Flamengo vence o Bragantino de virada

Vitória histórica! Atuando fora de casa na 16ª rodada do Brasileirão, o Flamengo mostrou grande poder de reação e venceu de virada o RB Bragantino por 2 a 1 nesta quarta-feira (23), no Estádio Cicero de Souza Marques.

Flamengo vence o Bragantino de virada
Adriano Fontes|CRF

As emoções ficaram guardadas para a segunda etapa. Após levar um gol relâmpago aos oito segundos, a equipe rubro-negra foi pra cima e conseguiu chegar à vitória com gols de Léo Pereira e Wesley.  

Com o resultado, o Mengão quebrou um tabu de 29 anos sem vencer o Bragantino em São Paulo. Na cola do líder e com um jogo a menos, o Mais Querido segue na segunda colocação com 33 pontos. 

O jogo

A partida começou com o Bragantino ficando mais com a posse de bola, trocando passes desde a defesa até a intermediária para tentar chegar ao ataque. O Flamengo, por sua vez, buscava se adaptar ao jogo. Com uma marcação de linhas altas, o time paulista dificultava o toque de bola do Rubro-Negro. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Adotando a mesma postura, o Mais Querido subiu a marcação e criou a primeira chance aos 12’. Wesley roubou a bola no campo ofensivo e achou Jorginho, que tocou para Bruno Henrique arriscar o chute da entrada da área. Cleiton fez boa defesa e evitou o gol. No decorrer do jogo, o Flamengo foi ficando mais com a posse de bola e trocava passes próximo à área do Bragantino. 

Nos minutos finais da primeira etapa, Jhon Jhon cobrou falta na entrada da área e mandou no ângulo. Rossi fez uma defesaça com a ponta dos dedos para evitar o gol dos donos da casa. As equipes foram para o intervalo sem mexer no placar. 

Na saída de bola no segundo tempo, o Bragantino abriu o placar. Jhon Jhon lançou para Lucas Barbosa, que saiu entre os defensores e entrou livre na área para vencer Rossi: 1 a 0. O Flamengo tentou responder rapidamente com Arrascaeta. Rossi lançou para Bruno Henrique, que recebeu na esquerda e tocou para o camisa 10. Ele conduziu até a entrada da área e bateu colocado, mas a bola foi pra fora. 

Precisando buscar o empate, o time rubro-negro se mandou todo para o campo ofensivo e dominava a posse de bola tentando encontrar espaço para penetrar na defesa do Bragantino. Wallace Yan e Viña entraram em campo nos lugares de Luiz Araújo e Varela, respectivamente.

Aos 20’, o Mengão deixou tudo igual! Após cobrança de falta de Arrascaeta pela esquerda, Léo Pereira infiltrou como elemento surpresa entre a defesa e cabeceou firme para mandar no fundo das redes: 1 a 1. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após igualar o marcador, a equipe rubro-negro seguiu se impondo em campo e dominando as ações ofensivas. Muito superior na partida, o Mengão chegou à virada aos 39’! Viña fez excelente jogada pela esquerda, avançou pelo meio e tocou para Wallace Yan. O atacante ameaçou chutar e mandou para Wesley bater cruzado no cantinho para fazer 2 a 1. 

Nos minutos finais, o Flamengo conseguiu administrar o resultado e saiu de campo com uma vitória GIGANTESCA fora de casa. De quebra, o Rubro-Negro acabou com um tabu de 29 anos sem vencer o Bragantino dentro de seus domínios. 

GE

Flamengo

Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela (Viña); Evertton Araujo, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo (Wallace Yan), Bruno Henrique e Pedro (Juninho). 
Técnico: Filipe Luís. 

RB Bragantino

Cleiton; Andrés Hurtado, Pedro Henrique (Eduardo Santos), Guzmán e Guilherme Lopes; Gabriel, Eric Ramires (Praxedes) e Jhon Jhon; Henri Mosquera (Vinicinho), Lucas Barbosa e Sasha (Isidro Pitta).
Técnico: Fernando Seabra.  

Agenda da semana

O Mais Querido volta a campo no próximo domingo (27) para enfrentar o Atlético-MG, às 20h30, no Maracanã, pela 17ª rodada do Brasileirão.

Ficha técnica

RB Bragantino 1×2 Flamengo – Campeonato Brasileiro | 16ª Rodada
Local: Estádio Cicero de Souza Marques – Bragança Paulista (SP)
Data e horário: 23/07/2025 às 21h30
Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda (ES), Rafael da Silva Alves (RS) e Douglas Pagung (ES)
Cartões amarelos: Jorginho (FLA), Evertton Araújo (FLA), Cleiton (RBB), Wesley (FLA) e Pedro (FLA)
Gols: Lucas Barbosa (0’2ºT), Léo Pereira (20’2ºT) e Wesley (39’2ºT).

Advogados são presos por golpe milionário contra idosos

Seis advogados foram presos na terça-feira (22) na Operação Entre Lobos, deflagrada em conjunto pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de cinco estados. Foram cumpridos 13 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão.

Operação Entre Lobos, deflagrada pelo Gaeco de cinco estados, prendeu advogados por golpe milionário contra idosos
Ministério Público SC|Divulgação

Ao todo, 17 pessoas são investigadas por integrarem uma organização criminosa suspeita de lesar mais de mil idosos em dezenas de milhões de reais, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), de onde partiu a investigação que resultou na Entre Lobos.

Os mandados foram cumpridos em 13 municípios de Alagoas, da Bahia, do Ceará, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 32 milhões em contas bancárias e a apreensão de 25 veículos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um levantamento inicial identificou 215 vítimas do esquema criminoso, que perderam ao menos R$ 5 milhões, mas há indícios de que mais de mil pessoas possam ter sido lesadas e que o dano supere os R$ 30 milhões, mostram as investigações do MPSC. A idade média das vítimas é de 69 anos.

Além de integrar organização criminosa interestadual, os investigados respondem pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e patrocínio infiel, que é quando o advogado trai a confiança do cliente, agindo para prejudicar ao invés de proteger os interesses de quem o contratou.

O esquema era liderado por cinco advogados, todos presos preventivamente. Dois deles foram presos em Fortaleza, outros dois, em Salvador, e mais um, em Chapecó (SC).

Operação Entre Lobos, deflagrada pelo Gaeco de cinco estados, prendeu advogados por golpe milionário contra idosos
Ministério Público SC|Divulgação

Um dos advogados preso foi apontado pelos investigadores do Gaeco de Santa Catarina como mentor do esquema, sendo responsável pelos aspectos operacionais e a atuação digital da quadrilha.

As diligências que tiveram advogados e escritórios de advocacia como alvo foram acompanhadas por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conforme prerrogativa da profissão.

Como funcionava

Os membros da quadrilha abordavam os idosos em casa ou na rua e também pela internet, por meio de Instituto de Defesa do Aposentado e Pensionista (IDAP), uma instituição de fachada criada para direcionar as vítimas para o esquema.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sem discernimento claro do que estavam fazendo, as vítimas eram levadas a assinar contratos de cessão de crédito judicial em valores muito abaixo daqueles a receber em ações judiciais para a revisão de contratos bancários.

As cessões eram assinadas em nome de duas empresas de fachada – a Ativa Precatórios, com sede em Pinhalzinho (SC), e a BrasilMais Precatórios, que fica em Fortaleza. Outros meios predatórios de captação de clientes foram identificados em estados como Alagoas e Rio Grande do Sul.

Os investigadores apreenderam planilhas de controle financeiro detalhando a divisão de lucros, comissões pagas, investimentos e despesas da organização criminosa. Do que os advogados ganhavam na Justiça em nome das vítimas, menos de 10% era efetivamente repassado aos clientes, mostram esses documentos.

Coletiva de imprensa

Em um dos casos, destacado pelo MPSC, uma vítima ganhou na Justiça o direito a receber R$ 146.327,17, mas teve repassado apenas o valor de R$ 2,5 mil por meio da cessão fraudulenta de créditos. Em Fortaleza, dos R$ 5.106.773,12 liberados pela Justiça, as vítimas receberam somente R$ 503.750.

O Ministério Público de Santa Catarina faz uma busca ativa por mais vítimas do esquema criminoso. Quem suspeitar ter sido lesado pela quadrilha deve contatar a Promotoria de Justiça da Comarca de Modelo, em Santa Catarina, de onde partiu a investigação do caso, enviando uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o número (49) 99200-7462.

Outra opção é entrar em contato com a ouvidoria do MPSC pelo e-mail [email protected] . Por telefone, os números são (48) 3229-9306 ou 127, das 9h30 às 19h

Hospital em Aracaju opera sem licença e é alvo do MP

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Consumidor, realizou na manhã desta quarta-feira, 23, uma fiscalização no Hospital Gabriel Soares, em Aracaju. A ação conjunta contou com a participação da Vigilância Sanitária Municipal e do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE).

MPSE fiscaliza Hospital Gabriel Soares em Aracaju
Ícaro Novaes|MPSE

A unidade hospitalar tem funcionado sem licença sanitária, o que contraria as normas que regulamentam o funcionamento de estabelecimentos de saúde e representa um risco à segurança dos pacientes e dos profissionais.

Durante a inspeção, foram avaliadas as condições estruturais do hospital, a higiene dos ambientes, a regularidade dos serviços prestados e a atuação das equipes de saúde, especialmente da enfermagem.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Promotora de Justiça Euza Missano destacou que o hospital já é alvo de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo MP sergipano em razão da ausência do alvará sanitário e de outras irregularidades apontadas por órgãos de fiscalização.

“O funcionamento sem alvará é uma situação gravíssima. Já recebemos diversas denúncias do Coren e da Vigilância Sanitária, que também vêm monitorando o hospital há algum tempo. Infelizmente, as inadequações não são resolvidas, nem mesmo seguindo o planejamento apresentado pela própria unidade”, afirmou.

A fiscalização desta quarta-feira reuniu informações técnicas que serão encaminhadas às autoridades judiciais para que providências urgentes sejam adotadas. “A atuação conjunta dos órgãos é fundamental. O Ministério Público agradece a parceria do Coren e da Vigilância Sanitária, que são aliados fortes na proteção dos direitos dos consumidores e usuários do sistema de saúde”, completou a Promotora de Justiça.

MPSE fiscaliza Hospital Gabriel Soares
Ícaro Novaes|MPSE

Outro ponto que preocupa o MPSE é o número insuficiente de profissionais de enfermagem na unidade. Segundo o Presidente do Coren/SE, Marcel Azevedo, a categoria está sobrecarregada, sem o devido período de descanso e em número incompatível com a demanda.

“A enfermagem do Hospital Gabriel Soares pede socorro. Como podemos sobrecarregar um profissional que é responsável pela vida do outro? Precisamos resolver urgentemente essa situação”, alertou.


Ministério Público de Sergipe

Vítima fatal de acidente em Ribeirópolis era médico veterinário e natural de Aracaju

Um grave acidente envolvendo um caminhão, um carro e uma motocicleta resultou na morte de uma pessoa na manhã desta quarta-feira (23). A tragédia ocorreu na rodovia SE-339, próximo ao Povoado Serra do Machado, trecho que liga os municípios de Ribeirópolis e Nossa Senhora das Dores.

Acidente na SE-339 mata médico veterinário de Aracaju
Reprodução

Devido ao forte impacto da colisão, um dos veículos começou a pegar fogo, e as chamas se alastraram. O motorista do carro de passeio ficou preso às ferragens e morreu no local.

O condutor do caminhão, que segundo informações preliminares transportava produtos de limpeza, e o motociclista foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estado de saúde deles não foi divulgado.

Autoridades policiais foram acionadas para apurar as causas e circunstâncias do acidente.

Vítima

O condutor que morreu no local foi identificado como Adalberto Araújo Filho, de 45 anos. Natural de Aracaju, ele era médico veterinário e, no momento do acidente, se dirigia para sua clínica no município de Tobias Barreto. Ele deixa esposa e um filho.

Médico veterinário Adalberto Araújo Filho
Arquivo pessoal

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Sergipe (CRMV/SE) publicou um comunicado lamentando a perda:

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Sergipe (CRMV/SE) comunica o falecimento do Médico Veterinário Adalberto de Araújo Filho, em um trágico acidente ocorrido em 23/07/2025. Dr. Adalberto atuava como clínico de pequenos animais. Neste momento de dor, manifestamos nossos sinceros sentimentos aos colegas, familiares e amigos. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor compartilhado.


NE Notícias, da redação

Anvisa proíbe produtos com referência a Cannabis

A Anvisa determinou a proibição de quatro cosméticos da empresa (tem Cannabis) Be Factory Laboratories, Indústria, Comércio Importação e Exportação Ltda. Além do recolhimento, foi determinada a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso desses produtos.

Produtos da Be Factory proibidos pela Anvisa
Reprodução

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (22/7). A medida atinge todos os lotes dos seguintes produtos:

  • Califórnia Drop Sérum Facial Hemp Vegan.
  • PsiloGlow Lip Balm Hemp Vegan.
  • Magic LSD Máscara Capilar Hemp Vegan.
  • Alucina Creme Hidratante Facial Hemp Vegan.

A ação foi motivada porque a expressão “Hemp”, presente no rótulo dos cosméticos, sugere que os produtos contêm substância derivada de Cannabis em sua composição, o que pode confundir os consumidores.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 907/2024, na rotulagem de cosméticos não deve haver nome comercial, marca ou imagem que cause erro ou confusão quanto à sua fórmula e composição.

No Brasil, o uso de derivados de Cannabis está autorizado somente para medicamentos e produtos de Cannabis autorizados pela Anvisa, sendo que nesses casos esses produtos seguem o regime de controle especial, conforme a legislação nacional.

Recomendação

O consumidor deve ficar atento às informações contidas nos rótulos e denunciar qualquer irregularidade aos órgãos fiscalizadores.

❯ Confira a resolução publicada no DOU


Agência Nacional de Vigilância Sanitária

MP denuncia homem que matou bebê em Sergipe

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) apresentou denúncia contra Alex de Oliveira Nunes, de 28 anos, pelo homicídio da bebê Layla Sofia, de um ano e 11 meses.

Autor da morte de criança em Sergipe
Alex de Oliveira Nunes|Reprodução

O crime ocorreu na madrugada de 24 de junho, no município de Areia Branca, interior do estado, quando a criança foi atingida na cabeça por disparos de arma de fogo.

Conforme apurado pela polícia, a família de Layla retornava de uma festa junina quando Alex, em tentativa frustrada de ultrapassagem, passou a perseguir o veículo da família.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O acusado confessou ter efetuado os disparos, alegando ter atirado “para assustar o motorista”. Na ocasião, a Justiça converteu a prisão em flagrante dele em prisão preventiva.

Alex responde por homicídio triplamente qualificado, posse ilegal de arma de fogo, corrupção de menor, direção sem habilitação e condução sob efeito de álcool. Ele também é investigado por tentativa de homicídio em Areia Branca.

G1

A denúncia já foi protocolada no Poder Judiciário, que decidirá sobre seu recebimento. Caso aceite, ele passará à condição de réu.

Outro lado

Por meio de nota, a defesa de Alex Oliveira afirmou que esperava a denúncia, dados os elementos do inquérito. Contudo, informou que não antecipará debates sobre o mérito da acusação neste momento.

A estratégia da defesa é aguardar a decisão judicial sobre o recebimento da denúncia para apresentar resposta técnica fundamentada. A nota destaca também “inconsistências na capitulação legal atribuída” que serão contestadas durante a instrução do processo.


NE Notícias, da redação

Adutora do Semiárido rompe e deixa Alto Sertão sergipano sem água

A tubulação da Adutora do Semiárido rompeu mais uma vez nas imediações do povoado Lagoa do Rancho, em Porto da Folha, no Alto Sertão sergipano.

Adutora do Semiárido rompe e deixa Alto Sertão sergipano sem água
Reprodução

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (23) pela concessionária Iguá Sergipe, responsável pelo fornecimento de água.

Nove municípios já estão sem água: Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Carira, Pinhão, Pedra Mole, Feira Nova e São Miguel do Aleixo.

Segundo o porta-voz da empresa, Eraldo Souza, uma equipe técnica foi enviada ao local para avaliar os danos e iniciar os reparos necessários na rede de distribuição.

Em março deste ano, um rompimento na mesma adutora afetou cerca de 100 mil pessoas!

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Iguá orienta que dúvidas ou ocorrências podem ser informadas pelo 0800-400-4482 ou pelo aplicativo Digi Iguá.

Sobre a adutora

A adutora de Porto da Folha tem 56,2 quilômetros de extensão e atravessa o município de Gararu até chegar ao reservatório de Nossa Senhora da Glória. O flutuante de captação de água fica no Rio São Francisco e tem capacidade para bombear 300 litros por segundo.

Da captação até a Estação de Tratamento de Água, em Porto da Folha, a tubulação de 600 mm percorre quase 6 quilômetros transportando água bruta e passa por três estações elevatórias ao longo do trajeto.


NE Notícias, da redação

LISTA de municípios de Sergipe com alta infestação da Dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o quarto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025.

Agente de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe
SMS/Divulgação

Segundo o levantamento, nove municípios de Sergipe apresentam alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue: Cedro de São João (4,0), Barra dos Coqueiros (4,1), Riachão do Dantas (4,3), Malhador (4,6), Santa Luzia do Itanhy (4,8), Itabaiana (5,5), Cumbe (6,1), Simão Dias (6,3) e Nossa Senhora da Glória (6,6).

Outros 44 municípios estão em situação de médio risco e 21 apresentam baixo risco. Apenas um município não realizou o levantamento. O índice satisfatório varia de 0 a 0,9; o de médio risco de 1,0 a 3,9; e o de alto risco, acima de 4,0.

Prevenção

O Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. O mosquito deposita seus ovos em qualquer recipiente que acumule água, como vasos de plantas, pneus e reservatórios, sendo necessário intensificar as medidas preventivas em casa e na vizinhança.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A vacinação contra a dengue segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima, destinada a crianças entre 10 e 14 anos, conforme critérios do Ministério da Saúde. O imunizante quadrivalente protege contra os quatro principais sorotipos virais da doença.

Apesar da circulação do carro fumacê, essencial para combater o mosquito na fase adulta, a SES reforça que é fundamental manter os cuidados preventivos no dia-a-dia.

Ações de prevenção contra a dengue
Arte|Agência Brasil

Sintomas

A infecção pelo vírus da dengue pode causar febre, dor de cabeça e dores no corpo. Em caso de sintomas mais severos ou específicos, a orientação é procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação médica.

Importante: a automedicação é arriscada. Anti-inflamatórios e medicamentos com ácido acetil salicílico são contraindicados para pessoas com dengue, pois aumentam o risco de sangramentos e complicações.

Cuide-se!


NE Notícias, com informações da SES

Corpo de Preta Gil será velado na sexta-feira

O corpo da cantora Preta Gil será velado na sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

De acordo com comunicado da família nas redes sociais, a cerimônia será aberta ao público das 9h às 13h

Cantora Preta Gil com o nascer do sol ao fundo
Divulgação

Vítima de câncer, Preta morreu no domingo (20) aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos, após uma piora no seu quadro de saúde. Ela estava no país para fazer um tratamento experimental para combater a doença, que foi diagnosticada em 2023.

Circuito

Decreto assinado pelo prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, publicado hoje (22), cria o “Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil” no centro da cidade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com as considerações do decreto, Preta Gil foi “decisiva” na retomada do carnaval de rua no centro e contribuiu para que o local se tornasse um “espaço urbano de cidadania cultural.” “O Bloco da Preta, fundado em 2009, é uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca reunindo milhões de pessoas nas ruas do centro do Rio de Janeiro”, diz o texto.

O trajeto do Circuito Preta Gil terá concentração na Rua 1º de Março, no trecho entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor, e desse ponto seguirá até a Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.

Nitinho assume secretaria em Brasília de olho em 2026

O governador Fábio Mitidieri empossou, nesta terça-feira (22), o vereador licenciado de Aracaju, Nitinho Vitale, como o novo titular da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese).

Fábio Mitidieri e Nitinho Vitale
Reprodução

Ele assume a vaga deixada pelo deputado federal Fábio Reis, para quem o próprio Nitinho atuou como suplente na Câmara dos Deputados por sete meses. A Serese tem a função estratégica de intermediar os interesses do estado junto ao governo federal.

Vitale foi eleito vereador por seis mandatos consecutivos na capital sergipana.

Em entrevista recente a uma emissora de rádio, Nitinho confirmou que é pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026.


NE Notícias, da redação