Morre Ernesto Pellegrini, ex-presidente da Inter de Milão
FC Internazionale Milano|Divulgação
O ex-presidente da Inter de Milão, Ernesto Pellegrini, morreu neste sábado (31), dia da final da Champions League da Uefa. O clube nerazzurro comunicou oficialmente a perda em suas redes sociais:
“O ex-presidente Ernesto Pellegrini nos deixou. Durante onze anos, liderou a Inter com sabedoria, honra e determinação, deixando uma marca indelével na história do nosso clube. A Inter e todos os nerazzurri apresentam as suas condolências à família.”
Pellegrini comandou a Inter de 1984 a 1995, período em que o clube conquistou títulos importantes: a Série A em 1988/89, a Supercopa Italiana em 1989 e a Copa da Uefa em 1990/91 e 1993/94.
O falecimento do dirigente ocorre justamente no dia em que a Inter enfrenta o Paris Saint-Germain na final do principal torneio europeu, buscando o seu quarto título. Como homenagem, os jogadores entrarão em campo com uma braçadeira preta em sinal de luto.
Participe e nos siga!
Manifeste seu pesar na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Padre de Itabaiana mudará de Paróquia
A Arquidiocese de Aracaju divulgou nesta sexta-feira, 30, novas nomeações para ofícios paroquiais e funções administrativas, conforme decreto assinado por Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano. As mudanças têm como objetivo atender às necessidades pastorais da Igreja local e promover o bem espiritual do povo de Deus.
Arquidiocese de Aracaju
Foram nomeados como párocos:
Para o ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, o Reverendíssimo Padre Marcos Rogério Vieira;
Para o ofício de Pároco da Paróquia São Paulo, em Frei Paulo, o Reverendíssimo Padre Francisco de Assis de Souza;
Para o ofício de Pároco da Paróquia Santo Antônio e Almasde Itabaiana, o Reverendíssimo Padre Paulo Tadeu Lima de Melo;
Para o ofício de Pároco da Paróquia São João Batista, no Conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro, o Reverendíssimo Padre Nilton César de Carvalho Pereira;
Para o ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Catete, o Reverendíssimo Padre Hernani Romero da Silva Santos;
Para o ofício de Administrador Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Laranjeiras, o Reverendíssimo Padre Cleberton Lima de Andrade;
Para o ofício de Vigário Paroquial da Paróquia Menino Jesus, o Reverendíssimo Padre Genaldo Gonçalves Mendonça
Além das nomeações paroquiais, o Reverendíssimo Padre Diógenes Rodrigo Rodrigues de Araújo assumirá o ofício de Chanceler do Arcebispado, responsabilidade que inclui a autenticação de documentos oficiais e apoio à administração da cúria metropolitana.
As cerimônias de posse serão realizadas a partir do dia 15 de julho, em datas que ainda serão definidas pelo Arcebispo metropolitano em comum acordo com os sacerdotes e as respectivas comunidades paroquiais.
A nomeação dos novos párocos e administradores reflete o compromisso da Arquidiocese com a renovação pastoral e a promoção de um serviço eclesial mais próximo das necessidades dos fiéis.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Morre compositor de Os Simpsons
O compositor e maestro Alf Clausen, conhecido por marcar gerações com suas trilhas de Os Simpsons, morreu aos 84 anos em decorrência da doença de Parkinson, diagnosticada em 2020.
Reprodução
Clausen foi o responsável pela trilha sonora da série animada entre 1990 e 2017, período em que compôs cerca de 600 músicas para a produção. Mesmo com a demissão por corte de gastos, seu arranjo para a música de abertura – composta por Danny Elfman – ainda está no ar até hoje.
Vencedor de dois prêmios Emmy (de um total de 23 nomeações), Alf Clausen também deixou sua marca em filmes como Curtindo a Vida Adoidado (1986) e Corra que a Polícia Vem Aí (1988), entre outros sucessos do cinema e da TV.
Reprodução
Participe e nos siga!
Manifeste seu pesar na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Energia: Bandeira tarifária de junho
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa nesta sexta-feira (30/5) o acionamento da Bandeira Vermelha, no patamar 1, para o mês de junho de 2025, indicando aumento no custo da energia para os consumidores. Isso significa que as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 (quatro reais e quarenta e seis centavos) a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos.
Energisa / Arquivo
Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas
Sobre as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.
Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, a ANEEL reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
Jovem Pan News
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Brasil vence o Japão em amistoso com dois gols de Dudinha em São Paulo
A fria noite paulistana desta sexta-feira (30) não será esquecida tão cedo por Dudinha. Estreante como titular da seleção feminina de futebol, a atacante de 19 anos comandou a vitória brasileira para cima do Japão, por 3 a 1, em amistoso disputado na Neo Química Arena que serve de preparação para a Copa América, que será disputada em julho no Equador.
Livia Villas Boas|CBF
Foi a sexta vitória do Brasil sobre as japonesas em 16 jogos. São três empates e sete triunfos da seleção asiática, campeã mundial em 2011 e atualmente em quinto lugar no ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa). As brasileiras – que ocupam a oitava posição do ranking – terão a oportunidade de igualar o histórico na próxima segunda-feira (2), a partir das 20h (horário de Brasília), em novo amistoso, desta vez no Estádio Cicero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP).
Das 11 titulares escaladas pelo técnico Arthur Elias, cinco disputam o Campeonato Brasileiro Feminino, que tem transmissão ao vivo da TV Brasil: a lateral Fê Palermo (Palmeiras), as zagueiras Isa Haas (Cruzeiro) e Mariza (Corinthians), a meia Duda Sampaio (Corinthians) e Dudinha (São Paulo).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A primeira grande chance brasileira foi justamente com a jovem atacante de 19 anos. Aos dez minutos, Dudinha aproveitou o erro na saída de bola das japonesas e invadiu a área pela direita. A jogadora do São Paulo tentou driblar a zagueira Moeka Minami, que acertou o pé da atacante e a derrubou. A arbitragem nada marcou e as japonesas responderam rápido, com a atacante Mina Tanaka recebendo nas costas das zagueiras, driblando a goleira Lorena e mandando para as redes.
O lance em Dudinha, porém, teve revisão da arbitragem de vídeo (VAR), que viu o toque de Minami no pé da brasileira. O gol foi anulado e a penalidade máxima acabou marcada. No entanto, a atacante Kerolin cobrou para fora, à esquerda da meta.
O Brasil manteve a marcação no campo adversário, pressionando a saída de bola das japonesas. Aos 26 minutos, um desarme de Angelina, quase no meio-campo, deu início ao primeiro gol (válido) da noite. A volante lançou Dudinha na diagonal, do meio para a direita. A atacante escapou do carrinho de Minami e, ao entrar na área, bateu no ângulo da goleira Ayaka Yamashita. Um golaço, o primeiro pela seleção principal.
Vitória da Seleção Brasileira com atuação de gala de Dudinha! 🇧🇷
O Brasil venceu o Japão por 3 a 1, com dois gols da nossa atacante Dudinha.
Aos 19 anos e em sua estreia como titular, nossa craque anotou os seus primeiros gols com a camisa da Seleção.
— São Paulo Feminino (@SaoPauloFC_Fem) May 31, 2025
Aos 41, a estrela da são-paulina brilhou novamente. Em novo contra-ataque brasileiro, agora pela direita, Dudinha recebeu de Kerolin e chutou da entrada da área. A goleira deu rebote e a própria atacante apareceu na pequena área para concluir às redes.
O Japão, que praticamente não incomodou o Brasil no primeiro tempo, assustou no começo da etapa final, com um chute da meia Aoba Fuijno, da intermediária, aos três minutos, que parou no travessão. A resposta brasileira veio com outro gol. Aos nove, Kerolin recebeu na área, pela esquerda, da também atacante Gio Garbelini e finalizou na saída de Yamashita.
As asiáticas tiveram a chance de diminuir o prejuízo aos 19 minutos, em pênalti cometido pela atacante Luany, que escorregou ao tentar desarmar a zagueira Hiraku Kitagawa na área brasileira e acabou tocando a bola com o braço. A cobrança da meia Fuka Nagano, porém, foi fraca, no canto direito. Atenta, Lorena defendeu.
Aos 20 minutos, os cerca de 33 mil torcedores presentes na Neo Química Arena iniciaram o coro pedindo Marta. A craque da seleção feminina, que não era convocada desde a conquista da medalha de prata na Olimpíada de Paris, na França, iniciou a partida no banco. Três minutos depois, lá estava a camisa 10 pronta para entrar no lugar de Kerolin e recebendo – com surpresa – a braçadeira de capitã das mãos de Angelina.
As alterações, nos dois lados, diminuíram o ritmo da partida. Já no fim, aos 43 minutos, a meia Yuka Momiki recuperou a bola para o Japão e lançou a atacante Kiko Seike, que, frente a frente com Lorena, venceu a goleira brasileira e diminuiu o prejuízo das visitantes. Nada, porém, que estragasse a festa verde e amarela em São Paulo.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Concurso do TCU para nível médio
O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu inscrições para concurso público de nível médio nesta sexta-feira (30) para o preenchimento de 40 vagas e a formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo (TEFC).
O valor da taxa é de R$ 70 e o pagamento poderá ser efetuado até 20 de junho.
Os aprovados terão remuneração de R$ 15.128,26, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O edital do processo seletivo do TCU detalha que, para concorrer ao cargo, é necessário ter certificado de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Provas
As provas objetivas e discursiva serão aplicadas no dia 3 de agosto e terão a duração de 3 horas e 30 minutos. O julgamento de cada questão da prova objetiva será “certo” ou “errado”.
Além das provas de caráter eliminatório e classificatório, a seleção dos aprovados terá a etapa do programa de formação.
Todas as fases do concurso de técnico do TCU serão realizadas em Brasília, incluindo o procedimento de heteroidentificação para os candidatos autodeclarados negros (pardos e pretos) e a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência.
Informações
Mais informações podem ser obtidas no site do Cebraspe ou na Central de Atendimento ao Candidato do Centro, pelo telefone (61) 3448-0100 ou 0800 722 1125.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Defesa Civil amplia alertas sonoros para áreas de risco em Sergipe
O sistema Defesa Civil Alerta, que emite avisos sonoros e mensagens diretamente nos celulares de quem está em áreas de risco, será ampliado para a região Nordeste. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel.
Ministério da Integração Nacional |Divulgação
No próximo dia 14 de junho, moradores de nove capitais nordestinas e outras 27 cidades da região receberão o primeiro alerta de demonstração[veja mais abaixo]. O objetivo é testar e familiarizar a população com a tecnologia, que já está em operação nos estados do Sul e Sudeste do país.
“Tenho certeza de que mais vidas e patrimônios serão salvos com essa nova tecnologia. Este sistema é a inovação a serviço da vida das pessoas”, afirmou o ministro Waldez Góes.
O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens com som de sirene e aviso em tela cheia para aparelhos conectados às redes 4G ou 5G — sem necessidade de cadastro prévio. O conteúdo do alerta é elaborado pelas defesas civis estaduais, com orientações específicas para situações de risco, como chuvas intensas, inundações e deslizamentos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
“Comunicar salvando vidas é um trabalho que traz muita satisfação. O Ministério das Comunicações seguirá apoiando a nacionalização do sistema”, destacou Thyago Braun, coordenador-geral de Estudos e Conectividade do MCom.
Desde que foi implantado, o sistema já enviou 376 alertas, sendo 57 classificados como extremos, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão é que o serviço esteja disponível em todo o Brasil até o fim de 2025.
Onde o alerta será testado
As mensagens serão disparadas simultaneamente em 36 municípios, incluindo todas as capitais do Nordeste. Confira as cidades:
Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, São Luís do Quitunde
Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Santa Cruz Cabrália
Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Uruburetama
Maranhão: São Luís, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale, Imperatriz
Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba, Coremas
Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Ipojuca
Piauí: Teresina, Uruçuí, Picos, Esperantina
Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz
Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância, Lagarto
Com essa nova etapa, o Defesa Civil Alerta se consolida como um dos principais instrumentos de proteção da população brasileira diante de emergências climáticas — em especial em um contexto de eventos extremos cada vez mais frequentes.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
AtlasIntel aponta Lula e Bolsonaro na liderança para 2026
A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (30) trouxe novos cenários sobre as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026.
O presidente Lula (PT) segue na liderança em cenários de 1º turno contra diferentes adversários, mas a disputa segue apertada, especialmente diante do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que mesmo inelegível aparece com força no levantamento.
Lula (PT) e Bolsonaro (PL)
Cenário 1: Lula x Tarcísio de Freitas
Lula: 44,1%
Tarcísio de Freitas: 33,1%
Ronaldo Caiado: 4,7%
Outros: 13,5%
Não sei/branco/nulo: 4,6%
Cenário 2: Lula x Michelle Bolsonaro
Lula: 44,4%
Michelle Bolsonaro: 33,5%
Outros: 20,2%
Não sei/branco/nulo: 1,8%
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Cenário 3: Lula x Jair Bolsonaro
Neste cenário, o ex-presidente Jair Bolsonaro lidera:
Jair Bolsonaro: 46,7%
Lula: 43,9%
Cenário 4: Tarcísio x Fernando Haddad (PT)
Tarcísio de Freitas: 33,7%
Fernando Haddad: 33,0%
Ciro Gomes: 8,1%
Outros: 15,2%
Não sei/branco/nulo: 10,1%
🇧🇷 Eleições Brasil 2026
3️⃣ 1º turno (Cenário 3)
🟡 Tarcísio de Freitas: 33,7% 🔴 Fernando Haddad: 33% 🟢Ciro Gomes: 8,1% 🟣Outros: 15,2% ⚪ Não sei/branco/nulo: 10,1%
Em um cenário em que Fernando Haddad fosse o candidato do PT, Tarcísio lidera com pequena vantagem, em um… pic.twitter.com/UHqrIdYm66
Nos cenários simulados de segundo turno, Lula aparece em desvantagem frente a Bolsonaro, Tarcísio e Michelle Bolsonaro, mas tem desempenho melhor contra outros nomes da direita [veja levantamento completo].
Bolsonaro (inelegível até 2030): Bolsonaro: 47,5% Lula: 45,5%
Tarcísio de Freitas: Tarcísio: 48,9% Lula: 45,1%
Michelle Bolsonaro: Michelle: 49,8% Lula: 45,3%
🇧🇷 Eleições Brasil 2026
4️⃣ Cenários de 2º turno
Em eventuais cenários de 2º turno, Lula apresenta desvantagem contra Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Michele Bolsonaro. Já em disputa com os demais nomes da direita, o atual presidente tem vantagens mais confortáveis. pic.twitter.com/yDeGcLXzyA
O levantamento AtlasIntel entrevistou 4.399 brasileiros entre 19 e 23 de maio de 2025, por meio da metodologia Atlas RDR, realizada pela internet.
AtlasIntel também avaliou a popularidade do presidente Lula e as preocupações dos brasileiros; publicamos aqui.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
PF faz operação contra prefeito e mira juízes por vazamento de informações
Nesta sexta-feira (30), a Polícia Federal, com autorização do ministro do STF, Cristiano Zanin, deflagrou mais uma fase da Operação Sisamnes. O objetivo é aprofundar as investigações sobre o vazamento e a comercialização ilegal de informações sigilosas em procedimentos policiais.
Polícia Federal|Divulgação
Entre os alvos, está o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Contra ele, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, após ter sido flagrado em diálogos nos quais revelou detalhes de operações e citou juízes e advogados.
Em um dos áudios, o prefeito afirma: “Aqui vão dançar dois juízes e pelo menos três advogados”. A Polícia Federal chegou a pedir, inclusive, a prisão e o afastamento do gestor do cargo.
Diálogos captados pela Polícia Federal registram o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, vazando informações confidenciais sobre investigações e operações policiais programadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), envolvendo o governador do Tocantins, Wanderlei… pic.twitter.com/1STOndhstu
Também são apuradas vantagens indevidas concedidas a investigados que já estão presos no âmbito da operação.
Veja o que foi informado pela Polícia Federal:
A Polícia Federal deflagrou a 9ª fase da Operação Sisamnes com o objetivo de aprofundar a investigação sobre o esquema criminoso de vazamento e comercialização de informações sigilosas de investigações presididas pela Polícia Federal.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo as investigações, os alvos das operações teriam tido acesso antecipado a detalhes de operações policiais, comprometendo a eficácia das medidas judiciais que seriam implementadas.
Além disso, a deflagração tem como objetivo apurar eventuais privilégios ilegais concedidos a um dos investigados atualmente preso no âmbito da Operação Sisamnes.
Assim, por determinação do Supremo Tribunal Federal, são cumpridos três mandados busca e apreensão em Palmas/TO, além da ordem de proibição de dois alvos de manterem contato e de saírem do país, recolhendo seus passaportes.
Com informações da Polícia Federal
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Mais uma loja é inaugurada no Bairro industrial
O Bairro Industrial, em Aracaju, ganhou nesta sexta-feira (30) mais uma loja de destaque no setor varejista: o Grupo Mix Mateus inaugurou sua terceira unidade em Sergipe, ampliando a oferta de empregos e movimentando a economia local. O governador Fábio Mitidieri participou da abertura e destacou os avanços socioeconômicos do estado, que se refletem no forte crescimento do comércio e no aumento da qualidade de vida dos sergipanos.
Reinaldo Moura|ASN
Veja o que foi publicado pelo governo do estado:
O governador Fábio Mitidieri participou da inauguração da nova loja do grupo de varejo alimentar e atacado, Mix Mateus. Segundo o governador, umas das razões pelas quais a companhia incluiu a capital sergipana no seu plano de expansão é o bom momento sócio-econômico vivido pelo estado, com resultados como ser o segundo do Nordeste com maior qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, que se baseia em 57 indicadores sociais e ambientais definidos por especialistas para formar o conceito de sociedade satisfeita nas necessidades humanas básicas.
A loja Santa Mônica de bandeira Mix Mateus, inaugurada nesta sexta, possui 4184 m² de área de vendas, 28 check-outs e 522 vagas de estacionamento. O diretor-presidente do Grupo, Jesuíno Martins, destacou a alegria de fazer parte do bom momento econômico de Sergipe. “Quero agradecer ao poder público, na pessoa do governador Fábio Mitidieri, quem nos apoiou demais nessa jornada. É um dia especial para nós porque é a nossa terceira loja no estado, e já são quase mil empregos diretos gerados. Todos se beneficiam com esses investimentos”, frisa.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Grupo Mix Mateus
Com 37 anos de história, a trajetória do Grupo Mateus teve início na cidade de Balsas, no estado do Maranhão, em 1986. Entre as operações, atua no varejo de supermercados, atacado, eletrodomésticos, e-commerce, indústria de panificação e central de fatiamento e porcionamento. Com esse tempo de experiência no mercado, a empresa consolidou a marca entre as maiores do país e a maior do Norte e Nordeste. A marca Mateus possui as bandeiras Mix Mateus, Mateus Supermercados, Hiper Mateus, Eletro Mateus e Camiño, além de uma plataforma de e-commerce e do aplicativo de descontos, o Mateus Mais.
A empresa está em 112 cidades, com 254 lojas em 9 estados: Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba. São mais de 50 atacarejos, mais de 70 lojas de varejo, mais de 100 unidades de Eletro e 14 centros de distribuição. Como parte do robusto plano de expansão, novas lojas serão abertas. Por bandeiras, são 73 unidades de varejo, 77 de atacarejo e 104 de eletro. Para atender a demanda, o grupo Mateus conta com mais de 50 mil colaboradores.
Reinaldo Moura|ASN
Expansão
Desde 2024, Sergipe revela um cenário econômico positivo, com avanços expressivos em diferentes áreas, como serviços, comércio varejista, produção agropecuária e renda do trabalho. Os dados apontam para um ciclo virtuoso de crescimento, impulsionado por estratégias que reforçam a arrecadação, ampliam investimentos e estimulam a geração de emprego e renda. As ações do Governo de Sergipe, coordenadas por diversas secretarias estaduais, impactam diretamente na qualidade de vida da população sergipana.
Um dos destaques de 2025 é o setor de serviços, com um crescimento acumulado neste ano em 7%, que colocou o estado em 2º lugar no ranking brasileiro de crescimento entre as unidades da Federação, ficando atrás apenas do Amazonas. Além disso, o estado alcançou a menor taxa de desemprego da sua história, encerrando o último trimestre de 2024 com 8,4%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua). O número de postos de trabalho formais também bateu recorde, superando 344 mil vagas com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do comércio varejista no estado subiu 3,7% em fevereiro de 2025 em comparação com janeiro, o segundo maior crescimento do país. A receita nominal do setor também apresentou alta de 4,4% no mesmo período. No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, o crescimento foi de 1,4%.
Ao longo de 2024, o comércio sergipano fechou com aumento de 5,8% nas vendas, refletindo uma retomada consistente do setor.
Com o aumento da arrecadação, o Estado passou a honrar seus compromissos em dia, o que resultou na obtenção da nota A na Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), classificação que indica excelente capacidade de pagamento. Isso facilitou a captação de recursos com condições mais vantajosas, a exemplo da operação de reestruturação de dívida com o Banco Mundial no montante de U$$ 110 milhões, que permitirá a substituição de empréstimos contraídos em situações desfavoráveis por uma nova dívida, com condições de pagamento mais favoráveis e juros mais baixos.
Essa nova operação, que conta com a garantia da União, representa uma economia de aproximadamente R$ 100 milhões aos cofres públicos já no primeiro ano. A iniciativa promove um ciclo virtuoso de investimentos e atração de empresas, gerando empregos e movimentando a economia.
Com informações da Agência Sergipe de Notícias
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: