inteligência das equipes da Sefaz, após identificarem possíveis indícios de evasão fiscal. Nesses estabelecimentos, os auditores fiscais verificaram a situação cadastral das empresas buscando identificar, por exemplo, o funcionamento no endereço informado ao sistema fazendário, além de averiguarem a utilização correta dos meios eletrônicos de pagamento, em especial as máquinas de cartão.

O trabalho de fiscalização incluiu também a verificação de documentos fiscais de entrada saída de mercadorias, e se os estabelecimentos estavam operando sem Inscrição Estadual, exigência obrigatória para a comercialização de produtos e emissão de notas fiscais. A operação ainda teve como objetivo orientar os contribuintes em relação às suas obrigações acessórias (endereços, atividade e emissão de documentos fiscais).

Resultados

Foram apreendidas seis máquinas de cartão de crédito que não estavam vinculadas ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica dos seus respectivos estabelecimentos. Os auditores realizaram também a contagem do estoque em onze empreendimentos e promoveram o cancelamento de seis companhias.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Esta foi a quinta operação de combate à sonegação realizada pela Sefaz em 2025. A primeira foi promovida no mês de fevereiro, junto a 37 estabelecimentos que comercializavam suplementos alimentares em Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Itabaiana.

Já a segunda aconteceu em março, e teve como foco 30 transportadoras de cargas localizadas em Aracaju, Estância, Tobias Barreto, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro. Em abril o trabalho foi realizado junto a estabelecimentos do comércio varejista de Propriá; e no início de maio, a operação teve como foco empresas sediadas na Barra dos Coqueiros.

Para a gerente de Fiscalização de Trânsito de Mercadorias da Sefaz, Roberta Argolo, as operações são essenciais para impedir a concorrência desleal no mercado. “Além de combater a evasão de receitas para o Estado, esse trabalho busca promover um ambiente de concorrência pautado na legalidade. É uma forma de proteger aqueles que cumprem a legislação, recolhem seus impostos e contribuem para a economia”, pontuou.

Último dia para se inscrever no concurso da Polícia Federal

A Polícia Federal informa que o prazo de inscrições para o concurso público destinado ao provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos administrativos de níveis médio e superior foi prorrogado. Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem por meio do site do Cebraspe.

Policiais Federais
Polícia Federal

Além da inscrição, o prazo para envio da documentação exigida também foi estendido até o mesmo horário. Os candidatos devem ficar atentos às instruções específicas disponíveis no sistema de inscrição, especialmente no que diz respeito ao envio da foto, que deve seguir rigorosamente os critérios estabelecidos. Caso a imagem enviada inicialmente não seja aceita, será possível reenviá-la até às 18h do dia 27 de maio.

A data limite para o pagamento da taxa de inscrição permanece inalterada: 23 de maio de 2025. Os candidatos devem observar o horário de funcionamento de suas instituições financeiras para garantir a efetivação do pagamento.

CARGOS

As oportunidades para nível superior são para Administrador; Assistente Social; Contador; Enfermeiro; Estatístico; Farmacêutico; Médico Clínico; Médico Ortopedista; Médico Psiquiatra; Nutricionista; Psicólogo Clínico; Psicólogo Organizacional; Técnico em Assuntos Educacionais – Área: Pedagogia; e Técnico em Comunicação Social. Para nível médio o posto oferecido é para Agente Administrativo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para ingressar nos cargos de nível superior, é necessário possuir diploma de conclusão de curso de graduação na área de atuação pretendida, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), além de registro no órgão de classe, quando requisitado. Já para o cargo de nível médio, é necessário ter diploma de conclusão de curso de nível médio ou equivalente, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC.

A remuneração dos cargos varia entre R$ 7.444,80 e R$ 11.070,93, dependendo do posto, e é composta de Vencimento Básico (remuneração inicial máxima – Classe A, Padrão I), Gratificação, Auxílio Saúde, Assistência Pré-escolar e Auxílio Alimentação.

SELEÇÃO

O concurso público ocorrerá por meio da aplicação de provas objetivas e de prova discursiva, previstas para 29 de junho de 2025.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As provas objetivas e a prova discursiva, para todos os candidatos, bem como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, serão realizados nas 27 capitais das Unidades da Federação.

SERVIÇO

Concurso público: Polícia Federal.
Cargos: Administrador; Assistente Social; Contador; Enfermeiro; Estatístico; Farmacêutico; Médico Clínico; Médico Ortopedista; Médico Psiquiatra; Nutricionista; Psicólogo Clínico; Psicólogo Organizacional; Técnico em Assuntos Educacionais – Área: Pedagogia; Técnico em Comunicação Social; e Agente Administrativo.
Vagas: 192 e a formação de cadastro de reserva.
Inscrições: até 18h do dia 23 de maio de 2025.
Taxa: R$ 110,00 para nível superior e R$ 90,00 para nível médio.
Remuneração: varia de R$ 7.444,80 a R$ 11.070,93, dependendo do posto.
Provas: objetivas e discursiva em 29 de junho de 2025.

Hoje, Caiado em Aracaju; confira agenda

Nesta sexta-feira, 23, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), pré-candidato à Presidência da República, estará em Aracaju.

A agenda inclui participação em seminário nacional, reuniões com autoridades locais e representantes do setor produtivo, além de evento empresarial à noite.

Governador Ronaldo Caiado
Jefferson Rudy / Agência Senado

Programação

09h00 – Participa do Seminário da Frente Parlamentar da Segurança Pública no Congresso Nacional.
Local: Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe – Aracaju (SE)

11h00 – Reunião com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
Local: Aracaju (SE)

12h30 – Almoça com representantes do Fórum Empresarial, Fecomércio, CDL, Federação das Indústrias, Lide e Senar.
Local: Vidam Hotel – Aracaju (SE)

19h30 – Lide Business Dinner com o tema “Quais os desafios e perspectivas para o Brasil?”
Local: Restaurante Tabuará (Praça de Eventos da Orla, Atalaia – Espaço Memorial de Sergipe) – Aracaju (SE)

Uma aposta leva a Mega-Sena

Uma aposta de São Paulo (SP) acertou as seis dezenas do concurso 2866 da Mega-Sena, sorteadas quinta-feira (22) e levará o prêmio de R$ 2.784.095,20ebcebc

Casa lotérica
Apostadores fazem fila em casa lotérica – Marcelo Camargo/Agência Brasil

A aposta simples, com seis números, foi feita na Elefante Loterias. 

Os números sorteados foram: 01 – 12 – 17 – 19 – 36 – 60.

  • 55 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 27.479,38 cada;
  • 3.882 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 556,18 cada.

Para o próximo sorteio, no sábado (24), o prêmio está estimado em R$ 3,5 milhões. 

VÍDEOVeja o sorteio das Loterias Caixa:

Caixa

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado (24), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.

TRE-SE cassa mandato de vereador por inelegibilidade

Durante a sessão de julgamentos da tarde dessa quinta-feira, 22, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) cassou, por unanimidade, o mandato de Benedito Barreto do Nascimento, eleito vereador do município de Umbaúba pelo Partido Progressista(PP) nas eleições de 2024.

Tribunal mantém sentença da 9ª ZE de Itabaiana
Plenário|TRE-SE

De acordo com o processo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) afirma que o candidato foi eleito vereador nas eleições de 2024, mas que, na época, já estava com os direitos políticos suspensos. Ele foi condenado por improbidade administrativa em decisão definitiva desde 01/09/2023, e não poderia ter concorrido. A condenação determinou a suspensão dos direitos políticos por 10 anos, o que torna o candidato inelegível. O MPE pede a cassação do diploma do vereador, conforme o artigo 262 do Código Eleitoral.

Em defesa, o candidato argumentou que não se pode alegar inelegibilidade neste momento (por meio de Recurso Contra a Expedição de Diplomação), pois os interessados não questionaram isso durante o registro da candidatura, e o MPE não impugnou o pedido na época [veja julgamento abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O relator do caso, o juiz Breno Bergson, afirmou que “no caso analisado, é fato comprovado que o candidato foi condenado em uma ação de improbidade administrativa e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos, com decisão definitiva em 4/9/2023. Isso significa que ele está impedido de votar e ser votado até 4/9/2033”. Disse ainda que “com a nova redação trazida pela Lei nº 12.891/2013, passou a ser possível questionar a ausência de condições constitucionais de elegibilidade, mesmo após o registro de candidatura”.

O magistrado votou a favor do pedido do MPE e determinou a cassação do diploma de Benedito Barreto do Nascimento, mantendo a validade dos votos para o partido, que deverá convocar o candidato suplente, conforme prevê o artigo 175, §§ 3º e 4º, do Código Eleitoral.A decisão foi unânime.

VÍDEOAssista ao julgamento:

TRE-SE

Participaram do julgamento o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto; a vice-presidente, desembargadora Ana Bernadete Leite, os juízes membros Tiago José Brasileiro Franco, Breno Bergson Santos, Cristiano César Braga de Aragão Cabral e as juízas membro Dauquíria de Melo Ferreira e Brígida Declerc Fink. Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador José Rômulo Silva Almeida.

Advogado é preso com celulares no presídio de São Cristóvão

Um advogado foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (22) no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão. Ele se apresentava para uma visita jurídica, quando os policiais penais encontraram quatro celulares e uma bateria portátil durante a revista de rotina.

Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), localizado no município de São Cristóvão
Copemcan – Ascom / Sejuc (arquivo)

Após o flagrante, a direção do presídio acionou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE). Um representante da entidade acompanhou todo o procedimento para garantir o cumprimento da lei.

O advogado foi levado à Central de Flagrantes, onde o caso foi registrado e segue para os procedimentos legais. Até o momento, a OAB não se pronunciou sobre o ocorrido.

“Quanto mais apanha, mais a mulher gosta”, diz vereador em sessão da Câmara

O vereador de Capela, José Carlos, conhecido como Bebe Água (MDB), gerou indignação ao afirmar em discurso na Câmara que, “quanto mais apanha, mais a mulher gosta do homem” [veja mais abaixo].

A declaração infeliz, feita durante uma comparação entre violência contra mulheres e a dinâmica das relações políticas, arrancou risadas de colegas parlamentares.

“As pessoas que mais maltratam são as que são mais beneficiadas”.

Após a repercussão, José Carlos declarou que vai se retratar na tribuna e pediu desculpas pelo comentário.

Veja e ouça: