UFS cancela prova de redação; leia nota oficial na íntegra
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) lamenta o ocorrido, no último domingo (10/08), em relação à temática da prova de redação do Vestibular EAD e reafirma a importância de garantir a lisura e a credibilidade de seus processos seletivos.
Esclarecemos que, pelo sigilo que rege a elaboração das provas, a UFS não tem acesso prévio ao conteúdo das avaliações, que são elaboradas por profissionais contratados para prestar serviços à Comissão de Concursos Vestibulares (CCV).
Reafirmamos que a UFS não coaduna com qualquer forma de discriminação, polarização política ou radicalismos ideológicos. Somos uma instituição que preza pela democracia, pluralidade e diálogo, pautando-se sempre pelo respeito à diversidade de pensamentos, ideias e identidades.
Diante do ocorrido, a Universidade determinou o cancelamento imediato da prova de redação aplicada no Vestibular EAD. Outras providências para garantir a continuidade e a lisura deste e de próximos processos seletivos serão informadas pelos canais oficiais.
Universidade Federal de Sergipe Aracaju, 12 de agosto de 2025
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
STF autoriza Bolsonaro a fazer exames e receber visitas
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a fazer exames médicos no Hospital DF Star, em Brasília (DF), no próximo sábado (16).
X|Reprodução
A decisão foi dada na Ação Penal (AP) 2668 e atende a pedido da defesa de Bolsonaro, que informou que o tempo de permanência na unidade de saúde deve ser de até oito horas.
Os advogados do ex-presidente devem apresentar ao STF atestado de comparecimento ao hospital, com dados de data e hora dos atendimentos, em até 48 horas após os exames. Na decisão, o ministro também autorizou quatro visitas a Bolsonaro:
Senador Rogério Marinho (PL-RN) – 22/8, entre 10h e 18h;
Deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ) – 25/8, entre 10h e 18h;
Vice-prefeito de São Paulo Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araujo (PL) – 26/8, entre 10h e 18h;
Deputado estadual de São Paulo Tomé Abduch (Republicanos) – 27/8, entre 10h e 18h.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre. A medida foi tomada diante do descumprimento de medidas cautelares já impostas pela Corte.
Réu na AP 2668, o ex-presidente responde pelo crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Jogos do Brasil ontem pela Libertadores
O São Paulo contou com o brilho do goleiro Rafael para garantir um empate sem gols com o Atlético Nacional (Colômbia), na noite desta terça-feira (12) no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, em jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América.
Rubens Chiri|São Paulo FC
As equipes voltam a medir forças na próxima terça-feira (19), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no estádio do Morumbis, para definir quem avança para as quartas de final da competição continental.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A equipe comandada pelo técnico argentino Hernán Crespo teve como destaque o goleiro Rafael, que defendeu cobrança de pênalti de Cardona aos 22 minutos do segundo tempo. O mesmo Cardona falhou em outra penalidade máxima aos 13 da etapa inicial, quando chutou para fora.
Veja os melhores momentos:
ESPN Brasil
Fortaleza empata
Quem também ficou no 0 a 0 pela ida das oitavas da Libertadores na noite desta terça-feira foi o Fortaleza, diante do Vélez Sarsfield (Argentina) no Estádio do Castelão. A definição de quem avança na competição será na próxima terça no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Machadinho e Pank ganham no TRE
Na sessão realizada na manhã de ontem (12), no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), a chapa vitoriosa nas últimas eleições municipais em Canindé de São Francisco — formada por Machadinho Barbosa e Joselildo Almeida Pank — obteve mais uma vitória contra o ex-candidato a prefeito Kaká Andrade.
Pank e Machadinho|Divulgação
Por unanimidade, os desembargadores rejeitaram, pelo placar de 7 a 0, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo adversário.
Na ação, Kaká Andrade alegava que Machadinho e Pank teriam cometido irregularidades durante a campanha, violando a isonomia eleitoral, manipulando o eleitorado e abusando dos meios de comunicação. O ex-candidato solicitava a cassação dos diplomas e mandatos dos eleitos, além da declaração de inelegibilidade.
Defesa e posicionamento do Ministério Público
A defesa de Machadinho e Pank sustentou que todas as ações questionadas eram legítimas e amparadas pela liberdade de informação jornalística, pedindo a total improcedência da ação. O Ministério Público Eleitoral também se manifestou contra as acusações, reforçando a ausência de provas para sustentar as alegações.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O juiz eleitoral responsável pelo caso, Luis Gustavo Serravalle Almeida, havia determinado a admissibilidade de provas documentais, testemunhais e periciais apresentadas por ambas as partes, incluindo áudios e vídeos. Após análise, o plenário do TRE-SE entendeu que não houve práticas que justificassem a cassação dos mandatos, confirmando a vitória da chapa por decisão unânime.
Com mais essa derrota, Kaká Andrade acumula reveses judiciais contra Machadinho e Pank desde o pleito municipal. A decisão reforça a legitimidade da vitória nas urnas e mantém inalterado o comando do Executivo de Canindé de São Francisco.
Assessoria de comunicação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
MP atende OAB e abre inquérito contra delegado em Sergipe
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) foi informada, no último dia 7, que o Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, determinou a instauração de um inquérito policial e a reabertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra um delegado de polícia.
Ministério Púbico de Sergipe
A decisão foi tomada após solicitação da OAB/SE, que apontou grave violação às prerrogativas de uma advogada durante o atendimento a um cliente nas dependências da 4ª Delegacia Metropolitana de Aracaju, em janeiro deste ano.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A atuação da OAB/SE foi motivada pelo arquivamento anterior do caso pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil sem a devida fundamentação legal. Diante disso, a Seccional acionou o MPSE, buscando o devido esclarecimento e responsabilização pela conduta abusiva do agente público.
O episódio já havia sido analisado pelo Conselho Seccional da OAB Sergipe, que aprovou o desagravo público à advogada ofendida e determinou a adoção de medidas judiciais e administrativas cabíveis contra o delegado envolvido.
A OAB/SE reafirma seu compromisso inarredável com a defesa das prerrogativas da advocacia, pilares fundamentais para o pleno exercício da profissão e para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
Innuve Comunicação | OAB/SE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Preso em Sergipe foragido por matar sargento da Aeronáutica
A Delegacia de Tobias Barreto, com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), cumpriu mandado de prisão contra um segurança investigado por matar, em 2001, o sargento da Aeronáutica Renato da Silva, 41, durante uma confraternização em São Paulo.
SSP|Divulgação
O crime ocorreu no dia 18 de novembro de 2001, durante um churrasco realizado na Praça Xavier da Silveira, em Vila Bertioga, Zona Leste da capital paulista. A prisão foi efetuada nesta segunda-feira (11), no município de Tobias Barreto (SE).
De acordo com o delegado Daniel Mattos, as investigações da Polícia Civil de São Paulo revelaram que o investigado teve um desentendimento com o sargento e efetuou disparos de arma de fogo, atingindo fatalmente a vítima. “Após o crime, ele fugiu e permaneceu foragido por mais de duas décadas”, acrescentou [veja mais abaixo].
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O mandado de prisão foi cumprido após troca de informações com autoridades paulistas e diligências para localização do investigado. “O homem foi levado à 4ª Delegacia Metropolitana de Aracaju, onde ficará à disposição da Justiça”, completou o delegado Daniel Mattos.
Polícia Civil de Sergipe
A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas sejam repassadas por meio do Disque-Denúncia no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido, e as informações podem contribuir com a localização de foragidos da Justiça.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
A carta do governador do DF a Trump
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), enviou nesta terça-feira (12) uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o norte-americano incluir Brasília em uma lista de capitais supostamente violentas durante o anúncio da mobilização de tropas da Guarda Nacional para Washington.
Ibaneis Rocha – Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
Na carta, Ibaneis afirmou que o que foi apresentado por Trump “não corresponde à realidade” e aproveitou para alfinetar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva:
“O Governo do Distrito Federal, por mim conduzido, é de centro-direita, em oposição ao atual governo federal, de esquerda. Por isto, a segurança pública da capital do Brasil tem por foco resultados concretos, livre de vieses ideológicos”, declarou.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu as falas do governador nas redes sociais:
“Só este ano são R$ 25 bilhões por meio do FCDF; metade deste valor para pagar os salários dos policiais. Mas se o governador quer mesmo diferenciar de Lula a sua política de segurança ‘de centro-direita’, é importante lembrar que seu ex-secretário Anderson Torres e sete ex-comandantes da PM do Distrito Federal são réus na Ação Penal do golpe por omissão e cumplicidade com os atentados de 8 de janeiro”.
Ao invés de criticar o presidente Lula em sua carta subserviente a Donald Trump, o governador Ibaneis Rocha deveria lembrar que a segurança pública de Brasília é financiada pelos repasses do governo federal. Só este ano são R$ 25 bilhões por meio do FCDF; metade deste valor para…
Cumprimentando-o cordialmente, reafirmo o respeito e a admiração pela histórica relação de cooperação e amizade entre o Brasil e os Estados Unidos da América, ciente de que o diálogo transparente e baseado em fatos é o alicerce de qualquer parceria sólida.
Em razão de recentes declarações públicas proferidas por Vossa Excelência, nas quais Brasília foi mencionada de forma comparativa a localidades internacionalmente reconhecidas por elevados índices de violência, é necessário esclarecer, com base em dados oficiais, que tal percepção não reflete a realidade da capital brasileira. São informações equivocadas, possivelmente decorrentes da atual ausência de um diálogo mais consistente entre o Brasil e os Estados Unidos da América.
No modelo federativo brasileiro, cada estado e o Distrito Federal possui autonomia para estruturar e conduzir sua própria política de segurança pública. Nesse contexto, o Governo do Distrito Federal, por mim conduzido, é de centro-direita, em oposição ao atual Governo Federal, de esquerda. Por isto, a segurança pública da capital do Brasil tem por foco resultados concretos, livre de vieses ideológicos. O sucesso obtido decorre da autonomia de Brasília, garantida pela Constituição Federal do Brasil, e da determinação de proteger a população acima de interesses partidários.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A condução da segurança pública no Distrito Federal se alinha, em sua essência, à visão de “lei e ordem”, reforçando que o combate firme ao crime, associado a políticas sociais de alcance real, é o caminho para uma sociedade segura e próspera.
Exemplo disso são as políticas sociais e de segurança integradas que o Governo do Distrito Federal executa de forma independente da União. Entre elas, destaca-se o Plano de Ação para Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, pioneiro no país, elaborado antes mesmo da Política Nacional prevista na Lei nº 14.821/2024. Este plano é intersetorial, garantindo acolhimento, atendimento de saúde, qualificação profissional, acesso a programas habitacionais e alimentação gratuita nos restaurantes comunitários.
A integralidade na segurança pública do Distrito Federal, como implementada pelo ProgramaSegurança Integral,refere-se à abordagem abrangente que visa a atuação integrada de diversos órgãos e setores para garantir a segurança da população.Essa abordagem envolve a participação da comunidade, através dosConselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs),e a articulação com diferentes áreas do governo, buscando soluções eficazes para os problemas de segurança.
Os CONSEGs são espaços onde a comunidade pode participar ativamente na formulação e discussão de políticas de segurança pública, por meio de reuniões mensais, abertas a todos os cidadãos, fortalecendo o trabalho das forças de segurança e do governo, ampliando a voz da comunidade.
O programa Segurança Integral é estruturado em seis eixos principais:
Cidade Mais Segura:Focado em ações de segurança urbana e prevenção da violência.
Escola Mais Segura:Busca garantir um ambiente escolar seguro e protegido para alunos e profissionais.
Cidadão Mais Seguro:Promove a participação cidadã e a conscientização sobre segurança.
Mulher Mais Segura:Desenvolve ações para proteger as mulheres e combater a violência de gênero.
Servidor Mais Seguro:Valoriza e protege os profissionais da segurança pública.
Campo Mais Seguro:Voltado à proteção da população e da zona rural do Distrito Federal.
Conforme o Atlas da Violência 2024, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Brasília registrou, no ano passado, taxa de 6.9 homicídios para cada 100 mil habitantes, sendo a terceira menor entre todas as capitais de estado do Brasil. Este resultado representa um marco histórico e reflete políticas públicas assertivas, uso intensivo de tecnologia e integração das forças policiais.
Em 2025, ações estruturantes foram ampliadas, das quais se destaca:
Lançamento do Programa Acolhe DF (Decreto nº 47.423/2025), para reinserção social de dependentes de álcool e drogas;
Inauguração do Hotel Social, garantindo pernoite, alimentação, higiene pessoal e abrigo para pessoas em situação de rua e seus animais de estimação;
Benefício financeiro emergencial de R$ 600,00 a pessoas em vulnerabilidade extrema;
Encaminhamento de pessoas em situação de rua a programas como o RenovaDF, destinado à capacitação e empregabilidade.
Os números confirmam a efetividade dessa estratégia: o 2º Censo Distrital da População em Situação de Rua (2025) apontou crescimento de 19,8% nessa população em relação a 2022 — índice inferior à média nacional de 25% —, evidenciando que o conjunto de políticas do Distrito Federal mitiga o avanço da vulnerabilidade.
Registre-se que na atual gestão foi alcançado o menor índice de homicídios dos últimos 48 anos, fruto do investimento na contratação de mais 5 mil servidores de segurança pública, na duplicação dos pontos de monitoramento eletrônico e outras ações. A metodologia de gestão da segurança no Distrito Federal é realizada de forma coordenada, contando com a atuação integrada da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Penal e do Departamento de Trânsito, garantindo respostas rápidas e eficientes às demandas da população.
Além disso, adota o conceito de “segurança integral”, que vai além da repressão ao crime e busca envolver ativamente a sociedade na formulação e no acompanhamento das políticas públicas voltadas à cidadania, fortalecendo o vínculo entre Estado e comunidade e assegurando resultados sustentáveis.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Diferentemente do atual Governo Federal, acredito no diálogo e na força das relações diplomáticas. Tenho, de forma reiterada, afirmado que o Governo Federal deve abandonar disputas ideológicas e adotar uma postura pragmática nas relações internacionais, abrindo canais de negociações produtivas com os Estados Unidos da América. Para este Governo do Distrito Federal, interesses geopolíticos e comerciais devem estar acima de divergências político-partidárias.
Recentemente, inclusive, promovi reunião com governadores de diversos estados brasileiros, com o objetivo de defender a abertura do diálogo direto com o governo norte-americano. Durante o encontro, enfatizou-se a necessidade de redução da tensão entre os dois países e de que haja atuação coordenada com o Congresso Nacional, visando minimizar prejuízos à economia nacional.
Por fim, com respeito, manifesto interesse em fortalecer as pontes políticas e institucionais entre os dois países.
Respeitosamente,
Ibaneis Rocha
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Humberto Gessinger traz turnê de 40 anos para Aracaju
A cidade de Aracaju se prepara para receber um dos grandes ícones do rock nacional: Humberto Gessinger – vocalista da icônica banda Engenheiros do Hawaii – que traz a consagrada turnê comemorativa dos 40 anos de sua carreira para uma apresentação especial nesta sexta-feira, 15 de agosto, no Salles Multieventos, localizado na Av. Augusto Franco.
Fernando Bartmann|Divulgação
Marcado para iniciar às 22h (abertura dos portões às 20h), o show promete emocionar o público com um repertório que revisita os maiores sucessos do álbum “Acústico Engenheiros do Hawaii”. No repertório, clássicos como Infinita Highway, Pra Ser Sincero e O Papa é Pop.
Além disso, Humberto Gessinger fará a estreia ao vivo do novo single “Sem Piada Nem Textão”, que integra seu mais recente álbum “Revendo o que Nunca Foi Visto”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Com opções de Plateia, Mezanino e Mesa, os ingressos já estão disponíveis para compra online, pelo Guichê Web, e presencialmente nas lojas Lê Postiche (Shopping Jardins), CVC (RioMar Shopping) e Auto Peças Macêdo (Av. Hermes Fontes, 1319 – Suíça).
O evento tem classificação indicativa de 16 anos e promete uma noite inesquecível para os fãs do cantor e da música brasileira. Últimos ingressos à venda!
Reprodução
Vale ressaltar que no dia do evento será exigido a apresentação das comprovações de meia entrada em todos os setores. Em Aracaju, o show é produzido pela RT Produções e a classificação é 16 anos.
Mais informações pelo WhatsApp no telefone (79) 98148-8008.
Serviço
Evento: Turnê ‘Acústico Engenheiros do Hawaii’
Atração: Humberto Gessinger, ex-vocalista da banda Engenheiros do Hawaii
Data: 15 de agosto
Horário: 22h (20h abertura dos portões)
Local: Salles Multieventos (Av. Augusto Franco, 2500 – Ponto Novo)
Osanilde Oliveira, assessoria
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Roubos e Desmanches de veículos em Aracaju
A Polícia Civil de Sergipe, por meio do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), prendeu, nesta segunda-feira (11), um homem condenado por roubo e envolvimento em esquema de receptação e desmanche de veículos. Os crimes ocorreram em julho de 2017.
Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri)
Segundo as informações policiais, à época, o investigado, portando arma de fogo, assaltou um estabelecimento comercial no bairro Coroa do Meio, em Aracaju, e levou o veículo de um casal, além de pertences de outras vítimas, como celulares, bolsas e carteiras.
Depois do ocorrido, a polícia recuperou o carro, que foi encontrado em um sítio no bairro Mosqueiro, onde funcionava um ponto de desmanche. Na propriedade, também foram localizadas diversas peças e acessórios de carros e motos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ainda conforme as investigações, o esquema criminoso envolvia o recebimento de veículos roubados, que eram desmontados e comercializados de forma ilícita.
O preso possui quatro condenações anteriores por crimes como roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A pena atual foi fixada em regime fechado, e ele permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça que a prisão é resultado do trabalho investigativo contínuo e do cumprimento rigoroso de mandados judiciais, contribuindo para a redução da criminalidade e para a responsabilização de indivíduos envolvidos em crimes patrimoniais.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
JOGOS: CBF sorteia os embates da Copa do Brasil 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta terça-feira (12) o sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil 2025, definindo também os mandos de campo para esta fase decisiva da competição.
Reprodução
Os clubes Vasco, Bahia, Atlético-MG e Athletico-PR começarão os duelos em seus estádios, tendo apoio da torcida nas partidas de ida, que ocorrerão na quarta-feira, 27 de agosto.
Os jogos de volta, que decidirão os classificados para as semifinais, estão marcados para quinta-feira, 11 de setembro.
Times que avançaram até esta fase embolsam R$ 4.740.750,00.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil 2025 ficam assim definidos [times à esquerda fazem o segundo jogo em casa]:
Cruzeiro x Atlético-MG
Corinthians x Athletico-PR
Botafogo x Vasco
Fluminense x Bahia
Veja como foi o sorteio:
CBF
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: