O atacante Neymar está na mira do Pachuca, do México, para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA. A informação foi divulgada pelo jornal espanhol Marca, que afirma o interesse do clube mexicano em contar com o brasileiro por um curto período. Apesar do interesse, o Pachuca ainda não formalizou a proposta publicamente.
Segundo o jornal mexicano Juan Futbol, o jogador de 33 anos quer o valor líquido de US$ 5 milhões para fechar contrato temporário. Pelas regras da FIFA, os clubes podem registrar reforços temporários para a competição, que começa em 14 de junho.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Fisco de Sergipe paralisa por 24h
Em protesto por recomposição salarial e respeito às negociações, auditores fiscais de Sergipe paralisam as atividades por 24 horas em toda a Sefaz. O movimento, organizado pelo SINDIFISCO, busca pressionar o governo estadual e alertar para as perdas salariais da categoria.
SINDIFISCO/SE
Veja a nota completa divulgada pelo sindicato:
Acompanhada por um trio de zabumbeiros, a diretoria do Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (SINDIFISCO/SE) percorreu as salas da sede da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz/SE) anunciando a paralisação de 24h, que começou nesta terça-feira, 3 de junho, em todas as unidades da Sefaz/SE (sede, postos fiscais e Ceacs). A repercussão deu certo! Os auditores e auditoras seguiram o percurso no estreito corredor da Sefaz.
Do lado de fora, em uma tenda, o sindicato afixou faixas denunciando as dificuldades das negociações salariais com os representantes da Sefaz/SE e cobrando a abertura de um canal de negociação sobre a pauta apresentada no ano passado. O protesto aconteceu na manhã de segunda-feira, 2 de junho.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Atualmente, a Sefaz está localizada no 3º andar do prédio Boulevard Aracaju, no Bairro Jardins. Nas faixas, o Sindicato estampou as seguintes frases:
“Sr. Governador, Cumpra o que sua Secretária da Fazenda negociou!”; “Quem não cumpre acordo é caloteiro”; “Fisco em mobilização: Forró do Calote”.
SINDIFISCO/SE
De acordo com o presidente do SINDIFISCO/SE, José Antônio, os protestos do início deste mês foram deliberados por unanimidade em assembleia e visam sensibilizar o governo estadual a abrir um canal de negociação.
“Não podemos nos iludir com a boa vontade do governo, porque a lógica do governo é ter a maior mão de obra com o menor custo, e a nossa lógica é a recomposição salarial, que a inflação corrói diariamente, semanalmente, mensalmente… Então, é importante essa união e participação da categoria na paralisação desta terça, para dar o recado de que a gente não aceita que o Fisco seja discriminado em 2025. Teremos uma simples progressão em valor ínfimo, em julho. Isso é o que o governo quer conceder ao Fisco em 2025. Não vamos aceitar, porque temos perdas acumuladas em mais de 40%, e nem a própria promessa do governador em aproximar a média do Fisco Nacional será cumprida desse jeito. O único estado que estava atrás do nosso salário era a Paraíba, mas eles tiveram revisão salarial. Hoje somos efetivamente as lanternas do Brasil, do ponto de vista salarial. Perdemos esse posto para a Paraíba, que agora é a penúltima. Não podemos aceitar essa condição. Se, nesse momento de aumento crescente da receita estadual, não tivermos a capacidade de sensibilizar o governo para recompor essas perdas, o futuro será mais difícil. A hora é agora, o Fisco exige respeito, cumpra-se o que foi negociado”.
SINDIFISCO/SE
A liderança sindical voltou a recordar a última reunião com a secretária Estadual da Fazenda, Sarah Tarsila Andreozzi, onde foram informados de que não há ganhos para os servidores em 2025.
“É uma ilusão achar que em 2026 o governo vai ficar bonzinho. Admitir que a gente só discuta salários em 2026 é colocar os salários dos servidores no balaio das conveniências e barganhas políticas. A necessidade de revisão salarial é anual e constitucional; não podemos transformá-la em uma barganha política em ano eleitoral. A hora é agora! Estamos com uma série de mobilizações como o ‘Forró do Calote’ e a paralisação de 24h em todos os locais de trabalho na Sefaz. É importante a determinação da categoria e só assim será possível sensibilizar o governo para abrir um canal de negociação e fazer as concessões agora em 2025. As nossas perdas salariais nos levaram a ter a menor remuneração do Fisco de todos os estados da federação. Se nesse momento de aumento crescente, a gente não tiver a capacidade de sensibilizar o governo para recompor essas perdas, o futuro será mais difícil. A hora é agora, o Fisco exige respeito, cumpra-se o que foi negociado.”
Por Déa Jacobina | Ascom do SINDIFISCO/SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Alceu Valença está fora do Forró Caju 2025 em Aracaju
A Prefeitura de Aracaju confirmou que o cantor Alceu Valença não se apresentará no Forró Caju 2025, sendo substituído por Chambinho do Acordeon no Palco Clemilda, nesta quarta-feira, 4.
Alceu Valença – Divulgação
Confira abaixo o comunicado na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Aracaju informa que o cantor Alceu Valença não fará parte da programação de shows do Forró Caju 2025 do Palco Clemilda, que acontece no Augusto Franco nesta quarta-feira, 4.
Alceu será um dos homenageados no Prêmio da Música Brasileira, que acontece também nesta quarta-feira, 4, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde o músico é um dos indicados na Categoria Raízes (Artista) e Raízes (Lançamento), com a composição “É Carnaval”.
Em substituição a Alceu Valença, subirá ao palco o cantor, compositor e ator Chambinho do Acordeon, que se apresenta após o show de Elba Ramalho, confirmada na programação.
Chambinho é intérprete de Luiz Gonzaga no filme “Gonzaga: de Pai para Filho”, e fará o mesmo papel no filme “Luiz Gonzaga, Légua Tirana”, que chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 12 de junho.
Com informações da Prefeitura de Aracaju
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Justiça suspende venda de carne em feiras de três bairros de Aracaju
A Justiça de Sergipe determinou a suspensão imediata da venda de carne em feiras livres dos bairros Orlando Dantas, Atalaia e São Conrado, em Aracaju. Medida atende a uma ação do Ministério Público Estadual (MPSE), que apontou comercialização de carnes e frangos em desacordo com as normas sanitárias.
Emsurb
Relatórios da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (REVISA) e da Emurb confirmaram as irregularidades.
O juiz Gustavo Adolfo Plech Pereira, da 3ª Vara Cível de Aracaju, destacou o risco iminente à saúde pública e fixou multa diária de R$ 1.000, limitada a R$ 100 mil, em caso de descumprimento por parte do município.
A Prefeitura de Aracaju informou, por meio da Emurb, que ainda não foi notificada da decisão. Este espaço segue aberto para manifestações das partes interessadas.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Luis Díaz vai deixar Liverpool; Barcelona e Al Nassr disputam atacante
Barcelona surge como possível destino, mas enfrenta dificuldades para investir pesado na contratação por conta das limitações financeiras do clube catalão.
Isso abre espaço para concorrentes como o Al Nassr, da Arábia Saudita, que, segundo o jornalista Fabrizio Romano, está forte na disputa pelo jogador.
🚨🇨🇴 Al Nassr consider Luis Diaz as one of their main targets for the summer window to re-start with ambitious plan.
Barcelona have also Luis Diaz on the list, but it depends on financial request by Liverpool.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Locais de prova do concurso EPPGG Sergipe já estão disponíveis
Os candidatos inscritos no concurso público para o cargo de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) do Governo de Sergipe já podem acessar, a partir desta segunda-feira (2), o cartão de confirmação de inscrição no site, onde constam os locais de realização da prova objetiva, marcada para o próximo domingo, 8 de junho.
Divulgação
O certame, conduzido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), oferece sete vagas e formação de cadastro reserva para a Administração Estadual.
A carreira de EPPGG tem subsídio inicial de R$ 12,4 mil e o concurso será realizado em duas etapas. A primeira etapa inclui prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos. Os classificados dentro do edital serão convocados para o curso de formação, também eliminatório e classificatório.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Conforme o cronograma, o gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado em 10 de junho, com prazo para recursos nos dias 11 e 12. O gabarito definitivo e o resultado preliminar sairão em 7 de julho, enquanto a convocação para a prova discursiva ocorre em 22 de julho, assim como o resultado definitivo da prova objetiva. A prova discursiva está agendada para 3 de agosto.
Instituída pela Lei estadual nº 4.302/2000, a carreira de EPPGG é típica de Estado e essencial para a gestão e governança pública, com atuação em áreas como planejamento, orçamento, finanças, gestão de pessoas, contratações públicas, patrimônio, elaboração legislativa, gestão de projetos e inovação.
Com informações da SEAD
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
PM prende suspeitos após populares impedirem roubo no Jardins
A Polícia Militar de Sergipe impediu um roubo de bicicleta no bairro Jardins, em Aracaju, após rápida ação conjunta com populares. Dois suspeitos foram detidos e a vítima teve seu bem recuperado.
BPTur ⏐ PM Sergipe
Veja o que informa a PMSE:
Na noite de domingo (2), a Polícia Militar de Sergipe, por meio do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), agiu rapidamente para frustrar uma tentativa de roubo na Avenida Oviedo Teixeira, no Bairro Jardins, nas proximidades do Parque da Sementeira.
A equipe foi acionada via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), para verificar uma ocorrência de roubo. Ao chegar no local, os policiais encontraram dois suspeitos imobilizados no chão por populares e uma das vítimas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo o relato, os criminosos tentaram subtrair uma bicicleta. A vítima reagiu, entrando em luta corporal com os assaltantes, e foi auxiliada por populares, que impediram a fuga dos indivíduos até a chegada da PM.
A bicicleta, recuperada, foi entregue aos cuidados de familiares das vítimas. Um dos suspeitos, que apresentava um corte no braço, foi encaminhado ao hospital para atendimento médico. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram conduzidos à delegacia para as providências cabíveis.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Justiça Federal bloqueia R$ 23,8 milhões de investigados de fraude no INSS
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta segunda-feira (2) que a Justiça Federal em Brasília determinou o bloqueio de R$ 23,8 milhões em bens de investigados pela fraude em descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o órgão, os valores serão usados para o ressarcimento das vítimas.
José Cruz/Agência Brasil
A indisponibilidade de bens e ativos financeiros foi determinada pela juíza federal Luciana Raquel Tolentino de Moura, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal, e envolve os bens e ativos financeiros de duas empresas e os respectivos sócios.
No mês passado, a AGU pediu o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de 12 entidades associativas e 60 dirigentes. Por determinação da juíza, o caso foi fatiado em 15 ações para facilitar a análise dos pedidos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As fraudes são investigadas na Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga um esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.
As ações judiciais fazem parte do trabalho do grupo especial montado pela AGU para buscar a recuperação do dinheiro descontado irregularmente dos aposentados.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Brasil derrota o Japão mais uma vez
Em seu último compromisso antes de o técnico Arthur Elias realizar a convocação para a Copa América, o Brasil derrotou o Japão por 2 a 1 em partida amistosa, na noite desta segunda-feira (2) no Estádio Cicero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP). Este foi o segundo triunfo das brasileiras sobre as nipônicas, após o 3 a 1 da última sexta-feira (30) na Neo Química Arena.
Lívia Villas Boas|CBF
Com o objetivo de rodar a equipe, Arthur Elias optou por novas caras na equipe titular, entre elas a Rainha Marta, que começou uma partida pela seleção brasileira pela primeira vez desde a disputa dos últimos Jogos Olímpicos (no primeiro amistoso com as japonesas, a camisa 10 do Brasil começou no banco).
Apesar de contar com a liderança técnica de Marta, que chegou a finalizar aos 13 minutos com um chute forte, o Brasil não criou muito na etapa inicial diante de uma aplicada defesa do Japão.
E, no retorno do intervalo, a seleção brasileira tomou um grande susto com menos de um minuto, quando a defesa cochilou e permitiu que Seike recebesse passe dentro da pequena área para apenas escorar para o fundo do gol.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Porém, a vantagem da seleção nipônica durou pouco. Aos oito minutos Duda Sampaio cobrou escanteio e a bola acabou desviando em Ishikawa antes de morrer no fundo do gol defendido por Yamashita.
A partir daí as oportunidades foram aparecendo de lado a lado. Mas o Brasil contou com a força da nova geração para sair com a vitória. Aos 33 minutos Kerolin puxou contra-ataque em velocidade e tocou em profundidade para Jhonson, que deu uma cavadinha para marcar o gol da vitória. O detalhe é que a atacante de 19 anos, que entrou no lugar da Rainha Marta, fazia sua estreia na seleção principal.
A seleção volta a entrar em ação agora no dia 27 de junho, quando disputa um amistoso com a França em Grenoble. A partida servirá como teste para a Copa América, que será disputada em julho no Equador.
Veja melhores momentos:
GE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Linhas especiais de ônibus para o Forró Caju 2025
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju vai oferecer linhas especiais de ônibus para facilitar o deslocamento da população que irá aos shows do Forró Caju no conjunto Augusto Franco, nos dias 4 e 5 de junho.
Setransp|Divulgação
Linhas do “Rota do Forró” serão operadas pelas empresas VRS, Modelo e Atalaia, e terão como locais de concentração o ponto de ônibus em frente à Vila do Forró, na Orla de Atalaia; e o ponto de ônibus em frente a Pizzaria Kalilândia, no conjunto Augusto Franco. Essas linhas serão para levar as pessoas da festa para as suas casas, na madrugada.
Para chegar aos eventos, os usuários poderão utilizar normalmente as linhas de ônibus do sistema regular, além dos corujões, que são linhas que operam em horários estendidos. Para identificar os veículos e rotas os usuários devem observar os painéis eletrônicos que ficam na parte superior frontal dos veículos.
Confira os itinerários e horários das linhas especiais ‘Rota do forró’
📍 Orla de Atalaia / Augusto Franco / Santa Maria
Concentração/saída da Orla de Atalaia: 00h30, 2h00 Parada/chegada ao Augusto Franco: 00h50, 2h20 Destino final/chegada ao Bairro Santa Maria: 1h20, 2h50.
🚍 Itinerário
Orla de Atalaia / Av. Rotary / Av. Paulo Barreto de Menezes / Av. Murilo Dantas / Av. Dom José Thomas Nabuco Dávila / Maria de Lourdes Ramos Gonçalves / Josino José de Almeida / Av. José Carlos Silva / Av. Prof. Enoque Souza / Av. Alexandre Alcino / Av. Principal / Final de linha do Santa Maria.
📍Orla de Atalaia / Augusto Franco / Mosqueiro
Concentração/saída da Orla de Atalaia: 00h30, 2h Parada/chegada ao Augusto Franco: 00h50, 2h20 Destino final: Mosqueiro (Zona de Expansão): 1h20, 2h50.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
🚍 Itinerário
Orla de Atalaia / Av. Rotary / Av. Paulo Barreto de Menezes / Av. Murilo Dantas / Av. Dom José Thomas Nabuco Dávila / Maria de Lourdes Ramos Gonçalves / Josino José de Almeida / Av. José Carlos Silva / Av. Melício Machado / Rodovia dos Náufragos / Final de linha do Mosqueiro.
📍 Augusto Franco / Orla de Atalaia / Barra dos Coqueiros
Concentração/saída do Augusto Franco: 00h30, 2h Parada/chegada à Orla de Atalaia: 00h50, 2h20 Destino final/chegada à Barra dos Coqueiros: 1h20, 2h50.
📍 Itinerário
Av. Josino José de Almeida / Rua Abraão Crispim de Souza / Av. José Carlos Silva / Av. Gov. Paulo Barreto de Menezes / Av. Rotary / Orla de Atalaia / Mário Jorge Menezes / Av. Paulo Barreto de Menezes / Av. Ivo do Prado / Canajeta (Rua da Frente) / Av. Otoniel Dória / Av. João Rodrigues / Simeão Sobral / Av. José Conrado de Araújo / Ponte João Alves Filho / Rod. Des. Antônio Xavier de Assis Junior / Av. General Antônio Sebastião Basílio / Terminal da Barra.
Corujão
Além dessas linhas especiais, a SMTT disponibilizará três linhas do Corujão, que irão complementar o atendimento feito pelas linhas especiais. Essas linhas terão como pontos de partida o conjunto Augusto Franco e a Orla de Atalaia.
Confira os itinerários e horários das linhas do Corujão
📍 Augusto Franco / Orla de Atalaia / Eduardo Gomes
Concentração/saída do Augusto Franco: 00h30, 01h50, 03h10 Parada/chegada à Orla de Atalaia: 00h50, 2h10, 3h30 Destino final/chegada ao Bairro Eduardo Gomes: 01h20, 2h40, 4h00
🚍 Itinerário
Alteração de roteiro sentido Orla: Av. Gov. Paulo Barreto de Menezes / Murilo Dantas / Av. Dr. José Thomaz D’Avilla Nabuco / Rua Maria de Lourdes Ramos Gonçalves / Av. Josino José de Almeida / Rua Abrahão Crispim de Souza / Av. José Carlos Silva / Av. Gov. Paulo Barreto de Menezes.
📍 Orla de Atalaia / Augusto Franco / Fernando Collor
Concentração/saída da Orla de Atalaia: 00h00, 2h00 Parada/chegada ao Augusto Franco: 00h20, 2h20 Destino final/chegada ao Bairro Fernando Collor: 1h10, 3h10
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
🚍 Itinerário
📍 Sentido: Bairro Atalaia / Centro / Conjunto Fernando Collor
Av. Santos Dumont (Final de linha na Passarela do Caranguejo) / Rua Dep. Clóvis Rollemberg / Rua Niceu Dantas / Av. Rotary / Av. Antônio Alves / Av. Emp. José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) / Av. Dr. José Tomás D’Ávila Nabuco (Canal 5) / Av. Murilo Dantas / Retorno no Farol / Av. Murilo Dantas / Av. Dr. José Tomás D’Ávila Nabuco (Canal 5) / Rua H4 / Pç. Major Edeltrudes Teles / Rua Maria de Lourdes Ramos Gonçalves (antiga A5) / Av. Josino José de Almeida (Canal 4) / Retorno / Av. Josino José de Almeida (Canal 4) / Rua Tenente Waldir dos Santos / Av. Dr. Tarcísio Daniel dos Santos / Av. Emp. José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) / Rótula / Av. São Cristóvão (Cj. Orlando Dantas) / Rua Soldado Walfredo C. Amaral / Av. Francisco José da Fonseca (antiga Gasoduto) / Rua João Batista Machado / Av. Emp. José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) / Rótula / Av. Emp. José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg) / Av. Adélia Franco / Rótula do Grageru / Av. Hermes Fontes / Av. Pedro Calazans / Rua Propriá / Trav. Benjamin Constant / Av. Rio Branco (canaleta) / Av. Otoniel Dória / Av. Antônio Cabral / Av. Simeão Sobral / Av. João Ribeiro / Rua Muribeca / Av. Confiança / Av. José Conrado de Araújo / Rua Batistinha / Av. Corinto Leite / Rua Fortaleza / Rua Mário Matiotti / Av. Tancredo Campos / Av. Euclides Figueiredo / Ponte José Rollemberg Leite / Av. Coletora (Cj. Marcos Freire II) / Av. Coletora C / Rótula / Av. Coletora C / Rótula do Terminal Marcos Freire / Av. Coletora A (Cj. Marcos Freire I) / Rótula / Av. Coletora A / Rótula do Conj. João Alves Filho / Av. Coletora A (Shopping Prêmio) / Av. Coletora C / Rótula do Conj. Fernando Collor / Rótula do Conj. Fernando Collor (final de linha).
📍 Augusto Franco / Orla de Atalaia / Bugio
Concentração/saída do Augusto Franco: 00h30, 01h40, 3h10 Parada/chegada à Orla de Atalaia: 00h50, 2h05, 3h30 Destino final/chegada ao Bairro Bugio: 1h10, 2h40, 4h0
🚍 Itinerário
Alteração de roteiro sentido Orla: Av. Gov. Paulo Barreto de Menezes / Murilo Dantas / Av. Dr. José Thomaz D’Avilla Nabuco / Rua Maria de Lourdes Ramos Gonçalves / Av. Josino José de Almeida / R. Abrahão Crispim de Souza / Av. José Carlos Silva / Av. Gov. Paulo Barreto de Menezes. Sentido Bugio: Retorno do Caranguejo / extensão Av. Santos Dumont / retorno no Farol / Av. Rotary.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: