Eduardo Bolsonaro tem bens, contas e PIX bloqueados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) o bloqueio das contas bancárias e dos bens do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Eduardo Bolsonaro com boné de Donald Trump
Paola de Orte|Agência Brasil

Com a medida, o parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix, realizadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, seu pai, para bancar a estadia nos Estados Unidos.

Segundo o próprio Bolsonaro, cerca de R$ 2 milhões já foram enviados para Eduardo.

Em março deste ano, o deputado pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política. A licença terminou no domingo (20). O parlamentar já disse que não vai renunciar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o regimento interno da Câmara dos Deputados, o deputado pode ser cassado por faltas ao não retornar ao Brasil.

Ele é investigado no STF por incitar o governo norte-americano a adotar medidas contra o governo brasileiro e o STF em decorrência da ação penal da trama golpista, que tem Bolsonaro como um dos réus. 

CNN Brasil

Na sexta-feira (18), no mesmo inquérito, o ex-presidente foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) e foi obrigado a colocar tornozeleira eletrônica e proibido de sair de casa entre 19h e 6h.

As medidas foram determinadas pelo ministro após a Procuradoria-Geral da República (PGR) alegar risco de fuga do ex-presidente, que deve ser julgado pelo Supremo em setembro

Ao participar de podcast, Eduardo Bolsonaro informou sobre o bloqueio das contas e afirmou que nada será encontrado.

Moraes aperta o cerco e dá 24h para Bolsonaro se explicar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 24 horas para a defesa de Jair Bolsonaro se manifestar sobre o descumprimento das medidas cautelares determinadas contra o ex-presidente.

Bolsonaro exibe tornozeleira eletrônica
X|Reprodução

A medida foi determinada horas após o ministro advertir Bolsonaro sobre a publicação de links de entrevistas concedidas nos últimos dias à imprensa. Entre as medidas estabelecidas na semana passada contra o ex-presidente, figura a proibição de uso das redes sociais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na tarde desta segunda-feira (21), após a advertência do ministro, Bolsonaro exibiu a tornozeleira eletrônica ao visitar a Câmara dos Deputados, e as imagens foram publicadas em diversos perfis nas redes sociais e na imprensa.

Na sexta-feira (18), as medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), é investigado por sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visando promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo e tentar barrar o andamento da ação penal sobre a trama golpista.

Confira as medidas determinadas contra Bolsonaro

  • Uso de tornozeleira eletrônica;
  • Recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h, de segunda a sexta-feira, e integral nos fins de semana e feriados;
  • Proibição de aproximação e de acesso a embaixadas e consulados de países estrangeiros;
  • Proibição de manter contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras;
  • Proibição de uso de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros;
  • Proibição de manter contato com Eduardo Bolsonaro e investigados dos quatro núcleos da trama golpista.

Prefeita de Aracaju veta projeto de seu líder na Câmara

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, vetou nesta segunda-feira (21) o Projeto de Lei Complementar nº 6/2025, que previa a criação do serviço público de loteria municipal, a Lotaju. A decisão atende a um parecer técnico da Procuradoria-Geral do Município (PGM) que identificou três vícios de inconstitucionalidade: competência legislativa, violação a princípios constitucionais e vício de iniciativa.

Prefeita de Aracaju Emília Corrêa
Ronald Ameida|PMA

Curiosamente, o PL é de autoria do vereador Isac Silveira, líder da prefeita na Câmara.

Entre as justificativas apresentadas no parecer da PGM, destaca-se que, de acordo com parecer, o município carece de competência para legislar e explorar loterias. A Constituição Federal, no artigo 22, inciso XX, atribui à União a exclusividade sobre sistemas de consórcios e sorteios, incluindo as loterias.

“O Supremo Tribunal Federal reconhece que a competência para explorar loterias é reservada apenas à União e aos Estados, não se estendendo aos municípios”, diz o documento.

Outro argumento no parecer destaca a violação aos princípios constitucionais do pacto federativo e da livre concorrência. Segundo a PGM, criar a Lotaju daria ao município uma vantagem arrecadatória indevida, somando receitas lotéricas a repasses federais e estaduais, o que “compromete o equilíbrio federativo previsto na Constituição”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A PGM também aponta ausência de interesse local preponderante para justificar o serviço, citando que atividades lotéricas envolvem impacto econômico, proteção ao consumidor e combate a ilícitos que exigem regulamentação nacional.

Por fim, o parecer ressalta vício de iniciativa, já que a proposta interfere diretamente na estrutura administrativa municipal e na destinação de recursos, áreas que são de competência privativa do Executivo.

“A criação de serviços públicos e a definição orçamentária são atribuições exclusivas da prefeita, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município e a Constituição Estadual”, conclui o parecer.

O veto agora segue para análise na Câmara de Vereadores.


NE Notícias, com informações da PMA

URGENTE: Bolsonaro pode ser preso

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser preso caso descumpra as determinações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com receio da prisão, Bolsonaro cancelou uma entrevista que concederia ao portal Metrópoles nesta segunda-feira (21).

Ex-presidente Jair Bolsonaro
TV Brasil/Reprodução

O motivo é um novo despacho de Moraes, que proíbe expressamente a veiculação de entrevistas com o ex-presidente em redes sociais, mesmo que por terceiros. Na decisão, o ministro adverte que o descumprimento resultará na “imediata revogação [das medidas cautelares] e decretação da prisão”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Desde sexta-feira (18), o ex-presidente já cumpre uma série de restrições, como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e durante os fins de semana, e a proibição de contato com seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro.

As medidas foram impostas após a Polícia Federal (PF) apontar que o ex-presidente e seu filho estariam atuando para obter ações do governo dos EUA contra o Brasil. O objetivo, segundo as investigações, seria pressionar o STF a encerrar a ação penal em que Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado.

Confira as medidas determinadas contra Bolsonaro:

  • Uso de tornozeleira eletrônica;
  • Recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h, de segunda a sexta-feira, e integral nos fins de semana e feriados;
  • Proibição de aproximação e de acesso a embaixadas e consulados de países estrangeiros;
  • Proibição de manter contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras;
  • Proibição de uso de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros;
  • Proibição de manter contato com Eduardo Bolsonaro e investigados dos quatro núcleos da trama golpista.

NE Notícias, da redação

Vice-governador de Sergipe continua internado

O vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral (PSB), permanece internado no Hospital Primavera, em Aracaju, com estado de saúde clinicamente estável. De acordo com o mais recente boletim médico, não há previsão de alta.

Vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral
Zezinho Sobral

Zezinho Sobral deu entrada na unidade hospitalar no domingo (20), após sofrer um mal-estar na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, onde foi atendido por uma equipe do Samu.

Desde então, ele tem passado por exames complementares e segue em observação, acompanhado por familiares.


NE Notícias, da redação

Anvisa proíbe medicamentos e suplemento alimentar

Os medicamentos Colágeno + Vitamina C; L-Treonato de Magnésio; Espinheira Santa e também o Xarope da Vovó Isabel ou apenas Xarope da Vovó foram retirados da comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Xarope da Vovó Isabel
Reprodução

Além desses produtos, a Agência proibiu também a venda do ingrediente alimentar Curcumyn Long e do lote L42158 do insumo farmacêutico “Dysport® (Toxina Botulínica A), 150 U”.

As resoluções de apreensão e recolhimento desses produtos são assinadas pelo gerente-geral de Inspeção e Fiscalização, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, e publicadas no Diário Oficial da União, edição de sexta-feira, 18 de julho. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com a Resolução 2.703 da Anvisa, os medicamentos Xarope da Vovó Isabel e Xarope da Vovó são fabricados “por empresa desconhecida” e a comprovação da propaganda e comercialização do produto não possuem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

Já o fabricante do Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e da Espinheira Santa – Grupo Nutra Nutri Ltda – “não possui autorização de funcionamento” da Anvisa. Os três produtos também não têm registro, notificação ou cadastro na agência.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No caso do lote L42158 do Dysport®, o problema é que a empresa fabricante Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda “não reconhece o lote como original, se tratando, portanto, de falsificação.”

Por fim, a Anvisa considerou que o suplemento alimentar Curcumyn Long “não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção”, conforme descreve Resolução 2.705.

Para mais esclarecimentos, acesse os canais de atendimento da Anvisa disponíveis no portal da Agência.

Prefeitura de Aracaju paga salários de julho aos servidores

A Prefeitura de Aracaju realiza, nesta segunda-feira, 21, o pagamento da folha salarial referente ao mês de julho de 2025 para todos os servidores municipais.

ARACAJU: Salários dos servidores da prefeitura
Karla Tavares|AAN

Recebem na data os servidores públicos efetivos, aposentados, pensionistas, ocupantes de cargos comissionados, estagiários e servidores contratados das áreas da educação e da saúde, com os valores sendo creditados nas contas bancárias ao longo do dia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A medida reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização do servidor e a manutenção da pontualidade no pagamento dos vencimentos, mesmo diante de um cenário econômico adverso no país.

Ao todo, serão injetados mais de R$ 83 milhões na economia local com a quitação da folha líquida do mês, beneficiando mais de 17 mil servidores ativos e inativos.

A Prefeitura de Aracaju mantém um calendário unificado de pagamentos, adotado neste ano, fruto de diálogo com representantes das categorias, em reunião da Mesa de Negociação Permanente.


Prefeitura de Aracaju

Sergipe abre semana com 615 vagas de emprego

A semana inicia com 615 oportunidades de emprego para os sergipanos, ofertadas pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).

Mais de 600 vagas de trabalho estão disponíveis na plataforma GO Sergipe
Igor Matias|ASN

As vagas abrangem diversos municípios e níveis de qualificação. Confira algumas das oportunidades disponíveis:

Aracaju

  • Ajudante de obras: 5 vagas
  • Ajudante de obras civis: 2 vagas
  • Gesseiro (também para PcD): 2 vagas
  • Técnico em segurança do trabalho (também para PcD): 2 vagas
  • Pedreiro (também para PcD): 1 vaga
  • Chefe de cozinha (também para PcD): 1 vaga
  • Agente fiscal – atividades urbanas: 1 vaga
  • Carpinteiro: 1 vaga
  • Mestre de obras: 1 vaga
  • Auxiliar de logística (também para PcD): 1 vaga
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Aquidabã

  • Vendedor interno (também para PcD): 4 vagas
  • Auxiliar administrativo (também para PcD): 2 vagas
  • Operador de caixa (também para PcD): 1 vaga
  • Atendente de loja (também para PcD): 1 vaga

Campo do Brito

  • Engenheiro civil (também para PcD): 2 vagas
  • Motorista de veículos de cargas em geral: 1 vaga

Cristinápolis

  • Servente – construção civil: 2 vagas

Itabaiana

  • Supervisor de vendas comercial (também para PcD): 1 vaga

Lagarto

  • Analista financeiro – economista (também para PcD): 1 vaga

Neópolis

  • Carpinteiro (também para PcD): 1 vaga

Nossa Senhora do Socorro

  • Consultor de vendas (também para PcD): 1 vaga
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As vagas estão disponíveis na plataforma digital do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), o ‘GO Sergipe – Geração de Oportunidade’. Para se candidatar, é necessário ter a senha do portal Gov.br, do Governo Federal, e realizar o cadastro por meio do aplicativo da plataforma.

Quem precisar de auxílio para se cadastrar ou atualizar o currículo pode buscar atendimento presencial no NAT, localizado na rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju [veja mapa abaixo]. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. É preciso levar documentos pessoais, comprovante de residência e, se houver, currículo e certificados.


NE Notícias, com informações do Governo de Sergipe

Ônibus colide com poste e deixa bairro Jardins sem energia em Aracaju

Um ônibus do transporte coletivo colidiu violentamente com um poste, na manhã desta segunda-feira (21), no bairro Jardins, em Aracaju. O acidente ocorreu na Avenida Jornalista Santos Santana, ao lado do Parque da Sementeira.

Ônibus colide com poste e deixa bairro Jardins sem energia em Aracaju
Douglas Magalhães|Instagram

Com o impacto, o poste ficou praticamente caído sobre a via. O transformador foi danificado, provocando interrupção do fornecimento de energia na região. Equipe da Energisa foi acionada e realizaram os reparos, restabelecendo a energia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O motorista retirou o veículo da área de risco para que os passageiros pudessem descer com segurança. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Ainda não há informações oficiais sobre o que teria provocado o acidente.

Veja as imagens:

Ocorrências em 2025

Segundo a Energisa, só em 2025 já foram mais de 100 ocorrências de colisões em postes. A empresa reforça que, nesses casos, os condutores devem evitar sair do veículo sempre que possível, pois pode haver cabos energizados ao redor.

Em situações como esta, o atendimento da empresa pode ser solicitado pelo 0800 079 0196.


NE Notícias, da redação

Médico paulista é preso por agressão e injúria racial em hotel de luxo em Aracaju

Um médico de 44 anos foi preso na última sexta-feira (18) após agredir funcionários do Hotel Vidam, em Aracaju. A informação foi divulgada neste domingo (20) pelo grupo que administra a rede hoteleira.

Médico paulista é preso por agressão e injúria racial em hotel de luxo em Aracaju
Reprodução

Segundo o hotel, Carlos Alberto, natural de São Paulo, se hospedou na quinta-feira (17) com estadia prevista até o domingo. No entanto, na sexta-feira, ele chegou ao local apresentando sinais visíveis de embriaguez e protagonizou episódios de violência contra a equipe.

O cidadão agrediu fisicamente um dos colaboradores e cometeu crime de injúria racial contra outro. A Polícia Militar foi acionada e conduziu o suspeito à Central de Flagrantes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O caso passou por audiência de custódia, quando a juíza plantonista decidiu converter a prisão em flagrante para prisão preventiva. Na decisão judicial homologada, a magistrada destacou que o comportamento do médico demonstra “desprezo pela dignidade da pessoa humana e pela igualdade racial”.

A juíza também ressaltou o agravante de se tratar de um profissional da saúde, “com responsabilidades éticas e sociais elevadas”.

A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar todas as circunstâncias do ocorrido. O médico permanece preso e à disposição da Justiça. O processo tramita sob o número 202521200855.

Em nota, a direção do Hotel Vidam repudiou veementemente a atitude do hóspede e manifestou solidariedade aos funcionários agredidos, que estão recebendo apoio psicológico e jurídico.