EUA boicotam os Jogos de Inverno, em Pequim, na China

Os Estados Unidos informaram nesta segunda-feira (6) que não enviarão autoridades do governo aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, e a China prometeu “contramedidas” não especificadas contra um boicote diplomático desse tipo.ebcebc

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse no mês passado que estava considerando tal boicote diplomático em meio a críticas ao histórico de direitos humanos da China, incluindo o que os EUA dizem ser um genocídio contra muçulmanos em sua região ocidental de Xinjiang.

“O governo Biden não enviará nenhuma representação diplomática ou oficial aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, diante do genocídio e dos crimes contra a humanidade em Xinjiang e outras violações dos direitos humanos”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, durante um briefing diário de imprensa.

“Uma representação diplomática ou oficial dos EUA trataria esses Jogos como se fossem normais, diante dos graves abusos e atrocidades dos direitos humanos da RPC em Xinjiang, e nós simplesmente não podemos fazer isso”, disse Psaki, referindo-se à República Popular da China.

A Embaixada da China em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O boicote diplomático, que vinha sendo incentivado por alguns membros do Congresso dos Estados Unidos durante meses, não afetaria o comparecimento de atletas norte-americanos, disse ela.

“Os atletas do Team USA têm nosso total apoio. Estaremos 100% com eles enquanto torcemos a partir de casa”, afirmou.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Zhao Lijian disse mais cedo em Pequim que aqueles que pedem um boicote deveriam parar “para não afetar o diálogo e a cooperação entre a China e os Estados Unidos em áreas importantes”.

“Caso os EUA insistam em se apegarem voluntariamente ao seu curso, a China tomará contramedidas resolutas”, declarou Lijian.

Os Estados Unidos sediarão os Jogos de Inverno de 2028, em Los Angeles, levantando a questão de como a China poderia responder.

Secretário morto a tiros

O secretário de Governo de Nova Odessa (SP), Marco Antonio Barion, foi assassinado a tiros quando saía de casa na manhã desta segunda-feira, 6.

Era conhecido como “Russo”.

Foi presidente do PT no município de Americana (SP).

“Russo” foi atingido por cerca de 12 tiros.

O motivo continua desconhecido da polícia.

Sergipe: 7 novos infectados, nenhum óbito por Covid

Em Sergipe, nesta segunda-feira, 6, nenhum óbito por Covid-19.

Sete novos infectados.

Desde o início da pandemia, 278.332 pessoas testaram positivo para a doença.

Morreram 6.047 pacientes.

Sergipe no Grupo A da Copa do Nordeste 2022

Estão definidos os grupos da Copa do Nordeste 2022! Em sorteio realizado, nesta segunda-feira (6), na sede da CBF, os 16 clubes participantes da competição regional conheceram os desafios que terão na busca da “orelhuda” mais querida do país. Com a participação do Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, as chaves foram definidas assim:

Grupo A: Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Côrrea, Campinense, Globo, Atlético de Alagoinhas e Sergipe

No Grupo B: Bahia, Ceará, Náutico, CRB, Botafogo, Altos, Floresta e Sousa

Durante a cerimônia, o Presidente da CBF recebeu uma homenagem entregue por Alexi Portela, Presidente da Liga do Nordeste, por todo seu trabalho realizado pelo desenvolvimento do futebol nordestino. Ednaldo Rodrigues foi Presidente da Federação Baiana de Futebol por 18 anos, em que ajudou o futebol do estado a crescer ainda mais.

“É uma competição que foi abraçada pelos torcedores nordestinos e pelos torcedores brasileiros. Pela organização, pela competitividade. Temos que sempre estar apoiando. Fizemos mais um sorteio de pompa, dos grupos, com os grupos muito equilibrados. E agora, a partir do dia 23 de janeiro, que se inicia a competição, com os torcedores nos estádios, sempre utilizando as restrições médicas, no protocolo. Para que possamos fazer a melhor Copa do Nordeste de todas. Esse é o pensamento da CBF, da Liga do Nordeste e de todas as federações estaduais”, afirmou Ednaldo.

A Copa do Nordeste tem início previsto para o mês de janeiro de 2022. O sorteio contou com a presença do Vice-Presidente da CBF, Gustavo Feijó e de presidentes de federações estaduais de futebol envolvidas na competição: Milton Dantas, da Federação Sergipana; José Vanildo da Silva, da Federação Norte-rio-grandense; Ricardo Lima, da Federação Baiana; Mauro Carmélio, da Federação Cearense e Antônio Américo, da Federação Maranhense.

Roubou em Lagarto e fugiu para Aracaju

Nesta segunda-feira, 06, a equipe de policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (Derof) realizou, no Centro de Aracaju, a prisão de Sérgio Santos Silva, condenado a seis anos de prisão pela prática do crime de roubo.

Segundo a delegada da Derof, Thereza Simony, Sérgio foi condenado pela participação no roubo praticado na noite do dia 28 de junho de 2010, no povoado Laranjeiras, localizado no município de Lagarto. A delegada informou ainda que Sérgio forneceu a arma para que o delito fosse praticado por três outros envolvidos, tendo como resultado o óbito do dono da residência invadida e a grave lesão do filho deste.

Sérgio estava foragido desde 2010 e a sua prisão foi comunicada ao Juízo de Lagarto, cidade onde aconteceu o crime, sendo então programada para terça-feira, 07, a sua audiência de custódia. 

Atriz morre no Rio de Janeiro

Morreu hoje (6), no Rio de Janeiro, a atriz Marilda Moreira da Silva, conhecida por Mila Moreira. Ela tinha 72 anos e estava internada no Hospital Copa Star, em Copacabana. A causa da morte não foi divulgada.

Mila começou a trabalhar como modelo nos anos 60. Nos anos 70, foi jurada do programa do Chacrinha.ebcebc

Ela foi uma das primeiras modelos a migrarem do mundo da moda para as novelas de televisão. Em 1979, trabalhou na sua primeira novela: Marrom Glacê, de Cassiano Gabus Mendes, na Rede Globo.

Participou de mais de 30 novelas e minisséries para a televisão. No cinema, trabalhou em seis produções.

Mila Moreira foi casada com o designer Hans Donner e com os atores Luis Gustavo, Gracindo Junior e Eduardo Conde.

Dallagnol vai se filiar onde Lava-Jato dava entrevistas

deltan dallagnol
Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O ex-procurador-chefe da Lava-Jato no Paraná, Deltan Dallagnol, decidiu se filiar ao Podemos na próxima sexta-feira, no Hotel Mabu, no centro da capital paranaense, mesmo local onde a equipe investigadora da Lava-Jato dava entrevistas.

A filiação ocorrerá durante evento em Curitiba, capital do Estado.

No Paraná, o vice-presidente do Diretório Estadual é o ex-juiz Sergio Moro.

Em 2018, o senador Álvaro Dias (Podemos) convidou Gilmar Carvalho para se filiar ao partido e ser candidato a deputado federal.

No momento, Gilmar exerce mandato na Assembleia Legislativa de Sergipe e está sem mandato.

ExpoVerão: mais de 80% dos espaços vendidos

Os preparativos para a ExpoVerão 2021 seguem a todo vapor. E a procura pelos espaços disponíveis na feira tem sido alta. Até o momento, mais de 80% dos stands já foram vendidos para o evento que será realizado a  partir do dia 17 de dezembro, na Praça de Eventos da Orla.

expo verao aracaju 2021
ExpoVerão Aracaju

O sucesso tem sido grande pela diversidade de segmentos, programação cultural completa e a grande oportunidade de negócios. Ao todo, 14 segmentos estarão presentes na ExpoVerão, o que torna a feira uma opção  completa.

“Não é apenas uma feira de artesanato ou de confecções, como habitualmente acontece. Tentamos montar uma feira que atendesse a todos os perfis de expositores. Qualquer empresa de qualquer segmento econômico pode participar”, afirmou Alexandre Porto, da Êxito Eventos, idealizador do evento.

Um outro destaque da ExpoVerão é o fato de ser o primeiro grande evento do tipo no Estado após o início da pandemia. Com isso, se configura como uma chance para alavancar negócios neste momento de retomada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Há uma adesão maciça, com vários parceiros. Com isso, temos acreditado cada vez mais. É um evento que promete mexer com a economia, com os negócios, com o turismo, com a cultura e com o dia a dia das empresas em geral. E a expectativa que a gente tem é muito positiva”, completou Alexandre.

Feira diversificada

A ExpoVerão terá uma ampla programação ao longo dos seus 10 dias. Com uma ampla variedade de segmentos, a feira convida o público a viver uma energia diferente com compras, cultura, gastronomia, entretenimento, atividades fitness, academia pet e muito mais.

Aracaju zera Taxa de Gerenciamento Operacional do transporte público

A propositura, assinada pelo gestor de Aracaju, em solenidade no Centro Administrativo, tem como foco diminuir o impacto de um eventual reajuste tarifário em 2022, beneficiando diretamente os aracajuanos que utilizam diariamente o sistema de transporte público. Após ser assinado por Edvaldo, o PL foi encaminhado à Câmara Municipal para ser apreciado e votado pelos vereadores.

onibus aracaju transporte
Setransp

O prefeito explicou que a administração municipal já vinha estudando maneiras para diminuir os impactos causados pela pandemia no transporte público.

Projeto de Lei

A proposição, encaminhada ao Legislativo, propõe revogar o percentual da Taxa de Gerenciamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), de que trata a lei nº 1.765/1991 e suas alterações. Ela foi instituída pela mesma legislação que estabelece o cálculo da tarifa do sistema de transporte coletivo urbano do município, por uma planilha de custo e, quando criada, em 1991, a TGO correspondia ao percentual de 8%. Em 1992, a lei passou por uma edição, tendo percentual reduzido para 5% e, em 2015, em nova edição, passou para os 2%, em vigência atualmente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste sentido, a iniciativa do município tem como principal finalidade tornar ainda menor o impacto da taxa na fixação da tarifa do sistema de transporte coletivo de Aracaju, visto que é elemento integrante do cálculo do valor final da tarifa. “O grande impacto é para os usuários do transporte público. No campo da tarifa, há vários insumos que constituem valor e um deles é a TGO. A nossa lei se predispõe a zerar essa taxa, minorando o impacto de um possível reajuste no ano que vem. Então, a Prefeitura dá um passo importante na diminuição do aumento, fazendo o dever de casa com a sua contribuição”, detalhou o superintendente da SMTT, Renato Teles.

O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos destacou que o Projeto de Lei representa uma medida preventiva  do município. “O aumento de custos dos insumos que incidem sobre o transporte, como o diesel, que teve um aumento de 62% e representa 20% da passagem, já significaria um aumento de 0,13 centavos na tarifa ano que vem. Então, com a revogação da TGO, a gente diminui o impacto para 2022. A planilha terá que ser analisada, mas o que esse projeto oportuniza é que, para o ano que vem, deixe de ter, como componente do aumento do custo da passagem, algo já em torno de 0,9 centavos”, destacou o secretário informando que a revogação da taxa não implica da redução da tarifa em vigência atualmente.

Homicídio elucidado; polícia cumpre mandado de prisão

policia militar
SSP Sergipe

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem de 26 anos, segundo suspeito de participar de um homicídio qualificado. O crime ocorreu na madrugada de 19 de outubro de 2021, na Travessa B13, no Conjunto Fernando Collor de Melo, em Nossa Senhora do Socorro. 

De acordo com as investigações da Polícia Civil, o indivíduo estava em companhia de outro homem de 41 anos de idade e, ao fazerem uso de armas de fogo, os dois efetuaram vários disparos que levaram a vítima, identtificada como Ruan Anderson Santos de Jesus, de 23 anos, a óbito.

Após a prática do homicídio, os suspeitos também dispararam contra a residência de uma tia da vítima e, caminhando na via pública, efetuaram mais disparos para o alto na região do Conjunto João Alves, em Socorro. 

O DHPP já havia realizado a prisão do homem de 41 anos em 16 de novembro de 2021 e, na sequência da investigação, feito a representação pela prisão preventiva contra o homem de 26 anos. Com o cumprimento deste último mandado, o suspeito se encontra detido no sistema prisional.  

Ele também já responde por uma tentativa de homicídio praticada contra um primo da vítima, crime ocorrido também em Nossa Senhora do Socorro. De acordo com as autoridades policiais, ele integra uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas.

Ainda, a  Polícia Civil informou que o suspeito de ser o mandante do crime foi identificado como Thiago dos Santos, conhecido como “Neguinho”, que encontra-se foragido atualmente. 

Informações sobre a localização de Thiago dos Santos podem ser repassadas através do Disque Denúncia, de número 181. O sigilo da ligação é garantido.