Dois parlamentares da oposição foram eleitos presidente e relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que vai apurar descontos irregulares feitos por entidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS: o senador Carlos Viana (Podemos-MG) presidirá os trabalhos, e deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) será o responsável pelo relatório final.
Saulo Cruz|Agência Senado
Carlos Viana derrotou, por 17 votos a 14, o candidato Omar Aziz (PSD-AM), indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O resultado surpreendeu, uma vez que Aziz figurava como favorito para presidir a comissão.
Após o resultado, Viana disse que atuará com “responsabilidade e independência” na CPMI e, na sequência, indicou, para a relatoria, o deputado bolsonarista Alfredo Gaspar (União-AL).
Com isso, a oposição conseguiu emplacar os dois principais cargos da comissão [veja mais abaixo].
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Gaspar foi o relator do pedido de suspensão do processo contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), por tentativa de golpe de Estado. Os cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), entretanto, votaram por restringir a decisão aos crimes cometidos após a diplomação, o que manteve os processos por golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Reprodução
Descontos ilegais
O esquema que será investigado no Congresso Nacional realizou descontos ilegais nos contracheques de 3,2 milhões de aposentados e pensionistas, entre março de 2020 e março de 2025.
O dinheiro está sendo devolvido pelo INSS por meio de um acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal. Podem fazer a adesão ao acordo aqueles que contestaram e não receberam, em até 15 dias úteis, resposta da entidade ou associação responsável pelos descontos indevidos. Se enquadram todos que tiveram descontos entre março de 2020 e março de 2025.
Para aderir ao acordo, o beneficiário deve formalizar a contestação dos descontos junto à Previdência Social até o dia 14 de novembro, pelo aplicativo Meu INSS, na central 135 ou em agências dos Correios.
Até agora, mais de 1,8 milhão de beneficiários, o que representa 75% dos que estão aptos, já aderiram ao acordo. A expectativa é que 99% deles recebam os valores descontados indevidamente até a próxima segunda-feira, dia 18.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
EXCLUÍDO: Major da PM/SE condenado
O blog Espaço Militar obteve a informação acerca da exclusão de um Major da Polícia Militar do Estado de Sergipe, por determinação judicial cumprida na data de hoje (20), referente ao homicídio do jovem Rodrigo de Jesus, 21 anos, ocorrido na então casa de eventos Emes, em Aracaju.
Freepik
O então militar havia sido condenado à pena de 12 anos de reclusão em regime fechado, porém o processo aguardava recursos, os quais foram julgados improcedentes, mantendo-se a condenação prolatada pelo tribunal do júri realizado pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju, em maio de 2016, que também determinou a perda da função pública.
O jovem foi morto com três tiros de pistola .40 de uso particular, e o caso teve grande repercussão à época.
Blog Espaço Militar
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Pedagogo condenado por estupro é preso em Aracaju
Equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), cumpriram mandado de prisão definitiva contra um pedagogo de 51 anos, condenado por prática de estupro de vulnerável, ocorrido entre os anos de 2000 e 2008.
Polícia Civil|Reprodução
Por este crime, o homem foi condenado a 13 anos de prisão. A ação policial que culminou na captura do criminoso ocorreu em Aracaju, na tarde desta terça-feira (19).
De acordo com as investigações, os abusos começaram quando a vítima tinha 10 anos e se prolongaram até os 18. O criminoso possuía a tutela da criança pelo fato de garantir uma bolsa de estudos em escola particular à época do crime e se aproveitou dessa condição de confiança para cometer os abusos sexuais.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O preso foi conduzido ao Cope e passará por audiência de custódia, ficando à disposição do Poder Judiciário.
A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre crimes e suspeitos de ações criminosas sejam repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.
Polícia Civil
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Pirambu sem água nesta quarta
A Iguá Sergipe informa que uma manutenção na Estação de Tratamento de Água, realizada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), afeta o fornecimento de água no município de Pirambu nesta quarta-feira (20).
Brenda Monteiro|Deso
A Iguá diz que a previsão de normalização é gradativa a partir das 15h de hoje. Dessa forma, é recomendado o uso consciente de água armazenada, evitando desperdícios ou atividades que podem ser adiadas.
Para mais informações, o consumidor pode ligar para o telefone 0800 400 4482 ou acessar a agência digital www.digiigua.igua.com.br e aplicativo Digi Iguá.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Aprovação de Lula atinge 46%, maior patamar desde janeiro
A avaliação positiva do governo do presidente Lula atingiu 46%, o maior percentual registrado desde janeiro, enquanto a desaprovação marcou 51%, consolidando uma tendência de queda pela segunda vez consecutiva. Os dados são da mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20).
Ricardo Stuckert|PR
No levantamento anterior, de 16 de julho, a gestão era aprovada por 43% e desaprovada por 53%. Segundo a Quaest, os novos resultados refletem uma percepção de queda na inflação de alimentos e a reação positiva da população à maneira como o governo tem lidado com o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos.
Apoio cresce entre mais pobres e no Nordeste
A melhora na popularidade foi impulsionada principalmente entre os eleitores de menor renda e escolaridade. Entre os que ganham até dois salários mínimos, a aprovação saltou de um empate técnico em julho (50% a 49%) para uma vantagem sólida de 55% contra 40% de reprovação.
Entre os beneficiários do Bolsa Família, o apoio subiu dez pontos, de 50% para 60%.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O Nordeste se mantém como a única região onde a aprovação (60%) supera a desaprovação (37%). No entanto, a aprovação melhorou em todas as regiões: Sudeste (de 40% para 42%), Sul (de 35% para 38%) e Centro-Oeste/Norte (de 40% para 44%).
Crise com os EUA e comparação com Bolsonaro
A pesquisa também mediu a percepção sobre a crise diplomática com os EUA. Para 48% dos entrevistados, Lula e o PT estão agindo de forma mais correta na crise, contra 28% que veem acerto em Bolsonaro e seus aliados. A maioria (64%) acredita que as tarifas americanas aumentarão o preço dos alimentos no Brasil.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Na comparação com a gestão anterior, 43% consideram o governo Lula melhor que o de Jair Bolsonaro (eram 40% em julho), enquanto 38% o avaliam como pior (eram 44%). Apesar da melhora na avaliação, 57% dos entrevistados ainda acreditam que o Brasil está indo na direção errada.
A pesquisa ouviu 12.150 pessoas presencialmente em oito estados (SP, MG, RJ, PR, RS, GO, BA e PE) entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Globo perde no STJ e é obrigada a manter contrato com TV de Collor
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) impôs nova derrota à TV Globo, obrigando a emissora a manter seu contrato de afiliação com a TV Gazeta de Alagoas, de propriedade do ex-presidente Fernando Collor de Mello. A decisão, tomada nesta terça-feira (19) por um placar de 3 a 2, tem efeito imediato.
Divulgação
A parceria entre as duas empresas existe desde 1975. No entanto, em 2023, a Globo comunicou que não renovaria o vínculo.
Antes de chegar ao STJ, a empresa da família Marinho já havia perdido a disputa em duas instâncias no Tribunal de Justiça de Alagoas.
“O ex-presidente Fernando Collor usou a TV Gazeta para fazer corrupção. Não é uma condenação qualquer. Ofende à Globo e qualquer regra de livre associação. Quem está sendo preservada não é a empresa, e sim seus os sócios”, afirmou o advogado Marcelo Ferreira, representante da Globo na corte, conforme divulgado pelo F5, da Folha de S. Paulo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em sua defesa, a TV Gazeta, que está em recuperação judicial desde 2019, argumentou que sem a parceria com a Globo não teria condições de continuar em atividade.
Apesar da decisão ter efeito imediato, ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Em novembro de 2023, NE Notícias já havia abordado o caso, detalhando um pedido do Ministério Público de Alagoas sobre o contrato entre as emissoras.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Fábio tem mais jogos disputados no futebol mundial
O goleiro brasileiro Fábio, do Fluminense, fez história, na noite desta terça-feira (19) no estádio do Maracanã, ao entrar em campo para enfrentar o América de Cali (Colômbia) pela Copa Sul-Americana: ele se tornou o jogador com o maior número de partidas disputadas na história do futebol mundial.
Ao entrar em campo para enfrentar a equipe colombiana, o arqueiro do Fluminense, que tem 44 anos de idade, chegou ao total de 1.391 jogos na carreira, superando o ex-goleiro inglês Peter Shilton, que ostentava a marca de 1.390 partidas realizadas.
Em sua longeva carreira, Fábio defendeu apenas quatro equipes: Cruzeiro (976 partidas), Fluminense (235 partidas), Vasco (150 partidas) e União Bandeirante-PR (30 partidas).
A relação dos cinco jogadores com o maior número de jogos disputados na história do futebol é formada por quatro goleiros e um atacante. Fábio é o primeiro com 1.391 partidas, o segundo é Peter Shilton com 1.390, o terceiro é o atacante português Cristiano Ronaldo (o único, fora Fábio, que ainda está em atividade) com 1.283 jogos, o quarto é o goleiro brasileiro Rogério Ceni com 1.265 confrontos e o quinto é o goleiro tcheco František Plánička com 1.187 embates.
As Rapidinhas: ex-prefeito na mira da CPI, mas de olho no Senado
Instagram / Reprodução
A coluna ‘As Rapidinhas’ chega nesta terça-feira (19), mergulhando nas tensões entre o Palácio do Planalto e seus ‘aliados’, nas movimentações para 2026 em Sergipe e nos desdobramentos das CPIs na Câmara de Aracaju. Confira:
Estadual
Fábio Henrique não será candidato a deputado estadual, em 2026. O candidato será seu irmão Adilson Júnior.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Contra Lula
A nova coligação envolvendo os partidos PP e União Brasil fará oposição, em 2026, ao presidente Lula. O União ocupa quatro ministérios no governo do petista.
Insatisfação
Lula teve reunião recente com ministros do União Brasil, quando externou sua insatisfação com críticas abertas que recebe de ‘aliados’ ligados ao partido.
Desembarque
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos líderes da superfederação formada por União Brasil e PP, afirmou que a aliança política deixará o governo “o mais rápido possível”. Veja a seguir:
Metrópoles
Inelegibilidade
Mesmo com duas CPIs rolando na Câmara, o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) será candidato ao Senado, em 2026.
CPI
A propósito, os vereadores aprovaram nesta terça-feira (19), requerimentos de documentos e informações na CPI do Natal Iluminado 2024.
Apuração
Os parlamentares apuram possíveis irregularidades na utilização de recursos públicos no valor de R$ 10.028.782,58 para a decoração natalina de Aracaju em 2024.
Projetos
Os deputados estaduais aprovaram, numa tacada só, dez projetos do governo Mitidieri. Entre os projetos está o PL 230, que reajusta em 10% os salários dos servidores.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Ministro Flávio Dino esclarece decisão sobre Lei Magnitsky
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu nesta terça-feira (19) novo despacho para esclarecer a decisão em que vedou a eficácia automática de leis e ordens judiciais estrangeiras no Brasil. Nesse documento, ela afirma que a determinação não alcança tribunais internacionais reconhecidos pelo país [veja mais abaixo].
Gustavo Moreno|STF
Segundo Dino, a vedação não alcança “a jurisdição obrigatória de tribunais internacionais – uma vez reconhecida pelo Brasil – e os efeitos imediatos de suas decisões”.
Salvo esse ponto específico, Dino afirmou que “em relação aos aspectos atinentes a leis estrangeiras e demais atos jurídicos estrangeiros, nada há a adicionar a título de esclarecimento, permanecendo íntegra a decisão” do dia anterior.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Na segunda (19), Dino proferiu uma decisão segundo a qual as leis, decisões judiciais e ordens executivas provenientes de países estrangeiros somente podem produzir efeitos em território nacional se forem homologadas pela autoridade competente brasileira, de acordo com os respectivos ritos de cooperação internacional.
“Trata-se de decisão que reitera conceitos básicos e seculares, destinada a proteger o Brasil – abrangendo suas empresas e cidadãos – de indevidas ingerências estrangeiras no nosso território”, escreveu Dino, nesta terça-feira.
O ministro esclareceu ainda que a decisão do dia anterior não vem inovar, mas apenas reitera o que diz a legislação e a Constituição.
“Trata-se de decisão que reitera conceitos básicos e seculares, destinada a proteger o Brasil – abrangendo suas empresas e cidadãos – de indevidas ingerências estrangeiras no nosso território”, escreveu.
A decisão de Dino protege ainda contratos firmados ou bens que estejam no Brasil. A ordem foi proferida em ação aberta pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que acionou o Supremo contra municípios brasileiros que abriram ações diretamente na Justiça do Reino Unido contra mineradoras britânicas.
O ministro escreveu que qualquer violação dessa determinação “constitui ofensa à soberania nacional, à ordem pública e aos bons costumes, portanto presume-se a ineficácia de tais leis, atos e sentenças emanadas de país estrangeiro”.
Moraes foi enquadrado pela Casa Branca na Lei Magnitsky, que prevê sanções econômicas contra violadores dos Direitos Humanos. Trump acusa o ministro de impedir a liberdade de expressão e promover uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu grupo político, com quem mantém afinidades ideológicas.
Sem citar a lei norte-americana, Dino escreveu que a realidade tem mostrado “o fortalecimento de ondas de imposição de força de algumas Nações sobre outras”, e que por isso “na prática, têm sido agredidos postulados essenciais do Direito Internacional”.
“Diferentes tipos de protecionismos e de neocolonialismos são utilizados contra os povos mais frágeis, sem diálogos bilaterais adequados ou submissão a instâncias supranacionais”, disse o ministro.
Dino continuou afirmando que “nesse contexto, o Brasil tem sido alvo de diversas sanções e ameaças, que visam impor pensamentos a serem apenas ‘ratificados’ pelos órgãos que exercem a soberania nacional”.
Apesar de não citar as sanções econômicas contra Moraes, que têm o potencial de bloquear a utilização de cartão de créditos com bandeiras dos EUA como Visa e Mastercard, por exemplo, Dino ordenou a notificação do Banco Central Banco Central; da Federação Brasileira de Bancos (Febraban); da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).
“Transações, operações, cancelamentos de contratos, bloqueios de ativos, transferências para o exterior (ou oriundas do exterior) por determinação de Estado estrangeiro, em desacordo aos postulados dessa decisão, dependem de expressa autorização desta Corte, no âmbito da presente ADPF”, escreveu Dino.
UOL
O ministro escreveu ainda que qualquer cidadão brasileiro que se sinta prejudicado por imposição internacional pode acionar o Supremo diretamente, em busca de proteção.
Dino convocou ainda uma audiência pública sobre o tema, cujo cronograma ainda deve ser divulgado.
O título e o conteúdo desta matéria foram alterados para garantir maior fidelidade e precisão em relação aos fatos apresentados.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
EXTRA! 10% de reajuste para mais de 18 mil servidores de Sergipe
Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo de Sergipe reafirma seu compromisso com a valorização salarial do funcionalismo e concede, a partir deste mês de agosto, reajuste de 10% para os servidores estaduais, ativos e inativos, vinculados aos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do Estado.
Montagem: NE Notícias
Com isso, serão beneficiados cerca de 18.300 servidores da Administração Geral (PCCV/AG), do Grupo Ocupacional da Saúde (PCCV/Saúde), do Grupo Ocupacional de Engenharia e Arquitetura (PCCV/Enar), do Quadro de Pessoal do Departamento Estadual de Trânsito (PCCV/Detran) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sergipe (Samu/SES).
Para tornar possível esse novo reajuste, além de assegurar o equilíbrio fiscal das contas públicas, o governador Fábio Mitidieri encaminhou Projeto de Lei à Assembleia Legislativa (Alese), que apreciou e aprovou a propositura em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 19.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A medida contempla os servidores que atuam diretamente na prestação de serviços públicos essenciais à população e no funcionamento da administração estadual, a exemplo de agentes e assistentes administrativos, auxiliares e técnicos de enfermagem, laboratoristas, arquitetos e engenheiros e assistentes e vistoriadores de trânsito.
De acordo com o governador do estado, o cenário atual exige dos gestores públicos um grande esforço na preservação dos serviços essenciais à população, atendendo às expectativas da sociedade.
“Estamos cientes da importância da valorização do servidor público, que é o verdadeiro operador da máquina estatal, e buscamos manter diálogo constante com os representantes das categorias que prestam serviços ao Estado. Esse reajuste de 10%, dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, representa mais um passo concreto no reconhecimento do trabalho diário dos servidores. Nosso objetivo é avançar, de forma responsável, garantindo equilíbrio entre a valorização do servidor e a sustentabilidade das contas públicas, porque acreditamos que investir em quem serve ao povo é investir na qualidade dos serviços que chegam a cada cidadão”, destacou Mitidieri.
A implementação do reajuste para os mais de 18 mil servidores dos PCCVs, ao aumentar o poder de compra dos beneficiários, impacta positivamente na economia local. Somente este ano, com essa medida, o Governo de Sergipe incrementa a folha de pagamento do Estado em R$ 38,5 milhões.
Para 2026, a injeção adicional de recursos na economia, por meio da quitação da folha salarial dos servidores estaduais, é de quase R$ 91 milhões, o que estimula de modo significativo o comércio e os serviços em todo o Estado, gerando mais emprego e renda para a população sergipana.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Líder do Governo na Alese, o deputado estadual Cristiano Cavalcante reconheceu a importância da aprovação do Projeto de Lei de autoria do Executivo estadual. Para o parlamentar, ao encaminhar a proposta de reajuste para apreciação dos deputados, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com o servidor público, “em especial com aqueles que fazem parte do PCCV, com a valorização real e progressiva, levando dignidade para aqueles que formam o funcionalismo público, ao mesmo tempo que mantém o diálogo aberto com as categorias, de suma importância para entender as necessidades do servidor”, afirmou.
Política de valorização
A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, relembra que, em 2023, primeiro ano da atual gestão, o Governo de Sergipe concedeu 10% para os servidores do PCCV, índice de reajuste assegurado também no ano seguinte.
“Esse novo reajuste beneficia diretamente uma grande quantidade de servidores com menor patamar remuneratório entre as diversas carreiras do estado. São servidores de níveis básico, médio e superior de diversos cargos, incluindo toda a área da Secretaria de Estado da Saúde, toda a área de apoio da Educação que trabalha junto ao magistério, e os diversos servidores que trabalham nas demais secretarias, seja dando apoio às carreiras fins ou executando diretamente as atividades”, explica.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Lucivanda destaca ainda que, este ano, o Governo do Estado dá continuidade à implementação dos acordos pactuados e estabelecidos em lei, em anos anteriores, como no caso das carreiras policiais e do magistério, áreas essenciais que têm sido priorizadas pela gestão estadual.
Esse avanço remuneratório se soma ao reajuste das tabelas de vencimento básico dos PCCVs, proposto pelo Executivo e aprovado pela Alese este ano, medida que estabeleceu um patamar de remuneração de ingresso mais atrativo às diversas carreiras do funcionalismo estadual.
“Esse já é o terceiro ano dessa importante política de valorização dos servidores implementada pela gestão estadual, sobretudo quanto aos planos de carreira dos PCCVs, que tiveram seu primeiro passo em 2014. E agora o governo Fábio Mitidieri segue a passos largos nesse processo de valorização e de reestruturação dos PCCVs, entendendo a importância desses servidores para a prestação do serviço público de qualidade ao cidadão”, afirma a secretária de Estado da Administração.
Governo do Estado
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: