Show na véspera da Maratona de Aracaju está em análise
A Prefeitura de Aracaju divulgou nota informando que está acompanhando de perto a discussão em torno do show programado para ocorrer na véspera da Maratona de Aracaju, prevista para acontecer no dia 26 de outubro.
Divulgação
A nota diz que inicialmente, os organizadores solicitaram autorização para realizá-lo na Orla, mas o pedido foi negado.
No entanto, na noite de quinta-feira, 21, foi formalizada nova solicitação para realização em espaço privado. Esse requerimento já está em análise pelos órgãos competentes e a SMTT deverá se pronunciar oficialmente na próxima semana.
A Prefeitura conclui dizendo que seguirá acompanhando o caso e dialogando com todas as partes envolvidas, garantindo sempre a organização do evento esportivo e o respeito à cidade e à população.
Com informações da Prefeitura de Aracaju
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Morre um dos mais importantes cartunistas do Brasil
O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, morreu, neste domingo (24), no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Copa D´Or.
ABI
Em nota, a assessoria de imprensa do hospital informou que o artista estava internado em razão de uma infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais. “Nos últimos dias, estava sob cuidados paliativos. O hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda para a cultura brasileira”, diz o documento.
Jaguar começou a carreira, no ano de 1952, quando trabalhava no Banco do Brasil. Na ocasião, ele conseguiu publicar um desenho na coluna de humor Penúltima Hora no jornal Última Hora (RJ). Depois passou a publicar charges na página de humor da revista Manchete (RJ). O pseudônimo, com o qual ficou famoso, foi uma sugestão de Borjalo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Durante a ditadura, lançou um de seus personagens mais conhecidos, o ratinho Sig, que foi mascote do jornal O Pasquim, do qual Jaguar foi um dos fundadores. O artista foi preso uma vez e enfrentou processos no período.
Confira a nota do hospital sobre a morte de Jaguar:
“O Hospital Copa D’Or informa, com pesar, o falecimento do Sr. Sérgio de Magalhães Jaguaribe, conhecido como Jaguar, aos 93 anos, na tarde deste domingo. O paciente se encontrava internado em razão de uma infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais. Nos últimos dias, estava sob cuidados paliativos. O hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda para a cultura brasileira”.
Charge do cartunistas, Jaguar, de batismo Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe. Foto ABI
Homenagens
Nas redes sociais, artistas colegas de Jaguar fizeram homenagens e lamentaram a morte do cartunista. O chargista Arnaldo Angeli Filho escreveu que Jaguar foi o “maior” e é merecedor de todas as reverências pela arte que deixou.
“Dono do traço mais rebelde do cartum brasileiro. Seguimos aqui com sua bênção”, disse.
A cartunista Laerte Coutinho, em postagem no X, referiu-se ao ídolo como “mestre querido”. Outro cartunista, Allan Sieber lembrou que, quando mudou para o Rio de Janeiro, Jaguar chegou a editar o livro dele “Assim rasteja a humanidade”.
O chargista Genildo Ronchi destacou, também em postagem nas redes, que o mundo conhece a importância do legado do Jaguar. Chico Caruso, em entrevista à TV Globo, considerou que a morte do artista é uma perda irreparável para o humor e para o Brasil.
O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, de 93 anos, o Jaguar, morreu neste domingo (24) no Rio de Janeiro. Foi um dos criadores do jornal satírico O Pasquim, em 1969. #JornalGloboNews
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Contundido, Neymar deve seguir fora da Seleção Brasileira
O atacante Neymar deve ficar de fora da lista de convocados da Seleção Brasileira que o técnico Carlo Ancelotti anunciará nesta segunda-feira, dia 25. O jogador sentiu dores no treinamento da última quinta-feira e não participou das atividades no Santos na sexta e no sábado.
Raul Baretta|Santos FC
O clube comunicou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que o camisa 10 apresentou um edema na coxa e iniciou tratamento no departamento médico.
Com a lesão, a presença do atacante é praticamente descartada para os próximos compromissos do Brasil.
A convocação de Ancelotti visa as partidas contra o Chile, no dia 4 de setembro, no Maracanã, e contra a Bolívia, no dia 9, em El Alto, válidas pelas duas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-americanas.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
CBF – Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu ajustes nas tabelas das duas maiores competições nacionais masculinas de clubes.
Bola da Série A do Campeonato Brasileiro – Foto: Joilson Marconne|CBF
A principal alteração envolve trocas de datas entre a Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. O objetivo é antecipar o encerramento do Brasileirão, evitando conflitos de datas e favorecendo uma eventual participação de clube do país na Copa Intercontinental da FIFA, em dezembro.
Segundo a nova programação, as rodadas 27, 29, 31 e 33 da Série A serão realizadas nos dias 5 e 19 de outubro, 2 e 9 de novembro, datas que originalmente estavam reservadas para as semifinais e finais da Copa do Brasil.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Assim, a rodada final do Brasileirão será no dia 7 de dezembro, garantindo disponibilidade de calendário para a estreia do representante da CONMEBOL na Copa Intercontinental no dia 10, sem conflitos com a principal competição nacional. A medida ainda possibilitará antecipação de férias para grande maioria de clubes, atletas e demais membros da comunidade do futebol brasileiro.
Com esse ajuste, os jogos decisivos da Copa do Brasil foram transferidos para dezembro, ocupando os dias 10, 14, 17 e 21 de dezembro, datas que antes estavam destinadas a partidas do Campeonato Brasileiro. Ainda existe a possibilidade de utilizar a data de 26 de novembro para jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ao ajustar seu calendário dessa forma, a entidade demonstra sensibilidade às demandas globais e reforça o protagonismo do Brasil no cenário esportivo mundial, viabilizando a eventual participação de um clube brasileiro na Copa Intercontinental da FIFA, sem conflitar com o calendário nacional, o que também favorece preparação e planejamento.
Além disso, a medida permitirá mais descanso aos atletas no final do ano e mais tempo de preparação das equipes para a temporada de 2026, o que poderá proporcionar melhores níveis técnico, físico e esportivo na temporada que vem, consolidando o compromisso com o desenvolvimento do futebol brasileiro.
Por fim, a alteração aproxima as datas das partidas finais da Copa do Brasil, que serão disputadas em sequência, assegurando a máxima visibilidade e exposição dos jogos, e, consequentemente, a valorização do produto, que encerrará o Calendário do Futebol Brasileiro em 2025.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Mudanças nos cursos de medicina
Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Camilo Santana, anunciaram uma série de medidas para supervisão estratégica nos cursos de medicina que tiverem baixo desempenho no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que será aplicado em outubro de 2025.
Paulo Marrucho / IDOR
Será a primeira edição do Enamed que teve mais 96 mil inscritos, quase três vezes mais que a última edição do Enade. Os resultados do Enamed serão divulgados em dezembro de 2025 e vão subsidiar ações de regulação e supervisão da qualidade para os cursos com baixo desempenho.
A participação no exame é obrigatória para os estudantes concluintes dos cursos de graduação em medicina (6º ano) e pela primeira vez irá compor a seleção para programas de residência através do Enare.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A partir de 2026, o exame será aplicado anualmente para o 4º ano (logo antes do internato) e o 6º ano, para acompanhamento sistemático da formação médica. A prova antes do internato permite correções, além de garantir mais qualidade na formação e segurança para a população. A nota dos estudantes do 4º ano no Enamed valerá 20% da nota do Enare.
Alexandre Padilha destacou a atuação conjunta das pastas para a melhoria da formação médica no país. “Nós estamos muito animados com as medidas que estão sendo anunciadas. Vamos atuar juntos para garantir que elas aconteçam e apoiar no que for preciso”, afirmou. O Ministro da Saúde também enfatizou a aprovação das novas Diretrizes Currículares do Curso de Graduação em Medicina.
“Trata-se de um marco histórico para a formação médica no Brasil. Um alinhamento da educação médica às necessidades reais da população, ao fortalecimento do SUS e aos desafios contemporâneos, como inovações tecnológicas, mudanças climáticas e promoção da equidade”, disse.
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais de medicina foram aprovadas, por unanimidade, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), no dia 7 de agosto, após amplo processo de escuta de universidades, entidades médicas, gestores e sociedade civil.
Fiscalização
“Vamos fazer uma fiscalização, uma supervisão rigorosa dos cursos de medicina neste país, para garantir a qualidade desses cursos”, pontuou o ministro da Educação, Camilo Santana. “Estamos tratando da formação de profissionais que cuidam da vida das pessoas e dos brasileiros. Por isso, queremos garantir qualidade e excelência na formação de médicos. Esse é o objetivo de todas as ações que nós estamos tomando aqui, conjuntamente com o Ministério da Saúde” [veja mais abaixo].
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O MEC utilizará os resultados do Enamed para subsidiar uma supervisão estratégica a partir de 2026. Todos os cursos com desempenho abaixo do esperado no Enamed 2025 (faixas 1 e 2 do indicador — que vai de 1 a 5) entrarão em supervisão. Nesses casos, as instituições de ensino superior serão convocadas a prestar esclarecimentos e estarão submetidas às seguintes medidas cautelares:
impedimento de ampliação de vagas;
suspensão de novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
suspensão da participação do curso no Programa Universidade para Todos (Prouni);
suspensão da participação do curso em outros programas federais de acesso ao ensino superior;
redução de vagas para ingresso (específico para os cursos nota 2);
suspensão de ingresso de novos estudantes (específico para os cursos nota 1).
Os resultados do Enamed 2026 terão impacto direto no agravamento ou na suspensão das medidas cautelares no processo de supervisão já instaurado. Ao final do processo, o MEC poderá desativar o curso ou reduzir as vagas. Em qualquer fase do processo, ainda poderá haver visita de verificação in loco, considerando que todas as escolas médicas serão visitadas em 2026.
Com base em padrões de desempenho, o Enamed traz um aperfeiçoamento na avaliação garantindo que os cursos de medicina passem a ter resultados divulgados em uma escala interpretativa dos padrões de desempenho esperado ao final da graduação. Aliado à periodicidade anual, o formato permite o monitoramento da qualidade dos cursos de medicina ao longo dos anos.
Ministério da Saúde e Ministério da Educação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Flamengo conquista título nos pênaltis
O Flamengo fez história, na noite deste sábado (23) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ao conquistar o bicampeonato da Copa Intercontinental Sub-20. E o título veio em um confronto repleto de emoção, que foi decidido nas penalidades máximas. Após um 2 a 2 no tempo regulamentar, o Rubro-Negro da Gávea bateu o Barcelona (Espanha) pelo placar de 6 a 5 nos pênaltis.
Gilvan de Souza|CRF
A equipe brasileira chegou à decisão da competição na condição defensor do título, após triunfar na edição 2024 do Intercontinental Sub-20 ao derrotar o Olympiacos (Grécia) também no estádio do Maracanã.
O jogo
Mesmo atuando em casa, o time comandado pelo técnico Bruno Pivetti não encontrou facilidades diante de um Barcelona que tentava dominar as ações por meio da manutenção da posse de bola. A equipe catalã até mostrou eficiência na sua proposta de jogo, mas não conseguiu segurar o ataque do Flamengo, que abriu o marcador aos 10 minutos do primeiro tempo, quando Lorran aproveitou sobra de bola após jogada de Matheus Gonçalves para bater e superar o goleiro Aller.
Na etapa final o time da Gávea recuou suas linhas e passou a apostar nas jogadas de contra-ataque. Já o Barcelona encontrava dificuldades de ataque mesmo permanecendo com mais posse de bola.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Porém, aos 25 minutos, Virgili fez uma grande jogada pela ponta direita para empatar o marcador. O camisa 7 da equipe catalã recebeu lançamento de Espart, deu um balão em Iago, um drible seco em Carbone e se livrou do goleiro Léo Nannetti para bater para o gol vazio.
A partir daí a equipe catalã tomou conta das ações e o goleiro Léo Nannetti foi obrigado a realizar várias defesas difíceis. No entanto, já aos 49 minutos, o zagueiro Cortés aproveitou bola levantada em cobrança de escanteio para superar o goleiro rubro-negro. Mas o Flamengo não desistiu e precisou de apenas dois minutos para arrancar um empate e levar a disputa para as penalidades máximas. Daniel Sales fez um lançamento longo e Iago cabeceou para encobrir o goleiro Aller.
Decisão nos pênaltis
E as penalidades máximas tiveram um herói, o goleiro Léo Nannetti, que defendeu duas cobranças dos jogadores da equipe catalã para ajudar o Flamengo a vencer pelo placar de 6 a 5 para conquistar a Copa Intercontinental Sub-20 pela segunda vez na história.
Veja os melhores momentos:
GE
Duas cidades de Sergipe sem água nesta segunda
A semana vai começar com torneiras secas para os moradores de dois municípios sergipanos. A Iguá, empresa responsável pelo abastecimento, anunciou a interrupção do serviço em Itaporanga D’Ajuda e Siriri na próxima segunda-feira, dia 25.
Brenda Monteiro|Deso
Segundo a companhia, a parada é necessária para a instalação de um novo equipamento no sistema de rede que atende as duas cidades.
A previsão é que o serviço seja interrompido durante todo o dia, com a normalização ocorrendo de forma gradativa a partir das 20h.
Para mais informações, a Iguá disponibiliza o telefone 0800 400 4482 para contato com os consumidores.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Empresário Yuri Rocha é transferido para Aracaju após queda
O empresário sergipano Yuri Rocha, foi transferido para o Hospital São Lucas em Aracaju, nesta sexta-feira (22), após cair de uma escada na cidade de Barreiras (BA).
Reprodução
A família informou que o empresário foi transferido para Sergipe em um jatinho UTI, garantindo assistência médica durante o trajeto.
“Seguimos confiantes em sua recuperação e pedimos que todos continuem em oração, cada um dentro da sua fé, para que Yuri siga fortalecido neste processo. Agradecemos profundamente o carinho, a solidariedade e as mensagens de apoio”, diz o comunicado da família.
Segundo familiares, o estado de saúde de Yuri é estável, mas ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em observação e acompanhamento contínuo da equipe médica.
Yuri Rocha foi diretor de uma empresa de eventos em Aracaju e também integrou a diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE).
O título desta matéria foi alterado para garantir maior fidelidade e precisão em relação ao conteúdo apresentado.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação de prisão domiciliar
A defesa de Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente não solicitou pedido de asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei. Os advogados também negaram que o ex-presidente tenha a intenção de fugir do país.
Antonio Augusto|STF
A manifestação foi enviada ao Supremo após o ministro Alexandre de Moraes conceder, na quarta-feira (20), prazo de 48 horas para os advogados se manifestarem sobre o documento de asilo encontrado pela Polícia Federal no celular de Bolsonaro durante busca e apreensão realizada, no mês passado, dentro da investigação sobre as sanções dos Estados Unidos contra o Brasil.
Segundo a PF, o documento estava salvo no aparelho desde 2024.
De acordo com a defesa, o documento era um “rascunho”, e a solicitação de asilo não ocorreu.
“A autoridade policial evidentemente sabe – posto que cediço – que para se aventar de uma prisão preventiva é preciso haver fato contemporâneo. Mas, ainda assim, tem apenas um documento, que reconhece ser mero rascunho antigo enviado por terceiro, além da indeclinável constatação de que o tal pedido não se materializou!”, disse a defesa.
Os advogados também aproveitaram para solicitar a revogação da prisão domiciliar de Bolsonaro. “Prestados os esclarecimentos solicitados, aproveita-se para requerer a reconsideração no que toca à decisão que determinou a prisão domiciliar, ou caso Vossa Excelência assim não entenda, o julgamento urgente do agravo regimental interposto pela defesa no último dia 06 de agosto”, argumenta a defesa.
A defesa também reiterou que o ex-presidente sempre cumpriu as cautelares determinadas pelo STF, como proibição de deixar o país e de não utilizar suas redes sociais e de terceiros.
“Fato é que, com ou sem o rascunho, o ex-presidente não fugiu. Pelo contrário, obedeceu a todas as decisões emanadas pela Suprema Corte, inclusive a que o proibia de viajar ao exterior, respondeu à denúncia oferecida, compareceu a todas as audiências, sempre respeitando todas as ordens”, disseram os advogados.
Caberá ao órgão decidir se Bolsonaro e Eduardo serão denunciados ao STF.
Desde o início deste mês, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.
Braga Netto
A defesa de Bolsonaro também se manifestou sobre outras acusações que constam no relatório no qual a PF indicou o ex-presidente, como o recebimento de uma mensagem de SMS do general Braga Netto, que estava proibido de entrar em contato com Bolsonaro.
Para os advogados, Bolsonaro não respondeu à mensagem nem cometeu qualquer ilegalidade.
“A mensagem foi apenas recebida. Sem notícia de resposta. Sem qualquer reação. Sem qualquer comunicação por parte do ex-presidente”, declarou a defesa.
Advogado de Trump
Sobre o pedido de orientações feito pelo ex-presidente ao advogado norte-americano Martin Luca, ligado ao presidente Donald Trump, para se pronunciar sobre o tarifaço aplicado contra as exportações brasileiras, a defesa disse que as trocas de mensagens ocorrem antes das medidas cautelares decretadas contra Bolsonaro.
“O advogado americano não é investigado em nenhum feito. E não há qualquer proibição de contato do peticionário com o advogado”, pontuou a defesa.
“O pior é que uma transferência de dinheiro para sua esposa, de valores com origem lícita, foi anunciada, com base em fontes, como um indício de lavagem de dinheiro”, afirmaram os advogados.
Law Fare
Por fim, os advogados de Bolsonaro acusaram a Polícia Federal de cometer Lawfare, tese jurídica que trata do uso de manobras para prejudicar um investigado. A tese foi difundida no Brasil por Cristiano Zanin, ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e atual ministro do STF.
“O relatório da Polícia Federal causa espanto. Encaixa-se como uma peça política, com o objetivo de desmoralizar um ex-presidente da República – quer queiram as autoridades policiais ou não, ainda é um líder político – expondo sua vida privada e acusando-o de fatos tão graves quanto descabidos”, completam os advogados.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Caso Lael: filho e viúva frente a frente em 1ª audiência
Acontece nesta sexta-feira (22), na 5ª Vara Criminal do Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju, a primeira audiência de instrução sobre a morte do advogado José Lael de Souza Rodrigues Junior, assassinado a tiros em outubro de 2024. O momento é marcado por alta expectativa, pois reúne peças-chave do processo.
Redes sociais|Reprodução
Entre as testemunhas a serem ouvidas está o filho de Lael, Guilherme Rodrigues, que estava com o pai no momento do atentado e sobreviveu.
A viúva da vítima, a médica Daniele Barreto [foto], apontada como principal suspeita de ser a autora intelectual do crime, também compareceu à audiência. Ela cumpre prisão domiciliar desde maio deste ano e é monitorada por tornozeleira eletrônica.
Presidida pela juíza Lívia Ribeiro, esta etapa é decisiva para a produção de provas e para a definição dos argumentos que embasarão os próximos passos do processo judicial.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: