Acompanhe classificação e jogos de Sergipe

O sábado foi de definição das duas equipes classificadas do Grupo B, para as semifinais da Copa Lotese Governo do Estado. Durante a tarde, dois jogos movimentaram a competição, os confrontos foram válidos pela última rodada da primeira fase.

Falcon vence Confiança na 6ª rodada da Copa Lotese
Falcon X Confiança – Dandara Prado|ADC

Na região do sertão, no município de Porto da Folha, Guarany e Lagarto entram em campo, no estádio Caio Feitosa. O duelo ficou no empate sem gols. Com o resultado, a equipe do Lagarto avançou de fase.

E na arena Batistão, em Aracaju, Falcon e Confiança, também decidiram uma vaga nas semifinais. Em uma partida emocionante, o carcará levou a melhor e venceu por 2 a 1 [veja mais abaixo]. Os gols do Falcon foram de Cleiton e Rogerinho. O atacante Tiquinho marcou o gol do Confiança. Com o resultado, a equipe do carcará avançou de fase.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Acompanhe a classificação da Copa Lotese Governo do Estado com os dois jogos realizados na 6ª rodada:

Grupo A

1) Sergipe 09 pontos
2) Itabaiana 08 pontos
3) Dorense 05 pontos
4) América de Propriá 03 pontos

Grupo B

1) Falcon 10 pontos
2) Lagarto 10 pontos
3) Confiança 09 pontos
4) Guarany 05 pontos

A competição terá sequência na próxima quarta-feira com uma partida válida pela 4ª rodada. E a primeira fase será finalizada no dia 27 deste mês. Confira os confrontos da Copa Lotese Governo do Estado:

4ª rodada
Quarta-feira (20/08)

19h – Sergipe x Itabaiana, arena Batistão, em Aracaju

6ª rodada
Quarta-feira (27/08)

15h15 – Dorense x Sergipe, estádio Ariston Azevedo, em Nossa Senhora das Dores

15h15 – América de Propriá x Itabaiana, estádio Durval Feitosa, em Propriá

Veja a partida entre Falcon e Confiança:

Aperipê TV

Exames de Bolsonaro indicam resquícios de inflamações pulmonares

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez, neste sábado (16), em Brasília, novos exames clínicos – os primeiros desde que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou sua prisão domiciliar.ebcebc

Segundo boletim médico divulgado pelo hospital DF Star, os testes laboratoriais e de imagem realizados para investigar recentes episódios de febre, tosse e refluxo constataram resquícios de inflamações no sistema digestivo (esôfago e da mucosa que reveste o estômago) e nos pulmões.

“Os exames evidenciaram imagem residual de duas infecções pulmonares recentes, possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração”, afirmam os quatro profissionais que assinam o boletim divulgado esta tarde.

“Já a endoscopia mostrou persistência da esofagite e da gastrite, agora menos intensa, porém, com a necessidade de tratamento medicamentoso contínuo”, acrescenta a equipe médica, prescrevendo que Bolsonaro deve seguir tratando o quadro de refluxo, controlando a hipertensão arterial e observando as medidas preventivas de broncoaspiração.

Prisão domiciliar

Esta foi a primeira vez que o ex-presidente deixou sua casa, em um condomínio fechado do Lago Sul, em Brasília, desde que começou a cumprir a prisão domiciliar no dia 4.

Ao atender o pedido da defesa de Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes estabeleceu que o ex-presidente deve retornar para seu condomínio em, no máximo, oito horas, e apresentar, em até 48 horas, um atestado de comparecimento especificando os procedimentos realizados.

Bolsonaro chegou ao hospital às 9 horas e foi liberado às 13h58, tendo se submetido a diferentes exames. Desde 2018, quando foi alvo de um atentado, Bolsonaro necessita de acompanhamento médico periódico devido às consequências das cirurgias a que se submeteu em virtude da facada que recebeu na região do abdômen e que provocou graves lesões nos intestinos delgado e grosso.

Jornalismo de Sergipe perde Euler Ferreira, aos 75 anos

Morreu na noite deste sábado (16), aos 75 anos, o jornalista Euler Ferreira. Ele estava internado em estado grave em um hospital particular de Aracaju, tratando uma infecção respiratória.

Jornalismo de Sergipe perde Euler Ferreira, aos 75 anos
Arquivo pessoal

O velório é realizado no OSAF, na Rua Itaporanga, no Centro de Aracaju. O sepultamento ocorrerá em sua cidade natal, Lagarto, às 16h deste domingo (17).

Euler era casado e deixa seis filhos.

46 anos na comunicação

Com uma trajetória de 46 anos, Euler Ferreira se tornou um dos nomes mais respeitados da comunicação em Sergipe. Por décadas, foi um rosto conhecido na TV Sergipe, onde atuou como repórter, apresentador, editor e diretor. Em 2006, assumiu a diretoria de jornalismo da TV Cidade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sua contribuição se estendeu à TV Aperipê, a diversas emissoras de rádio do estado e ao jornalismo impresso. Ele também foi diretor de comunicação no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), demonstrando toda sua versatilidade. Além do jornalismo, Euler Ferreira era membro da Academia Lagartense de Letras, onde ajudou a valorizar a cultura e a literatura de sua terra.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor-SE) lamentou a perda:

“O Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor-SE) lamenta, com profundo pesar, o falecimento, na noite de hoje, 16 de agosto, do jornalista Euler Ferreira, profissional que dedicou 45 anos de sua vida ao ofício social do jornalismo.

Euler construiu uma trajetória marcada pela seriedade, ética e compromisso com a informação, atuando em diferentes frentes da comunicação. Foi repórter, apresentador, comentarista político e diretor de jornalismo, deixando sua marca em cada uma dessas funções.

Com sua partida, o jornalismo sergipano perde um de seus grandes nomes, cuja dedicação inspirou colegas de profissão e contribuiu para a formação de novas gerações de comunicadores.

O velório acontece no OSAF, na rua Itaporanga, Centro de Aracaju, a partir da meia-noite, com saída para o sepultamento, que será em Lagarto, às 10h da manhã do domingo, dia 17.

O Sindijor-SE se solidariza com familiares, amigos e colegas de Euler Ferreira neste momento de dor, reafirmando a importância de sua memória e legado para a imprensa sergipana.”


NE Notícias, da redação

Zema lança pré-candidatura a presidente sem citar Bolsonaro

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lançou hoje sua pré-candidatura a presidente da República.

Em nenhum momento, ele citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema
Guilherme Bergamini ⏐ ALMG

Zema disse, entre outras coisas, que pretende colocar limites ao trabalho do ministro Alexandre de Moraes, do STF e, em suas palavras, “varrer o PT do mapa”.

O lançamento foi feito na cidade de São Paulo na manhã deste sábado (16).

Participaram do encontro o senador Eduardo Girão (Novo-CE) e os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Ricardo Salles (Novo-SP) e Gilson Marques (Novo-SC) e Deltan Dallagnol (Novo-PR).

Veja com seus próprios olhos:

Reprodução

Preso em Ribeirópolis ex-presidiário de alta periculosidade

Na tarde desta sexta-feira (15), policiais civis da Delegacia de Ribeirópolis prenderam um ex-presidiário instantes depois de praticar um furto em uma residência do município.

Delegacia de Ribeirópolis
SSP

O suspeito é considerado de alta periculosidade pela polícia e tem uma extensa ficha criminal, da qual fazem parte um duplo homicídio, furto e mais dois crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outros.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A informação é de que, após a denúncia do furto, os policiais iniciaram as diligências e identificaram o suspeito, que tem envolvimento direto em atividades criminosas na região.

Durante as buscas, o ex-presidiário foi localizado e reagiu à abordagem policial. Ele chegou a invadir uma residência, mas foi contido graças à ação rápida da equipe.

O suspeito foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado em flagrante e será encaminhado para audiência de custódia.

A Polícia Civil informa que a população pode e deve continuar colaborando por meio de denúncias anônimas, que podem ser repassadas pelo número 181 (Disque Denúncia) e, dessa forma, fortalecer as ações que visam garantir a paz e a segurança da comunidade.

Predador sexual condenado por estupro é preso em Sergipe

Em mais uma fase da Operação Shamar, equipes da Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória, com o apoio do Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), cumpriram dois mandados de prisão contra um homem de 34 anos, que tem condenação e é investigado em mais dois casos de estupro de vulnerável. A prisão ocorreu na tarde de sexta-feira (15), em Glória.

PF prende 6 em Aracaju, Itabaiana e Estância
Polícia Federal

De acordo com a polícia, o investigado é condenado a nove anos e oito meses de reclusão em regime fechado por ter abusado sexualmente de uma menina de quatro anos de idade. Nesse caso, ocorrido em março de 2021, em Nossa Senhora da Glória, ele se aproveitou da amizade de uma vizinha para praticar o crime.

O homem também já foi denunciado pelo Ministério Público em um processo que ainda está em andamento e teve a prisão decretada. O fato ocorreu em janeiro de 2018, em um dos bairros de Aracaju, quando o acusado, em várias oportunidades, abusou sexualmente da enteada de cinco anos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em outro caso registrado na cidade de Nossa Senhora da Glória, o suspeito foi indiciado por abusar de uma menina de 10 anos de idade, que dormia na casa da sua companheira.

Podemos considerar que se trata de um predador sexual, já condenado em um dos processos, que agora foi preso para que não cometa mais crimes”, destacou o delegado regional Jorge Eduardo.

O suspeito passará por audiência de custódia e será encaminhado ao sistema prisional.

Mudanças no NE NOTÍCIAS

Marca NE Notícias sobre wireframe do site ao fundo
NE Notícias

A partir desta segunda-feira, o NE Notícias se tornará mais local, marcando o retorno de ‘As Rapidinhas‘ e enquetes eleitorais com resultados parciais.

Outras mudanças ocorrerão e serão anunciadas, em dia ainda a ser definido.

O NE Notícias começa, assim, sua reestruturação, embora continue sendo um dos mais acessados sites de notícias políticas de Sergipe.

Em setembro, ao vivo, o portal transmitirá o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

EUA podem cancelar visto de toda a Seleção Brasileira antes da Copa

Em sua coluna publicada neste sábado (16), o jornalista Cláudio Humberto destaca que as sanções do governo Trump contra o Brasil podem agora atingir a Seleção Brasileira.

Camisa da Seleção Brasileira
Nike⎥Divulgação

Segundo Humberto, o cancelamento do visto de toda delegação, às vésperas da Copa do Mundo, “está entre as opções de sanções contra o Brasil”:

“O cancelamento do visto de toda delegação da Seleção Brasileira às vésperas da Copa do Mundo, que inclusive chegou a ser considerado no início da crise, está mesmo entre as opções de sanções contra o Brasil, após a escalada das tensões. A possibilidade já é discutida entre congressistas dos Estados Unidos, incluindo senadores próximos à Casa Branca, mas os mais experientes advertem que isso favoreceria politicamente o “regime autoritário” brasileiro que Trump vem criticando.”

A Copa do Mundo de 2026 será disputada nos EUA, México e Canadá, com a maioria dos jogos em solo americano. A CBF, inclusive, negocia sediar os treinamentos da Seleção na Flórida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sanções

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem adotado sanções graduais contra o Brasil e suas autoridades. Conforme explicitado em cartas e declarações do governo norte-americano, tais medidas se relacionam à tentativa da família Bolsonaro de buscar neutralizar ações judiciais que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Essas sanções visam pressionar o governo brasileiro e o Judiciário, especialmente no julgamento do STF sobre uma suposta tentativa de golpe.

Especialistas, inclusive, não descartam a possibilidade de interferência dos EUA nas eleições brasileiras de 2026.

A conferir.

Bosco Costa: STF ouve testemunhas

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na última quarta-feira (13) as oitivas de testemunhas na ação penal que investiga três parlamentares do Partido Liberal (PL) por suspeita de desvio de emendas parlamentares.

Deputado Bosco Costa (PL)
Bosco Costa – Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A fase de instrução do processo segue até o dia 22 de agosto, com audiências marcadas pelo ministro Cristiano Zanin, relator do caso.

São alvos da ação os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o suplente Bosco Costa (PL-SE). Eles se tornaram réus em março deste ano, após denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2024.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com a acusação, entre janeiro e agosto de 2020, o grupo teria pedido R$ 1,6 milhão em propina ao então prefeito de São José de Ribamar (MA), Eudes Sampaio Nunes, como condição para liberar R$ 6,6 milhões em emendas parlamentares. Eudes está entre as testemunhas de acusação e foi ouvido nesta quarta-feira (13), às 9h, na primeira audiência do caso.

Segundo a Polícia Federal, responsável pela investigação, Josimar Maranhãozinho liderava o esquema, utilizando seu conhecimento sobre a alocação e liberação de emendas para operar o desvio dos recursos.

Ainda conforme a PF, Pastor Gil teria atuado ativamente na exigência de devolução das verbas, enquanto Bosco Costa negociava com lobistas a captação e o redirecionamento do dinheiro.

As investigações apontam a existência de um esquema estruturado, com divisão de tarefas e atuação articulada entre os parlamentares. O caso continua em fase de instrução no STF, e novas testemunhas devem ser ouvidas até a próxima semana.


Itnet

EUA cancelam vistos de mulher e filha de ministro do Brasil

Os Estados Unidos cancelaram, nesta sexta-feira (15), os vistos da esposa e da filha de 10 anos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Já o próprio ministro está com o visto vencido desde 2024, portanto, não é passível de cancelamento.

Ministro Alexandre Padilha
Tânia Rêgo|Agência Brasil

Nesta semana, o Departamento de Estado dos Estados Unidos revogou os vistos de funcionários do governo brasileiro ligados à implementação do programa Mais Médicos. Foram cancelados os vistos de Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais da pasta e atual coordenador-geral para 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em comunicado, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, justifica que os servidores teriam contribuído para um “esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano” por meio do Mais Médicos.

Padilha também era ministro da Saúde quando o Mais Médicos foi criado, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2013. O programa atende regiões remotas e com escassez desses profissionais. De 2013 até 2018, médicos cubanos participaram do programa por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

CNN Brasil

Após a sanção aos funcionários brasileiros, Padilha defendeu o programa que, segundo ele, “sobreviverá aos ataques injustificáveis de quem quer que seja”.

Exportação de médicos

Os EUA impõem, há mais de 60 anos, um duro bloqueio econômico à ilha caribenha com o objetivo de mudar o regime político do país, estabelecido após a Revolução de 1959. Como a exportação de médicos é uma das principais formas de Cuba conseguir recursos frente ao bloqueio, o governo de Donald Trump tenta, desde o início de seu segundo mandato, constranger os países que recebem profissionais cubanos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O programa de cooperação cubano existe desde a década de 1960. Ao longo da história, 605 mil médicos cubanos atuaram em 165 nações. Países como Portugal, Ucrânia, Rússia e Espanha, Argélia e Chile já receberam médicos da ilha, segundo dados do Ministério da Saúde de Cuba.

No Brasil, durante o governo de Jair Bolsonaro, o Mais Médicos mudou de nome – para Médicos pelo Brasil – e o acordo com a Opas foi encerrado. Em 2013, o programa foi reformulado e ampliado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, rebatizado como Mais Médicos, com prioridade para profissionais brasileiros e abertura de vagas para outras áreas de saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais.