Fluminense vence o Vasco no Maracanã

Em clássico de alta intensidade e absoluto domínio tricolor, o Fluminense venceu o Vasco de virada por 2 a 1 na noite deste sábado (24/05), no Maracanã. Vegetti, contra, e Guga marcaram os gols do Time de Guerreiros na partida, válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Flu chegou a 17 pontos e subiu para a quinta colocação da tabela de classificação.

Fluminense x Vasco da Gama pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025 – Rio de Janeiro, RJ, Brasil - 24/05/2025 - Maracanã.
Leonardo Brasil|Fluminense F.C.

A equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho agora se prepara para enfrentar o Once Caldas (COL), na próxima quinta-feira (29/05), às 21h30, novamente no Maracanã, pela sexta rodada da fase de grupos da Conmebol Sul-Americana.

PRIMEIRO TEMPO

Num clássico cuja intensidade já se mostrava alta logo nos instantes iniciais, coube ao Fluminense buscar controlar a posse e povoar o campo de ataque. Foi assim que construiu as duas primeiras oportunidades claras de gol. Primeiro com Kevin Serna, que arriscou de média distância para boa defesa o goleiro. Depois, em cruzamento de Renê que quase encontrou Jhon Arias na entrada da pequena área. Mas o lance de maior perigo aconteceu aos 14 minutos, em grande jogada trabalhada pela esquerda. Renê encontrou Everaldo no centro da área, o camisa 9 escorou e Hércules chegou batendo rente à trave [melhores momentos abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Apesar do absoluto domínio tricolor, o adversário abriu o placar aos 24, em lance de bola parada. O Fluminense subiu as linhas de marcação e intensificou a pressão. Aos 37, Everaldo roubou na intermediária, carregou e bateu colocado, mas a bola saiu à direita do gol. A pressão surtiu efeito, e o Time de Guerreiros chegou ao empate aos 42. Guga cruzou na área, Lima cabeceou e o goleiro espalmou em cima de Vegetti, que marcou contra. Embalado pela torcida, que aumentou o volume nas arquibancadas, o Flu ainda chegou mais duas vezes nos acréscimos, em chute forte de Lima que subiu demais e bela cobrança de Arias que parou no goleiro.

SEGUNDO TEMPO

O Fluminense voltou para a segunda etapa da mesma forma que terminou a primeira: com intensidade e presença no campo ofensivo. A equipe construiu duas boas chances em sequência com Freytes, primeiro de cabeça e, depois, em finalização de pé direito. Com volume, a buscou trabalhar a bola e, de pé em pé, ela chegou para Serna, que chutou travado na defesa aos 26 minutos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com as entradas de Ganso, Riquelme e Paulo Baya, a equipe ganhou novo gás e verticalidade, mas, embora controlasse a posse no meio, não conseguia furar o bloqueio erguido na defesa adversária. Mas de tanto pressionar, o Fluminense chegou à merecida virada com direito a um golaço de Guga, que acertou um chutaço no ângulo aos 42 minutos. Diante de um Maracanã vibrante, o Tricolor administrou o resultado e somou mais três pontos na tabela.

VÍDEOVeja os melhores momentos:

GE

FICHA TÉCNICA

Fluminense (2)
Fábio; Guga, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules (Riquelme Felipe) e Lima (PH Ganso); Kevin Serna (Paulo Baya), Jhon Arias e Everaldo (Ignácio). Técnico: Renato Gaúcho

Vasco (1)
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo (Lucas Freitas) e Lucas Piton; Tchê Tchê (Sforza), Mateus Carvalho (Adson), Hugo Moura (Paulinho) e Nuno Moreira; Rayan e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz

Gols: Vegetti (contra, 42’, 1T), Guga (42’ 2T) (FLU); (João Victor, 24’ 1T) (VAS)
Cartões amarelos: Freytes, Everaldo, Fábio, Guga (FLU); Mateus Carvalho, Hugo Moura (VAS)
Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Francisco Chaves Bezerra Junior

Filme brasileiro leva prêmios de direção e atuação em Cannes

O filme brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de melhor direção na 78ª edição do Festival de Cannes, na França. O ator Wagner Moura, protagonista da película, também foi premiado como melhor ator.

O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura
Wagner Moura – Foto: Victor Jucá|Divulgação

O filme de Kleber Mendonça Filho também era um dos favoritos para ganhar a Palma de Ouro, a maior premiação de Cannes, mas, quem levou foi longa Um simples Acidente, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi.

O Agente Secreto teve sua estreia mundial no festival, no dia 18 de maio, quando foi ovacionado com mais de 10 minutos de aplausos. Em uma rede social, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, parabenizou Kléber Mendonça e Wgner Moura, pela premiação.

“Dois gigantes brasileiros fazendo história em Cannes! Parabéns a Wagner Moura, Melhor Ator, e a Kleber Mendonça Filho, Melhor Diretor, pelo reconhecimento no maior festival de cinema do mundo! O Brasil celebra vocês! Nosso cinema vive um novo tempo”, escreveu a ministra na rede social X.

Kleber Mendonça Filho também foi diretor de filmes aclamados como Aquarius (2016), que teve sua primeira exibição mundial em 2016 em Cannes, e Bacurau (2019). Ambos concorreram à Palma de Ouro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a apresentação de Aquarius, a equipe do filme protestou contra o afastamento do cargo da então presidenta da República, Dilma Rousseff.

Na ocasião, ao subir o tapete vermelho, Kleber Mendonça Filho, acompanhado das atrizes brasileiras Maeve Jinkings e Sônia Braga, além da atriz Barbara Colen, da produtora Emilie Lesclaux e convidados, segurava cartazes com frases como: “Um golpe de estado ocorreu no Brasil”, “Brasil vive um golpe de Estado”, “O mundo não pode aceitar um governo ilegítimo” e “54.501.118 de votos queimados!”.

Poucos dias antes, o Senado havia aprovado a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma, afastando-a do cargo por até 180 dias, até que o mérito do impeachment fosse votado.

Wagner Moura e Kleber Mendonça nas filmagens do filme O Agente Secreto.
Wagner Moura e Kleber Mendonça – Foto: Victor Jucá|Divulgação

Já Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019. A película ficou em primeiro lugar, empatando com a produção francesa Les Misérables, de Ladj Ly.

O filme de ficção se passa em um povoado no sertão, chamado Bacurau, e tem como marco a morte de uma moradora conhecida, Dona Carmelita. A partir deste episódio, a trama se desenvolve despertando eventos inesperados.

Lula parabeniza

O presidente Lula comemorou os prêmios de melhor direção e melhor ator para O Agente Secreto. O presidente da República parabenizou Kléber Mendonça Filho e Wagner Moura pelas conquistas.

Reprodução

“Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no festival de Cannes – melhor diretor e melhor ator – mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém. E que seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história”, concluiu Lula em seu perfil na rede social.

Festa do Mastro abre o São João de Lagarto com shows de Bell Marques e Natanzinho Lima

Uma festa centenária que traduz o pertencimento cultural do povo lagartense. Assim pode ser definida a ‘Pega do Mastro’, que acontece neste final de semana e marca o pontapé inicial dos festejos juninos do município, atraindo pessoas de diversos lugares que cruzam as ruas da cidade ao som de muito forró. E para garantir a segurança da festa, que é uma realização da Prefeitura de Lagarto com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), a organização de todo o esquema logístico envolveu diversas secretarias municipais.

Festa do Mastro abre o São João de Lagarto com shows de Bell Marques e Natanzinho Lima
Divulgação

Neste ano, a festa inicia no sábado, dia 24 [hoje], com o Forró do Mastro, que acontece na Praça Felino Fontes, conhecida como Praça da Antárctica, onde se apresentam os cantores Juvenal do Forró e Galeguinho Jovem Brasa, a partir das 19h. Já no domingo, os festejos iniciam às 7h, com concentração na Praça Felino Fontes, de onde sairá o cortejo até o povoado Limoeiro para a Pega do Mastro, que percorrerá as ruas da cidade com trios elétricos puxados pelos cantores Bell Marques e Natanzinho Lima, este último anunciado pelo prefeito Sérgio Reis nesta quinta-feira, 22.

Durante os dois dias de evento, órgãos do Município e do Governo do Estado estarão atuando de forma integrada para garantir maior conforto e tranquilidade aos brincantes e à população, em geral. O esquema logístico organizado pelos dois governos integram setores da segurança pública na organização do fluxo de trânsito, da segurança, por meio de policiamento, e da saúde, com profissionais disponíveis para o atendimento de urgências.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Juliete Benevides, “no Forró do Mastro uma ambulância com uma equipe formada por um técnico de enfermagem e uma enfermeira estarão disponíveis para atender a população nos casos mais urgentes. Aqueles casos que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados para o Ambulatório 24h José Antônio Maroto ou para o Hospital Universitário”, explica, destacando que, no domingo, duas equipes acompanharão o cortejo da Pega do Mastro.

A Guarda Municipal de Lagarto (GML) também estará com efetivo atuando no evento. De acordo com o diretor da corporação, Édipo Morais, “a presença da GML na festa irá garantir a segurança das pessoas que vão participar desse evento cultural, de maneira preventiva e ostensiva, visando assegurar que tudo ocorra sem incidentes”, pontua, ao ressaltar o reforço da Polícia Militar e da segurança privada para proporcionar o máximo de conforto aos participantes da festa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Lagarto (DTTU) ficará responsável pela orientação do trânsito nas proximidades da Praça Felino Fontes, durante o Forró do Mastro, e durante o cortejo da Pega do Mastro. O diretor do Departamento, Juliano Prata, chama a atenção dos motoristas e motociclistas para o uso dos equipamentos obrigatórios. “Nossa equipe, juntamente com agentes do Batalhão da Polícia Rodoviária estará trabalhando na organização do trânsito e, além disso, fiscalizando e autuando aqueles condutores que não fizerem o uso do capacete e cinto de segurança”, explica.

Foragido de Goiás é preso no Aeroporto de Aracaju

Uma ação integrada entre as Polícias Civis de Sergipe e de Goiás resultou na prisão de um homem foragido da Justiça goiana por crimes cibernéticos.

Saguão do Aeroporto de Aracaju
Aeroporto de Aracaju – Foto: Vander Alves|Setur

A captura ocorreu na tarde dessa sexta-feira no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, e foi executada por equipes do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri) e da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil de Sergipe, em conjunto com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), da Polícia Civil de Goiás.

De acordo com as informações policiais, o investigado era alvo de mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário do estado de Goiás. A investigação que deu origem à ordem judicial apura a prática dos crimes de invasão de dispositivo informático (art. 154-A), furto mediante fraude eletrônica (art. 155, §4º-B) e associação criminosa (art. 288), todos do Código Penal Brasileiro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A localização do suspeito foi possível graças ao intercâmbio de informações entre as unidades especializadas dos dois estados, que compartilharam dados investigativos e realizaram monitoramento conjunto até confirmar a presença do foragido na capital sergipana.

A prisão ocorreu sem resistência e o detido foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais cabíveis. O cumprimento do mandado será comunicado ao Poder Judiciário para as devidas providências.


Polícia Civil de Sergipe

EDITAL e cronograma do ENEM 2025

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contam, agora, com todas as regras, datas e procedimentos do exame neste ano. O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira, 23 de maio.

EDITAL e cronograma do ENEM 2025
MEC|Divulgação

Nesta edição do Enem, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou a utilização dos resultados do exame para a certificação de conclusão do ensino médio e a inscrição pré-preenchida no sistema para os concluintes do ensino médio da rede pública.  

“Pela primeira vez, os alunos concluintes de escola pública estarão com inscrição pré-preenchida no sistema, uma forma de simplificar o processo e estimular a participação. Basta entrar no endereço da página, confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas”, explica o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. 

Já a certificação será voltada para maiores de 18 anos que indicarem essa finalidade no momento da inscrição. A lista de instituições certificadoras será divulgada por meio de portaria específica do Inep. O retorno da certificação pelo Enem não exclui o papel do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continua sendo aplicado e possibilitando a certificação de conclusão do ensino médio.  

Inscrições

As inscrições para o Enem 2025 começam na próxima segunda-feira, 26 de maio, e terminam no dia 6 de junho. Os interessados devem realizar o procedimento exclusivamente na Página do Participante

  1. Para os estudantes não isentos, a taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 11 de junho. 
  1. Não será gerado boleto para o participante que informar na inscrição que utilizará os resultados do Enem 2025 para pleitear o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 
  • Também não será gerado boleto para o concluinte do ensino médio (no ano de 2025), matriculado em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, ainda que não tenha solicitado isenção da taxa de inscrição. 
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Aplicação

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Entretanto, em virtude da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem 2025 será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. 

Atendimento especializado

Os participantes que necessitam de atendimento especializado devem fazer a solicitação no momento da inscrição. O atendimento é voltado para pessoas com as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica. 

Nome social

Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse contexto, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita, e, se for o caso, atualizá-las. 

Confira o cronograma do exame:

9976063f 4487 4a6e a3ea d8e47fb4c7fa
MEC

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Jovem Pan News

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Confira o edital do exame

Acesse a Página do Participante

Acesse a plataforma Gov.br

Saiba mais sobre o Enem

Datas e times das Oitavas de Final da Copa do Brasil

Sorteio define confrontos das oitavas da Copa do Brasil
Sorteio das oitavas da Copa Betano do Brasil – CBF|Divulgação

Os 16 clubes classificados para as oitavas de final da Copa Betano do Brasil estão definidos. O grupo formado por Fluminense, Bahia, Atlético-MG, Flamengo, Corinthians, Retrô-PE, Vasco, Athletico-PR, São Paulo e CSA recebeu mais seis equipes: CRB, Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras, Internacional e Red Bull Bragantino.

O sorteio será realizado no dia 2 de junho, na sede da CBF.

Veja lista com os times:

  • Atlético-MG (eliminou Tocantinópolis, Manaus e Maringá)
  • Athletico-PR (eliminou Pouso Alegre, Guarany de Bagé e Brusque)
  • Bahia (entrou na 3ª fase e eliminou o Paysandu)
  • Botafogo (entrou na 3ª fase e eliminou o Capital-DF)
  • Bragantino (eliminou Sousa, São José-RS e Criciúma)
  • Corinthians (entrou na 3ª fase e eliminou o Novorizontino)
  • Cruzeiro (entrou na 3ª fase e eliminou o Vila Nova)
  • CRB (entrou na 3ª fase e eliminou o Santos)
  • CSA (eliminou Boavista-RJ, Tuna Luso e Grêmio)
  • Flamengo (entrou na 3ª fase e eliminou o Botafogo-PB)
  • Fluminense (eliminou Águia de Marabá, Caxias e Aparecidense)
  • Internacional (entrou na 3ª fase e eliminou o Maracanã)
  • Palmeiras (entrou na 3ª fase e eliminou o Ceará)
  • Retrô (eliminou Jequié, Atlético-GO e Fortaleza)
  • São Paulo (entrou na 3ª fase e eliminou o Náutico)
  • Vasco (eliminou União Rondonópolis, Nova Iguaçu e Operário-PR)

Os 16 clubes não serão divididos por potes.

Datas dos jogos:

Os duelos de ida e volta estão previstos para os dias 30 de julho e 6 de agosto.

TRE-SE condena Sukita e filha por fake news

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) condenou, por unanimidade, Manoel Messias Sukita Santos e Isadora Sukita Rezende Santos ao pagamento de multa individual no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Conforme a decisão, ficou comprovada a divulgação de informações falsas em propaganda eleitoral antecipada e negativa.

Isadora e o pai Sukita
Sukita e Isadora

Segundo o processo, em 14 de junho de 2024, Manoel Messias Sukita Santos, em seu programa Jornal da Mega, transmitido pelo canal Portal de Notícias 79 no YouTube, afirmou que a prefeita de Capela-SE teria gasto 27 milhões de reais em combustível entre 2018 e 2024. Ele alegou que a informação teria sido obtida por meio de um site russo, de acesso exclusivo, e associou os referidos gastos públicos a situações sem qualquer comprovação, por exemplo: o suposto abastecimento de foguetes do empresário Elon Musk. Também disse que os gastos de 2021 serviram para cobrir irregularidades ocorridas em 2020 [veja o julgamento mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A relatora do caso, juíza Brígida Declerc Fink, entendeu que “as declarações ofensivas contra a então prefeita, seu pré-candidato e o grupo político de ambos mostram uma tentativa clara de desvalorizá-los, ferindo o princípio da igualdade entre os candidatos. Não há dúvida de que essas falas têm caráter de propaganda eleitoral negativa, pois atacam a honra da prefeita e de seu pré-candidato, prejudicando suas imagens diante dos eleitores, além de divulgar informações falsas”.

A magistrada também alertou para os limites da liberdade de expressão no contexto eleitoral:

A Constituição Federal não protege manifestações que envolvam crimes, como calúnia, difamação ou injúria. A liberdade de expressão não permite abusos, como usar esse direito para ofender ou atacar injustamente outras pessoas.”

A juíza votou pela manutenção da condenação e pela aplicação da multa. Os demais membros do Tribunal acompanharam o voto da relatora.

VÍDEOAssista ao julgamento:

TRE-SE

Participaram do julgamento o presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, a vice-presidente, desembargadora Ana Bernadete Leite, os juízes membros Tiago José Brasileiro FrancoBreno Bergson SantosCristiano César Braga de Aragão Cabral e as juízas membros Dauquíria de Melo Ferreira Brígida Declerc Fink. Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador Victor Riccely Lins Santos.

3 marcas de café reprovadas

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou três marcas de café torrado para consumo humano. A medida foi tomada após análises em laboratório apontarem impurezas e presença de micotoxinas e matérias estranhas nos produtos em níveis superiores aos permitidos pela legislação. As marcas reprovadas são: Melissa, Pingo Preto e Oficial. ebcebc

Produtos vendidos como “pó sabor café” imitam marcas famosas, mas foram reprovados em testes por conter impurezas e zero café
Abic|Reprodução

“Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados”, diz nota da pasta. 

São consideradas matérias estranhas no café: grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões. Já as impurezas são elementos da lavoura, como cascas e paus.

De acordo com o Mapa, as empresas foram notificadas das irregularidades detectadas e foi determinado o recolhimento dos produtos impróprios. Os lotes reprovados foram Melissa (0125A), Pingo Preto (12025) e Oficial (263).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Ministério orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de consumi-los imediatamente. O consumidor pode solicitar a substituição do produto

Se os produtos ainda estiveram a venda, o Mapa pede que seja comunicada a ocorrência pelo canal oficial Fala.BR, com o nome e endereço do estabelecimento onde foi o produto é comercializado.

Para acessar a plataforma Fala.BR e interagir com o MAPA: 

  1. Acesse a plataforma: Vá para o site oficial da Fala.BR.
  2. Crie uma conta ou faça login: Se for a primeira vez, você precisará criar uma conta. Se já tiver uma conta, faça login.
  3. Identifique o MAPA: Procure por “Ministério da Agricultura e Pecuária” ou utilize o código do órgão, se for necessário.
  4. Selecione o tipo de manifestação: Escolha se quer enviar um pedido de informação, denúncia, elogio, reclamação, sugestão ou solicitação.
  5. Preencha os dados: Preencha os campos da manifestação com informações detalhadas e, se necessário, anexar documentos.
  6. Envie a manifestação: Confirme e envie a sua manifestação.

Governo Mitidieri segue ignorando direito dos aposentados

Aposentado sacando benefício no caixa eletrônico
Arquivo/Agência Brasil

O jornalista Adiberto de Souza, em artigo publicado nesta sexta-feira (23), não poupa críticas ao governo Mitidieri diante da demanda dos aposentados pela devolução dos 14% descontados de seus benefícios. Segundo Adiberto, o Executivo estadual insiste em fugir da discussão:

“Desde que tomou posse, o governador Fábio Mitidieri (PSD) se nega a discutir o assunto, sob o argumento de que o desconto previdenciário foi feito de forma legal. A questão não é essa, pois a devolução da grana solicitada agora pelo Sintese e demais aposentados do Estado também é legalíssima”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O jornalista relembra que, embora o desconto tenha sido suspenso ao final da gestão anterior, não foi devolvido o montante recolhido:

O desconto ocorreu durante dois anos da gestão Belivaldo Chagas (Pode). No final do governo ele suspendeu a medida, porém não devolveu o montante recolhido das aposentadorias”..

Por fim, Adiberto é categórico:

O Executivo meteu a mão grande no bolso dos aposentados, que viram seus rendimentos serem fortemente reduzidos, com graves consequências à qualidade de vida. Portanto, o governo Mitidieri não fará mais do que justiça se devolver o que é de direito a quem passou a vida trabalhando pelo desenvolvimento de Sergipe.”

Leia a coluna na íntegra.

Justiça determina auditoria sobre falta de remédios do SUS em Sergipe

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) confirmou a decisão da primeira instância da Justiça Federal que obriga a Controladoria Geral da União (CGU) a realizar auditoria operacional para identificar as causas da falta de medicamentos de alto custo fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.

A medida é considerada essencial para garantir o cumprimento de sentença que obriga a União a regularizar o fornecimento desses medicamentos após ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF).

Paciente recebendo medicamento
SES / Arquivo

O caso teve início em 2019, quando o MPF ajuizou ação para assegurar o fornecimento contínuo, ininterrupto e gratuito a pacientes do SUS em Sergipe de medicamentos pertencentes ao rol do Grupo 1A do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, além de outros cujo financiamento e aquisição são de responsabilidade direta do Ministério da Saúde.

Os medicamentos são indicados para o tratamento de doenças graves como hepatite C, esclerose múltipla e síndromes raras. Também estão incluídos medicamentos da lista de aquisição centralizada da Assistência Oncológica do Bloco de Atenção de Alta Complexidade, usados em tratamentos contra câncer, assim como outros cuja compra seja de responsabilidade federal, com posterior remessa aos estados.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A União foi condenada pela 3ª Vara da Justiça Federal em Sergipe a regularizar o fornecimento desses medicamentos e, desde 2020, não cabe mais recurso contra essa sentença. Desde então, o MPF acompanha o caso e cobra o cumprimento integral da sentença, com a entrega regular e gratuita dos remédios listados na ação.

Apesar da decisão judicial, não houve regularização definitiva quanto ao abastecimento desses medicamentos, sendo permanente que alguns dos itens sempre estejam com atraso na entrega. No processo, a União alega dificuldades contratuais, administrativas e regulatórias que impedem o fornecimento contínuo dos medicamentos. Diante desse cenário, o MPF pediu à Justiça Federal que determinasse a realização de uma auditoria operacional da CGU nos processos de compra e distribuição dos medicamentos do Grupo 1A pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de identificar as causas dos atrasos recorrentes no fornecimento.

No entanto, a União entrou com recurso no TRF5 contra a decisão da primeira instância alegando questões processuais e que o Plano Anual de Auditoria/2025 da CGU já possuía previsão de avaliação da situação relativa ao fornecimento de medicamentos do Grupo 1A em Sergipe. Ao analisar o caso, a 4ª Turma do TRF5 negou o recurso, por unanimidade, e manteve o pedido do MPF, considerando que a auditoria poderá contribuir para o efetivo cumprimento da decisão e para a garantia do fornecimento dos medicamentos aos pacientes.

Processo nº 0802239-12.2019.4.05.8500


Ministério Público Federal em Sergipe