Fortaleza confirma contratação de Renato Paiva

O Fortaleza Esporte Clube anuncia a contratação do técnico Renato Paiva, que firma acordo com o Leão do Pici até 31 de dezembro de 2026. Junto ao treinador, chega à sua comissão técnica composta pelos auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel Santos, além do treinador de goleiros Rui Tavares.

O novo treinador chega ao Centro de Excelência Alcides Santos na tarde desta quinta-feira (17) para comandar seu primeiro treino junto ao elenco e staff, além de conhecer as instalações e funcionários.

Na atual temporada, o experiente português de 55 anos conduziu o Botafogo na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, na qual se destacou vencendo o PSG na fase de grupos e se classificando para as oitavas de final. Além disso, levou a equipe carioca às oitavas da CONMEBOL Libertadores e Copa do Brasil.

Paiva iniciou sua experiência no futebol brasileiro em 2023 comandando a equipe do Bahia, no qual conquistou o título do Campeonato Baiano.

–  A escolha do Renato Paiva atende alguns critérios: primeiro, é um treinador que tem muito conteúdo, de uma escola muito boa de futebol, que tem um método de trabalho, variação de treinamentos, de forma de jogar, um profissional que de fato tem conteúdo e repertório de trabalho. O fato dele conhecer o futebol brasileiro foi muito importante também, queríamos um profissional que já conhecesse a Série A, adversários, logísticas, arbitragem e forma de disputa. O fato dele ter trabalhado no Nordeste foi um fator também que teve uma influência, já conhece a região, o clima das cidades, um pouco da logística que é mais distante e o calor do povo nordestino. Um treinador que estava atuando no mais alto nível, na primeira prateleira, que foi o Mundial de Clubes, onde o Botafogo fez uma boa campanha vencendo o Campeão da Europa e fazia também uma boa campanha no Campeonato Brasileiro – pontuou o CEO do Fortaleza EC SAF, Marcelo Paz. 

Na Europa, Paiva teve uma passagem de destaque pelas categorias de base do Benfica, trabalhando por 15 anos formando grandes talentos, onde comandou o time B entre 2019 e 2020.

Seguindo para o futebol sul-americano, o treinador obteve sucesso no Independiente del Valle levando a equipe ao título de Campeão Equatoriano pela primeira vez na história, além disso comandou o time na CONMEBOL Libertadores em 2022.

– As informações que pegamos de pessoas que trabalharam com ele, tanto de atletas quanto profissionais de comissões técnicas e de clubes, foram de informações positivas, como de ambiente, envolvimento com o grupo e  compromisso com o trabalho. Também tenho que valorizar que desde do primeiro contato ele se mostrou interessado, ele acredita no projeto do Fortaleza, acredita que é um Clube que dá tempo de trabalhar seus treinadores, um clube que vem crescendo, que tem a organização como um dos pilares. Somados a esses fatores, entendemos que foi uma boa escolha para seguir o nosso trabalho, atingir os objetivos da temporada para recuperar o melhor futebol que o Fortaleza tem – finalizou o CEO. 

O treinador também trabalhou no futebol mexicano pelo Club León em 2022 e Toluca na temporada de 2024.

– Buscamos um treinador que tivesse o conhecimento e funcionamento do Campeonato Brasileiro e assim chegamos ao nome do Renato Paiva, que disputou o início da competição com o Botafogo, e que trabalhou no Bahia na temporada de 2023. Conhece a dificuldade de logística, o mercado e o contratamos principalmente pelo conhecimento, é um cara muito estudioso do futebol. As informações que nós buscamos dele é que uma boa pessoa de relacionamento com todos os funcionários, com todo o staff do clube, isso é para a gente é fundamental para ter sucesso aqui no Fortaleza. Um treinador que conhece muito a parte tática também, estava recentemente disputando o mais alto nível no Mundial de Clubes. Um técnico em que o jogador tem respeito, pelo nome e grandeza, então vamos torcer para que ele faça o grande trabalho aqui e que conquiste títulos – exaltou o Diretor de Futebol, Sérgio Papellin.

FICHA TÉCNICA

Nome: Renato Manuel Alves Paiva
Data de nascimento: 22/03/1970 – 55 anos
Naturalidade: Pedrógão Pequeno, Portugal
Clubes: Benfica-POR, Independiente del Valle-EQU, Club León-MEX, Bahia-BA, Toluca-MEX e Botafogo-RJ.

Trump é avaliado por médicos e tem doença vascular confirmada

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 79 anos, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (17).

Trump dentro do carro usando máscara
Twitter / Reprodução

O diagnóstico ocorreu após o presidente ser avaliado por uma equipe médica devido a um inchaço na parte inferior das pernas e hematomas nas mãos, que vinham gerando especulações sobre seu estado de saúde.

Trump foi submetido a exames e a um ultrassom para investigar os sintomas. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, minimizou a condição, afirmando que se trata de algo “comum, particularmente em indivíduos com mais de 70 anos”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Causas e tratamento

A insuficiência venosa crônica ocorre quando as veias das pernas têm dificuldade para enviar o sangue de volta ao coração, podendo causar dor, inchaço, cãibras, varizes e alterações na pele. Embora não tenha cura, a condição é tratável.

Fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo, histórico familiar e o hábito de passar muito tempo sentado ou em pé.

UOL

Em entrevista ao portal UOL, a médica Ana Alyra Garcia Carvalho explicou que o tratamento pode envolver exercícios físicos, uso de meias de compressão e medicamentos específicos para aliviar os sintomas.

Governador de Sergipe e o União Brasil: desunidos no Brasil, unidos no Estado

Uma complexa equação se desenha para 2026, colocando à prova alianças locais e nacionais.

O governador Fábio Mitidieri (PSD) já declarou publicamente que seu candidato à presidência é Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fábio Mitidieri e André Moura
Fábio Mitidieri e André Moura|arquivo

Seu principal aliado e candidato ao Senado, o ex-deputado André Moura, preside o União Brasil em Sergipe, um partido que, apesar de ocupar ministérios no governo federal, já bateu o martelo: não apoiará a reeleição de Lula em 2026.

Em agosto, o União Brasil formalizará no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a criação de uma federação com o Progressistas (PP), partido comandado no estado pelo senador Laércio Oliveira.

A nova legenda, que se chamará União Progressistas, funcionará como um só partido, e a aliança deve ser mantida por, no mínimo, quatro anos.

Se a federação União Progressistas, em âmbito nacional, marchar em oposição a Lula, como fica a aliança de Mitidieri e Moura em Sergipe? Como um governador que apoia o presidente manterá em seu palanque um candidato ao Senado cujo partido (agora federado) trabalha contra a reeleição do petista?

Quem apoiará quem para Presidente da República?

Foragido da Bahia há 5 anos é preso pelo Cope em Aracaju

A Polícia Civil, por meio do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), prendeu um homem de 27 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Jeremoabo, no estado da Bahia.

Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) da Polícia Civil de Sergipe
SSP/SE

A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 17, no bairro São Conrado, em Aracaju.

O investigado estava foragido da Justiça há mais de cinco anos e responde pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Ele foi um dos alvos da Operação Espectro, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia em 2018, que desarticulou um grupo criminoso envolvido com o tráfico de entorpecentes.

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado às autoridades competentes e aguarda a realização de audiência de custódia, permanecendo à disposição da Justiça.

Fortaleza anuncia contrato de ex-Palmeiras

O Fortaleza Esporte Clube comunica a contratação do goleiro Vinicius Silvestre até 31 de dezembro de 2026. O atleta já chegou ao Pici e fez seu primeiro treinamento com o grupo.

Fortaleza contrata goleiro Vinicius Silvestre, ex-Palmeiras
Divulgação

O goleiro, de 31 anos, estava atuando no futebol português na equipe do Portimonense, onde jogou nas duas últimas temporadas, somando 51 partidas entre Segunda Liga e Taça de Portugal.

– A contratação do Vinicius foi uma situação de emergência. Então, optamos por trazê-lo pela experiência já adquirida para poder estar à disposição nos próximos jogos. O goleiro tem uma escola muito boa, pois começou no Palmeiras, tem o perfil de bom crescimento visando também a próxima temporada. Chega disposto e feliz para ajudar bastante o Fortaleza – falou o Diretor de Futebol, Sérgio Papellin. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Cria da base do Palmeiras, Vinicius Silvestre tem boa envergadura e velocidade de reação. Na equipe profissional alviverde, conquistou títulos sendo Bicampeão da CONMEBOL Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. O goleiro também teve passagem pela Ponte Preta.

– Todos sabem da situação de emergência que precisamos no momento, o Vinicius já era um nome que já estávamos acompanhando há dois anos e na época que estava no Palmeiras. Temos as melhores referências sobre ele, sejam dos treinadores e dos clubes que ele passou. Acompanhamos os últimos anos dele em Portugal, onde ele atuou e desenvolveu em campo. Um goleiro seguro, equilibrado, que com 31 anos já tem uma certa experiência, formação no Palmeiras e com rodagem na Europa e agora volta para o Brasil. Tem 1,95 metros de altura, uma envergadura e idade muito boas, e que a gente entende que vem para nos ajudar nesse momento e dar sequência ao trabalho – explicou o Assessor Executivo de Futebol, Marcelo Boeck.

Vinicius já está regularizado pelo BID da CBF e à disposição para atuar nos próximos jogos do Tricolor de Aço.

FICHA TÉCNICA
Nome: Vinicius Silvestre da Costa
Data de nascimento: 28/03/1994 – 31 anos
Posição: Goleiro
Altura: 1,95m
Naturalidade: São Paulo-SPClubes: Palmeiras-SP, Ponte Preta-SP, CRB-AL e Portimonense-POR

Prefeita sentada na janela de carro de luxo viola leis em Sergipe

A prefeita do município de Umbaúba, Juliana Cardoso (Republicanos), gerou polêmica nas redes sociais ao publicar um vídeo em que aparece sentada na janela de um carro de luxo em movimento.

Prefeita de Umbaúba, Juliana Cardoso (Republicanos), transitando na janela de um carro de luxo em povoado do município
Reprodução

Gravado no Povoado Tauá, o vídeo mostra a gestora percorrendo uma rua em mau estado de conservação, enquanto promete a realização de uma obra de asfaltamento, num formato de ‘antes e depois’.

A atitude da prefeita, no entanto, repercutiu negativamente. Internautas apontaram que Juliana Cardoso infringiu as leis de trânsito e também criticaram a ostentação, considerando o uso de um veículo de luxo em clara desconexão com a realidade local.

Reprodução

O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) afirma que a conduta viola pelo menos dois artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

  • Art. 167, por não utilizar o cinto de segurança;
  • Art. 235, que proíbe a condução de pessoas nas partes externas do veículo.

Até o momento, a prefeita Juliana Cardoso não se manifestou publicamente sobre a repercussão do vídeo.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.


NE Notícias, da redação

Veja como cada parlamentar de Sergipe votou no PL do Licenciamento Ambiental

A Câmara dos Deputados aprovou, por 267 a 116 votos, o PL 2159/2021, projeto que flexibiliza as regras para o licenciamento ambiental no Brasil.

Sessão da Câmara dos Deputados. Brasília (DF), 16/07/2025.
Lula Marques|Agência Brasil

A votação ocorreu na calada da madrugada desta quinta-feira (17), encerrando-se às 3h40, e gerou reação imediata de ambientalistas, que apontam riscos ao permitir novas regras para exploração de petróleo na margem equatorial e a liberação de mineração com menos exigências de análise prévia, batizando a proposta de “PL da Devastação”.

Entre os pontos polêmicos do texto está a Licença por Adesão e Compromisso (LAC), modalidade que permite ao empreendedor autodeclarar o compromisso com medidas ambientais e já obter licença, sem necessidade de estudos prévios.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para especialistas, a medida abre brecha para riscos ambientais, já que terceiriza a fiscalização para quem tem interesse comercial direto.

Do outro lado, o relator Zé Vitor (PL-MG), coordenador político da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), defende que o projeto apenas estabelece padrões e prazos, acelerando investimentos sem afrouxar leis ambientais: “O Brasil precisa de produtividade e segurança jurídica para continuar produzindo de forma sustentável”, justificou.

Veja como votaram os deputados sergipanos:

  • Icaro de Valmir (PL-SE): Sim
  • Delegada Katarina (PSD-SE): Sim
  • Nitinho (PSD-SE): Sim
  • João Daniel (PT-SE): Não
  • Rodrigo Valadares (União-SE): Sim

Com isso, a maioria da bancada de Sergipe apoiou o projeto que ainda aguarda a sanção do presidente Lula (PT).

UOL


NE Notícias, da redação

Funcionário é preso por furto em condomínio de Aracaju

Policiais civis da 2ª Delegacia Metropolitana (DM) prenderam em flagrante, na tarde desta quarta-feira (16), um homem suspeito de furto em um condomínio residencial situado em Aracaju

Policiais civis da 2ª Delegacia Metropolitana (DM) de Aracaju
Polícia Civil

De acordo com as investigações, o investigado exercia a função de supervisor e praticou o crime no próprio local de trabalho.

A ação policial foi coordenada pelos delegados Gregório Bezerra e Carlos Pereira, que conduziram as diligências que resultaram na prisão do suspeito.

A Polícia Civil reforça seu compromisso com a segurança da população sergipana e solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos sejam repassadas, de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.


Polícia Civil

Cope prende em São Paulo sujeito que aplicou golpe em Sergipe

Policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prenderam, em São Paulo, nesta quinta-feira (17), um homem de 26 anos investigado por aplicar um golpe de R$ 15 mil contra uma vítima de Sergipe.

Cope prende homem em São Paulo que aplicou golpe em Sergipe
Polícia Civil

A prisão ocorreu no bairro Elísia Maria, com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) da Polícia Civil de Sergipe e da 3ª Delegacia sobre Violação de Dispositivos Eletrônicos e Redes de Dados do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil paulista. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo as investigações, o crime ocorreu em agosto de 2024, quando a vítima recebeu uma ligação telefônica, supostamente de um banco, informando sobre transações fraudulentas em sua conta. Com isso, ela foi induzida a transferir cerca de R$ 15 mil para uma conta bancária indicada pelo suspeito.

Após perceber que havia sido enganada, a vítima registrou boletim de ocorrência. A partir daí, foram iniciadas diligências que culminaram na identificação e localização do responsável por operar o esquema criminoso.

O suspeito foi preso na capital paulista e conduzido a uma unidade policial. Ele está à disposição do Poder Judiciário, devendo passar por audiência de custódia.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da sociedade. Informações e denúncias podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Pesquisa mostra Lula liderando para 2026

Uma nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), traçou os possíveis cenários para as eleições presidenciais de 2026, apontando o presidente Lula (PT) na liderança nas simulações de primeiro turno.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva após cirurgia no hospital Sírio-Libanês. São Paulo (SP), 15/12/2024.
Ricardo Stuckert|Divulgação

No segundo turno, Lula aparece tecnicamente empatado com Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) dentro da margem de erro, mas descolado dos demais nomes.

O levantamento mostra também uma mudança de percepção: embora a maioria dos brasileiros ainda se declare contrária à candidatura de Lula à reeleição, esse percentual caiu de 66% (em maio) para 58%. Entre os favoráveis à reeleição do petista, houve crescimento de 32% para 38% dos entrevistados.

Cenários do 1º Turno

Cenário 1 – Com Bolsonaro

  • Lula (PT): 32%;
  • Jair Bolsonaro (PL): 26%;
  • Ciro Gomes (PDT): 8%;
  • Ratinho Júnior (PSD): 6%;
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 3%;
  • Romeu Zema (Novo): 2%;
  • Indecisos: 9%;
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 14%.

Vale lembrar que Bolsonaro segue inelegível até 2030, por decisão da Justiça Eleitoral.

Cenário 2 – Com Michelle Bolsonaro

  • Lula (PT): 30%;
  • Michelle Bolsonaro (PL): 19%;
  • Ciro Gomes (PDT): 10%;
  • Ratinho Júnior (PSD): 7%;
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 5%;
  • Romeu Zema (Novo): 4%;
  • Indecisos: 9%;
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 16%.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Cenário 3 – Com Tarcísio de Freitas

  • Lula (PT): 32%;
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 15%;
  • Ciro Gomes (PDT): 12%;
  • Ronaldo Caiado (União Brasil): 5%;
  • Romeu Zema (Novo): 4%;
  • Indecisos: 11%;
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 21%.

2º Turno

A pesquisa também simulou possíveis disputas no segundo turno. Veja os principais cenários:

Lula x Bolsonaro

  • Lula (PT): 43% (eram 41% em junho);
  • Jair Bolsonaro (PL): 37% (eram 41%);
  • Indecisos: 4% (eram 5%);
  • Branco/nulo/não vai votar: 16% (eram 13%).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Lula x Tarcísio

  • Lula (PT): 41% (mesmo índice de junho);
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 37% (eram 40%);
  • Indecisos: 7% (eram 5%);
  • Branco/nulo/não vai votar: 16% (eram 14%).

Tarifaços de Trump

Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, as simulações de segundo turno já mostram os efeitos negativos para Bolsonaro pela associação ao tarifaço de Donald Trump contra o Brasil.

Ainda de acordo com Nunes, o impacto atinge também Tarcísio de Freitas, que teve desempenho pior em relação ao levantamento anterior.

Dados da pesquisa

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada de 10 a 14 de julho. Foram ouvidas 2.004 pessoas maiores de 16 anos em 120 municípios, com margem de erro estimada em 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Confira a pesquisa na íntegra:

Lula lidera em todos os cenários para as eleições de 2026 by NE Notícias