Médico diz que Bolsonaro está pronto para o trabalho

De alta médica, após dois dias internado em um hospital em São Paulo, por causa de uma obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro fará uma dieta especial por uma semana. Ele está liberado para caminhadas leves e pronto para o trabalho. A informação é do médico Antônio Luiz Macedo, que acompanha o presidente desde 2018.ebcebc

“O presidente sofreu um atentado anos atrás, uma facada, que originou uma cirurgia muito bem-feita pelos profissionais que atenderam ele. Mas, [ele] teve peritonite alguns dias depois do acidente. Essa peritonite gerou grande quantidade de reação imunológica no abdômen dele. Embora esteja tudo bem, as alças são boas, essas aderências, às vezes, possuem quadro de obstrução intestinal. Normalmente nesses quadros nós não operamos direto, se faz uma sonda gástrica, hidratação parenteral, corta a alimentação”, explicou o médico, em entrevista coletiva, logo após a alta.

Urnas eletrônicas

Antes de deixar o hospital para vir para Brasília, onde não tem agenda oficial hoje, o presidente voltou a questionar a segurança das urnas eletrônicas. “As Forças Armadas foram convidadas pelo ministro Barroso para participar das eleições. Aceitamos participar de todo processo eleitoral, sem exceção. E a Defesa fez alguns questionamentos para o ministro [Luís Roberto] Barroso, do TSE, sobre fragilidades das urnas eletrônicas. Estamos aguardando a resposta do TSE. Pode ser que ele nos convença, pode ser que estejamos errados. Agora, se nós não estivermos errados, pode ter certeza que algo tem que ser mudado no TSE”, afirmou Bolsonaro.

Ele acrescentou que “o brasileiro merece eleições limpas e transparentes”. “E ninguém é dono da verdade aqui no nosso país. A lei vai ser cumprida e teremos eleições limpas e transparentes, pode ter certeza disso”, acrescentou. Bolsonaro disse ainda que “os votos vão ser contados”.

Secretaria de Governo

O presidente foi questionado sobre suposta pressão para que a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, deixe a pasta. Parlamentares do Centrão teriam defendido a saída da ministra do governo sob o argumento de que ela não cumpriu promessas de liberação de verbas. “A indicação da Flávia Arruda foi minha”, disse Bolsonaro. O presidente ressaltou que Flávia Arruda não foi nomeada para o cargo por ser mulher, mas pela competência. “Ninguém ligou para mim. Ninguém pede cabeça de ministro como acontecia no passado”, acrescentou.

Bolsonaro disse ainda que “desconhece” onde a ministra teria errado para que a demissão dela fosse solicitada. “Se, porventura, [Flávia Arruda] estiver errando, como já aconteceu, acontece, eu chamo e converso com ela. Ela não será demitida jamais pela imprensa”, disse.

Politização

Perguntado sobre as críticas que sofreu nas redes sociais por supostamente pretender explorar a facada politicamente, o presidente reagiu. “Querem politizar uma tentativa de homicídio, isso é um desrespeito ao doutor Macedo”, ressaltou Bolsonaro. “Falar que é uma facada fake, a faca passou perto de vasos e veias. O pessoal acha que seria uma armação. Não sangrou porque tudo vai pra dentro. Eu não queria estar aqui, estava previsto eu retornar para Brasília. Querer dizer que é política, vitimização, tá de brincadeira, né?”, questionou.

Sancionada lei que altera o Plano de Auxílio e RRF de Estados

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Complementar 123/2021 que traz mudanças no Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) desses entes federativos, que permitiu o parcelamento de dívidas dos entes com a União.

A legislação, publicada hoje (5) no Diário Oficial da União (DOU), retira do teto de gastos dos entes que aderiram ao RRF despesas com emendas parlamentares de bancada e individuais.

rrf lei uniao 5 jan 2022
Portal da Imprensa Nacional

“A proposição legislativa objetiva ampliar o rol das despesas não consideradas na limitação dos gastos dos entes subnacionais, cujas dívidas voltaram a ser refinanciadas pelo Governo Federal. Com isso, passam a não ser consideradas as transferências de recursos federais com aplicações vinculadas, assim como as emendas de bancada e individuais, inclusive as transferências especiais”, informou a Secretária-Geral da Presidência.

A legislação anterior, de 2016, permitia, aos estados que refinanciaram suas dívidas, retirar do teto de despesas gastos mínimos com saúde e educação que aumentarem mais que a inflação medida pelo Índice de Preços Amplo ao Consumidor (IPCA) e também as despesas pagas com as doações e transferências voluntárias da União.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei sancionada aumenta a dedução do teto de gastos. Agora podem ser excluídas as despesas pagas com transferências federais designadas a despesas específicas e todas as transferências previstas nos créditos suplementares e nas leis orçamentárias.

Entre elas estão as transferências fundo a fundo, Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), salário-educação e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Após Rio e Salvador, Olinda também cancela Carnaval de Rua

Olinda, em Pernambuco, também cancelou o Carnaval de Rua.

O mesmo já tinha acontecido nas cidades de Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Motivo: a pandemia.

Preso homem que estava foragido desde 2018

Policiais da Delegacia de Campo do Brito, com apoio da Delegacia Regional de Nossa Senhora das Dores, deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva de um homem que estava foragido desde 2018.

De acordo com as informações policiais, ele é investigado pela prática de estupro de vulnerável. O homem foi preso e encaminhado para audiência de custódia e segue à disposição da Justiça.

A Polícia Civil pede que informações e denúncias sobre as ações criminosas sejam repassadas por meio do Disque Denúncia (181).

PM apreende arma de fogo e motocicleta roubada em Socorro

Nessa segunda-feira, 03, policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) apreenderam um revólver calibre 38  e recuperaram uma motocicleta no Conjunto Piabeta, em Nossa senhora do Socorro. Durante a ação, a equipe policial foi recebida a tiros por um homem suspeito de homicídio.

arma roubada jan 2022
Suspeito entrou em confronto com policiais durante abordagem

Os policiais realizavam rondas, quando receberam a informação de que um homem, suspeito de estar envolvido num homicídio, estaria trafegando em uma motocicleta XRE 300, de cor vermelha e placa PDU-0894 no povoado Piabeta. De imediato, os militares intensificaram as buscas e encontraram o homem.

No momento da abordagem, ele atirou várias vezes contra os policiais, na tentativa de se livrar do flagrante. Os PMs reagiram à agressão e atingiram o suspeito. Ele foi socorrido e levado ao Hospital de Urgência de Sergipe, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

Com o suspeito foi encontrado um revólver calibre 38, com quatro munições picotadas, e ficou constatado que a motocicleta foi roubada no dia 24 de dezembro de 2021.

O caso foi encaminhado à delegacia para serem tomadas as medidas legais.

Ex-deputado “vira o jogo” e anuncia candidato a governador

O presidente de Honra do PR, Heleno Silva, dentro do partido, é mais forte que o ex-vereador Jony Marcos, presidente da legenda, em Sergipe. Aliás, quem é Jony, mesmo?

Jony passou a integrar o chamado “grupo dos 15”, formado por pseudo-candidatos a deputado federal com potencial de 20 a 30 mil votos.

O tal “grupo” foi esfarelado pela regulamentação do TSE.

heleno silva pastor
Heleno Silva

Na chapa, teria que colocar pouquíssimos homens. Isso, numa hipotética Federação.

Para completar, Heleno declarou recentemente que ouviu do presidente nacional da legenda, deputado federal Marcos Pereira, que “o partido não fará parte de Federação alguma”.

Não ouviu nem declarou à toa.

Ontem (4) à noite, Heleno fez circular nas redes sociais RETRATÃO com o nome “SERGIPE” e a foto de Ulices Andrade, sorridente.

Alguém tem mais mais alguma dúvida?

Bolsonaro tem alta hospitalar

O presidente Jair bolsonaro PL) anunciou há pouco no Twitter que teve alta hospitalar

Médicos que o cuidaram o advertiram que ele pode ter nova obstrução intestinal.

Esse foi o motivo de sua mais recente internação.

Primeira “Flurona” em Sergipe atinge uma biomédica

profissionais saude hospital covid
Secretaria Municipal de Saúde / Divulgação

Como NE Notícias advertiu, a Flurona, nova variante, é vírus que, de uma só vez, significa Covid-19 e Influenza (gripe) (SARS-CoV 2+Influenza) na mesma pessoa.

Em Sergipe, foi diagnosticado o primeiro caso, que atinge uma biomédica.

A biomédica trabalha no ambiente laboratorial, ou seja, em repartição pública.

Morre em confronto com policiais

O Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) deflagrou uma nova operação na noite desta terça-feira (04) para identificar o autor de um crime praticado no bairro Bugio, zona norte da capital.

O crime de roubo aconteceu na noite da segunda-feira (03) e foi praticado por um traficante identificado como Cláudio Júnior Santos da Silva, flagrado em imagens de vídeo no momento em que subtraía objetos de moradores no Bugio.

Na abordagem dos policiais do Denarc, ele reagiu e foi atingido, socorrido, mas acabou falecendo quando foi encaminhado para o hospital.

Com ele, foram encontrados a arma utilizada para atingir os policiais – um revólver calibre 38 -, um quilo de maconha e diversas trouxinhas da mesma droga (prontas para venda). Cláudio também era procurado pela polícia da região de Propriá, por conta de um inquérito instaurado pelo crime de homicídio doloso.

Bell Marques antecipa Carnaval em Aracaju

O esquenta do Carnaval 2022 já está garantindo em Aracaju! No dia 06 de fevereiro vai rolar o “Bloquinho do Bell”, a partir das 16h, na praça de eventos da Orla de Atalaia, zona Sul da capital sergipana. 

bell marques bloquinho 2022
Divulgação

Atração principal da festa, Bell Marques comandará a folia em cima do trio elétrico e apresentará um repertório mesclado a antigos e novos sucessos de sua carreira, entre eles “100% Você”, “Diga que Valeu”, “Vumbora Amar”, “Tanto Amor” e “Brilha Aê”. 

Assinada pela Augustus Produções e com direito a abadá, a programação contará ainda com os shows do grupo É o Tchan! e da cantora Maysa Reis, além da música eletrônica da deejay Gessana Shakti. Outras atrações a parte serão os trios elétricos Estrelar e Ospal, conhecidos pelas suas imponências! 

Os ingressos para o “Bloquinho do Bell” estão disponíveis no site bilhete.certo.com.br e também podem ser adquiridos no estande de vendas, localizado no segundo piso do RioMar Shopping Aracaju (próximo a Ricardo Almeida), ao preço de R$ 150,00 (Espaço Arena) e R$ 200,00 (Espaço Premium) – valores de meia entrada, podendo dividir em três vezes no cartão Banese e duas vezes nos demais cartões de crédito.