Botafogo, o segundo a virar clube-empresa

Como NE Notícias informou, Ronaldo Fenômeno negocia para comprar o Cruzeiro, de Minas Gerais.

O próximo clube a ser negociado é o Botafogo, do Rio de Janeiro.

A revelação foi feita pelo diretor-executivo da XP, José Berenguer, em entrevista ao ESPN Brasil.

NOMES: 8 de Sergipe no Orçamento da Vergonha

O jornal O Globo publicou neste domingo, 19, a lista de parlamentares beneficiados pelo Orçamento Secreto, o Orçamento da Vergonha.

O jornal chegou aos nomes (primeiros) a partir de planilhas do Ministério do Desenvolvimento Regional, documentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba(Codevasf), registros de convênios, informações da Plataforma + Brasil, notas divulgadas por prefeituras, entrevistas e publicações nas redes sociais com os próprios parlamentares alardeando as liberações de recursos.

dinheiro
Joel Fotos / Pixabay

O jornal chegou a R$ 3,2 bilhões dos R$ 36 bilhões da vergonha, ou seja, a lista ainda não é definitiva.

Ao jornal, disse o cientista político José Álvaro Moisés, da USP:

“Isso afeta a qualidade da democracia na medida em que não mantém o princípio da distribuição igualitária de recursos e de condições relativas à disputa eleitoral .”

José Álvaro Moisés

Veja a primeira lista da vergonha:

Rogério Carvalho (PT) – R$ 17 milhões

Bosco Costa (PL) – R$ 11,05 milhões

Gustinho Ribeiro (SD) – R$ 5,7 milhões

Fábio Mitidieri (PSD) – R$ 4,7 milhões

Fábio Reis (MDB) – R$ 4 milhões

Maria do Carmo (DEM) – R$ 3,5milhões

Fábio Henrique (PDT) – R$ 3 milhões

Laércio Oliveira (PP) – R$ 3 milhões

Juíza extingue ação contra Lula e Dilma

A juíza Geraldine Vital, da 27a Vara Federal do Rio de Janeiro, negou e extinguiu Ação Popular contra a União, a Petrobras e ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, que contestava a construção da Refinaria Abreu e lima, em Pernambuco.

A ação pedia a paralisação das obras, devolução do investimento feito e pagamento de danos morais coletivos.

A refinaria já foi construída.

Sergipe confirma 46 novos casos de Influenza A H3N2

A Secretaria de Estado da Saude (SES) recebeu a confirmação do registro de 46 novos casos da gripe Influenza A H3N2 no Estado de Sergipe. A análise das amostras foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Os casos foram registrados em pacientes de Boquim (01), Capela (01), Gararu (01), Graccho Cardoso (01), Itabaiana (30), Nossa Senhora do Socorro (03), Riachão do Dantas (01), São Cristóvão (06) e Siriri (01).

Das amostras processas 22 são do sexo feminino e 24 do sexo masculino, na faixa etária de 05 a 70 anos.

Outros seis casos de H3N2 haviam sido confirmados recentemente, sendo seis em Itabaianinha e um em Aracaju.

Na última quinta, 16, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu Alerta Epidemiológico às secretarias municipais de saúde sobre a Influenza A (H3N2). O Alerta Epidemiológico aponta a necessidade de intensificação das ações de vigilância dos casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ocasionada pelo vírus Influenza fora do período de sazonalidade.

A SES reforça que os principais sintomas são os mesmos da gripe comum: febre alta , dores nas articulações, tosse, inflamação na garganta e fortes dores de cabeça. Pode haver vômito e diarreia principalmente em crianças.

Belivaldo e o reajuste de servidores

O Governo de Sergipe pretende reajustar salários dos servidores.

Embora negue publicamente, o governador Belivaldo Chagas (PSD) quer que a Assembleia Legislativa adie o início do recesso parlamentar para enviar projeto, no início de janeiro, propondo índice de reajuste salarial.

Não precisa. A convocação extraordinária não gera custos para o Estados.

Publica o site “Metrópoles”, neste domingo, 18:

O governador Belivaldo Chagas (PSD) declarou à imprensa que já autorizou a equipe econômica a fazer estudos para encontrar espaço no orçamento do estado para reajuste dos servidores em 2022. Ainda não foram divulgados percentuais.

A verdade: Cruzeiro é de Ronaldo Fenômeno?

Ronaldo Cruzeiro
Redes Sociais

Como NE Notícias informou, o ex-jogador de futebol e atual empresário Ronaldo Fenômeno e o atual presidente do Cruzeiro confirmaram a venda do time ao ex-craque.

A VERDADE

Clube e empresário assinaram um Protocolo de Intenções, importante para a venda, que ainda depende da confirmação de documentos a serem apresentados pelas partes. Esse processo seguinte se chama “Due Diligence”.

Em seu comunicado, a XP, onde foi assinado o protocolo, afirma que “a conclusão da transação está sujeita à finalização de uma série de condições precedentes”.

Trata-se de uma auditoria que costuma durar algumas meses.

Semana passada, o Cruzeiro comunicou à CBF a fundação de sua S.A.F, que ficará com os direitos de transmissão e de contratos de jogadores.

O Cruzeiro é o primeiro clube que faz a operação nos termos da nova lei da Sociedade Anônima de Futebol, aprovada este ano.

A empresa de Ronaldo é dona do Real Valladolid, que disputa a segunda divisão do Campeonato Espanhol e foi comprado por 30 milhões de euros.

O Cruzeiro tem uma dívida líquida de cerca de R$ 1 bilhão.

As dívidas continuam com o Cruzeiro mas, de acordo com a nova lei, a empresa de Ronaldo tem o dever de repasse de 20% de sua receita e 50% dos dividendos para pagar os débitos.

A empresa de Ronaldo ficará com cerca de 80% da receita livre para custear o futebol do time.

LIXO: Estre diz que não foi procurada por Socorro, que deve cerca de R$ 17 milhões

Em respeito à população de Nossa Senhora do Socorro, ao Poder Judiciário do Estado de Sergipe e ao Ministério Público, a Estre Ambiental vem à público para informar que, no início da manhã do dia deste sábado (18.12.2021), mesmo não tendo sido procurada pela Prefeitura, decidiu por receber os resíduos sólidos coletados no Município de Nossa Senhora do Socorro, acumulados nas ruas e residências desde o dia 09.12.2021, mesmo tendo o Município de Nossa Senhora do Socorro uma dívida de aproximadamente 17 milhões para com a empresa, por serviços prestados de janeiro de 2017 à novembro do corrente ano.

O acúmulo de resíduos se deu por que o local para onde o Município de Nossa Senhora do Socorro passou a destinar os resíduos, localizado à mais de 50 km, a partir de novembro de 2021, em substituição à Estre Ambiental (localizada no próprio Município), foi considerado absolutamente irregular pela Justiça do Estado de Sergipe. Mesmo tendo sido preterida na ordem cronológica de pagamentos pela prefeitura (segundo o Portal da Transparência, a empresa de coleta contratada pela Prefeitura recebeu aproximadamente 28 milhões de reais) , submetida a uma inadimplência severa e inexplicável, a Estre Ambiental mantém-se firme no seu papel de prestar serviços em favor da população sergipano, de forma regular, transparente e dentro de rígidos padrões técnicos, éticos e legais.

Ciente de seu papel social e consciência ambiental, a Estre Ambiental se coloca à inteira disposição para retomar as negociações com a prefeitura, com o fim de que sejam regularizadas as pendências do Município e, com isso, assegurar a regularidade e manutenção dos serviços e o cumprimento da Lei.

Sergipe: 1 óbito, 2 novos infectados

Em Sergipe oficialmente, neste sábado, 18, foram registrados 2 novos casos de Covid-19.

1 óbito por Covid-19.eram

Desde o inicio da doença, 278.429 testaram positivo para a doença.

Morreram 6.055 pacientes.

O óbito foi de um homem, sem comorbidades, de 43 anos de idade, de Maruim.

NO BRASIL, desde o início da doença,  617.784 óbitos e 22.209.815 casos de coronavírus. Neste sábado, 18, 137 mortes. 2.457 novos infectados.

5 Estados não tiveram registros neste sábado: AC, AM, AP, MT e PI.

Depois dos ataques hackers aos sistemas do Ministério da Saúde, vários Estados passaram a informar apenas novos dados sobre mortos e infectados.

Neste sábado, não informaram novos dados: BA, DF, GO, MS, RR e TO.

Nono dia seguido sofrido por sistemas de diferentes Estados.

MÉDIA MÓVEL DE MORTES NOS ÚLTIMOS SETE DIAS NO BRASIL:

BRASIL, EM 18 DE DEZEMBRO DE 2021:

  • Total de mortes: 617.784
  • Registro de mortes em 24 horas: 137
  • Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 132 (variação em 14 dias: -32%)
  • Total de casos confirmados: 22.209.815
  • Registro de casos confirmados em 24 horas: 2.457
  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 3.450 (variação em 14 dias: -61%)

SITUAÇÃO NOS ESTADOS:

Levantamento dos últimos sete dias.

  • Em alta (3 Estados): MT, RO e RN
  • Em estabilidade (4 Estados): AM, PA, PE e SE
  • Em queda (14 Estados): PR, RS, SC, ES, MG, RJ, SP, AC, AP, AL, CE, MA, PB, PI
  • Não divulgaram (5 Estados e o DF): BA, DF, GO, MS, RR e TO

VACINAÇÃO NOS ESTADOS:

Sul 

  • PR: -37%
  • RS: -36%
  • SC: -31%

Sudeste 

  • ES: -33%
  • MG: -33%
  • RJ: -32%
  • SP: -33%

Centro-Oeste 

  • DF: não divulgou dados neste sábado
  • GO: não divulgou dados neste sábado
  • MS: não divulgou dados neste sábado
  • MT: +83%

Norte 

  • AC: -67%
  • AM: -11%
  • AP: -50%
  • PA: 0%
  • RO: +56%
  • RR: não divulgou dados neste sábado
  • TO: não divulgou dados neste sábado

Nordeste 

  • AL: -27%
  • BA: -29%
  • CE: -42%
  • MA: -53%
  • PB: -19%
  • PE: +5%
  • PI: -39%
  • RN: +27%
  • SE: 0%

REFORÇO: Ministério da Saúde antecipa de 5 para 4 meses

Visando o aumento da proteção de todos os brasileros contra a variante Ômicron, o Ministério da Saúde passará a recomendar, a partir de segunda-feira (20), a redução do intervalo, de cinco para quatro meses, entre a segunda dose e a dose de reforço da imunização contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Queiroga neste sábado (18).

“A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco. A portaria com a modificação será publicada na segunda-feira. Informem-se sobre o calendário vacinal de seu município e veja se já chegou a sua vez”, escreveu Queiroga em seu perfil numa rede social.

O reforço poderá ser aplicado em qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha recebido as duas doses de vacina, respeitando o prazo mínimo dos quatro meses após a segunda aplicação. Além disso, o Ministério reitera a importância de se completar o ciclo vacinal e pede àqueles que tomaram apenas a primeira dose para retornarem aos postos de vacinação.

Conforme as orientações emitidas pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), a vacina da Pfizer será utilizada como dose de reforço em pessoas vacinadas com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. A opção por essa vacina levou em consideração o aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca também poderão ser utilizados na dose de reforço.

Inicialmente destinada a ser de aplicação única, a vacina da Janssen também deverá ser reforçada. Quem a recebeu entre dois e seis atrás pode comparecer ao posto de saúde para a segunda dose. Nesse caso, o imunizante utilizado deverá ser do mesmo fabricante.

Juíza federal afasta presidente do Iphan; AGU recorre

A juíza Mariana Tomaz da Cunha, da 28ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou o afastamento imediato do cargo da presidente do Iphan, Larissa Rodrigues Peixoto Dutra.

O afastamento ocorreu porque o Presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou publicamente que determinou o afastamento de funcionários.

Funcionários teriam embargado uma obra do empresário bolsonarista Luciano Hang, da Havan.

A AGU – Ad