Todos os veículos que saírem da casa de Bolsonaro são revistados, inclusive os porta-malas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (30) o reforço nas medidas de monitoramento permanente da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em um condomínio no bairro Jardim Botânico, área nobre de Brasília. 

Fachada de condomínio em Brasília onde mora o ex-presidente Bolsonaro
Fabio Rodrigues-Pozzebom|Agência Brasil

A decisão ocorre após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, ter enviado ao STF parecer contrário ao pedido da Polícia Federal (PF) para que agentes da corporação permanecessem no interior da casa de Bolsonaro 24 horas por dia. Apesar disso, o procurador se manifestou favorável ao reforço da segurança nas proximidades da residência e na entrada do condomínio, o que foi acatado pelo ministro.

Em sua decisão, Moraes mandou a Polícia Penal do DF realizar monitoramento presencial na área externa da residência e das divisas com os demais imóveis, onde poderia haver exposição ao risco de fuga. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além do monitoramento externo, o ministro do STF autorizou a realização de vistorias nos “habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu”. Essas vistorias, segundo a decisão, deverão ser documentadas, com a indicação dos veículos, motoristas e passageiros, e envio dessas informações ao STF diariamente.

Julgamento

Na próxima terça-feira (2), Bolsonaro e mais sete aliados, que são réus do núcleo 1 da trama golpista, serão julgados pela Primeira Turma da Corte.

O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, com uso de tornozeleira eletrônica. A medida foi determinada após Alexandre de Moraes entender que o ex-presidente violou as medidas cautelares que proibiam postagens nas redes sociais de terceiros.

As Rapidinhas: Asilo no carro?

Na semana passada, em outra investigação, a PF descobriu que Bolsonaro tinha um documento de asilo político para ser apresentado ao presidente da Argentina, Javier Milei. Segundo a PF, o documento estava salvo no aparelho desde 2024.

De acordo com a defesa, o documento era apenas um “rascunho”, e a solicitação de asilo não ocorreu. Os advogados negaram ainda a tentativa de fuga do país.

CNN Brasil

Corrida do Fogo altera trânsito no Centro de Aracaju; veja

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju fará uma operação especial com alterações no trânsito do Centro da cidade na próxima segunda-feira, 1º de setembro. A medida é necessária para a realização da 88ª edição da Corrida do Fogo Simbólico, evento que marca o início da Semana da Pátria.

Vista aérea da Praça Fausto Cardoso, em Aracaju
Praça Fausto Cardoso|SMTT

A corrida terá início na Praça Fausto Cardoso, a partir das 8h30, e os motoristas devem ficar atentos aos bloqueios e desvios programados para garantir a segurança dos participantes e do público.

Confira as principais alterações:

  • Avenida Ivo do Prado: No cruzamento com a Rua Campos, os veículos que seguem no sentido praias-centro serão obrigados a desviar pela Rua Campos para encontrar rotas alternativas.
  • Avenida Barão de Maruim: O cruzamento com a Ivo do Prado também será bloqueado. Quem segue pela Barão em direção ao Rio Sergipe deverá virar à direita na Rua Dom José Thomaz. Já os condutores que vêm da Rua Vila Cristina deverão virar à esquerda na Barão de Maruim para buscar outras vias.
  • Rua Geru: Haverá um bloqueio próximo à Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). O tráfego no sentido leste será desviado para a Rua João Pessoa.
  • Avenida Rio Branco: Os veículos que seguem no sentido das praias serão desviados à direita, na Travessa Hélio Ribeiro.

Agentes da SMTT estarão nos pontos de bloqueio para orientar os motoristas e organizar o fluxo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Transporte Público

Por conta do evento, algumas linhas de ônibus terão os itinerários alterados durante o período da Corrida do Fogo Simbólico. Confira:

SENTIDO 13 DE JULHO / MERCADO

Rua Campos
Rua Itabaiana
Rua Itabaianinha
Rua Apulcro Mota
Av. Antonio Cabral
Av. Simeão Sobral
Terminal Mercado 

SENTIDO 13 DE JULHO / MERCADO

Rua Campos
Rua Itabaiana
Rua Itabaianinha
Tv. Helio Ribeiro
Terminal Centro

SENTIDO BARÃO DE MARUIM / CENTRO

Barão De Maruim
Rua Santa Luzia
Rua Riachuelo
Rua Itabaiana
Rua Itabaianinha
Tv. Helio Ribeiro
Terminal Centro

SENTIDO BARÃO DE MARUIM / MERCADO

Barão De Maruim
Rua Santa Luzia
Rua Riachuelo
Rua Itabaiana
Rua Itabaianinha
Rua Apulcro Mota
Av. Antonio Cabral
Av. Simeão Sobral
Terminal Mercado

SENTIDO MERCADO / 13 DE JULHO

Tv. Helio Ribeiro
Rua Capela
Rua Arauá
Barão De Maruim
Rua Santa Luzia
Av. Augusto Maynard

SENTIDO MERCADO / BARÃO DE MARUIM

Tv. Helio Ribeiro
Rua Capela
Rua Arauá
Barão De Maruim
Rua Santa Luzia
Av. Augusto Maynard


NE Notícias, com informações da SMTT

Aracaju vai devolver área a São Cristóvão até 2026

O governo de Sergipe informou nesta sexta-feira (29) que o mapa com o novo limite territorial entre Aracaju e São Cristóvão será atualizado até o fim do primeiro semestre de 2026. A medida, que cumpre uma determinação judicial, oficializa a devolução de uma área de 20 km² da capital para o município vizinho.

Mapas com limites territoriais entre Aracaju e São Cristóvão
Mapas com atuais e os futuros limites territoriais de Aracaju e São Cristóvão – Prefeitura de S. Cristóvão|Reprodução

A decisão terá forte impacto financeiro para Aracaju, que deve perder mais de R$ 5 milhões anuais em arrecadação de IPTU. Fora disso, a Justiça Federal determinou a suspensão de R$ 220 milhões de outorga da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) que seriam destinados à capital. O valor está em uma conta judicial até que o IBGE publique o novo mapa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A disputa territorial é antiga e se arrasta por décadas. Ela é fruto de mudanças na delimitação dos municípios previstas pela Constituição estadual de 1989 e por uma Emenda Constitucional de 1999. Ambas foram aprovadas sem a realização de um plebiscito, o que é considerado inconstitucional.

Em agosto de 2024, uma decisão judicial já havia determinado que o IBGE corrigisse os mapas com base na legislação original, mas, na ocasião, o governo não forneceu os marcos geodésicos necessários com o novo traçado, adiando a resolução do conflito.

A capital sergipana perderá 11,4% de seu território para São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil.


NE Notícias, da redação

Morre Luis Fernando Verissimo aos 88 anos

O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, morreu na madrugada deste sábado (30) após complicações causadas por um caso grave de pneumonia. Ele estava internado desde o dia 11 de agosto em uma unidade de terapia intensiva (UTI)  do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Verissimo deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana Verissimo. Ele tinha mal de Parkinson, problemas cardíacos e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. Um ano depois, recebeu um marca-passo no coração.

Filho do escritor Érico Verissimo, Luis Fernando publicou mais de 80 títulos, entre eles As Mentiras que os Homens Contam, O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida, A Grande Mulher Nua e Ed Mort e Outras Histórias.

GZH

Foram as crônicas e os contos que o tornaram um dos escritores contemporâneos mais populares no país. O Analista de Bagé, lançado em 1981, teve a primeira edição esgotada em uma semana.

O escritor construiu uma trajetória profissional rica, com atuação em diferentes áreas e produção em vários formatos. Trabalhou como cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo e romancista. Sua obra é marcada pelo bom humor, assertividade e crítica. Além das palavras, foi um amante da música, dedicado à prática do saxofone.

Em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, ele contou como iniciou “tarde” na carreira de escritor, após começar a trabalhar na redação do jornal Zero Hora, na década de 1960.

Até os 30 anos eu não tinha a menor ideia de ser escritor, muito menos jornalista. Eu fiz de tudo, e nada deu certo. Aí quando eu comecei a trabalhar em jornal – e naquela época não precisava de diploma de jornalista – foi quando eu descobri a minha vocação. Sempre li muito, mas nunca tinha escrito nada. Então, eu sou um caso meio atípico”, disse.

Assista ao trecho da entrevista no Sem Censura:

TV Brasil

Com fama de ser um homem calado, Verissimo costumava dizer que não era ele que falava pouco, “os outros é que falam muito”. Em 2017, quando tinha chegado aos 80 anos, ele disse em entrevista ao programa Conversa com Rosean Kennedy, da TV Brasil, como gostaria de ser lembrado.

“Gostaria de ser lembrado pelo o que eu fiz, pela minha obra, se é que posso chamar de obra, mas pelos meus livros. E, talvez, pelo solo de um saxofone, um blues de saxofone bem acabado”, contou.

Na mesma entrevista ele disse que tinha uma fantasia de ser conhecido e viver apenas da música, que era sua paixão. E aconselhou que a vida não deve ser levada tão a sério.

“No fim, pensando bem, a vida é uma grande piada. Acontece tudo isso com a gente, e a gente morre…que piada, né? Que piada de mau gosto. Mas acho que temos que encarar isso com uma certa resignação, uma certa bonomia [bondade]”.

Assista a íntegra da entrevista ao programa Conversa com Rosean Kennedy, da TV Brasil:

TV Brasil

Colaborou Anna Karina de Carvalho

Morre idosa atropelada em faixa de pedestre em Aracaju

Uma idosa de 84 anos, que havia sido atropelada na noite da última quarta-feira (27), morreu em um hospital particular de Aracaju nesta quinta-feira (28).

Morre idosa atropelada em faixa de pedestre em Aracaju
Reprodução

O acidente aconteceu na Alameda das Árvores, no Bairro Luzia, enquanto a vítima atravessava a rua na faixa de pedestre. Ela foi atingida por uma motocicleta ocupada por pai e filha.

Com o impacto, os dois ocupantes da moto também sofreram ferimentos. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados a uma unidade hospitalar. O estado de saúde deles não foi divulgado.

Até quando o trânsito da capital continuará tirando vidas?

Jogador do Botafogo convocado por Ancelotti

Vitinho, do Botafogo
Vítor Silva|Botafogo

O lateral-direito Vitinho, do Botafogo, foi convocado nesta sexta-feira (29) pelo técnico Carlo Ancelotti para os jogos do Brasil contra Chile e Bolívia, os dois últimos compromissos da equipe nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

O atleta vai ocupar o lugar de Vanderson, do Mônaco, que após conversa entre os departamentos médicos do clube francês e da Seleção, foi desconvocado.

Sergipe confirma audiências sobre obra da ponte Aracaju-Barra

O Governo de Sergipe, por meio da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), informa que estão mantidas as audiências públicas da nova ponte Aracaju/Barra. Os encontros acontecerão às 17h desta sexta-feira (29/08), na Barra dos Coqueiros (Nammos Bar, Praia da Costa); e às 17h da segunda-feira (1º/09), em Aracaju (Teatro Tobias Barreto).

Nova ponte Aracaju-Barra
Divulgação

Os encontros com a comunidade são parte obrigatória do processo de licenciamento ambiental, que transcorre dentro dos prazos e ritos legais.

A Adema e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) têm encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) e demais órgãos de controle, regularmente e de forma oficial, toda a documentação que é solicitada sobre a nova ponte.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após diálogo realizado no final da manhã desta sexta-feira, Adema e MPF convergiram sobre a manutenção dos encontros com a comunidade. A Adema se compromete a analisar ponto a ponto da Recomendação expedida e a garantir o acompanhamento de todo o processo pelo MPF.

A realização das audiências públicas trata-se de uma etapa importante, que tem por objetivo, justamente, a apresentação dos resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) à comunidade, possibilitando a participação popular.

É o momento no qual moradores da região e demais interessados podem conhecer o projeto, tirar dúvidas e dar contribuições, que serão consideradas pelo órgão ambiental ao longo da análise do pedido de licenciamento.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O EIA/Rima foi realizado e apresentado à Adema pelo órgão empreendedor – Sedurbi – no dia 13 de agosto, como um dos documentos obrigatórios ao pedido de Licença Prévia, estando atualmente sob análise de uma equipe técnica multidisciplinar do órgão ambiental.

No dia 18 de agosto, o relatório (Rima), que contém os resultados do Estudo, foi publicado no Diário Oficial e no site da autarquia, onde permanece disponível para qualquer pessoa que deseje conferir.

Para tanto, basta acessar o documento neste link.


Governo de Sergipe

TRE-SE mantém multa por ausência não justificada de mesária

A corte Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) manteve, por unanimidade, a decisão do Juízo da 34ª Zona Eleitoral, que aplicou a multa de R$ 351,30 (trezentos e cinquenta e um reais e trinta centavos) a Samilly Vitória Nery Santos pela ausência injustificada ao serviço de mesária no primeiro turno das Eleições Municipais de 2024.

Mesária auxiliando eleitora em seção eleitoral
Roberto Jayme/Arquivo TSE

De acordo com os autos, a eleitora foi convocada para atuar como suplente na Seção 194, localizada na Escola Estadual Deputado Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, mas não compareceu no dia da votação e também não apresentou justificativa no prazo legal [veja mais abaixo].

A convocação foi comprovada por meio de carta e das mensagens enviadas via aplicativo WhatsApp, com as quais a própria convocada chegou a confirmar a identidade e a fazer perguntas a respeito do documento recebido.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na defesa, Samilly alegou que não foi devidamente notificada, sustentou que não houve comprovação de que a mensagem tenha sido entregue ou acessada por ela. Segundo a recorrente, sem a intimação formal não seria possível exigir que ela cumprisse a obrigação, nem justificar a aplicação da multa.

O relator do processo, juiz Tiago José Brasileiro Franco, destacou que a eleitora, além de confirmar a identidade no aplicativo, interagiu com o cartório eleitoral, “o que demonstra ciência da convocação”. Além disso, ocorreu nova citação em maio de 2025, mas a interessada permaneceu inerte.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para o magistrado, o trabalho de mesária(o) é um dever de caráter público e essencial para a realização das eleições, não pode ser recusado sem justificativa. “A recorrente, embora ciente da convocação, não compareceu nem apresentou qualquer justificativa, incidindo no previsto pelo art. 124 do Código Eleitoral”, concluiu.

Por unanimidade o recurso foi improvido e manteve-se a aplicação da multa prevista no Código Eleitoral, arbitrada no valor de R$ 351,30.

Assista ao julgamento:

TRE-SE

Participaram do julgamento a presidente em exercício do TRE-SE, desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, a vice-presidente e corregedora regional eleitoral substituta, desembargadora Simone de Oliveira Fraga, os juízes membros Tiago José Brasileiro FrancoCristiano César Braga de Aragão Cabral, as juízas membro Dauquíria de Melo Ferreira e Brígida Declerc Fink e a juíza substituta da classe jurista Tatiana Silvestre e Silva Calçado. Representou o Ministério Público Eleitoral o procurador José Rômulo Silva Almeida.


Com informações do TRE-SE

Globo obrigada judicialmente a manter contrato com emissora

A TV Globo sofreu uma nova derrota judicial e foi obrigada a manter seu contrato de afiliação com a TV Fronteira, localizada em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Uma decisão liminar da 21ª Câmara do Direito Privado do Rio de Janeiro, expedida pelo desembargador Luiz de Mello Serra, garante a manutenção do vínculo por tempo indeterminado.

TV Fronteira, filiada da Rede Globo em Presidente Prudente, no interior de São Paulo
Divulgação

O contrato entre as duas partes estava previsto para ser encerrado neste domingo (31). A Globo alega que a afiliada estaria sendo usada para fins políticos, promovendo seu proprietário, Paulo Lima, que foi candidato a prefeito na última eleição municipal, mas não obteve sucesso na disputa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para a TV Fronteira, a manutenção da parceria é vital. A perda do contrato com a Globo significaria, na prática, o fim de seu capital de funcionamento.

TV Gazeta

Este não é um caso isolado para a emissora da família Marinho. A Globo enfrenta um imbróglio semelhante com a TV Gazeta de Alagoas, de propriedade do ex-presidente Fernando Collor.

Nesse caso, a empresa recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) em uma tentativa de suspender decisões judiciais que a obrigam a renovar o contrato de afiliação por mais cinco anos.

PGR se manifesta sobre Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta sexta-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário ao pedido da Polícia Federal (PF) para que agentes da corporação permaneçam no interior da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro 24 horas por dia.

Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, durante Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário, em 03/02/2025
Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, durante Sessão do STF – Fellipe Sampaio|STF

No entanto, o procurador se manifestou favorável ao reforço da segurança nas proximidades da residência e na entrada do Condomínio Solar de Brasília, onde o ex-presidente mora.

Na terça-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes pediu parecer da PGR após receber um pedido enviado pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. No mesmo dia, mais cedo, Moraes tinha determinado que a Polícia Penal do DF fizesse o monitoramento do ex-presidente, que está em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica.

No ofício, a PF alertou que o sinal da tornozeleira pode falhar, o que permitiria “tempo hábil para que o custodiado empreendesse uma fuga”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dessa forma, o diretor-geral disse que é necessária a permanência de uma equipe de agentes no interior da casa de Bolsonaro por 24 horas.

Parecer

Na manifestação enviada ao STF, Gonet avalia que não é preciso agravar a situação de Bolsonaro neste momento.

“Essa avaliação não induz a Procuradoria-Geral da República, neste momento, a propugnar por soluções mais gravosas do que a da custódia domiciliar”, argumentou.

O procurador também ponderou que a PF tem razão ao se preocupar com a possibilidade de fuga ao apontar que foi encontrado um pedido de asilo à Argentina no celular de Bolsonaro e que o filho dele, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), está nos Estados Unidos estimulando medidas contra o Brasil.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Contudo, Gonet entendeu que a prisão domiciliar e o monitoramento por tornozeleira eletrônica são suficientes para evitar a eventual fuga.

“As circunstâncias, assim, evidentemente, recomendam precauções contra iniciativas de fuga. Tudo isso, afinal, é ainda mais acentuado pela proximidade do julgamento da ação penal, marcado para se iniciar em alguns dias. Providências de cautela já foram, por isso também, adotadas em atenção ao interesse na aplicação efetiva da lei penal”, completou.


O conteúdo desta matéria foi atualizado para garantir maior fidelidade e precisão em relação aos fatos apresentados.