CEP antigo de Lagarto será desativado em 30 dias

Atenção, moradores de Lagarto: os Correios estabeleceram um prazo de aproximadamente 30 dias para que a população utilize os novos Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) específicos por rua. Após esse período, o CEP único e genérico da cidade (49400-000) será desativado.

Carteiro dos Correios
Arquivo

A medida significa que correspondências e encomendas que não apresentarem o endereço completo, incluindo o novo CEP do logradouro, serão devolvidas aos remetentes com a justificativa de “endereçamento insuficiente”.

A codificação foi concluída em abril, criando 1.214 novos CEPs para todas as ruas, avenidas e praças do perímetro urbano e dos povoados Colônia Treze, Brasília e Jenipapo. Segundo os Correios, o objetivo é facilitar e acelerar a entrega de objetos postais no município.

Baixa adesão preocupa

Apesar da mudança, um levantamento da Superintendência dos Correios em Sergipe aponta que, quatro meses após a implementação, menos de 15% das encomendas destinadas a Lagarto utilizam os novos códigos corretamente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Essa baixa adesão motivou o alerta sobre a futura desativação do código antigo, que impactará diretamente o recebimento de faturas, compras online e outras correspondências.

Divulgação e consulta

Para reverter o cenário, os Correios informa que vai acionar a Prefeitura de Lagarto para reforçar a campanha de divulgação junto à população. A orientação é que os moradores atualizem seus endereços em cadastros de bancos, lojas, serviços de assinatura e outros correspondentes.

Para saber o novo CEP da sua rua, basta fazer a consulta na ferramenta ‘Busca CEP’, disponível no site oficial dos Correios: www.correios.com.br.


NE Notícias, com informações dos Correios

Deputado internado com arritmia cardíaca

O deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT-SP), foi levado às pressas na manhã de terça-feira (27) para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, no estado do Rio de Janeiro.

Eduardo Suplicy passa mal, é internado e discursa em evento por chamada de vídeo no RJ.
Reprodução

O parlamentar participava do Congresso Mundial da Rede Básica, quando precisou ser hospitalizado devido a um mal-estar. Ele foi encaminhado ao Hospital Niterói, onde permanece em observação.

“Preciso fazer um marca-passo para que as coisas caminhem melhor”, disse o parlamentar.

Médicos identificaram que a causa do mal-estar foi uma arritmia cardíaca, uma alteração no ritmo do coração, o que causa batimentos irregulares.

Reprodução

A rede D’OR, empresa que opera o hospital, informou – por nota – que o deputado encontra-se lúcido, orientado, estável e se alimentando normalmente.

Itália mantém Zambelli na cadeia

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) voltou nesta quarta-feira (27) a um tribunal de apelação em Roma e deve continuar presa enquanto aguarda decisão sobre um pedido de liberdade feito por sua defesa.

Carla Zambelli em tribunal italiano
TV Globo|Reprodução

A defesa de Zambelli sustenta não haver motivo para que ela fique presa preventivamente na Itália enquanto aguarda o julgamento sobre a extradição pedida pelo Brasil. O advogado da parlamentar alega ainda que a deputada tem problemas de saúde, motivo pelo qual precisaria ser solta.

Na audiência desta quarta, o juiz responsável pelo caso disse precisar de mais tempo para decidir sobre a prisão e a extradição. Na prática, enquanto uma nova decisão não for proferida Justiça italiana, Zambelli segue presa. Uma nova decisão pode sair a qualquer momento.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A parlamentar está presa desde 29 de julho, depois de ter seu nome incluído na difusão vermelha da Interpol. A inclusão foi feita a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF). Pesa contra a deputada um mandado de prisão preventiva em aberto no Brasil.

Carla Zambelli fugiu para a Itália dias antes de ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo. Ela foi considerada culpada de ser a mentora de uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Réu confesso, o hacker Walter Delgatti também foi condenado na mesma ação.

Na semana passada, a deputada foi condenada mais uma vez pelo Supremo, numa outra ação relativa ao episódio em que ela perseguiu de arma em punho um homem pelas ruas de São Paulo. Nesse caso, a sentença foi de cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Ainda cabe recurso.

Após a segunda condenação, o advogado Fábio Pagnozzi disse em nota que Zambelli manifesta “surpresa e profundo desacordo” com a condenação.

Segundo a defesa, a condenação será “firmemente contestada” por violar princípios básicos do devido processo legal e revelar “interpretação extensiva e arbitrária da competência da Suprema Corte”.

“A deputada reafirma sua inocência e que é vítima de perseguição política, justo às vésperas de seu pedido de extradição, em um julgamento recorde”, disse o advogado.

CNN Brasil

Ponte Aracaju-Barra terá interdição diária até setembro

Começaram nesta quarta-feira (27), interdições parciais na ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros, para a realização de obras de modernização na rede elétrica.

Ponte Aracaju-Barra
DER Sergipe ⏐ Divulgação

Segundo a Energisa, concessionária responsável pelos serviços, o trabalho será realizado diariamente, das 9h às 15h. A previsão é que esse esquema de interdição parcial se estenda até o mês de setembro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A empresa informou que os trabalhos incluem a construção de novos circuitos e modernização de trechos da rede, com previsão de conclusão até dezembro. Para garantir a segurança dos técnicos durante a execução, poderão ocorrer desligamentos programados de energia na região.

A orientação aos motoristas é redobrar a atenção ao trafegar pela região e muita paciência durante o período da intervenção.

Atropelou família e fugiu: polícia acha armas na casa do suspeito

Na manhã desta terça-feira, 26, a Delegacia de Canindé de São Francisco, com apoio das Delegacias de Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao possível suspeito responsável pelo grave acidente ocorrido no domingo, 24, na rodovia SE-230, nas proximidades da chamada ‘Curva da Morte’.

Atropelou família e fugiu: polícia acha armas na casa do suspeito
Polícia Civil

O caso envolveu um caminhão e uma motocicleta, onde estavam três pessoas da mesma família. Segundo a polícia, o motorista do caminhão fugiu do local após a colisão e segue foragido.

De acordo com o delegado Douglas Lucena, que conduz as investigações, as vítimas são dois irmãos, de 8 e 16 anos, e o avô deles, um idoso que foi localizado cerca de quatro quilômetros distante do ponto de impacto. Ele teria sido arrastado preso entre a moto e o caminhão [veja mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No domingo, dezenas de testemunhas foram ouvidas, o que possibilitou à polícia entender a dinâmica do acidente e identificar o suspeito. “As testemunhas relataram que a motocicleta soltava faíscas. O condutor tinha total visão do que estava acontecendo e ainda assim não parou”, afirmou o delegado.

Segundo Lucena, do impacto inicial até a localização dos primeiros corpos teve uma distância de cerca de 400 metros, o que reforça a possibilidade de que as vítimas poderiam ter sobrevivido se o motorista tivesse prestado socorro.

“A conduta do autor aumentou as chances de morte das vítimas. Ele teve total consciência da gravidade e, mesmo assim, não agiu para evitar o pior”, completou.

Polícia Civil

Na residência e empresa do investigado, foram encontradas duas armas de fogo, uma espingarda calibre .12 e uma pistola calibre .380, ambas sem documentação legal.

O suspeito ainda não foi localizado. A polícia solicita que qualquer informação sobre seu paradeiro seja repassada anonimamente por meio do Disque-Denúncia, pelo número 181.

Alerta de chuva forte até esta quarta-feira em Sergipe e BA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas para o Leste Sergipano e o Nordeste Baiano, válido até as 10h desta quarta-feira (27).

Alerta de chuva forte para cidades de Sergipe e Bahia
INMET|Reprodução

A previsão indica acumulado de chuva que pode variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Imagens de satélite mostram a presença de nuvens sobre a região, associadas à atuação de um “cavado”, sistema de baixa pressão que provoca instabilidade e favorece a formação de chuvas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O INMET recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe possíveis alterações em encostas e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Cidades na área de alerta:

A população dos seguintes municípios deve redobrar a atenção:

  • Aracaju
  • Barra dos Coqueiros
  • Brejo Grande
  • Carmópolis
  • Estância
  • General Maynard
  • Ilha das Flores
  • Indiaroba
  • Itaporanga d’Ajuda
  • Japaratuba
  • Japoatã
  • Laranjeiras
  • Neópolis
  • Nossa Senhora do Socorro
  • Pacatuba
  • Pirambu
  • Rosário do Catete
  • Santa Luzia do Itanhy
  • Santo Amaro das Brotas
  • São Cristóvão
  • Conde (BA)
  • Esplanada (BA)
  • Jandaíra (BA)

Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Veja previsão atualizada do Climatempo:

Climatempo

NE Notícias, da redação

Justiça suspende empresa de “limpa nome” envolvendo policial de Sergipe

Em decisão liminar, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) determinou a suspensão das atividades de um indivíduo e sua “empresa”, a Life Solutions, que ofereciam serviços de “limpa nome” com a promessa de ajuizar ações judiciais para a retirada do nome de consumidores de órgãos de proteção ao crédito.

Juiz verificando documento de um processo
Freepik

A decisão atendeu a um agravo de instrumento interposto pela OAB/SE contra uma decisão anterior que havia indeferido o pedido de tutela antecipada. A OAB/SE argumentou que o requerido, um policial militar, sem registro na Ordem, divulgava e oferecia serviços “eminentemente jurídicos”, induzindo o consumidor ao erro e incorrendo em “propaganda enganosa”.

A Ordem destacou ainda que a atuação do indivíduo era irregular e não respeitava as regras de publicidade da profissão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Tribunal, ao analisar o caso, considerou que havia “evidências de provável infração” ao Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994) e que as atividades de consultoria jurídica são privativas de advogados.

O acórdão citou o parecer do Ministério Público Federal (MPF), que corroborou as evidências, apontando que os vídeos do requerido e da Life Solutions em redes sociais “deixam claro que o réu e sua empresa oferecem serviços advocatícios” e que a “limpeza do nome” era feita por meio de demandas judiciais.

A decisão do TRF-5 suspendeu as atividades do requerido e da empresa, bem como a divulgação de qualquer material em mídias virtuais ou faladas, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00. A suspensão é válida até o julgamento final da ação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O trabalho da Procuradoria-Geral da OAB/SE, conduzida pelo diretor jurídico Leonardo Oliveira, e da Coordenadoria de Fiscalização da OAB/SE, liderada pelo advogado Vitor Medeiros, foi fundamental para o resultado positivo, por meio da elaboração do agravo de instrumento e do acompanhamento do processo.

A equipe demonstrou, por meio de links e evidências, que as atividades da Life Solutions e de seu representante eram, de fato, de natureza jurídica, envolvendo até mesmo a menção a “ações judiciais” e “custas processuais”.


Com informações da OAB/SE

As Rapidinhas: futuro político de Mitidieri em xeque

A coluna desta terça-feira (26) chega com o cenário político em polvorosa. Enquanto o governador Fábio Mitidieri cuida de uma pneumonia e seu futuro político é colocado em xeque, o cenário nacional se agita com a projeção sobre o julgamento de Jair Bolsonaro na Primeira Turma do STF.

Governador de Sergipe Fábio Mitidieri
Divulgação

Confira estas e outras notas a seguir:

Reeleição

A imprensa está engolindo corda! O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Replicano) será candidato à reeleição, não a presidente, em 2026.

Já ‘está’ condenado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será condenado na Primeira Turma do STF. Julgamento começa na próxima terça-feira (2).

Impeachment

O Senado não votará impeachment de ministro do STF.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sem mudança

Não haverá mudança na direção do PL em Sergipe, a não ser em setores da imprensa.

Avaliação

Não deixe de participar da nossa enquete sobre a avaliação do governo Fábio Mitidieri. Até o momento desta publicação, 31% avaliam como ótimo, regular (23%), ruim (22%) e péssimo (24%). Vote aqui.

Diagnóstico

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), foi diagnosticado com pneumonia. Deve permanecer em casa por uma semana. Futuro político é incerto.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De saída

Como informado por NE Notícias, o secretário de Comunicação de Itabaiana, Júnior Carvalho, está deixando a pasta. O prefeito Valmir de Francisquinho (PL) está atrás de um substituto.

Interdição

Ficou para esta quarta-feira (27) a interdição parcial na ponte Aracaju-Barra. Estava prevista para iniciar na última segunda-feira.

A voz do povo

Comentário do leitor Fernando Negrão em nossa página no Facebook: “Sorte que o governador não usa a ponte durante a semana pra ganhar o pão de cada dia. Senão, saberia o significado de planejamento.”

Licenciamento

O prazo para licenciamento dos veículos com placa final 7 encerra na próxima sexta, 29 de agosto.

Empresário continua internado em Aracaju

A Família de Yuri Rocha divulgou nota testa terça-feira (26), informando que o empresário “Yuri Rocha, que atua no setor de eventos, segue internado no Hospital São Lucas, em Aracaju, desde quinta-feira (21/8).

Hospital São Lucas, em Aracaju
Rede D’Or|Divulgação

A nota informa que ‘na manhã de hoje, 26 de agosto, ele precisou passar por um procedimento cirúrgico para troca de dispositivo, realizado sem intercorrências. Yuri permanece estável, em cuidados intensivos, sob observação da equipe médica”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O comunicado conclui dizendo que “a família agradece imensamente a todos os profissionais de saúde que estão cuidando de Yuri, assim como aos amigos e familiares por essa corrente de solidariedade, carinho e orações. Confiamos que Deus está cuidando de tudo e, em breve, ele estará restabelecido”.

Entenda o caso

Yuri sofreu um acidente ao cair de uma escada no apartamento de amigos, na cidade de Barreiras (BA), no domingo (17/8). Ele foi transferido para Aracaju em um jatinho UTI, recebendo toda a assistência médica necessária durante o trajeto.


Com informações da assessoria

Carimbó: morre Mestre Damasceno aos 71 anos

A família do cantor, compositor e diretor artístico Damasceno Gregório dos Santos, conhecido como Mestre Damasceno, confirmou na manhã desta terça-feira (26) o falecimento do ícone da cultura marajoara, aos 71 anos, em Belém (PA). 

Compositor de carimbó Mestre Damasceno, morre aos 71 anos, em Belém (PA)
Guto Nune|Agência Pará

O velório será aberto ao público em duas etapas: na capital paraense, na tarde de hoje, e em Salvaterra, na Ilha do Marajó, amanhã (27), onde ele será sepultado na quinta-feira (28).

Mestre Damasceno faleceu no mesmo dia em que é celebrado o Dia Municipal do Carimbó, em Belém, após complicações de um câncer em estado de metástase no pulmão, fígado e rins.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O artista deixa um legado de seis álbuns gravados, mais de 400 composições e a festa popular Búfalo-Bumbá de Salvaterra, criação que retrata a cultura marajoara, com elementos culturais indígenas e quilombolas.

O governo do estado do Pará decretou três dias de luto e publicou nota em homenagem ao artista “que se eternizou no carimbó, no Búfalo-Bumbá e na força da identidade paraense”, destaca o comunicado.

Artistas da região também manifestaram pelas redes sociais o pesar pela perda para a cultura regional.

“No Dia do Carimbó o meu preto voltou à terra dos encantados e que siga sendo luz! Deixou um legado imenso para a nossa música, cultura e a lembrança de uma pessoa afetuosa e verdadeira”, destacou a também compositora e cantora Dona Onete.

Vida

Nascido em Salvaterra, na comunidade quilombola de Salvá, Damasceno passou a infância no meio de colocadores (organizadores) de boi-bumbá, atividade desenvolvida pelo pai nas tradições juninas do arquipélago marajoara.

Mestre Damasceno

Em busca de melhores condições de vida foi trabalhar na construção civil, em Belém, onde sofreu um acidente de trabalho e perdeu a visão. O fato conduziu o artista à vocação que o tornaria um dos maiores nomes da cultura nortista, a de cantor e compositor de músicas regionais como o carimbó o lundu e o brega.

Participou de vários conjuntos musicais, até fundar, em 2013, o Conjunto de Carimbó Nativos Marajoara, que permanece ativo até os dias de hoje. Movimentou a cena cultural do Norte do Brasil com a realização de cortejos e festivais.

Foi homenageado pela escoa de samba Paraíso do Tuiuti, recebeu a Comenda Eneida de Moraes, concedida pelo Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Estado do Pará, foi homenageado na Feira Pan-Amazônica do Livro e condecorado com a Ordem do Mérito Cultural.

O velório ocorre em Belém no Hall do Museu do estado do Pará, na Cidade Velha. Em Salvaterra a despedida será a partir de 12h, desta quarta-feira (27), na Câmara Municipal da cidade e o sepultamento será no dia 28, no Cemitério Municipal São Pedro.