Mais de 3 mil se inscreveram para ver o julgamento Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu 3.357 inscrições de pessoas interessadas em acompanhar, presencialmente, o julgamento “Núcleo 1” da Ação Penal (AP) 2668, que apura tentativa de golpe de Estado no Brasil.

O ex presidente Jair Bolsonaro chegando para depoimento na 1 turma do STF, como réu do núcleo 1 na ação da trama golpista. Brasília (DF), 10/06/2025
Valter Campanato|Agência Brasil

O credenciamento, realizado nos dias 27 e 28 deste mês, foi destinado a toda a sociedade, incluindo advogados de outros núcleos.

Foram disponibilizados 150 lugares para o público em geral na sala de sessões da Segunda Turma do STF, que fica localizada no mesmo prédio que o julgamento será realizado. Os inscritos serão distribuídos entre as oito sessões agendadas – considerando, separadamente, os turnos da manhã e da tarde – e receberão, por email, informações sobre a autorização.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em razão da limitação de espaço, serão atendidos os pedidos dos primeiros 1.200 cidadãos que se inscreveram. Os demais 2.157 poderão acompanhar o julgamento, ao vivo, por outros canais: TV Justiça, aplicativo TV Justiça +, canal do STF no YouTube e Rádio Justiça.

Credenciamento da imprensa

O Tribunal também concluiu, nesta semana, o credenciamento de veículos de comunicação para a cobertura do julgamento. Ao todo, foram cadastrados 501 profissionais de imprensa do Brasil e de outros países, que ocuparão 80 cadeiras reservadas aos jornalistas, por ordem de chegada.

As sessões serão realizadas nos dias:

02 de setembro: 9h – 19h
03 de setembro: 9h – 12h
09 de setembro: 9h – 19h
10 de setembro: 9h – 12h
12 de setembro: 9h – 19h

Núcleo 1

O Núcleo 1 é composto pelo Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência), Almir Garnier Santos (almirante e ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Jair Bolsonaro (ex-presidente da República), Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).

O grupo responde por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e privacidade de patrimônio tombado.

Avião com Alckmin e Tebet sofre pane na Colômbia

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que conduzia o vice-presidente Geraldo Alckmin apresentou falhas em uma de suas mangueiras semi-hidráulicas durante escala em Cali, na Colômbia, após pouso programado para reabastecimento. 

Avião da FAB
Tenente Enilston|FAB

Junto com Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, estavam os ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

A delegação brasileira voltava de viagem oficial do México destinada a abrir mercados para novos produtos agrícolas brasileiros e assinatura de acordos de cooperação bilateral.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segurança

Comunicado divulgado, em Brasília, pela Vice-Presidência da República na manhã desta sexta-feira (29) afirma que todos estão bem e em segurança.

“Embora a aeronave apresentasse condições de seguir em direção ao Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB), como medida de cautela, recomendou que o Vice-Presidente estendesse sua parada até que outra aeronave fosse deslocada do Brasil para completar a missão”, diz a nota.

Uma nova aeronave da FAB decolou da Base Aérea de Brasília às 10 horas para buscar as autoridades. O pouso em Brasília está previsto para 21 horas de hoje (29)

UOL News

Pane em outubro

Em outubro do ano passado, algo semelhante aconteceu com o avião que levava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Curiosamente, ele também voltava de uma agenda no México.

Na ocasião, a aeronave que traria de volta o presidente após a posse da presidente mexicana Cláudia Sheinbaum teve um problema técnico depois de decolar do Aeroporto da Cidade do México.

O avião ficou cerca de cinco horas no ar, voando em círculos, para despejar combustível, numa altitude média de quase 4 mil metros do solo. Só depois voltou ao mesmo aeroporto para o presidente e comitiva trocarem de aeronave. 

Servidor de Aracaju é preso por crimes com pena superior a 14 anos

A Polícia Civil de Sergipe, por meio do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), cumpriu na manhã desta sexta-feira (29) dois mandados de prisão contra um servidor público municipal de Aracaju.

Agente do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio em Sergipe
Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri)|Arquivo

As ordens judiciais decorrem de condenações criminais já transitadas em julgado, que somam mais de 14 anos de reclusão em regime fechado. Os crimes não têm relação com a atividade exercida no serviço público.

De acordo com as informações, o primeiro mandado foi expedido pela 7ª Vara Criminal de Aracaju, referente a condenações unificadas por receptação, falsificação de documento particular, uso de documento falso e estelionato, totalizando 11 anos e seis meses de prisão.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já o segundo mandado foi expedido pela Vara de Execução de Medidas e Penas Alternativas, em razão de condenação definitiva por uso de documento falso, com pena de dois anos e seis meses de reclusão.

O servidor, que atua como agente de saúde concursado da Prefeitura de Aracaju, foi localizado e conduzido pela equipe do Depatri, ficando à disposição do Poder Judiciário para o início da execução das penas.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população por meio do Disque-Denúncia (181). O sigilo é garantido.

Cuca é demitido do Atlético após 47 jogos e título estadual

Cuca não é mais o técnico do Atlético. A saída do treinador e de Cuquinha, seu irmão e auxiliar técnico, foi comunicada na manhã desta sexta-feira (29/8), em reunião com o CSO do Clube, Paulo Bracks, e o diretor de futebol Victor Bagy.

Técnico Cuca
Cuca|Divulgação

Cuca encerra sua quarta passagem pelo Galo com 47 jogos, 22 vitórias, 13 empates e 12 derrotas (56% de aproveitamento), e o título estadual de 2025, que completou o hexacampeonato mineiro.

Treinador mais vitorioso da história do Clube, ele também conquistou a Libertadores de 2013, o Brasileiro e a Copa do Brasil de 2021, além de quatro troféus do Campeonato Mineiro (2012, 2013, 2021 e 2025).

“Entendo a demissão. Acho que ela se justifica pelos últimos resultados no Campeonato Brasileiro. Infelizmente, perdemos jogadores importantíssimos que nos fizeram muita falta. Agradeço a todos os jogadores pela luta, entrega e parceria que tiveram comigo, sem restrições! Agradeço à comissão técnica e a todo o staff. Obrigado ao Carlos Alberto (Isidoro, supervisor de futebol), Pedro (Moreira, gerente de futebol), Victor e Bracks. À diretoria, meu muito obrigado pela confiança”, disse o técnico.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Aos torcedores, categoria em que me incluo, fica uma sensação ruim. Queria ser campeão novamente com eles. Tinha muita expectativa na Copa Sul-Americana. Minha alegria era fazê-los felizes. Nada apaga tudo o que fizemos juntos. O Galo sempre estará no meu coração e da minha família. Muito obrigado a todos!”, completou Cuca.

No geral, Cuca comandou o Atlético em 292 partidas, com 157 vitórias, 68 empates e 67 derrotas, 475 gols a favor e 276 contra.

O Galo agradece a Cuca e Cuquinha pelo profissionalismo e dedicação ao longo da temporada, deseja boa sorte a eles na sequência da carreira e pronta recuperação para o técnico em relação ao procedimento cirúrgico no ombro, realizado na manhã da última quinta-feira (28/8).

Itatiaia Esporte

MP e plano para matar promotor

Na manhã desta sexta-feira (29/8), o Grupo de Atuação Espeial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o 1º BAEP de Campinas deflagraram a Operação Pronta Resposta com o objetivo de debelar um possível plano para matar um dos promotores de Justiça que atuam no GAECO.

Preso empresário acusado de participar de plano do PCC para matar promotor de São Paulo
Reprodução

Há meses, os promotores vêm conduzindo a Operação Linha Vermelha, que tem por objeto a apuração dos delitos de organização criminosa armada, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Há poucos dias, foram coletadas informações que indicavam que um dos investigados estaria associado à liderança do PCC e, com o objetivo de prejudicar as investigações, teriam arquitetado e colocado em prática um plano para matar o promotor Amauri Silveira Filho.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os envolvidos teriam financiado e providenciado a aquisição de veículos e de armamento e a contratação de operadores para a execução de uma emboscada ao promotor. Contudo, o plano foi descoberto pelo Ministério Público, que identificou os articuladores e financiadores.

O Juiz da 4a Vara Criminal da Comarca de Campinas, Caio Ventosa Chaves, acolheu os pedidos do GAECO e expediu três mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos por equipes do BAEP e do MPSP.

Foram presos dois empresários que atuam no ramo de comércio de veículos e de transportes. Um dos principais envolvidos é apontado como integrante da sintonia final do PCC e um dos grandes operadores do tráfico de drogas no Brasil. Há anos está foragido e, possivelmente, escondido na Bolívia, de onde continua controlando esquemas de tráfico e lavagem de dinheiro.

CNN Brasil

As investigações continuam para a identificação de outras pessoas envolvidas no plano que vinha sendo articulado.

Ônibus escolar pega fogo em Sergipe e alunos são realocados

Um ônibus escolar que transportava estudantes do Colégio Estadual Coelho Neto pegou fogo no final da tarde desta quinta-feira (28), na Rodovia SE-100, na região da Praia da Costa, em Barra dos Coqueiros.

Veículo que transportava estudantes de um colégio estadual pegou fogo em Sergipe
Arquivo pessoal|Reprodução

Apesar do susto e da intensidade das chamas, que consumiram todo o veículo, não houve registro de feridos. Todos os alunos conseguiram sair a tempo e em segurança.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foram acionadas e controlaram o incêndio. Para dar continuidade do transporte dos alunos, a prefeitura da Barra dos Coqueiros enviou outro ônibus ao local.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) informou que a causa preliminar do incêndio foi uma falha técnica no veículo. A pasta afirmou ainda que “adotará todos os trâmites periciais para verificar as causas do incêndio”.

Reprodução

NE Notícias, da redação

MESMO QUE NÃO ESTEJA NO EDITAL: Aprovados no concurso da PM podem pedir reclassificação

O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE) decidiu que candidatos aprovados em concursos da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) poderão solicitar a reclassificação voluntária para o final da lista de aprovados, mesmo sem previsão no edital. A medida beneficia quem, por motivos pessoais ou profissionais, não puder assumir de imediato, permitindo adiar a nomeação sem perder a aprovação no certame.

Policiais Militares de Sergipe
Polícia Militar do Estado de Sergipe

O pedido foi analisado após consulta feita pelo Comando-Geral da PM à Procuradoria. Em um parecer inicial, a PGE havia considerado a reclassificação inviável, mas, diante da relevância do tema e de precedentes judiciais favoráveis, o caso foi levado ao Conselho Superior do órgão, que reconheceu a possibilidade do reposicionamento.

Desta forma, a decisão segue a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outros tribunais, que têm admitido a realocação de aprovados dentro das vagas para o final da lista, desde que não haja prejuízos à administração pública ou aos demais candidatos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com a decisão, o pedido de reclassificação deve ser feito no momento da convocação, ou seja, antes da matrícula no curso de formação, etapa que oficializa a entrada no cargo. Nesse caso, o candidato será realocado para o final da lista de aprovados. Já os excedentes serão reposicionados respeitando a ordem de classificação entre os demais.

A medida não pode ser usada como forma de reservar vaga futura nem como meio de adiar o cumprimento de requisitos legais, como idade máxima, exames médicos ou testes físicos.

Ainda segundo o entendimento do Conselho, a decisão atende aos princípios da eficiência, razoabilidade e proporcionalidade, preserva a isonomia entre os participantes e traz maior segurança jurídica aos concursos. Além disso, a decisão amplia as alternativas para os aprovados sem comprometer o planejamento da administração pública.

Sergipe recebe mais profissionais do Mais Médicos

Sergipe começa a receber 12 novos profissionais do Programa Mais Médicos. Eles vão atuar em municípios do estado, contribuindo para ampliar o acesso à atenção primária, fortalecer as equipes de Saúde da Família e reduzir o tempo de espera por atendimento.

Profissional do Mais Médicos atende paciente gravida
Rafael Nascimento|MS

A iniciativa faz parte da 2ª chamada do 41º ciclo do Mais Médicos, que levará 1.498 profissionais para 987 municípios e 23 DSEIs em todo o país. Desse total, 1.446 médicos reforçarão as equipes de Saúde da Família (eSF) e 53 atuarão nos DSEIs, ampliando o acesso a serviços de saúde e fortalecendo o cuidado da saúde indígena.

Ao todo, são 443 médicos para a região Nordeste, 235 para o Norte, 100 para o Centro-Oeste, 461 para o Sudeste e 259 para o Sul. Destes, 46 são pessoas com deficiência e 331 são do grupo étnico-racial, reforçando o compromisso da pasta com a equidade e a valorização da diversidade nas políticas públicas de saúde do país.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Do total de novos médicos do programa, 1.139 profissionais têm registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e já podem iniciar a sua jornada de trabalho entre 27 de agosto e 5 de setembro.

Os 359 profissionais intercambistas (brasileiros formados no exterior ou estrangeiros com licença para atuar em outros países) deverão participar do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), a partir de novembro. O MAAv é um treinamento específico para os médicos atuarem em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de atuação no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Avanços do Mais Médicos

Com a meta de alcançar 28 mil profissionais até 2027, atualmente o Mais Médicos já assegura assistência a cerca de 67 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Hoje, cerca de 26,4 mil profissionais atuam em 4,5 mil municípios – o número de médicos em atividade representa o dobro em relação a 2022. Entre essas cidades, 1,7 mil apresentam altos níveis de vulnerabilidade social.


Ministério da Saúde

Chuva de gols: Sergipe bate o Lagarto e vai à final

A arena Batistão, em Aracaju, foi palco da primeira semifinal entre Sergipe e Lagarto pela Copa Lotese Governo do Estado. Mesmo com o tempo chuvoso na capital, a torcida foi ao estádio nesta noite de quinta-feira (28/08).

Chuva de gols: Sergipe bate o Lagarto e vai à final da Copa Lotese
Guilherme Dayan|CSS

Em uma partida emocionante e com quatro gols, o time colorado levou a melhor. A foi vitória por 3 a 2, e vaga garantida na final da competição. Os gols do jogo saíram apenas no segundo tempo. Os atletas Mauro Júnior, Eduardo Guedes e Matheus Sacramento marcaram para o Sergipe. E os gols do Lagarto foram de Rhuann Patrick e Wesley.

O primeiro finalista da Copa Lotese Governo, o Sergipe aguarda o vencedor do duelo entre Falcon e Itabaiana. A semifinal acontece na próxima semana, na quinta-feira (05/09), na arena Batistão, em Aracaju.

Assista à partida:

TV Gipão

MPF recomenda suspensão sobre a obra da ponte Aracaju-Barra

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a suspensão imediata das audiências públicas marcadas para esta sexta-feira (29) e segunda-feira (1º/9), que irão debater o processo de licenciamento da construção da segunda ponte sobre o Rio Sergipe. A obra vai interligar os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe.

Nova ponte Aracaju-Barra
Sedurbi

A recomendação foi expedida à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e ao governo de Sergipe. O MPF ressalta que as audiências só devem ocorrer após a completa adequação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e a efetiva elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

No documento, o MPF aponta que os estudos apresentam falhas, como uso de dados desatualizados, ausência de caracterização adequada da fauna e da flora, falta de análise de impactos cumulativos e sinérgicos com outros empreendimentos da região e falta de consulta prévia às comunidades tradicionais e pescadores.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Laudo técnico elaborado pela área pericial do MPF, composta de equipe técnica multidisciplinar, também apontou a omissão de informações sobre riscos geológicos e erosão costeira, fatores críticos para a segurança da população.

Para o MPF, a realização das audiências públicas, etapa essencial do licenciamento ambiental, deve ocorrer apenas quando houver informações técnicas completas e atualizadas.

“É imprescindível garantir que a sociedade participe do debate munida de dados confiáveis, de modo a assegurar a prevenção de danos ambientais e o respeito às comunidades afetadas”, destacou a procuradora da República Gisele Bleggi, que assina a recomendação.

Uma das preocupações do MPF é a proteção das áreas de manguezais. Nesse sentido, lembra a importância do ecossistema na geração e produção de vida marinha sendo berço e criatório de várias espécies que ali se reproduzem.

Impactos

Na recomendação, o MPF ainda alerta que a obra de construção de uma nova ponte deve ser estudada conjuntamente como loteamentos e condomínios que estão instalados e em fase de instalação no município da Barra dos Coqueiros.

“A forma e a intensidade com que obras e empreendimentos vêm sendo implementadas no município da Barra dos Coqueiros possui a potencialidade de gerar danos não só na área direta de influência das obras como também pode influenciar e alterar a dinâmica sedimentar da praia, ocasionando reflexos de médio/longo prazo que não foram avaliados”, enfatiza.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre os impactos, aponta o excesso de depósito de sedimentos na orla decorrente das obras e a erosão em todo seu entorno. A consequência é a alteração da largura da faixa de praia, o que modifica as características da zona costeira da região.

Os órgãos envolvidos têm 24 horas, a partir do recebimento da recomendação, para se posicionar sobre a suspensão das audiências públicas. Além disso, terão até 15 dias para informar sobre o cumprimento dos demais pontos, incluindo a realização dos novos estudos de Impacto Ambiental e de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental.

O MPF indica que o descumprimento da recomendação poderá ensejar a adoção de medidas administrativas e judiciais cabíveis, para garantir a proteção ambiental e a participação efetiva da sociedade.


Com informações do Ministério Público Federal em Sergipe