Megaoperação contra o PCC em vários Estados

Uma força-tarefa deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (28), a “Operação Carbono Oculto” para desarticular um complexo esquema de fraudes no setor de combustíveis, que contaria com a infiltração e participação da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Operação Carbono Oculto mira em esquema bilionário do PCC no setor de combustíveis
Divulgação

A ação mobiliza cerca de 1.400 agentes em oito estados: São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Coordenada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio do GAECO, a operação integra a Polícia Federal, Polícias Civil e Militar, Receita Federal, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e outros órgãos fiscalizadores.

Estão sendo cumpridos mandados de busca, apreensão, quebra de sigilos bancário e fiscal, além do sequestro de bens e valores dos investigados, todos autorizados pela Justiça paulista. O objetivo é desmantelar uma estrutura que lesa consumidores, a economia e o meio ambiente.

Fraudes, lavagem de dinheiro e ameaças

Segundo as investigações, mais de 350 alvos — entre pessoas físicas e jurídicas — são suspeitos de crimes contra a ordem econômica, adulteração de combustíveis, crimes ambientais, lavagem de dinheiro, fraude fiscal e estelionato.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A apuração aponta que o PCC se associou a uma rede de organizações para garantir a efetividade de suas atividades ilícitas, inserindo-se na economia formal por meio do setor de combustíveis e do sistema financeiro.

Como funcionava o esquema

A fraude ocorria em diversas etapas da cadeia de combustíveis. Um dos principais eixos era a importação irregular de metanol, que chegava ao Brasil pelo Porto de Paranaguá (PR).

O produto, altamente tóxico e inflamável, era desviado de seu destino legal e transportado clandestinamente para distribuidoras e postos, onde era usado para adulterar combustíveis. A prática, além de perigosa, gerava lucros bilionários para o grupo.

G1

Em mais de 300 postos de combustíveis investigados, foram detectadas fraudes de dois tipos:

  • Quantitativa: As bombas eram manipuladas para registrar um volume superior ao que era de fato abastecido no veículo.
  • Qualitativa: O combustível vendido era adulterado, fora das especificações técnicas exigidas pela ANP.

Somente entre 2020 e 2024, foram importados mais de R$ 10 bilhões em combustíveis pelos investigados.

As investigações também revelaram que proprietários que venderam seus postos de gasolina ao grupo não receberam os valores devidos e foram ameaçados de morte caso tentassem realizar a cobrança.

Fintechs

Os lucros do esquema eram ocultados em uma complexa rede de “laranjas”, com o uso de shell companies (empresas de fachada), fundos de investimento e, principalmente, instituições de pagamento (fintechs) controladas pelo próprio crime organizado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com os investigadores, a escolha por fintechs em vez de bancos tradicionais visava dificultar o rastreamento dos recursos. Essas empresas operavam com uma contabilidade paralela, permitindo transferências sem a identificação dos beneficiários finais.

O dinheiro ilícito financiou a aquisição de usinas sucroalcooleiras, distribuidoras e transportadoras, ampliando o poder da organização.

A Receita Federal identificou que uma fintech de pagamento movimentou mais de R$ 46 bilhões de 2020 a 2024.

A fintech também recebia diretamente valores em espécie. Entre 2022 e 2023, foram efetuados mais de 10,9 mil depósitos em espécie, totalizando mais de R$ 61 milhões.

Prejuízo bilionário

Auditores-fiscais da Receita Federal identificaram irregularidades em mais de 1.000 postos de combustíveis distribuídos em 10 estados (SP, BA, GO, PR, RS, MG, MA, PI, RJ e TO).

A maioria desses postos tinha o papel de receber dinheiro em espécie ou via maquininhas de cartão e transitar recursos do crime para a organização criminosa por meio de suas contas bancárias no esquema de lavagem de dinheiro.

Megaoperação contra o PCC em vários Estados
Divulgação

Entre 2020 e 2024, a movimentação financeira desses postos foi de R$ 52 bilhões, com recolhimento de tributos muito baixo e incompatível com suas atividades. Os postos já foram autuados pela Receita Federal em mais de R$ 891 milhões.

No entanto, cerca de 140 postos eram usados de outra forma. Eles não tiveram qualquer movimentação entre 2020 e 2024, mas, mesmo assim, foram destinatários de mais de R$ 2 bilhões em notas fiscais de combustíveis. Possivelmente, essas aquisições simuladas serviram para ocultar o trânsito de valores ilícitos depositados nas distribuidoras vinculadas à organização criminosa.

Nome da operação

O nome “Carbono Oculto” foi escolhido para traduzir de maneira metafórica a ideia de dinheiro escondido dentro da cadeia do combustível, em alusão tanto ao elemento químico presente na gasolina/diesel quanto ao ato de esconder recursos ilícitos nas instituições de pagamento e nos fundos de investimentos.


NE Notícias, com informações do MPSP e Receita Federal

Justiça solta casal suspeito de tráfico em condomínio de luxo em Aracaju

A Justiça de Sergipe determinou a soltura do casal preso sob suspeita de tráfico de drogas em um condomínio de luxo no bairro Jardins, em Aracaju. A decisão, proferida pela 2ª Vara Criminal da capital, foi divulgada nesta quarta-feira (27).

Casal é preso em condomínio de luxo em Aracaju
PMSE

De acordo com a determinação judicial, a revogação da prisão se baseia no fato de os réus serem primários e, segundo o entendimento, não representarem risco à ordem pública.

Como medidas cautelares, o casal deverá comparecer mensalmente à justiça e está proibido de se ausentar da comarca onde reside sem autorização prévia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Relembre o caso

A prisão em flagrante ocorreu no dia 12 de agosto, em uma operação da Polícia Militar deflagrada após denúncias de moradores sobre uma intensa e suspeita movimentação de pessoas no condomínio.

No local, equipes do Batalhão de Radiopatrulha (BPRP) abordaram um motoboy que, segundo a polícia, aguardava para receber uma entrega de entorpecentes. O entregador teria levado os policiais até o apartamento, onde o casal foi encontrado com o material ilícito.

Ao todo, a ação resultou na apreensão de 640g de maconha, 35g de haxixe, uma balança de precisão, três aparelhos celulares, uma motocicleta e outros itens relacionados à suposta atividade criminosa.


NE Notícias, da redação

Justiça da Itália decide que Carla Zambelli continuará presa

A Justiça da Itália decidiu que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) continuará presa em Rebibbia, na Itália.

Decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 28.

A Justiça Brasileira já pediu extradição da parlamentar.

CNN Brasil

O que é TV 3.0 e quando começa a funcionar?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27) o decreto de implementação da TV 3.0, considerada a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita brasileira. A expectativa do governo é de que a TV 3.0 entre no ar em junho de 2026, a tempo da próxima Copa do Mundo. Entenda como o modelo vai funcionar na prática. 

Controle remoto controlando televisão
Reprodução

O que muda com o novo sistema? 

O modelo é uma evolução da atual TV digital, que teve início em 2007. Considerada a “televisão do futuro”, a TV 3.0 vai integrar os serviços de internet (broadband) à habitual transmissão de sons e imagens (broadcast), possibilitando o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Uma das principais inovações da TV 3.0 é justamente sua interface baseada em aplicativos, em que as emissoras terão condições técnicas de passar a oferecer, além do sinal aberto já transmitido em tempo real, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e outras possibilidades. 

Além de mais qualidade de som e imagem, o novo sistema amplia as possibilidades de interação e personalização. Graças à integração com a internet, o telespectador poderá interagir com a programação – votando em tempo real em um reality show pela própria tela da TV, por exemplo.

O sistema permitirá fazer compras diretamente de seu televisor, abrindo novas possibilidades de geração de receitas às emissoras. Também será possível acessar e consultar serviços públicos por meio de aplicativos disponíveis no aparelho, como o Gov.BR

Lula institui no Brasil a TV 3.0
Presidente Lula durante cerimônia de assinatura do decreto de implantação da TV 3.0 – Foto: Ricardo Stuckert|PR

O sistema permitirá, ainda, a informação em tempo real de alertas de emergência sobre desastres, de forma altamente personalizada, a partir da recepção de sinal pela antena, sem a necessidade da conexão à internet.  

O telespectador poderá, por exemplo, escolher uma câmera específica para assistir a um jogo de futebol – e ainda optar por ouvir o narrador ou apenas o som ambiente do estádio.

A TV 3.0 será gratuita?

Sim. Trata-se de uma tecnologia para serviço de radiodifusão, que continua livre, aberta e gratuita.

Como vou acessar?

Os novos aparelhos da TV 3.0 deverão vir de fábrica com a primeira tela apresentando um catálogo de canais de televisão abertos – o que não vem ocorrendo na interface atual das SmartTVs, que se conectam com a internet e dão prioridade aos aplicativos on demand.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A troca de canais de forma numérica será substituída. Nos novos modelos, os canais serão acessados por aplicativos das emissoras, semelhante aos botões para acesso às plataformas de streaming.

A TV 3.0 precisa de internet para funcionar?

Não é necessário ter internet para ter acesso à TV 3.0. No entanto, as TVs conectadas vão propiciar mais opções de conteúdo, como a possibilidade de interatividade com os produtos que são distribuídos pela TV aberta.

Será preciso trocar o meu aparelho de TV?

De acordo com o Ministério das Comunicações, caixas conversoras ou mesmo soundbars conversores poderão ser instalados junto aos televisores atuais, fazendo com que sejam convertidos para o novo padrão sem a necessidade de troca de aparelhos.

Quando o novo modelo entra em vigor?

A migração será gradativa, com início nas grandes capitais. A expectativa do governo é que a estreia da TV 3.0 ocorra em junho do ano que vem, acompanhando a transmissão da Copa do Mundo de futebol. A transição total para o novo modelo, com cobertura em todo território, poderá ser concluída em até 15 anos.

Assista a uma simulação das funcionalidade da TV 3.0:

Reprodução

O conteúdo desta matéria foi alterado para garantir maior fidelidade e precisão em relação aos fatos apresentados.

Escolas públicas com internet em Sergipe

O Estado de Sergipe já conta com 956 escolas públicas conectadas à internet. O número é resultado do trabalho conjunto do Governo Federal, executado pelos Ministérios das Comunicações e da Educação, por meio do programa Escolas Conectadas. 

Escolas públicas com internet em Sergipe
Maria Odília|Seed

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, recebeu nesta semana um relatório do programa. Ao todo, 82,2 mil escolas públicas do ensino básico em todo o país já contam com infraestrutura e acesso à internet. Isso representa 60% do total de unidades escolares no Brasil

O Governo Federal prevê atender 137,8 mil instituições com internet de banda larga e wi-fi aberto, dentro da estratégia nacional de conectividade escolar, voltada para garantir acesso à internet de qualidade a alunos e professores da rede pública. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Das 27 unidades da Federação, 21 já têm mais da metade das escolas conectadas. Os destaques são Mato Grosso do Sul (79,30%), Rio Grande do Norte (78,49%) e Goiás (77,07%), que lideram em termos proporcionais. 

“Garantir internet de qualidade para educação pública em Sergipe, é levar conectividade e transformar a realidade de milhares de crianças e jovens. Nenhuma escola ficará para trás. Essa é a nossa missão até 2026”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. 

O programa Escolas Conectadas prevê investimento total de R$ 8,8 bilhões — sendo R$ 6,5 bilhões do Ministério das Comunicações e R$ 2,3 bilhões do MEC — e é visto como mais uma aposta do Governo Federal em ações que podem se tornar vitrine em 2026.

Governo de Sergipe começa a pagar nesta quinta

O governo de Sergipe começa a pagar, nesta quinta-feira (28), os salários dos servidores públicos referentes a este mês. Entre ativos, aposentados e pensionistas, mais de 75 mil pessoas receberão as respectivas remunerações.

Pessoa contando dinheiro com as mãos
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A quitação dos salários e benefícios será feita em duas etapas. Nesta quinta-feira (28), os aposentados e pensionistas recebem os vencimentos. Já na sexta-feira (29), o pagamento será direcionado aos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. Os valores serão depositados ao longo dos respectivos dias.

O cumprimento do calendário injetará cerca de R$ 510 milhões na economia sergipana. A ação ajuda a aumentar a circulação de recursos dentro do estado, contribuindo para o desenvolvimento local.

Jogos de ontem pela Copa do Brasil; melhores momentos

O Cruzeiro mostrou muita força para derrotar o Atlético-MG por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (27) na Arena MRV, em Belo Horizonte, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Desta forma a Raposa avança para as semifinais da competição até mesmo com um revés por um gol de diferença na partida de volta, que será disputada no dia 11 de setembro no Mineirão.

Cruzeiro e Atlético-MG pela Copa do Brasil 2025
Gustavo Aleixo|Cruzeiro

Apoiado por mais de 44 mil torcedores, o Galo criou muitos problemas para a equipe comandada pelo técnico português Leonardo Jardim no primeiro tempo. Porém, após o intervalo o Cruzeiro tomou conta das ações, em especial após o bonito gol do zagueiro Fabrício Bruno, logo aos quatro minutos, com um chute de fora da área que morreu no ângulo do gol defendido por Everson.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A partir daí a Raposa mostrou muito pragmatismo para fechar espaços na defesa e apostar nas jogadas de contra-ataque. Já o Galo pouco conseguia fazer. E a situação do time comandado por Cuca piorou de vez aos 19 minutos, quando Wanderson levantou a bola na área em cobrança de escanteio, Fabrício Bruno escorou de cabeça e Kaio Jorge, com muita liberdade, ficou livre para dar números finais ao placar.

Prime Video Sport Brasil

Empate em São Januário

O outro clássico regional das quartas de final da Copa do Brasil terminou em empate. Vasco e Botafogo protagonizaram um confronto muito disputado que terminou com igualdade de 1 a 1. O Alvinegro de General Severiano abriu o placar, aos 7 minutos do primeiro tempo, com o atacante Arthur Cabral. Porém, nove minutos depois, o volante Jair deixou tudo igual.

Botafogo e Vasco voltam a medir forças no 11 de setembro no estádio Nilton Santos para definir quem segue vivo na competição.

Prime Video Sport Brasil

Vitória do Timão

Na terceira partida de ida das quartas da Copa do Brasil, o Corinthians foi até Curitiba e derrotou o Athletico-PR por 1 a 0 graças a um gol do atacante Gui Negão. O Timão e o Furacão disputarão a partida de volta em 10 de setembro em Itaquera.

Criança é resgatada de helicóptero após afogamento em Sergipe

Uma festa de aniversário terminou em tragédia na tarde desta quarta-feira (27), no município de Boquim. Uma menina, que celebrava seus 3 anos, se afogou na piscina de uma casa localizada no conjunto Jacomildes Barreto.

Criança de 3 anos é resgatada de helicóptero após afogamento em Sergipe
Redes sociais|Reprodução

A criança foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Devido à gravidade do caso, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) foi acionado para fazer o transporte urgente da vítima até o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), em Aracaju.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou que a menina sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi reanimada pela equipe médica.

Reprodução

A criança permanece internada em estado grave. As circunstâncias exatas do afogamento serão investigadas pela Polícia Civil.


NE Notícias, da redação

As Rapidinhas: Asilo no carro? Sergipano no STF e o clã Valadares

Nas coluna desta quarta-feira (27), as especulações sobre um possível pedido de asilo de Jair Bolsonaro, talvez até em um carro consular, ganham força enquanto o STF se prepara para interrogar o deputado sergipano Bosco Costa.

Prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF)
Divulgação

Por aqui, a política familiar também é destaque com as alfinetadas no clã Valadares. Confira em detalhes!

Senadora

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) será candidata, em 2026, ao Senado, pelo Distrito Federal. Ela não será candidata a presidente nem a vice.

Valadares e o sobrinho

O ex-senador Antônio Carlos Valadares bateu pesado no deputado federal Rodrigo Valadares (trouxemos aqui). Vale lembrar quem é o responsável pelo crescimento político do sobrinho.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Prisão 

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apostam na manutenção da prisão domiciliar, após julgamento que começa na próxima terça-feira (2).

Asilo

A Folha de S. Paulo soltou hoje que Bolsonaro poderia buscar asilo até mesmo dentro de um carro consular.

Embaixada

Caso semelhante aconteceu com o senador boliviano Roger Molina Pinto, que recebeu asilo na embaixada brasileira em La Paz e foi retirado do país escondido em um carro, até a fronteira com o Brasil.

Fuga

Na terça-feira (26), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal monitore 24h/dia a casa do ex-presidente, em Brasília.

Interrogatório

O suplente Bosco Costa (PL-SE) e outros dois deputados do Partido Liberal serão interrogados nesta quinta-feira (28) pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em caso ligado ao desvio de emendas parlamentares.

Senadora diz que está com câncer

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse hoje, 27, que está com câncer.

Ela não disse qual o tipo da doença, mas encerrou uma reunião que estava presidindo com outros senadores.

“Em 18 dias consegui fazer todos os exames e a cirurgia, e em cinco dias já estava trabalhando novamente. Na próxima segunda-feira começo a radioterapia, mas já estou declarando vitória. O diagnóstico precoce foi fundamental para eu estar como estou hoje”, disse a senadora.

Veja o momento em que a senadora faz o anúncio:

Reprodução