Pesquisa aponta pior índice de aprovação do governo Lula desde o início do mandato

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4) aponta que a avaliação do governo Lula segue em seu pior patamar desde o início do mandato. Segundo o levantamento, a desaprovação subiu de 56% em março para 57% em maio, enquanto a aprovação caiu de 41% para 40%.

Para 44% dos entrevistados, o governo Lula é pior do que o de Jair Bolsonaro; 40% avaliam o contrário.

Lula durante debate das Eleições 2022
Ricardo Stuckert ⏐ Divulgação

Escândalo do INSS

Esta é a primeira pesquisa Quaest após o escândalo envolvendo o INSS, com descontos ilegais em aposentadorias, iniciado ainda no governo Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento aponta que 31% dos entrevistados consideram o governo Lula responsável pelos desvios. Segundo Felipe Nunes, cientista político e CEO da Quaest, “a forte repercussão de notícias como o escândalo do INSS diminuiu o efeito positivo da economia e do lançamento dos novos projetos e programas do governo”.

Recortes

  • Entre as mulheres, a desaprovação do governo Lula oscilou de 53% para 54%;
  • Entre quem ganha até dois salários mínimos, subiu de 45% para 49%;
  • Pela primeira vez, a desaprovação entre católicos (53%) superou a aprovação (45%);
  • Os evangélicos são o grupo que mais rejeita Lula (66%);
  • Entre beneficiários do Bolsa Família, a reprovação se manteve em 44%, enquanto a aprovação caiu de 54% para 51%;
  • Já entre pessoas com 60 anos ou mais (52%) e a população preta (51%), a avaliação é majoritariamente positiva.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Análise regional

O governo Lula é desaprovado por 64% dos moradores do Sudeste; por 55% no Centro-Oeste/Norte e por 62% dos habitantes do Sul. O Nordeste é a única região com aprovação majoritária: 54% têm avaliação positiva.

Percepção da economia

O levantamento mostra uma leve melhora na percepção econômica: caiu de 56% para 48% o percentual de entrevistados que avaliam que a economia piorou.

Também diminuiu a percepção de aumento nos preços: 88% apontavam alta em março; agora são 79%.

Sobre a pesquisa

A Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

➥ Confira o levantamento na íntegra [PDF]

Dois morrem após confronto em operação policial em Itabaiana

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Sergipe, realizada em Itabaiana, desarticulou uma quadrilha investigada por roubos, homicídios e outros crimes graves. Durante o cumprimento de mandados, dois suspeitos morreram após confronto com a polícia e outros foram presos.

Armas apreendidas em operação conjunta das Polícias Civil e Militar em Itabaiana
Divulgação

Veja a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP):

As polícias Civil e Militar de Sergipe deflagraram, na manhã desta quarta-feira (4), uma operação integrada que resultou na desarticulação de uma associação criminosa investigada por envolvimento em crimes patrimoniais e contra a vida, como roubos, tentativas de latrocínio, homicídios e porte ilegal de arma de fogo. Quatro mandados de prisão preventiva foram cumpridos e uma prisão em flagrante foi registrada durante a ação policial que ocorreu no município de Itabaiana.

Na ação, também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Itabaiana. A operação também resultou na apreensão de armas de fogo, munições e outros materiais de interesse investigativo [imagem acima]. Um dos alvos da operação segue foragido. Dois investigados reagiram à abordagem policial, foram atingidos e não resistiram.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A operação é fruto de uma investigação da Divisão de Repressão a Crimes Patrimoniais e de Homicídios da Delegacia Regional de Itabaiana, com apoio do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam). De acordo com as investigações, o grupo criminoso agia com alto grau de violência e planejamento, monitorando as vítimas antes das ações.

Entre os crimes apurados, estão duas tentativas de latrocínio ocorridas na zona rural do município. As vítimas foram abordadas quando saíam de suas propriedades e sofreram disparos de arma de fogo. Após os ataques, os suspeitos roubaram dinheiro e fugiram.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Também foram identificados roubos a chácaras e propriedades rurais, inclusive durante confraternizações. As vítimas foram rendidas com violência, agredidas fisicamente e, em alguns casos, atingidas por tiros.

Outro crime que fundamentou a operação foi um homicídio qualificado, praticado por três homens armados em uma emboscada, durante a noite. A vítima foi morta sem chance de defesa.

A operação representa um importante passo no enfrentamento às organizações criminosas que atuam no agreste sergipano, especialmente aquelas envolvidas em crimes com extrema violência.

A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas sejam repassadas às autoridades por meio do Disque-Denúncia (181). O sigilo é garantido.


Com informações da SSP/SE

Prisão em Aracaju de homem responsável por prejuízo de quase R$ 800 mil

Um homem foi preso em Aracaju acusado de aplicar golpes de venda de carros e imóveis que não eram de sua propriedade, causando prejuízo estimado em R$ 780 mil. Segundo a Polícia Civil, o investigado agia com persuasão, construía relações de confiança e já tem histórico de crimes semelhantes.

Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) da Polícia Civil em Aracaju
Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) da Polícia Civil

Os detalhes da investigação e o modo de atuação do investigado foram divulgados nesta terça-feira (3):

O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) cumpriu mandado de prisão contra um homem investigado por golpes aplicados em torno da venda de bens e veículos que não eram de sua propriedade em crimes cometidos em Aracaju. Ele estabelecia uma relação de confiança para negociar a venda de veículos, o que causou prejuízo financeiro às vítimas estimado em R$ 780 mil.

De acordo com a delegada Suirá Paim, as investigações tiveram início em abril deste ano, quando uma das vítimas procurou a unidade policial para registrar um boletim de ocorrência por estelionato que havia sofrido. “O crime ocorreu na modalidade de disposição de coisa alheia como própria”, explicou [veja mais abaixo].

No golpe, o investigado se aproximava das vítimas, construía uma relação de confiança e, a partir disso, fazia propostas de negócios muito atrativas. “As vítimas, confiando, realizavam transações comerciais de compra e venda de veículos ou imóveis. Após o pagamento, elas descobriam que os bens não pertenciam a ele, e sim a terceiros”, detalhou.

Segundo a delegada Lauana Guedes, o investigado agia de maneira articulada.

“Em um dos casos que investigamos, uma das vítimas adquiriu dois veículos que, na verdade, pertenciam a locadoras de veículos. Essas empresas também foram enganadas por ele”, detalhou a delegada integrante do Depatri.

O golpe era aplicado de diferentes formas: em relação às locadoras, ele alugava os veículos normalmente, mas não os devolvia, o que configura apropriação indébita. “Já com terceiros, ele usava os carros como garantia em negociações, e esses veículos acabavam repassados para outras pessoas, que também eram enganadas”, especificou Lauana Guedes.

Para concretizar os golpes, o investigado agia com persuasão, assim como detalhou Lauana Guedes.

“Em um dos episódios, ele convenceu a proprietária de uma locadora a reformar a casa dele. Durante a reforma, inventou uma história, envolveu um pedreiro dizendo que o homem tinha uma dívida com ele, e o pedreiro também saiu prejudicado”, relatou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além do caso investigado, ele já responde a outros inquéritos. “Ele tem uma extensa ficha criminal, com passagens por estelionato e apropriação indébita. Sempre age da mesma forma: conquista a confiança das vítimas, transaciona bens de terceiros e causa prejuízos financeiros consideráveis”, salientou a delegada Lauana Guedes.

As investigações também seguem em andamento e o Depatri evidenciou que outras ocorrências semelhantes estão sendo investigadas. “Já temos notícia de outros registros envolvendo esse mesmo suspeito. O inquérito policial foi concluído, remetido à Justiça, e ele está à disposição do Poder Judiciário”, destacou a delegada Suirá Paim.

Suirá Paim concluiu ressaltando que o histórico do investigado agrava a situação criminal do investigado. “O fato de ele já ter passagens anteriores pela polícia, especialmente pela prática de estelionato, demonstra a periculosidade e a reiteração criminosa, caracterizando um comportamento contumaz nesse tipo de delito”, finalizou.


Com informações da Polícia Civil de Sergipe

Prefeito anuncia afastamento por 10 dias sem remuneração

Por compromisso religioso e promessa pessoal, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, anunciou licença não remunerada de 10 dias, período em que a vice-prefeita Suely Menezes assume o comando do município.

Veja a seguir a íntegra da nota oficial emitida pela assessoria:

O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, anunciou nesta terça-feira, 3, que irá se afastar do cargo, em licença particular, não remunerada, por 10 dias. O gestor se afasta para cumprir uma promessa religiosa, por ter sido eleito prefeito municipal. A vice-prefeita, Suely Menezes, assume a função, até o retorno do gestor. 

Suely Menezes assume a Prefeitura de Lagarto durante licença de Sérgio Reis
Divulgação

“Essa viagem já era para ter acontecido no mês de maio, e é fruto de uma promessa que eu fiz, pelo êxito da graça que Nossa Senhora me deu, de ser prefeito de Lagarto, e de ter ao meu lado Suely como vice, que é tão importante para a nossa administração. Quero deixar claro também que é uma licença particular, não remunerada, onde todos os custos serão particulares. E durante a minha ausência, o governo continua com Suely à frente do município”, disse o prefeito ao assinar o termo de transferência de cargo. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O prefeito também reforça que, durante os 10 dias de licença, todo secretariado deverá manter o compromisso, respeito e responsabilidade, dando continuidade à gestão sob orientação da prefeita Suely. “Nós já conversamos e ela irá, nesse período, implementar algumas atividades de investimentos na cidade, fruto do desejo e sonho que ela tem de ir, junto conosco, transformar e melhorar a vida dos lagartenses”, ressalta o prefeito. 

Ao assumir o cargo, Suely Menezes afirmou que dará continuidade à gestão Sérgio Reis, com senso de responsabilidade, compromisso e amor por Lagarto.  “Quero agradecer ao prefeito Sérgio a confiança depositada em mim. Ao longo desses cinco meses da nossa gestão, assumo agora interinamente a gestão municipal, e reafirmo meu compromisso com cada lagartense. Esse momento não é apenas uma mudança de cargos, é a continuidade de um projeto coletivo. Quero dizer que vamos seguir a agenda do nosso prefeito Sérgio. A gestão Sérgio e Suely é uma só, sem mudanças”, garantiu.


Por assessoria de imprensa

INMET alerta para chuvas e variação de temperaturas em Sergipe

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê chuvas para áreas próximas ao litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, além do noroeste do Maranhão, com volumes que podem chegar a 50 mm.

Céu com nuvens em Aracaju
ASN / arquivo

Para esta quarta-feira (4), a concentração maior de precipitações está prevista para a faixa litorânea do Rio Grande do Norte, Paraíba e em toda a faixa litorânea de Pernambuco. Em Aracaju, as temperaturas devem variar entre 24°C e 28°C, com possibilidade de chuva ao longo do dia.

Enquanto o tempo permanece estável nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, volumes acima de 60 mm são esperados no centro-norte do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina, especialmente na quinta-feira (5).

Já nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e oeste do Sudeste, as temperaturas devem superar os 30°C.

Veja previsão atualizada do Climatempo:

Climatempo

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 45 milhões no próximo sorteio

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.871 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (03). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 45 milhões para o próximo sorteio.ebcebc

Os números sorteados foram:  04 – 19 – 38 – 43 – 48 – 55.

  • 53 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 59.987,23 cada
  • 4.045  apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.122,84 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quinta-feira (05), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.

Assista ao sorteio das Loterias Caixa:

Caixa

Lula desconversa sobre Márcio Macêdo e mantém suspense sobre mudança ministerial; assista

Em coletiva nesta terça-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou desenvoltura ao responder por cerca de uma hora às perguntas de jornalistas.

Lula ressaltou avanços econômicos e sociais de seu governo, defendeu ministros como Marina Silva e Fernando Haddad e aproveitou para criticar heranças da gestão Bolsonaro e ataques externos à política nacional.

Presidente Lula durante coletiva de imprensa - 03/06/2025
Reprodução

Apesar do desenrolar, o presidente evitou dar detalhes sobre possíveis mudanças ministeriais, especialmente sobre o comando da Secretaria-Geral, tema que se arrasta há meses.

Questionado sobre rumores na troca de Márcio Macêdo por Guilherme Boulos (PSOL-SP), Lula apenas deu aquela risada básica e preferiu manter o suspense [veja mais abaixo].

“A questão da troca de ministro é uma coisa pessoal minha. Eu tiro quantos for necessário e coloco quantos for necessário”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Quando perguntado se estava satisfeito com o trabalho de Macêdo, o presidente foi genérico: afirmou estar “satisfeito com o trabalho de todo mundo”.

“Estou satisfeito com o trabalho de todo mundo. Todos que estão aqui foram escolhidos por mim. Então, estou satisfeito. A hora que não estiver mais, troco. Está chegando um mês que todo mundo vai me procurar e vai dizer: ‘presidente, eu não queria, eu gosto do senhor, mas as bases estão exigindo, eu tenho que ser candidato’. Eu, humildemente, vou aceitar. Eu acho bom. Mas eu estou muito tranquilo com o governo. Acho que as pessoas estão cumprindo exatamente aquilo que foi definido que eles cumprissem. Uns com mais rapidez, outros com menos”.

O momento da fala do presidente pode ser conferido no vídeo a seguir:

NE Notícias

Trabalhadores do LIXO em Aracaju paralisam atividades

Nesta terça-feira (3), trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo em Aracaju paralisaram suas atividades. A principal reivindicação é relacionada ao não recebimento do ticket de alimentação e do vale-transporte. Até o momento, a Empresa Renova, responsável pelo serviço, não se manifestou sobre o assunto.

Coleta de lixo em Aracaju
Emsurb

Em nota, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, informou que a paralisação provocou um “realinhamento no cronograma” da coleta, afetando especialmente a Zona Sul e a região central da capital.

Segundo a Empresa Municipal de Serviços Urbanos, a regularização do serviço na Zona Norte está prevista para esta quarta-feira (4). A autarquia também informou que o pagamento dos funcionários foi creditado na noite de segunda-feira (2).

Esta não é a primeira vez que os trabalhadores paralisam suas atividades. A Renova, inclusive, já foi notificada pela prefeitura mais de dez vezes por falhas recorrentes.

Conselho de Psicologia de Sergipe apura suspeita de fraude em diplomas

Suspeitas de fraudes em diplomas de psicologia em Sergipe levaram à abertura de processos administrativos e ao envolvimento da Polícia Federal. Confira na íntegra a nota oficial divulgada pelo Conselho Regional de Psicologia do estado:

Uma pessoa segurando diploma com a mão esquerda
Ekrulila / Pexels

O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19) instaurou de dois processos administrativos internos relacionados à inscrição definitiva de pessoa física, após suspeitas de irregularidades nos documentos apresentados. Os processos, protocolados no CRP19, envolvem diplomas que, segundo a instituição de ensino superior, não foram emitidos pela faculdade e não conferem com o modelo padrão utilizado.

“O setor responsável, na verificação dos documentos apresentados, identificou possíveis inconsistências nos diplomas. A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), entrou em contato com a instituição de ensino superior que confirmou que os documentos não foram confeccionados por ela, levantando suspeitas sobre a sua autenticidade”, informou o Conselheiro Presidente do CRP19, Adriano Barros.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A COF, por meio de denúncias recebidas, tem realizado fiscalizações rigorosas em locais de atendimento, redes sociais e sites, com o objetivo de identificar e averiguar possíveis irregularidades no exercício profissional”, completou a psicóloga orientadora fiscal, Marcela Flores Cardoso Sobral.

Diante das evidências de possíveis fraudes, o CRP19 encaminhou os documentos para a Superintendência da Polícia Federal em Sergipe. A medida visa garantir uma investigação aprofundada sobre a origem dos diplomas e a eventual responsabilidade criminal das/os envolvidas/os.

A Polícia Federal, agora responsável pela investigação, deverá conduzir perícias técnicas para determinar a autenticidade dos diplomas. As/Os envolvidas/os nos processos administrativos terão direito a ampla defesa e ao contraditório, conforme prevê a legislação vigente.

Adriano Barros, Conselheiro Presidente do CRP19
Adriano Barros, Conselheiro Presidente do CRP19 | Divulgação

“O CRP19 ressalta seu compromisso com a ética e a integridade na profissão. Este caso destaca a importância de mecanismos rigorosos de verificação documental nos processos de registro profissional, de modo a manter a confiança na atuação das/os psicólogas/os e na proteção da sociedade. Reafirmamos nosso comprometimento em colaborar com as autoridades para elucidar os fatos e tomar as medidas cabíveis em defesa da profissão”, concluiu o Conselheiro Presidente.


Conselho Regional de Psicologia de Sergipe

Inter de Milão sem técnico

O técnico Simone Inzaghi acertou sua transferência para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, segundo informações da imprensa italiana.

Técnico italiano Simone Inzaghi
@Inter_en|X

Após quatro temporadas à frente da Internazionale, o treinador deixa o clube italiano dias após sofrer uma dura derrota por 5 a 0 para o PSG na final da Champions League, no último sábado (31).

Na temporada, o Inter de Milão acabou sem conquistar nenhum dos títulos que disputou. O clube italiano oficializou a saída de Inzaghi nesta terça-feira (3).

No Al-Hilal, o italiano será o sucessor de Jorge Jesus, que deixou o time saudita em maio.