UFS cancela prova de redação; leia nota oficial na íntegra

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) lamenta o ocorrido, no último domingo (10/08), em relação à temática da prova de redação do Vestibular EAD e reafirma a importância de garantir a lisura e a credibilidade de seus processos seletivos.

Esclarecemos que, pelo sigilo que rege a elaboração das provas, a UFS não tem acesso prévio ao conteúdo das avaliações, que são elaboradas por profissionais contratados para prestar serviços à Comissão de Concursos Vestibulares (CCV).

Reafirmamos que a UFS não coaduna com qualquer forma de discriminação, polarização política ou radicalismos ideológicos. Somos uma instituição que preza pela democracia, pluralidade e diálogo, pautando-se sempre pelo respeito à diversidade de pensamentos, ideias e identidades.

Diante do ocorrido, a Universidade determinou o cancelamento imediato da prova de redação aplicada no Vestibular EAD. Outras providências para garantir a continuidade e a lisura deste e de próximos processos seletivos serão informadas pelos canais oficiais.

Universidade Federal de Sergipe
Aracaju, 12 de agosto de 2025

STF autoriza Bolsonaro a fazer exames e receber visitas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a fazer exames médicos no Hospital DF Star, em Brasília (DF), no próximo sábado (16).

Ex-presidente Bolsonaro no hospital
X|Reprodução

A decisão foi dada na Ação Penal (AP) 2668 e atende a pedido da defesa de Bolsonaro, que informou que o tempo de permanência na unidade de saúde deve ser de até oito horas.  

Os advogados do ex-presidente devem apresentar ao STF atestado de comparecimento ao hospital, com dados de data e hora dos atendimentos, em até 48 horas após os exames. Na decisão, o ministro também autorizou quatro visitas a Bolsonaro: 

  • Senador Rogério Marinho (PL-RN) – 22/8, entre 10h e 18h;  
  • Deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ) – 25/8, entre 10h e 18h;  
  • Vice-prefeito de São Paulo Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araujo (PL) – 26/8, entre 10h e 18h; 
  • Deputado estadual de São Paulo Tomé Abduch (Republicanos) – 27/8, entre 10h e 18h.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do ministro Alexandre. A medida foi tomada diante do descumprimento de medidas cautelares já impostas pela Corte.  

Réu na AP 2668, o ex-presidente responde pelo crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. 

Leia a íntegra da decisão  

Jogos do Brasil ontem pela Libertadores

O São Paulo contou com o brilho do goleiro Rafael para garantir um empate sem gols com o Atlético Nacional (Colômbia), na noite desta terça-feira (12) no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, em jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América.ebcebc

São Paulo empata com Atlético Nacional na Libertadores 2025
Rubens Chiri|São Paulo FC

As equipes voltam a medir forças na próxima terça-feira (19), a partir das 21h30 (horário de Brasília), no estádio do Morumbis, para definir quem avança para as quartas de final da competição continental.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A equipe comandada pelo técnico argentino Hernán Crespo teve como destaque o goleiro Rafael, que defendeu cobrança de pênalti de Cardona aos 22 minutos do segundo tempo. O mesmo Cardona falhou em outra penalidade máxima aos 13 da etapa inicial, quando chutou para fora.

Veja os melhores momentos:

ESPN Brasil

Fortaleza empata

Quem também ficou no 0 a 0 pela ida das oitavas da Libertadores na noite desta terça-feira foi o Fortaleza, diante do Vélez Sarsfield (Argentina) no Estádio do Castelão. A definição de quem avança na competição será na próxima terça no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires.

Reprodução

Machadinho e Pank ganham no TRE

Na sessão realizada na manhã de ontem (12), no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), a chapa vitoriosa nas últimas eleições municipais em Canindé de São Francisco — formada por Machadinho Barbosa e Joselildo Almeida Pank — obteve mais uma vitória contra o ex-candidato a prefeito Kaká Andrade.

Joselildo Almeida Pank e Machadinho
Pank e Machadinho|Divulgação

Por unanimidade, os desembargadores rejeitaram, pelo placar de 7 a 0, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo adversário.

Na ação, Kaká Andrade alegava que Machadinho e Pank teriam cometido irregularidades durante a campanha, violando a isonomia eleitoral, manipulando o eleitorado e abusando dos meios de comunicação. O ex-candidato solicitava a cassação dos diplomas e mandatos dos eleitos, além da declaração de inelegibilidade.

Defesa e posicionamento do Ministério Público

A defesa de Machadinho e Pank sustentou que todas as ações questionadas eram legítimas e amparadas pela liberdade de informação jornalística, pedindo a total improcedência da ação. O Ministério Público Eleitoral também se manifestou contra as acusações, reforçando a ausência de provas para sustentar as alegações.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O juiz eleitoral responsável pelo caso, Luis Gustavo Serravalle Almeida, havia determinado a admissibilidade de provas documentais, testemunhais e periciais apresentadas por ambas as partes, incluindo áudios e vídeos. Após análise, o plenário do TRE-SE entendeu que não houve práticas que justificassem a cassação dos mandatos, confirmando a vitória da chapa por decisão unânime.

Com mais essa derrota, Kaká Andrade acumula reveses judiciais contra Machadinho e Pank desde o pleito municipal. A decisão reforça a legitimidade da vitória nas urnas e mantém inalterado o comando do Executivo de Canindé de São Francisco. ‎


Assessoria de comunicação

MP atende OAB e abre inquérito contra delegado em Sergipe

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) foi informada, no último dia 7, que o Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, determinou a instauração de um inquérito policial e a reabertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra um delegado de polícia.

Fachada do Ministério Público de Sergipe
Ministério Púbico de Sergipe

A decisão foi tomada após solicitação da OAB/SE, que apontou grave violação às prerrogativas de uma advogada durante o atendimento a um cliente nas dependências da 4ª Delegacia Metropolitana de Aracaju, em janeiro deste ano.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A atuação da OAB/SE foi motivada pelo arquivamento anterior do caso pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil sem a devida fundamentação legal. Diante disso, a Seccional acionou o MPSE, buscando o devido esclarecimento e responsabilização pela conduta abusiva do agente público.

O episódio já havia sido analisado pelo Conselho Seccional da OAB Sergipe, que aprovou o desagravo público à advogada ofendida e determinou a adoção de medidas judiciais e administrativas cabíveis contra o delegado envolvido.

A OAB/SE reafirma seu compromisso inarredável com a defesa das prerrogativas da advocacia, pilares fundamentais para o pleno exercício da profissão e para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.


Innuve Comunicação | OAB/SE

Preso em Sergipe foragido por matar sargento da Aeronáutica

A Delegacia de Tobias Barreto, com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), cumpriu mandado de prisão contra um segurança investigado por matar, em 2001, o sargento da Aeronáutica Renato da Silva, 41, durante uma confraternização em São Paulo.

Preso em Sergipe foragido por matar sargento há 24 anos
SSP|Divulgação

O crime ocorreu no dia 18 de novembro de 2001, durante um churrasco realizado na Praça Xavier da Silveira, em Vila Bertioga, Zona Leste da capital paulista. A prisão foi efetuada nesta segunda-feira (11), no município de Tobias Barreto (SE).

De acordo com o delegado Daniel Mattos, as investigações da Polícia Civil de São Paulo revelaram que o investigado teve um desentendimento com o sargento e efetuou disparos de arma de fogo, atingindo fatalmente a vítima. “Após o crime, ele fugiu e permaneceu foragido por mais de duas décadas”, acrescentou [veja mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O mandado de prisão foi cumprido após troca de informações com autoridades paulistas e diligências para localização do investigado. “O homem foi levado à 4ª Delegacia Metropolitana de Aracaju, onde ficará à disposição da Justiça”, completou o delegado Daniel Mattos.

Polícia Civil de Sergipe

A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas sejam repassadas por meio do Disque-Denúncia no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido, e as informações podem contribuir com a localização de foragidos da Justiça.

A carta do governador do DF a Trump

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), enviou nesta terça-feira (12) uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o norte-americano incluir Brasília em uma lista de capitais supostamente violentas durante o anúncio da mobilização de tropas da Guarda Nacional para Washington.

Governador do DF Ibaneis Rocha
Ibaneis Rocha – Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Na carta, Ibaneis afirmou que o que foi apresentado por Trump “não corresponde à realidade” e aproveitou para alfinetar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

“O Governo do Distrito Federal, por mim conduzido, é de centro-direita, em oposição ao atual governo federal, de esquerda. Por isto, a segurança pública da capital do Brasil tem por foco resultados concretos, livre de vieses ideológicos”, declarou.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu as falas do governador nas redes sociais:

“Só este ano são R$ 25 bilhões por meio do FCDF; metade deste valor para pagar os salários dos policiais. Mas se o governador quer mesmo diferenciar de Lula a sua política de segurança ‘de centro-direita’, é importante lembrar que seu ex-secretário Anderson Torres e sete ex-comandantes da PM do Distrito Federal são réus na Ação Penal do golpe por omissão e cumplicidade com os atentados de 8 de janeiro”.

Reprodução

Leia a íntegra da carta:

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Cumprimentando-o cordialmente, reafirmo o respeito e a admiração pela histórica relação de cooperação e amizade entre o Brasil e os Estados Unidos da América, ciente de que o diálogo transparente e baseado em fatos é o alicerce de qualquer parceria sólida.

Em razão de recentes declarações públicas proferidas por Vossa Excelência, nas quais Brasília foi mencionada de forma comparativa a localidades internacionalmente reconhecidas por elevados índices de violência, é necessário esclarecer, com base em dados oficiais, que tal percepção não reflete a realidade da capital brasileira. São informações equivocadas, possivelmente decorrentes da atual ausência de um diálogo mais consistente entre o Brasil e os Estados Unidos da América.

No modelo federativo brasileiro, cada estado e o Distrito Federal possui autonomia para estruturar e conduzir sua própria política de segurança pública. Nesse contexto, o Governo do Distrito Federal, por mim conduzido, é de centro-direita, em oposição ao atual Governo Federal, de esquerda. Por isto, a segurança pública da capital do Brasil tem por foco resultados concretos, livre de vieses ideológicos. O sucesso obtido decorre da autonomia de Brasília, garantida pela Constituição Federal do Brasil, e da determinação de proteger a população acima de interesses partidários.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A condução da segurança pública no Distrito Federal se alinha, em sua essência, à visão de “lei e ordem”, reforçando que o combate firme ao crime, associado a políticas sociais de alcance real, é o caminho para uma sociedade segura e próspera.

Exemplo disso são as políticas sociais e de segurança integradas que o Governo do Distrito Federal executa de forma independente da União. Entre elas, destaca-se o Plano de Ação para Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, pioneiro no país, elaborado antes mesmo da Política Nacional prevista na Lei nº 14.821/2024. Este plano é intersetorial, garantindo acolhimento, atendimento de saúde, qualificação profissional, acesso a programas habitacionais e alimentação gratuita nos restaurantes comunitários.

A integralidade na segurança pública do Distrito Federal, como implementada pelo ProgramaSegurança Integral,refere-se à abordagem abrangente que visa a atuação integrada de diversos órgãos e setores para garantir a segurança da população.Essa abordagem envolve a participação da comunidade, através dosConselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs),e a articulação com diferentes áreas do governo, buscando soluções eficazes para os problemas de segurança.

Os CONSEGs são espaços onde a comunidade pode participar ativamente na formulação e discussão de políticas de segurança pública, por meio de reuniões mensais, abertas a todos os cidadãos, fortalecendo o trabalho das forças de segurança e do governo, ampliando a voz da comunidade.

O programa Segurança Integral é estruturado em seis eixos principais:

  • Cidade Mais Segura:Focado em ações de segurança urbana e prevenção da violência.
  • Escola Mais Segura:Busca garantir um ambiente escolar seguro e protegido para alunos e profissionais.
  • Cidadão Mais Seguro:Promove a participação cidadã e a conscientização sobre segurança.
  • Mulher Mais Segura:Desenvolve ações para proteger as mulheres e combater a violência de gênero.
  • Servidor Mais Seguro:Valoriza e protege os profissionais da segurança pública.
  • Campo Mais Seguro:Voltado à proteção da população e da zona rural do Distrito Federal.

Conforme o Atlas da Violência 2024, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Brasília registrou, no ano passado, taxa de 6.9 homicídios para cada 100 mil habitantes, sendo a terceira menor entre todas as capitais de estado do Brasil. Este resultado representa um marco histórico e reflete políticas públicas assertivas, uso intensivo de tecnologia e integração das forças policiais.

Em 2025, ações estruturantes foram ampliadas, das quais se destaca:

  • Lançamento do Programa Acolhe DF (Decreto nº 47.423/2025), para reinserção social de dependentes de álcool e drogas;
  • Inauguração do Hotel Social, garantindo pernoite, alimentação, higiene pessoal e abrigo para pessoas em situação de rua e seus animais de estimação;
  • Benefício financeiro emergencial de R$ 600,00 a pessoas em vulnerabilidade extrema;
  • Encaminhamento de pessoas em situação de rua a programas como o RenovaDF, destinado à capacitação e empregabilidade.

Os números confirmam a efetividade dessa estratégia: o 2º Censo Distrital da População em Situação de Rua (2025) apontou crescimento de 19,8% nessa população em relação a 2022 — índice inferior à média nacional de 25% —, evidenciando que o conjunto de políticas do Distrito Federal mitiga o avanço da vulnerabilidade.

Registre-se que na atual gestão foi alcançado o menor índice de homicídios dos últimos 48 anos, fruto do investimento na contratação de mais 5 mil servidores de segurança pública, na duplicação dos pontos de monitoramento eletrônico e outras ações. A metodologia de gestão da segurança no Distrito Federal é realizada de forma coordenada, contando com a atuação integrada da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Penal e do Departamento de Trânsito, garantindo respostas rápidas e eficientes às demandas da população.

Além disso, adota o conceito de “segurança integral”, que vai além da repressão ao crime e busca envolver ativamente a sociedade na formulação e no acompanhamento das políticas públicas voltadas à cidadania, fortalecendo o vínculo entre Estado e comunidade e assegurando resultados sustentáveis.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Diferentemente do atual Governo Federal, acredito no diálogo e na força das relações diplomáticas. Tenho, de forma reiterada, afirmado que o Governo Federal deve abandonar disputas ideológicas e adotar uma postura pragmática nas relações internacionais, abrindo canais de negociações produtivas com os Estados Unidos da América. Para este Governo do Distrito Federal, interesses geopolíticos e comerciais devem estar acima de divergências político-partidárias.

Recentemente, inclusive, promovi reunião com governadores de diversos estados brasileiros, com o objetivo de defender a abertura do diálogo direto com o governo norte-americano. Durante o encontro, enfatizou-se a necessidade de redução da tensão entre os dois países e de que haja atuação coordenada com o Congresso Nacional, visando minimizar prejuízos à economia nacional.

Por fim, com respeito, manifesto interesse em fortalecer as pontes políticas e institucionais entre os dois países.

Respeitosamente,

Ibaneis Rocha

Humberto Gessinger traz turnê de 40 anos para Aracaju

A cidade de Aracaju se prepara para receber um dos grandes ícones do rock nacional: Humberto Gessinger – vocalista da icônica banda Engenheiros do Hawaii – que traz a consagrada turnê comemorativa dos 40 anos de sua carreira para uma apresentação especial nesta sexta-feira, 15 de agosto, no Salles Multieventos, localizado na Av. Augusto Franco.

Cantor Humberto Gessinger
Fernando Bartmann|Divulgação

Marcado para iniciar às 22h (abertura dos portões às 20h), o show promete emocionar o público com um repertório que revisita os maiores sucessos do álbum “Acústico Engenheiros do Hawaii”. No repertório, clássicos como Infinita Highway, Pra Ser Sincero e O Papa é Pop.

Além disso, Humberto Gessinger fará a estreia ao vivo do novo single “Sem Piada Nem Textão”, que integra seu mais recente álbum “Revendo o que Nunca Foi Visto”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com opções de Plateia, Mezanino e Mesa, os ingressos já estão disponíveis para compra online, pelo Guichê Web, e presencialmente nas lojas Lê Postiche (Shopping Jardins), CVC (RioMar Shopping) e Auto Peças Macêdo (Av. Hermes Fontes, 1319 – Suíça).

O evento tem classificação indicativa de 16 anos e promete uma noite inesquecível para os fãs do cantor e da música brasileira. Últimos ingressos à venda!

Reprodução

Vale ressaltar que no dia do evento será exigido a apresentação das comprovações de meia entrada em todos os setores. Em Aracaju, o show é produzido pela RT Produções e a classificação é 16 anos.

Mais informações pelo WhatsApp no telefone (79) 98148-8008.

Serviço

Evento: Turnê ‘Acústico Engenheiros do Hawaii’

Atração: Humberto Gessinger, ex-vocalista da banda Engenheiros do Hawaii

Data: 15 de agosto

Horário: 22h (20h abertura dos portões)

Local: Salles Multieventos (Av. Augusto Franco, 2500 – Ponto Novo)


Osanilde Oliveira, assessoria

Roubos e Desmanches de veículos em Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe, por meio do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), prendeu, nesta segunda-feira (11), um homem condenado por roubo e envolvimento em esquema de receptação e desmanche de veículos. Os crimes ocorreram em julho de 2017.

Sede do Depatri em Aracaju
Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri)

Segundo as informações policiais, à época, o investigado, portando arma de fogo, assaltou um estabelecimento comercial no bairro Coroa do Meio, em Aracaju, e levou o veículo de um casal, além de pertences de outras vítimas, como celulares, bolsas e carteiras.

Depois do ocorrido, a polícia recuperou o carro, que foi encontrado em um sítio no bairro Mosqueiro, onde funcionava um ponto de desmanche. Na propriedade, também foram localizadas diversas peças e acessórios de carros e motos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ainda conforme as investigações, o esquema criminoso envolvia o recebimento de veículos roubados, que eram desmontados e comercializados de forma ilícita.

O preso possui quatro condenações anteriores por crimes como roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A pena atual foi fixada em regime fechado, e ele permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça que a prisão é resultado do trabalho investigativo contínuo e do cumprimento rigoroso de mandados judiciais, contribuindo para a redução da criminalidade e para a responsabilização de indivíduos envolvidos em crimes patrimoniais.

JOGOS: CBF sorteia os embates da Copa do Brasil 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta terça-feira (12) o sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil 2025, definindo também os mandos de campo para esta fase decisiva da competição.

Sorteio das quartas de final da Copa do Brasil 2025
Reprodução

Os clubes Vasco, Bahia, Atlético-MG e Athletico-PR começarão os duelos em seus estádios, tendo apoio da torcida nas partidas de ida, que ocorrerão na quarta-feira, 27 de agosto.

Os jogos de volta, que decidirão os classificados para as semifinais, estão marcados para quinta-feira, 11 de setembro.

Times que avançaram até esta fase embolsam R$ 4.740.750,00.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil 2025 ficam assim definidos [times à esquerda fazem o segundo jogo em casa]:

  • Cruzeiro x Atlético-MG
  • Corinthians x Athletico-PR
  • Botafogo x Vasco
  • Fluminense x Bahia

Veja como foi o sorteio:

CBF