CPI aperta cerco sobre R$ 135 milhões de multas da SMTT

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da SMTT realizou sua segunda reunião nesta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Aracaju, e deu passos importantes para aprofundar a investigação sobre a aplicação dos recursos de multas de trânsito.

Vereadores de Aracaju aprovam empréstimo de R$ 161 milhões
Luanna Pinheiro|CMA

Os vereadores aprovaram três requerimentos que miram a transparência dos dados financeiros da superintendência.

Requerimentos Aprovados

Os pedidos de informação buscam rastrear o destino dos valores arrecadados entre 2017 e 2024. Foram aprovados os seguintes requerimentos:

  • Requerimento nº 7: De autoria do vereador Sávio Neto, solicita as atas das reuniões do conselho da SMTT para verificar as deliberações sobre o uso do dinheiro das multas.
  • Requerimento nº 8: Proposto pelo vereador Sargento Byron, cobra do Detran os valores arrecadados com multas em Aracaju e os repasses feitos à SMTT ou à prefeitura. O objetivo, segundo Byron, é entender a partilha desses recursos.
  • Requerimento nº 9: Também de Sargento Byron, questiona se a SMTT participa de redes de cooperação para fiscalização de trânsito, que podem envolver compartilhamento de receitas, e pede os valores recebidos ou repassados.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Durante a sessão, o vereador Lúcio Flávio mencionou que parte dos dados poderia estar no Portal da Transparência, mas Sargento Byron defendeu a necessidade dos documentos oficiais. A comissão “está buscando se cercar de todas as informações possíveis (…) para que haja um convencimento por meio de dados e de fontes oficiais”, argumentou.

Os órgãos notificados têm um prazo de até 15 dias para enviar as respostas. A próxima reunião da CPI está marcada para 1º de setembro, às 9h.

A CPI da SMTT

Instaurada a partir de um requerimento do vereador Isac Silveira, a CPI investiga a aplicação de R$ 135.216.467,35 arrecadados com multas de trânsito entre 2017 e 2024. Segundo o autor do pedido, assinado por pelo menos outros dez parlamentares, o valor aparece no Portal da Transparência da SMTT, mas sem uma prestação de contas clara sobre sua destinação.


NE Notícias, com informações da Agência CMA

Bêbado, matou 3 na Rota do Sertão e é preso sete anos depois

Nesta segunda-feira, 25, a Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória, após investigação, cumpriu um mandado de prisão condenatória na cidade de Itabaiana contra um homem acusado por causar acidente fatal na rodovia Rota do Sertão. Ele recebeu sentença de prisão por homicídio culposo qualificado pelo fato de estar embriagado no momento do ocorrido.

Delegado tentou obter vantagem por caminhão furtado, diz empresário sergipano
Arquivo pessoal

O acidente aconteceu na tarde do dia 2 de setembro de 2018, na Rodovia Estadual SE-230, conhecida como Rota do Sertão, em Canindé de São Francisco, e resultou na morte de três pessoas após a colisão entre a motocicleta conduzida pelo autor e um caminhão.

De acordo com a investigação, o condutor da moto, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estava sob efeito de álcool, agiu com imprudência e negligência ao invadir a preferencial após sair de uma rua transversal, causando o acidente fatal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após o cumprimento da ordem judicial, o homem foi conduzido à unidade da Polícia Civil. “Essa pessoa foi presa, encaminhada para a Delegacia de Glória e será levada para audiência de custódia para os devidos encaminhamentos”, afirmou o delegado Jorge Eduardo, responsável pela ação.

Veja o que disse o delegado:

NE Notícias

A prisão reforça a atuação das autoridades no combate à violência no trânsito e busca responsabilizar condutores que colocam em risco a vida de terceiros.


Polícia Civil

NOMES E POSIÇÕES: Convocados por Ancelotti

O treinador Carlo Ancelotti anunciou na tarde desta segunda-feira (25) a lista de convocados para os jogos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em evento realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

O técnico Carlo Ancelotti anuncia os convocados para as duas últimas partidas das Eliminatórias 2025
Rafael Ribeiro|CBF

O primeiro duelo será disputado no dia 4 de setembro, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada. No dia 9, às 20h30, brasileiros e bolivianos se enfrentam no Estádio Municipal de El Alto, na cidade de El Alto, pela 18ª rodada.

Confira a lista de convocados:

Goleiros

Alisson (Liverpool)
Bento (Al-Nassr)
Hugo Souza (Corinthians)

Defensores

Alexsandro (Lille)
Fabrício Bruno (Cruzeiro)
Alex Sandro (Flamengo)
Caio Henrique (Mônaco)
Douglas Santos (Zenit)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinho (PSG)
Vanderson (Mônaco)
Wesley (Roma)

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Meias

Andrey Santos (Chelsea)
Casemiro (Manchester United)
Joelinton (NewCastle)
Lucas Paquetá (WestHam)
Bruno Guimarães (NewCastle)

Atacantes

Luiz Henrique (Zenit)
Richarlison (Tottenham)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
João Pedro (Chelsea)
Matheus Cunha (Manchester United)
Raphinha (Barcelona)
Estêvão (Chelsea)
Kaio Jorge (Cruzeiro)

Assista à convocação:

CBF

Desde suas duas partidas iniciais pela Amarelinha (empate sem gols com o Equador e vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai), Ancelotti e sua comissão técnica realizaram uma série de observações no Brasil para conhecer mais sobre a cultura do futebol nacional, além de ter acompanhado in loco as finais da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Preso com arma no Bugio após abordagem com produtos do Paraguai

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) prenderam na tarde deste domingo (24), um homem por posse ilegal de arma de fogo na Zona Norte de Aracaju.

Preso com arma no Bugio após abordagem com produtos do Paraguai
PMSE

Durante as diligências, na residência do suspeito, foram apreendidas uma pistola e 69 munições.

A PM informou que a ocorrência teve início no Alto da Divineia, município de São Cristóvão, quando os policiais do Batalhão de Radiopatrulha visualizaram um veículo em atitude suspeita e iniciaram a abordagem.

Dentro do carro, os militares encontraram 34 frascos de perfumes importados, três celulares e um relógio digital.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Questionado sobre o material, o homem explicou que não possuía as notas fiscais, pois havia comprado os produtos no Paraguai, com a finalidade de colocá-los à venda em sua residência, localizada no Conjunto Bugio, Zona Norte da capital.

A polícia informou ainda que o suspeito confessou que guardava uma arma de fogo no imóvel, para se defender de possíveis roubos ao seu comércio.

Em seguida os policiais realizaram diligência até a residência do suspeito, onde encontraram a arma informada, uma pistola calibre .380, além de 69 munições.

O suspeito, que já respondeu pelo mesmo crime no ano de 2022, foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para que fossem tomadas as medidas legais.

Setembro 2025: calor e chuva acima da média, diz INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou sua previsão climática para o mês de setembro, indicando um cenário de temperaturas acima da média na maior parte do Brasil e chuvas concentradas principalmente na Região Sul (tom em azul no mapa).

Setembro 2025: calor e chuva acima da média, diz INMET
Previsão de anomalias de precipitação e temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de setembro de 2025

No Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, a expectativa é de volumes de chuva próximos à média histórica. As exceções ficam por conta do sudeste de São Paulo e sul de Minas Gerais, que podem ter volumes até 50 mm acima da média, e da costa da Bahia, que pode registrar chuvas abaixo do esperado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já na Região Sul, são previstos acumulados de chuva acima da média em praticamente todos os estados, com destaque para a divisa entre as mesorregiões do Noroeste e o Nordeste Rio-Grandense, onde os volumes podem superar os 200 mm no mês.

Temperatura

A previsão aponta para temperaturas acima da média em grande parte do país, com destaque para áreas do Pará, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, onde os termômetros podem ficar até 1,5 °C acima do normal.

No Nordeste, as temperaturas também devem ficar acima da média, variando entre 22 °C e 27,5 °C (tom em amarelo no mapa). No Sul, o calor será mais ameno, com temperaturas próximas à média, enquanto o Centro-Oeste registrará temperaturas médias acima de 22,5 °C.

Possíveis Impactos na Agricultura

O cenário climático impacta diretamente o agronegócio. Veja a previsão para cada região:

  • Norte: O calor e a chuva irregular podem gerar estresse hídrico em culturas como cacau e açaí, além de afetar as pastagens.
  • Nordeste: As chuvas dentro da média devem beneficiar as safras de feijão e milho. Contudo, na Bahia e no Rio Grande do Norte, a combinação de menos chuva e mais calor pode prejudicar lavouras e pastagens.
  • Centro-Oeste: O tempo mais seco beneficia a colheita de milho e algodão, mas exige atenção com a irrigação para o plantio da soja e do feijão, devido às altas temperaturas.
  • Sudeste: A condição favorece a colheita do café e da cana-de-açúcar, mas o calor intenso pode acelerar o ciclo das plantas e exigir maior manejo de água no plantio de soja e milho.
  • Sul: O excesso de umidade pode dificultar a semeadura de culturas de inverno como trigo e aveia, mas tende a ser positivo para as lavouras que já estão em fase de desenvolvimento.

NE Notícias, com informações do INMET

Fábio: aprovado ou reprovado? NE quer saber

A semana começa com a coluna mais quente da política sergipana. As Rapidinhas desta segunda-feira (25) mergulha na guerra de narrativas sobre a gestão do governador Fábio Mitidieri: de um lado, alta aprovação; do outro, a oposição contesta os números e aponta rejeição.

Governador Fábio Mitidieri
Erick O’Hara | ASN

Além disso, a coluna revela o resultado final da nossa enquete: afinal, a prefeita Emília Corrêa será candidata ao governo em 2026? Veja mais abaixo.

Confira ainda a disputa interna pelo comando do PL em Sergipe e os debates sobre o fim do foro privilegiado.

Pediu

O deputado federal Rodrigo Valadares (UB) pediu a Jair Bolsonaro (PL) o comando do PL em Sergipe.

Apoio

O empresário Edvan Amorim tem o apoio de Valdemar Costa Neto para continuar presidindo o Partido Liberal no estado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Depende

O Governador Fábio Mitidieri (PSD) depende de seu estado de saúde para ser candidato à reeleição.

Pesquisa I

Foi alardeada pelos quatro cantos de Sergipe uma pesquisa realizada pelo Instituto França sobre avaliação do governo. Segundo a pesquisa, 71,44% dos sergipanos avaliam a gestão de Fábio Mitidieri como positiva.

Pesquisa II

Questionando como o eleitor classifica a maneira que o governador administra o estado, o instituto ouviu 2.502 eleitores em Sergipe, entre os dias 14 e 18 de julho.

NE quer saber

Como o leitor(a) avalia o governo Fábio Mitidieri?

  • Ótimo (32%, 150 Votos)
  • Regular (20%, 95 Votos)
  • Ruim (22%, 103 Votos)
  • Péssimo (26%, 124 Votos)

Total de Participantes:: 472

Carregando ... Carregando ...

Emília

Na última semana, perguntamos se a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), será candidata a governadora em 2026. Eis o resultado final: Sim (45%, 197 Votos). Não (55%, 245 Votos).

Foro privilegiado

A imprensa informa que o Congresso Nacional quer a extinção do foro privilegiado para políticos por meio de Projeto de Emenda à Constituição (PEC). Se for PEC, é retroativa?

Pauta

A tendência é que a PEC seja pautada esta semana.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Comando

O deputado estadual Georgeo Passos, se houver federação, perderá o comando do Cidadania. É o parlamentar que melhor se destaca em Sergipe.

Discorda I

Georgeo Passos foi às redes sociais neste final de semana questionar o alarde do governador Fábio Mitidieri sobre a pesquisa realizada pelo Instituto França.

Discorda II

O parlamentar aponta que o governador foi reprovado pela população. Passos deixa claro que a maioria dos sergipanos avaliou a gestão como regular (32,61%), ruim (9,85%) ou péssima (11,34%), totalizando assim 53,8%. Sendo que 7,42% dos entrevistados não opinaram.

Assista:

Secretário pede para deixar a gestão de Valmir

O secretário de Comunicação de Itabaiana, Júnior Carvalho, confirmou à nossa equipe que pediu ao prefeito Valmir de Francisquinho para deixar o cargo.

Valmir de Francisquinho convida Júnior Carvalho para a Secretaria de Comunicação de Itabaiana
Júnior Carvalho e Valmir de Francisquinho

Apesar do pedido de desligamento, Júnior ressaltou que continuará à frente da pasta até que seja definido e nomeado o novo responsável pela secretaria.

“A decisão já foi comunicada ao prefeito. Agora, aguardamos apenas a escolha de quem assumirá a função”, destacou Carvalho.

A confirmação movimentou os bastidores políticos do município e abriu espaço para especulações sobre quem será o próximo nome a assumir a Secretaria de Comunicação.

Fim de semana trágico: 5 mortes nas rodovias de Sergipe

As rodovias estaduais de Sergipe foram palco de um fim de semana violento, com três sinistros de trânsito graves que resultaram em cinco mortes entre a última sexta-feira (22) e o domingo (24), segundo balanço do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

Fim de semana trágico: 5 mortes nas rodovias de Sergipe
BPRv

Em uma das ocorrências, na rodovia SE-230, em Canindé de São Francisco, o condutor de um caminhão faleceu após ser atingido pelo próprio veículo ao tentar realizar um reparo mecânico no acostamento.

Na SE-200, no município de Lagarto, um ciclista foi vítima de uma colisão frontal e morreu no local. O condutor do veículo que o atingiu fugiu sem prestar socorro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ainda em Canindé, na SE-230, ocorreu o sinistro mais grave: uma colisão traseira entre um caminhão e uma motocicleta com três ocupantes. Todos os que estavam na moto faleceram no local. O motorista do caminhão abandonou o veículo e também fugiu.

Além do atendimento a essas ocorrências, o BPRv informou que 11 animais foram recolhidos das rodovias estaduais dentro da Operação Boiadeiro.

Todos esses números reforçam o alerta para a necessidade de conscientização e cumprimento das normas de trânsito para evitar novas tragédias.


NE Notícias, com informações do BPRv

IBGE autoriza seleção com mais de 9,5 mil vagas temporárias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abrirá processo seletivo simplificado para contratação de até 9.580 servidores temporários.

Agentes do IBGE
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) — Tânia Rêgo/Agência Brasil

A autorização foi dada por meio de Portaria Conjunta nº 58/2025, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), publicada no Diário Oficial da União.

As contratações serão destinadas à realização de pesquisas do IBGE em todo o território nacional. Do total de vagas, 8.480 serão para a função de agente de pesquisas e mapeamento, responsável pela coleta de informações, e 1.100 para supervisor de coleta e qualidade, que atua no acompanhamento e supervisão do trabalho de campo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Portaria Conjunta nº 58/2025 determina que o edital seja publicado em até 6 meses, mas o IBGE trabalha para publicá-lo o mais rápido possível. Para isso, já está em andamento o processo de contratação da empresa organizadora que conduzirá a seleção, por meio de Processo Seletivo Simplificado, conforme previsto na Lei 8.745/1993.

O prazo de duração dos contratos será de um ano, podendo ser prorrogado por até três anos, de acordo com a necessidade de conclusão das atividades. A remuneração será definida pelo IBGE, observados os limites legais, e divulgada no edital.

Confira a distribuição de vagas autorizadas:

Atividades

Função

Quantitativo Máximo

Agente de Pesquisas e Mapeamento

Coleta

8.480

Supervisor de Coleta e Qualidade

Supervisão

1.100

TOTAL

9.580

“O IBGE recebeu com muita alegria esta autorização porque esses profissionais são a linha de frente do IBGE, batendo de porta em porta, conversando com a população e coletando informações que retratam a realidade do Brasil. Com essa autorização para novas contratações, vamos fortalecer nosso trabalho em todo o país, com profissionais que atuarão em nossas superintendências estaduais e nas mais de 500 agências do IBGE, garantindo que cada dado produzido reflita com fidelidade a vida dos brasileiros e contribua para a construção de políticas públicas mais justas e eficazes”, concluiu o Coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.


Com informações do IBGE

Bahia no G4, Santos na crise e os resultados da rodada

O Bahia derrotou o Santos por 2 a 0, neste domingo na Fonte Nova, em Salvador, e ganhou força na luta por vaga para próxima edição da Copa Libertadores. O triunfo do tricolor baiano na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro foi construído graças a gols do lateral Luciano Juba e do atacante uruguaio Lucho Rodríguez.

Jogadores do Bahia comemoram gol, 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025 - 24/08/2025
Rafael Rodrigues|E.C. Bahia

Após vencer a segunda consecutiva na competição nacional, a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni chegou aos 36 pontos, garantindo a 4ª colocação da classificação. Já o Peixe continua muito próximo da zona do rebaixamento após o revés fora de casa. O time de Neymar está na 15ª colocação com 21 pontos.

Veja os melhores momentos:

GE

Revés vascaíno

Quem também está lutando para se afastar do Z4 é o Vasco da Gama. O Cruzmaltino foi superado pelo placar de 3 a 2 pelo Corinthians em pleno estádio de São Januário para permanecer com 19 pontos na 16ª colocação.

Mesmo atuando na condição de visitante, o Timão, que é comandado pelo técnico Dorival Júnior, foi superior durante todo o confronto e contou com gols de Gui Negão, Maycon e Gustavo Henrique. Já o time de Fernando Diniz descontou com Vegetti, de pênalti, e Rayan.

Outros resultados:

Bragantino 4 x 2 Fluminense
Cruzeiro 2 x 1 Internacional
Grêmio 0 x 0 Ceará
Fortaleza 0 x 1 Mirassol
Juventude 1 x 3 Botafogo