Brasil derrota Japão e avança à fase final da Liga das Nações

A seleção brasileira feminina deu mais uma prova de que é umas das favoritas a conquistar o título da Liga das Nações de Vôlei (VNL), pois derrotou o Japão por 3 sets a 0 (parciais de 25/17, 25/18 e 25/20), na manhã deste domingo (13) em Chiba (Japão).

Brasil derrota Japão e avança à fase final da Liga das Nações
FIVB|Divulgação

O Brasil, que já entrou em quadra classificado à fase final da competição, garante com este resultado o segundo lugar na fase classificatória.

O maior destaque da seleção verde amarela na partida, a ponteira Julia Bergmann, que somou 15 pontos (14 de ataque e um de bloqueio), destacou, após a partida, a boa apresentação diante das japonesas

“Foi um jogo importante, que mostrou todo o trabalho que fizemos nessa VNL. Terminamos com a chave de ouro, pois vencer o Japão por 3 sets a 0 não é fácil. Mas acho que o time todo jogou bem. Todas estavam focadas o tempo todo, defendendo, bloqueando, atacando. Então é um resultado muito positivo. Agora é comemorar um pouquinho e se preparar para a fase final”.

As oito melhores seleções ao término da primeira fase (12 rodadas) avançam às quartas de final da VNL, que serão disputadas na Polônia entre os dias 23 e 27 de julho. O Brasil busca o título inédito da competição.

Zenit quer o jogador Pedro

Há poucos instante, Tiago Asnar, na Jovem Pan, informou que o Zenit, da Rússia, quer o jogador Pedro.

Como revelou antes, em suas redes sociais, o jornalista, o clube russo tem interesse em oferecer R$ 15 milhões de euros, o que ele não concorda.

Para Tiago, o oferecimento deve ser de 20 a 25 milhões de euros.

A multa contratual de Pedro, do Flamengo, é de 200 milhões de euros.

Segundo Mauro César Pereira, também da Jovem Pan, o Flamengo quer recuperar, não quer vender o atacante.

Mauro César informou, semana passada, que o Flamengo está querendo vender Pedro.

Para o GE, o Flamengo já está querendo que empresários encontrem quem queira comprar o jogador.

SERGIPE: PM da reserva reage e agressor morre

Um policial militar da reserva foi vítima de uma tentativa de homicídio por faca na madrugada deste domingo (13), na Rua Orlando Vieira Santos, bairro Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro.

Segundo a polícia, o PM reagiu em legítima defesa e efetuou disparos de arma de fogo contra o agressor, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Viatura da Polícia Militar de Sergipe
PM – SE

Durante a perícia, foram apreendidos um revólver calibre .38, com cinco munições deflagradas, e uma faca utilizada na tentativa de agressão.

O policial foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), em Aracaju, com ferimentos graves, especialmente na região da cabeça. pós atendimento médico, ele foi conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para prestar depoimento e cumprir os procedimentos legais.

O caso está sob investigação.

Prefeita de Aracaju diz que vai levar ex-deputado à Justiça

O ex-deputado federal paulista Arthur do Val utilizou as redes sociais para atacar a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), e a população sergipana após o anúncio de emendas parlamentares destinadas ao show de Wesley Safadão, realizado no dia 28 de junho durante o Forró Caju.

Prefeita de Aracaju diz que vai levar ex-deputado à Justiça
Emília Corrêa e o ex-deputado cassado Arthur do Val

Em suas declarações, Arthur classificou o artista como “de baixa qualidade” e acusou o uso de dinheiro público em eventos culturais como “prática do Nordeste”. Ele foi além, afirmando que Sergipe é “o Estado que mais recebe Bolsa Família, tem analfabetismo 12% maior que a média nacional, está entre os dez com mais homicídios” e que, segundo ele, “as pessoas mal têm saneamento básico e morrem nas mãos de facções”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As falas do ex-deputado, cassado por quebra de decoro após áudios sexistas sobre mulheres ucranianas [‘as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres’], geraram forte reação da cúpula política de Sergipe. A prefeita Emília Corrêa repudiou publicamente as declarações, classificando-as como xenofóbicas e criminosas.

“Pode me criticar, pode criticar a gestão, mas ofender o povo de Aracaju, aí não. Então, aqui fica um recado: tomarei as providências legais cabíveis, repudiando essa fala criminosa. Porque o que ele fez não foi crítica. Ele cometeu crime. E crime de xenofobia tem que ser tratado como tal. É assim que a gente vai fazer”, afirmou Emília.

Ela também ressaltou o valor e a dignidade do povo aracajuano: “A nossa Aracaju é feita de gente trabalhadora, honesta, acolhedora. […] Enquanto eu estiver prefeita, isso não vai acontecer. Meu povo será defendido, protegido com todas as medidas que forem necessárias.”

O vice-prefeito Ricardo Marques também se manifestou, destacando que “aceitamos críticas políticas, mas ofensas ao nosso povo, jamais. Lembro que xenofobia é crime e está enquadrado na Lei do Racismo. Marques anunciou que irá acionar o Ministério Público Federal para que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis.

As autoridades sergipanas reforçaram que Sergipe possui rígidos critérios de controle em sua administração, sendo reconhecido como um dos estados mais estruturados do Nordeste, e repudiaram qualquer tentativa de promover preconceito ou desinformação sobre a realidade local.

Bahia vence Atlético-MG e sobe para terceiro lugar

Em jogo emocionante, com gol marcado no último minuto, o Bahia ganhou o Atlético-MG por 2×1 na noite deste sábado (12), em partida válida pela 13ª rodada da Série A.

Com o resultado, o Bahia chega aos 24 pontos e à terceira colocação, a três pontos do líder.

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e sobe para terceiro lugar
Letícia Martins|EC Bahia

O jogo

Para o retorno do Campeonato Brasileiro, Ceni escalou o mesmo time que começou jogando contra o Fortaleza, pela Copa do Nordeste, três dias antes.

A primeira finalização do Bahia na partida saiu dos pés de Willian José. Gilberto driblou o marcado e achou o camisa 12 dentro da área. Ele ajeitou e bateu firme, mas a bola desviou e saiu para escanteio.

Aos 20 minutos, mais uma vez Willian José levou perigo ao gol adversário. Dessa vez em cobrança de falta, o centroavante obrigou o goleiro do Atlético a fazer grande defesa.

Outra boa chance do Esquadrão foi aos 35 da primeira etapa. Jean Lucas recebeu em profundidade e finalizou de primeira, mas a bola desviou no zagueiro adversário.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nos minutos seguintes, pressão do Bahia. Ademir bateu forte de fora da área e o goleiro Gabriel Delfim espalmou. Logo depois, Ademir finalizou mais uma vez, agora de canhota, e o goleiro fez nova defesa.

Na segunda etapa, a partida seguiu bastante disputada, até que aos oito minutos Luciano Juba abriu o placar para o Esquadrão. O camisa 46 acertou um belo chute, de primeira, de fora da área, sem chance para o goleiro adversário.

Após o gol, o Bahia seguiu pressionando, com mais posse de bola, sem deixar o Atlético se aproximar do gol de Marcos Felipe.

No entanto, aos 45 minutos, o Atlético empatou com um gol olímpico de Hulk.

No último minuto de jogo, o Bahia, que não desiste nunca, voltou novamente à frente do placar. Michel Araujo aproveitou sobra na área, girou e marcou um belo gol.

UOL Esportes

O time do técnico Rogério Ceni entrou em campo com Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Michel Araujo); Ademir (Kayky), Erick Pulga (Cauly) e Willian José (Luciano Rodríguez).

O próximo compromisso do Esquadrão é pela CONMEBOL Sul-Americana, diante do América de Cali, na Arena Fonte Nova, na próxima terça-feira (15).

Flamengo e Botafogo vencem no retorno do Brasileiro

Após um longa pausa para a realização da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Campeonato Brasileiro voltou neste sábado (12). E o primeiro confronto da competição colocou frente a frente Flamengo e São Paulo no gramado do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Flamengo e Botafogo vencem no retorno do Brasileiro
Gilvan de Souza|Flamengo

O resultado final foi uma vitória de 2 a 0 do Rubro-Negro da Gávea, que, assim, permanece na liderança da classificação com 27 pontos conquistados.ebcebc

Na partida, o time comandado pelo técnico Filipe Luís dominou desde os primeiros minutos. Porém, o placar só foi aberto aos 10 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Luiz Araújo deu um chute de curva, com muita categoria, que morreu no ângulo do goleiro Rafael.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Flamengo continuou melhor no confronto e conseguiu chegar ao segundo já nos acréscimos da etapa final. Luiz Araújo acertou chute perigoso, Rafael defendeu parcialmente e Wallace Yan, que havia acabado de entrar, não perdoou.

UOL Esporte

Vitória do Glorioso

Outro representante do Rio de Janeiro que venceu neste sábado no Brasileiro foi o Botafogo, que superou o Vasco por 2 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Esta vitória deixou a equipe de General Severiano com 21 pontos conquistados, na 6ª colocação da classificação. Já o Cruzmaltino permanece com 13 pontos, na 14ª posição.

GE

Na estreia do técnico Davide Ancelotti, o Botafogo venceu graças a gols de Nathan Fernandes e de Arthur Cabral.

Rodrigo vai para o PL e mira vaga no Senado em 2026

O deputado federal Rodrigo Valadares oficializou sua filiação ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, com o objetivo de disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026.

Deputado federal Rodrigo Valadares
Arquivo pessoal

A movimentação política conta com o apoio do presidente estadual da legenda, Edvan Amorim, e do ex-senador Eduardo Amorim, que também será candidato ao Senado.

Além disso, a vereadora de Aracaju Moana Valadares, esposa de Rodrigo, lançará candidatura a deputada federal.

Sergipe elegerá dois senadores no próximo pleito.

Morre em Aracaju o radialista Jackson Hora

Faleceu na manhã deste sábado (12), aos 69 anos, o radialista Jackson Alves Hora, voz marcante da comunicação sergipana. Internado na UTI do Hospital de Cirurgia para tratamento de saúde, Jackson teve o falecimento confirmado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde foi servidor, datilógrafo, locutor e mestre de cerimônias.

Morre em Aracaju o radialista Jackson Hora
UFS|Arquivo

Desde 2013, comandava o programa Chega de Saudade na Rádio UFS FM 104.7, dedicado à música brasileira e referência para ouvintes apaixonados pelo gênero.

Com uma trajetória que inclui passagens pela extinta Rádio Difusora AM (atual Aperipê) e pela Atalaia AM, Jackson também atuou como professor da educação básica na Secretaria de Estado da Educação de Sergipe.

O sepultamento está marcado para este domingo, às 10h, no Cemitério Santa Isabel, bairro Santo Antônio, em Aracaju.

Fique em paz.

Trump anuncia tarifa para a Europa e México

O presidente Donald Trump ameaçou impor uma tarifa de 30% sobre as importações do México e da União Europeia a partir de 1º de agosto, depois que semanas de negociações com os principais aliados e parceiros comerciais dos EUA não levaram a um acordo comercial abrangente.

Donald J. Trump
@realDonaldTrump|X

Em uma escalada da guerra comercial de Trump, as novas tarifas foram anunciadas em cartas separadas para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, publicadas no Truth Social, rede social do Trump, neste sábado (12).

A União Europeia e o México estão entre os maiores parceiros comerciais dos EUA.

Trump enviou cartas semelhantes a 23 outros parceiros comerciais dos EUA nesta semana, incluindo Canadá, Japão e Brasil, estabelecendo taxas gerais que variam de 20% a 50%, bem como uma tarifa de 50% sobre o cobre.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O prazo de 1º de agosto dá aos países visados pelas cartas de Trump tempo para negociar um acordo comercial que poderia reduzir os níveis tarifários ameaçados. A UE esperava chegar a um acordo comercial abrangente com os EUA para o bloco de 27 países.

Três autoridades da UE disseram à Reuters no sábado que as ameaças de Trump representam uma tática de negociação.

A carta de Trump à UE incluía uma exigência de que a Europa abandonasse suas próprias tarifas, indicando uma condição para qualquer acordo futuro.

“A União Europeia permitirá o acesso completo e aberto ao mercado dos Estados Unidos, sem que nenhuma tarifa seja cobrada de nós, em uma tentativa de reduzir o grande déficit comercial”, escreveu Trump.

A presidente da UE, von der Leyen, disse que as tarifas de 30% interromperiam as cadeias de suprimentos transatlânticas essenciais, em detrimento de empresas e consumidores de ambos os lados do Atlântico.

Ela também disse que, embora a UE continue trabalhando para chegar a um acordo comercial, ela tomará todas as medidas necessárias para proteger os interesses da UE, “incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário”.

O Canadá obteve uma tarifa mais alta, de 35%, em comparação com o México, com ambas as cartas citando fluxos de fentanil, embora os dados do governo mostrem que a quantidade da droga apreendida na fronteira mexicana foi significativamente maior do que na fronteira canadense.

“O México tem me ajudado a proteger a fronteira, MAS o que o México tem feito não é suficiente. O México ainda não deteve os cartéis que estão tentando transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico”, escreveu Trump.

O México envia mais de 80% do total de seus produtos exportados para os EUA e o livre comércio com seu vizinho do norte levou o México a ultrapassar a China como o principal parceiro comercial dos EUA em 2023.

A União Europeia estava se preparando para a carta de Trump, descrevendo suas taxas planejadas sobre o maior parceiro comercial e de investimentos dos Estados Unidos, após uma ampliação da guerra tarifária nos últimos dias.

Inicialmente, a UE esperava chegar a um acordo comercial abrangente, incluindo tarifas zero por zero sobre produtos industriais, mas meses de negociações difíceis levaram à conclusão de que ela provavelmente terá que se contentar com um acordo provisório e esperar que algo melhor ainda possa ser negociado.

CNN Brasil

O bloco de 27 países está sob pressões conflitantes, uma vez que a Alemanha, a maior potência, pediu um acordo rápido para proteger sua indústria, enquanto outros membros da UE, como a França, disseram que os negociadores da UE não deveriam ceder a um acordo unilateral nos termos dos EUA.

A cascata de ordens tarifárias de Trump desde que retornou à Casa Branca começou a gerar dezenas de bilhões de dólares por mês em novas receitas para o governo dos EUA. A receita das tarifas alfandegárias dos EUA ultrapassou US$100 bilhões no ano fiscal federal até junho, de acordo com dados do Tesouro dos EUA na sexta-feira.

Os porta-vozes da presidente mexicana Claudia Sheinbaum e do Ministério da Economia do México não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.


Com informações da Reuters

Brasileirão retorna neste sábado com Flamengo x São Paulo

Após terminar a Copa do Mundo de Clubes na 11ª posição, o Flamengo recebe o São Paulo na tarde deste sábado (12), no Maracanã, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A competição foi paralisada por quase um mês em razão do Mundial, nos Estados Unidos.

São Paulo x Flamengo
NE Notícias

O Rubro-Negro carioca lidera o Brasileirão com 24 pontos. Já o Tricolor paulista, comandado pelo recém-contratado técnico argentino Hernán Crespo, encontra-se na 14ª posição, com 12 pontos.

O técnico do Flamengo Filipe Luís não poderá contar com o chileno Erick Pulgar. O volante sofreu uma lesão no quinto metatarso do pé-direito e passou por uma cirurgia. Outra carta fora do baralho rubro-negro é o coringa Gerson, negociado para o Zenit da Rússia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Quem vive a expectativa da estreia diante da torcida do Flamengo é o volante Jorginho. A carreira do jogador de 33 anos foi inteiramente na Europa e será a primeira vez que o camisa 21 vai jogar no Brasil.

O Flamengo deve começar jogando neste sábado com Rossi, Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz, Alex Sandro; Allan, Jorginho, Nico De La Cruz; Arrascaeta, Gonzalo Plata e Bruno Henrique.

Pelo lado do Tricolor, o clássico marca o início da segunda passagem de Crespo como técnico do São Paulo. O argentino veio para o lugar do conterrâneo Luís Zubeldía, demitido no mês passado, após derrota por 3 a1 para o Vasco, dentro do Morumbis. Crespo terá de lidar com a ausência do atacante Luciano no confronto contra o Rubro-Negro carioca. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada e terá de cumprir suspensão.

A provável escalação do São Paulo contará com Rafael, Arboleda, Alain Franco e Sabino, Cédric; Alisson Bobadilha, Marcos Antônio e Enzo Dias; Oscar e André Silva.