Morte de ex-jogador: Polícia cumpre mandados em Sergipe
A Polícia Civil de Sergipe, por meio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Umbaúba. A operação integra as investigações que apuram as circunstâncias da morte de Marcelo Alves Carvalho, de 34 anos, ocorrida no dia 8 de junho deste ano.
Polícia Civil
A vítima, que atuou como jogador de futebol, foi atingida por disparos de arma de fogo após uma discussão com o ex-namorado de sua então companheira. Desde então, a Polícia Civil tem realizado diligências para esclarecer os fatos e identificar todos os envolvidos no crime.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os mandados de busca foram expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Umbaúba, com o objetivo de coletar provas que reforcem o andamento das investigações. A operação foi coordenada pelo Cope e contou com o apoio do Departamento de Inteligência (Dipol), da Delegacia de Itabaianinha, do Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
A Polícia Civil reforça o compromisso com a elucidação de crimes e destaca a importância da participação da população por meio de denúncias anônimas. Informações podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Quadrilha baiana presa em Aracaju após aplicar golpe em idosos
A Delegacia Especial de Turismo (Detur), com apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), prendeu cinco homens em flagrante na última quarta-feira (23) em Aracaju. Eles são suspeitos de integrar um grupo criminoso especializado em aplicar golpes de estelionato contra idosos em diversos estados brasileiros.
Polícia Civil
A ação ocorreu após denúncias sobre atividades suspeitas em casas lotéricas da capital sergipana. Os presos são naturais de Jequié, no interior da Bahia.
Segundo a delegada Gisele Martins, da Detur, a investigação começou quando a unidade recebeu relatos sobre comportamentos incomuns em lotéricas da cidade. “Recebemos informações de que havia um grupo de pessoas atuando em algumas casas lotéricas da cidade. Essa atuação chamou a atenção dos proprietários e funcionários por conta de um comportamento diferenciado dos demais clientes”, explicou [veja imagens mais abaixo].
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O grupo mantinha contato com vítimas idosas, residentes em vários estados do país, principalmente no Distrito Federal, e aplicava golpes como o do falso advogado. Dentro da ação delituosa, os criminosos iam até casas lotéricas de Aracaju, solicitavam QR Codes de pagamento, encaminhavam às vítimas e, posteriormente, retornavam ao local para sacar os valores.
Para não chamar atenção, os criminosos se revezavam nas lotéricas. “Eles simulavam ser clientes habituais e estavam realizando saques via Pix de quantias próximas ao teto, que é de R$ 5 mil”, detalhou a delegada. Quando não conseguiam sacar os valores, transferiam os recursos para contas de terceiros, geralmente vinculadas à Caixa Econômica Federal, e depois dividiam o dinheiro entre os membros do grupo.
Polícia Civil de Sergipe
Durante a ação policial, foram apreendidos comprovantes de movimentações financeiras que ultrapassaram R$ 100 mil em poucos dias. Os cinco suspeitos foram presos em flagrante e vão responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A investigação segue em andamento para identificar outras possíveis vítimas e envolvidos.
NE Notícias, com informações da Polícia Civil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
São Paulo bate Juventude em Caxias
Na noite desta quinta-feira (24), o São Paulo fez grande partida e venceu o Juventude por 1 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado por Luciano, após grande jogada de Ferreira e assistência de Marcos Antonio.
Rubens Chiri|São Paulo FC
Foi a segunda vitória consecutiva do time são-paulino, que já havia batido o Corinthians no último sábado (19), por 2 a 0, no MorumBIS.
O Tricolor foi quem dominou o jogo desde os primeiros segundos da partida em Caxias, com muita posse de bola e objetividade. Aos 14 minutos, Alisson ajeitou para Bobadilla que conseguiu o chute, mas o goleiro adversário acabou conseguindo defender. Aos 16, Luciano tentou um chute rápido rasteiro de fora da área, mas a bola passou rente à trave. Aos 40, Alisson dominou no peito, chutou, mas o goleiro espalmou. O domínio foi total do Tricolor, que só não abriu o placar por conta do goleiro rival.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Na segunda etapa, os comandados de Crespo voltaram com ainda mais intensidade. Aos 3, Luciano viu Wendell passando sozinho pela esquerda e tocou, o lateral chegou com tudo, e a finalização passou muito perto. Logo em seguida, aos 4 minutos, o rebote sobrou para Bobadilla que nem pensou duas vezes e tentou a finalização, mas a bola acabou sendo travada pela defesa adversária.
Após várias tentativas de ataque, saiu um golaço, aos 39 minutos. Ferreira foi acionado pela ponta esquerda, canetou o adversário, passou para Marcos Antonio, que só ajeitou para Luciano abrir o placar e chegar ao seu gol 97º gol pelo Tricolor. Mais uma vez, o camisa 10 definiu a vitória são-paulina: 1 a 0, placar final em Caxias do Sul.
GE
O próximo duelo do São Paulo será com o Fluminense, no próximo domingo (27), às 16h, no MorumBIS, pela 17ª rodada do Brasileirão.
JUVENTUDE 0 x 1 SÃO PAULO
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 24/07/2025 (quinta-feira)
Horário: 19h
JUV: Gustavo; Reginaldo, Wilker, Marcos Paulo (Abner, no intervalo) e Marcelo; Caíque, Jadson e Luis Mandaca (Nenê, 30/2); Emerson Batalla (Ênio, 16/2), Gilberto (Matheus Babi, 15/2) e Gabriel Veron (Taliari, 22/2). Técnico: Claudio Tencati.
Cartões amarelos: Marcos Paulo (26/1), Gilberto (30/1), Caíque (50/2)
SPFC: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Sabino; Cédric (Rodriguinho, 19/2), Marcos A. (Enzo, 43/2), D. Bobadilla, Alisson (Luan, 42/2) e Wendell (Pablo Maia, 42/2); Luciano e André Silva (Ferreira, 32/2). Técnico: Hernán Crespo.
Gols: Luciano (39/2)
Cartões amarelos: André Silva (27/1), Luciano (48/2)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Quarto árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
Assessor: Jose Alexandre Barbosa Lima (RJ)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
AVAR: Daniel do Espirito Santo Parro (RJ)
AVAR2: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Observador de VAR: Italo Medeiros de Azevedo (BR)
Quality manager: Mikael Silva de Araujo (BR)
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CNJ: vazamento escancara dados de 11 milhões de chaves Pix
Mais de 11 milhões de chaves Pix tiveram dados cadastrais vazados, comunicou na noite desta quarta-feira (23) o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O incidente ocorreu no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), que conecta juízes e o Banco Central (BC).
gov.br|Reprodução
Tanto o CNJ como o BC informaram que foram acessados de forma indevida dados de 11.003.398 chaves Pix. As informações cadastrais expostas foram as seguintes:
nome da pessoa;
chave Pix;
nome do banco;
número da agência;
número da conta.
Segundo o CNJ, o problema ocorreu no domingo (20) e na segunda-feira (21) e foi prontamente corrigido.
O CNJ e o BC reiteraram que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
De acordo com os dois órgãos, as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
O Sisbajud é uma ferramenta eletrônica que permite aos juízes pedir informações financeiras e bloquear ativos de devedores. O sistema substitui o antigo BacenJud e facilita a comunicação entre o Judiciário e o sistema financeiro para o cumprimento de ordens judiciais.
Canal de consulta
O CNJ informou que oferecerá, em breve, uma ferramenta exclusiva para o cidadão consultar se foi afetado pela exposição de dados. A divulgação desse canal ocorrerá no site do CNJ: www.cnj.jus.br
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Esse será o único meio de comunicação às pessoas afetas. O CNJ ressaltou que não contatará as vítimas por mensagens, SMS, e-mail ou chamadas telefônicas.
Transparência
O BC informou ter adotado as ações necessárias para a apuração detalhada do caso. O órgão ressaltou que o incidente tem baixo impacto potencial para os usuários e que a comunicação não é exigida pela legislação. A autarquia, no entanto, decidiu divulgar a ocorrência por causa do princípio de transparência.
JP
Em breve, o BC também detalhará a ocorrência na página específica em seu site destinada a comunicar todas as exposições e vazamentos de dados desde a criação do Pix.
Edição de
Gilmar Carvalho
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Prefeitura de Canindé realiza a entrega de mais de 100 próteses dentárias
A Prefeitura de Canindé de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de mais de 100 próteses dentárias para moradores do município, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação reforça o compromisso da gestão em garantir acesso a serviços essenciais de saúde bucal e promover mais dignidade à população.
Divulgação
O benefício contempla pacientes que aguardavam por esse atendimento e, agora, têm de volta não apenas a função mastigatória, mas também a autoestima e o bem-estar no convívio social.
O secretário de Saúde destacou que a ação é resultado de planejamento e dedicação da equipe. “Estamos trabalhando para ampliar os serviços de saúde bucal e garantir que mais pessoas tenham acesso gratuito ao que é um direito de todos”, afirmou.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O prefeito também esteve presente na entrega e falou sobre a importância da ação. “Investir na saúde do nosso povo é um dever e uma prioridade da nossa gestão. Ver a alegria no rosto de cada pessoa ao receber a prótese nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, declarou.
A entrega das próteses aconteceu após avaliação clínica e acompanhamento com os profissionais da saúde bucal do município, seguindo os critérios estabelecidos pelo SUS.
A Prefeitura segue investindo na saúde como prioridade, com ações que impactam diretamente a vida das pessoas.
Assessoria de Comunicação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
DECISÃO: A decisão de Moraes sobre Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, réu na Ação Penal (AP) 2668, que apura tentativa de golpe de Estado.
Marcelo Camargo|Agência Brasil
Segundo o ministro, Bolsonaro descumpriu a proibição de divulgação de conteúdos em redes sociais de terceiros. No entanto, por se tratar de um evento isolado, sem registro de outros descumprimentos, e após a defesa informar que o ex-presidente vem respeitando as regras de recolhimento, o ministro decidiu não converter as medidas cautelares em prisão preventiva.
Na semana passada, após solicitação da Polícia Federal (PF) e com o aval da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro impôs a Bolsonaro medidas cautelares de uso de tornozeleira eletrônica; recolhimento domiciliar no período noturno e aos fins de semana; proibição de aproximação e acesso a sedes de embaixadas e consulados; de manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras; e proibição de utilização de redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por intermédio de terceiros. A decisão foi referendada pela Primeira Turma do STF.
Atuação junto a autoridades estrangeiras
A PF apontou que Bolsonaro e seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, vêm atuando, nos últimos meses, junto a autoridades dos Estados Unidos da América com o objetivo de obter a imposição de sanções contra agentes públicos do Estado Brasileiro, em razão de suposta perseguição no âmbito da AP 2668.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo a PF, ambos atuaram “dolosa e conscientemente de forma ilícita” e “com a finalidade de tentar submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado estrangeiro, por meio de atos hostis derivados de negociações espúrias e criminosas com patente obstrução à Justiça e clara finalidade de coagir essa Corte.”
Na última segunda-feira (21), na Câmara dos Deputados, ao exibir o aparelho de monitoramento eletrônico, Bolsonaro fez um discurso transmitido em plataformas digitais e postado em diversos perfis. Após o episódio, o relator pediu informações à defesa, que afirmou que o réu está cumprindo as determinações e questionou se a proibição abrangia também a concessão de entrevistas.
Atuação de “milícias digitais”
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes esclareceu que Bolsonaro não está proibido de conceder entrevistas ou fazer discursos públicos ou privados. Segundo ele, o que a cautelar impede é a instrumentalização dessas entrevistas ou discursos para posterior divulgação nas redes sociais, especialmente por meio da atuação de “milícias digitais” e apoiadores políticos previamente coordenados para esse fim.
“Não seria lógico e razoável permitir a utilização do mesmo modus operandi criminoso, com diversas postagens nas redes sociais de terceiros”, afirmou.
O ministro destacou ainda que Eduardo Bolsonaro, também investigado pelos mesmos fatos, publicou o discurso do pai em suas redes sociais logo após o ocorrido. Para o ministro Alexandre, “não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta”.
Entretanto, por considerar que se trata de uma irregularidade isolada e após as alegações da defesa afirmando que as regras de recolhimento estão sendo cumpridas, o ministro deixou de converter as medidas cautelares em prisão preventiva. Advertiu, porém, que, em caso de novo descumprimento, a conversão será imediata, conforme o artigo 312, parágrafo 1º, do Código de Processo Penal (CPP).
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
URGENTE! Moraes decide não prender Bolsonaro, mas faz uma advertência
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (24) não ter dúvida de que o ex-presidente Jair Bolsonaro violou a proibição de utilizar as redes sociais, mas que o episódio foi pontual e não seria o bastante para decretar a prisão preventiva.
Valter Campanato|Agência Brasil
Moraes apontou para publicação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro na rede social Facebook, feita momentos depois de uma ida do ex-presidente ao Congresso, onde Bolsonaro mostrou a tornozeleira eletrônica que foi obrigado a usar e deu declarações à imprensa.
“Na presente hipótese, na veiculação pelas redes sociais de discurso proferido por JAIR MESSIAS BOLSONARO na Câmara do Deputado por seu filho, também investigado, momentos após o acontecimento, constata-se a tentativa de burlar a medida cautelar”, escreveu Moraes.
O ministro reiterou que “não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que, as redes sociais do investigado EDUARDO NANTES BOLSONARO foram utilizadas à favor de JAIR MESSIAS BOLSONARO dentro do ilícito modus operandi já descrito”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
No entanto, Moraes afirmou que a violação foi “isolada”, sem notícias de outros descumprimentos. Ele também disse ter levado em consideração as explicações da defesa de Bolsonaro.
Veja outro trecho da decisão:
Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da defesa de Jair Messias Bolsonaro da ‘ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata.
Na decisão, o ministro adverte que pode prendê-lo se descumprir a medida mais uma vez.
Os advogados do ex-presidente negaram qualquer intenção do ex-presidente de violar medidas cautelares e afirmou que ele “vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas”.
.@camilabomfim: juristas acham que “zona cinzenta” diminuiu e veem acerto de Moraes ao descartar prisão de Bolsonaro, mas que ministro mantém brecha de interpretação. #ConexãoGloboNews
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Jovem é morto por colegas em emboscada em Lagarto
A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de Lagarto, cumpriu dois mandados de internação contra adolescentes envolvidos em um ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado. A ação policial esclarece a morte de um jovem, ocorrido na noite da última quinta-feira, 17, no povoado Barro Vermelho, zona rural do município.
Polícia Civil
De acordo com as investigações, a vítima foi atraída para uma emboscada organizada por dois colegas de trabalho. O crime, praticado com extrema violência, teve como motivação uma discussão anterior entre um dos suspeitos e a vítima. A vítima foi agredida a pauladas e pedradas e, em seguida, teve o corpo abandonado em uma poça de lama.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo o delegado Bruno Alcântara, os trabalhos investigativos foram iniciados imediatamente após o conhecimento do fato. “Durante o final de semana, a equipe realizou diligências intensivas, como coleta de imagens de câmeras de segurança, oitivas de testemunhas e levantamentos de campo que permitiram a rápida identificação dos envolvidos”, detalhou.
Com base nas provas reunidas, a autoridade policial representou judicialmente pela internação dos dois adolescentes suspeitos.
O primeiro mandado foi cumprido na tarde de segunda-feira, 21. Durante depoimento, o jovem apreendido confessou a participação no ato infracional análogo a homicídio e revelou detalhes sobre a dinâmica do crime.
Já na manhã de quarta-feira, 23, foi cumprido o segundo mandado de internação, contra o adolescente apontado como mentor e executor da ação.
Ambos os adolescentes encontram-se apreendidos e à disposição do Poder Judiciário.
SSP-SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Saiba como ter acesso aos serviços da Polícia Civil sem sair de casa
Com o objetivo de simplificar o acesso do cidadão sergipano a informações essenciais e orientar sobre os principais serviços da instituição, a Polícia Civil de Sergipe lançou o Pecê, agente virtual de inteligência artificial criado para atender diretamente à população.
Divulgação
Desenvolvido para oferecer respostas rápidas e diretas, o Pecê — que está disponível no WhatsApp e no Instagram — atua como um canal de apoio e orientação em temas como registro de Boletins de Ocorrência (BO), solicitação de medidas protetivas, denúncias anônimas, funcionamento das delegacias e informações institucionais.
Entre as funcionalidades disponíveis, o Pecê orienta sobre como registrar um BO online, o que fazer quando a ocorrência exige comparecimento a uma delegacia física e como consultar boletins já registrados. Além disso, ele ajuda a localizar a delegacia que atende ao bairro do cidadão e fornece os canais oficiais de contato para dúvidas e solicitações junto à Polícia Civil.
O Pecê, desenvolvido pelo Núcleo de Modernização e Inovação Tecnológica (Numit), também direciona os usuários para os canais oficiais, como o Disque-Denúncia (181), disponível por telefone ou aplicativo, permitindo o envio de fotos e vídeos com garantia de sigilo e anonimato.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Para ter acesso ao Pecê, é preciso apenas salvar o número de telefone (79) 3213-7000 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp. O assistente também pode ser acionado pela página oficial da Polícia Civil de Sergipe no Instagram — @pcsergipe.
A coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas, explicou que a ferramenta foi idealizada para facilitar o acesso a informações importantes sobre o funcionamento da Polícia Civil.
“A conversa pode ser em mensagem de texto ou áudio, e a população pode tirar dúvidas a respeito das demandas que são atendidas pela Polícia Civil. Por isso, entregamos esse novo produto à sociedade com muita felicidade”, detalhou.
Orientações sobre medidas protetivas
O novo agente também oferece orientações completas sobre medidas protetivas de urgência, explicando quem pode solicitar, como acompanhar o pedido e o que fazer em caso de descumprimento por parte do agressor.
Também fornece detalhes sobre o funcionamento do Plantão de Gênero 24 horas, além de apresentar o Projeto Poly, iniciativa de atendimento virtual para mulheres vítimas de violência em Sergipe.
O agente virtual ainda apresenta os principais departamentos especializados da Polícia Civil, como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Departamento de Narcóticos (Denarc), o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e o Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), explicando suas funções e importância no combate à criminalidade.
O Pecê também detalha projetos estratégicos da instituição, como o Projeto Acorde e o Procedimento Policial Eletrônico (PPE), além de compartilhar informações sobre a missão, visão e valores da Polícia Civil, a história da corporação em Sergipe, e dados sobre a nova identidade visual e a Política de Comunicação Social da instituição.
Polícia Civil de Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
INSS inicia devolução por descontos indevidos; veja quem recebe
O Governo Federal inicia nesta semana uma nova fase no processo de reparação aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios do INSS. A partir desta quinta-feira, 24 de julho, começam os depósitos para os primeiros beneficiários que formalizaram a adesão ao acordo de ressarcimento.
Secom|Divulgação
É importante deixar claro: o prazo para adesão ao acordo não termina nesta segunda-feira (21/7). Ele segue aberto, e a adesão pode ser feita de forma simples e segura pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.
Até agora, 839 mil aposentados e pensionistas já aderiram, o que representa 40,4% de 2,05 milhões de beneficiários aptos. Quem aderiu primeiro será contemplado nos primeiros dias de pagamento. No entanto, não é necessário correr: o prazo para contestação de descontos indevidos vai até, pelo menos, 14 de novembro de 2025, e a adesão ao acordo continuará disponível após essa data.
Os pagamentos serão feitos diretamente na conta em que o benefício do INSS é recebido, com correção pelo IPCA, sem necessidade de informar dados bancários. Tudo será feito por via administrativa, sem ação judicial.
Quem pode aderir e como fazer a adesão?
Pode aderir ao acordo todo beneficiário que contestou descontos indevidos e não recebeu resposta da entidade no prazo de 15 dias úteis. A adesão é gratuita e pode ser feita exclusivamente pelos canais abaixo:
Aplicativo Meu INSS (via site ou app)
Agências dos Correios, presentes em mais de 5 mil municípios
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Passo a passo para aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS:
Acesse com CPF e senha.
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”.
Role a tela até o último comentário, leia com atenção e selecione “Sim” no campo “Aceito receber”.
Clique em “Enviar”. Pronto! Agora é só aguardar o pagamento.
Como funciona o processo de adesão:
Primeiro, o beneficiário precisa contestar o desconto indevido (pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou agências dos Correios).
A entidade tem até 15 dias úteis para responder.
Se não houver resposta, o sistema libera a opção para aderir ao acordo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
E se a entidade respondeu?
Nesse caso, os documentos estão em análise. O beneficiário será notificado e poderá:
Aceitar a justificativa,
Contestar por suspeita de falsidade ideológica,
Ou declarar que não reconhece a assinatura.
Se houver nova contestação, a entidade terá até cinco dias úteis para devolver os valores. Se não devolver, o caso vai passar por uma auditoria e o beneficiário poderá contar com apoio jurídico das Defensorias Públicas Estaduais para buscar as medidas judiciais cabíveis.
Atenção: O INSS não envia links por WhatsApp, e-mail ou SMS. Use apenas os canais oficiais: