Pênalti arranjado no Maracanã

O Flamengo perdeu a chance de ampliar a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Melhor para o Grêmio, que respirou na luta contra o rebaixamento. Neste domingo (31), Rubro-Negro e Tricolor empataram por 1 a 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 22ª rodada da competição.

Flamengo e Grêmio no Brasileirão 2025
Gilvan de Souza|CRF

A equipe carioca foi a 47 pontos e segue na ponta da tabela, mas pode terminar o fim de semana com apenas dois pontos de vantagem para o segundo colocado, dois a menos que no início da rodada. Os gaúchos, com 25 pontos, abriram um ponto a mais de distância para as quatro últimas posições, o chamado Z-4, que define os rebaixados à Série B de 2026.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O primeiro tempo foi controlado pelo Flamengo, mas o domínio não se refletiu em bola na rede. O Rubro-Negro finalizou mais (oito a dois) e teve duas grandes chances de abrir o placar. Aos 40 minutos, o atacante Pedro, no meio da área, obrigou Tiago Volpi a uma grande defesa. No lance seguinte, o camisa 9 encobriu o goleiro do Grêmio, mas o zagueiro Erick Noriega, estreante do dia, salvou em cima da linha.

A pressão rubro-negra fez efeito aos sete minutos da etapa final, com Giorgian De Arrascaeta. O meia tabelou com Pedro e finalizou rasteiro, no canto de Tiago Volpi. O uruguaio foi justamente o autor dos gols do triunfo flamenguista no primeiro turno, na Arena do Grêmio, por 2 a 0.

A vitória do Flamengo parecia controlada, mas, aos 37 minutos, o meia Cristian Pavón tentou cruzar pela direita e a bola desviou na mão do lateral Ayrton Lucas, dentro da área. A penalidade foi marcada e Tiago Volpi, goleiro tricolor, converteu a cobrança, deixando tudo igual no Maracanã. O Rubro-Negro pressionou, mas não retomou a dianteira no marcador.

Esporte na Band

Em outro jogo deste sábado à tarde, o Santos recebeu o Fluminense na estreia do técnico Juan Pablo Vojvoda. As equipes não saíram do zero na Vila Belmiro, em Santos (SP). O Alvinegro Praiano acumula 22 pontos, seis a menos que o time carioca. O Peixe, assim como o Grêmio, continua próximo do Z-4, enquanto o Tricolor segue no meio da tabela.

Jogos de sábado

A rodada começou no último sábado (30), com três jogos. Na partida que abriu a 22ª rodada, o Juventude venceu o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza, por 1 a 0. O gol do volante Luís Mandaca, nos acréscimos da etapa final, levou o time gaúcho a 21 pontos, iniciando o domingo fora da zona de rebaixamento. O Vozão permanece com 26 pontos.

No Estádio Nilton Santos, o Botafogo goleou o Red Bull Bragantino por 4 a 1. Os volantes Danilo e Newton e os meias Álvaro Montoro e Jefferson Savarino marcaram para o Glorioso, enquanto o meia Jhon Jhon descontou para o Massa Bruta no Rio de Janeiro. O Alvinegro foi a 35 pontos e continua na zona de classificação para a Libertadores – o chamado G-6. Os paulistas, com 32 pontos, sofreram a nona derrota nos últimos dez jogos.

Botafogo TV

Outro mandante a vencer no sábado foi o Cruzeiro, que derrotou o São Paulo por 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, com gol do meia Matheus Pereira. A Raposa se mantém na perseguição ao Flamengo, com 44 pontos. O Tricolor, que viu ruir uma invencibilidade de sete partidas no Brasileirão, segue com 32 pontos, na cola do G-6.

As Rapidinhas: Enquete para o Senado e a guerra nos bastidores do PL

Setembro começa com a discussão na troca de comando partidário, a insatisfação com aliados e as projeções para 2026. Para apimentar o começo da semana, nossa enquete para o Senado já está no ar. Confira a seguir!

Plenário do Senado Federal visto de cima
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

COMANDO I

O deputado federal Rodrigo Valadares vai presidir o PL em Sergipe. Edvan Amorim não entregará o comando da sigla de mão beijada.

COMANDO II

Com a possível chegada de Rodrigo ao comando do PL Sergipe, pode haver uma debandada em massa de nomes relevantes ligados ao partido.

REVOLTADO I

O presidente Lula (PT) está revoltado com o senador Rogério Carvalho (PT). O petista ficou pistola com a derrota na CPMI do INSS.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

REVOLTADO II

Em artigo publicado no Metrópoles, o jornalista Paulo Cappelli relata que, em reunião com ministros na semana passada, Lula chegou a se referir ao episódio como “o vacilo dos líderes” [Randolfe Rodrigues e Rogério Carvalho].

SUPLENTE DE SENADOR

Itamar Bezerra, esposo da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL) será suplente do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB), em 2026.

CARGO

O vice-prefeito e secretário de Comunicação da prefeitura de Aracaju, Ricardo Marques, deve perder o comando da pasta.

ENQUETE

Se a eleição fosse agora, em quem você votaria para o Senado?

  • Adailton Sousa (5%, 54 Votos)
  • Alessandro Vieira (10%, 114 Votos)
  • André Moura (28%, 324 Votos)
  • Eduardo Amorim (4%, 49 Votos)
  • Edvaldo Nogueira (4%, 48 Votos)
  • Iran Barbosa (10%, 111 Votos)
  • Márcio Macêdo (2%, 21 Votos)
  • Rodrigo Valadares (19%, 213 Votos)
  • Rogério Carvalho (13%, 151 Votos)
  • Ninguém (5%, 54 Votos)

Total de Participantes:: 1.139

Carregando ... Carregando ...

A enquete ficará aberta para votação até a próxima quinta-feira (4).

PREÇOS em Aracaju: Cesta básica

Grande parte dos consumidores tem dúvida na hora de comprar itens da cesta básica. Pensando nisso, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão que faz parte da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realiza todos os meses a pesquisa comparativa de itens presentes na cesta básica.

Agentes do Procon Aracaju monitoram preços da cesta básica em supermercado da capital sergipana
Divulgação

A análise deste mês de agosto apresenta valores de 57 itens e foi realizada entre os dias 21 e 26.

O levantamento abrangeu vários estabelecimentos comerciais da capital sergipana, incluindo grandes redes de supermercados. Além disso, contempla uma ampla gama de produtos, divididos em categorias como Alimentação, Laticínios e Frios, Horta e Pomar, Higiene Pessoal e Produtos de Limpeza.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A coordenadora-geral do Procon, Roseneide Araújo, destacou a importância da realização da pesquisa: “Com essa análise, a gente monitora a variação de preços de itens essenciais, fornecendo informações cruciais para que os consumidores possam tomar decisões de compra mais conscientes e econômicas”.

Entre os itens com maior variação de preço, destaca-se o café em pó de 250g. O produto oscilou entre R$ 12,99 e R$ 17,80. O leite líquido, de um litro, foi encontrado de R$ 3,99 a R$ 4,99. Já no setor de Horta e Pomar, o quilo do tomate apareceu entre R$ 2,98 e R$ 6,99.

O levantamento também registrou diferenças em produtos de higiene e limpeza. O sabão em barra com cinco unidades apresentou preços de R$ 5,99 a R$ 12,99. Já o detergente líquido com 500 ml, variou de R$ 1,39 a R$ 2,19.

Outros itens

A lista completa dos produtos pode ser solicitada na sede do Procon Aracaju, situada na avenida Barão de Maruim, 867, no bairro São José. O consumidor também pode entrar em contato pelo telefone (79) 3179-6040 ou acessar o site www.procon.aracaju.se.gov.br


Procon Aracaju

Confiança e Itabaiana no Brasileirão da Série C de 2026

Os representantes da Federação Sergipana de Futebol (FSF), no Campeonato Brasileiro da Série C, encerram as participações na edição de 2025 neste sábado (30/08). As equipes do Confiança e Itabaiana venceram as partidas desta tarde válidas pela última rodada da primeira fase.

Confiança e Retro
Robert Derik|@derikitophotography

Em Natal, no Rio Grande do Norte, o Itabaiana venceu por 1 a 0, a equipe do ABC, e garantiu a permanência no Brasileiro da Série C de 2026. O gol do tricolor foi marcado em cobrança de falta pelo meia Dione. O clube finalizou a competição na 16° posição com 22 pontos somados, em 19 partidas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

E pelo mesmo placar, o Confiança derrotou na arena Batistão, a equipe do Retrô. O gol do time azulino foi marcado pelo atacante Maycon Aquino. Mesmo com a vitória, o Confiança não avançou de fase na competição. O clube terminou a Série C, na 9° posição da tabela. Em 19 jogos foram somados 26 pontos.

Veja os melhores momentos:

SportyNet

A Federação Sergipana de Futebol (FSF) parabeniza os clubes do Confiança e Itabaiana pela participação na edição de 2025 do Campeonato Brasileiro da Série C. A entidade também parabeniza os dirigentes, torcedores e membros da imprensa pelo apoio aos clubes em mais uma competição nacional.


FSF

Ancelotti convoca Samuel Lino

Atacante Samuel Lino, do Flamengo
Gilvan de Souza|CRF

O atacante Samuel Lino, do Flamengo, foi convocado neste sábado (30) pelo técnico Carlo Ancelotti para os jogos do Brasil contra Chile e Bolívia, nas duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Após conversa entre os departamentos médicos do Manchester United e da Seleção, o atacante Matheus Cunha foi desconvocado devido à lesão muscular sofrida na partida contra o Burnley, pela Premier League.

Médica acusada de mandar matar o marido advogado vai voltar para o presídio

A médica Daniele Barreto, principal acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o advogado José Leal Rodrigues Junior, deve retornar ao Presídio Feminino de Nossa Senhora do Socorro. A informação foi divulgada pelo portal G1 Sergipe. Procurada, a Secretaria de Justiça de Sergipe informou, no entanto, que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão.

Daniele Barreto e José Lael
Daniele e Lael – Reprodução

A notícia surge dias após a primeira audiência de instrução do caso, realizada no último dia 22 de agosto, na 5ª Vara Criminal do Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju. Na ocasião, foram ouvidas testemunhas importantes, incluindo o filho do advogado, Guilherme Rodrigues, que estava no carro com o pai e sobreviveu ao atentado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Daniele Barreto também esteve presente na audiência. Atualmente, ela cumpre prisão domiciliar e é monitorada por tornozeleira eletrônica, benefício concedido em maio deste ano por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso

O advogado criminalista José Leal foi assassinado a tiros em outubro de 2024, enquanto voltava para casa no bairro Jardins, área nobre de Aracaju. As investigações da polícia apontaram que os executores do crime tinham informações privilegiadas sobre a rotina da vítima e aguardaram o momento exato para agir.

Segundo a polícia, a motivação do crime estaria ligada a uma possível desconfiança de Lael sobre um relacionamento da esposa com pessoas próximas, além de questões financeiras envolvendo um provável divórcio do casal.

Ao todo, sete pessoas foram presas por suspeita de participação na morte do advogado. O caso ganhou ampla repercussão nacional.


O conteúdo desta matéria foi atualizado para garantir maior fidelidade e precisão em relação aos fatos apresentados.


NE Notícias, da redação

Professor é afastado por denúncias de assédio em Sergipe

Um professor da Escola Estadual Marcelo Déda Chagas, no município de Carmópolis, foi afastado de suas funções após ser alvo de denúncias de assédio feitas por alunas da instituição. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) confirmou a medida e já deu início aos procedimentos administrativos para investigar o caso.

Escola Estadual Marcelo Déda Chagas, no município de Carmópolis
SEED|Arquivo

O caso é conduzido pela Comissão Permanente de Inquérito Administrativo e Disciplinar (CPIAD), responsável por apurar a conduta do docente.

A secretaria também acionou o Programa de Atenção Psicossocial nas Escolas Estaduais, conhecido como “Acolher”. A equipe do programa está oferecendo suporte às vítimas, seus familiares e a toda a comunidade escolar.

Em nota, a SEED declarou que repudia “qualquer forma de assédio e abuso contra crianças e adolescentes”, reforçando seu compromisso em manter um ambiente escolar seguro e respeitoso.


NE Notícias, da redação

Palmeiras anuncia contratação de ex-clube inglês

O Palmeiras definiu a contratação do meio-campista Andreas Pereira, que estava no Fulham-ING e coleciona convocações para a Seleção Brasileira. O jogador de 29 anos passou por exames médicos durante a semana e firmou vínculo com o Verdão até 31 de dezembro de 2028.

Meio-campista Andreas Pereira no Palmeiras
Divulgação

“O interesse que o Palmeiras demonstrou por mim foi muito especial e gratificante. Agradeço à presidente Leila Pereira, ao (diretor de futebol) Anderson Barros e ao (técnico) Abel Ferreira por confiarem no meu trabalho e me oferecerem a oportunidade de vestir a camisa de um clube gigantesco. Não vejo a hora de chegar ao Brasil para me juntar aos meus novos companheiros e estar dentro de campo para ajudar a equipe”, declarou Andreas.

O novo palestrino destacou ainda que “o carinho demonstrado pela torcida palmeirense tem sido muito especial”. “Recebi inúmeras mensagens de apoio que me deram a certeza de que tomei a melhor decisão quando aceitei a proposta do Palmeiras. Até comentei com os meus pais e a minha esposa: quando você percebe que uma torcida tão apaixonada quer que você venha jogar em um clube gigantesco, você se sente acolhido e seguro de que fez a melhor escolha”, completou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nascido em Duffel, na Bélgica, filho de pai brasileiro que à época atuava no país europeu, Andreas deu os primeiros chutes no Lommel-BEL e se formou nas categorias de base do PSV Eindhoven-HOL e do Manchester United-ING, pelo qual estreou profissionalmente em 2014 e conquistou a Copa da Inglaterra em 2015-16.

Foi emprestado para o Granada-ESP em 2016-17 e para o Valencia-ESP em 2017-18, períodos em que atuou com mais regularidade, e retornou para outras duas temporadas no United, somando 62 jogos, três gols e cinco assistências.

TV Palmeiras

Emprestado para Lazio-ITA em 2020-21, chegou ao Flamengo, também por empréstimo, em agosto de 2021, sagrando-se vice-campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores naquele ano. Em 2022, esteve presente no início das campanhas que culminaram nos títulos brasileiro e da Libertadores antes de ser vendido no meio do ano ao Fulham-ING, clube pelo qual registrou 119 partidas, dez gols e 22 assistências.

Convocado para a Seleção Belga do Sub-15 ao Sub-17, optou por defender a Seleção Brasileira a partir da categoria Sub-20. Pela equipe nacional principal, foi chamado pela primeira vez em 2018 e pela última vez na atual temporada, em partidas válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, somando dez jogos no total e dois gols. Versátil, experiente e refinado tecnicamente, transita com facilidade pelas diferentes funções de meio-campo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Tive a oportunidade de conhecer a Academia de Futebol no ano passado, com a Seleção Brasileira, e fiquei muito impressionado. A gente não vê nem na Europa a estrutura que o Palmeiras tem e, pelo que me falaram, ela está ainda melhor do que quando a conheci. Trabalhar em um centro de treinamento como o do Palmeiras é algo com que todo atleta profissional sonha”, enalteceu.

Andreas é o 12º reforço alviverde para 2025. Antes dele, chegaram o goleiro Carlos Miguel, os zagueiros Bruno Fuchs e Micael, o lateral-direito Khellven, o lateral-esquerdo Jefté, os meio-campistas Emi Martínez e Lucas Evangelista e os atacantes Facundo Torres, Paulinho, Ramón Sosa e Vitor Roque.

Conta de luz mais cara: Setembro mantém Bandeira Vermelha 2

A conta de energia elétrica continuará cara no mês de setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) comunicou que a Bandeira Vermelha patamar 2 será mantida, sinalizando um custo maior na geração de energia no país.

Bandeiras tarifárias de energia
ANEEL/Reprodução

Na prática, a medida representa um custo adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a agência, a decisão foi tomada porque as condições dos reservatórios das usinas hidrelétricas continuam desfavoráveis, com volume de chuvas abaixo da média.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em consequência, há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro.

Entenda as bandeiras tarifárias

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um semáforo que sinaliza aos consumidores o custo real da geração de energia no país. As cores (verde, amarela e vermelha) indicam se a energia está mais barata ou mais cara, com base em fatores como o nível dos reservatórios e a necessidade de usar fontes mais caras, como as termelétricas.

Ao saber que a bandeira está vermelha, por exemplo, o consumidor é alertado de que aquele é um momento de custo alto e pode adaptar seus hábitos para reduzir o consumo e, consequentemente, o valor da conta. Antes desse sistema, o repasse dos custos era feito apenas nos reajustes anuais, sem que o consumidor tivesse um aviso imediato sobre o aumento do preço da geração.

ANEEL

A ANEEL reforça a importância do uso consciente da energia, que além de aliviar o bolso, contribui para a sustentabilidade do setor elétrico.


O título e o conteúdo desta matéria foram atualizados para garantir maior fidelidade e precisão em relação aos fatos apresentados.


NE Notícias, da redação

Cantor morre em acidente grave na rodovia SE-175

O cantor e locutor Bráulio, conhecido como “Chupa Cabra”, de 74 anos, morreu em um grave acidente na noite desta sexta-feira (30), na rodovia estadual SE-175, no município de Graccho Cardoso. Outras duas pessoas ficaram feridas na colisão.

Cantor morre em acidente na rodovia SE-175
BPRv

Segundo informações do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), o acidente aconteceu por volta das 20h30 e envolveu uma colisão frontal entre dois veículos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O cantor ficou preso às ferragens e, embora tenha sido resgatado com vida por equipes do Corpo de Bombeiros, não resistiu aos ferimentos. Bráulio também era um conhecido locutor na cidade de Nossa Senhora da Glória.

Os outros dois feridos no acidente foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados ao hospital de Nossa Senhora da Glória. O estado de saúde deles não foi divulgado.


NE Notícias, da redação