Pedro sai do banco e garante vitória do Flamengo

Após uma semana conturbada, o atacante Pedro mudou a história do clássico carioca Fla x Flu na noite deste domingo (20) ao marcar o gol da vitória rubro-negra, aos 39 minutos do segundo tempo, 18 minutos após deixar o banco de reservas.

Centroavante Pedro beijar bandeira do Flamengo
Adriano Fontes|CRF

Com o triunfo na 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Flamengo segue firme na briga pelo título. Está em segundo lugar, com 30 pontos, a apenas três de alcançar o líder Cruzeiro.

Essa foi a primeira atuação do centroavante depois de conflitos com integrante da diretoria do clube, culminando com repreensão do técnico Filipe Luís, durante entrevista coletiva no início da semana [assista aqui]. Pedro não entrou em campo nos dois últimos jogos do Rubro-Negro. Ao final da partida deste domingo (20), aclamado pela torcida, Pedro deu um longo depoimento sobre o que viveu nos últimos dias.

“Sem dúvida, muito feliz pelo gol de hoje, um momento importante para mim, individualmente falando. Quero agradecer aos companheiros, à torcida também. A vitória, sem dúvida, não é só minha porque eu fiz gol, mas de todo mundo, de todo o coletivo”, disse o jogador em entrevista ao canal Premiere.

“Foi uma semana bem diferente, bem turbulenta, bem abaixo do que eu poderia produzir, após um episódio que mexeu comigo, um vazamento que expôs a minha pessoa. Acho que não teve respeito por tudo que eu fiz nesses cinco anos. E, sem dúvida nenhuma, essa postagem de um membro da diretoria mexeu com o meu emocional. Acho que foi uma semana difícil para mim, mas pude receber o acolhimento dos companheiros. O aprendizado que eu tenho é que não deveria ter levado esse vazamento para o meu coração. Toda vez que eu visto essa camisa é uma alegria imensa, me sinto em casa, como torcedor, como jogador. Sempre dei minha vida pelo Flamengo. Mas não quero mais falar sobre isso. Hoje graças a Deus foi uma resposta, como eu sempre faço em campo. Da mesma maneira que eu estou reconhecendo que eu tive a semana abaixo, eu espero que quem me feriu, esse membro da diretoria também reconheça o erro“, desabafou Pedro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O centroavante referiu-se ao vazamento de prints (imagens da tela do celular) de uma conversa entre um dirigente do Flamengo e um jornalista, cujo assunto seria a possível venda do jogador por 15 milhões de euros. Depois disso, Pedro foi repreendido pelo técnico Filipe Luís durante entrevista coletiva e não entrou em campo nos dois últimos jogos.

O Jogo

O primeiro tempo do clássico carioca foi sem emoção. Embora com mais posse de bola (68%), o Rubro-Negro parou na eficiente marcação tricolor. Pouco criativo e nada ofensivo, o Flamengo não deu trabalho ao goleiro Fábio. Já o Flu, bem posicionado na defesa, apostou nos contra-ataques. Mesmo chegando com mais facilidade à área adversária, o Tricolor também falhava nas finalizações.

A melhor chance de gol na partida foi do Fluminense, aos 43 minutos, com um chute de fora da área do volante Bernal, direto nas mãos do goleiro Rossi.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na volta do intervalo, o Flamengo foi mais ofensivo, mas pouco eficaz. Luiz Araújo chegou a cobrar três escanteios, com finalizações sem perigo ao gol de Fábio. Na terceira, aos 24 minutos, Luiz Araújo mandou a bola na área e Ortiz desvio de cabeça por cima do travessão. O Rubro-Negro seguiu com mais posse de bola (70%), mas a partida seguia insossa.

Já na reta final, aos 39 minutos, em mais uma cobrança de Luiz Araújo na área, Ortiz desviou de cabeça, a bola foi em direção à segunda trave e Pedro atento se jogou e a empurrou para o fundo da rede.

Veja os melhores momentos:

GE

Preta Gil morre aos 50 anos nos EUA após luta contra o câncer

A cantora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20) após lutar contra o câncer. Preta Gil estava nos Estados Unidos desde maio fazendo tratamento.

Morre Preta Gil, vítima de câncer
Instagram oficial

Pelas redes sociais, a família divulgou uma nota, lamentando a morte da artista e afirmando que agora cuida dos procedimentos para trazê-la para ser enterrada no Brasil.

“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, disse a nota, publicada no perfil do seu pai, o também músico Gilberto Gil.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ela descobriu o câncer no intestino no início de 2023. O diagnóstico impediu que seu bloco de carnaval, o Bloco da Preta, saísse naquele ano. “Estive nos últimos seis dias internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio, por conta de um desconforto que vinha sentindo e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino”, disse ela, em janeiro daquele ano.

Filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta Maria Gadelha Gil Moreira faria 51 anos em poucos dias, em 8 de agosto. Ela deixa um filho, Francisco Gil.

G1

Dona de uma risada contagiante e um talento que trazia no sangue, ela lançou seu primeiro disco, Prêt-à-Porter em 2003. E a capa, onde aparece nua e com partes do corpo cobertas apenas por fitas do Senhor do Bonfim, chamou atenção da mídia nacional. Mas sua voz e música acabaram se impondo e ela engatou uma carreira com quatro discos e shows por todo o Brasil, além de participação em blocos de carnaval.

Condolências

Também pelas redes sociais, o presidente Lula lamentou o falecimento de Preta Gil. O presidente não poupou elogios à cantora, a quem chamou de “talentosa e batalhadora em tudo que fazia”.

Reprodução

“Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta”, disse Lula. O presidente também afirmou que, assim que soube da notícia, telefonou para Gilberto Gil para oferecer palavras de conforto. Gilberto Gil foi seu ministro da Cultura entre 2003 e 2008.

EXTRA! Vice-governador tem mal súbito e está internado

Zezinho Sobral
Assessoria

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, teve um mal-estar neste domingo (20), na Praia da Caueira, no município de Itaporanga D’Ajuda.

Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e encaminhado para acompanhamento hospitalar.

Zezinho está internado em observação, sob cuidados médicos, realizando exames e o quadro de saúde é considerado estável.


FaxAju

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou neste domingo (20) que não vai renunciar ao cargo. Em março deste ano, o parlamentar, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, pediu licença do mandato e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política.

Eduardo Bolsonaro durante entrevista a imprensa. Brasília (DF) 19/11/2024
Lula Marques|Agência Brasil

De acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a licença de 120 dias termina hoje, e o deputado pode ser cassado por faltas ao não retornar ao Brasil.

Durante uma live realizada nas redes sociais, o deputado disse que vai conseguir “levar o mandato” por mais três meses.

“Eu não vou fazer nenhum tipo de renúncia. Se eu quiser, eu consigo levar meu mandato, pelo menos, até os próximos três meses”, afirmou.

No STF, Eduardo é investigado pela sua atuação junto ao governo norte-americano para promover medidas de retaliação contra o Brasil e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e tentar barrar o andamento da ação penal na Corte sobre a trama golpista, que tem seu pai como um dos réus.

Na transmissão, o deputado voltou a criticar o ministro Alexandre de Moraes e ironizou a decisão do governo do presidente Donald Trump que suspendeu o visto de ministros do STF.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ele também comentou a decisão na qual Moraes afirmou que o parlamentar “intensificou as condutas ilícitas” e determinou que entrevistas e postagens recentes nas redes sejam incluídas na investigação.

“O cara que se diz ofendido [Moraes], ele pega e junta no processo que ele abriu. O cara que vai me julgar, ele vai ver o que eu faço na rede social. Então, você da Polícia Federal, que está me vendo, um forte abraço. A depender de quem for, está sem visto”, disse.

O deputado também defendeu a anistia para Jair Bolsonaro e afirmou que está “disposto a ir às últimas consequências”.

“É para entender que não haverá recuo. Não é jogar não para ver se depois dá certo, achar um meio-termo. Não estou aqui para isso”, completou.

Na sexta-feira (18), no mesmo inquérito em que Eduardo é investigado, Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) e foi obrigado a colocar tornozeleira eletrônica e proibido de sair de casa entre 19h e 6h.

As medidas foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes após a PGR alegar risco de fuga do ex-presidente, que é réu na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 e deve ser julgado pelo Supremo em setembro. 

Palmeiras e Flamengo ganham com o maior negócio feito pelo Benfica

A venda do volante Richard Ríos pelo Palmeiras se tornou o maior negócio da história do Benfica, de Portugal. O clube português desembolsou 30 milhões de euros (quase R$ 195 milhões) para contratar o jogador colombiano.

Richard Ríos renova com Palmeiras
Cesar Greco|Palmeiras

A transação representa um lucro significativo para o Palmeiras, que detinha a maior parte dos direitos econômicos do atleta. O clube alviverde ficará com 70% do valor, o que corresponde a aproximadamente R$ 136 milhões.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outros clubes brasileiros também se beneficiam do negócio. O Flamengo, por conta do mecanismo de solidariedade da FIFA, tem direito a 6,6% da transferência, o que significa um ganho de cerca de R$ 13 milhões. O Guarani, ex-clube de Ríos, também assegurou uma fatia importante de 13,4%, recebendo aproximadamente R$ 26 milhões.

O atleta receberá 10% como parte do acordo.

UOL

Londrina vence Itabaiana e chega ao G-3 da Série C

Jogando em casa na noite deste sábado (19), o Londrina superou o Itabaiana por 2 a 0, em partida válida pela 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O confronto aconteceu no estádio Vitorino Gonçalves Dias, no Paraná.

Londrina vence Itabaiana e chega ao G-3 da Série C
Rafael Martins|Londrina Esporte Clube

Os donos da casa abriram o placar logo aos 17 minutos do primeiro tempo e ampliou ainda antes do intervalo, com gol marcado por Iago Teles. O Tricolor da Serra voltou do vestiário exibindo maior volume de jogo, mas a vantagem do tubarão se manteve até o apito final.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

E agora?

Com o resultado, o Londrina assumiu o terceiro lugar na tabela, alcançando 23 pontos. O Itabaiana, por sua vez, permanece com 11 pontos e pode encerrar a rodada na zona de rebaixamento. O próximo compromisso do clube sergipano será no próximo domingo, quando recebe o Ituano no estádio Mendonção, em Itabaiana.

Veja os melhores momentos:

SportyNet

Ex-presidente da CBF morre na madrugada deste domingo

Morreu na madrugada deste domingo, aos 93 anos, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin.

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin, morre na madrugada deste domingo
CBF|Divulgação

Internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Marin não teve a causa da morte divulgada. O velório acontecerá ainda hoje na capital paulista.

Marin comandou a CBF entre 2012 e 2015, período em que esteve à frente da entidade durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sua trajetória pública vai além dos gramados: advogado de formação, ele fez carreira política em São Paulo, atuando como vereador, deputado estadual e chegando a governador em 1982. Marin também presidiu a Federação Paulista de Futebol.

Em 2015, foi preso na Suíça em uma operação do FBI, envolvido em um caso de corrupção investigado pela Fifa. Dois anos depois, foi condenado nos Estados Unidos e cumpriu pena até 2020, sendo libertado em razão da pandemia de Covid-19. Em 2023, sofreu um AVC.

Renúncia de cargo três anos antes do fim do mandato

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) comunicou oficialmente a renúncia de seu presidente, João Pedro Nascimento, que deixou o comando da autarquia após três anos de mandato, encerrando a gestão que deveria se estender até 2027. Segundo a nota da CVM, Nascimento alegou “razões pessoais” para a decisão.

João Pedro Nascimento renúncia cargo três anos antes do fim do mandato
Geraldo Magela|Agência Senado

No entanto, sua saída ocorre em meio a pressões políticas e questionamentos sobre um possível conflito de interesses, como relatou o jornal O Globo. Recentemente, ele foi convocado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos, ocasião em que negou qualquer irregularidade.

Agora, a indicação de um novo presidente cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a legislação, o diretor mais antigo, Otto Lobo, assume interinamente a presidência da CVM, órgão responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais do país.

Leia nota na íntegra

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) comunica que se encerrou o mandato do Presidente João Pedro Nascimento à frente da Autarquia. Nascimento, que iniciou seu mandato em 18/7/2022, renunciou ao cargo, após três anos de exercício da função, por motivos pessoais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O mandato de João Pedro Nascimento foi marcado por ações que buscaram a democratização e a modernização do mercado de capitais brasileiro. Mais informações podem ser verificadas aqui.

A CVM agradece a João Pedro Nascimento pelo período em que esteve no comando da Autarquia e deseja sucesso em seus futuros projetos.

Próximos passos

Em linha com o disposto no art. 6º da Lei 6385/76, caberá à Presidência da República indicar um novo nome para presidir a CVM. Interinamente, também em linha com o disposto no §5º do referido art. 6º, o diretor mais antigo – atualmente, o diretor Otto Lobo – responderá pelas atribuições competentes ao presidente da Autarquia.


Com informações de O Globo

ANPR repudia revogação de vistos de Gonet e ministros do STF

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público manifestar sua preocupação e repúdio diante da notícia de revogação do visto do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e de ministros do Supremo Tribunal Federal, determinada ontem pelo governo dos Estados Unidos da América.

Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, durante Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário, em 03/02/2025
Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, durante Sessão do STF – Fellipe Sampaio|STF

O Procurador Paulo Gonet é um membro respeitado do Ministério Público Federal, com trajetória reconhecida por sua dedicação ao cumprimento da Constituição e das leis brasileiras.

A revogação de seu visto representa não apenas um gesto desproporcional e incompatível com o histórico de atuação técnica do Procurador-Geral da República, mas também uma ofensa à independência e à autonomia de todo o Ministério Público brasileiro, uma inaceitável tentativa de intimidação de uma instituição nacional.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

É dever do Ministério Público atuar com independência, isenção e responsabilidade. O Poder Judiciário no Brasil atua igualmente de modo independente, em estrita observância ao Estado de Direito. Nenhum agente público destas instituições deve ser punido por cumprir sua função constitucional, muito menos por um outro país, em um claro desrespeito à soberania nacional e ao princípio da não intervenção.

A ANPR está acompanhando o caso com atenção, prestando total apoio institucional ao associado.

Reiteramos nossa confiança na missão constitucional do Ministério Público e na retidão da atuação do Procurador Paulo Gonet, certos de que o diálogo institucional prevalecerá com base no respeito mútuo e nos princípios do Estado de Direito.

Brasília, 19 de julho de 2025.

Diretoria da ANPR

Associação Nacional dos Procuradores da República

Brasil derrota a Turquia

Já classificada, antecipadamente, à fase final da Liga das Nações de vôlei masculino, a seleção brasileira se isolou na liderança da competição ao derrotar a Turquia neste sábado (19), em Chiba (Japão). Foi a 10ª vitória da amarelinha em 11 partidas – o único revés foi para Cuba, na primeira semana de jogos. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho superou os alemães por 3 sets a 1 (parciais de 25-22, 26-24, 22-25 e 25-22) e totalizou 29 pontos, sete a mais que a vice-líder Itália. O Brasil encerra a primeira fase (classificatória) neste domingo (20), contra a Alemanha (11ª na tabela), a partir das 2h30 (horário de Brasília).ebcebc

A novidade em quadra neste sábado (19) foi o retorno do ponteiro Lucarelli, recuperado de uma lesão no ombro direito. Campeão olímpico na Rio 2016 e também na conquista do título do Brasil na Liga das Nações, em 2021, o jogador fez sua hoje na competição, usando a braçadeira de capitão.

“Estou muito feliz de poder voltar, não via a hora de estar em campo de novo, de poder contribuir. Acho que foi fácil [o jogo] pelo grupo que a gente tem hoje: todo mundo se ajudar, todo mundo que o bem de todo mundo. Acho que todo mundo estava ali no início me dando força, porque mesmo eu sendo experiente, estava há algum tempo sem jogar. Então foi muito bacana, ter essa vitória muito importante, garantir o primeiro lugar. No segundo set conseguimos nos recuperar e isso mostra muito a força mental que este grupo vem apresentando nos últimos jogos. Tô muito feliz de ter voltado”, reiterou o ponteiro, que ficou fora das quadras por quase quatro meses, após lesão sofrida no final da temporada no Japão.

O maior pontuador em quadra neste sábado (19) foi o oposto Darlan, que anotou 28 acertos (cinco aces, 22 pontos de ataque e um no bloqueio). Ele entrou no lugar do irmão Alan, poupado por Bernardinho, assim como o central Flávio.

A seleção ficou sabendo hoje (19) que a anfitriã China será a adversária nas quartas de final. O país tem vaga assegurada por sediar a fase final da Liga das Nações. O jogo está programado para o dia 30 de julho (uma quarta-feira), na cidade de Ningbo, no leste do país asiático. Das 18 seleções participantes da primeira fase, apenas oito avançarão à fase final (mata-mata).

O técnico Bernardinho já definiu os 14 jogadores relacionados para o duelo contra a Alemanha neste domingo (20):  Brasília e Cachopa (levantadores); irmãos Alan e Darlan (opostos);  Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lukas Bergmann, Lucarelli e Maicon (ponteiros); Flavio, Matheus Pinta e Thiery (centrais); e Maique (líbero). Serão poupados para os próximos jogos o oposto Chizoba e o central Judson. 

Demais jogos do Brasil

20 de julho (domingo) – Alemanha x Brasil – 2h30 – Chiba, Japão   

Fase final – de 30 de julho e 3 de agosto